Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

Bóia,

uma pergunta. Se o meu voo BsAs/Bari estiver constando no site da “COISA” como CANCELADO não há possibilidade de fazer mais nada?
É isso mesmo? Só há remarcação via Esquel para voos que não foram cancelados??

Desculpe a ignorância, mais ainda naum entendi isso e a perguntar só posso pra vcs né a AA naum consigo….
Obrigada

Olá!! Por favor, não consigo falar na LAN. O telefone que voces ligam é 0300 788 0045??

Obrigada pela dica João Paulo, pretendo ir de avião até Buenos Aires será que devo comprar aqui as passagens do onibus?

    Eu fiz o trajeto inverso, de Bariloche para BsAs, e nesse caso eu recomendo comprar antes porque muita gente já está fazendo isso. Não sei se o mesmo acontece de BsAs para Bariloche. Se você já decidiu ir de ônibus, então eu acho que é melhor não arriscar e comprar logo de uma vez…

Até o fone da AA em São Paulo (2175-4200) tá dando um chá de cadeira.

A Bóia, Meu voo era para o dia 07 com a AA foi cancelado e estou pensando em fazer o trajeto de onibus, somos três adultos, me ajude onde posso comprar essas passagens e se o trajeto não é perigoso 🙁

    Patricia, eu fiz o trajeto de ônibus até Buenos Aires, e foi muito tranquilo. Fui pela Crucero del Norte, comprei as passagens no guichê deles no terminal de micros de Bariloche – custou +/- R$ 250. São 20 horas de viagem em ônibus leito com todas as refeições.

Pessoal, eu estava em Bariloche na semana passada, e meu voo LAN para Buenos Aires foi cancelado. Não consegui mudar pra Esquel, só tinha pra uma semana depois, então decidi pegar um ônibus da cia. Crucero del Norte. Me preparei pra 20 horas de sofrimento, e acabei muito surpreso : a viagem foi tranquila e muito confortável. Custou aproximadamente R$ 250,00, ônibus leito com todas as refeições, ótimo serviço.
Cheguei em B.A. e meu voo para SP saiu normalmente.
Sobre Bariloche : a cidade está ótima, tudo funcionando, muita neve.
Só falta agora receber o reembolso do vôo que eu não fiz…

Segue opção de alteração abaixo:

1 LA8112 09AUG GIG[Galeão] GRU[Guarulhos] 0609 0730

2 LA4545 09AUG GRU[Guarulhos] AEP[Aeroparque] 1845 2150

3 LA4050 10AUG AEP[Aeroparque] EQS[Esquel] 0840 1115

4 LA9050 10AUG EQS[Esquel] BRC[Bariloche] 1200 1600 **** ÔNIBUS

Genteee..sera que vou passar bem mais de 24 h viajando???
não tem lógicaaa…era p eu sair dia 09/08 as 65h e chegar as 17:50..agora vou chegar as 16 do dia seguinteee???sera que tô entendendo erradoooooooooooooo???ou é isso mesmo?

    Confirmado…Vou viajar para descansar da viagem…só se for…
    Sera que a lan não volta a operar direto em bariloche até dia 09 não????????????????
    socorroooooooo

Retornei de Bariloche no dia 19 de julho, mas foi difícil, como para qse todos, chegar lá pela AA. Para começar, meu voo do dia 8 de Guarulhos para Buenos Aires foi cancelado, retornei no dia seguinte toda receosa, mas enfim, fui, já no dia 11 já estava há 3 hs na sala de embarque aguardando a ida para Esquel qdo tb cancelaram este voo, justificativa, sempre as cinzas vulcânicas. Por muita teimosia e já traumatizados, retornamos no dia seguinte, dia 12, e o avião,ufa, decolou sem atrasos, conseguindo afinal chegar em Bariloche no início da noite. Bariloche é maravilhosa, peguei 4 dias seguidos de muita neve na cidade, a Fênix, nossa agência, conseguiu compensar nossos 2 dias perdidos pelos cancelamentos com 3 diárias a mais em Bariloche, e acabamos compensando em parte esses perrengues, graças a Deus nosso retorno foi até tranquilo, mas demos sorte, o único avião que saiu de Esquel no dia 18 foi o nosso,com 3 horas e meia de atraso, outros 2 foram cancelados e o aeroporto ficou lotado, de Buenos Aires para São Paulo tb tivemos sorte de embarcar no único voo da noite que decolou no horário. Apesar da aventura, dos riscos e desgastes, foi uma ótima viagem, mas AA com certeza deveria receber sanções dos órgãos competentes por agir de forma tão desrespeitosa e contínua com seus usuários, ridículo ninguém por fim a esses desmandos e essa história continuar assim, sem previsão de ter um fim.

Pergunta ao viajantes:

Comprei meu pacote numa agência local
A principio a mesma me disse que eu poderia remarcar hotel (com multa)e remarcar passagem (caso os voos sejam cancelados)
mas se eu quiser cancelar pelo motivo da AA não fazer o voo,
quais seriam meu direitos viajo em 09 de setembro, posso desistir ?? pois não tem como trocar de cia aérea

Alguém aqui conseguiu alterar o trecho de volta após o dia 14/08 da LAN por Esquel? Eu consegui alterar a ida no dia 14/08, mas a volta no dia 21/08 ainda não alterei, pois a LAN ainda não definiu como ficarão os vôos após o dia 14/08, mas o problema é que os vôos de volta estão lotados até o dia 17/08… Estou com medo de não conseguir vaga no vôo de volta…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito