30 dias entre Egito, Jordânia e Israel: como você dividiria?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

JerusalémO Erick quer ir em fevereiro pro Oriente Médio e zanzar por 30 dias.

Mesmo depois de xeretar tudo o que tinha por aqui, e ainda devorar os posts da Dri Miller do Dri Everywhere, da Fê Costta do Viaggio Mondo, da Mirella do Mikix e do Arthur do Agora Vai, ele ainda não conseguiu terminar a sintonia fina do seu roteiro.

De definido, por enquanto, só o início da viagem: depois de visitar o Cairo e Alexandria, o Erick vai voar a Luxor e pegar um cruzeiro pelo Nilo até Assuã. Ele quer fazer toda essa parte em doze dias.

As paradas de Jordânia e Israel, no entanto, ainda estão em aberto.

E você? Acha que doze dias são suficientes para a primeira parte da viagem? E como você distribuiria os 18 dias restantes entre Israel e Jordânia?

Conta pra gente!



Leia também:

Jordânia no Agora Vai, por Arthur Higiróez

Egito no Dri Everywhere, por Dri Miller

Jordânia no Dri Everywhere, por Dri Miller

Israel no Dri Everywhere, por Dri Miller

Israel no Mikix, por Mirella Mathiessen

Egito no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Israel no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Jordânia no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Egito pro Arnaldo, by Sylvia Lemos por Ricardo Freire

Israel: os diários hilários do Vitor Knijnik por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


75 comentários

Clara
ClaraPermalinkResponder

Não posso falar sobre a Jordânia, que não conheço, só sei que falam maravilhas de Petra, mas deve ser um país bem interessante.

No entanto é altamente recomendável que o Erick termine a viagem em Israel, pois terá o passaporte carimbado, não importa por onde ele venha. Apesar de Israel ter relações diplomáticas com a Jordânia, o fato de ter um passaporte carimbado por Isarel pode ser visto com desconfiança por alguns *indivíduos*, como por exemplo, alguém do balcão de check-in de hotel. Não é proibido, mas pode ser um pouco desconfortável(ou não, sei lá).

Quanto a Israel, reservaria (no mínimo)3 dias inteiros(sem contar chegada e partida) para Jerusalém, pois há muito para ver. Perto de Jerusalém está a fortaleza de Massada, e logo ali o Mar Morto.
Lembrando que faz frio no Oriente Médio nessa ocasião(fevereiro) e poderá até nevar, principalmente em Jerusalém.

Mas faria um percurso ou de norte a sul ou vice-versa(apesar do país ser cruzado de um extremo ao outro em 6 horas.

Ao norte de Israel dedicaria 4 dias, visitando lugares como Ceasrea, Haifa, Nazareth, Tiberias, Rosh Ha Nikra, entre outros.

Ao sul, se gostar de mergulhar tem Eilat, do outro lado do golfo de Akaba(Mar Vermelho), onde dizem ser um dos lugares mais bonitos para quem gosta de mergulhos, mesmo os mais simples. Eu não mergulhei na ocasião. Dois dias estaria bom.

Por fim Tel Aviv, onde há bastante o que ver da "Bubble": museus, cafés, vida noturna intensa para quem gosta de sair na "night". Aí depende mais do que o Erick gosta mais de fazer. No mínimo 2 dias inteiros.

Sílvia Oliveira

O meu depoimento é bem semelhante ao da Clara. Também não conheço a Jordânia. Fiz Israel, Egito e Turquia numa mesma viagem em 30 dias. Foram 13 dias no Egito (fiz o "cruzeiro" pelo Nilo numa Felluca e subi o Monte Sinai, saindo de Dahab) e fiquei 8 dias em Israel, com incursões aos estados palestinos, inclusive uma visita à Faixa de Gaza - levada por uma agência palestina de Jersualém. Sobraram cinco dias para Istambul. Os outros quatro dias, para fechar a conta, foram gastos com chegada e saída de um lugar para o outro. Também recomendo terminar a viagem em Israel, por conta do carimbo no passaporte. Muitos países da região não aceitam sua entrada se vocer tiver um carimbo de Israel. Vai que o Erick queira mudar alguma coisa no meio da viagem, sei lá! É melhor deixar Israel por último!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ah... só para lembrar que você pode pedir para eles não carimbarem o passaporte. Peça para o carimbo ser num papel a parte.

Rubiana
RubianaPermalinkResponder

Estou indo para Israel e Jordânia em maio e gostaria de indicações de agências de turismo (no Brasil ou Israel) para fechar os passeios. Alguém tem indicações?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rubiana! Deixe para fechar os passeios por lá. Nos seus hotéis você terá catálogos e panfletos.

Michelle
MichellePermalinkResponder

Fui a Israel em 2003, onde mora a família do meu marido. Fiquei por 16 dias e não consegui ir a Eilat, maravilhosa região de praia no sul do país. O tempo foi curto. Tudo bem que ficamos bastante tempo em Tel Aviv, para aproveitar os familiares, mas eu reservaria, fácil, metade desse período para Israel.

O país é pequeno, mas tem cidades lindas e muita história para explorar!

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Passei por Israel em julho passado. Infelizmente tive apenas 6 dias, então resolvi ficar em Jerusalém e explorar os arredores. Deu para aproveitar bastante. Como disse a Michelle, o país é pequeno e as estradas são excelentes.
Certamente com todo este tempo você poderá aproveitar muito.
Eu deixaria mais dias para Egito e Israel e um pouco menos para Jordânia, pois não sei se justificaria 10 dias só lá.
Abraço.

Gustavo Bonelli

Fiz essa viagem com a minha mulher neste ano entre abril e maio. Nao tenho nocao de como e o clima em fevereiro mas quando fui pegamos bastante calor durante o dia e frio tranquilo a noite. Nosso itinerario nao foi o mais racional pois inicialmente fariamos so Israel e Egito. Incluimos Jordania (Petra) so depois.

Achei muito boa a ordem do roteiro no Egito pq vai num crescendo de uau! smile Apesar de ter sido colocada como fechada a parte do Egito eu pessoalmente nao gostei de Alexandria. Comecaria direto pelo Cairo, desceria ate Luxor, indo ate Assuã e incluiria a peninsula do Sinai que pra mim e um dos pontos altos. A cidade de Sharm-el-Sheik ja esta muito explorada (tem ate Hard Rock Cafe). Fomos para Dahab, que fica a uma hora de carro e é muito bonita e mais tranquila. A regiao e linda pra mergulhar e se vc tiver pique sugiro fortemente a subida do Monte Sinai para assistir de la o nascer do sol. A experiencia e inesquecivel.

Do aeroporto de Sharm-el-Sheik tem voo pra Aman. So fui a Jordania para ver Petra, como falei. Hoje eu faria diferente. Iria ate Aman, desceria passando pelo mar Morto (os hoteis sao infinitamente melhores e mais baratos que do lado de Israel), Petra, deserto do Wadi rum (aquele de Laurence das Arabias) e cruzaria a fronteira para Israel de Aqaba para Eilat. Subiria de carro passando pelo deserto Negev e mar Morto, Massada indo ate Jerusalem. Minha viagem foi mais curta que a sua e de Jerusalem fomos para Tel Aviv e voltamos para o Brasil. Mas vc tera bastante tempo para explorar o norte do pais.

Espero ter ajudado. Se quiser dicas mais especificas e so falar.

Abs

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Oi Gustavo! Eu e meu marido estamos pensando em ir para Egito e depois Israel em setembro desse ano. Em que mes voce foi? Qual a melhor maneira de ir do egito para israel?Nao estamos encontrando voos. Temos e media 15 dias no total.
obrigada!

Ernesto, o pato

Tambem acho que não se justificam 10 dias na Jordania.

Minha sugestão seria alugar em Tel Aviv, e devolver em Jerusalém (onde não se precisa de carro), indo para Ako, Safed (que e a Cidade mistica da Cabala, muito interessante e pouco conhecida, o mais interessante é ir numa sexta feira), Galileia, Massada,Rio Jordão ( A cena dos peregrinos chegando lá é emocionante) Mar Morto, e Eilat ( e de lá para a Jordania, e Petra, deixando o carro 2 ou 3 dias num estacionamento).

Outra sugestão e se hospedar por uma noite em um kibutz, para conhecer este modo de vida israelense, que infelizmente está acabando.

Aconselho a verificar bem como está a situação real no Egito, com jornais locais, serviços estrangeiros, etc.. antes de bancar um pacote para lá.

A parte palestina perto de Jerusalem ( Belem) tambem e interessane, mas também recomendo checar como estão as coisas por lá antes de ir.

Cuidado nos taxis, veja se estão usando o taximetro, e se o preço é o correto, sempre pergunte para um local, pois tive alguns problemas.

No mais e uma grande experiencia.

Fernanda Castro

Fui a jordânia em 2008 e aconselho pelo menos 2 dias para Petra. A capital do país, Amã, tb é muito bonita e tem muita coisa p ver. Próximo a Amã tem Jerash e Aqaba, a primeira com ruínas romanas conservadas e a segunda tem antiga tradição em mosaicos. Não deixe de fazer o passeio para o MOnte Nebo, é muito lindo!

Clara
ClaraPermalinkResponder

Safed ou Tzfat foi muito bem lembrada pelo Ernesto. Fica num lugar mais alto, com uma vista privilegiada e é(e foi) o centro da Cabala séria- off show.

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Eu tb tou planejando uma viagem pra essa parte do mundo pra Abril. Jah comprei passagens e reservei hoteis. O meu roteiro ate agora eh:
Cairo - 4 dias
Alexandra - 1 dia
Amã - 2 dias
Mar Morto - day trip de Amã
Petra - 2 dias
Jerusalem - 3 dias
Tel Aviv - 2 dias
Istambul - 6 dias (talvez um day trip pra algum lugar)

Fiz esse roteiro pois consegui passagens por milhas pra os trechos Washington-Cairo-Istanbul-Washington e tb todos esses lugares, com excecao de Jerusalem, tem Marriotts e/ou Ritz Carlton e consigo um desconto muito bom nessa rede. Ate agora fiz o roteiro baseada soh no mapa mesmo, mas nao vi o que tem pra fazer alem do obvio em cada uma das cidades. Soh espero que de tudo certo qto a questao de vistos e que nao tenham maiores conflitos, principalmente no Egito.

Igor Raupp
Igor RauppPermalinkResponder

Acabei de chegar de uma viagem parecida. Fiz Egito, Turquia e do Egito peguei um tour para Israel e Petra (Jordânia). Como já comentaram, eu adicionaria Dahab no Egito. Dá para subir o Monte sinai e ver o nascer do sol (lindo! Tirei fotos excelentes!) e ainda mergulhar no Mar vermelho. Sem falar que fica bem próximo a fronteira com Israel. Se ainda tiver um tempinho, pense em ir ate Abu Simbel. Dá pra pegar um voo de Asuan de manha e voltar algumas horas depois. Achei o lugar impressionante!
Relatei esta viagem no blog expressoprooriente.blogspot.com e aos poucos estou colocando algumas fotos.
Quanto ao problema do carimbo de Israel no passaporte, como algumas pessoas levantaram, você pode pedir para carimbar numa folha separada, como eu fiz. Eles me perguntaram pq e eu disse que pretendia fazer uma outra viagem onde iria do Oriente Médio até a Ásia por terra. Nunca diga o real motivo! Eles carimbaram numa folha separada sem problemas (e eu passei duas vezes pela fronteira). Conheci um argentino nesta viagem, que teve problemas na entrada em Israel por ter carimbo de outros paises do Oriente Médio no passaporte, como a Síria.

Rodrigo Alves
Rodrigo AlvesPermalinkResponder

O problema do carimbo eh que alguns paises arabes nao concedem vistos ou entrada para que esteve em Israel. Como sabem disso? Olhando o carimbo em seu passaporte. Se tua ultima parada eh Israel e nao pretendes visitar outros paises arabes nos proximos anos, tudo bem, mas fora isso podes ter o carimbo de Israel sem problemas. Os paises que normalmente nao aceitam sao Siria, Libano, Ira, Arabia Saudita, UAE, Yemem etc.

Erick Miller
Erick MillerPermalinkResponder

Obrigado pelo post, Riq! Já começou a ajudar.

No Egito, minha idéia inicial é ir para o Cairo e para Alexandria (um dia apenas), depois voar para Luxor e de lá embarcar em um cruzeiro até Aswan. Acho que isso vai me consumir uns doze dias. Tenho o resto do tempo para dividir entre Jordânia (quero ir além de Petra) e Israel. Ainda não resolvi as cidades com certeza porque estou com dúvidas de roteiro. Tudo ainda pode mudar.

Minhas dúvidas são sobre a melhor ordem de cidades, principalmente onde é melhor terminar cada país para cruzar a fronteira. Eu não queria, por exemplo, terminar o cruzeiro em Aswan e ter de voltar para o Cairo para voar para outro lugar. Queria seguir uma ordem lógica, na medida do possível.

Alguns sugeriram Dahab. Pareceu-me bem interessante, mas onde incluir essa cidade, antes ou depois do cruzeiro Luxor-Aswan? Chegando lá como?

Pessoal, e sobre o clima em Israel e na Jordânia? Essa viagem começou pelo Egito, para onde todo mundo recomenda ir em janeiro e fevereiro mas depois resolvi ir estendendo e terminei nem pensando muito nessa questão do tempo. Chove muito? O céu fica aquela coisa cinza, que nem na Europa?

Gustavo Bonelli

Erick,

eu incluiria depois de Aswan. Da pra ir de aviao ate Sharm-el-Sheik e pegar o transfer para Dahab que pode ser sua base para o mergulho e a ida ao Monte Sinai.

Dai partiria para Jordania e Israel.

Abs

Rodrigo Alves
Rodrigo AlvesPermalinkResponder

Janeiro e Fevereiro aqui no Egito pode ser frio pela manha e a noite (algo em torno dos 14). Chuva eh muito raro mas pode acontecer, mas por exemplo em Dahab a agua estara bem fria.

Gustavo Bonelli

Erick,

Eu acho que acabei dando um monte de sugestoes e nao respondi exatamente suas perguntas. Nao sei quantos dias vc esta programando para o Cairo mas acho que tres ta de bom tamanho. Luxor, tem bastante coisa pra ver. E a maior concentracao de templos do Egito. Quando fui a recomendacao era dividir o dia em 2. Acordar bem cedo para a primeira parte, voltar para o hotel para almocar e fugir do calor e depois sair novamente no final da tarde. Tres dias para um ritmo bom estao de bom tamanho, fique 4 se quiser ir mais relax. Se der, faca o voo de balao que apesar de te tirar da cama as 4:30 da manha é sensacional. O passeio de feluca pelo Nilo (barco a vela tipico de la) e bem bonito. Nao fui a Aswan e imagino que vc esteja querendo ir pra Abu Simbel. So justifica a viagem se vc for pq e bem longe. Para chegar a Dahab, aconselho ir de aviao ate Sharm-el-Sheik. Apesar dos contras de se viajar de aviao, acho que vale a pena e economiza tempo. De la pegue um transfer para Dahab. Eu deixaria essa parte pro final. De la, voaria para Israel ou Jordania e faria de carro.

Eu iria do Egito para Jordania e de la para Israel.

Em Israel, dormimos uma noite em Ein Bokek pra aproveitar o mar Morto. A parada mais comum e Ein Gedi, para onde as pessoas fazem o bate-volta desde Jerusalem. Gostei mais do clima de Ein Bokek por causa dos hoteis. Ein Gedi e praticamente so a praia. A diferenca e que la vc tem a lama do mar Morto, que nao se ve em Ein Bokek. Jerusalem foram 3 dias. Eu acho que ate ficaria mais um. E muita coisa pra ver. Entao ou vc relaxa que nao vai ver tudo e fica menos dias, ou estende um pouco para conseguir manter um ritmo mais tranquilo. O blog da Dri (drieverywhere.net) tem muita info sobre essa viagem. Em Tel Aviv, ficamos mais 3 dias mas demos azar pq chegamos la na sexta quase hora do almoco, quando comeca o Shabbat. Isso e legal vc ver pq a partir do cair da tarde de sexta e durante todo o sabado, nada abre, incluindo alguns restaurantes. Acho que nossa impressao de Tel Aviv acabou sendo prejudicada por conta disso. Aproveitamos o sabado para passear por Yaffo que e a cidade que existia antes de Tel Aviv e foi o que salvou nosso dia. O bairro de Neve Tsedek é muito charmoso e cheio de restaurantes e barezinhos. O museu da Diaspora é imperdivel.

Acho que agora acrescentei um pouco mais.

Abs

Arthur | Agora vai mesmo

Concordo com a Clara na questão do passaporte. Deixe Israel por último. Fiz a Jordânia em uns 7 dias, emendando depois com Dubai. Fiquei no Mar Morto, Petra, Wadi Rum e Aqaba, que é a contraparte jordaniana de Eilat. É um ótimo local para mergulho, também. Eu ficaria mais tempo em Aqaba, mas não sei se no inverno o local fica legal para essas atividades. Tem aqui documentos oficiais do MinTur da Jordânia: http://pt.visitjordan.com/DownloadenJTBBroschüre/tabid/714/Default.aspx

Fê costta - viaggio mondo

Que delícia!!! Meu nome citado no dia do meu aniversário!! Isso é que é presente!!! wink) hahaha

Bom, minha sugestão é:

Voando de Turkish Airlines (GRU-IST-CAI/IST-GRU)
Depois de fazer Alexandria, Cairo e Nilo:
Sharm El Sheik - 3 dias (via Egypt Air)
Petra - 2 dias (atravessar por terra via Aqaba)
Dead Sea - 1 dia
Aman e Gerash - 1 dia
Jerusalem - 3 dias (atravessar por terra via King Faisal Bridge)
Tel Aviv - 1 dia
Istambul - 4 dias (verificar se há voos entre os países, caso fazer via Grécia - Angean Air/ Olimpic Air)
Pamukkale - 1 dia
Capadocia - 2 dias

Veja tb os posts da Turquia:
Pamukkale: http://www.viaggio-mondo.com/2009/12/pamukkale-o-castelo-de-algodao.html
Capadócia: http://www.viaggio-mondo.com/2010/01/capadocia-um-lugar-magico.html
Istambul: http://www.viaggio-mondo.com/2009/10/dicas-uteis-para-istambul.html

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Em 2008, fiz 14 dias de Egito visitando Cairo, Luxor, Edfu, Esna, Kom Ombo, Aswan e Abu Simbel (alem de templos e vilarejos no caminho).

Perto de Cairo, recomendo uma visita a Saqqara (en.wikipedia.org/wiki/Saqqara). Fica tambem a dica do restaurante Sequoia no Cairo (www.sequoiaonline.net/home.php)

Luxor, os vales dos Reis e da Rainhas e o templo de Hatshepsut sao imperdiveis, MUITA historia.

Quanto a Abu Simbel, nao deixaria para ir apenas se tivesse tempo, para mim foi o "highlight" do Nilo, a historia e' impressionante e os 2 templos do complexo sao incriveis.

Nao tive tempo, mas sairia de Abu Simbel e iria para Hurghada e/ou Sharm-el-sheik, para quem mergulha dizem ser um prato cheio. Depois Mt Sinai, seguindo para Jordania - Petra, terminando em Israel.

Finalmente, eu nao faria Egito de forma "express", depois vai ficar com aquele sentimento de que deveria ter feito melhor, eu nao fui para o Mar Vermelho e Monte Sinai e fiquei com esta sensacao.

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Eu só posso opiniar no caso do Egito. Fui duas vezes: na primeira, uma semana cruzeiro pelo Nilo mais Hugharda no mar Vermelho. ( Hugharda é facilmente dispensável, só se vc curtir mergulho ). Na segunda vez 3 dias Cairo ( achei ideal ) e uma semana cruzeiro no Nilo ( Abu-Simbel é um must, apesar de ser bem afastado )
Mais info no meu site com vários posts da minha segunda viagem :
http://deiatatu.wordpress.com/category/egito/

Thiago Augusto

Tenho muita vontada de ir a Israel, mas todo ano adio meus planos om medo de acabar sendo explodido por um extremista qualquer. Estou exagerando?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Israel é um país extremamente seguro -- e por isso mesmo cheio de perrengues para entrar, se locomover e sair. Em Jerusalém só aconteceu um atentado nos últimos 4 anos. E mesmo quando eram freqüentes o alvo não eram turistas, como no Egito.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Sem dúvida... Israel é super seguro. Meu marido tinha o mesmo receio e depois da visita tirou isso da cabeça.
A única coisa que é estranha pra gente, é ver os jovens uniformizados e com uma metranca na mão por toda parte.
Mas logo você entende que é assim mesmo, pois todo jovem (homem e mulher) tem que passar 1 ano no serviço militar.
Israel é fascinante!!!

Clara
ClaraPermalinkResponder

Mirella, permita-me uma correçãoeeks homens fazem 3 anos de serviço militar e as mulheres fazem 2 anos.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Estou com o Philipp, adiciono ao roteiro dele apenas Alexandria que dá para fazer num bate e volta do Cairo em 1 dia apenas. 10 dias no total foi a minha mas num ritmo tranquilo no Cairo onde fiquei 4 noites. Em 2009, fui de trem (que não recomendo) até Luxor e subi num cruzeiro até Aswan. Abu Simbel é imperdível. Uma alternativa é ver se há transfer para Aswan e pegar algum cruzeiro que vá a Luxor, que certamente tem mais opções de vôo do que Aswan - eu lembro que um amigo que morava no Cairo ia de avião para Luxor.

Rodrigo Alves
Rodrigo AlvesPermalinkResponder

Moro aqui no Egito e conheco a Jordania e Israel.
Alexandria nao tem nada de mais eu aconselho inclusive nem visitar, mas se tua curiosidade eh grande, num dia resolves.
Cairo tem varias atracoes e como o transito eh o inferno, aconselho nao fazer mais do que duas atracoes por dia. Faca os de sempre Gize, Museu, Kan al Khalili, Citadela mas nao perca Sakkara piramide mais antiga que as de Gize. Faca no mesmo dia Gize + Sakkara, no outro, Museu + Khan al Kalili e no outro a Citadela + Cairo islamico, assim nao ficas horas parado no transito. Feluca no Nilo eh obrigatorio, alugue por duas horas defronte ao Four Seasons de Garden City dah para ter uma vista linda da cidade, se puderes faca no entardecer. Nao vah de trem para Luxor nem de graca, pegue um aviao e faca o cruzeiro de Luxor para Aswan (http://www.farahnilecruise.com/) e volte de lah ao Cairo. Abu Simbel eh imperdivel, vah de aviao tambem. Aconselho o mar vermelho (Sharm ou Dahab, esquece Hurgada) se gostas de mergulhar e tens dias sobrando para ficar na praia ou num barco mergulhando, senao pula. Monte Sinai para mim eh chato. Horas caminhando para ver o nascer do sol no deserto. Na Jordania tambem nao tem muita coisa para ver alem de Petra e o Mar Morto que tambem podes visitar pelo lado de Israel. Amman eh bem comum e sem muitos atrativos. Jah Israel por ser pequeno podes ficar acomodado em Jerusalem e fazer os passeios de lah, Nazareth, Belem, Mar Morto, etc... Eu faria o Egito primeiro, dahi iria para a Amman de aviao, depois de carro para Tel Aviv, cuidado pois tens que trocar de carro na fronteira jah que carro jordaniano nao anda em Israel e vice versa....Abracao e boa viagem, vais adorar...

Rafael Cortez
Rafael CortezPermalinkResponder

Boa Tarde Rodrigo , tudo bem ?

Em Julho vou fazer Turquia , Israel e Egito ( nessa ordem ) .

Vc acredita que posso ter problema para entrar no Egito , devido ao carimbo de Israel ?

obrigado

Rafael Cortez

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! A El Al voa entre Tel Aviv e Cairo sem problemas. Aconselha-se pedir para que Israel carimbe sua entrada numa folha separada apenas para não ter problemas em outros países árabes com os quais Israel não mantém relações (Dubai, por exemplo).

Rodrigo Alves
Rodrigo AlvesPermalinkResponder

Na verdade fui muito apressado no comentario anterior e soh depois li que o Erik tem 30 dias no Oriente Medio. 12 dias no Egito esta bom. Dah pra fazer tudo. 4 dias no Cairo, pula Alexandria, 3 a 4 dias em Aswan e Luxor (http://www.farahnilecruise.com/) mais 4 dias em Sharm ou Dahab. Se gostas de mais agito vah para Sharm, se preferes a vida mais calma, vah para Dahab, mas Janeiro e Fevereiro eh frio, podendo chegar de 8 a 12 graus a noite. Entrar na agua sera um desafio. Se queres aproveitar a praia deves vir lah por Abril ate Junho onde as temperaturas comecam a subir mais. Jah 18 dias na Jordania e Israel acho muito. Petra e Mar Morto fazes em 4 dias facil, sobrando e 14 dias em Israel eh bastante, o pais que muito pequeno. Sugiro entao diminuir o tempo em Israel e ficar um ou dois dias a mais no Cairo para fazer os passeios com mais calma e poder aproveitar alguns restaurantes legais etc.

fabiann
fabiannPermalinkResponder

Questionamento a boia e ao pessoal que pretende ir: é razoável ir ao Egito por estes tempos ou seria arriscar demais?? prentedo ir em abril do ano que vem mas meu namorado tem medo. obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiann! A turbulência no Egito aconteceu há vários meses. Não há por que não ir grin

Lucio
LucioPermalinkResponder

Olá Riq e resto do pessoal! tó viajando pra o Egito, Jordania (Petra) e Israel a semana próxima. O roteiro do Egito tá praticamente pronto (chegada em Luxor, cruzeiro até Assuã e pulo até Abu Shimbel, voô até o Cairo, 3 dias lá visitando as atrações mais importantes e viagem por terra até Taba), em Taba tenho hotel pago por uma semana, mas, vou usar a cidade só como base para conhecer Petra, Mar Morto e Jerusalém. A minha dúvida é qual a melhor rota a fazer para conhecer esses destinos e evitar ao máximo problemas e demoras nas fronteras, sera melhor ir de ferry diretamente até Aqaba, passar por Eilat, ir primeiro até Jerusalem.....estou aberto a sugerencias, obrigado!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucio! Todos falam que Aqaba é mais tranqüilo.

Veja o roteiro da Fê:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/30-dias-entre-egito-jordania-e-israel-como-voce-dividiria/comment-page-1/#comment-161450

Lucio
LucioPermalinkResponder

Riq, obrigado pela tua rápida resposta, mas, como eu comprei o pacote de Egito numa agencia na Italia eles ofereciam uma semana a mais (al inclusive) no mar vermelho por um preço irrisório, e, a opção mais perto de Petra e Jerusalém era Taba, por isso essa vai ser a minha base na região. Li o roteiro da Fê e achei interesante incluir Aman e Gerach, fazendo ida pela Jordania, cruzar até Jerusalem ficar 3 dias e voltar por Eilat, pois o meu vôo sai de Sharm. Será que uma semana vai dar, vc que acha...abração e obrigado de novo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucio! Agora entendi... para fazer essas viagens em bate-volta, só pegando uma excursão. Por conta própria você não vai dar conta de voltar no mesmo dia.

http://www.longwoodholidays.co.uk/Egypt/Taba/Excursions.aspx

http://www.lonelyplanet.com/israel-and-the-palestinian-territories/transport/getting-there-away

Lucio
LucioPermalinkResponder

ok. vou averiguar, obrigado pela rapidez!!!!!!!!!!

Maria Aantonia Antonelle

Lucio,boa tarde! Estou pesquisando Israel e Jordania, e te encontrei dizendo que comprou o pacote em uma agência na Italia.
Estarei em Roma e de lá faço a viagem. Pode fazer a gentileza de me informar qual foi a agência.
Agradeço desde já.
Maria Antonia

Eder
EderPermalinkResponder

Olá
partucularmente não gostei do Egito, muitos turistas e muito assédio.
A Jordânia é um país maravilhoso. Petra é imperdível, Aqaba tem praias lindas, o Mar Morto vale a pena peça curiosidade, deserto de Wadi rum é outro lugar que você não pode perder.

Israel não conheci.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Acompanhem minha série de posts sobre Israel, que estão fresquinhas no blog e ainda tem mais por vir. No blog também já tem Petra e Egito, incluindo Sharm el Sheikh. Acessem: www.viciosdeviagem.blogspot.com

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ola,
Espero que possam me ajudar,desejo fazer uma viagem com meus pais por 20 dias entre Egito e Israel,pois eles desejam fazer todo os lugares bíblicos,mas não sei como ajuda-los.Sairemos do Rio de Janeiro,nem mesmo a companhia aérea que faz o trajeto sei ,iríamos no mês de dezembro ou janeiro. Agradeceria com as máximas informações possíveis ,caso achem que devo incluir outra cidade que seja interessante e como devo fazer a pra sair do Egito pra Israel seria de avião ?UFaaaaaaaaa. Agradeço .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Comece lendo os comentários anteriores; contêm informações importantes.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Ola pessoal, nao sei se esta pagina ainda esta viva????
Vou com meu marido pra Turquia e Israel no final de abril. Ficaremos 3 dias inteiros em Istambul, 2 dias inteiros na Capadocia, e 4 dias inteiros em Jerusalem (fora os dias de voos, etc). A quantidade de dias inteiros nestas cidades, esta boa?
Em Jerusalem, é facil conseguir os passeios guiados de dia la mesmo, ou melhor reservar daqui? Alguem sugere alguma empresa, ou algum guia de la? Obrigada!

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Olá Tatiana eu tenho umas dicas de como evitar roubadas em Istambul no meu blog, Istambul é muito bonita, vais gostar. Já ouvi falar muito bem de Tel Aviv em Israel, dizem que é muito legal se você tiver tempo inclua.

Armando
ArmandoPermalinkResponder

Olá pessoal,ja havia há 03 meses atras marcado viagem começando pelo Egito (Cairo ,Nilo etc),com essa instabilidade toda por lá ainda dá para manter?fico 03 dias no Cairo e já tenho guia contratado ....conversei com um espanhol de lá que disse-me que devo ir.O que acham ?obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Armando! É por sua conta e risco. O Deparatmento de Estado dos Estados Unidos desrecomenda viagens para lá neste momento.

http://www.tripadvisor.com/TravelAdvisory-k167-Safety_and_security.html

moema makiko
moema makikoPermalinkResponder

Boa noite,

Já li e reli várias infos, mas ainda não consegui saber o horário-bus de Amman a Petra, chegando numa terça-feira às 01h50min no Aeroporto de Amman.
Ou seria melhor ficar em Amman por 2 dias e depois seguir a Petra?
Ah, li no texto que de Amman posso fazer Jerash 1 dia, e depois Agaba 1 d, é isso mesmo?
Grata pelo help!
Moema

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moema!

Há apenas um ônibus por dia entre Amman e Petra. Sai da estação Abdali às 6h30 da manhã.

http://www.jett.com.jo/SubPage.aspx?PageId=230

Você pode combinar um trânsfer com o seu hotel.

andrea
andreaPermalinkResponder

ola, estou com viagem marcada para egito agora em abril. vou esticar para sharm el sheik so estou com duvidas qual passeio fazer, pois tenho 3 dias inteiro e 1/2 dia chegada e 1/2 dia ida.
li muito sobre petra, monte sinai e has mohamed. vale a pena fazer monte sinai? e canhão colorido? por favor me ajudem com as dicas.estou achando monte sinai cansativo...grata
andrea

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Monte Sinai tem significado para pessoas religiosas; como passeio, é fraco. Petra sim é um passeio que valeria a pena. Em Sharm el Sheik aproveite para mergulhar no Mar Vermelho.

andrea
andreaPermalinkResponder

outra pergunta, voces indicam alguma boa agencia la pra fechar?
grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Temos não. Mas no seu hotel você encontrará fornecedores testados. Nenhum hotel recomenda passeio que dá encrenca; quem agüenta o cliente na volta é o hotel, não o fornecedor.

Anderson Souza

Olá pessoal. Li todos os comentários e com base neles "criei" um roteiro que vou fazer no fim do ano. Aos que já foram, gostaria de saber se está legal ou se ficou impraticável. Além disso, gostaria de saber também a respeito de: se o inverno é tão rigoroso (vou com minha esposa em dez/14), cuidados com furtos/roubos, se preciso comprar tudo aqui ou posso deixar para comprar os trechos lá mesmo.... e o que mais puderem acrescentar. Não estamos pegando pacote turístico....estamos indo "por conta"....não sei se é recomendável... Falo inglês (intermediário....me comunico) e minha esposa arranha um espanhol/inglês.... é suficiente? Sei que devo pesquisar preços (e já estou fazendo isto - quero comprar agora em março/14), mas se alguém tiver uma base e quiser comentar seria de muita utilidade também...
Bom, segue o roteiro:
Dez/14
05 (sex) noite – saída ctba – SP
06 (sab) manhã – saída SP – Istambul
09 (ter) noite – saída Istambul – capadócia
11 (qui) noite – saída capadócia – (troia/efeso/piscinas/istambul)
13 (Sab) noite – saída Istambul – Cairo
17 (qua) manhã – saída Cairo – Alexandria – volta Cairo
17 (qua) noite – saída Cairo – Luxor (aéreo ou trem)
18 (qui) manhã – cruzeiro Luxor – Aswan (4 dias/3noites)
21 (dom) noite – Saídas Aswan – Amman - Petra (terrestre ou aéreo)
23 (ter) noite – saída Amman – Jerusalem (terrestre)
30 (ter) noite – saída Tel Aviv – Atenas (aéreo)
Jan/15
01 (qui) noite – saída Atenas – Ilhas Jônicas (praia) (aéreo / marítimo)
04 (dom) tarde – saída Ilhas Jônicas - Atenas
04 (dom) noite – saída Atenas – Istambul
05 (seg) manhã – saída Istambul – SP
05 (seg) noite – saída SP - CTBA

O que acham? Será que dá?

Gostei do post do Rodrigo Alves...foi bem direto...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! De cara dá para dizer que você pode ganhar todos esses dias nas ilhas Jônicas. Não se vai a ilhas na Grécia na virada do ano, estará tudo frio e vazio e provavelmente chuvoso.

De Assuã você precisa necessariamente voltar ao Cairo para então voar a Aman. Não queira fazer isso no mesmo dia, é possível que a conexão dê chabu.

Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Regina Lima
Regina LimaPermalinkResponder

Prezado Anderson,

Vi o seu roteiro. Já fiz Grécia, Turquia e Egito. Todos são interessantíssimos, no entanto, o tempo que você vai ficar em cada lugar é muito corrido.
Posso organizar um roteiro legal e você não irá se arrepender.

Já temos um roteiro montado para grécia e turquia em setembro.

Mande seu email e enviarei sem compromisso para você.
Att,
Regina Lima
contatos@aoredordomundo.com.br

Thaissa Duarte

Oi Anderson, já fui a Grécia e concordo que é melhor pra o verão. Turquia fui ano passado. Istambul no mínimo 3 dias (e ainda acho pouco!), na Capadócia ficamos 3 dias, mas em 2 vc faz os dois principais tours e o vôo de balão. Passei 1 dia em Éfesos e 1 dia em Pamukkale tb e vale bastante a pena.
Acho melhor comprar esses trechos internos antes. Dentro da Turquia as distâncias são grandes e ir de avião é a melhor maneira.
Com inglês você se vira muito bem lá, não tem problema nenhum.
Fomos no final de outubro e pegamos bastante frio na Capadócia. No resto era mais tranquilo. Achei seguro o país e não tivemos problemas algum.
Se quiser ver mais detalhes, escrevi no meu blog: http://viagemcomthatha.wordpress.com/

Anderson Souza

Ok.Já abandonamos a Grécia...

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Oi Anderson,
Fiz esta viagem, mas sem o Egito e Jordânia. Tenho os relatos no Cumbicão (Grécia, Israel, Turquia).
Acredito que a Grécia é um lugar para ser curtido no verão, fez bem em excluir.
A Capadócia, se você ficar bem localizado na região de Goreme, dá sim para fazer em dois dias.
Eu sugeriria uns 3/4 dias em Istambul, para poder fazer com calma.
Jerusalém no mínimo 4/5, pois assim você pode explorar os arredores (Belém e Mar Morto) no mínimo.
Sugiro comprar tudo o quanto possível aqui antecipadamente porque comprar lá não é fácil.
Abraço.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Bom, quem deseja visitar o Egito recomendo que contratem um guia, principalmente pela tensão política que está atualmente. Viajei para lá em outubro do ano passado, e só pudemos aproveitar o que aproveitamos com a ajuda do nosso querido Hadi (https://www.facebook.com/viagemegipto.guia). Quanto à Grécia, nós postamos recentemente sobre nossa visita a Milos, que foi surpreendente.
http://paineldomundo.blogspot.com.br/2014/04/milos-o-que-ver-e-como-explorar-ilha.html

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi Anderson,
Sobre o Egito, não posso ajudar.
Qto à Turquia, fizemos tudo sozinhos, compramos o trecho interno/aéreo para chegarmos à Capadócia, e nosso hotel em Goreme fez os transfers do/para aeroporto. Eu ficaria no mínimo 3/4 dias inteiros em
Istambul, e dois em Goreme. Além do fuso horário e cansaço da viagem, os dias são curtos (inverno). Fomos em dezembro tb, pegamos muito frio e neve em Goreme.
Se ficar na parte histórica de Istambul, as atrações podem ser visitadas à pé, mas o sistema público de transporte da cidade é ótimo. Alguns taxistas são mal intencionados.
Na Jordânia, contratamos uma agência (obodas tour) para fazer nossos deslocamentos (carro + motorista) e passeios nos arredores de Ammam e Mar Morto. Valeu muito à pena pois conhecemos muita coisa, sem correria.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá! Alguém sabe foi recentemente para o Egito? Gostaria de ir em Fev/2015 mas estou preocupada com a segurança....Dicas serão bem vindas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Segundo este fórum bem recente do TripAdvisor, a situação está tranqüila para turistas:
http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g294205-i9426-k7970115-Safety_vs_fear-Luxor_Nile_River_Valley.html

Simon
SimonPermalinkResponder

Oi Carolina,

também estou querendo ir para o Egito em fev/março de 2015, tentando combinar com Dubai e Jordânia. Já definiu sua viagem?
Abraço.

Edna Pelutti
Edna PeluttiPermalinkResponder

Bom dia / Boa tarde

Qual é o valor da viagem para Jordânia - Mar Morto e Petra;

Data de saída : 06/04/2015
Retorno : Aceito sugestões.
Lugares que desejo conhecer, porém aceito outras sugestões;
- Parque Marinho de Agaba
- Mar Morto
- Petra
- Karak
- Madaba
- Se der tempo gostaria também de ir para Amã.

Cotação para:
1º opção - 02 (dois) adultos, sendo: 01 (um) quarto duplo;
2º opção - 03 (três) adultos, sendo: 01 (um) quarto duplo e 01 (um) quarto individual;
3º opção - 04 (quatro) adultos e 01 (uma) criança de 04 anos (vai viajar com o pai), sendo: 01 (um) quarto duplo - 1 (um) quarto duplo (pai e filha) e 1 (um) quarto individual.
3º opção - 05 (cinco) adultos e 01 (uma) criança de 04 anos (vai viajar com o pai), sendo: 02 (dois) quartos duplos - 1 (um) quarto duplo (pai e filha).
4º opção - 04 (quatro) adultos, sendo: 02 (dois) quartos duplos.

Aguardo breve retorno.

Att.

Edna Pelutti

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edna! Somos apenas um blog. Procure um agente de viagens.

Rodrigo Rodrigues

Olá, Boia. Tudo bem? Eu e minha esposa temos 20 dias de férias e a ideia inicial era fazer Egito e Jordânia. Só que nossas ferias vão do final de agosto (dia 24) até 13 de setembro. Vale a pena, levando em conta o calor escaldante que faz essa época do ano por lá? Será que é tão brabo assim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Vale dar uma olhada no Weather.com e procurar pelas médias históricas de temperatura nesta época do ano.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Olá, pessoal do VnV!
Então, queria saber se alguém conhece a agência (egípcia, ao que parece) "http://br.memphistours.com/"; alguém já comprou algum pacote com eles? É segura? Deu tudo certo?
Procurei referências na internet, mas não achei.
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Infelizmente não temos nenhum comentário sobre esta empresa. Veja como pesquisar sobre a reputação de serviços na Internet: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá, comprei 2 pacotes com a Memphis tour, um cruzeiro pelo rio Nilo e outro para Baharya Oasis. Eles são excelentes, super organizados com excelentes guias falando português e honestos. Pode comprar qualquer pacote com eles sem dúvida.

Usermatra
UsermatraPermalinkResponder

Fazer uma viagem ao Egito, uma terra de tantos contrastes e costumes, certamente não é a melhor opção, e necessario contratar guia local , aqui deixo dica de Guia no Egito que fala português , Hadi
contato hadisaladino@gmail.com
Depoimentos sobre seu trabalho aqui :
http://viagemehistoria.com/egito-dica-de-guia-turistico/#comments

ihab
ihabPermalinkResponder

OlA a todos.
e muito bom ver amigos brasileiros escrevendo sobre egito bastante detalhes ,mas acho para conocer egito de verdade precisa de ver e conocer atraves de falar com as pessoas andar pelo as ruas ,eu sou egípcio ,faz 10 anos trabalhando com brasileiros como guia TAMBEM EU SOU egiptologo, no caso de precisar de ajuda ,não fique com dúvida escrever para mim e ter contato comigo meu e-mil e
egipto_1000@hotmail.com

bastante dicas sobre mim como guia voce acha nesse site

http://viagemfantastica.com/dica-de-guia-turistico-no-egito/

Abraço,

Samuel Ben Zikri

Vencedor no TripAdvisor em 2015 e 2016 como melhor guia com 100 % de satisfação de atendimento a seus clientes

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar