Bariloche: Aerolíneas retoma vôos diretos; Cardenal Samoré reabre

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, Bariloche

Quem for a Bariloche e aos lagos andinos no finalzinho da temporada de inverno vai encontrar as condições de acesso quase normalizadas. (Note o quase.)

Paso Cardenal Samoré

A fronteira terrestre mais próxima de Bariloche, o Paso Cardenal Samoré (vizinho a Villa La Angostura) já reabriu. Funciona algumas horas por dia e permite a passagem de ônibus. Com isso já dá para viajar entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt sem precisar cacifar os 230 dólares do Cruce de Lagos.

Nos sites das cias. que fazem a rota, consegui descobrir uma freqüência diária na chilena Cruz del Sur (a 13.000 pesos chilenos, ou 25 dólares, o trecho) e outra na Andesmar (a 120 pesos, ou 28 dólares, o trecho). Não consegui fazer funcionar o buscador da Via Bariloche, que também opera a linha.

Aerolíneas volta a pousar em Bariloche

Agora é oficial: a Aerolíneas e sua subsidiária regional Austral retomam os vôos diretos a Bariloche no dia 17 de setembro. Como sempre, vá conferindo o status da sua reserva no site da cia., que é useira e vezeira em remarcar horários e inventar de última hora pernoites em Buenos Aires.



Lan continua voando via Esquel até 30 de setembro

Pelo menos é o que continua anunciado no site argentino da empresa. Se houver novidade, a gente atualiza aqui.

Até quando vai a temporada de inverno em Bariloche?

Pode ir até o iniciozinho de outubro, mas depende do volume de neve que permaneça nos cerros. Melhor do que perguntar para mim ou para a Bóia -- que não temos como saber! -- é acompanhar a situação pelo Facebook do Cerro Catedral e pelo site do Piedras Blancas (esquibunda).

O que tem em Bariloche depois do inverno?

A maior atração de Bariloche para os brasileiros é o contato com a neve -- mas o fato é que a região é bonita em qualquer estação. A partir de meados de outubro, quando não houver mais neve, a pedida é alugar um carro e explorar as estradas que ficam fechadas ou perigosas durante o inverno.

Leia: Bariloche sem neve, bonito de todo jeito por Ricardo Freire

Leia também: os relatos de quem foi a Bariloche nesta temporada por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


56 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

luciana Pires
luciana PiresPermalink

olas,

bom seguinte...minhas ida a Bari será no dia 14 de setembro, vou de milhas TAM até Buenos Aires e de la sigo para bari, minha passagem aérea não foi cancelada nem alterada, até o momento tudo indo bem, mas enfim estou preparada para mudança de planos

a viagem sera linda estamos indo 3 irmãs com seus 3 filhos, primos que se adoram e pela primeira vez verão a neve, eu ja conheço bari e acho o máximo.

como estamos com 3 crianças e 3 irmãs queria sugestão de locais, preços enfim troca idéia de quem teve uma experiência com 3 crianças

quando conheci bari ano passado eu estava com 2 adolescentes, minhas sobrinhas, era um presente de 18 anos para as duas, agora vou com filho, sobrinhos e irmãs, preciso de dicas

obrigada

Cristhiano
CristhianoPermalink

Luciana,

vc vai voar pela LAN ou AA ?

Pablo
PabloPermalink

Luciana liga na tam para verificar seu vôo, a minha é com milhas tb, no dia 17 e está cancelada. é via esquel.

Patricia Luck
Patricia LuckPermalink

Luciana
Acabei de voltar de Bariloche, para onde levei meus três filhos (11, 9 e 4 anos). Não sei a idade dos seus, mas o skibunda em Piedras Blancas não foi legal para o meu caçula. Os dois mais velhos curtiram muito (o pai sempre acompanhava as descidas). No Cerro Catedral eles fizeram aulas de ski e snowboard na Escuela Mountain, num esquema de ficar o dia todo, com almoço e lanche...adoraram! Subiram a montanha com os instrutores ( o caçula ficou comigo, só fez uma aula à tarde na base do cerro). A dica que te dou é dedicar a viagem às crianças: não adianta vc querer sair pra jantar em restaurantes finos porque eles vão estar podres de cansaço (pelo menos conosco foi assim...rsrs), ou bater perna para compras (tirei duas horinhas para comprar lembrancinhas enquanto meu marido os levava no último dia para conhecer o museu que fica no centro cívico).

Espero que sua viagem seja um sucesso!

luciana Pires
luciana PiresPermalink

outra pergunta, alguém conhece um guia local daqueles muito bom

Jefferson
JeffersonPermalink

Luciana,
Acredito ser desnecessário um guia local, todas as atrações turísticas são muito fáceis de achar.
Jefferson

Luciana Pires
Luciana PiresPermalink

vou de AA

Ewerton Madeira
Ewerton MadeiraPermalink

Olá Luciana, fui no início de agosto, conheci um guia muito e entende o "famoso portunhol" quer o e-mail dele?

Luciana Pires
Luciana PiresPermalink

sim por favor

Ewerton Madeira
Ewerton MadeiraPermalink

Olá Luciana, desculpa pelo erro "comer palavras" ali em cima, mas é que eu estava digitando através do celular.
Sobre o guia:

Nome: Luiz Serrano
email particular: luisserrano06@hotmail.com
email profissional: lserrano@barlantravel.com

Informe à ele que é indicação do Ewerton Madeira junto com Beatriz Pereira, que ele ficou "responsável" início de agosto.

espero tera ajudado. wink

Jefferson
JeffersonPermalink

Luciana,

Estive em Bariloche no começo da temporada 2011 com 2 crianças.

Fiquei em um bungalow maravilhoso (los retoños), tudo novinho, atendimento nota dez. Como você está em família pode ser uma opção interessante.

Passeio imperdível com crianças é o Piedras Blancas, dá até para ir mais de um dia. Patinar na pista de gelo também é obrigatório.

No cerro catedral valeu muito a pena pagar aulas de ski para as crianças, em duas horas aprenderam o básico e depois conseguiram curtir muito os esquis. Outro passeio que adoraram foi os quadriciclos, dá para levar um por adulto, muito legal. Faça um lanche no Punto Base, é barato e gostoso (peça choripan).

A noite fui até um shopping onde tem uma pista de boliche (bowling) e as crianças se divertiram muito.

Na calle Mitre tem a lanchonete Friends que tem uma decoração muito legal para crinaças, com marionetes, bonecos, tudo muito agradável. O lanche é ótimo, mas enorme, peça um para dividir.

Eles adoraram o passeio de barco até Puerto Frias, é diferente e a criançada curtiu dar comida na boca das gaivotas voando em torno do barco. O fotógrafo do barco sempre consegue fotografar esse momento.

A fabrica de chocolate é interessante para um fim de tarde.

A Vanessa Olivatti (Barloche Total) vende passeios e dá dicas legais.

Acho que é isso, com certeza eles vão adorar.

Luciana Pires
Luciana PiresPermalink

Jefferson muito obrigada pelas informações. e la vmos nos nos divertir na neve.

Luciana

Déborah Costa
Déborah CostaPermalink

Gente,
Minha passagem de ida, por enquanto está ok pela AA, porém eles resolveram antecipar minha volta e mudar o aeroporto.
Estou triste pois não quero ficar menos do que tinha programado e não tenho a menor idéia de como chegar ao outro aeroporto. Ligo para a AA mas ninguém atende.
Alguém sabe como posso reclamar? Sei que eles possuem um escritório no centro (rio de janeiro) mas nào tenho disponibilidade de ir lá.

Pablo
PabloPermalink

Déborah,

A Aerolineas oferece traslado entre os aeroportos em Buenos Aires. Informe-se no guichê onde compra passagens.

Déborah
DéborahPermalink

Eu sei só que, eles estão brincando comigo.
Antes meu voo de ida era as 20:50 agora eles passaram para 18:30 e mantiveram o horário de chegada, 2 horas após o contratado. E ainda anteciparam minha volta. Ou seja, ficarei mais tempo do que o imaginado. Não conseguirei fazer todos os pacotes contratados.Reclamei na ANAc e eles não fizeram nada. Ninguém atende o tel da AA.
AA NUNCA MAIS!

Lali
LaliPermalink

Poxa, fala sério, parece até perseguição. Esperaram acabar a temporada p/ reabrir... O vulcãozinho... durou os extaos 3 meses de inverno...

Pablo
PabloPermalink

Ricardo sobre a Via Bariloche, fiz diversas simulações, cheguei a conclusão que não fazem a rota todos os dias, salvo engano é de terça, quinta e sábado. Uma pena, pois o horário deles me agrada muito mais.

Gil Ricardo
Gil RicardoPermalink

Estarei voando via TAM ate BA e de la para Bariloche via LAN. Passagem adquirida com milhas. Alguem sabe se a TAM tambem oferece o translado entre os aeroportos, como ao exemplo citado acima das AA?? Obg

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gil! Pelo jeito até o traslado da Aerolíneas é algo que precisa ser reivindicado, não é automático não.

Cristhiano
CristhianoPermalink

Ola Gil,

eu vou viajar dia 18/09, liguei na TAM e o cara remarcou de boa pra mim. Agora nosso bilhete eletrônico possui 4 itens (como se fossem 4 voos) mas o ultimo do percurso é o trajeto de ônibus (gelalmente LA9###).

Gil Ricardo
Gil RicardoPermalink

Ola Cristhiano, esse seu trajeto de onibus eh entre os aeroportos???? fiquei na duvida se vc estaria se referindo a algum trecho com chegada em Bariloche, ja que citou a remarcacao. Me esclarece essa duvida por favor, pois minha interrogacao eh quanto ao translado entre os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza - Aeroparque)

Gil Ricardo
Gil RicardoPermalink

P.S: Somente complementando...a TAM informa que NAO tem o translado, se alguem souber de alguma forma de reenvindicar o mesmo, por favor informe. Acho estranho adquirir uma passagem para um destino final e nao ter o transporte por parte da cia em todo o percurso. Detalhe, meu voo e em 01/10 e a cia nao confirma nenhuma informacao. Obg

Nelson
NelsonPermalink

Pessoal, demorei para aparecer por aqui mas vamos lá.

Fui para Buenos 20/8 e 22/8 para Bari, voltei dia 29, e falarei somente do 2º trecho que é o que interessa

Pois bem, nosso voo para Esquel saiu e chegou no horario. Chegamos em Esquel e ja tinham os onibus para Bariloche, apesar de não ter informação, existe uma lista que a cia aerea entrega com os passageiros na mão do coordenador do embarque e ele verifica todos.
No onibus tinha agua e café. O onibus é confortavel e a viagem a partir da metade do caminho é muito bonita, o inicio não é pois a aera de Esquel é meio seca.
A volta passei 2 dias antes na loja da AA e confirmei o horario que deveria chegar no aeroporto para pegar o onibus para Esquel. Como o voo era para as 16:30 tivemos que estar no aero as 9:30 para o onibus sair as 10 por volta de 12h o onibus parou em El bolson para lancharmos, coisa de 30 minutos. Chegamos no aero de Esquel 14:30 e o voo saiu 40 minutos adiantado. Resumindo a viagem foi muito tranquila e deu tuuuuuuudo certo.
Para deixar registrado: Conhecemos um pessoal do Br durante a semana que voltariam no dia 28. Encontramos eles chegando no aeroporto dia 29 de ONIBUS. Fui verificar e descobri que chegaram em Esquel e tinha cinzas, tiveram que voltar para Bariloche e ai começou o sofrimento. Sairam de Bari 6h da manha de onibus, e chegaram em Bari de volta as 15h. Quando chegaram correram para a AA do aeroporto e encontraram uma mulher que disse não trabalhar la e que não tinham ninguem. Depois de 1h sem saber o que fazer, descobriram que a mulher trabalhava na AA e tinha se escondido dos passageiros, ai começou a baixaria. Os passageiros invadiram, chamaram policia, filmaram tudo quase lincharam as funcionarias. Depois do Barraco, foram para a AA do centro e "arrumaram" onibus para Buenos. O onibus só chegou as 21h. Ficaram sem descançar das 15h as 21h, sem poder sair sem poder fazer nada pq o onibus estava "chegando". Então resumindo, se precisarem da AA o bicho vai pegar.

Bom continuando, Bariloche muuuuuuuuuuuito frio. Como não conhecia achei muito bonita. Como ja é de conhecimento montes de areia, não tem cinzas mas bastante areia parece cidade praiana.
No 1 dia, garoando na cidade e nevando nos cerros, fui para piedras blancas e estava perfeito, muita neve e muuuuuito divertido.
2º dia, o tempo abriu e fez um sol lindo. De manha Chico e tarde Catedral - sem esqui, o dia mais bonito, muito frio, mas nenhuma nuvem ceu lindo e sol brilhando, a noite Noche Nordica, Passeio de quadriciclo para neve e fondue de queijo depois.
3º dia tempo seco e vento, resultado areia para tudo quanto é lado, minha esposa teve crise de asma, eu fiquei com a garganta seca, realmente esse dia incomodou. Fomos para Angostura de tarde e estava muito feio. Muita cinza no ar por causa do tempo seco, a cidade esta acabada, as arvores todas com cinza se balançar cai tudo, definitivamente não valeu a pena. Se tivesse umido talves tivesse um pouco melhor.
4º dia choveu a noite, tempo fechado. Fizemos caminhada a laguna congelada e foi lindissimo, indescritível caminhar pelo cerro TOOODO branco, vc não ve vegetação só neve e muita neve, os troncos com uns 80cm de neve. Na volta almoço que achei fraco e bebidas a parte. Depois do almoço temos 1h pra fazer esqui bunda em uma pista pequena. Esse foi o que mais gostei, a paisagem linda e como tenho espirito aventureiro...., mas é tranquilo tinha pessoas por volta de 60 anos andando e foi tranquilos. Pra fechar o dia LA CUEVA para fazer uma média com a patroa hehehehe, muuuuuito romantico, muito legal, valeu cada real que paguei 1040 pesos. É um jantar que é muito dificil ter outra oportunidade de fazer. Recomendadissimo.
5º dia, iriamos esquiar no catedral, mas tempo fechado e muito vento e tava praticamente parado o cerro catedral por causa dos fortes ventos, os meios de elevação estavam parando direto, ai desisti. Fomos para Cerro Otto, cafiteria giratoria, lanchamos e ficamos admirando a paisagem NEVANDO, muito legal. Tava ventando muito, mas como o teleferico é fechado eles colocam peso no meio e ai da estabilidade e balança menos.
6º dia pra fechar foi cerro tronador, muito frio, o dia mais frio e chuva. Quando chegamos no vetisqueiro negro, Estava ventando muito forte e neve o que quer dizer NEVASCA, muita muita muita neve nevasca mesmo, foi a despedida perfeita de bariloche.
Bom é isso, só pra complementar:
Todas as lojas em promoção, levei roupas emprestadas e não aluguei mas tem de toda qualidade e valor pela cidade.
Levei reais e troquei na Andina por R$2.45, nas outras 2 que vi tb estavam pagando isso, tb saquei direto do caixa eletronico muito pratico e pelo BB a conversão ficou em R$2.45 tb.
Boliche do Alberto, melhor carne que comi, apesar da bagunça e espera de 30min e barato. Pastas do Gabriel, recomendadissimo a Especialidade do Gabriel, Talharim de tinta de polvo com camarão (GIGANTE) sério o camarão tem uns 10cm. La Marmite, atendimento ótimo comi cordeiro patagonico muito bom, o preço nem tanto.
Ah, coisa importante. Fiz tudo por conta, o que a CVC me cobrou por 7dias por pessoa, gastei exatamente a mesma coisa para 2 pessoas, com passagens aéreas Salvador-SP-BUE-Esquel ida e volta, 9 diarias, sendo 2 em Buenos e 7 em Bari, todos os passeios, refeições com vinho, taxis Show de Tango Sabor a Tango e o La Cueva que é caro.
As agencias tem os dias certos para os passeios, que são bem mais baratos, vc pode fazer qq dia qq passeio, porem se vc fizer nos dias certos, cai entre 30% a 40% de desconto. Somente o La Cueva esta sem descontos e mesmo assim, só consegui vaga para 4 dias depois estava tudo cheio.

É isso, qualquer duvida pode perguntar.

Aline Corrêa
Aline CorrêaPermalink

Olá! Cheguei em Bariloche hoje de ônibus pela Via Bariloche, a viagem foi longa, mas de Tutto Leto ficou um pouco melhor. O rapaz do transfer disse que foi a melhor coisa que fizemos, porque hoje pela manhã o Aeroporto de Esquel estava fechado e os vôos estavam sendo direcionados para Neuquem. Hoje venta muito e com isso as cinzas chegam a cidade, de cair partículas vulcânicas do céu. Agora a tarde começou a chover, mas hoje cedo estava sol, vamos ver como serão os próximos dias.
Silvia e Nubia do post anterior, obrigada pelas dias, irei utiliza-lás!!

Se alguém quiser saber sobre a cidade nos próximos dias, é só perguntar!!

Adriana Vilarinho
Adriana VilarinhoPermalink

Olá, estamos em BRC desde de terça (13.09). Quando chegamos, via Esquel, o tempo estava lindo, mas desde ontem tem muita cinza na cidade. Hj todos dos os teleféricos foram fechados. Hj fizemos a caminhada de raqueta no Roca Negra e Noite Nórdica, todos maravilhosos e com muita neve; estava nevando no passeio da Noite Nórdica. A AA disse que voltaria os vôos diretos de BRC para BA a partir do domingo, mas pela quantidade de cinza que ainda tem aqui, tenho minhas dúvidas. Boa sorte a todos!

Adrianna
AdriannaPermalink

Vou para Santiago dia 22 de Novembro e estava programando a volta pro Bariloche.. em 1 de Novembro. No entanto não consigo encontrar vôo algum, ainda mais porque quero ir de milhas.

Estou pensando em desistir de Bariloche e passar mais um dia em Santiago. Mais seguro, né? O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adrianna! Que vôos você não encontrou? Não existem mesmo vôos de Santiago a Bariloche. Foi essa a sua dificuldade?

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalink

Adrianna,
Vöos entre Bariloche e Brasil com milhas Fidelidade TAM vc somente encontrará na Lan (parceira-sócia-dona da TAM). Com toda esta incerteza de vôos eu aguardaria uma posição da empresa aérea (se irá realizar vôo ou nãO) mais proximamente do seu planejamento de viajem.

Ingrid
IngridPermalink

Olá, gostaria de relatar a saga Bariloche - Buenos Aires via Aerolíneas.
A viagem em si foi ótima, pois pegamos dias com muito sol e uma paisagem encantadora e ainda havia neve nos cerros. Fizemos o ski nórdico no refúgio Eiras e o piedras blancas. Ficamos no hotel La Cascada, na avenida Bustillo km 6, um pouco afastado do centro, mas com uma belíssima vista para o lago, além de uma excelente estrutura. Depois conto como foi o cruce andino e outros detalhes da viagem.
Já o trecho Bari-BA, infelizmente, foi terrível. No momento estamos em Buenos Aires tentando nos recuperar da maratona.
No sábado dia 17 pousou o primeiro voo AA em Bari, o que nos deixou com esperança de dar tudo certo. Na segunda, 19, fomos ao escritório da AA na Mitre e eles confirmaram nosso voo direto. Na véspera, dia 21, nos mandaram um e-mail confirmando novamente. Chegamos ao aeroporto as 09:30 da manhã e 'surpresa', estava cancelado. Nos preparamos então para viajar para Esquel, porém apenas os 15 primeiros da fila tiveram essa sorte. Nós, como o restante, recebemos um ticket para ir a Neuquen sendo que o ônibus só sairia as 14h e nós embarcaríamos as 23h, ou seja, TREZE HORAS E MEIA DE INTERVALO! Detalhe, havia um voo saindo de Neuquen as 20h, o que daria muito tempo, mas para que isso não acontecesse, o motorista foi mais devagar que as carroças e fizemos o percurso em SETE HORAS E MEIA, sem receber nem uma garrafa de água da empresa. No stand da LAN haviam diversas caixas de água para os passageiros, que inclusive eram avisados de qualquer mudança, enquanto nós...
Quando chegamos em Neuquen, uma nova SURPRESA, nós não estávamos no voo! A atendente disse em bom tom que nosso voo era por Bariloche kkkkk. Depois de muito escândalo e ameaçar parar a fila, surgiu a vaga no voo, não só para a gente mas para os outros três casais (todos brasileiros) que estavam na mesma situação. Detalhe, depois vimos que funcionários da AA embarcaram no voo nas vagas restantes, o que me faz entender porque nós havíamos sido retirados da lista.
Como o que está ruim sempre pode piorar, o voo das 23h atrasou e só saímos a 00:30 chegando em Buenos Aires 02h da manhã.
Durante todo o tempo fomos destratados, ouvimos ironias, inclusive da empresa de ônibus que disse que não tínhamos que ter pressa, e risadas até de policiais argentinos.
Esse desabafo é só mais um para alertar aos brasileiros que em hipótese alguma usem a AA.
Outros brasileiros relataram coisas semelhantes em outros aeroportos que não tem relação nenhuma com o problema do vulcão.
Pergunto porque a embaixada brasileira ainda não fez algum tipo de protesto ao governo argentino.
Por favor, Brasil, vamos ter amor próprio: AA nunca mais!!!

Paulo
PauloPermalink

Ingrid,
Eu achava que tinha passado um 'perrengue' com a AA - que cancelou dois voos e nos fez esperar em BsAs quase 10h -, mas a sua situação foi deveras pior.
A situação de impotência é total: ao mero sinal de reclamação, os funcionários da AA (os únicos argentinos que me destrataram na viagem) começam a falar um castelhano indecifrável, dando a impressão de tripudiar dos hermanos brasileiros. Sacanagem!!
Faço coro ao seu apelo: AEROLÍNEAS NUNCA MAIS!!

Evandro
EvandroPermalink

Eu também sofri nas garras dessa AA. Brasileiro que se preze Jamais deverá comprar bilhetes dessa cia estatal argentina sem comando!

Evandro
EvandroPermalink

Comparar Aerolineas Argentinas com cias aereas dos países mais pobres é sacanagem com os países menos favorecidos!

Cyro
CyroPermalink

Prezados, chegamos em Bariloche via Cruce de Lagos em 18/set. Dias maravilhosamente limpos, sol o tempo todo e Bariloche surpreendeu por suas vistas. Ainda tem muita neve no Cerro Catedral e no topo de muitos cerros que da para visitar. O problema ainda eh a cinza do vulcao, que nao cai mais do ceu - estah enfraquecendo - mas estah no chao por toda parte e os carros e onibus levantam ela. Pegamos sinusite na base do Cerro Otto de tanta poeira de onibus.

Soh tem um voo da AA saindo de Bariloche, chega 10h30 e sai 11h. 21/set fomos de LAN e tivemos que aturar 4 horas de onibus para Esquel, um aeroporto de fazenda, no meio do nada - quem chega tambem tem que fazer esse "passeio".

Se puder, evite Bariloche este ano, deixe para quando a poeira sumir mais... mas se for, eh linda de viver!!! (agradeço os comentarios dos leitores que muito nos ajudaram em varios trechos da viagem)

Silvia - SP
Silvia - SPPermalink

Estive em Bariloche no início de agosto e graças a grande quantidade de neve, as cinzas pouco ou quase nada interferiram. Enquanto muitos desistiam e desencorajavam os demais me mantive fiel ao grupo dos insistentes e teimosos pois minhas expectativas para esta viagem eram enormes e digo com toda certeza que por maiores que fossem tornaram-se modestas diante do que vi e vivi.
Neve pelos joelhos, temperaturas muito abaixo de zero, nevando nos Cerros e até na Mitre.

Mas...já em outubro, devo concordar com o Cyro, podendo escolher outro local...no entanto se insistir, acredito que a primavera faça valer a pena.

Fui convidada a voltar nas férias de janeiro ou de julho e por mais que as paisagens sejam lindas no verão não tive dúvidas, irei no inverno, provavelmente de AA novamente.

E sigo acompanhando este blog, a troca de experiências tem sido muito preciosa.

Luiza
LuizaPermalink

Olá pessoal...

Alguém solicitou reembolso pela Aerolineas? Como foi?

Eu solicitei em agosto, achei que estava tudo certo. O pessoal que viajaria comigo já recebeu e eu nada. Já estou começando a entrar em desespero.

O contato que tinha não responde emails =( 0800 não funciona nos fins de semana.

Encaminhei o pedido de reembolso e cópias de documentos, conforme me solicitaram. Mas depois disso não tive retorno sobre recebimento.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Oi Luiza,

iriamos para bari dia 19 de agosto, porem com toda a situacao decidimos cancelar.
Fizemos a compra toda com a cvc, incluindo aereo com aerolineas, no dia 10 de agosto solicitamos todo o cancelamento da viagem, porem ate hoje , dia 05 de outubro, praticamente dois meses ainda nao tivemos nenhum reembolso,,,,,,ja mandei varios emails para la e estou aguardando pacientemente,,,,portatno acho que o processo é lento mesmo,,,vamos aguardar,,,

Luiza
LuizaPermalink

Oi Luciene,

Eu ia dia 22 de agosto, cancelei dia 9/8. Consegui contato com a companhia, a moça me disse que está tudo OK com a minha papelada, o problema é que eles tem um grande volume de reembolsos. Mas que nesse próximo mês deve ser creditado.

O engraçado é que a ANAC determina um prazo de 30 dias, que não está sendo respeitado.

Deixo meus parabéns a TAM. Em 5 dias, isso mesmo, 5 dias, recebi o reembolso em meu cartão.

Aerolineas nunca mais, nem por metade do preço.

Espero que vc receba logo, assim como eu =D

luciene martins
luciene martinsPermalink

Pois é

só nos resta aguardarmos,,,,,com certeza nunca mais aerolineas, e para ser mais exata estou estressada tb com a cvc, pois acho que eles poderiam nos passar uma posicão, ligamos para lá e a resposta é: a gerente está de férias, vamos entrar em contato,,,,,,já vaijei com eles várias vezes e nunca tive nenhum transtorno, sempre foi tudo dentro do esperado, porém eu nunca tinha feito um cancelamento antes,,,,,
vamos aguardar nosso dinheiro,,,,,,inclusive a parte terrestre que é paga a parte tb nao me devolveram,,,,,,
boa sorte a nós

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Se vc comprou seu pacote com a CVC, incluindo voo pela Aerolíneas, mas tudo junto no pacote, a responsabilidade é da CVC. Se a CVC está condicionando o reembolso de seu dinheiro ao reembolso da Aerolíneas está errada. A CVC que deve fazer o reembolso integral e dopois se entender com a Aerolíneas, o que não é um problema seu. Agora se vc comprou o aéreo (AA) separado do terrestre (CVC) esquece o eu te disse.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Olá Fábio,
comprei tudo junto, pacote áereo, mais hotel, mais translado e seguro, enfim foi um pacote sim, então não entendo o pq da demora, imaginei que fosse acontecer isto,eles me reembolsarem e depois se entenderem com a aerolineas, afinal comprei a viagem em marco, fiz o pagamento e não viajei pois a aerolineas não estava pousando no meu destino que era bariloche, eu não concordei em ir para Esquel e enfrentar onibus, pois estaria com tres criancas, então não foi culpa minha,então não pode ser prejudicada, não é verdade?????

Luiza
LuizaPermalink

Olá Luciene,

Notícias do reembolso?

luciene martins
luciene martinsPermalink

oi Luiza,

até agora nada, liguei de novo na CVC e a gerente de me disse que é assim mesmo, demora muito, mas no meu caso já ^são 60 dias,,,,,fazer o que né?????
aerolineas e cvc nunca mais,,,,estressante demais, e o pior ,estava contando com este dinheiro para fazer outra viagem, e atravanca a vida da gente,,,e vc já recebeu?????

Luiza
LuizaPermalink

Estou esperando chegar a fatura do cartão pra verificar.
Única coisa que me consola é que não estou dependendo desse dinheiro agora. Mas o que é nosso, é nosso. Então quanto antes receber melhor.

Chegando a fatura mando notícias. Estou torcendo!!!

A CVC deveria te reembolsar e depois correr atrás do dinheiro deles. Nunca imaginei que poderiam fazer isso.

Já faz bem mais de 60 dias...

luciene martins
luciene martinsPermalink

ola luisa,,e ai, alguma novidade????
eu ate agora nada, ja sao mais de 90 dias e nsda da cvc me reembolsar,,,,estou pensando em ir ao procom, nao aguento mais esta novela,,,,,e vc, alguma novidade????

Luiza
LuizaPermalink

Oi Luciene....

Nada. Acho que vamos ter que procurar medidas mais drásticas. Você tem que logo entrar com um processo contra a CVC, é um absurdo o que estão fazendo.

A moça falou que poderia vir neste mês, não sei se é na fatura que vence este mês, ou na que se refere a este período. De qualquer forma, muita enrolação.

Continue contando as novidades

luciene martins
luciene martinsPermalink

oi luiza
pois é, estive na cvc esta semana de novo, a gerente me disse que não pode fazer mais nada a nao ser aguardar, pois a CVC não pode me reembolsar, e eu disse qeu espero até dia 20 deste mes, quando fecha minha fatura, se nao vier estorno vou direto pro procon , já cansei , mais de 90 dias, e comprei pacote na cvc e nao na aerolineas, penso que é a propria cvc que deve me reembolsar e se entender com as aerolineas, nao queria tanto problema, mas sinto que sera o jeito, vou te dando noticias, pode deixar,,,,,,abracos,,,

Luiza
LuizaPermalink

Olá Luciene,

É um absurdo o que a CVC está fazendo, nunca imaginava que poderiam agir dessa maneira. Claro que são eles que deveriam te reembolsar.

Mas tenho uma boa notícia, a Aerolineas finalmente me reembolsou. Inclusive a operadora do cartão depositou direto na minha conta em vez de na fatura.

Agora estou aliviada.
Mas aprendi, Aerolineas nunca mais!!!

Boa sorte, vou continuar torcendo!

luciene martins
luciene martinsPermalink

Ei Luiza
Finalmente recebi a parte das aerolineas estornadas no cartao de credito este mes, depois de 120 dias,,,,enfim,,,,da parte terrestre a cvc esta me devendo 620,00 que eles alegam ser multa, nao sei multa de que,,,,,mas por mim eu iria ao procon, mas meu marido acha que é mutio estress , entao achamos que nao vale a pena nos aborrecermos mais com este assunto,mas uma coisa é certa, CVC nunca mais, e vou fazer propaganda negativa da empresa para todos que queiram viajar com ela,,,,,
bem, agora estamos mais calmas ne>>>>>>
beijo querida

Carol
CarolPermalink

Por que tanta gente viaja pela Aerolineas? Se sempre há tanta reclamação, qual seria o motivo de não escolherem a Lan? Eu escolhi a Lan por causa da possibilidade de usar milhas, ninguem costuma ir pela Lan?

Odilon Araujo
Odilon AraujoPermalink

O vulcão voltou a perturbar aqui em Buenos Aires.

Aeroparque está fechado desde o meio-dia. Ezeiza com praticamente todos os voos cancelados.

TAM soltou nota dizendo que todos os voos para Buenos Aires e Montevideo de hoje foram cancelados.

Carol
CarolPermalink

Uma pergunta: vou de LAN de Buenos Aires para Bariloche e vi a informação no site que não estão pousando em Bariloche e o vôo será para Neuquén e de lá de onibus. Esses custos serão da Lan, ne?

Obrigada!

Leila
LeilaPermalink

Vou para Bariloche e estou tentando marcar os meus assentos na Lan e não estou conseguindo alguém pode me passar esta informação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leila! O aeroporto de Bariloche não está operando. É improvável que reabra nos próximos meses. Entre em contato com a cia. para pedir reembolso da passagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/el-sur-bariloche-sem-voos-torres-del-paine-prestes-a-reabrir/

Victor Santos
Victor SantosPermalink

Voltaram hoje os vôos para Bariloche, acabou de sair no Clarin:
http://www.clarin.com/sociedad/Vuelven-hoy-vuelos-Bariloche_0_626937394.html
Abraços.

Leila
LeilaPermalink

Eh acho que eu entrei numa furada, o meu marido ontem comprou para agosto 2012 rio/Bariloche 07 dias e depois 02 dias buenos aires, mas com esse aeroporto de Bariloche hora funciona, hora não e melhor cancelar tudo, lamentável, amanha vai começar a via sacra na Decolar p/cancelarmos, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia o post mais recente sobre o assunto:

Nasa vê diminuição de atividade do vulcão Puyehue