Plantão Bariloche: notícias atualizadas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, temporada 2011

O penúltimo post do assunto Bariloche foi publicado no dia 8. O que significa? Exatamente isso: que não tem havido novidades. Apenas o nível de reclamação baixou bastante, com relação a todos os envolvidos. Demorou meia temporada, mas a coisa já está assentando.

Nesta segunda-feira, no entanto, houve um princípio de zunzunzum quando o Clarín deu a notícia de que a Aerolíneas poderia retomar os vôos diretos a Bariloche já nesta sexta-feira. Infelizmente, era alarme falso. No mais recente comunicado da Aerolíneas os vôos a Bariloche aparecem cancelados pelo menos até 22 de agosto.

A novidade é que os vôos a Neuquén talvez sejam retomados nesta quarta-feira, dia 17 foram, de fato, retomados no dia 17. Isso porque o tal avião verificador da Aeronáutica argentina já esteve na cidade.

O avião ainda não pousou em Bariloche porque se estima que ainda haja muitas cinzas no solo e na atmosfera. Para preparar a vinda do avião, chegou a Bariloche um medidor de partículas de atmosfera. A medição leva dois dias para ser feita. Depois disso, talvez possa vir o avião e e, tudo dando certo, o aeroporto volte a ser usado pelas cias. de vôos regulares.




Vamos à situação por assunto:

Aerolíneas - está fazendo a rota com conexão em Esquel, último trecho de ônibus (4h) a Bariloche. Passou a remarcar os bilhetes automaticamente. Entre no site para conferir a situação da sua reserva.

Lan - também voa via Esquel, com ônibus no trecho final até Bariloche (4h). A remarcação deve ser feita pelo site.

Andes/CVC - é a única que opera diretamente do Brasil e pousa no aeroporto de Bariloche.

Neve em Bariloche - chegou para ficar. Todos os passeios estão funcionando.

Travessia Puerto Montt ou Puerto Varas/Bariloche - só pode ser feita pelo Cruce de Lagos. Evite o pernoite na ilha de Peulla comprando a modalidade "Cruce Rápida" em agências de rua, como a TurisTour em Puerto Varas ou a Turisur em Bariloche.

Paso Cardenal Samoré - a fronteira rodoviária mais próxima de Bariloche permanece fechada. O Chile só admite reabrir se a Argentina deixar passar caminhões. A Argentina não quer caminhões. Instaurou-se um impasse diplomático.

Villa La Angostura - a cidade ainda convive com a poeira, mas o Cerro Bayo está aberto.

Chapelco - está recebendo vôos charters semanais.

Chile - não tem nenhum problema com cinzas, tráfego aéreo ou atividades do vulcão.

Leia depoimentos anteriores de quem está ou voltou de Bariloche clicando aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


312 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Julia
JuliaPermalink

Oba, que bom ler essas noticias boas!!!
Mas pela AA parece que ainda nao esta pousando em Bari ne???

Carla
CarlaPermalink

Estivemos em Bariloche do dia 19 até 24 agosto, ficamos no Hotel Edelweiss(maravilhoso bem limpo funcionários atenciosos café da manhã excelente...no dia de sair para Esquel às 6horas da manhã nos deixaram um café da manhã para nós). Bariloche é maravilhosa vale a pena mesmo via Esquel , muita coisa boa para usufruir), Cerro tronador é lindo !

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Contato Juliana, guia em Bari:

O nome é Juliana Andrade Hoffmann, com o nome vc pode localizar o perfil dela no orkut.
Tenho o msn dela tbém, vamos ver se ajuda. Ela é muito prestativa e querida.
julianaandrade74@hotmail.com

Boa viagem...

Julia
JuliaPermalink

Alguem tem noticias do aeroporto de Esquel?? Parece que ontem ele fechou e tiveram que pousar em outra cidade =S

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julia! No inverno, o fechamento de aeroportos é sempre uma possibilidade, seja por neblina, seja por nevasca.

Gustavo
GustavoPermalink

Alguém conseguiu remarcar voo via esquel pra dia 04/09 ou algo próximo?
Fui na agencia da aerolineas e eles me informaram que os voos estão em suspenso por enquanto e que só poderei ter resposta na quinta feira!! Um absurdo!

Julia
JuliaPermalink

Gustavo,
Estou na mesma situação. O voo ainda não foi remarcado ! Está apenas como cancelado, e eu viajo na sexta. Estou esperando uma posição da minha agencia!

Pablo
PabloPermalink

Liguei agora pouco na Tam para ver a situação do meu vôo aeroparque - bariloche pela Lan (com milhas). Ele foi cancelado, mas tive uma grata surpresa, fui remanejado para outro horário e não para esquel. O Vôo seria as 11:55 e agora será as 19:45. Estou na expectativa de ser a Lan se organizando para voltar a operar direto para Bariloche.
Ainda acabei involuntariamente ganhando um stop em buenos aires!

Pablo
PabloPermalink

Ahhh... Esqueci de dizer, meu vôo é dia 18/09

Andrea
AndreaPermalink

Meu vôo do dia 18/09 é esse da LAN de 19:45h. Quer dizer que esse eles ainda nao cancelaram? Mas o de 11:55h cancelaram? Isso é muito estranho!!! Espero que isso se resolva logo, pois nao aguento mais essa ansiedade de não saber a data, horário, etc... Qual é o seu vôo de volta?

Pablo
PabloPermalink

É isso mesmo, bem estranho né. Tomara que dê tudo certo com esse vôo.
Na verdade a minha volta será por Santiago, após conhecer Pucón no Chile.

Ingrid
IngridPermalink

Olá Boia, saiu hoje no ANBariloche que o Paso Samoré será reaberto na próxima quinta-feira para veículos leves e ônibus com 24 passageiros. Será que isso inclui o transporte de turistas de Puerto Varas para Bari?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ingrid! Se reabrir, certamente o mercado se organizará para proporcionar o tipo de transporte que for permitido.

Erica
EricaPermalink

Vou para bariloche dia 4/09. Liguei para a LAN e deram a informação que o vôo para Bariloche iria operar dó que sairia do Aeroparque e não de Ezeiza. Mais alguém recebeu essa informação?

Francisco
FranciscoPermalink

Boa tarde pessoal!! Cheguei ontem de Bari! Lá está ótimo!! No dia que fomos ao cerro Catedral nevou, td de bom! Posso garantir que as cinzas não estão atrapalhando em nada! Além disso, como muitos comentaram aqui, os preços estão incrivelmente atrativos!!! A maioria das lojas e restaurantes estão aceitando, com uma boa cotação, dólares e reais. Vale a pena fazer os cálculos, em alguns restaurantes valia muito mais a pena pagar com dólares! Alugamos as roupas para neve numa loja na SanMartin, próxima ao Panamericano. São roupas térmicas e impermeáveis que saíram por $35 pesos diários. Foi um ótimo preço pela qualidade que encontramos! Procurem lá o Ariel, gente boníssima, e deu ótimas dicas para gastarmos menos com translados e passeios aos cerros (Otho, Catedral e Piedras Blancas)! Viajamos pela LAN, foi tudo bem tranquilo e, só para constar, realmente o aeroporto de Esquel é um "ovo"! Muito pequeno!! rs

Para comer, recomendamos o Boliche del Alberto, na Quaglia, que serve carnes e sobremesas maravilhosas! Tem um restaurante de massas, na Mitre, próximo ao centro cívico que também é muittoo bom!! Não deixem de experimentar o chocolate caliente e uma torta doce na Abuela Goyo, é maravilhoso!!

Quero agradecer as pessoas que escreveram seus relatos aqui nesse site e que, sem sombra de dúvidas, nos ajudaram muito!!!

Qualquer coisa estou a disposição!!!

Breno
BrenoPermalink

FRANCISCO, OLÁ MEU NOME É BRENO E ESTOU INDO PARA BARI DIA 4 MAS TEREI UMA PARADA DE 1 DIA EM BA, QUERIA SABER SEUS ROTEIROS E QUANTO GASTOU NS PACOTES, ISSO SERÁ DE GRANDE AJUDA PARA ME AJUSTAR.

Francisco
FranciscoPermalink

E aí Breno, tranquilo?

Eu e minha esposa fomos prá lá por conta própria, apenas planejamos, de acordo com o tempo q tínhamos, quais pontos visitaríamos. Chegamos lá no sábado no inicio da noite. O translado do aeroporto de Bari até o centro da cidade fica entre 15 e 30 pesos por pessoa, pagamos 20 pesos. No primeiro dia, domingo, ficamos no centro mesmo e pesquisamos as empresas turísticas. Para o Cerro Otto, tem um ônibus que passa nas ruas San Martin e Mitre, custa 70 pesos por pessoa e inclui o teleférico até o topo. Lá tem esquibunda (em comparação à Piedras Blancas é uma pista para crianças... rs), 6 "descidas" custam 40 pesos por pessoa. Além disso, também tem o restaurante giratório, com excelentes preços. O ônibus sai de hora em hora do centro da cidade. No dia seguinte, fomos ao Cerro Catedral, contratamos o serviço de uma empresa de turismo que fica na San Martin, próximo ao Panamericano. O Cerro Catedral conta com vários teleféricos, o que fomos, que inicialmente carrega até 24 pessoas até o primeiro restaurante, que fica a uma altura de 1200 m do mar, e permite ir até o segundo restaurante que fica a 2200 m custou 115 pesos por pessoa. O outro teleférico, q é semelhante ao do Cerro Otto, custa 20 pesos a menos. Nesse dia nevou, foi muito bom! Almoçamos no restaurante do topo do cerro! E, o último passeio foi ao Piedras Blancas, custou 220 pesos por pessoa, incluindo 6 descidas, também pela mesma agência de turismo. Eles nos pegavam e nos deixavam na porta do Hotel. Ficamos pouco tempo por lá, pretendemos voltar lá para desfrutar ainda mais de tudo q a cidade oferece. Espero ter ajudado!

Breno
BrenoPermalink

ANDREIA!!! a ida para la cueva sem jantar sai por quanto???

Gustavo
GustavoPermalink

breno, vc vai de aerolineas?

Breno
BrenoPermalink

Não vou de LAN E QUE DEUS NOS AJUDE KKKKK

Francisco
FranciscoPermalink

Ah, outra coisa, em relação ao aeroporto de Bariloche, não tenham muitas esperanças não. Na quinta-feira, dia 25 de agosto, enquanto descíamos Piedras Blancas em direção ao hotel, o motorista nos mostrou, claramente, o vulcão expelindo cinzas. Graças a Deus, o vento soprava em outra direção, mas creio q isso influencia muito em relação aos voos.

Julia
JuliaPermalink

Meudeus, ele ainda está expelindo cinzas? =//

Francisco
FranciscoPermalink

Júlia,

No dia 25 estava!! Chegamos lá por Esquel, via LAN, e foi muito tranquilo! Vale muiiitttoo a pena!!

Julia
JuliaPermalink

Fernando,
Acontece que o aeroporto de Esquel fechou ontem, se não me engano, e ainda não sei como está a situação. E, ainda, estão falando que a AA não renovou o contrato com o onibus que leva de Esquel para bariloche...sei que vale mto a pena, pois fui ano passado...mas estou perdida!

Grace Emiliano
Grace EmilianoPermalink

Estou chegando de minhas férias hoje e como esse blog foi muito importante pra mim antes de embarcar pra Bari, quero postar minha experiência.
Em relação a AA, tudo correu muito bem, apesar de algum atraso na ida, avião em bom estado de conservação, além do excelente atendimento de bordo (dentro do padrão esperado e “comprado”).
O percurso de Esquel a Bari é um pouco cansativo, porém suportável, compensado com belas paisagens.
A cidade de Bariloche continua MARAVILHOSA e as “cinzas”(areias vulcânicas), não interferem em nada os passeios, só muda um pouco a paisagem, mas só pra quem conhecia a cidade antes do ocorrido.
Resumindo, quem está na dúvida se deve ir ou não, em minha opinião deve ir sim, pois comigo correu tudo dentro do esperado.
Sobre que moeda usar, embora tenha ouvido muito sobre a aceitação do Real, o que pude perceber é que a cotação oferecida não compensa, muitas vezes oferecem 2x1 o que é um baita prejuízo. O que já aprendi em muitos anos de viagem pelo mundo a fora é que o melhor mesmo é buscar uma boa casa de cambio e usar a moeda local, é mais simples e previne aborrecimentos.

Grace Emiliano
Grace EmilianoPermalink

ATENÇÃO AOS PAIS!
Não posso deixar de postar aqui um fato que presenciei em Bari.
Estava eu no bar Friends na Mitre tomando descontraída o meu vinho por volta de 23:00 quando um grupo de adolescente se reuniu em frente ao bar aparentemente para ir para alguma boate(coisa super normal de acontecer), pela janela presenciei uma cena que me deu vontade de sair e dar uns tabefes numa guia que ajudava uma menina de aproximadamente 15 anos a esconder um vidro de lança perfumes na bota. Em seguida a menina saiu correndo para alcançar o grupo que já seguia pela avenida sem se dar conta do risco que corria em se cortar com o frasco além é claro do entorpecente. A infeliz da mulher ficou parada rindo da situação e assim como eu várias pessoas dentro do bar que presenciaram a cena ficaram indignados com o que viram.
Fiquei pensando, será que os pais dessa menina desconfiam dos riscos que seus filhos correm nessas excursões? Creio que não!

Luiza
LuizaPermalink

Finalmente consegui ligar na Submarino. Meu voo para bariloche dia 04/09 continua confirmado. Também vi que no site da AA tem uma lista de voos para Bari que foram cancelados, mas o meu ainda não está entre eles. Queria entrar em contato direto com a AA mas ninguém atende no 0800. Existe outro número? Aqui em Curitiba não tem agência da AA. Obrigada?

Andréa
AndréaPermalink

Luiza, só queria te responder com o que me aconteceu.
A Aerolínas não remarcou meu vôo da volta e, quando cheguei lá, não tinha lugar para eu voltar por Esquel e o pessoal da Companhia deu culpa para o meu operador de viagem - disseram que eles deveriam ter solicitado a troca.
De repente, conversa com o pessoal do Submarino e já solicita a troca da volta...

Luiza
LuizaPermalink

Obrigada! Estou com medo que isso aconteca cmg. Vou ver isso sim!

Luiza
LuizaPermalink

Na verdade a minha ida é com a AA, mas a volta com a LAN. É a ida que me preocupa. Já houve alteracao do meu voo para Esquel, mas o direito para Bariloche ainda está confirmado. Por isso tô tao indecisa. =/

Andréa
AndréaPermalink

Amigos! Aqui vai meu relato, primeiro com a parte ruim.

Voei pela Aerolineas. A companhia havia alterado meu vôo automaticamente para Esquel, na ida, como eu já previra. Não alterou a volta, mantendo a reserva por Bariloche e orientando, no site, a procurar a loja em Bariloche, exclusivamente, para remarcar a volta. Quando cheguei lá, a atendente disse que não havia vaga mais para a volta por Esquel e nenhum vôo em outro dia que fechasse com meu vôo de Buenos Aires para POA no domingo. Depois de brigar com a coitada da atendente, que, por sinal, foi até atenciosa, eles nos colocaram em um vôo por Neuquen e tivemos que comprar passagem em um ônibus de linha, levando duas horas a mais para chegar lá do que em Esquel.
MAAAASSS
No fim, deu tudo certo. Agora a parte boa.

Fomos no dia 21/08 até BsAires e no dia 23/08 para Bari, via ESquel. Não houve atrasos ou qualquer outro problema. O caminho é lindo, embora a parte de ônibus canse um pouco.

Em Bari, tudo ótimo. Aproveitamos muito. Skibunda no Piedras Blancas foi show, fizemos aulas de ski no Catedral e dois passeios de quadriciclo também no Catedral - um dos passeios foi pelo La Cueva, sem jantar, e valeu cada centavo por poder pilotar os snowmobile sobre a neve "fresca" que havia caído durante a noite.
Fizemos o Circuito Chico com um remis, de manhã, o que foi muito bom porque não pegamos os lugares vazios e pudemos coordenar o tempo por nós mesmos. Tinha neve o suficiente para as nossas brincadeiras e só falotu um boa nevasca para completar...
A comida, então... Recomento do Boliche de Alberto, o Jauja e o El Patacon, neste último, o assado de cordeiro é uma atração a parte.
O hotel foi o Carlos V, que foi maravilhoso. Já vi gente dizendo que os quartos eram minúsculos, mas, para mim, estava de bom tamanho. O atendimento foi ótimo e a localização também. Para quem vai só para esquiar, é mais vantagem pegar um hotel mais perto da estação, mas para mim, que queria fazer várias coisas diferentes, ficar no centro e perto de tudo foi fundamental.
A volta foi por Neuquen, como já referi, e a paisagem foi fantástica. Costeando o Rio Limay, de água verde e azul como nunca vi antes, atravessamos montanhas com pedras esculpidas pela natureza e depois um verdadeiro deserto, e pudemos observar a quantidade de cinzas e o tamanho da área atingida. Voltamos no dia 27 até Buenos Aires. Tudo sem atrasos e com um bom atendimento pela Aerolíneas.

Quero referir que acho um absurdo, em uma cidade como Bariloche, eminentemente turística, que nos lugares turísticos (Piedras Blancas, Teleféricos, etc.) praticamente não se aceite cartão de crédito. Além disso, é o fim da picada a má qualidade do atendimento em parte do comércio e mesmo nesses lugares. Dá para dizer que em apenas 50% dos lugares fomos bem atendidos.

Mas, tudo, tudo valeu a pena. O lugar é lindo. Se alguém quiser alguma dica ou tiver alguma dúvida, pode postar aí.

Abraços a todos, espero ter ajudado e agradeço novamente pelas informações colhidas aqui, que me orientaram em váááárias coisas e facilitaram minha vida por lá.

Andréa

Andréa
AndréaPermalink

Ahhh esqueci de dizer.
Os chocolates da Mamushka são divinos. Melhores e mais baratos que os de Gramado.

Murilo Lima
Murilo LimaPermalink

Amigos boiadores de plantão, hehehe. Fui a Bari dia 19 e voltei dia 26 com a CVC. Na ida conseguimos descer em Bari mesmo, mas voltamos por Esquel. Aqui fica um enorme agradecimento aos blogueiros que relataram os pequenos perrengues da volta por Esquel, como a demora e a falta de comida. Como já sabia como seria, fiz um lanchinho no aeroporto de Bariloche depois de fazer a Emigração, e isso me salvou, pois saímos do hotel as 8 da manhã com a intenção de decolar em Bari, mas 11:30 (20 min antes do nosso voo decolar)nos informaram que o aeroporto havia fechado e logo já embarcamos para Esquel, quem não havia comido nada só conseguiu comer no avião às 20:00, pois os ônibus não param por nada no mundo até Esquel. Então fica reforçada a dica para comer bem antes!!! Hehehe. Fora isso foi tudo maravilhoso!! Pegamos uma semana com um sol e um céu azul absurdo! Em seguida à uma semana de nevascas, então os cerros estavam com muuuiiiita neve, lindo! continua...

Murilo Lima
Murilo LimaPermalink

continuação... Algumas dicas:
Em Piedras Blancas muito, mas muito cuidado ao fazer esqui bunda. Teve gente do meu grupo que se machucou feio, estou falando de fratura de vértebra, a coitada nem pode voltar com a gente, teve de ficar por lá hospitalizada. Muito cuidado tb com o acúmulo de gelo nas escadas de qualquer cerro, teve gente com braço quebrado por causa de escorregão. Não sei se foi praga no meu grupo, mas tivemos várias baixas sim! hehehe(humor negro).
Levem REAL, a cotação lá é bem melhor que as casas de câmbio no brasil e nosso dinheiro é aceito em qualquer lugar.
Imperdível Refúgio Newmeyer, lugar intocado pelas cinzas, fizemos uma caminhada na neve até um mirador pra um vale, e na volta nos surpreenderam com uma mesa de queijos, azeitonas e vinhos no meio da floresta nevada, um absurdo de bom!!!
Fiz o jantar na La Cueva, uma gruta onde se chega de quadriciclo, seguido de motos de neve(snowmobile), e lá jantamos uma comida ótima regada a espumante e vinho. Super diferente e romântico, mas achei meio caro (275,00 dólares).
Fiquem atentos às gorjetas, ela não vem calculada na conta e vc dá por sua própria vontade ao garçom, normalmente 10%. Minha recomendação é dar até um pouco mais, senão vc quase apanha do garçom, eles ficam super ofendidos, e é recomendável se vc planeja voltar naquele restaurante.
Fora isso, Bariloche está divina, um dos lugares mais lindos que já viajei na vida, com certeza voltarei! Muito obrigado aos blogueiros desse site, muito me ajudaram a fazer dessas uma das melhores férias que jah tive.

Breno
BrenoPermalink

Valeu Francisco... agora é só ir... QUE VENHA BARI.

Silvia - SP
Silvia - SPPermalink

Breno,

Vale fazer a conta, às vezes sai muito mais em conta meio que fechar um pacote com um motorista e fugir das agências, a única coisa que comprei de agência foi Puerto Blest, e ainda assim o motorista nos levou até o porto, porque pegando no hotel o preço era outro e não compensava.
Piedras Blancas, por exemplo, acho que pagamos o equivalente a 70 reais por pessoa, o ingresso.

Boa viagem!!

Gustavo
GustavoPermalink

Alguém já conseguiu remarcar voos de setembro pela AA via Esquel?

Julia
JuliaPermalink

Gustavo,
Acabei de falar com minha agencia de viagem e a AA só vai confirmar o voo bem proximo do dia da viagem. Estou seriamente pensando em desistir por conta disso. Corro o risco de ter que pousar em Nuequen e perder mais 7h num onibus, me sobrando apenas 3 dias em Bariloche....=/

Andréa
AndréaPermalink

Julia, eu acabei tendo 3 dias inteiros, apenas, em Bariloche... por causa da questão do ônibus. Mas pareceram 10 dias, de tantas coisas que fizemos... Entre 4 horas de ESquel e 6 horas de Neuquen (fiz os dois, um na ida e outro na volta), na minha opinião dá quase na mesma, pois os ônibus são bem confortáveis... Até achei menos sofrida a viagem de Neuquen do que a de Esquel...
Mas é só uma opinião.
Boa sorte nas escolhas!

vilmar
vilmarPermalink

Pessoal, deem uma olhada no site www.anbariloche.com.ar
chegou lá um avião da força aérea que fazer uns testes.
Se tiver tudo certo o aeroporto de bariloche vai abrir.
Tbem estou na espectativa, vou pra lá dia 12.
E estou achando que até lá o aeroporto esteja aberto.
Boa sorte pra gente.

Andrea
AndreaPermalink

Tomara que abra!!! Vamos torcer pra que tudo se resolva logo!!!

Paulo
PauloPermalink

Eu tb irei a Bari em 04/09, mas até agora a Aerolíneas não remarcou o vôo. Achei estranho o fato de eles terem informado no site que os vôos estavam cancelados até 10/9, mas hoje eles recuaram e informam que estão suspensos até 31/8. Há esperança? rs

O Bóia ou algum colega aqui pode sugerir algum bom hotel para pernoitar em Buenos Aires, próximo ao Aeroparque?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não há hotéis "de aeroporto". O Aeroparque está muito próximo do centro. Hospede-se em Palermo se você quer aproveitar os restaurantes ou na Recoleta se quiser caminhar pela manhã antes de pegar o vôo.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/hoteis-em-buenos-aires-palermo-soho-e-hollywood/

https://www.viajenaviagem.com/2009/12/onde-ficar-em-buenos-aires-hoteis-na-recoleta/

Fabiana
FabianaPermalink

Ola, como faço para comprar passagem para Bariloche pela Lan pelo site não está vendendo. Quem souber me avise.

Eduardo Rita
Eduardo RitaPermalink

Opsss!!!! Corrigindo 11/09....

Eduardo Rita
Eduardo RitaPermalink

Ola Fabiana
Eu comprei pela Decolar, estarei saindo no di 11/08.
Rita

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Minha viagem seria dia 01/09 (quinta-feira). Comprei as passagens diretamente na AA. Hoje fui verificar a reserva e surpresa: meu vôo sairá do RJ na quarta à noite, pernoitaremos em Buenos Aires e sairemos rumo à Esquel na quinta de manhã.

Já li em algum lugar que a AA pagará o hotel e o transporte (somos uma família de 5 pessoas). Alguém tem essa informação? Posso escolher o hotel e já reservar ou isso ficará por conta da AA? Próximo ao Aeroparque (que fica próximo ao centro da cidade), que hotel me recomendam? Estou indo com meus 3 filhos, tenho medo de ficar vagando em busca de hotel com malas penduradas e crianças chorando de sono...

Weider
WeiderPermalink

Moçada,
Chegamos a menos de 24 horas em Bari. Tivemos que pousar em Neuquen porque Esquel tava fechado. Esperamos duas horas e meia pelo ônibus que nos levaria até Bari. A viagem, de madrugada, durou pouco mais de 5 horas. Na cidade tudo corre normalmente.

Julia
JuliaPermalink

Ola Weider,
Quando vcs ficaram sabendo que iriam para Nuequen? Na vespera?? A estrada é tranquila?

Weider
WeiderPermalink

Oi, Júlia!
Só no aeroporto. A estrada é tranqüila e o ônibus confortável. O motorista tb me pareceu responsável. Ainda nao sabemos por onde vamos voltar.

Sílvia-PE
Sílvia-PEPermalink

Bom dia a todos. Finalmente ontem, terminou a novela da troca de passagens para Bariloche através da CVC/LAN. Foram 2 semanas de informações desencontradas, muito stress. Quando eu ligava para o 0300 (Atendentes Elias, Benedita) me informavam que os meus vôos IDA 03/09 e volta 07/09 estavam cancelados mas que eu só poderia fazer a troca pela CVC. Quando a CVC ligava pelo atendimento à Agências de Viagens informavam que tínhamos de esperar pois os vôos para setembro ainad não estavam definidos.
Ontem fui pela 5a vez na CVC cheguei às 17:00 e só consegui as passagens às 21:00 h, acreditam? O atendente da LAN José Pereira, afirmava que os vôos para Esquel estavam suspensos e que a LAN não estava mais fazendo a troca e que eu terai de esperar. O agente da CVC passou a ligação para mim e foi quando finalmente consegui resover a questão. Acreditam que a LAN ainda me sugeriu ficar esperando até o dia 02/09 e caso tudo não fosse resolvido eu poderia pegar o re-embolso da viagem ou remarcar a data? PIADA! Falei que conhecia várias pessoas que já haviam efetuado a troca do vôo, que esta informação estava no site da LAN garantindo o vôo por Esquel até 11/09 e que eles não podiam tratar os clientes dessa forma e que eu gostaria de falar com um supervisor/gerente. Daí o José Pereira (LAN) foi falar com o gerente dele e depois de quase 30 minutos na linha esperando ele disse que autorizaram a troca. Mais uma novela para a CVC marcar os lugares e emitir as pasagens mas sai de lá com as passagens (6 pessoas da mesma família) impressas. Para mim fica uma lição, CVC nunca mais. O que você acha que vai ser um facilitador acaba sendo um "complicador". Se eu tivesse comprado as passagens direto com a LAN essa situação já estaria resolvida há muito mais tempo e sem tanto stress. Boa sorte aos que ainda precisam trocar as passagens!

Sílvia-PE
Sílvia-PEPermalink

HELP!!! Preciso da ajuda de vocês que já passaram pela mesma situação que eu (chegar em Buenos Aires depois do último vôo para Esquel) e tiveram de pernoitar em Buenos Aires e reprogramar (adiar um dia) a hospedagem em Bariloche. Enviei um e-mail para os dois hoteis Elevage (Buenos Aires) e Edelweiss (Bariloche) e nenhum retornou a resposta. Qual o fone que posso entrar em contato direto com os Hoteis para efetuar URGENTE essas trocas? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sílvia!

Para o Elevage: 00-xx-54-11-4891-8000; fax 00-xx-54-11-4891-8099

Para o Edelweiss: 00-xx-54-29-4444-5500; reservas: 00-xx-54-29-4444-5510; fax: 00-xx-54-11-4032-0151

Sílvia-PE
Sílvia-PEPermalink

Oi Ricardo, super obrigado. Vou tentar esses fones agora. Atarvés do site da Decolar.com (Buenos Aires) eles estão querendo confirmar os 3 dias e o 4a. diária que precisamos trocar pelo dia que chegamos em Buenos Aiers (pois perderemos o vôo para Esquel)eles querem só acncelar e devolver depois e daí compramos novas diárias.
Pior é o site Booking.com que compramos as diárias no Edelweiss, eles disseram que teremos de pagar um acréscimo de 200 e poucos reais por cada quarto pois como compramos em abril agora os valores subiram. Como assim agora subiram por causa do Vulcão??? Só pode ser piada!

Sílvia-PE
Sílvia-PEPermalink

Ricardo, esse XX no telefone é a operadora, 21, 31, etc? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Aqui quem fala é A Bóia. Sim, é grin

Vitor Curi
Vitor CuriPermalink

Galera, eu, minha namorada e mais 3 casais estivemos em Bariloche e chegamos por agora (dois casais dia 28 e outros dois dia 29). A viagem de uma forma geral foi ótima!
Abaixo alguns comentários que acho oportunos:
- Fomos todos por Esquel via Buenos Aires, e a coisa é meio desorganizada. Na descida do aeroporto tem alguns ônibus e a orientação é escassa, simplesmente fomos entrando e depois perguntando se iria pra Bariloche. O caminho é realmente lindo, mas longo;
- Na volta, estávamos no saguão do aeroporto de Bariloche aguardando orientação sobre embarque nos ônibus quando uma voz no auto-falante informou que os ônibus para Esquel estavam ao lado de fora. Dai surgiu uma correria, agravada pela escuridão da madrugada,de cerca de 200 pessoas com malas para pegar lugar em 4 ônibus. Ai sim foi um caos. Gente que entrou em ônibus que não tinha lugar pra malas, e vice-versa;
- Na Argentina de forma geral, observamos uma certa hostilidade dos Hermanos. Argentinos furando fila e taxistas cobrando mais caro do que deveria é comum. Em Buenos Aires pagamos 4 valores diferentes pela mesma viagem, não estressamos muito porque o peso está bem desvalorizado (1R$=2,45$). Não podia deixar de comentar dos comissários de bordo da AA, que são estúpidos como nunca vi;
- Ficamos no Hotel Design Suites em Bariloche. As suítes são ótimas, mas... optamos ficar neste hotel porque tivemos boas referências da piscina e do restaurante nos quais estavam fechados!!! Sim, a gerência do hotel não fez questão nenhuma de nos agradar, falavam que a piscina estava estragada, mas sabemos que era pra conter gastos, já que a ocupação do hotel estava em torno de 20%. Tudo que queríamos era relaxar depois de um dia intenso de Ski, e que só foi possível pois um casal do grupo ficou em outro Hotel, o Nido del Condor, e a gerencia permitiu que usássemos o SPA;
- Antes de continuar comentando da viagem, gostaria de fazer um alerta. Na volta para o Brasil, encontramos um grupo de brasileiros que optaram por alugar uma casa em Bariloche. Mas numa madrugada enquanto eles estavam fora, a casa foi arrombada e levaram TUDO, entre eletrônicos e diversos nos contarem que o prejuízo foi de cerca de 10mil. ATENÇÃO galera, evitem ficar em casas ou em quiosques isolados!!!
(continua...)

Vitor Curi
Vitor CuriPermalink

(...continuação)
- Sobre locação de roupa pra esquiar, achamos uma loja na rua Mitre que fica dentro de uma galeria (não guardei o nome). As roupas aguentaram o tranco, excetuando uma luva que meu amigo locou e que rasgou na costura no primeiro dia. Apesar de ser claro que foi por desgaste natural (pois foi na costura) o dono da loja insistiu que pagasse um nova. Depois de ameaçar tirar foto da loja e postar reclamação em sites do Brasil ele desistiu da cobrança. Recomendo quem locar roupa e equipamentos checarem milimetro por milimetro em busca de defeitos;
- Em relação a restaurantes na cidade de Bariloche, muitas indicações estavam fechadas devido a baixa de turistas causada pelas cinzas do vulcão, mas dos que fomos o Boliche do Alberto carnes é barato, dá pra comer muita carne a preço bom, mas é muito tumultuado e com pouca classe, e ficamos defumados pela proximidade da parrilla com a nossa mesa, gostamos mais do Boliche do Alberto Massas, que fica do outro lado da rua, onde as massas são feitas na hora, com destaque para as empanadas que são ótimas. O El Patacon e o Don Molina são requintados mas o atendimento não foi dos melhores, pra quem vai no Cabana Las Lilas em Buenos Aires (meu top1) não achará graça nestes. Agora o melhor restaurante de Bariloche é o Kostelo Lake Bar, que tem uma vista excelente pro lago, um couvert de chips de batatas doces com um molho de cebola magnífico e copos de choppes de 600ml geladíssimos que geram ótimas fotos da turma brindando. A entrada Super Combo Kostelo, não durou 5 minutos na mesa de tão gostoso. Lembra um pouco o restaurante Outback. Recomendadíssimo!
Agora enquanto esquiamos em Cerro Catedral, a melhor parada é no restaurante La Roca, que fica no alto da montanha na chegada do teleférico Amancay. Sempre tem prato do dia com preços bons e gostosos e onde presenciamos uma cena rara em restaurantes. Quando nos serviram um prato de uma talharim com molho branco, uma amiga reclamou pois tinha um cabelo no prato. Além de não cobrarem o prato (que não queríamos mais)recebemos 20% de desconto no total da conta. Fiquei surpreso.

Breno
BrenoPermalink

Olá a todos, estou indo para bari dia 4, minha ida era dia 5 as 5:45 da madrugada de domingo mas remarcaram para dia 4 11:55 da manhã, queria saber de quem foi pela (DECOLAR) E TEVE QUE PAGAR HT??? se foi reembouçado pela mesma ou ficou no preju total OBRIGADO A TODOS POR TODAS AS INFO JÁ INFORMADAS.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Acabei de receber uma ligação da AA, informando os novos dados do meu vôo de amanhã. O cara queria que eu dormisse no aeroporto, pois disse que até pegar as malas seria meia noite e teríamos que estar no check in às 6. Desespero! Pedi o hotel mesmo assim...não sei o que vai ser de nós com 3 crianças cansadas...

Alguém passou pela mesma situação??

Luiza
LuizaPermalink

Acabei de confirmar. Meu voo para Bariloche dia 04 foi cancelado e já nos transferiram para Esquel na manhã do dia 05. Mas a AA não arca com as despesas do Hotel em Buenos Aires. É possível deixar as malas trancadas em lockers no AEP, para podermos passear pela cidade, e depois dormir no aeroporto? É que precisamos fazer o check in às 6 da manhã. Não quero ter que pagar hotel. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! Não há lockers no Aeroparque, infelizmente.

Luiza
LuizaPermalink

shiii. vou ter que passear com as malas? não tenho coragem de deixá-las no aeroporto durante a noite. oq fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! O melhor é passar a noite num hotel. Se você passar uma noite em claro vai chegar em Bariloche moidíssima (lembre-se da viagem de ônibus de Esquel). Não prejudique ainda mais a sua estada. Descanse. Há hotéis na faixa de 100 dólares tanto na Recoleta quanto no Centro.

Pesquise em sites como http://www.hoteis.com .

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Luiza
Como eu disse imediatamente antes de vc, eu pedi o hotel em Buenos Aires e o rapaz disse que a AA pagaria não só o hotel (2 quartos) mas também o táxi de ida e volta! Ligue e reclame, peça o pré-voucher no aeroporto aqui do Brasil (no check-in) e chegando em Buenos Aires, avise ao funcionário no próprio finger que vc tem um voucher de hotel. Essas instruções foram do próprio funcionário das AA. Ninguém merece dormir no aeroporto!

Andre L.
Andre L.Permalink

Exatamente. Vôos vendidos desde o Brasil tem regras mais abrangentes para cobrir casos de cancelamento e adiamento, mesmo que por causas naturais.

Breno
BrenoPermalink

Olá patricia, estou indo para BARI dia 4 as 11:45 e queria saber!! será que TAM/LAN tmb paga a diaria? pois meu voo sai dia 5 as 9:45 pois tiveram que antecipar meu e de outro casal que vão conosco obrigado..

Luiza
LuizaPermalink

Qual número vc ligou na AA? Aquele 0800 ninguém atende!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Luiza
Eu tento o 0800 há uma semana e nunca consigo. Falei hoje com a loja do RS (foi indicação aqui do blog), mas o cara não sabia informar NADA! Logo em seguida recebi a ligação deles, da agência aqui do RJ. O rapaz ainda me deu a orientação de procurar a loja da AA em Bariloche 48 horas antes da volta para ser encaixada no ônibus para Esquel.

Um abraço.

Grasiele
GrasielePermalink

Acabei de retornar de Bari, eu e meu marido fizemos pacote de BA antes e depois fomos a BAri pelo AA via esquel, na ida foi tudo certo mas na volta 26/08 tivemos varios problemas, o aeroporto de esquel estava fechado, nos fizeram sair do hote 05:45 da manha para nos levarem a esquel sabendo que o aeroporto estava fechado há 2 dias pelas cinzas nos trouxeram de volta, chegamos ao meio dia em Bari. O fato é que pela AA tinham 3 voos na sexta de esquel para BA e chegando no aeroporto fizeram uma fila aleatoria e somente colocaram 2 voos a disposição (sendo q eram 3 voos) saindo de Neuquem , quem nao conseguiu pegar passagem teve que ir de onibus (22 hs) e detalhe: não foi a AA que disponibilizou o onibus, foi o municipio de Bari . A AA simplesmente lavou as maos.Saimos 26/08 as 15 hs chegamos em BA 27/08 ao 13 hs da tarde, perdemos o voo de retorno , fui na loja da AA no aeroparque pedi voucher de hotel, translado , almoço e janta, eles não ficaram muito felizes mas cederam, retornamos no domingo para PoA.Então fiquem atentos pois tive conhecidos que nao conseguiram nada disso e tiveram q pagar hotel.

Breno
BrenoPermalink

Alguem pode me info se a TAM/LAM PAGA HT quando eles antecipam voo??? estamos com este probleminha(mão) para resouver, me falaram ontem que não pagam e teremos que tirar mais esta pila da carteira......

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Oi Breno
Vc comprou a passagem para ir da cidade de origem para Bariloche. Eles tem que te levar até lá! Pelas condições climáticas adversas, é lógico que vc não pode exigir descer em Bariloche de avião, mas eles tem que levar vc até lá pelo preço que vc pagou: se isso significa ter que dormir em Buenos Aires, a culpa não é sua! Exija o pagamento do hotel e transporte de ida e volta. Caso eles não paguem na hora, guarde todos os recibos e procure um advogado na volta.

Um abraço e boa sorte.
Mando notícias assim que possível!

Silvia - SP
Silvia - SPPermalink

Também fui com crianças e recebi um conselho muito útil, DEIXAR BEM CLARO QUE A VIAGEM ERA TIPO AVENTURA, cada um levou sua manta tipo saco de dormir na mochila. Parece piada, pois ninguém iria para um acampamento, mas foi de grande valia no aeroporto de Buenos Aires.

A exemplo do ocorrido com o Vitor também recebi algo bizarro num restaurante do Cerro Catedral, salada com cenizas del volcan, bem típico...rs...

Sara
SaraPermalink

Vou pra Buenos dia 11/09 e depois Bari dia 15/09, tomara que até lá a situação esteja melhor...

Roberta
RobertaPermalink

Tenho viagem marcada para o dia 06/09, remarcaram a minha ida e a volta nao, estou com medo de ter que descer em cidades distantes e perder muitos dias.

Alguem tentou remarcar a passagem para daqui uma semana?
Será que ate lá a situaçao ja melhorou?
Existe uma previsão para a normalizaçao dos voos?

Alguem sabe como esta Bariloche? Estou com medo tambem de chegar la e a cidade estar cheia de cinzas, seria muito decepcionante...

Paulo
PauloPermalink

No site da Aerolíneas já consta que os vôos para Bari foram suspensos até 9 de setembro. Meu vôo para Esquel ainda não foi confirmado (dia 05/9). Tem mais alguém nessa situação?

Roberta
RobertaPermalink

Ola, nao consigo contato de jeito nenhum na AA.
Estou pensando em cancelar a minha viagem, muito medo de perder muitas horas e chegar la e a neve estar ruim...

Alguem tem outro numero da AA para passar? Estou começando a ficar desesperada.
Obrigada

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Roberta
Normalmente sou uma pessoa calmíssima! Se eu fosse sozinha com meu marido, com certeza não estaria nessa ansiedade toda. Mas viajar com três crianças para um lugar desconhecido está me deixando angustiada! Imagino onde vou comprar comida para eles se alimentarem durante o percurso Esquel-Bariloche. Imagino a hora que chegarei no hotel em Buenos Aires (sendo que o avião pousa quase meia-noite). Imagino a que horas terei que acordar todo mundo para estar no aeroporto às 6 da manhã....

Torço fervorosamente (visto que sou atéia e não rezo...rsrs) para que tudo dê certo!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Roberta
Quando vc liga para o 0800, há uma mensagem dizendo os números de telefones dos escritórios em várias cidades. Tente uma delas.

Acompanhe a situação dos vôos através do site da AA (seu sobrenome + código da reserva).

Eu não contaria com a melhora da situação em uma semana. Vc vai apenas prolongar ainda mais sua ansiedade. E se sua preocupação for a qualidade da neve, quanto mais pro final de setembro, pior.

Se vc não for uma pessoa calma, melhor cancelar a viagem e deixar para o ano que vem. Perrengues vão acontecer por enquanto, tenha certeza disso!

Como eu disse, a AA me ligou, deve ligar pra vc também (provavelmente de véspera).

vivian
vivianPermalink

Vou relatar um pouco de Bariloche para voces.

Depois da 5 vez tentando ir, dia 17 fomos para Buenos Aires-Bariloche.
Ao chegar no aeroporto as 4:00h da manhã nos foi informado que o voo que sairia as 6h tinha sido cancelado por conta de uma peça da fuselagem, que caiu durante um voo, ( historia bizarra e contata pelos atendentes da AA. Enfim, saimos as 9h...Mas eles queriam que saissemos ao meio dia! Em Buenos Aires nos informaram que não daria tempo que embarcar no último vooo do dia para Esquel...Depois de mta bagunda, gritos, embarcamos! Em Esquel foi tudo mto tranquilo, chegamos e os onibus estavam a disposição ( vaaarios, sem problemas) e como chegamos as 5 da tarde, paramos em um posto que tinha lanchonete, todos desceram!
Em Bariloche foi tudo PERFEITO!!!! A cidade esta LINDA, pegamos dias de mto sol, c mta neve....Fizemos todos os passeios! Fomos no restaurante do Alberto, Familia Weiss... Excelente!!! A cidade estava cheia ( dentro do possivel) Eles estao super receptivos, AMAM brasileiros e disseram até que os brasileiros salvaram a temporada! Meu hotel Nahuel Haupi foi OTIMO!!!! E mto bem localizado, atendimento excelente.... Enfim, quem esta na dúvida, VA PARA BARILOCHE!!!!
* Uma observação, varios lugares não aceitam cartão, ou seja, levem dinheiro em especie( dolar, real, peso).

Regiane Fattori
Regiane FattoriPermalink

Acabo de ver na Agencia de Noticias Bariloche que finalmente o avião verificador chegou em Bariloche.
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=23406
Viajo para Bari dia 10/09 e, segundo a LAN, meu voo Aeroparque/Bariloche está confirmado (info da semana passada).

A Bóia
A BóiaPermalink

Estamos acompanhando! Assim que houver algo concreto a gente muda o post grin

Flavia
FlaviaPermalink

Meu vôo estava marcado, inicialmente para 02.09 à 06.09 pela LAN, ontem entrei em contato com a empresa, confirmei o cancelamento e reagendei para 03.09 à 07.09 (a ida só estava disponivel no dia 02).
COM as datas em mãos, começou o corre-corre com os hoteis, mas,graças à Deus ja está tudo remarcardo, o hotel foi super eficiente e me respondeu em 5 minuto o email (Charming Luxury) remarcando para um dia depois.
DICA PARA QUEM VAI FAZER UMA PARADINHA FORÇADA EM BUE: Não deixem de conhecer o restaurate PUERTO CRISTAL em Puerto Madero- comi o BIfe de Chorizo -, é sério, um dos melhores pratos que já comi em toda minha vida, e olhe que de comida eu entendo. Kkkkk
Boa sorte aos GUERREIROS DE BARILOCHE! grin

Sílvia-PE
Sílvia-PEPermalink

Flávia eu estou impressionada com a diferença de atendimento que você teve da que eu tive. As minhas passagens tbém foram pela LAN e levei 15 dias para conseguir remarcar. Ontem começou a novela com os Hoteis. Do Elave (Buenos Aiers) consegui resolver cancelando a diária do dia 07/09 (aidna estarei em Bariloche) e vou ter conmprar (já fiz a reserva) a diária do dia 03/09 (vou pernoitar para pegar o vôo para Esquel dia 04/09).
O Hotel Edelweiss, que já li relatos aqui de uma viajante dizendo que foi ótima a estadia e que inclusive o Hotel devolveu o valor por a tarifa agora estar mais barata, não consegui rsolver ainda. O Hotel disse que tem de ser via Decolar e a Decolar está me cobrando 278 dólares a mais para trocar do período de 03/09 a 07/09 para de 04/09 a 08/09, acredita? Nunca pensei que uma viagem de férias em família pudesse causar tanto stress. Só espero que vá valer a pena tanto perrengue.

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está fechado para comentários!

Vamos continuar compartilhando perrengues e soluções no post mais atualizado da série:

https://www.viajenaviagem.com/2011/08/aviao-verificador-chega-a-bariloche-agora-o-aeroporto-reabre/

Obrigada!