A Roma dos romanos: você sabe o caminho?

Imediações do Monte Testaccio, Roma"Em Roma, faça como os romanos" deve ser um dos três clichês mais repetidos em qualquer idioma ocidental, mas na vida real a tarefa é das mais difíceis de realizar. Para começar: onde é que estão esses tais dos romanos? Por onde quer que se ande no centro histórico de Roma, os turistas dão a impressão de estar em maior número do que os nativos. E boa parte dos estabelecimentos comerciais que você encontra pelo caminho parece estar mais consciente disso do que seria desejável.

Qualquer guia com alguma pretensão descolex vai recomendar que você evite lugares com cardápios poliglotas afixados na porta ou com qualquer apelo em inglês visível da rua. E vai sugerir lugares que... bem, que logo vão ficar lotados por turistas que fogem de lugares lotados de turistas...

A única solução parece ser sair do caminho dos colegas. Naquela semaninha de junho de 2008 que passei em Roma, só me senti em lugares não-turisticos nas ruazinhas mais escondidas do Trastevere e também no charmoso bairro do Monti (que fica numa posição ótima, entre o Coliseu e o Quirinale). Ah, sim: também fui numa sábado à noite ao Testaccio, um bairro mais humildinho, perto da estação Ostiense, que tem trattorias freqüentadas pelos nativos e uma megamuvucona na rua nos fins de semana de verão (a foto é de lá). Mas não tive tempo de ir à região do Flaminio, que a Marcie (que morou anos por lá) tinha me indicado. Também não consegui forças para zanzar à noite para os lados da via Tiburtina, em San Lorenzo (próximo ao Termini!), que parece ser uma das áreas favoritas da estudantada.

Isso tudo veio à baila porque o Beto vai terminar um périplo umbro-toscano com uma pequena temporada em Roma. Como já fez todos os lerês em vidas, perdão, em viagens passadas, desta vez ele queria fuçar por lugares da cidade que ainda não tivessem sido invadido por bárbaros como nós.

Fazendo aquele meu deverzinho de casa, inicio as discussões com:

Monti no New York Times

Testaccio & Ostiense no Spotted by Locals

San Lorenzo (via Tiburtina) no Spotted by Locals

Flaminio no Spotted by Locals

Mas o que eu queria mesmo eram as dicas que você tem a dar pro Beto, pra mim e pra quem quiser encontrar a Roma dos romanos. Grazie mille!

Página de Roma no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Denise Mustafa

Tem tb a Via Urbana, que fica próxima ao Termini, com vários restaurantes charmosos de comida gostosa. Quem indicou foi a dona do B&B em que nos hospedamos, uma brasileira. É off turistada total, e uma caminhada super bacana pelas ruelas da cidade. Eu curti! smile

Silvia Spinassi

Na Via Urbana, experimentem a lasanha de berinjela no "La Vaca Briacca", é maravilhosa!

Fefelima
FefelimaPermalinkResponder

San Lorenzo é realmente muito legal para sair a noite e não está em nenhum guia de Roma. É uma área cheia de jovens pois fica perto de uma de uma faculdade (ou universidade) de Roma. O povo fica na rua bebendo, tem uma pracinha principal que volta e meio rola um evento (uma feira ou um show).

E apesar de já estar ficando mais conhecido acho que o Trastevere continua sendo uma opção meio off turitada. Estive lá em junho e suas ruazinhas continuavam super tranquilas de passear e os restaurantes deliciosos sem fila. smile

Diego Maia
Diego MaiaPermalinkResponder

Fui pra lá em julho e fiquei hospedado na casa de um amigo romano. Fiz o roteiro turístico básico: Vaticano, Coliseu e Foro, Trastevere, Castel Sant'Angelo (andei uns bons 4km às margens do Tibre), Piazza Navona, Piazza Di Spagna, Pantheon, Fontana di Trevi, Galleria Borghese, me enfiei em ruazinhas do Centro Storico e etc.

Mas não vi (muitos) turistas em duas atrações que considero imperdíveis pra quem gosta de cinema e música e vai à cidade: a Cinecittà e o Parco Della Musica.

A Cinecittà está aberta a visitação há pouco tempo. Pensei que fosse encontrar dezenas de turistas fãs de Fellini na porta, mas me enganei. Paguei 15 euros para uma visita guiada (apenas em italiano, mas a guia entendia inglês e explicou algumas coisas para quem perguntou) com mais umas 8 pessoas (todos italianos - não tinha mais ninguém mesmo!). Na visita é possível pra ver sets de filmes como Gangues de Nova York e de séries como Roma (impressionante). Não entramos nos sound stages, mas vi de longe o preferido do Fellini. Aliás, há vários "pedaços" dos filmes dele espalhados por todo o complexo (várias estátuas nos jardins, principalmente). Fora o pequeno passeio pelos sets e jardins, há uma instalação simples mas bacana que explica como os filmes são feitos e exibe peças de várias produções históricas rodadas lá (de "Cleópatra" a "Gangues de Nova York"). Valeu bastante. O metrô fica na porta.

O Parco Della Musica é um conjunto de auditórios no norte da cidade, não muito distante do Monte Mario (uma das melhores vistas da cidade). O projeto arquitetônico, modernoso e assinado pelo Renzo Piano, é incrível, a acústica de todos os auditórios é impecável e a programação é muito boa (vai de indie rock a concertos de música italiana típica). Vale sempre checar a programação em http://www.auditorium.com/ Há algumas exposições temporárias interessantes também.

Ah, importante: a melhor sorveteria que encontrei na cidade (e experimentei MUITAS, acredite razz) foi a Ping Pong Ice, perto do Metro Lucio Sestio, na ZL romana. http://www.ping-pong-ice.it/index.php Sorvete baratinho, delicioso e 100% turista-free.

Virginia Lucia

Nossa, que maravilha, na cara da minha viagem um post assim parece presente! Já anotei tudinho, Diego, ótimas dicas, devo fazer a reserva da visita guiada para a Cinecittà. Abração.

Maravilha, anotadíssimo.

Gustavo - Viajar e Pensar

Também achei Roma sem Romanos, mas encontrei excessão em Termini nesta sorveteria que indico:

E na Região de Trasteveri num restaurante que não recomendo, fui por ter o mesmo sobrenome, mas fuja. Mas em Trastever existem vários butecos e cantinas somente com locais.

Boa Viagem!!!

MarciePermalinkResponder

O Aventino é um excelente lugar para você encontrar os romanos. No Giardino delle Arance há um belvedere que vale a visita.E os Romanos "quatrocentões", com direito a alguns restaurantes bárbaros ( La Scala, por exemplo, é um favorito de longa data! - procure pelo Fabio e diga que é meu amigo), frequentam o Parioli.

A Balduína, que é um dos lugares mais feios da cidade, e onde morei por uns 6 anos, só tem de sensacional a vista inteira da cidade. Se você for ao Hilton Cavalieri, e der um pulinho no bar do último andar vai morrer de felicidade: é de tirar o fôlego. Você vai ver Roma inteirinha, até o Bolo de Noiva ( que é como os romanos chamam o Altar da Pátria). Aliás, apesar do hotel ser da rede Hilton, ele se adaptou muito bem na paisagem romana: fica dentro de um parque lindíssimo, com quadras de tênis e uma piscina semi-olímpica muito bonita - e extremamente bem frequentada.

O Flamínio só tem como vantagem ser walking distance do centro, não tem nenhuma atração especial. A não ser que você goste de futebol: eu ia, a pé, em cinco minutos da minha casa pro estádio...

No Centro Storico há alguns lugares que não são frequentados por turistas: a trattoria La Campana, que fica no Vicolo della Campana 18, é um deles. Outro, super tradicional e com comida excepcional é a Fiaschetteria Beltramme, que fica na Via della Croce, em frente à Vertecchi ( uma papelaria sensacional!). É um lugar minúsculo que não aceita reservas, frequentado por insiders.

Deu uma saudadona, agora... mrgreen

Se precisar de mais alguma informação, não hesite em gritar! lol

BetoPermalinkResponder

MAAAARCIE!!! lol Só tô treinando, quando precisar eu te cutuco. Não sabia que você havia morado lá. Adorei as dicas. Obrigado.

Morei lá quase 15 anos, Beto! Quando precisar é só chamar! wink

val
valPermalinkResponder

eu indico o Blog Magari Blu, da Ana Maria, brasileira morando em Roma

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Poxa, já citaram alguns dos lugares que eu iria enumerar. O Cinecittà é longe, mas vale a pena (tem uma estação de metrô próxima).

San Lorenzo tem um movimento de estudantes e uma turma descola, tem duas universidades ao lado. Não adianta ir em julho/agosto.

Quem tem vocação para explorar lugares que querem transformar em cool, mas ainda estão longe disso, para dizer "eu fui quando ninguém falava de lá" pode dar uma passadinha ao sul do EUR (no sul da cidade, o EUR é um distrito governamental construido por Mussolini na década de 1920, e inventaram que querem dar "vida noturna" à área adjacente à ele).

Uma área em tão escondida, mas relativamente tranquila é o Quartiere Tuscolano. É uma região majoritariamente residencial, mas onde há vários restaurantes locais, discretos e alguns com excelentes referências. Mas é preciso garimpar: a cena gastronômica ali anda mudando. É um lugar para trattorie, para comida mais quotidiana. Ao sul do Quaritiere, fica parte do parque natural dell'Apia, um parque linear que acompanha a antiga estrada romana de mesmo nome. O parque foi ampliado há uns 5/6 anos e ganhou uma enorme, gigantesca área que antes era propriedade privada sem uso de descendentes de uma família de nobres - de ponta a ponta, são quase 2 quilômetros, mas o local é um oásis de paz e tranquilidade em meio ao caos da cidade e às multidões. Nào sei se ainda são permitidos piqueniques lá.

BetoPermalinkResponder

E antes que eu me esqueça, valeu Riq/Bóia, cês são uns fofos.

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Quantos autênticos romanos de plantão! Que inveja. A única vez em que me senti uma romana foi quando estava hospedada na casa de um amigo - brasileiro, porém vivendo em Roma,e fomos convidados para jantar na casa do vizinho do apartamento no andar debaixo.Não entendi quase nada do estavam conversando, mas achei o máximo.

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Riq, já falei que eu te adoro? Ah comandante, eu sei que o post é para o Beto smile mas parece presente para mim grin que estou embarcando dia 18 para uma super viagem para Italia e já entrei aqui diversas vezes buscando dicas e anotando tudo, inclusive o bate e volta para pompeia e peguei o roteiro da aluna da carla, Veneza, Firenze e Roma, tudinho mastigadinho igual o comandante ensinou grin chegando por Veneza, voltando por Roma, olha só como aprendi direitinho? Te adoro, e esse post veio em boa hora!

Bjs trips....
Patsy

Pro Beto e pra torcida do São Paulo, Patsy. wink

Cleiton
CleitonPermalinkResponder

Patsy, tudo bem? Estou indo pra Italia também no dia 24 de setembro e vou fazer de Veneza para Roma de carro. Fiquei interessado no "roteiro da aluna da carla" que você mencionou, porém não achei no site. Você consegue me passar?
Todas as dicas do post e também da galera foram sensacionais. Com certeza a minha viagem será muito mais proveitosa.

Malu
MaluPermalinkResponder

Cleiton o link é:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/ . Texto e mais 574 comentários para sua viagem ser perfeita.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Eu tenho um restaurante pra indicar, que fica em regiao turistica, perto da Navona, mas foi onde eu mais vi clientes que pareciam ir ali sempre - daí deduzi que ou são romanos, ou são estrangeiros que estão a mais tempo na cidade, rsrs. Chama-se La Pace del Palato. http://www.lapacedelpalato.com

É até o momento o único restaurante que eu gostaria de retornar em Roma.

Anderson e Mariana

Amigos, estarei em Roma com minha filha de 15 anos de 07 a 11 de janeiro. Além dos lerês, teremos tempo para ver os nativos ? Estas dicas servem para este período ? Abraços e obrigado.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Os dias são curtíssimos, 8h ainda está escuro, 17h está escuro novamente.

As dicas valem para todo o período, mas só fique atento em caso de nevasca, que deixa caminhadas, como do Parco dell'Appia, impraticáveis,

Márcia Maia
Márcia MaiaPermalinkResponder

A Vila Borghese. Não a Galeria, que fica na Villa, mas o parque em si. Lindo, imenso, cheio de árvores e banquinhos, no coração da Roma turística.
E em San Giovanni, há muitos restaurantes bons e baratos onde só os romanos vão.
Fui em maio.

MarciePermalinkResponder

É verdade, Márcia! Esqueci de mencionar San Giovanni. E além dos restaurantes simpáticos tem a Igreja San Giovanni in Laterano, belíssima, e que tem uma particularidade: ela é mais bonita nos fundos que na frente.
E, bem escondidinha, que muito pouca gente conhece, a Chiesa di Santo Stefano Rotondo - linda de morrer.

Márcia Maia
Márcia MaiaPermalinkResponder

Ficamos em um apartamentinho ali perto, Marcie. E eu, que já havia ido a Roma antes, saí de lá encantada com San Giovanni e arredores.Estive em Santo Stefano: linda demais.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Amigos, estarei viajando a Roma e a Toscana em maio próximo, com minha filha de 6 anos. Alguém indica programas legais para crianças dessa idade nessa região?
Obrigado!!

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Oi Eduardo,
Não deixem de ver o Explora, museu interativo para as crianças! http://www.mdbr.it/ (cuidado, o museu fecha às segundas e programem-se pq a visita só dura 1h45).
Vcs também podem passear na Villa Borghese, ver os jardins, os lagos, fazer um piquenique, alugar bicicletas e tem até um zoo.
Se tiverem tempo, podem ir visitar o Castello di Lunghezza, onde tem Il Fantastico Mondo del Fantastico com atividades com personagens como Cinderela, Alice, Batman... http://www.fantasticomondo.it/ De Roma, Stazione Tiburtina (Metro B), pegar o ônibus para Tivoli e saltar em Lunghezza.

Lele
LelePermalinkResponder

restaurante Piccolo Abruzzo. Fiz um post sobre http://dropsofjuno.alesie.com.br/?p=395

e sorveteria, por favor, por favor, Gelateria del Teatro.

Boa. Vou conferir.

Magrineli
MagrineliPermalinkResponder

Eu e Crsitina nos sentimos entre os nativos quando seguimos uma dica e fomos comer em uma das melhores pizzerias di Roma. É a Baffetto http://www.pizzeriabaffetto.it/ onde, entre um copo de cerveja ou uma jarra de sangria (estava quente e tinha no cardapio) comemos otimas pizzas no melhor estilo italiano. Recomendo...

MarciePermalinkResponder

A Baffetto é tradicionalíssima, em Roma. Mas, cá entre nós: a pizza no Brasil é tããão melhor do que a Italiana. (saindo da sala com medo de apanhar...)

lol

Fan
FanPermalinkResponder

Marcie, vc me indica algum hotel/pousada próximo ao Centro histórico? Estilo BBB?

Vinicius Buccazio

Eu recomendo uma visita ao Gianicolo, uma colina com lindas visões aéreas de Roma e quase não tem turista. Você pode chegar lá depois de fazer uma visita ao trastevere que também fica perto.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Olá!
Estive em pela primeira vez agora em agosto e sendo assim fiz praticamente o circuito turistico, mas estava com uma amiga que mora na Italia e vai frequentemente a Roma.
Jantamos em um restaurante em Trastevere La Cisterna (http://www.lacisterna.com/), que além da comida ser deliciosa, o atendimento ótimo, em baixo do restaurante ha uma cisterna.Adorei! Por isso compartilho com vocês...

BetoPermalinkResponder

E um lugar pra uma boa birra, alguém conhece?

Luís Otávio Médice

Pessoal,

Alguém tem um roteiro de Cidades para conhecer na região de Toscana? Qual o tempo de vocês indicam? Eu e minha noiva estamos programando no mês de setembro/2012.

Olá, Luis Otávio!

Há vários na caixa de comentários deste post:

Há um site inteiro sobre a Toscana em português:

Não há nada obrigatório, quanto mais você se perde mais você se encanta.

Em outubro o Ricardo Freire vai passar pela região, acompanhe sua viagem aqui no site.

cristina
cristinaPermalinkResponder

Oi !
Sou romana e achei muito engraçada esta conversa.
confirmo..nos romanos moramos em Roma..ainda nao somos na exstinçao, graças a Deus !
Normalmente durante a semana trabalhamos e saimos na sexta ou no sabado.
O romano nao è um Panda ! smile

Cristina
PS para Beto...na proxima para uma boa "loira" experimente a Birreria Peroni, esta perto praça SS. Apostoli e foi a primeira cervejeria da cidade, tem mais que 100 anos !

BetoPermalinkResponder

Já tá na agenda, Cristina. Valeu.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Olá, alguém saberia informar alguma loja para aluguel de terno/roupa social em Roma? Dessas lojas express para estrangeiros (não sei se existe).

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

O local que eu mais amo mesmo é o Trastevere. Talvez não seja o mais escondido e inesperado de Roma, mas mesmo assim é super fotogênico, cheio de charme, e lotado de coisas boas para comer. Almoçamos num restaurante lá em maio/14 com a nossa filhinha de 3 anos (na época!) e teve uma história engraçada (para mim ao menos razz ) que eu conto aqui: