Com o meu cordial bom dia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mattehorn ao amanhecer

Em dias claros, o amanhecer em Zermatt é especial. Quem levanta cedo pode ver o espetáculo do cume do Matterhorn -- o Montefujipãodeçúcareverestosorno da Suíça -- sendo pintado de vermelho pelo sol nascente.

Eu sabia que hoje o dia estaria esplendoroso que nem ontem, por isso me programei para estar às 7 da manhã pontualmente no posto de observação.

Minha sorte, porém, não foi total. No meio do show uma nuvem resolveu se interpor entre o sol e a montanha, e o cume se descoloriu antes que se tingisse por inteiro.

Mas pelo menos o meio-troféu eu já tinha capturado grin

Leia também:

O que a Suíça tem em comum com o Brasil

Como é chegar à Europa por Zurique

Fotoblog: uma tarde no château de Chillon, em Montreux

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

21 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carmen
CarmenPermalink

Bom dia pra vocês também!

monica
monicaPermalink

Bom dia! Gostaria de saber se o passeio no trem panorâmico Glacier Express está incluído no Swiss Pass? Me informaram que sim, mas que precisa reservar o assento para o trecho St.Moritz-Zermatt. Como fazer essa reserva? É isso mesmo ou tem mais alguma coisa a pagar? Obrigada e bom passeio!

Andre L.
Andre L.Permalink

Na verdade, funciona assim (me corrijam se estiver errado, faz tempo que eu só vou pra Suíça de carro):

- A rota que chama Glacier Express na verdade é um trecho longo, de quase 300km, entre St. Moritz e Zermatt, passando por várias linhas ferroviárias distintas.

- Entre Visp e St. Moritz, o "Glacier Express" circula por uma rota ferroviária comercial normal, servida também por trens comuns que fazem parte da rede suíça.

- Nesse trecho Visp-St. Moritz, vc pode viajar com trens normais inclusos no seu passe. Mas nào existe um trem direto que faz a rota do Glacier Express, e vc precisará de 3-5 baldeações (a rota mais rápida entre Visp e St. Moritz é via Zurich, pelos túneis, e não pelas montanhas).

Os trens normais, inclusos no passe (dispensando reserva de € 30) são regionais e fazem mais de 40 paradas entre as duas cidades. E, sem reserva de assento, nada garante que vc vá conseguir sentar-se junto com o resto da sua turma em viagem, e também nào há carro de observação, guias etc.

Vinicius Buccazio
Vinicius BuccazioPermalink

Monica,

O glacier express esta incluido no Swiss Pass sim. Você pode ter mais informações sobre o Swiss Pass no site http://www.raileurope.com.br/rail-products/rail-passes/article/swiss-pass-527

monica
monicaPermalink

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Monica, estou fazendo vários trechos panorâmicos na Suíça e na ao final de tudo vou fazer um relatório completo, com calma para não falar nenhuma besteira. (Nesta primeira semana tô no sufoco, tenho no máximo duas horas online por dia, não posso pesquisar nada.)

Tem um suplemento a ser pago sim, não sei se só pela reserva ou se também para embarcar no Glacier propriamente dito (acho que as duas coisas).

Mas também sei que tem isso que o André Lot mencionou: todos os trechos são servidos por linhas regionais em que você pode subir sem reserva nem suplemento; basta ter o Swiss Pass e tempo.

Ao final do périplo eu vou ser capaz de fazer um polaroidão dos trechos que valem mais a pena.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Bom-dia! Bela imagem que você teve pela manhã.
Aproveite um pouco esse cantinho maravilhoso da Suiça. Estive aí no verão de 2010 e adorei.

Se der tempo e se animar com uma pequena caminhada, sugiro um almoço no Findlerhof, que fica no minúsculo vilarejo de Findeln. Tem ótimos pratos e um terraço com uma vista única para o Matterhorn. Se bem me lembro, a estação mais próxima é a Sunnegga paradise, acho que é de lá que parte a trilha.

Abraços!

Philipp
PhilippPermalink

Ja estive em Zermatt, espetaculo e neve incrivel para esquiar.

Mas eu chamaria o Matterhorn (Cervinia) de Toblerone grin

Que vontade de comer raclette viu!

Anna Francisca
Anna FranciscaPermalink

Será que já era a primeira nuvem de outono fechando o verão?

Clara
ClaraPermalink

Riq, você deve estar se beneficiando da desvalorização do franco suiço em relação ao dólar, correto? Meio assim como o que está acontecendo por aqui com o real, é isso? O que você está achando dos preços, como comida, transporte, tudo que interessa ao turista? Dá para você dar uma "palhinha" aqui?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Clara, nesta primeira semana eu estou cumprindo um estrito programa proposto e conduzido pelos suíços.

Mas depois desta semana vou ficar mais cinco dias por aqui por minha conta, então terei noção de preços.

A relação entre o real e o franco suíço só vai se alterar caso uma das moedas se desvalorize mais do que a outra com relação ao dólar.

Clara
ClaraPermalink

Se é para eu ficar com invejinha, eu fiquei. smile

Linda foto, aproveite bem os Alpes e tudo o mais.

Luciana Bordallo Misura

Uau, que lindo!

Karin Herrmann
Karin HerrmannPermalink

Uau, minha montanha preferida! Que saudades. Linda em todas as épocas.

Lívia Maria
Lívia MariaPermalink

Ma-ra-vi-lha..... aproveite bem sua viagem !

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Assim não dá! Vc só fica aumentando a minha listinha de coisas e lugares para ver! Muito lindo isso!

olindo
olindoPermalink

Parabéns Ricardo,sempre muito bom o seu trabalho, tenho certeza que ao final, teremos um mundão de informações, estou precisando, vou em novembro por essas bandas, onde vou ficar um bom tempo. Gostaria de saber se possível, se o trem que serve Interlaken e Jungfrau tem desconto para quem tem mais de 65 anos. Já descobri que para os cariocas existe um convênio entre o bondinho do Corcovado e o de Interlaken, que dá um desconto de 50%.Quem vai ao Corcovado, leva o bilhete para mostrar no Interlaken, em vez de pagar 186,00,Paga 93,10 SFR. Por favor, quero ser avisado quando vc fizer o poloraidão.Um grande abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olindo! Aqui quem responde é A Bóia. O mais garantido para ser avisado é assinar o Viaje na Viagem por email! Ao pé de todo post você pode fazer a sua assinatura, e todas as madrugadas você saberá que posts foram publicados durante as últimas 24 horas!

olindo
olindoPermalink

Boia obrigado.
Grande abraço.

Maria Assunção
Maria AssunçãoPermalink

Olá Riq, espero anciosa as suas dicas, uma vez que irei a Suica em marco 2012 e nao entendi bem esta questão dos passes de trem.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos