Plantão Bariloche: notícias atualizadas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, temporada 2011

O penúltimo post do assunto Bariloche foi publicado no dia 8. O que significa? Exatamente isso: que não tem havido novidades. Apenas o nível de reclamação baixou bastante, com relação a todos os envolvidos. Demorou meia temporada, mas a coisa já está assentando.

Nesta segunda-feira, no entanto, houve um princípio de zunzunzum quando o Clarín deu a notícia de que a Aerolíneas poderia retomar os vôos diretos a Bariloche já nesta sexta-feira. Infelizmente, era alarme falso. No mais recente comunicado da Aerolíneas os vôos a Bariloche aparecem cancelados pelo menos até 22 de agosto.

A novidade é que os vôos a Neuquén talvez sejam retomados nesta quarta-feira, dia 17 foram, de fato, retomados no dia 17. Isso porque o tal avião verificador da Aeronáutica argentina já esteve na cidade.

O avião ainda não pousou em Bariloche porque se estima que ainda haja muitas cinzas no solo e na atmosfera. Para preparar a vinda do avião, chegou a Bariloche um medidor de partículas de atmosfera. A medição leva dois dias para ser feita. Depois disso, talvez possa vir o avião e e, tudo dando certo, o aeroporto volte a ser usado pelas cias. de vôos regulares.




Vamos à situação por assunto:

Aerolíneas - está fazendo a rota com conexão em Esquel, último trecho de ônibus (4h) a Bariloche. Passou a remarcar os bilhetes automaticamente. Entre no site para conferir a situação da sua reserva.

Lan - também voa via Esquel, com ônibus no trecho final até Bariloche (4h). A remarcação deve ser feita pelo site.

Andes/CVC - é a única que opera diretamente do Brasil e pousa no aeroporto de Bariloche.

Neve em Bariloche - chegou para ficar. Todos os passeios estão funcionando.

Travessia Puerto Montt ou Puerto Varas/Bariloche - só pode ser feita pelo Cruce de Lagos. Evite o pernoite na ilha de Peulla comprando a modalidade "Cruce Rápida" em agências de rua, como a TurisTour em Puerto Varas ou a Turisur em Bariloche.

Paso Cardenal Samoré - a fronteira rodoviária mais próxima de Bariloche permanece fechada. O Chile só admite reabrir se a Argentina deixar passar caminhões. A Argentina não quer caminhões. Instaurou-se um impasse diplomático.

Villa La Angostura - a cidade ainda convive com a poeira, mas o Cerro Bayo está aberto.

Chapelco - está recebendo vôos charters semanais.

Chile - não tem nenhum problema com cinzas, tráfego aéreo ou atividades do vulcão.

Leia depoimentos anteriores de quem está ou voltou de Bariloche clicando aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


312 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Solange
SolangePermalink

Oi Bóia,

Me explica como funciona o Cerro Catedral, por favor. Eu não vou esquiar, assim, tenho que comprar passe diferenciado ? Eu tenho que tomar quantos teleféricos para subir até o ponto mais alto ? Posso ir no mais alto mesmo sem esquiar ? Lá pelo que entendi tb posso praticar skibunda, passeios de motos, trenós e caminhadas na neve. Procede ????

Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! São dois teleféricos que você precisa tomar, o cable carril (bondinho) e o teleférico 3 tramos. Dá 200 pesos por adulto (80 reais).

Estas são as atividades disponíveis além do esqui:
http://www.catedralaltapatagonia.com/invierno/port_atividades.php

Esquibunda é no Piedras Blancas, no Cerro Otto.

ricardo
ricardoPermalink

ola.....acabo de chegar em bariloche..muita neve....via aeroilineas.....nao posso me queixar...pagaram hotel,translado em alimentacaob em buenos aires...... onibus de esquel a bariloche muito tranquilo...4h....agora é so curtir

João Gustavo
João GustavoPermalink

Até quando esta "lenga-lenga" da Aerolineas e LAN vai continuar?? Pior que deixar de pousar em Bariloche, é dar falsa esperança aos que tem passagem marcada e tem que reorganizar sua viagem!
A notícia primeiro saiu do Clarín. Ou eles fizeram falsas suposições, ou alguém da A.A. deu uma declaração. No mínimo eles deveriam cobrar da A.A. uma explicação formal. Afinal, voa ou não voa para Bariloche a partir do dia 18??

Juliane
JulianePermalink

Pessoal;
Acabei de chegar de Bariloche e antes de viajar entrava diariamente neste site para me atualizar. E mesmo com muitas informações negativas não desisti de ir. Sinceramente, a cidade está linda, poucas cinzas estão na cidade, mas que não atrapalha em nadaaaa!! Tem um pouco nos telhados e na rua, mas vc pensa que é areia... dá até um charme a mais para a cidade! A CVC nos recebeu mto bem, na ida tivemos que pousar em Esquel, mas já tinha ônibus nos esperando. A volta foi por Bariloche mesmo. Nevou muitooo nos passeios. Valeu muito a pena cada centavo gasto. Não desistam!Vocês vão amar e ficar encantados, assim como eu!

vinicius sousa
vinicius sousaPermalink

Ola boia,

voce saberia alguma dica de aluguel de carros em bariloche!!!Valores,locais e documentação necessaria????

Alessandra Rodrigues
Alessandra RodriguesPermalink

A empresa mais barata é a Lagos Rent a car.

Dèbora
DèboraPermalink

Oi Vinicius,
Eu aluguei um Kangoo esta semana em Bariloche na Rua Roland (Rua da Mamuska). Paguei 405 reais por 4 dias. Eles queriam um valor maior, mas demos uma choradinha. Nao pesquisei preço. Encontramos um brasileiro que alugou la e nos indicou. So usamos a carteira de motorista para alugar o carro.

Pablo
PabloPermalink

Boia muito obrigado pelas dicas das alternativas para se chegar a Pucon partindo de Bariloche. Os cruces eu descarto totalmente, pois U$ 500,00 o casal é muito caro. Cheguei até esse site: http://www.pucononline.cl/articulo.php?p_id=43 O problema é que nenhuma das empresas possuem site com venda online. Sabe se eu consigo comprar a passagem em Bariloche, para garantir com 2 dias de antecedencia?

Andre L.
Andre L.Permalink

Estrada não pavimentada no inverno em área de cordilheira andina? Acho um risco desnecessário.

Pablo
PabloPermalink

Minha viagem é daqui 1 mês ainda... mas já estou estudando alternativas. Chego por bariloche (ou esquel) e volto por santiago. Meu maior objetivo na verdade é subir o vulcão Villarica, em Pucon, preciso dar um jeito de chegar lá.

Danilo
DaniloPermalink

A travessia pucón bariloche/san martin não é algo corriqueiro?? Estou planejando uma viagem e o roteiro incluiu essa travessia de onibus, em julho...
a estrada fica fechada, é muito complicada...??
como funciona??

Obrigado

Danilo
DaniloPermalink

Bóia??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Há duas empresas que fazem essa rota, alternando-se durante a semana. Não há ônibus aos domingos. Há apenas uma partida por dia. O ônibus sai de Temuco e passa por Pucón. Recomenda-se reservar com alguns dias de antecedência. Não é possível reservar pela internet. No inverno você estará sujeito aos perrengues inerentes ao gelo e à neve.

Danilo
DaniloPermalink

Obrigado =)

Bruno
BrunoPermalink

Olá Boia
estive 10 dias em San Martin de Los Andes, e dentre outras atividade colhi informaçoes com os locais sobre essa questão da Aerolineas( pois ela tb nao está voando para lá, exceto fretados): ouvi repetidas vezes, que o "vulcao" nao passa de uma desculpa para expor uma crise interna da empresa . Parece que há uma briga politica interna dos dirigentes da mesma... Enfim, fui de onibus leito de Buenos Aires até San Martin, e foi a melhor coisa que eu fiz, recomendo. ë muito confortável e mais barato.

Bruno

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Bruno, boa noite!

Como está a situação da cidade com relação as cinzas?

Obrigada

Bruno
BrunoPermalink

Olá Kal

Em San Martin há ZERO cinzas , a cidade está perfeita, poucos turistas e preços despencando!
Fizemos um passeio a Villa La Angostura e essa sim , coberta de cinjas... mas o passeio vale, pois passa pela rota dos sete lagos, paisagem maravilhosa.
Precisando de mais dicas, estou a disposição
Bruno

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Valeu Bruno.

Estou com viagem marcada para Villa em outubro e acho que apesar dos problemas não vou cancelar... vou arriscar...

Fernando
FernandoPermalink

Boa tarde a todos,

Estou em Bariloche, a cidade esta perfeita e linda como sempre, claro existem sim cinzas pelos cantos, porem nada que atrapalhe quem quer vir, estive hoje no cerro hotto, e nevou muito, de fato somente a cia Andes esta pousando aqui, porem vim com a Lan desde Buenos Aires, e nao tive problemas, pelo contrario, o atendimento e excepcional, o aviao muito confortavel, o translado dura 4 horas, e nao cansa sao paisagens belissimas e onibus super confortavel.Portanto minha mensagem e quem quiser vir que venha, os moradores estao fazendo de tudo para que o turista se sinta confortavel, pena que estou indo embora.

Um abraco atodos

wellington
wellingtonPermalink

ola boia,eu tambem acopanhei e acompanho este blog,e se nao fose por todos os posts que venho lendo,teria desistido,pois sai de recife dia 12/08 e fiquei ate ontem 15/08 em buenos aires, saimos eu e minha esposa,de onibus crusero del sul, muito boa empresa sempre servindo wisk,cervejas e vinhos,champaner 24horas bem servido comidas ect...hoje chegamos a bariloche, nosso cartao de visitas foi a neve que caiu na cidade linda situaçao declaro a todos que ainda estao em duvidas quanto a viagem,cinzas nem se fala, a cidade esta cheio de brasileiros, afirmo nao desistam sigam em frete, mudem de companhi,a mas vem curtir suas feria ou lua de mel que e meu caso a 22lua de mel, abraço a todos e boa sorte.

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Pessoal.
Sera que alguem sabe informar o endereco oficial da sede da Aerolineas Argentinas no Brasil? Preciso entrar com uma acao judicial para receber uma indenizacao por conta de uma minha mala extraviada dia 23/07/11 num voo do Aeroparque para Esquel.
Agradeco a quem puder ajudar.

Gabriela
GabrielaPermalink

Pessoal, vi no site da aerolineas que todos os vôos de Buenos Aires para Esquel e de Esquel para Buenos Aires foram cancelados dias 15 e 16/08. Alguém saberia me informar o motivo ? meu vôo é dia 19/08 e estou com receio de ser cancelado também.
Obrigada,

Luiz Junior
Luiz JuniorPermalink

Acho que esta informação nao esta correta. http://www.aa2000.com.ar/, nesse site, os voos aconteceram normalmente.

M
MPermalink

alguem vai para Bariloche no dia 20/08 pela CVC/Andes???

Áureo
ÁureoPermalink

Gabriela, tenho acompanhado os vôos que partem do Aeroparque com destino a Esquel já a 1 semana pelo menos e todos tem chegado ao destino, mesmo que as vezes com atraso. Ontem, dia 15/08 não houve cancelamento e hoje, dia 16/08 realmente foram cancelados 2 vôos da AA na parte da tarde e não sei informar o motivo. Se quiser acompanhar os vôos, entre no site www.aa2000.com.ar. Estarei chegando a Bari se Deus quiser dia 31.

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Vocês que estiveram em Bariloche foram a Villa La Angostura?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kal! A Adriana esteve:
http://atravessarfronteiras.blogspot.com/

Dèbora
DèboraPermalink

Oi Kal,
Fui com amigos para Villa Agostura esta semana. Fomos de carro alugado. Muito fofa a cidade. Como fomos apòs 1 dia de muita neve, as cinzas estavam escondidas. Mas dava para ver que tinha muito mais cinza que Bari. Querìamos fazer o circuito grande, mas depois de Vila Ag. chegamos em uma parte que achamos a estrada perigrosa demais e voltamos pelo mesmo caminho.

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Débora, muito obrigada pelo seu depoimento. Apesar das cinzas, acredito valer a pena em conhecer a cidade. Irei em outubro e me hospedarei em Villa e, com suas palavras, fiquei mais animada.

Obrigada.

cida
cidaPermalink

ola boa noite para todos, cheguei ontem de bariloche,a cidade esta linda como sempre, vazia na minha opinião, tudo muito mais caro que antes, principalmente alimentação, nos cerro nem se fala
vamos ao que importa fiu pela aerolines pior coisa que fiz em toda minha vida, cheguei no aeroporto de guarulhos as 10 horas da noite so embarquei no dia seguinte as 7 da amanha chegando em Buenos Aires as 9.30 duas horas de check in embarcamos para Esquel, agora e que vem problema aeroporto pequeno não tem acomodação para espera,fila enorme tres hoas e meia em pé, sem ter lugar para comprar se quer uma agua, saindo desta fila tivemos que ir correndo para o onibus com destimo a Bariloche, e la vem mais problemas não tem nada dentro do onibus me senti como clandestina, passei fome e sede estou falando serio quem vai com a Aerolinea pode colocar na mala aguá e lanche a viagem e terrivel não tem nada no onibus nem na ida e nem na volta, meu onibus não vez parada em lugar algum, a viagem e muito cansativa. Do resto piedras blancas linda como sempre, muito gelo, muita neve principalmente na cidade, cinzas um pouco e claro, da para sentir um cheirinho de enxofre na roupa e nos cabelos, mais e so, o cerro catedral estava parcialmente fechado os ingressos acho 80 pesos so o passeio de telesferico, piedras blancas o transfer e o esqui bunda 213 pesos, tambem vale a pena lembra o lago esta lindo e o passei de barco idem. So que realmente a cidade esta mais cara em todos os sentidos para ter uma ideia uma cerveja pequena no cerro 18 pesos, as fotos 35 pesos . Na volta o unico problema e a fila em Esquel debaixo de uma lona em pé por mais 2 horas e meia sem lugar para sentar, so não foi pior em Esquel havia muita neve
Desta vez levei no onibus agua, salgadinho, vinho
boa viagem para quem vai. apesar de tudo valeu

cida
cidaPermalink

Outro coisa troque seu dinheiro por peso na casa de cambio, as lojas aceitam real e dolar,mas 1 real nas lojas e restaurantes 2.35 mais ou menos, na casa de cambio 1 real, 2.49 pesos
faça suas comprinhas no free de Buenos Aires vale a pena, Lacoste e perfume. não compre nada deste tipo em Bariloche pois vão se matar de raiva

Flavia
FlaviaPermalink

Ricardo, tudo bem? Dei-me uma luz, querido..Caso meu voo seja cancelado-02/09- tenho que ficar um tempão aguardando no aeroporto para Esquel ou a Lan tem reacomodado os passageiros com rapidez?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Aqui quem responde é A Bóia.
Pelo relato dos leitores, as partidas dos ônibus têm sido sincronizadas com as chegadas dos aviões.

Francisco
FranciscoPermalink

Bom dia pessoal! Estou indo para Bari pela primeira vez no próximo sábado. Na opinião de vocês, quais são os locais que não posso deixar de ir?! E o que não posso deixar de fazer em Bari?

Abraços

tito
titoPermalink

Ola gente ja estou em Buenos Aires ate agora tudo bem .sexta irei a Barriloche. abraços a todos.

Kelder Borges
Kelder BorgesPermalink

Oi Francisco, olá todos,

Há muitos sites com informações preciosas sobre Bariloche. Recomendo um, em especial www.interpatagonia.com . Na página principal, procure a ficha Los Lagos, e depois clique em San Carlos de Bariloche. Os posts que A Bóia tem colocado aqui também têm dicas valiosas. Aliás, parabéns à Bóia pelo excelente serviço.

André
AndréPermalink

Alguém sabe se comprando o passe diário para esquiar no Cerro Catedral, se te dá direito a utilizar a vontade todos os teleféricos, quantas vezes for necessário, ou teria que comprar algum outro passe.

Obrigado

Luiza
LuizaPermalink

Eu também gostaria de saber isso. Qual passe preciso comprar para poder subir e descer a montanha quantas vezes quiser o dia todo? Obrigada!

Kathleen
KathleenPermalink

André e Luiza, estive 1 dia no cerro catedral agora no começo de agosto e o passe para esquiadores, que te dá acesso a quase todos os telefericos (parece que 1 dos telefericos é so para não esquiadores), custa 240 pesos e voce pode subir e descer quantas vezes quiser. No dia que fui nevou muito, tinha muita neblina e vento, entao na hora de comprar eles ja avisaram que os telefericos estavam "sob condição", já que poderiam fechar a qualquer momento e não há reembolso do valor do passe.
A dica é chegar cedo para aproveitar o maximo possivel! Acabei subindo só nos telefericos de punta princesa já que tinha programado um passeio de quadriciclo e motoneve a tarde no próprio cerro catedral(vale muito a pena, aliás!). Boa viagem!

Bernardo
BernardoPermalink

Kathleen,

Quanto que ta o passei de motoneve, estarei em bariloche no dia 28/08/2011.

Kathleen
KathleenPermalink

Bernando, não sei se haverá diferença de preço!
Paguei 500 pesos para 2 pessoas e dura +- 1h (quadriciclo 70% do tempo do passeio + motoneve 30%)no dia 04 de agosto de 2011 as 16h. Tivemos sorte de não ter mais ninguem no horario, entao fomos só a gente e o guia na frente. Nevou muiito, foi muito bom. É o mesmo trajeto do jantar no La Cueva, que estava custando 1080 pesos.
Cheguei em Bariloche e fechei meus passeios com a vanessa (vanessa_olivatti@uol.com.br), ela mora em Bariloche e é super confiavel, a casa dela fica com vários brasileiros fechando passeios. O que dava para comprar assim antes eu fechei com ela e recebi os voucher. Conheci um pessoal que fechou direto no cerro catedral esse passeio e pagou 700 pesos pelo mesmo passeio que paguei 500 pesos.

Solange
SolangePermalink

Kathleen, que bom que deu tudo certo! Várias vezes li suas preocupações com o perrengue que estava. Quanto vc pagou pelo passeio ? Vale a pena ? Tempo de duração e com quem fez? Se puder me passas dicas e contatos te agradeço.

Solange

Kathleen
KathleenPermalink

Solange, só vi agora, acabei de responder no comentario acima! Fechei o passeio com a Vanessa Olivatti por 500 pesos, gostei bastante, valeu a pena.
Mais contatos da Vanessa além do email entao:
telefones: 15624541, 15712519. Endereço: Rua Quaglia 443, Departamento 2E. Pode confiar que vc chega lá e tem outras pessoas fazendo o mesmo que vc. Ela te apresenta os passeios que vc nao conhece, já paga com ela, agenda o dia e sai com os voucher, aí é só ir no lugar feliz! No cerro catedral é uma casinha vermelha e preta com quadriciclos na frente que faz o passeio, não tem como errar, é só apresentar o voucher.
Boa viagem!

André
AndréPermalink

Obrigado Kathleen por sanar minha dúvidas.
O valor do passe aumentou, estava se não me engano 195 pesos para a data após 27/08 que é baixa temporada, e agora eles estão mantendo a base de preço da Média temporada que custa 240 pesos. Já vão começar a explorar os turistas pra talvez recuperar o prejuízo que tiveram na alta temporada, bem sacanas!

Dèbora
DèboraPermalink

Sò para complementar... os telefericos custam 240 o dia todo. Se for so a tarde, custam 195 pesos.

Jorge
JorgePermalink

Passe diário para esquiador (240 pesos)dá direito a todos os teleféricos, quantas vezes quiser. O para pedestre varia o preço conforme o teleférico.

Leticia
LeticiaPermalink

Acabei de chegar de Bariloche também. Fui via Andes - CVC, na ida tivemos que dormir um dia em Campinas, mas no dia seguinte aterrisamos em Bariloche, então acho que no final até foi melhor assim. Adoramos a cidade, os passeios, pegamos chuva, neve com chuva, neve com sol! As cinzas estão lá, não há como negar, mas não atrapalham em nada. Conhecemos pessoas que chegaram de onibus de Buenos Aires, que descereram em Esquel, que chegaram de barco vindo do Chile, o importante é chegar!... Com espiríto esportivo tudo dá certo!!!

Roberta
RobertaPermalink

Passei a semana passada em Bariloche, e como antes da minha viagem sempre passava por aqui p ter notícias de quem chegava de lá, tb vou compartilhar minha experiência.

Fui pela CVC/Andes, nosso voo pousaria em Bariloche, mas devido a cinzas, e a nevasca em Esquel, nossa saída foi atrasada em 2 horas. Acabamos indo pra Esquel mesmo, eu sabia q de lá iríamos p o aeroporto de bariloche, pq tinha lido aqui, mas o guia q estava no avião não sabia disso, aliás nem disso nem de muita coisa.

Chegando em Bariloche, pegamos logo dois dias de neve caindo direto, tudo funcionando normalmente, com preços muito bons, principalmente no quesito alimentação.

O único passeio que não valeu a pena foi a Cerro Bayo, que estava fechado (a CVC já sabia e ainda assim nos levou até lá) e Villa La Angostura, que está bastante suja, e praticamente abandonada, com poucas lojas e lanchonetes abertas.

Nos Cerros Catedral, Campanario e Otto, e em Piedras Blancas, muuuuuita neve. Fora isso, me surpreendi com as opções noturnas da cidade.

Com certeza, apesar dos sustos dos últimos meses, a viagem vale muito a pena.

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Olá Roberta,

Em Villa La Angostura você chegou a ver os pontos turísticos, como por exemplo, o lago Nahuel Huapi? A cidade em si está muito feia?

Obrigada.

Bruno
BrunoPermalink

Oi Kal

Eu estive em Villa, e olha, saímos com uma tristeza de lá. A cidade parece um canteiro de obras de tanta cinza ( que parece areia na verdade)

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Que pena Bruno.
Estou com viagem marcada para Villa em outubro e estou no maior dilema se vou ou não...
Muito obrigada pela informação.

Bruno
BrunoPermalink

Kal,
Villa está muito afetada pelas cinzas. Eu perguntei ao dono do restaurante onde almocei pq nao houve uma mobilizaçao coletiva entre comerciantes e orgãos publicos para remover a enorme quantidade de cinzas que vi. Ele me explicou que simplesmente isso iria sair muito mais caro que o retorno que teriam com o turismo caso tudo voltasse a ser como era antes. Ou seja, de acordo com ele, melhor deixar tudo como está, é mais barato. Pense bem nisso

Um abraço

PS: tenho algumas fotos , caso queria me mande seu mail( náo sei se é permitido isso aqui)

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Oi Bruno,

Se puder fazer o favor e me enviar as fotos. Meu e-mail é: kalsalvador@hotmail.com.

Estou quase mudando o meu destino para San Martin de Los Andes.

Mais uma vez, muito obrigada pela presteza.

Roberta
RobertaPermalink

A cidade está beeem feia, saimos de lá triste. Até no lago podemos ver cinzas.

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Obrigada Roberta... vou decidir se vou ou não para Villa em outubro... a viagem está marcada...

Allan
AllanPermalink

Pessoal cheguei de viagem no dia 15/08. Foram 6 dias em Bariloche e tivemos que cancelar o voo da LAN e ir de ônibus, mas valeu a pena. Para quem tem Facebook e quiser ver algumas fotos, segue o meu álbum, qualquer dúvida podem me mandar e-mail que eu tento responder.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.259317744086419.69353.100000245876119

Nelson
NelsonPermalink

Pessoal, sei que estou saindo do topico, mas como fui obrigado a ficar 2 dias em Buenos, chegando no Sabado agora, queria saber, se eu corro risco de não conseguir um show de tango para a noite de sabado? Sera q deveria reservar daqui? Se sim, qual o local? Site? ou alguma agencia de turismo?

Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nelson! Veja as dicas dos leitores para tangos em Buenos Aires e, no pé da lista de resenhas, os shows que o Comandante assistiu: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/shows-de-tango-em-buenos-aires-a-opiniao-dos-leitores/

Denis
DenisPermalink

Olá, pessoal como utilizei muito as dicas deste site deixo registrado a minha situação atual:

Dia 16/08 parti de SP para Buenos Aires e escala para Esquel infelizmente pela AA.
Voo de SP-BA OK - sem atrasos.
Voo de BA-Esquel às 13:15 - ficaram reprogramando até 15:30 e cancelaram sem motivo. 90% do avião foi de onibus fornecido pela AA (24h). Como iria ficar em BA depois de Bariloche, inverti as datas e consegui entrar no hotel no mesmo dia.

Farei a reprogramação do voo para Esquel para 19/08.

Mando notícias!
Abraços

Fábio
FábioPermalink

Olá pessoal,
estou indo pra Bariloche no dia 29 de Agosto passar minha lua de mel. Ainda não sei se isso é um felizmente ou infelizmente, mesmo assim andei me animando a medida que fui lendo os posts desse blog e vou na cara e coragem. Gostaria de saber o que é a melhor opção: pagar tudo no cartão de crédito? Fazer um confidence travel card? Ou levar dinheiro?
Além disso, onde é melhor trocar o real pelo peso? No aeroporto de buenos aires?
Grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Fábio! As dicas do Ricardo Freire para despesas no exterior estão aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Dèbora
DèboraPermalink

Oi Fàbio,

Sobre dinheiro, cambio... Estive em Bari semana passada e agora estou em El Calafate, entao vou dar minha opiniao.

As vezes pago no cartao de debido (0,38%), mas nunca no credito (6,38% de iof). O free shop de BA so aceitava a opcao credito.

No aeroporto de BA o cambio esta 1 real = 2,01 pesos... muito ruim. Na galeria pacifico estava 2,13... ruim tb. Entao eu resolvi pagar em real ou sacar e pagar em peso. Pagando em real tem que perguntar qto que esta a conversao. Teve loja que pagou ate 2,60 em bariloche... mas tem lugar pagando somente 2,00 (lanchonete do aeroporto de esquel, por exemplo). Quando eu saco 1000 pesos no HSBC com o cartao do BB estou pagando 16 pesos de taxa.

Tiago Carneiro
Tiago CarneiroPermalink

Olá Boia
Gostaria de saber algumas informações relativas a passeios e transporte. Existem varias agencias no centro para contratar passeios e voce recomendaria alguma? e gostaria de saber se existe condução para o Cerro Bayo ou precisa contratar uma agencia? O passeio para o Cerro Otto tem condução como para o Cerro Catedral? desde já obrigado pelas excelentes dicas que voce passa aqui!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! O pessoal tem falado bem da agência da Vanessa Olivatti, a Bariloche Total. Nós não usamos os serviços de nenhuma quando fomos smile

Gustavo
GustavoPermalink

fala galera, vi esse anuncio no site da aerolineas..pelo visto, acho que eles estao começando a retomar os voo bariloche - buenos aires..

Los pasajeros que estén regresando desde Bariloche hacia Buenos Aires deberán presentarse en nuestra sucursal en Bariloche, con una antelación mínima de 48 hs a su vuelo para confirmar el viaje, o si correspondiera, realizar el canje de su boleto Bariloche-Buenos Aires por Esquel-Buenos Aires. Este trámite se realiza únicamente en la sucursal.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Infelizmente você entendeu errado. O que o comunicado diz é: quem tem passagens Bariloche-Buenos Aires precisa passar na filial da Aerolíneas em Bariloche para remarcar a volta via Esquel com 48 horas de antecedência.

Daniela
DanielaPermalink

Bom Dia!!
Voltei de Bariloche no sábado. A viagem foi maravilhosa e sem surpresas...e olha que eu fui de Aerolineas Argentinas!! Recomendo às pessoas que não desistam da viagem! Vale muito a pena!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Olá Daniela.
Minha viagem é em 10 dias e estou preocupada pois estou indo com meus 3 filhos pequenos. Sua viagem foi adiantada/atrasada pela AA? Vc precisou pernoitar em Buenos Aires? Houve algum atraso nos vôos ou ônibus?

Obrigada

Daniela
DanielaPermalink

Patricia,

Não tive nenhum problema de atrasos nos vôos. Eu fiquei em Buenos Aires 2 dias e fui pra Esquel direto de lá. Algumas pessoas que eu conheci em Bariloche foram direto e não precisaram pernoitar em Buenos Aires, mas esperaram umas 4 horas no aeroporto.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Obrigada Daniela, não vou desistir da viagem (mesmo porque já paguei parte das passagens e metade da estadia), mas quero sair daqui sabendo o que esperar de perrengue.

Abraços

Dèbora
DèboraPermalink

Oi Patricia,
Por causa da mudança para Esquel eu precisei pernoitar em BA. A AA pagou tudo (hotel e transfer). O trasnfer (remis) vc paga e eles te reembolsam no dia seguinte (no dia do seu embarque para Esquel). Estou em El Calafate agora e todos os voos que eu fiz pela AA o maior atraso foi de 30 minutos.
Assim que vc chegar no aeroporto de Esquel e so pegar as malas e ir direto para os onibus... foi bem tranquilo.

Viviane
VivianePermalink

Minha viagem começou dia 03/08 quando fui até a Aerolineas , me informar sobre a situação dos meus voos , para Buenos Aires e Chapelco, fui muito bem atendida, pedi o reembolso do trecho de Chapelco e confirmei o trecho São Paulo Buenos Aires para o dia 05/08, entrei com o plano B , a viagem de ida foi ótima avião ate Buenos Aires e onibús Via Bariloche ate San Martin de Los Andes,.
Adoramos a cidade , os passeios , as pessoas, o lugar é maravilhoso,comida muito boa e tudo mais , quanto ao dinheiro preferimos sacar no caixa automático pois estava com melhor cotação.
Saimos de Lá dia 13/08 , voltamos de onibús tambem e foi tudo tranquilo ( e olha que viajamos com 4 crianças)um pouco cansativo ,é claro , mas sem problemas.No voo da volta de Buenos Aires para São Paulo, problemas no embarque ,uma desorganização total da Aerolineas, mas enfim cheguei !!!! e muito feliz com a viagem maravilhosa que fiz .
Quis relatar aqui minha experiencia pois passei praticamente 2 meses grudada aqui para saber as novidades e notícias e sofrendo com vários outros leitores com a incerteza da viagem. E o que eu tenho a dizer para as pessoas que ainda estão passando por isso é que não disistam , procure um plano alternativo, mas vá pois o lugar é lindo . Queria agradecer ao Boia pelo trabalho maravilhoso de informação e as pessoas que estão postando seus comentários e experiências.
abraços

Karine BH
Karine BHPermalink

Olá a Todos!!!

Bom, dia 07 eestava com viagem marcada para Buenos Tam e depois Bari Aerolineas no mesmo dia. Meu voo Aerolineas foi remarcado para o dia 08 via Esquel. 1 horinha de atraso, mas no geral tudo bem! A melhor coisa que fiz, assim que cheguei em Bari, foi passar na loja da Aerolineas, que fica na Mitre e confirmar meu voo de volta, que seria dia 13, mas foi remarada para dia 14. Para mim foi super tranquilo. Rolou um mega tumulto na saída do onibus do aeroporto de Bari, mas no final deu tudo certo. A viagem é muito bonita e muuuito cansativa, Mas pra mim valeu muuuuito a pena, Bariloche é muito bonita e os passeios são perfeitos.
Também achei as coisas um pouco caras, mas nada absurdo.
A única coisa que me ocorreu, para que minha viagem não fosse perfeita foi um roubo, todos falam que a cidade é super segura, mas isso não é verdade. Aluguei um carro e percebí que sua fechadura estava estranha, mas não importei. No primeiro dia, parei o carro no centro e deixei alguns pertences, como máquinas fotográficas e filmadoras, alem de algumas roupas de Ski no porta malas. O carro foi arrombado e tudo roubado, fiquei muito triste, pois o prejuizo gira em torno de R$7.000,00. Enfim fiquem atentos, pois suspeito da própria Polícia. Não deixem de ir, a viagem foi espetacular!!! Fiquei no Hotel Lhao Lhao, que é perfeito em tudo! só um pouco distante, mas muuuito bom

Boa sorte para todos

Grande abraço

Karine

Dèbora
DèboraPermalink

Quando alugamos nosso carro nos orientaram a nao deixar nada a vista. Por isso sempre carregavamos tudo do carro ou deixavamos num locker.

Fluvia
FluviaPermalink

Olá a todos,
Venho acompanhando este blog, que me foi muito util, e por causa dele não desisti de minha viagem para Villa angostura. Fomos eu meu marido dois filhos um de quatro anos e outro de 10 anos e minha mãe. A ida tranqüila pela AA, pousamos em esquel, a ida de ônibus até bariloche foi tranqüila, compraramos água e lanche pois não servem nada no ônibus, a guia que foi conosco foi muito simpática. A volta foi mais complicada, como eu já esperava, perrengues, cancelaram nosso vôo de volta antecipando em dois dias, fui na loja da AA, mas como era de se esperar a resposta foi, não podemos mudar nada. Resolvemos que não voltaríamos pela AA para Buenos Aires,então fomos de carro de villa Angostura para bariloche, estrada com lindas paisagens. Em bariloche pegamos ônibus até buenos Aires pela via bariloche,ônibus leito com serviço de bordo muito confortável, saímos de bariloche dia 12/08 as 15:00horas e chegamos a buenos Aires dia 13/08 as 11:20 há da manha, pagamos R$1190 por cinco passagens, a volta de buenos Aires para Goiânia compramos pela TAM. Portanto recomendo não desistirem, ano que vem pretendo voltar, mas Aerolineas nunca mais.

Kal Resende
Kal ResendePermalink

Fluvia, boa noite!

Estou com viagem marcada para Villa La Angostura em outubro e estou desesperada atrás de informações à respeito da situação da cidade. Como está a situação por lá? Sei que há muitas cinzas, mas vale a pena? É possível aproveitar os pontos turísticos? Como estão os preços? Desculpa pela sabatina, mas o seu depoimento me encheu de esperanças.

Obrigada.

Debora
DeboraPermalink

ola

estou em bari. vim pela AA via Esquel. Por causa das mudancas, tive que dormir 1 noite em BA, mas a AA pagou o hotel e transfers. Hotel bonzinho, mas mal localizado em BA. Pagamos o transfers e depois eles nos reembolsaram tranquilo. Isso foi dia 13.

João Gustavo
João GustavoPermalink

Olá, Debora!
minha viagem é dia 27/08 e talvez tenha que dormir em B.A. também por conta da A.A. Qual é o nome do hotel que vc ficou??

Dèbora
DèboraPermalink

Oi Joao Gustavo,
Tive que domir 2 noites em BA. A primeira foi antes de ir para Bari e a 2a foi noite passada antes de vir para El Calafate. So ficamos sabendo do nome do hotel qdo pegamos o voucher. Na 1a noite ficamos no Osmo Dourado. A localizacao nao e boa, mas o hotel e bonzinho. Gostar ou nao de um hotel e muito relativo, mas devia ser umas 3 estrelas. Na 2a vez ficamos no Grand Hotel BA. 4 estrelas, muuuito melhor. Nos 2 estava incluso cafè da manha e jantar, mas nao jantamos em nenhum. Se te colocarem no Osmo, tente pedir para mudar para o Grand Hotel.

João Gustavo
João GustavoPermalink

Obrigado Debora!

É justamente por isto q perguntei sobre o hotel. Se eles usam mais de um hotel, vou tentar pedir um melhorzinho...

tito
titoPermalink

Bem dentro de poucas horas estarei embarcando enfim para Barriloche via Esquuel a ansiedade e muita pois embora esteja tudo marcado direitinho sabemos que a grande aventura com aerolineas vai começar. Mando noticias. abraços

Ca
CaPermalink

Pessoal, a LAN já está alterando os voos de setembro para via Esquel. Alterei minha volta ontem. Volto no dia 04/09!

Lucas Martinelli
Lucas MartinelliPermalink

Bom dia.
Eu e minha esposa vamos para Bariloche pela primeira vez, e no meu caso é minha primeira viagem internacional.
Comecei a acessar essa página ontem e está sendo muito útil para não chegarmos lá sem qualquer tipo de informação.
De tantas dúvidas que tenho, a primeira que coloco aqui para ver se alguém pode me ajudar é: alguém conhece o hotel "Península Petit Hotel"? Sabem me dizer se é um bom hotel? Tem alguma recomendação de um hotel que tenha um bom custo benefício?
Obrigado desde já,
Lucas Martinelli

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Lucas
leia essa comunidade Bariloche no orkut , que tem muita dica
sobre o que ta rolando lá em vários aspectos e no arquivo aqui da bóia em JULHO ..tbém vários relatos de como foram a viagem ...

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=216266

abraço

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Lucas.
Se vc conseguir reservar, o Hotel Tirol e um otimo custo beneficio. Uma excelente localizacao, prox ao Centro Civico e um atendimento diferenciado. Os donos sao super prestativos. Passamos la a ultima semana de Julho. Peca apto nos andares novos.
E.

Valmir
ValmirPermalink

Vou viajar amanha, 20 de agosto pra bariloche pela ANDES/CVC.

Vc sabe se o avião da Andes já está pousando direto no aeroporto de Bariloche ??

Grato.

Valmir

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valmir! Se você ler o texto com atenção, vai ver que os aviões da Andes são os únicos que pousam em Bariloche. Estão operando por lá já há quatro semanas...

Valmir
ValmirPermalink

Grato pela atenção.
Eu vi a mensagem aqui no site... mas tb vi noticias conflitantes em jornais de Bariloche.
Alem disso.. a CVC nada informa... além da ressalva de que há grandes chances de pousar em Esquel.
Uma grande viagem a todos.

Marco Abreu
Marco AbreuPermalink

Pessoal, acabei de ver no site da Aerolíneas Argentinas que o vôo nº AR2684 do dia 22/08 - Buenos Aires (Aeroparque)-Bariloche - está com previsão de saída às 13hs e previsão de pouso em Bariloche às 15:20hs. Esse é o 1º vôo para Bariloche que aparece no site da AA sem o status "cancelado". E, desse vôo em diante, não há menção alguma a vôos para Bariloche - seja como cancelado ou confirmado. Ademais, o meu vôo é exatamente esse, mas com saída no dia 27/08 e retorno no dia 04/09. Há uns 15 dias, a própria AA alterou automaticamente os meus vôos de Bariloche para Esquel (tanto ida quanto volta). Ocorre que ontem, a minha agente de viagem me disse que o vôo de volta (04/09) havia sido novamente alterado automaticamente pela AA de Esquel para Bariloche e que a AA havia informado que o vôo estava confirmado de BARILOCHE - AEROPARQUE direto. Perguntei sobre a ida, mas por enquanto está confirmada por Esquel. Estou com a esperança de que também a ida seja alterada para Bariloche. Espero ter ajudado. Abs a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco! A experiência nesta novela ensina que nada coma Aerolineas pode ser dado como favas contadas. Enquanto não houver um anúncio com todas as letras de que a cia. está retomando os vôos diretos, não dá pra ter grandes expectativas não. Em várias oportunidades já "lemos" recados nas entrelinhas do site que foram revogados nos dias seguintes.

Mas vamos torcer, claro grin

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

No site da AA até dia 22/08 , certeza que ta tudo por esquel para Bari, depois disso consegui visualizar voos ainda não por via esquel , a partir de 27/08.Quem sabe neh tenhamos os voos de volta

segue o link pra visualização ....

https://wftc1.e-travel.com/plnext/AerolineasArgentinas/TimeTable.action?LANGUAGE=ES&SITE=AAPUAAPU&TRIP_FLOW=TRUE&EXTERNAL_ID=AR&B_DATE=201108230000&B_LOCATION=BUE&E_LOCATION=BRC&TRIP_TYPE=O&D_Month=201108&D_Day=23

Rebecca Costa
Rebecca CostaPermalink

Oi,

Pretendo fazer o cruce Puerto Varas - Bariloche dia 30/08. Será que consigo comprar o Cruce Rápida na véspera em Puerto Varas ou eu tenho que reservar com antecedência?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rebecca! Você só vai conseguir reservar a Cruce Rápida numa agência de rua; logo, vai ter que estar em Puerto Varas mesmo. Não deve haver problemas para reservar de véspera, não.

Rebecca Costa
Rebecca CostaPermalink

Obrigada!

Kathleen
KathleenPermalink

Oi Bóia, é possivel reservar entrando em contato com a turistour pelo site, depois é so manter o contato por email. Quando se faz a reserva antecipada, é necessário pagar até as 14h do dia anterior ao passeio na loja mesmo (e passa cartão).

Rebecca, a loja da Turistour em puerto varas fica ao lado do gran hotel colonos del sur, em frente ao cassino. Eu reservaria antes, por tranquilidade mesmo. Nesse mesmo quarteirao tem um café chamado Cassis com umas tortas enormes e bem gostosas... ali pertinho tem o restaurante Fogon las Buenas Brasas, gostei muito (lá nao passa cartao, mas aceita real, dolar e peso chileno claro hehe). Os restaurantes em puerto varas sao mais baratos do que os equivalentes em santiago. Não sei quanto tempo vc vai ficar... mas se tiver oportunidade vá no vulcão osorno (dá para subir de carro ate a estação de esqui e depois tem 2 telefericos, o 2o é so para quem estiver com equipamento de esqui) e visite frutillar bajo. Boa sorte com o tempo, lá chove bastante, mas não deixa de ser uma graça =)

Leonardo
LeonardoPermalink

Finalmente...
Agora a coisa vai! Bari, nós vamos invadir sua praia!

Michele
MichelePermalink

Olá amigos,

Acabo de chegar de Bari e tudo foi perfeito. Nada de atrasos ou cancelamento de vôos (Lan). Muita neve, cidade linda e quase não se nota presença de cinza.
Para jantar recomendo Boliche del Aberto.
Para compras(couro) achei Bari meio caro, prefiro Buenos Aires.
Cerro Catedral lindo!!!
O Cruce dos Lagos foi perfeito tb.
A viagem superou minhas expectativas. Agradeço a todos que deixaram dicas.Para quem ainda vai pra Bari, aproveitem pq a cidade é imperdível e a beleza supera os problemas deixados pelo vulcão!
abs

Leonardo
LeonardoPermalink

Esquel vai ficar um bom tempo sem nos ver novamente!

Flavia
FlaviaPermalink

Os vôos de Bari foram retomados??! QUe coisa boaaaaa!

A Bóia
A BóiaPermalink

Não foram não, Flavia. Só a Andes voa a Bariloche direto. Aerolíneas e Lan voam via Esquel. Por favor leia o texto principal do post. Está atualizado.

Andréa
AndréaPermalink

Amigos!

Esses posts estão sendo minha leitura diária e fonte de consulta permanente para minha viagem. Depois de chegar a ponto de desistir, percebi que as coisas estão se ajeitando com a Aerolineas - cujo maior problema que me tirava o sono era administrativo (greves e tal), e não relacionado com vulcão ou clima.
Já preparada psicologicamente para pousar em Esquel, apenas meu vôo de ida foi automaticamente alterado para lá - vou amanhã para Buenos Aires e na terça para Bariloche, via Esquel. Quanto ao da volta, a companhia vai deixar para a última hora - conforme informação no site da AA, para confirmar ou remarcar a volta via Esquel é necessário se dirigir à loja da AA em Bariloche mesmo, com antecedência de 48 horas. A minha volta é no sábado, dia 27.
De acordo com o que coletei de informações, a cidade de Bariloche e as vizinhas estão em uma briga com o governo para que haja uma liberação oficial quanto à viabilidade de vôos para o aeroporto de Bariloche, inclusive com ameaça de acioná-lo pelos prejuízos de as grandes cias aéreas não estarem pousando lá. Há poucos dias aparelhos de medição/avaliação das cinzas no ar chegaram à cidade, criando a expectativa de que tudo se resolva logo. Talvez por isso as companhias estejam deixando para resolver os vôos meio de última hora. A Província de Rio Negro, com a colaboração de empresas locais de transporte de pessoas, vai manter o transporte de turistas entre Esquel e Bariloche até, pelo menos, o dia 31/08, segundo um jornal local - até agora transportaram cerca de 25mil pessoas...
Gostaria de agradecer imensamente a todos os que compartilham suas informações aqui e à Bóia por manter uma fonte de dados tão boa e atualizada, que me ajudaram imensamente em minhas decisões.
Assim que eu puder, postarei minhas próprias noticias sobre a viagem.
Boa sorte a todos nós!

Andréa
AndréaPermalink

Ah! Só complementando.
Constam, no site da AA, os vôos de Bariloche cancelados até dia 26. Então, como já era de se esperar, todos devem usar o aeroporto de Esquel. Pelo menos dizem que o caminho é bonito, né?
Até o próximo post...

Juliana
JulianaPermalink

Chegamos ontem à Bariloche, viemos de aerolìneas, via esquel. Tudo certo com os voos e a viagem de ônibus é maravilhosaaaaaaaaaaa, sem comentários! Bariloche está perfeita!! Que cidade linda!!! Muita neve no Cerro Cathedral! Viagem inesquecvível!!! Depois comentamos sobre os demais Cerros.
Até o próximo post.