De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jungfraujoch: Top of Europe

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Topo da Europa -- o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra). Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique. O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito

O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen

Baldeação em Lauterbrunnen

O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg

O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch. A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel

Parada no túnel

Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o "pé do monte Jungfrau"), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é -- dizem, não tive tempo para dar um rolê -- o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne...

Grindelwald

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 25,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

362 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

A. L.
A. L.Permalink

De trem demora um dia inteiro com as conexoes. De carro pode ser mais rápido se as estradas não estiverem afetadas pela neve, levando umas 5h de direção + paradas.

Via Anency Geneve e Bern. Compre um bilhete até Geneve pela SNCF e outro para Interlaken desde Geneve. Deve sair mais barato (simule)

Interlaken é um "hub" de atividades na região de Bernese Oberland, você facilmente preenche sua agneda sem pressa ou correria

Eu pararia em Lausanne, mas de trem dificilmente vc terá tempo ou disposição para mais uma parada.

Algumas lojas e serviços como bancos e correios fecham, mas de resto a cidade continua funcionando normlamente.

Sim, isso é fácil (com uma conexão em Bern).

Fernando Morado
Fernando MoradoPermalink

Olá, Ricardo! No final de setembro vamos eu minha mulher visitar nosso filho que está estudando em Grenoble. Lá já alugamos um carro para visitar as redondezas e após nós dois vamos passear na Suiça antes de seguirmos para Heidelberg, Strassbourg (devolução do carro) e Paris. Reservamos três noites em Interlaken, mas estamos pensando em ficar mais uma noite.
A idéia é passear até a região de Grindewald, Wengen, etc (1 dia), um dia de barco em algum dos lagos (vale a pena?) e outro, se pegássemos també uma passe, ir até Luzern ou passear de carro na região (Thun em um lado e Brienz no outro). Grandes e várias dúvidas. O que você recomenda? Comprar o passe de 4 dias e fazer estes passeios de trem, ou não comprar passe nenhum e fazer os passeios de carro (é transitável carro em outubro até a região de Wengen? é fácil estacionar) Vc sabe se vale a pena um passeio de barco pelos lagos? Comprando passe pelo RailEurope dá direito à empresa "Die Zentralbahn"? O que vc recomenda e pode nos ajudar?
Obrigado.
Fernando

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Quem responde é A Bóia. Se você já estará de carro alugado, tente fazer o que der de carro mesmo. Passeios lacustres são encantadores e permitem que você aprecie a paisagem sob outra perspectiva.

Fernando Morado
Fernando MoradoPermalink

Oi Bóia, obrigado. Vc sabe se de carro chego nestas regiões (Grinewald, Wengen, etc)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Em setembro não há problema.

Thiago
ThiagoPermalink

Olá,

Gostaria de saber se chega carro em Wengen em novembro? Aluguei um carro e gostaria de dormir uma noite nesta cidade maravilhosamente linda. Att

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Wengen é uma cidade sem carros. Você vai precisar deixar o carro em Lauterbrunnen e seguir de trem. Há um estacionamento na estação.

RODINEI RONFINO
RODINEI RONFINOPermalink

Olá.
Em 17 de junho de 2013 vou estar chegando em Interlaken para fazer o passeio pela Jungfraubahn ao Top of Europe. Vocês podem me informar se consigo comprar os bilhetes no dia ou se é melhor reservar pelo site deles com antecedência ?. É que não gostariamos de ficar amarrrados em uma data a fim de termos alternativas.
Desde já grato pela informação
RODINEI

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodinei! Consegue comprar na hora.

RODINEI
RODINEIPermalink

Obrigado !
Paz, saúde, felicidade e prosperidade a todos !

Gabrielle
GabriellePermalink

Olá, você sabe me informar se com o Global pass do Eurail eu tenho esses mesmo descontos do Swiss Pass? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle! Os passes Eurail não são válidos nos trechos das ferrovias particulares suíças. Dão apenas 25% de desconto (mesmo em alguns trechos que os portadores de Swiss Pass fazem de graça).

Eurail não vale a pena, sempre é melhor comprar ponto a ponto com antecedência. Swiss Pass pode valer dependendo do seu roteiro pela Suíça.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

RODINEI
RODINEIPermalink

Olá BOIA e RICARDO
Após ler quase todas as publicações de vocês sobre a Suíça, os prós e os contras,receber cordialmente as respostas para algumas dúvidas gostaria de pedir a vossa opinião se o que planejei para três dias é coerente. Eu e minha esposa em Junho iremos gastar estes três últimos dias de férias (integrais)na Suíça e ela tem um desejo enorme de fazer o Jungfraubahn. Chegaremos ao aeroporto de Zurique muito tarde, e os trens para Interlaken, onde eu queria me basear, finalizará seus horários antes de nossa chegada. Contudo ainda terei horários de trens para Berna. Desta forma pretendo me basear em Berna.
No 1o. dia iremos fazer o Top of Europe e na descida perder um tempo conhecendo Grindelwald e retornando a Berna no final;
No 2o. dia iremos para Lucerna, passear pela cidade, pegar um vapor pelo lago + trem ou teleférico até o Monte Pilatus;
No 3o. e último dia, ficar descansando em Berna para pegar o voo de volta ao Rio no dia seguinte pela manhã.
Uma outra opção seria ficar o 2o. dia em Interlaken passeando por lá inclusive pegando o funiculare até o Harder Kulm e deixar Lucerna para o 3o. dia, e , descansar só no vôo de volta.
Peço a opinião de vocês e aceito sugestões. Desde já deixo minha gratidão por toda a atenção dispensada durante este tempo. E informo que estou, em retribuição, utilizando os serviços de seus patrocinadores, como a Mondial seguradora e a Gol em vôos internos. Desculpe-me pelo texto longo e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodinei! Qual o horário de chegada em Zurique?

RODINEI
RODINEIPermalink

Olá, se não atrasar ele chega as 21:55 h. Mas ainda tem imigração, bagagem, você sabe. É um voo da British airways da Turquia com conexão em Londres. Acho que chega no Terminal 5. No site da Sbb se perder o trem das 22:43 que chega meia noite e alguma coisa, o próximo só chegará em Interlaken ost pela manhã.

A. L.
A. L.Permalink

Eu escolheria uma acomodação só (em Bern) para não perder tempo com deslocamentos. Faria os bate-e-volta desde lá.

Lembre-se de checar a previsão do tempo. Se tiver nuvens baixas e densas previstas o dia inteiro, é fria subir ao Jungfraujoch, e melhor se concentrar nas partes mais baixas do vale.

RODINEI RONFINO
RODINEI RONFINOPermalink

Olá amigos.
Está acontecendo algo estranho. Respondi ao seu questionamento mas o texto não aparece pra mim como respondido. Aparece para vocês ? Vou contatar meu provedor, talvez seja isso.

Luciana
LucianaPermalink

Bóia, eu posso comprar o Swiss Pass na Suíça ou tem que ser no Brasi,?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Compre lá mesmo!

RODINEI
RODINEIPermalink

Olá Bóia.
A gente começou a se falar, neste mesmo post, logo acima, dia 13 de setembro, e você perguntou que horas eu chegava em Zurique, enfim, ... meu computador deu pane dia 14 e só hoje regularizei. Vocês deram seguimento a minha dúvida sobre me basear em Berna ?
Obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodinei! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo! Aguarde dicas dos leitores wink

Tania Ruf
Tania RufPermalink

Um passeio que recomendo pra quem estiver em Interlaken no verão é Aareschlucht (garganta do rio Aare). É uma espécie de cânion. Muito lindoooo! Aliás, na Suiça, onde não é? Hehe

Marcos Abinasse
Marcos AbinassePermalink

Ola pessoal!
Estarei em Lucerna nos dias 24 e 25/9 e pretendo fazer o passeio a Jungfrau no dia 25. Estarei de carro, entao sairei bem cedo de Lucerna rumo a Interlaken. No entanto, achei caro o valor dos ingressos (190 CHF/pessoa no site oficial). O valor e esse mesmo?
Como terei que ir para Lugano ainda no dia 25, acham que consigo fazer o passeio na boa?
Qual seria a forma ideal com o objetivo de otimizar custo e tempo?

Desde já obrigado a todos!
Marcos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! O valor é esse mesmo; há desconto para quem tem o SwissPass, que não é o seu caso.

De Interlaken a Lugano são 200 km, ou duas horas e meia de carro. Não recomendamos depois de um dia inteiro pela Jungfraubahn, que é supercansativo. Você chegaria exausto e tarde demais a Lugano.

A. L.
A. L.Permalink

Marcos, ao invés de ir pra Lugano no mesmo dia, durma em Interlaken e depois vá pelas passagens alpinas de Grimsel e Novena, um roteiro imperdível de carro pelas montanhas (mas sem graça/tenso à noite).

Silvia
SilviaPermalink

Pessoal,

Estarei em Zermatt, vindo de glacier, do dia 25 a 27 de out, qdo irei para interlaken para ficar até o dia 30 cedo. Como é o tempo nesta época? Pensei em fazer um passeio de montanha no dia 26 em Zermatt e no dia 28 e 29 que estarei em Interlaken, ir um dia a Berna e um dia subir ao Top of Europe. Vcs acham que vale a pena? Sobre hotel, vcs indicam o Unique Post em Zermatt? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Você irá na transição para o inverno, já pode começar a nevar.

Clique e leia as opiniões sobre o Unique Post no Booking.

Simone Reis Moreira
Simone Reis MoreiraPermalink

Olá,gostaria de saber a distancia entre milao e lugano -suíça e se tem trens para lá? obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! As cidades distam 80 km uma da outra. O trem leva 1h.

Cinthia
CinthiaPermalink

Olá!!! smile

Estarei em Zurich de 24/11/12 a 26/11/12. E gostaria de fazer o passeio a Jungfraubahn. Achei esse site com um tour que sai de Zurich e que dura umas 12h.
http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Zurique/Jungfraujoch-Topo-da-Europa-desde-Zurique/d577-2460JUNG

É melhor ja sair do Brasil com esse passeio comprado, ou deixar pra ver isso la??? Sai mais barato ou mais caro???

O que voces me indicam????

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cinthia! Dá para fazer por conta própria, pegando o trem mais cedo que você conseguir a Interlaken Ost. Dá para comprar na hora. Certamente sairá mais barato.

ADRIANE MULLER
ADRIANE MULLERPermalink

Oi Cinthia, fiquei 8 dias na Suiça em abril e voltarei logo logo.. o país é lindo de +...NÃO DEIXE DE FAZER O PASSEIO AO YUNGFRAU - DICA - Separe um dia inteiro para o passeio, o tempo tem que estar aberto, com sol, o circuito completo dura no mínimo seis horas, embarcar na estação de Interlaken Ost, em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma e desce pela outra, podendo fazer paradas em ambas) mas não deixe de passar por Grindelwald, é um dos vilarejos montanheses mais lindos nos alpes. Ah, e uma dica muito importante: ao apresentar o tíquete de visita do Corcovado (Cristo Redentor)no momento da compra do seu passaporte para o Jungfraujoch (na Estação de Interlaken),você terá direito á 50% de desconto (em média R$200,00 por bilhete).
Boa viagem..

Rui Martins
Rui MartinsPermalink

Adriane, muito interessante a dica do desconto. Peço confirmar se o tíquete deve ser o do trenzinho do Corcovado ou se é o do bondinho do Pão de Açúcar - ou se tanto pode ser um como o outro. Já estou tentando arrumar. Tenho um intercambista em casa, que guardou o tíquete do Corcovado. Evidentemente ele guardou como souvenir e vai querer levar para o país dele. Aí te pergunto: basta apenas apresentar e continuar de posse do tíquete (ou seja, trazê-lo de volta)ou tal tíquete terá de ser deixado no momento da compra do passaporte para o Jungfraujoch?
Abraço! Rui/Londrina/PR

Lílian Ziehe Takitani
Lílian Ziehe TakitaniPermalink

Olá desde Interlaken smile ! Sou brasileira mas moro em Munique e como meu marido teve que ir à trabalho aproveitei para dar um passeio pela Itália e Suíça. Minha dica pode ser quente após verificada, rs. Hoje fui fazer o passeio ao Jungfraujoch partindo de Grindelwald (estou viajando de carro então tentei ir o mais próximo possível. No trem conversei com um casal e o senhor (que trabalha em algum cargo alto da ferrovia responsável pela viagem) me informou que eles tem uma parceria com a mesma companhia que administra o Pão de Açúcar e que por conta disso moradores do Rio de Janeiro teriam 50% de desconto. Bem, estávamos conversando em alemão, mas foi isso que entendi. É algo importante a ser verificado, uma vez que paguei 140 euros pelo ticket (ou 165 CHF). Mas de qualquer maneira recomendo, vale cada centavo. Ah, chegando em um dos mirantes tinha uma foto realmente do Rio, então pode mesmo ser verdade. Abraços, Lílian.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lílian! Existe o convênio, mas é preciso levar um ingresso do trenzinho do Corcovado para obter o desconto.

Ricardo Almeida
Ricardo AlmeidaPermalink

Olá Amigos,

Deixei um espaço reservado da minha lua de mel para a Suíça mas estou com muita dificuldade de montar um roteiro. De certo, saio no dia 04/11/12 de Munique e volto para o Brasil no dia 11/11/12 saindo de Zurich.
Pensei em: 1) ir direto para Interlaken, ficar lá o resto do dia 04 e o dia 05, fazendo o Jungfraubahn neste dia ;
2) dia 06 partir para zermatt ficando lá os dias 06, 07 e 08;
3) dia 09 partir para St. Moritz no Glacier Express ficando lá os dias 09 e 10,
4) dia 10 sair de St Moritz para Zurich, pernoitar por lá e pegar o voo de volta (16:45).

Pelo mapa parece razoável, mas na prática Isso tudo é viável? como estaremos em novembro, jungfrau e glacier express funcionam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Não queira colocar todas as estações famosas numa viagem só. É mais ou menos como querer ver todas as praias do Nordeste numa mesma viagem. Se você tem sete dias, escolha uma estação, fique quatro dias, faça todos os passeios. Passe os outros três dias numa cidade de porte médio, como Lucerna, e faça dois bate-voltas.

ADRIANE MULLER
ADRIANE MULLERPermalink

Oi Ricardo, concordo com o amigo acima, não é necessário colocar todas as estações...a Suiça é rodeada pelos alpes.. tudo é lindo e muito parecido..se não nos controlamos passamos o dia tirando fotos....eu usaria Interlaken como base.. que é perto de tudo...vc vai tranquilo de trem para outros lugares...acesse o link abaixo que te dá várias dicas...e como coloquei para a cinthia acima tire um dia inteiro para fazer o passeio ao YUNGFRAU MONTANHA MAIS ALTA DA EUROPA...
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Ricardo Almeida
Ricardo AlmeidaPermalink

Olá, A Bóia! Muito obrigado pela dica! Já aceita!
Acho que vou sair de Munique para Zermatt (a viagem é longa, mas torna a volta mais lógica).
Ficaria assim:
de 03 a 07 em Zermatt (aumentei um dia, tirando um de Munique),
de 07 a 10 em Berna (com bate e volta para Jungfrau e outro a definir)
10 e 11 - Zurique.

Por favor, me ajuda só com uma última perguntinha: Como faço para sair de Munique para Zermatt? Como estou pensando em comprar o Swiss Pass, penso em comprar uma passagem em separado de Munique até a primeira cidade Suíça (Winterthur) e lá comprar o Swiss Pass? (tem Swiss Pass em todo dia e em toda estação?)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! É muito complicada a viagem de Munique a Zermatt de trem.

O mais simples é você ir a Zurique, de trem ou avião, dormir uma noite lá, então prosseguir a Zermatt no outro dia. Você pode fazer o Swiss Pass em Zurique.

Pablo
PabloPermalink

Eu vou fazer uma viagem pra Suiça e Austria em dezembro, comprei o Eurail e pra mim vai compensar pois só a viagem de Zurique a Salzburg era masi de 100 euros, meu itinerario esta assim :

20,21 Genebra
22 Bern ( me falaram que é pequeno entao nao vou nem dormir la )
23,24 Interlaken ( li que é mto animado nessa epoca e que tem muitos esportes radicais)
25 Luzern
26,27 Zurique

Depois vou pra Austria, gostaria de saber se consigo conhecer bem as cidades com esses itinerarios e se vale a pena eu pagar 300 euros pra ir com minha namorada no Topo da Europa, se tiverem sugestoes para eu economizar dinheiro agradeço tbm, pois já vi que a Suiça é beeem cara !

A. L.
A. L.Permalink

Pablo, mais de € 100 é o preço da tarifa cheia Zürich-Salzburg. Vc acha esse trecho antecipado, diretamente no site da OBB (não em terceiros como RailEurope) por menos de € 40 nas menores tarifas...

Sua viagem está corrida demais, na minha opinião.

Sobre subir no Jungrajöch: depende do estado do tempo (só suba com sol). Com tempo bom, vale a pena, e muito. Com tempo nublado/chuvoso, esqueça. Só que para aproveitar-se bem a visita, o idal é separar um dia inteiro para o programa com outras paradas.

Pablo
PabloPermalink

É que eu vou até Budapeste, talvez até ficasse mais barato, mas já foi, eu gosto de ter a liberdade pra poder mudar as datas dos trens tbm ...
Dessas cidades quais valem mais a pena ? Tava pensando em deixar de ir pra Bern, gostaria de ir de Interlaken para Luzern com o trem panoramico, goldenpass ( conhece ? Vi que esse passe vale), o que me recomendaria ? Eu só tenho o passe comprado, nao reservei hoteis nem nada ...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo!

Leia todo nosso conteúdo sobre Suíça:

https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Roberto Foradini
Roberto ForadiniPermalink

Ola Boia

Durante minha viagem de motohome que já comentei e peguei algumas dicas com você aqui no site, está 3 dias na suíça onde um desses dias gostaria de fazer o passeio de interlaken ao top of europe de trem. Minha duvida e se nesse período (jan 2013) os trens funcionam e se vale a pena?
Pelo meu roteiro chego a suíça dia 08/01 e saio dia 12/01

Desde ja agradeço a resposta e para quem estiver interessado em acompanhar essa aventura esterei postando diariamente a viagem.

Roteiro

Madrid
Paris
Bruxelas
Amsterdam
Zurich e Berna
Andorra
Barcelona
Madrid

Inicio 30/12/12
Fima 20/01/13

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! O trem funciona. Valerá a pena se não estiver enevoado.

Roberto Foradini
Roberto ForadiniPermalink

Ok Obrigado Boia.

Katia
KatiaPermalink

Oi Ricardo/Bóia
Estamos planejando uma viagem à Europa em maio e reservamos os 4 últimos dias para a Suiça.
Chegaremos em Zurich no dia 16/05, às 12:05, vindo de Viena e sairemos de Genebra, no dia 20/05, às 11:15. Gostaria de conhecer Lucerna, Interlaken, fazer o passeio ao Top of Europe e Berna. Como devo montar este roteiro. Inicialmente, iria fazer:
17 – 5ª – 16/05 – Viena – Zurich
18 – 6ª – 17/05 – Zurich 9:04 – Lucerna 9:49 R$ 55,00 / 14:55 – Interlaken 16:55 R$ 98,00
19 – Sab – 18/05 – Interlaken
20 – Dom – 19/05 – Interlaken 9:00 – Genebra 11:50 R$ 198,00
21 – 2ª – 20/05 – Genebra 11:15 – Lisboa 12:45

Mas quero incluir Berna, o que achas?

Antecipadamente, agradeço a sua colaboração

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! O Ricardo Freire fala sobre Berna neste post e dá sugestões de passeios:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Fatima
FatimaPermalink

Olá,
Irei à Suiça em janeiro/2013 e estarei sediada em Bern. Quero fazer esse passeio ao Top of Europe. Como posso saber lá de Bern, como está o tempo em Interlaken, e se vale a pena ir até lá para fazer o Top of Europe? Alguém conhece algum site que me forneça essas informações? Pelo que li aqui só vale a pena se não estiver nublado.

Agradeço muita essa ajuda,

Abraços,

Fátima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fatima! Só mesmo pela previsão do tempo.

Anderson Malatesta
Anderson MalatestaPermalink

Olá pessoal!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, oferece diversas dicas bacanas para quem vai viajar!

Chegarei em Interlaken (de carro) vindo de Luzern no dia 16/11, e ficarei até o dia 20/11, onde partirei para Mulhouse(França), passando por Bern e Basel. Porém estou com bastante receio sobre as condições meteorológicas na região, no mês de Novembro.

Pela experiência de vocês, seria possível subir ao Top of Europe e curtir todas as belezas dessa região nesta época? Eu verifiquei que no dia 28/10 já estava nevando na região...

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! O tempo é instável no centro e no norte da Europa o ano inteiro. Nunca dá para saber se as condições vão estar ideais.

Roberto Foradini
Roberto ForadiniPermalink

Ola Anderson
Comprei um App para o Ipad chamado WeatherProHD que é muito bom para o que voce precisa, se voce tiver Iphone ou Ipad acho que lhe será muito util, espero ter ajudado.

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Olá Bóia, pretendo ir para Suíça em novembro do próximo ano, vou estar em annecy, qual a melhor forma de chegar a Interlaken? Gostaria de ficar em Grindelwald, é uma boa idéia ou seria melhor ficar em Interlaken? Preciso comprar alguma passagem com antecedência?
Muito obrigado;
Gustavo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Você tem tempo grin

De Annecy a Interlaken você vai fazer baldeações em Genebra e Berna. Dará umas 5 horas de viagem. Compre passagem com 60 dias de antecedência em http://www.voyage-sncf.com .

Grindenwald é menorzinha que Interlaken, e esse é o seu charme. Interlaken é bem maior que Grindenwald, e essa é a sua vantagem. Viajar é escolher.

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Very tks

Tô Perambulando - Perambulando pela Europa – Lucerna

[...] são Berna (1h), Basiléia (1h) ou, num dia puxado, Interlaken, para fazer o circuito completo da Jungfraubahn (2 horas de trem + 5 a 6 horas de circuito). Onde [...]

Aline
AlinePermalink

Ola, vou à Suiça em Janeiro de 2013, mas só tenho 3 dias pra aproveitar. Estava pensando em ficar em um hotel em Zurique, conhecer a cidade no primeiro dia e, nos dois dias seguintes, visitar o Topo da Europa e esquiar. A programação é boa pra quem vai à Suiça pela primeira vez? Tem alguma sugestão? Muito obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Segundo o Ricardo Freire, Zurique é a menos interessante das cidades alemãs da Suíça:

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Se você quer subir ao Jungfrau e ainda esquiar, o melhor então é ir direto a Interlaken, reservando as três noites por lá. No primeiro dia você pode fazer um pit stop em Lucerna ou Berna, deixando as malas na estação (faça Zurique-Lucerna ou Berna-Interlaken//Interlaken-Zurique).

Luis Sousa
Luis SousaPermalink

Olá
Em junho de 2013 vou estar um dia nem Interlakem.
Penso que de viatura apenas posso ir até Lauterbrunnem e grindwald.
Pretendo fazer a ligação entre ambas as localidades de comboio.
Pergunto se com um bilhete posso fazer varias paragens no trajecto?
Para visitar Trummelbach falle, as diferentes quedas de agua pode ser na minha viatura ou tem de ser de autocarro?
O que recomendam ver na zona, Além do Jungfrau?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! A passagem de trem até Jungfraujoch dá direito a todas as paradas intermediárias.

Leia mais sobre Interlaken aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/interlaken

Tulio
TulioPermalink

Estou planejando uma viagem para a Europa em abril que tem a seguinte proposta:

Roma (4 dias)
Veneza (1 dia)
Munique (4 dias)
Berna (2 dias)
Paris (5 dias)
Passeios planejados nos arredores: interlaken com Top of Europe e Castelo de Neuschwanstein

Ao analisar o transporte (trem, avião, carro) fiquei na dúvida de como seria o melhor itinerário entre Veneza - Munique - Berna.
Alguém poderia fornecer algumas dicas para tal?

Agradeço desde já e desejo um excelente 2013!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tulio! Um dia em Veneza é bastante pouco. Entre Veneza e Munique são 7h30 de trem; melhor ir de avião. Entre Munique e Berna, 6h de trem, com baldeação em Karlsruhe.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Tulio
TulioPermalink

Obrigado A Bóia!
Estamos estudando este projeto para melhor ajustá-lo com o tempo disponível e o que desejaremos ver em cada lugar! Voamos levar em consideração sua observação.
A baldeação que comentou é com o tempo de 7 a 10min...Será que não há problema?
Obrigado!

Amanda
AmandaPermalink

Olá Boia td bem? Estou planejando ir ainda esse mes para Interlaken, porém estou em dúvida em qual aeroporto descer para pegar o trem direto para lá. Entre o aeroporto de Geneva e o de Basle qual você acha melhor? Estou pesquisando os valores de trem com saidas desses 2 aeroportos mas pela net estão caros, pelo que li nos posts nacima seria melhor comprar la mesmo correto? vc sabe mais ou menos os valores? Vou passar 3 dias por la, valeria a pena comprar o Swiss Pass? Existem descontos para as tarifas de trem para estudantes? Antecipadamente grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! A Suíça não trabalha com tarifas reduzidas. O preço que você cotar em http://www.sbb.ch/en será o preço que você pagará no dia.

O aeroporto mais próximo é Zurique (2h15). O aeroporto da Basiléia está a 2h20 e o de Genebra a 2h50.

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Dependendo de quantos dias você ficar e quais itinerários fizer na Suíça, valerá a pena fazer um Swiss Pass. Infelizmente não há outro jeito de saber se vale a pena senão simular todas as viagens e comparar com o preço do passe para os dias desejados.

Interlaken – Suíça « Joinha Joinha

[...] Para saber mais sobre este passeio, entre neste link aqui. [...]

Regiane Franco
Regiane FrancoPermalink

olá! estou programando uma viagem pra europa em junho/2013...pensei em Londres/Paris...mas, também sou louca pra conhecer a Suiça, será que vale a pena emendar tudo ou a suíça merece uma viagem só para explorá-la?? Junho é uma boa pedida para conhecer a Suíça?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regiane! Depende de quantos dias você tem, e do que pretende conhecer na Suíça mrgreen Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Nina
NinaPermalink

Oi gente! Já li tudo sobre o passeio do Top of Europe, mas ainda não entendi se podemos parar nas baldeações (Grindenwald, Wengen) pra conhecer e depois voltar ao roteiro para chegar ao topo...caso isso seja possível, quanto tempo seria aconselhável para conhecer as cidades e fazer o passeio tranquilamente, levando em consideração que sairemos de Interlaken Ost cedinho? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nina! Se você sair de Interlaken cedo, poderá tirar uns 45 minutos para passear pelas paradas intermediárias. Para explorar os vilarejos intermediários como se deve, o ideal é fazer o passeio em dois dias; num você vai ao Jungfraujoch (Top of Europe), sem controle de tempo, e no outro dia visita um ou dois vilarejos do meio do caminho.

Luciana
LucianaPermalink

Estou planejando passar o ano novo em Interlaken e gostaria de saber se alguém tem dicas para a noite do dia 31 e se o passeio para o Jungfrau acontece no dia 01/jan. O site não é muito claro neste sentido mas me parece que funciona os 365 dias do ano. Queria ter certeza para não fazer besteira e perder este passeio. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Funciona o ano inteiro.

Não alimente expectativa quanto a réveillon fora do Brasil. É uma data de jantares caríssimos (pule fora) e balada mais cara do que o normal (aproveite se não tiver que acordar cedo no outro dia), só isso.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada Bóia! Minha expectativa com o dia 31 seria só com fogos mesmo.
Ano novo fora = mercado local = queijos e vinhos no quartinho hotel. Amo!

Joca
JocaPermalink

Olá,

Estou pensando ir a junfrau dia 2 de fevereiro (próximo sábado), aos sabados consegue-se lá ir certo? acho que neverá ao ponto de não dar para aproveitar a paisagem e tudo de lindo que há la para ver?

Acha melhor ir na sexta ao invés de sabado?

Os meus cumprimentos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joca! Funciona 365 dias por ano. É possível que sexta esteja menos cheio que sábado. Estará nevado. A visibilidade dependerá do tempo, monitore a previsão para ir no dia mais aberto.

Fatima Ramalho Duarte
Fatima Ramalho DuartePermalink

Olá Boia,

Estou indo para Genebra agora dia 07/02/13, estou alugando um carro para ir de genebra para Avoriaz, aonde vou ficar uns tres dias e depois fazer um circuito indo de Avoriaz até Lausane, passando pelo Castello de Chillon e Mantreux. A minha intensão é ir de carro passeando , e depois de Lausane ir a Berna, ficar em Berna 1 dia, e depois ir até Zurique, passeando pelas cidades menores que encontrar no caminho. Vou ficar 1 dia em Zurique e deixar o carro. Depois, e minha intensão é ir de trem de Zurique a Interlaken, e escolher um pequeno circuito em um dos trens panoramicos. O que voce aconselha? Qual deles? No fim do dia, vou voltar de trem para Genebra.
Voce acha que o percurso que pretendo fazer de carro é viável nesta época do ano? Já agradeço se vc puder me responder o mais breve possível. um abraço,

Fatima

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! É bastante difícil seguir seu raciocínio.

Intenção é com "ç". Lausanne é com dois "n".

Não temos conteúdo sobre Avoriaz.

Não existe trem panorâmico entre Zurique e Interlaken. Existe um trem panorâmico entre Lucerna e Interlaken. A Jungfraubahn é um trem panorâmico que sai de Interlaken.

Leia sobre Suíça:

https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Fatima
FatimaPermalink

Obrigada e desculpe os erros.

Eu queria saber se partindo de Interlaken , eu poderia fazer um pequeno circuito em um trem panorâmico, que fosse interessante, sem gastar 6 horas. Existe um outro palácio de gelo sem ser no "Top of Europe"
Um abraço,

Fatima

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fatima! Se quiser ir apenas até Lauterbrunnen, ou Grindenwald, ou Kleine Erdegg, gastará menos tempo. Mas é como chegar ao Vaticano e não entrar na Basílica.

Teresa WANGG
Teresa WANGGPermalink

Gostaria de saber se posso fazer esse passeio saindo de lucerna?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Teresa! Você precisa sair muito cedo, porque são 2h de trem de Lucerna a Interlaken.

Jose
JosePermalink

Boia, tou com uma duvida, nao sei se vc pode me ajudar. É possível visitar berna e lucerna emum único dia. Estarei hospedado em berna. Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jose! Separe um dia para cada cidade. É possível visitar o centro de Lucerna numa tarde, mas você perderá passeio de barco e subida ao monte Pilatus ou Tiltis.

gabriela
gabrielaPermalink

Olá bóia
Não é o local certo p essa pergunta meio primária, mas como será minmha 1ª viagem a Europa: queria saber se na Suíça aceitam euros ou preciso ter um VTM com francos suíços? É possível sacar nos caixas p que é do Banco do Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela!

Entenda o funcionamento dos meios de pagamento neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Euros são aceitos na Suíça, sim, mas não universalmente, e nem sempre pela melhor cotação.

gabriela
gabrielaPermalink

Olá bóia obrigada pela atenção

Katia
KatiaPermalink

Estou indo à Suiça em maio deste ano. A nossa programação é Zurique - Lucerna - Interlaken - Berna - Genebra.
Achas que é vantagem comprar o Swiss Pass considerando que vou fazer estes trechos de trem, como também irei ao Top of Europe. Vi que com o Swiss Pass tenho que pagar a reserva em alguns trens e tenho descontos em alguns, como o que vai ao Top of Europe e em alguns passeios e city tours guiados. Como posso ver os preços destes tours você sabe informar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! O site do Swiss Pass traz a lista de todos os passeios, com o desconto oferecido. Você pode achar o preço do passeio no site próprio do passeio; tendo o nome, é fácil achar.

Wilmara
WilmaraPermalink

Boa noite, qual o melhor transporte de roma a Interlaken, estou pensando em ir de trem ou carro, podem me ajudar ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilmara! Vá de avião a Zurique, então pegue um trem.

Desde Roma de trem são pelo menos 6h30, com duas baldeações. De carro são quase 900 km.

Wilmara
WilmaraPermalink

Então vou ter que mudar a rota, pode me ajudar.
Pensei então em Paris, interlaken, roma, paris.
Qual o meio de transporte de paris a interlaken.

Junior
JuniorPermalink

Vamos ficar em Interlaken 4 dias no hotel Hotel Blume / El Azteca, primeiro vocês conhecem o hotel ? Mas o mais importante preciso fazer um roteiro para estes 4 dias, pensei em ir para Top of Europe (quanto custa), depois locar um carro e fazer um tour até montreux descendo até zermatt e voltando para interlaken. Oque tenho em mente é só estes dois passeio, tenho mais dois dias o que posso fazer ? Parabéns pelo site!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! O preço do Top of Europe na época do post está no texto e pode ser consultado atualizado clicando no site oficial.

Verifique no mapa esse seu roteiro, não faz nenhum sentido "descer até Zermatt".

Clique e leia os comentários do hotel Blume no Booking.

Thais
ThaisPermalink

Boa tarde, Bóia!
Parabéns pelo site. Nao consigo parar de ler...
Estou com uma dúvida em meu roteiro. Chegarei com meu marido em Basel dia 14/04 e alugaremos um carro. Iremos dormir a primeira noite em Lucerne e dos dias 15 ao 17 em Interlaken. Depois disso nosso próximo destino é Veneza. É melhor devolver o carro em Lugano e pegar um trem até Veneza? Tenho outra opção melhor?
Muito obrigada,
Thais

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! É uma viagem bastante corrida. O carro em princípio não faz sentido nem na Suíça; ficará parado em Interlaken por dois dias e não facilitará em nada o deslocamento entre cidades grandes. A recomendação técnica seria o trem.

Camille
CamillePermalink

To com muitas duvidas qto ao passe e essas reservas...será que vc podia me dar um help?
To indo em maio...vou comprar o passe suiço. Como saber se o trecho tem que fazer reserva ou nao? Onde fazer essa tal reserva?
Para subir até o Top of Europe, preciso fazer a reserva qto tempo antes e em qual site? Cada trecho das baldeaçoes equivale a uma reserva diferente?
Desde já agrade;co

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camille! Na Jungfraubahn não é preciso fazer reserva, apenas deve-se pagar o suplemento a partir de Lauterbrünnen (25%) e Kleine Scheidegg (50%). Está explicado no texto.

Alguns trens panorâmicos exigem reserva, como o Glacier Express, o Bernina Express, o Golden Pass Line e o Wilhelm Tell Express, mas os mesmos percursos podem ser feitos sem reserva nem suplemento usando os trens comuns, não-panorâmicos.

Leia sobre todos eles em https://www.viajenaviagem.com/category/suica .

camille toledo
camille toledoPermalink

Oi Boia!
Mais uma dúvida...
Pretendo comprar o Germany - Switzerland Pass mas nao sei se ele dá as mesmas vantagens do Swiss Pass (descontos nos suplementos para o Top of Europe e outros beneficios nas viagens.

Os suplementos devem ser pagos na hora das baldeações para chegar ao top of europe? ou devo pagar antes? onde?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camille! O site do Eurail é bastante vago quanto aos benefícios dos passes europeus na Suíça. O jeito é entrar nos sites de todos os passeios/atrações que você quer fazer e procurar pelas condições para passes europeus.

Os suplementos são pagos nas bilheterias antes de embarcar ou ao fazer reserva nos trens panorâmicos que exigem reserva. No Top of Europe você pode pagar tudo em Interlaken Ost.

jocelita
jocelitaPermalink

Ricardo, estou com tudo programado ate Interlaken, dia 19 de maio sigo para o final da viagem a Paris com o TGV Lyria, mas as passagens mais baratas são as de 6hs 6hs15 da manhã, acha que vou perder muito em paisagem se comprar pela mais barata ou vale a pena pagar mais caro e viajar depois das 8hs? Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jocelita! Quem responde é a Bóia. Não espere muito da paisagem em trens de alta velocidade, tudo o que se vê é um borrão na janela. Paisagem você verá nos trens dentro da Suíça.