Salar de Uyuni a partir do Atacama: as dicas dos leitores

Salar de UyuniO Tiago do Rotas Capixabas vai agora em setembro pro Deserto do Atacama. E quer fazer o que eu não tive tempo, mas ainda vou fazer: aproveitar para dar uma esticadinha ao Salar de Uyuni, na Bolívia, que não fica longe dali.

O problema dessa esticadinha é que a maioria dos passeios tem nível de conforto sofrível (com trocadilho). E fazer por conta própria requer ou (1) tempo e coragem de rodar num 4×4 nas estradas do deserto ou (2) tempo e coragem de pegar transporte coletivo.

(Tenho um plano de voltar e encarar a opção 2 para documentar.)

A Nati já vez a opção (1), só que saindo de Salta, no norte argentino (uma superviagem triangular). Ela deu as dicas aqui e aqui.

O Tiago não tem tempo pra fazer o esquema da Nati, e está garimpando passeios organizados na net. O problema é que as opiniões parecem ser sempre divididas, então ele fica com um pé atrás.

Vou dar o meu pitaco: nas minhas pesquisas aparece uma agência de holandeses radicados na Bolívia chamada Ruta Verde que sempre é bem recomendada. Eles são baseados em Santa Cruz de la Sierra, mas fazem excursões de/para o Atacama e também em zig-zag. Achei esse roteiro de três dias, com saída e chegada em San Pedro, com hospedagem garantida mais ajeitadinhos da região (mas que eles avisam não serem de luxo). Dá para estender a 4 dias. Eles não dizem o preço no site. Há poucos comentários no TripAdvisor (veja o do alto desta página), mas não achei nenhum desfavorável. Enfim, tive uma boa impressão. Mas deve estar no patamar mais alto de preços desta excursão.

E você? Já fez Atacama e Uyuni na mesma viagem? Recomenda alguma empresa? Fez por conta própria? Incluiu Salta e Jujuy?

Conta pra gente!

Leia mais:

128 comentários

No inverno de 2009, fiz desde San Pedro de Atacama até Cuzco e fiz este trecho. Como não tive muito tempo para planejar contratei pela http://www.visitchile.cl, e o trecho de San Pedro até Uyuni, fiz com 4×4 privado (para podermos ir parando onde queríamos) e ficando em condições melhores pois no inverno lá faz MUITO frio. As paisagens são realmente ESPETACULARES.

Alguns highlights desta parte da viagem na questão estadia:
Hotel del Desierto:
https://www.taykahoteles.com/es/hdesierto.php
Dormir a 4 mil metros de altura num hotel onde a eletricidade é toda gerada por painéis solares não foi fácil, acordamos enjoados pela falta de oxigênio, mas o pordo sol foi inesquecível

Hotel Luna Salada (Hotel de Sal:
https://www.lunasaladahotel.com.bo/en.html
Dizem que estes hotéis de sal não são nada ecológico, eu fiquei sabendo somente depois pelo Lonely Planet. Enfim, o hotél é bem legal, a comida é boa, e fiquei surpreso em beber bons vinhos feitos na Bolívia.

De Uyuni para La Paz foi bem PUNK, de onibus noturno que trepidava o tempo todo até chegar na estrada principal (que não é lá grande coisa também). La Paz me surpreendeu, se não conhece vale a esticada. O problema é que aí vc vai querer fazer o Lago Titicaca, Puno, Islas Flotantes…
O Altiplano andimo é o máximo!

Aqui algumas fotos:
https://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=one_set72157627224642781

Aqui todo o trajeto que percorremos (pontos mais interessantes – projeto ainda em construção 😉 ):
https://maps.google.com/maps/ms?msid=205532480513921993318.000499a69b1e4e2544b52&msa=0&ll=-18.041421,-70.3125&spn=16.020244,14.018555

Estive agora por lá e vou blogar para voces. E bem tranquilo ir do Uyuni ao Atavcama, há linha de onibus com 4 horas de vigaem de Calama até o Yuni. No Yuni peguei um tour com a Salt lake Expeditionos que gostei,custou 60 dolares por 2 dias. O programa de 3 estava fechado. As paisagnes são incriveis e uma viagem inesqucivel por cores que voce vai se lembrar pelo resto da sua vida. Ao chegar em Yuni, compre imediatamente a volta pela Tour Bosu, se quiser continuar na Bolivia, que os outros sao lamentaveis, e se prepare para a noite mais gelada da sua vida – 10 o C sem aquecimento, mas o programa nao e uma fria.

    Ernesto, é fácil comprar a passagem de Calama a Uyuni? Você lembra qual a empresa que faz o trajeto?

Em 2009 Fiz o roteiro Chile-Bolivia – Peru. Passei 4 dias no deserto do atacama e em seguida contratei o tour do salar de uyuni pela CORDILLERA travel, 3 dias e 2 noites, parte do atacama e termina em uyuni.

Concordo com todos os comentários acima referentes a esta agencia. Mas confesso que naõ achei tão sofrível ou totalmente desconfortável.Foi simplismente incomparável! Cumpriram com o que prometeram, oferecem hospedagem e alimentação. Mas vá de coração aberto e curta a natureza que tem pela frente. Gente fresca e que não dispensa conforto não é aconselhavel fazer este passeio! 🙂

Espero ter ajudado!

Eu e a Helo fizemos este roteiro com a Colque em novembro de 2005.
Não sei se mudou muita coisa desde aquela época (o roteiro atual mais parecido é este: https://www.colquetours.com/datos_programa.php?zid=3&id=35&tid=7&lang=id1&bandera=2).
Quanto ao conforto, demos um pouco de sorte porque éramos somente 4 no carro (além da viagem no 4×4 ficar mais confortável, os quartos no refúgio da 1ª noite e no hostal na 2ª noite são alocados por carro – se tiverem 6 pessoas no carro, as 6 dormem no mesmo quarto).
Quanto ao refúgio na laguna Colorada (1ª noite) era só para dormir mesmo – não tinha banheiro no quarto e no banheiro que tinha não dava para tomar banho. O hostal da 2ª noite já tinha banheiro no quarto com água quente (como o hostal, que parecia ser da Colque, estava vazio, pedimos para usar um quarto separado do outro casal e o motorista da colque deixou numa boa). Quanto ao preço, na época era a maior barbada, acho que foi uns 80 dólares por pessoa (com tudo incluído, desde SPA até a cidade de Uyuni).

Está na minha bucket list certezaaaa! E se pá ainda adiciono Salta e Jujuy!

    Luiz, infelizmente eu tive que escolher: ou Uyuni ou Salta e Jujuy. E eu acabei escolhendo o primeiro.
    Agora, que dá vontade de fazer os três países numa tacada só, isso dá!

Fomos para o Uyuni pela Cordillera em dezembro do ano passado, depois de várias recomendações, tanto dos guias mencionados pela Camila como do fórum Mochileiros. Realmente, eles entregam o que foi prometido (refeições, alojamento com água quente no segundo dia e até vinho em uma das refeições) e nos avisaram dos percalços – água fria, refúgios rústicos, comida enlatada e falta de papel higiênico e de conforto. O nosso azar foi estar em um grupo em que todas as pessoas, com exceção do motorista e de uma espanhola, tinham mais de 1.80 m. Era duro ficar no último banco da 4×4. Além disso, o motorista boliviano e a espanhola não se bicavam e, a toda hora, brigavam, o que azedou a viagem. Ah, não vá esperando um guia turístico, mas apenas um motorista…
Recomendo a Cordillera, mas vá sem expectativas e de coração aberto para surpresas. O Salar é muito lindo, mas ainda está engatinhando no turismo.

Fizemos esse passeio em 2008, saindo de SPA e voltando para SPA depois de 3 dias rodando pelo deserto.

Desaconselho fortemente a fazer o passeio por conta, a não ser que você seja jipeiro nato e tenha a rota no GPS, caso contrário acho muito arriscado se aventurar num lugar onde não existem estradas.

Depois de muitas perguntas para quem já tinha ido, escolhemos a agência Cordillera Traveller para o passeio. Na época era a única que parava para dormir no hotel de sal. A Colque Tur, uma espécie de CVC de SPA na época, parava em acampamento na segunda noite. O preço não lembro exatamente, mas era com certeza menos da metade desses 1000 USD da Ruta Verde. Com alimentação incluída.

No primeiro dia saímos de SPA, passamos nas lagoas coloridas, no banho termal e dormimos próximo à laguna colorada, no ponto mais alto da viagem (quase 5.000 metros). No segundo dia mais lagoas, flamingos, vulcão e dormimos na entrada do salar, no hotel de sal (existe um outro hotel de sal no meio do salar, que funciona como museu). No terceiro dia rodamos pelo salar, a ilha dos cactus, o hotel-museu e terminamos em uyuni. Voltamos no início da noite pra SPA, com pernoite no meio do caminho, chegando na manhã seguinte.

Antes de irmos, nos apavoraram muito de que o passeio era desconfortável, a comida era pouca e que os lugares para dormir eram horríveis. Claro que depende de cada um, mas não achamos nada disso. Acho que tem um outro fator aí que conta que é a companhia, já que vão 6 turistas em cada jeep (a turma que fizemos foi muito boa). Mas não falta comida, não se passa frio nos alojamentos (não são hotéis, mas tb não são acampamentos), tem chuveiro quente,…

Enfim, acho que pra quem come coxinha de galinha com a mão e tomava água da torneira na infância, não tem nada de grandes desconfortos nessa viagem. E, por favor, com todas aquelas paisagens, você não vai focar seu pensamento em mordomias que você já sabe que não exitem por lá, só para ficar reclamando.

Aqui vão os links da nossa blogagem pelo salar:

https://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-08-laguna-tricolor.html

https://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-09-el-hotel-de-la-sal.html

https://unoencadalugar.blogspot.com/2008/03/dia-10-desierto-blanco.html

Olá Tiago,

Fiz a rota Atacama – Uyuni em agosto do ano passado. O passeio é lindo, mas é fato que os preços são meio polarizados. O melhor custo-benefício encontrei com a Cordillera Traveler (USD160,00), a mais bem recomendada pelos guias de viagem (Lonely Planet, Fodor’s, ect) e administrada por uma família boliviana. De qualquer forma, não espere luxo e conforto, que acredito serem compensados pela beleza da paisagem. No meu blog, os posts mais recentes são justamente sobre o Salar de Uyuni e os passeios no deserto do Atacama. Se puder, dê uma olhada: http://www.lachicademochila.com. Espero ter ajudado 🙂

Abraços,
Camila

Fiz a viagem entre San Pedro de Atacama e Uyuny com a COLQUE TOURS em maio de 2005.

O problema é que a Bolívia estava passando por uma convulsão social exatamente nesse período ! E o tour de 3 dias, acabou sendo de 2. Quando percebi que o movimento era crescente, vi a necessidade de adiantar o roteiro para cruzar rapidamente a fronteira com o Chile, via Oruro – Arica, mesmo porque as estradas para La Paz já estavam fechadas ! Decisão acertada, pois passei em um dia e as fronteiras bolivians fecharam no dia seguinte. Perdi La Paz e Titicaca, que ainda não fiz e estão na minha lista desse país de paisagens deslumbrantes que é a Bolívia !

Como já tinha visitado a Laguna Blanca em 2004, fiz o trecho entre San Pedro de Atacama e Uyuni em um único dia parando pouco tempo na Laguna Blanca. No dia seguinte fiz o tour pelo Salar propriamente dito.

Depois fui, já por conta própria (Sem a Colque Tours) para Oruro de madrugada de ônibus – 5 horas de viagem (prefira ônibus com aquecedor, pois o frio no altiplano nesse horário é muito rigoroso).

De Oruro peguei um ônibus para Arica – 12 horas de viagem. Passei na fronteira já anoitecendo e vi que a beleza da região Sajama – Chungara era ímpar também. Por isso no dia posterior, como tinha o dia livre em Arica, aluguei um carro e voltei até à fronteira (200km de Arica) e não me arrependi ! Além da estrada ter pontos incrívelmente sinuosos, a beleza do Vulcão Chungara e seus lagos é magnífica !!! Embora seja uma região menos visitada do que San Pedro e Salar de Uyuni, merece uma visita também !

Opa! Isso que é tratamento vip! Valeu Riq!
O passeio da Nati realmente encheu meus olhos, mas não foi viável para mim (falta de tempo e coragem! rs).
E, Riq, eu cotei com a Ruta Verde. As duas opções de passeios que eles tem saem a U$990,00 (3 dias) e U$1100,00 (4 dias) por pessoa. Tô achando um pouco salgado e, por isso, resolvi pedir ajuda aos viajandões sobre outras alternativas!

    Tiago, partindo na Boliva a partir de Uyuni, custa $ 30 por dia (trinta dolares) por pesoa. Voce fica em hoteis rusticos, mas limpos. Usei a Salt Lake tours, e gostei. Há várais agencias na Cidade. sugiro perguntar ao pessoal que esa voltando qual a agencia ue fizemam e se gostaram.

    ET. E impossivel e extremanete arriscado de se fazer isto por conta propria, mesmo tendo 4 X 4 proprio. O salar é enorme, tem pontos onde o sal se quebra, nao e sinalizado, e há risco de pane no motor.

    Da tambem para ir via Salta, sem problemas, mas e uma viagem longa.

    Acredito que seja proibido, eles não deixam qualquer um entrar de 4×4, pelo menos é o que o nosso motorista disse na época que fomos.

    Ernesto, eu atravessei o deserto em meu carro (cidade de Uyuni até o Chile) e contratei, em Uyuni, o passeio de um dia ao salar com carro deles.

    Eva,
    Deixa eu abusar mais um pouco de você. Nessa rota que você fez de carro, a estrada é tranquila? Tem sinalização?
    Em sendo o caso, eu conseguiria alugar um carro em Calama e chegar, no mesmo dia, a Uyuni e, de lá, fazer o passeio ao salar com as agências?

    Oi Tiago, eu não fui até Calama, desci para San Pedro pelo deserto de Siloli. O pedaço desse roteiro pelo qual passei, entre Uyuni e Alota, não é fácil, e exige um carro robusto. Eu não me meteria por ali em um carro alugado e sem uma parafernália de sobrevivência e segurança e sem muuuiiito planejamento.

    Partindo de Calama, pode-se parar em Abaroa e fazer um passeio pelo salar pelo outro lado, ´já me disseram que também é bem bonito. Como Abaroa tem menos estrutura, confirme tudo antes de ir. De Calama para Uyuni há trens (rústico) em 20 horas de viagem e ônibus (hiper rústico) em 12 horas.

    Mas, para mim, o melhor de ir ao salar de uyuni, foi o caminho pelo deserto.
    Este link tem um mapa para você visualizar o percurso.
    https://www.sanpedrodeatacama.net/index.php?option=com_content&task=view&id=126&Itemid=

    Estou por aqui, pode perguntar, é ótimo para relembrar essa viagem maravilhosa.

    Eva, tudo bem?

    Estarei no Chile em setembro e quero ir até o Salar de Uyuni, seguindo de lá para La Paz. Estou procurando várias informações na internet sobre como devo fazer o descolamento entre Calama e/ou San Pedro do Atacama para Uyuni. Já ouvi falar de trens, ônibus e até vans que cruzam a fronteira Chile/Bolívia.

    Enfim, como devo fazer esse descolamento?

    Obrigado!

    Uau…momento famosinha!!!

    Tiago, escreve para o Hotel del Desierto https://www.taykahoteles.com/index.php em Ojo de Perdiz, eles montavam tours privados e depois abriam para “avulsos”, pode ser uma ótima opção.

    Conversa, também, com a turma da Tupiza Tous https://www.tupizatours.com/esp/nosotros_info.php . São muito atenciosos e sérios, não fiz o passeio, mas me hospedei no hotel deles, em Tupiza e os conheci pessoalmente. Eles têm um roteiro que não pernoita no refúgio..

    Nos roteiros comuns, a idéia é driblar a falta de conforto do refúgio na laguna Colorada, incluído na maioria dos passeios. Ao chegar, negocie um pagamento extra para ter um quarto individual e leve um kit sobrevivência: lanchinhos, lenços de limpar bebê (para substituir o banho) e saco de dormir. As “roupas de cama” que encontrei eram… bem… pouquíssimo apetitosas, então joguei o saco de dormir por cima de tudo e… maravilha. Se não quiser carregar um saco de dormir, alugue um em San Pedro e leve daqui uma fronha da seda para sacos (que não pesa). Não esqueça do principal, muito bom humor. Mas é divertido, o salão de refeições do refúgio se transforma em uma torre de babel.

    Vale a pena!!!! As paisagens são incríveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito