De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jungfraujoch: Top of Europe

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Topo da Europa -- o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra). Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique. O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito

O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen

Baldeação em Lauterbrunnen

O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg

O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch. A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel

Parada no túnel

Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o "pé do monte Jungfrau"), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é -- dizem, não tive tempo para dar um rolê -- o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne...

Grindelwald

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 25,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

362 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marina
MarinaPermalink

Olá,acabei d tentar enviar uma dúvida, porém deu erro na página e não sei se foi...o desconto do passeio do Jungfraujoch é só c ticket do Corcovado ou vale do Pão de Açucar também? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Só o do Corcovado. Se é que ainda está valendo.

andrea duana weise
andrea duana weisePermalink

Olá!!
Estou planejando ir p Suica em Junho. Chegarei dia 20/06 em Milao e tenho que estar em Munique dia 25/07.
Quais cidades voce aconselharia conhecermos nestes 5 dias? vou com meu namorado.
Estavamos pensando em conhecer Como (Italia) e depois ir para Lugano, Lucerna, Interlaken... O que seria mais interessante? Li que Zurique nao vale muito a pena, é verdade?
É possivel esquiar em Jungfrau no final de Junho??
No nosso caso, vale a pena alugar um carro ou fazer estes trajetos de trem??
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea!

Leia sobre a Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Recomendamos 3 dias numa base como Lucerna e dois dias numa estação de esqui como Interlaken ou Zermatt.

RODINEI
RODINEIPermalink

Olá RICARDO / BOIA.
Boa tarde !

Uma vez estando na região de Interlaken, nas montanhas, eu gostaria de saber se é possível "caminhar" de Lauterbrunnen a Trummelbach e depois pegar o teleférico de Trummelbach para Grindelwald ?
Na verdade minha dúvida na primeira parte da pergunta é se esta caminhada sería muito longa e na segunda parte se existe mesmo este teleférico.
A idéia é voltar de Grindelwald para Lauterbrunnen por dentro dos vilarejos.
Forte abraço !
Fiquem com Deus !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodinei! O Ricardo Freire fez apenas o circuito de trem. Mas no verão a região oferece muitos circuitos de caminhada. Infelizmente não temos tempo para estudar todos os caminhos especialmente para você; gostaríamos, mas não podemos. Se você não obtiver essa resposta no site da região, basta ir a um posto de informações turísticas em Interlaken que lhe explicarão direitinho o que dá e o que não dá para fazer.

RODINEI
RODINEIPermalink

Obrigado !
A propósito, viajo em junho e fiz o seguro da Mondial Assistance. Eu tinha mais duas possibilidades, mas optei por eles por patrocinarem o viajenaviagem. Na boa, foi espontâneo.
Abraços a todos.

Gustavo
GustavoPermalink

Olá, estarei na região de Zurich por 4 dias no verão e gostaria de saber se vale a pena perder um dia todo com o passeio do Jungfrau. Pensei em troca-lo pelo Mont Blanc?
Consegue me ajudar!
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Saindo bem cedo você pode fazer o Jungfrau, de Zurique até Interlaken são 2 horas de trem. Já o Montblanc é impossível.

Gustavo
GustavoPermalink

Muito obrigado!
Outra dúvida... vou em Julho mas lá em cima deve ser bem gelado correto? Abs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Sim, a temperatura estará abaixo de 5ºC.

Gustavo
GustavoPermalink

Muito obrigado!

Fenelon
FenelonPermalink

Boa tarde, vou ficar em Interlaken 3 dias, vi sobre seu post, sobre as paradas nas cidadizinhas subindo para Jungfrau, minha dúvida é sobre essas paradas quanto tempo posso ficar nestas cidades já que tenho o dia todo para ir e voltar ? E os trens para subir e descer passam de quanto em quanto tempo ? Parabéns pelo SITE !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fenelon! Há pelo menos um trem por hora, entre no site da Jungfraubahn e todos os horários aparecerão. Você pode passar quanto tempo quiser, basta que o seu Swiss Pass esteja válido.

Fenelon
FenelonPermalink

Mas não tenho o Swiss Pass, devo comprar ? Pensei em comprar de ponto a ponto para subir e para descer, posso fazer isso ? Ou é complicado ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fenelon! Também dá para fazer isso, sem problema. Mas se você vai fazer outras viagens pela Suíça, e se vai subir até o topo do Jungfrau, o passe deve valer a pena. Simule preços no site http://www.sbb.ch/en e faça as contas.

Jose Alvarenga
Jose AlvarengaPermalink

Estive com minha família no "Top of Europe" no dia 10/04/2013. O frio estava intenso, mas na área interna do circuito é muito tranquilo. Na última parte do percurso, lá no topo mesmo, a temperatura externa estava em -14 graus, mas não deixamos de ir lá fora, fazer umas brincadeiras com a neve e tirar fotos lindíssimas. Certamente foi o melhor passeio de nosso tour. Vale a pena passar um dia inteiro por lá! Quem possui um ticket de acesso ao Corcovado, no Rio, tem direito ao desconto de 50%, tendo em vista que a empresa que gerencia os 2 empreendimentos é a mesma. Conversamos um longo tempo sobre isso com o fiscal que nos solicitou a apresentação de nossos tickets. Ele inclusive usava na gola de sua camisa um pin com a imagem do Corcovado. O lugar é fantástico!!

Marcelo Sampaio
Marcelo SampaioPermalink

Prezados,

Estou indo para Suiça, Haute-Nendaz, dia 11/10/13 e fico até 19/10/13, quando sigo para Paris.
Como estou indo com esposa e dois filhos, vocês me aconselham alugar um carro e percorrer as cidades indo e voltando, diariamente, ou seria melhor só andar de trem?
Quais passeios sugere, considerando que ficarei em Haute-Nendaz?

Grato,

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Não temos conteúdo sobre esta região. A estação mais próxima de trem fica em Sion; o ônibus leva 35 minutos até ela. São 12 km até a auto-estrada; o Google Maps estima em 22 minutos de percurso, o que significa que deve ser um trecho íngreme.

Você pode simular trajetos de carro em http://www.viamichelin.com .

Não é uma região interessante para bate-voltas, por ser montanhosa. O mais interessante é fazer programas de montanha -- esqui no inverno, caminhadas no verão. Não sabemos o que funciona na região em outubro. Aproveite para conhecer os vilarejos próximos, como Sitten e Saillon-les-Bains. Um pouco mais longe, Montreux está a 1h30 de ônibus + trem, Lausanne está a 2h de ônibus + trem, Zermatt está a 2h30 de ônibus + trem (não recomendável sem pernoite, porque não adianta chegar a Zermatt; os passeios são feitos saindo de lá).

Leia sobre Nendaz no site oficial da Suíça:
http://www.myswitzerland.com/en/nendaz.html

Denise
DenisePermalink

Olá, adorei o site. Vou para a Alemanha em janeiro e estou cada dia mais inclinada a ir à Suíça, a Interlaken (eu tb quero mto ir a Zurich, pois minha avó é de lá). Ainda não tenho certeza se vou por causa dos custos. ô pais caro! Mas estou pensando em investir no passeio pq não sei qdo poderei ir à Europa de novo. A pergunta é: Será q dá pra aproveitar em janeiro? Eu AMO frio, já mochilei pela europa no inverno e peguei temperaturas extremas, mas o q me desanima é que muita coisa está fechada. E aí, é legal lá no invernão mesmo??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! No inverno as cidades grandes e os lugares que têm na neve sua principal atração estão sempre a mil. Na Suíça você só encontrará esses dois tipos de lugares: cidades grandes e médias e lugares que vivem do frio... logo, é um país bastante recomendável para ir no inverno.

Adriano
AdrianoPermalink

Olá Bóia, estou indo em Julho a Suiça e vou comprar o Swiss Pass, vou fazer o passeio do Jungfrau, Bermina Express, Golden Pass Line e o do Trem do Chocolate, é realmente recomendado fazer a reserva de assentos? Se sim, posso fazer a reserva sem ter ainda o Swiss Pass pois vou comprar ele lá mesmo em alguma estação. Desde já o meu muito obrigado e sou um fâ desse site de vcs em outras viagens que fiz as dicas de vcs me ajudaram bastante.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Na Jungfraubahn não há reservas. No Trem do Chocolate a reserva é essencial. No Bernina e no Golden Pass você só precisa fazer reserva se quiser rodar nos vagões panorâmicos. Se quiser ir em trens/horários comuns, é só subir com o seu Swiss Pass válido.

tania
taniaPermalink

Ola Boia! tenho dúvidas em relação ao Swiss Pass. No plano familia, filhos de ate 16 anos viajam de graça com os pais, mas no site da Jungfrau, eles me responderam que preciso adquirir um Junior card de por EU30,00 e assim viajam de graça. São informações diferentes... Alguém saberia me responder?
Muito obrigada!! Tania

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tania! O Swiss Pass só dá direito a viajar de graça até Lauterbrunnen ou Grindenwald. Dali em diante oferece 50% de desconto até Kleine Scheidegg e 25% de desconto entre Kleine Scheidegg e o Jungfraujoch/Top of Europe. Provavelmente essa taxa de 30 euros seja para "inteirar" esses trechos cobertos apenas parcialmente pelo Swiss Pass.

luis Sousa
luis SousaPermalink

Ola

Estou a progamar subir Jungfraujoch no proximo mês de Junho.
Pelo caminho gostaria de visitar os diversos lugarejos no intenerario.
Sabem me dizer se com um unico bilhete, posso sair nas diversas estações e retomar a viagem até ao topo

Obrigado
Luis

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! Se o seu bilhete for o Swiss Pass, você poderá subir e descer até Lauterbrunnen e Grindelwald parando nos vilarejos do caminho quantas vezes quiser, desde que volte até Interlaken Ost. Para ir de Lauterbrunnen a Grindelwald via Kleine Scheidegg você precisará dos tickets específicos, já que o Swiss Pass só dá 50% de desconto. Entre Kleine Scheidegg e o Jungfraujoch dá 25% de desconto. Cada um desses trechos requer um ticket.

luis Sousa
luis SousaPermalink

Obrigado pelo esclarecimento.
Eu vou carro até Lauterbrunnen.
Dai pensava subir para Murren e Gimmelwald.
Depois voltava a Lauterbrunnen de e subia até Jungfraujoch.
A minha duvida é se com o mesmo bilhete posso parar em Wengen e Kleine Scheidegg , para visitar e caminhar um pouco na montanha.
Eu irei só estar no maximo dois dias nesta região por isso não deve compensar comprar o Swiss Pass.
Sabe me dizer se existe algum pass que permita andar nos diversos comboios, telefericos num só dia.
Já vi que para visitar um Glaciar Jungfrau-Aletsch existe esse tipo de pass diario.

Obrigado
Luis

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! Só localizamos um passe de 6 dias.

Veja os passes disponíveis no site da Jungfraubahn:
http://shop.jungfrau.ch/en/bergbahn

Gilson
GilsonPermalink

Boa Tarde. Estou programando realizar este passeio do Top of Europe em julho de 2013. Iremos sair de Berna para Interlaken. Fiz algumas cotações no site da Jungfrau e gostaria de tirar uma dúvida. No site da SBB (onde é possível verificar trechos dos trens regionais) é possível comprar um ticket entre Bern e Kleine Scheidegg. Com o Swiss Pass acredito que não haverá custo. Neste caso, comprando o Jungfrau apenas (entre Kleine Scheidegg e o Top Of Europe) o custo seria bem mais baixo.
Será que é possível?
Seria uma perda muito grande de qualidade no passeio entre Lauterbrunnen - Kleine Scheidegg e Kleine Scheidegg - Grindelwald??
Obrigado

Gilson
GilsonPermalink

Em tempo. Tenho uma outra dúvida. Com o Swiss Pass, nos trens regionais, é preciso passar em algum guiche para retirar algum ticket para determinado itinerário ou basta embarcar no trem que você deseja e se solicitado apresentar o Swiss Pass??
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilson! Com o Swiss Pass válido, basta embarcar. Não há reserva de lugar obrigatória nos trens suíços convencionais.

Carolina
CarolinaPermalink

Estarei em Paris e terei um intervalo de 5 dias no início de setembro, antes de ir para Veneza. Queria muito aproveitar estes dias pra dar um pulinho na Suiça. Lendo sobre o assunto aqui, minha idéia seria pegar um trem de Paris para Berna e fazer base lá, já que Interlaken é pertinho e poderia conhecê-la tb. Você acha viável esta minha idéia? Berna é a melhor opção? Como seguir para Veneza?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina!

Veja o que é possível fazer a partir de Berna:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

De Berna a Veneza de trem dá entre 6h (com baldeação em Milão) e 6h30 (com baldeação em Brig, sem passar por Milão).

Carolina
CarolinaPermalink

Bóia, mto obrigada. Mas depois de ler ainda mais sobre o assunto, acho que Interlaken é mais nosso estilo e iremos aproveitar melhor nossa estadia. Tendo mudado a cidade base, vc pode por gentileza me dizer como vir de Paris e ir para Veneza? Tem trens direto de lá pra estas cidades ou terei que me deslocar até Berna?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! De Paris a Interlaken são 5 horas de trem, com conexão na Basiléia (Basel). De Interlaken a Veneza dá entre 6h e 6h40, com duas conexões (Spiez e Milão ou Spiez e Brig).

Veja qualquer horário de trem na Europa consultando o site das ferrovias alemãs: http://www.bahn.de/international .

Carolina
CarolinaPermalink

Muito obrigada, Bóia! Ajudou bastante!

Bini
BiniPermalink

Olá Bóia!
Pretendo fazer esse passeio até o Top of Europe em setembro e estarei viajando com o Swiss Pass. Esses tickets a partir de Grindelwald devo comprá-los com antecedência? Estou procurando informação no site da Jungfraubahn, mas nâo consigo achar nada.
Grato.

Bini

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bini! Compre na hora.

Carla Costa
Carla CostaPermalink

Olá, Bóia!

Adoro seu site Ricardo e já me ajudou bastante em viagens. Vou agora em julho para Paris passar 16 dias na Europa e pretendo reservar parte da viagem para a Suíça, estabelecendo como base Lucerna. Acho que vou reservar uns 5 dias. Estou em dúvida se é melhor alugar um carro durante toda a viagem ou se devo fazer tudo de trem desde Paris, até porque meu vôo de volta também é por lá. Qual o melhor custo-benefício? Também pretendo ir a cidades vizinhas à Paris, como Mont Saint Michel, Saint Malo e vale do Loire.

Outra dúvida é sobre o passe de trem se for essa a opção. É melhor aquele Global Pass do Eurail (bem carinho) para 15 dias ou comprar os passes na hora? Ou ainda seria melhor comprar um Swiss Pass e outro para a França? Desde já muito obrigada pela resposta! Bjs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! O Ricardo Freire recomenda fortemente trem na Suíça. Vá de Paris a Lucerna de trem. Compre um Swiss Pass. Passes de vários países são furada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Sheila
SheilaPermalink

Dica mega importante pra quem vai ao Jungfraujoch !!!
Ao comprar o bilhete, se vc apresentar um bilhete usado do Corcovado você paga apenas 50% !!! Mandei um email pra averiguar, e eles confirmaram. Para nós em reais é como ao invés de pagar 400,00, pagar 200,00. Bom, né? Abaixo o email:

Von: Sheila Souza [mailto:sheiolive@gmail.com]
Gesendet: Mittwoch, 5. Juni 2013 08:02
An: Info (Railinfo)
Betreff: Contact

Dear Mrs Souza
Thank you for your Email.

Yes, with a ticket from the Corcovado you will get a 50% discount for tickets up to the Jungfraujoch. You pay from Interlaken Ost to Jungfraujoch and back, per person CHF 98.80. The only thing you have to do is to show your Corcovado ticket before buying the ticket to Jungfraujoch.

For any further information please do not hesitate to contact us again. We shall be pleased to be of any assistance to you. Also we recommend you our internet site http://www.jungfrau.ch

Yours sincerely

Doris Seiler

JUNGFRAUBAHNEN / JUNGFRAURAILWAYS

RAIL INFO

Harderstrasse 14

3800 Interlaken

Tel. +41 (0)33 828 72 33

Fax. +41 (0)33 828 72 6 info@jungfrau.ch

Gilmar
GilmarPermalink

Boa tarde.
Em Abril estou planejando uma viagem em 3 pessoas para Europa e passarei uns 8 dias na Suiça, incluindo o passeio a Jungfraubahn. Interlaken, 3 dias em Grindelwald, Zermatt, St. Moritz.
Pelo que li nos posts acima ainda é muito frio nessa época.
Como sairei a partir de Angola, vale a pena eu comprar roupas de montanha na Europa, em Paris ou Bélgica? Que passarei antes da Suiça, ou mesmo na Suiça, em Berna?
Alguém me indica alguma loja, especializada em um desses países.
Me refiro apenas a roupas de inverno,(jaqueta,calça, luvas, balaclava) não para esquiar.
E quanto ao Swiss Pass para esses 8 dias, vale a pena? Onde eu poderia consultar valores (em português de preferência).
Melhores cumprimentos
Gilmar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilmar! Os valores do Swiss Pass podem ser consultados aqui: http://www.swiss-pass.ch/ . A rede Decathlon é ótima para comprar roupas de frio; compre na França: http://www.decathlon.com .

Carolina
CarolinaPermalink

Olá Bóia,
Não sei se saberá me responder, mas vou postar aqui, pois caso saiba...
Gostaria de saber quais são os gastos para subir ao jungfraubahn. Se são somente dois trens na ida e dois na volta, se há ingresso para subir aos mirantes, para entrar no palácio de gelo... Caso saiba valores aproximados tb seria mto bem vindo. Quero calcular para preparar o bolso. rs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Todos os valores estão no texto, por favor leia até o final com atenção.

Jorge Ayala
Jorge AyalaPermalink

Ola Bóia
vou estar de carro com ninha família em Engelberg e separei um dia para conhecer um pouco Interlaken
É possível chegar de carro em Kl. Scheidegg ?
É possível fazer outro passeio além do Jungfraujoch nesse mesmo dia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge! Como está explicado no texto, só dá para ir de carro até Wengen. Você pode combinar o Jungfraujoch com outros vilarejos da mesma montanha.

Jorge Ayala
Jorge AyalaPermalink

òtimo me ajudou bastante, obrigado

Adriano
AdrianoPermalink

Olá Bóia, estou indo em Julho a Suiça e vou comprar o Swiss Pass, gostaria de saber se é obrigatório fazer reserva nos trens regionais, tipo de de Lausanne a Berna? Caso não seja obrigatório para embarcar basta apresentar meu swiss pass, passaporte, subir no trem e pronto?
Obrigado por mais essa ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Só é necessário reservar vagões panorâmicos de trens especiais. Nas rotas convencionais, basta ter o Swiss Pass válido. Se não houver lugar sentado, você viaja em pé até vagar um assento (há um sobe e desce constante de passageiros).

Carla
CarlaPermalink

Olá, estou indo com alguns amigos a Suíça em setembro. Neste período como está a temperatura no local, é possível esquiar em Interlake ? Obrigada pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Há atividades no gelo. Em Zermatt é possível esquiar pela manhã. No alto da montanha faz em torno de zero grau.

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Olá Bóia! Excelente as dicas!
Vou para Gridenwald em novembro, saindo de Florença, pelo que vi o melhor caminho é ir de trem até Berna, de lá até Interlaken... O que vc sugere?
E como compro as passagens de Berna para Interlaken? Compro tudo na hora?

Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Para passagens internas na Suíça não há desconto para compras antecipadas. Veja apenas se um Swiss Pass não será interessante.

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Obrigado Bóia, o Swiss Saver Pass pode ser utilizado por duas pessoas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Os passes tipo Saver requerem que ao menos duas pessoas estejam juntas em todos os trechos da viagem. As duas pessoas precisam ter comprado o passe.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalink

Olá, Bóia! Estou indo pra Suiça em setembro e, seguindo as orientações do blog, comprei um swiss saver pass pra mim e pro meu marido.
Vou visitar o Top of Europe (Jungfrau). Já comprei os tickets de Kl. Scheidegg para Jungfraujoch, com 25% de desconto por causa do passe. Entretanto, quando tentei comprar no site http://shop.jungfrau.ch/en/bergbahn# os tickets de Lauterbrunnen para Kl. Scheidegg, não me foi oferecido nenhum desconto relativo ao swiss pass. Já no trecho Kl. Scheidegg para Grindelwald me deram apenas 25% de desconto. Assim, mandei um e-mail para o helpdesk deles, questionando sobre o desconto de 50% nestes trechos, mas não me responderam a contento.
Será que o desconto de 50% que é mencionado na matéria acima não se aplica mais nestes trechos?
Ou será que lá na estação de Interlaken eu consigo esse desconto mostrando o passe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Luiza! Compre o trecho que falta ao chegar, você obterá o desconto, sim.

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Olá Bóia, consigo ir de Berna até Interlaken (e voltar) utilizando apenas o Swiss Pass? Sem qualquer acréscimo?
Para ir até Paris, tem saída direto de Interlaken?

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Se você tem Swiss Pass válido, pode embarcar em qualquer trem convencional na Suíça. Só precisará pagar suplemento em trens panorâmicos ou trens que levam a lugares de montanha não-habitados.

De Interlaken Ost a Paris você fará uma baldeação curtíssima em Berna na Basiléia (Basel).

Gustavo Sampaio
Gustavo SampaioPermalink

Ok, encontrei também com baldeação em Basel, a viagem seria mais longa desta forma? É importante comprar com antecedencia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Desculpe, Gustavo! O erro foi meu. A baldeação é na Basiléia (Basel), mesmo. Passagens internacionais devem ser compradas com antecedência para conseguir desconto; pense em 60 dias. Passagens dentro da Suíça não variam de preço.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalink

Gustavo e Bóia, vou tb pra Suíça em setembro e qdo comprei o swiss pass me informaram que pra ir de Lucerna pra Paris o passe só vale até a ultima conexão dentro da Suíça. Depois e necessário comprar passagem, que no caso e de Basel até Paris. Será que esta informação procede?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Luiza! Procede. O Swiss Pass vale apenas domesticamente.

Daniela
DanielaPermalink

Oi Boia, eu e meu marido vamos ficar 3 noites e 4 dias em interlaken. Vamos chegar de trem de zurike e depois partimos para Paris. Oq seria esse Swiss Pass q vc falam? Eu devo comprar os trechos de trem aki do brasil com antecedencia ou compro no local mesmo? Sobre o passeio ate o topo como faco para comprar la? Eh somente um bilhete que compro com destino ao topo ida e volta e no caminho podemos saltar nas cidadezinhas e retornar ao trem com o mesmo bilhete? De qto em qto tempo passa o trem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Swiss Pass é um passe que vale a pena para quem vai viajar bastante pela Suíça. Você pode comprar diretamente no site das ferrovias suíças e retirar ao chegar. Dá para comprar ao chegar também, é o mesmo preço. O passe dá transporte ilimitado em trens convencionais, barcos de passageiros e transporte público e descontos nos trens panorâmicos e barcos de passeio. O texto aponta os descontos que o Swiss Pass dá no trem da Jungfraubahn, por favor leia com atenção.

Daniela
DanielaPermalink

Ah, vamos em novembro e gostaríamos de esquiar, nessa epoca existe neve na regiao ou somente no topo? Qual estacao vc indica em interlake?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Segundo este forum do TripAdvisor, novembro está cedo para esquiar em Interlaken:

http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g188081-i654-k3181196-Interlaken_Skiing_in_November-Interlaken_Bernese_Oberland.html

Rosemary
RosemaryPermalink

Adora suas dicas e descrições, interessantes e objetivas!! Bem, amo um mochilão e em setembro ficarei 40 dias pela Europa, quero ir de Bern a Jungfraubahn e no fim do dia seguir p Interlaken, gostaria de saber se tem onde deixar a mochila em Jungfraubahn? Obrigada por compartilhares suas viagens conosco!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosemary! Deixe a mochila na estação de Interlaken antes de subir no trem a Jungfraujoch.

Rosemary
RosemaryPermalink

Obrigada!!!! Em Interlaken já tenho reserva no hostel... é q eu queria ir direto.. heheheheh entao terei q refazer meu roteiro!!! hehehe

Thiago
ThiagoPermalink

Oi, gostaria de saber se da pra descer de Zermatt ate Interlaken e depois comecar a subida pra Jungfrau e pegar um tram ao final desse dia ate Basel.

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Para fazer o passeio do Jungfrau, como está escrito no texto, é preciso estar em Interlaken cedo. Não há como sair de Zermatt e ainda chegar a INterlaken em tempo hábil. Recomendamos que em vez de você retalhar seu tempo entre estações de esqui, escolha uma, fique mais tempo e aproveite melhor os passeios que ela oferece.

Thiago
ThiagoPermalink

Olá....bom dia a todos...de acordo com as preciosas dicas recebidas aqui aproveito pra saber se alguém tem um bilhete do corcovado pra me fazer uma doação e desse forma conseguir o desconto na subida a Jungfrau??

Gostaria de saber tb como fica os descontos ja q comprarei o SwissPass!!!!

Obrigado adiantado!!!
Abs Thiago!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Com o Swiss Pass você tem desconto de 100% até Wengen ou Grindenwald, 50% entre estas e Kleine Scheidegg, e 25% de Kleine Scheidegg até Jungfraujoch.

Não sabemos se os dois descontos podem ser acumulados. Sugerimos que você contacte a Jungfraubahn pelo site dela.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Olá, estamos indo em Outubro por volta do dia 26! Gostaria de saber se eh possivél, fazer esses passeios e como? Interlaken e descer de trem até Zemart e retornar pra Interlaken .. Pra dormir em Berna, pq ficarei hospedados lá em Berna!

Outro momento, chegarei em Zurique e estamos querendo pegar o Bernina Expresse até Tirano e dp pega o onibus e dorme em Lugano? O que vc indica pra gente?

Att.

Maria Cezaria

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, maria Cezaria! Não é possível ir e voltar entre INterlaken e Zermatt no mesmo dia com algum proveito. Há passeios a serem feitos ao chegar a Zermatt.

Sem saber o número de dias que você vai passar na Suíça, não dá para saber se é viável você pegar o Bernina.

Recomendamos que você escolha uma base e explore os passeios do lugar e dos arredores imediatos. É o melhor a fazer com tempo restrito. Por favor leia com atenção os outros posts indicados no texto antes de fazer novas perguntas. Obrigada.

Maria Cezaria
Maria CezariaPermalink

Huum, entendi, estou com bastantes dias livres...

Posso ficar 10 dias!! Desculpe-me, dp q eu mandei, vi varios comentarios relacionados as minhas perguntas...

Obrigada pela ajuda!!!

smile))
Boa Noite!!

Andre
AndrePermalink

Bom dia, somos 2 casais indo à Europa em outubro. Ficaremos 6 dias baseados em Roma, com possibilidade de 1 ou 2 bate voltas (estamos entre Veneza, Florença ou Napoles). Depois iremos de Roma a Zurich, com planejamento de passar mais 6 dias. Um casal voltará da Suiça e outro partirá para Alemanha por mais 6 dias. Com base nisto tudo, estamos com muita dificuldade em decidir o que usar: avião de Roma/Zurich , comprar passes avulsos de trem, Swiss Pass ou o Select Pass com Italia/Suiça/Alemanha (neste caso, mesmo um casal não utilizando na Alemanha)? Poderia nos dar uma luz? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Recomendamos apenas os passes nacionais da Suíça e da Alemanha. Para ver se valem a pena, simule os trechos que serão percorridos nos sites http://www.sbb.ch/en e http://www.bahn.de/international . Os trechos na Suíça não variam de preço; na Alemanha, compras de passagens avulsas a partir de 80 dias de antecedênca rendem ótimas tarifas descontadas.

Vindo da Itália, um bom esquema é dormir em Tirano e no dia seguinte pegar o Bernina Express até St. Moritz ou Chur. Ou então ir de Milão a Lugano, ficar duas noites e seguir a Lucerna com o Wilhelm Tell Express. Lucerna é uma boa base para dois ou três dias (faça bate-volta a Berna). Complemente com uma base francesa, em Montreux ou Lausanne.

Por favor clique nos posts relacionados ao pé do texto.

Andre
AndrePermalink

Bóia, obrigado pela pronta resposta...Esqueci de dizer que, neste caso, tenho que ficar em Zurich, pois ficaremos hospedados na casa de parentes. Será de lá que sairemos para os passeios possíveis (um certamente será Jungrau). Em função disto e de sermos 4 pessoas, também analisamos a possibilidade de sermos 4 pessoas, pode comentar com base nesta configuração? Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Leia sobre Zurique no post de Zurique. Lá estão listadas as possibilidades de passeios e bate-voltas.

Além disso, se você tem família em Zurique, não há melhor fonte de informação sobre o que fazer do que eles. Não desdenhe esse privilégio.

FÁBIO NUNES
FÁBIO NUNESPermalink

Caro Bóia, bom dia.

Pretendo aproveitar esse passeio no próximo verão com esposa e 2 crianças. A idéia é levar pouca roupa. Dá para alugar roupa de inverno em interlaken antes de subir a jungfraubahn ?
Muito obrigado, desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Lá na Suíça eles não têm essas lojas de aluguel de roupa como na Argentina ou no Chile. Você pode alugar equipamento nas estações, mas um casaco teria que comprar.

Esses casacos bastam, não são caros e são uma boa compra:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

clarissa
clarissaPermalink

Olá! Gostaria de saber umas coisinhas... Não vou comprar o swiss pass, e queria saber se nas baldeacoes na subida para o top of europe é fácil conseguir os tickets do próximo horário ou se os trens lotam ( vou em outubro, dia 19)
Qnto tempo é necessário nestas cidadezinhas das baldeacoes?
Com relação ao desconto pra quem tem o ingresso do corcovado, só devo mostrar na compra do último trecho?
Pra qual horário vc acha q devo comprar a saída de interlaken pra curtir bem o dia, umas 7 da manhã?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clarissa! Compre o ingresso total na estação-base, Interlaken Ost; tente usar o seu ingresso do Corcovado ali.

Não é preciso reserva de assento; os trens carregam passageiros em pé também.

O ideal é ficar pelo menos uma hora nas cidadezinhas intermediárias.

clarissa
clarissaPermalink

Obrigada!!!!

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Bóia, aproveitando o levantado pela Clarissa, gostaria de esclarecer algo que eu ainda não entendi bem. E para quem tem o Swiss Pass, que leva sem custo adicional até alguma cidade no meio do caminho partindo de Interlaken, pergunto:

Onde comprar a passagem para o resto da viagem até o Top of Europe?

Compramos a volta para a mesma cidade? Compramos já na ida?

A volta tem hora marcada?

Existe alguma necessidade de marcar o horário de ida ou da volta?

Um último ponto, vc saberia dizer se o Top of Europe fecha em alguma data, tipo em pleno inverno (não faz sentido, mas não custa perguntar), tipo no dia de natal, 25-12?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Não há lugar marcado, você pode comprar os tickets a qualquer momento, seja em Interlaken Ost, seja nas estações intermediárias. Todos os trens levam passageiros em pé se for necessário. Os percursos são curtos.

A Jungfraubahn funciona todos os dias do ano.

Sandra
SandraPermalink

Olá, Clarissa,

O ticket p jungfrau é um só. Você compra na estação de Interlaken para o próximo horário disponível. Nas estações em que há baldeação, você pode pegar o próximo trem ou dar uma passeadinha pela cidade. Lauterbrunem, especialmente, é muito linda e vale a pena gastar umas 2 horas lá. Quando terminar o passeio, é só voltar p a estação e pegar o próximo trem. Na volta é mesma coisa: depois que visitar tudo e estiver bem cansada, você chega na estação e embarca. Parece complicado por causa das baldeações, mas é muito simples, não há como errar.

Sandra
SandraPermalink

Olá, Clarissa,

Pus sua resposta no lugar errado, aí vai: O ticket p jungfrau é um só. Você compra na estação de Interlaken para o próximo horário disponível. Nas estações em que há baldeação, você pode pegar o próximo trem ou dar uma passeadinha pela cidade. Lauterbrunem, especialmente, é muito linda e vale a pena gastar umas 2 horas lá. Quando terminar o passeio, é só voltar p a estação e pegar o próximo trem. Na volta é mesma coisa: depois que visitar tudo e estiver bem cansada, você chega na estação e embarca. Parece complicado por causa das baldeações, mas é muito simples, não há como errar.

Reny Nagano
Reny NaganoPermalink

Bom-dia, daqui 2 dias embarco para Basel a trabalho e passarei parte de sábado, domingo e segunda na região dos Alpes, pretendia ir diretopara Wengen (sábado para domingo), no domingo iria para Interlaken e de noite para spiez, dormiria lá e na segunda voltaria para Basel.
Pretendo alugar carro, creio que sai mais em conta.
Mas tive algumas dúvidas no seu diário. Para ir para Jungfrau eu pego o trem em Interlaken ou em Wengen?, voê acha que vale a pena ir para essas 3 cidades?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Reny! Acreditamos passagens avulsas serão mais vantajosas para esse percurso. Lembr-se que o carro também incorre em gastos de gasolina e... estacionamento. E que levar alguma multa é bastante comum quando estamos em outro país e não estamos acostumados às suas regras.

De todo modo, respondendo à sua pergunta, estando de carro você pode ir de carro até Grindenwald ou Lauterbrunnen.

Ainda hoje, no máximo amanhã, deve sair um post do Ricardo Freire com os preços de todos os principais trechos de trem na Suíça. Mas você pode simular tudo em http://www.sbb.ch/en

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Bóia, estou com uma dúvida absurda, comprar ou não o swiss pass, que tem um preço salgadíssimo.

Vejo que essa confusão também se passa em muitas cabeças, inclusive nas mais privilegiadas, vide a mudança de resposta nesta questão específica levantada pela Reny.

Espero ansiosamente este post do Ricardo Freire, e espero mais ainda que a minha dúvida seja dirimida.

Sandra
SandraPermalink

Oi, Fábio,
Eu não comprei o Swiss Pass, por causa do preço salgado e também pq vc acaba vendo as paisagens maravilhosas da janela. Nós alugamos um carro pela Auto Europe, muuuiiito mais barato, e em cada lugar que valia a pena parávamos para admirar a beleza. Não me arrependi e não senti falta do trem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! O post deve sair amanhã, o Comandante está terminando.

O Swiss Pass pode ser comprado até mesmo depois de você chegar na Suíça.

O Ricardo Freire só andou de trem na Suíça inteira e não sentiu falta de carro mrgreen

Andreia
AndreiaPermalink

Olá, pessoal. Estou com algumas dúvidas sobre os trens na Suiça e também ansiosa pelo post do Ricardo Freire. Alguém sabe me dizer se os preços das passagens de trem nas estações são os mesmos do site? Se eu comprar um half fare card, posso comprar as passagens lá e pagarei a metade dos preços do site? Para comprar os trechos promocionais "super saver", tenho que agendar certinho a data e o horário? Com os promocionais, também posso sair do trem em alguma cidade? Por exemplo de Grindelwald para Zurique, posso descer e passar algumas horas em Lucerna ou é melhor comprar Grindelwald/Lucerna e Lucerna/Zurique?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Os bilhetes supersaver são uma novidade reintroduzida este ano. Valem apenas para compras com no máximo 14 dias de antecedência e não dão direito a nenhum reembolso: se você perder o trem específico para o qual comprou a passagem, terá que comprar uma passagem nova. Os supersavers só podem ser comprados online. Não dão direito a sair do trem e pegar o próximo horário; para isso você precisará achar dois trechos promocionais na mesma rota nos horários que lhe convierem.

Os preços de passagens normais são os mesmos online ou nas bilheterias.

Sandra
SandraPermalink

Olá, Reny,

O trem para Jungfrau parte de Interlaken e passa por Lauterbrunen, onde é feita a primeira baldeação, e Wengen, nessa ordem. Wengen é bem pequena, Interlaken é um pouquinho maior, melhor p ficar hospedada.
Boa viagem.
Sandra

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Dá pra ir pra Jungfrau via Grindewald também...

Daniela
DanielaPermalink

alguém sabe me dizer qual o hostel e não hotel, mais perto do Top od Europe em Interlaken?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Há um hostel ao lado da estação de Interlaken Ost. Ele está citado neste post, que tem dicas de hospedagem em Interlaken:

https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Tem um hostel em Grindelwald (http://www.mountainhostel.ch/de/mountain-hostel-grindelwald), a faixa etária é bem baixa (eu diria que gente com 28-30 já se sente deslocada).

Mauricio
MauricioPermalink

Olá,
Estarei em luzern como base em Início de março com minha família (esposa e duas crianças menores de 16). Estavamos planejando um bate volta Para zurich, berna, engenberg e interlake (objetivo jungfrau).
Você acredita por conta do clima que valha a pena ir a interlake com o objetivo jungfrau como bate e volta nesta época?
Será que com está quantidade de trechos justifica swiss pass ou swiss saver pass ?
Obrigado e parabéns pelo site.

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Com tempo bom (previsão de céu aberto) o topo do Jungfrau é um passeio interessante em quase todas as épocas do ano, exceto no degelo entre algum ponto em abril e o fim de maio. Início de março é bem improvável ter iniciado o derretimento da neve intermitente (que deixa tudo um pouco enlameado). Mas cheque na Internet a previsão do tempo antes de subir, no hotel, se tiver previsão de dia nublado com nuvens baixas, nào vale a pena.

Margarete
MargaretePermalink

Olá, estou indo para Suiça em Novembro.
Quero fazer o trecho para o Topo da Europa e gostaria de saber se é válido comprar os tickets aqui pelo Brasil (por site) ou posso comprar ao chegar na estação?
Se for comprar pelo site, estarei em zurique, qual o melhor trecho a comprar e qual a empresa de trem?
Muito obrigada
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Margarete! Os preços da Jungfraubahn não variam, pode comprar na hora.

Leia tudo sobre trem na Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Margarete
MargaretePermalink

Obrigada pelo retorno.
Não corro o risco de não conseguir trem (por lotação)?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Margarete! Se tivesse a gente falava. Não há reserva de lugar neste trem. O trem carrega passageiros em pé.

Edson
EdsonPermalink

Oi, Boia !

Vou chegar em Frankfurt, no dia 24/12, as 15 h. Pretendo ficar 3 ou 4 dias na Suica, com meu filho (19 anos), e fazer o roteiro topo da europa. Qual a melhor opçao, ficar em Lucerna ou Interlaken ou Berna ? Vou adquirir o Select Pass. Teria algum desconto nos trajetos para Jungfrau ? Muito obrigado pelas dicas !

Debora
DeboraPermalink

Oi Bóia,
Estou indo pra Berna, Interlaken e Jungfrau gostaria de saber se encontro lojas de aluguel de roupas pra neve e esqui nesses lugares e se os preços valem a pena o aluguel ou a compra.
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Debora! Não existe aluguel de roupas na Suíça. Você pode alugar equipamentos para esqui nas estações.

Kelly Pellegrini
Kelly PellegriniPermalink

Ola!
Estou planejando passar Natal na Suíça e havíamos pensado em nos hospedar 5 dias em Lucerna. A agencia que indicou disse que a cidade e bonita e há muitos atrativos entretanto quando comecei a pesquisar sobre os hotéis vi que nao era bem isso que queria. Minha idéia de ir a Suíça e acordar vendo neve, num hotel no alto de uma montanha e esquiar perto. Quando vi seu post sobre as vilas me identifiquei mais.
Gostaria de saber se há a possibilite de nos hospedarmos perto da estações de esqui nesses vilarejos ou na própria estação e que cidade ou vila e mais recomendada.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! Se você não esquiar, talvez ache limitante ficar num microvilarejo como Grindenwald ou Lauterbrünnen. Mas há hotéis em todos esses vilarejos, sim. Talvez a cidade alpina com mais vida noturna e diversidade de atividades seja Zermatt. Interlaken também oferece muitas atividades, mas os verdadeiros vilarejos alpinos estão a meia hora de trem, montanha acima (Grindenwald, Lauterbrünnen, etc.)

Leia mais sobre a Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/