Meningite C no norte da Bahia: hoteleiros vacinarão trabalhadores

Costa do Sauípe

A querida Eunice manda lá da Bahia uma notícia d’A Tarde dando conta de que os grupos hoteleiros da Costa do Sauípe, Imbassaí e Praia do Forte se reuniram e decidiram vacinar contra meningite meningocóccica C  todos os funcionários dos hotéis e trabalhadores que atendem ao público na região (em barracas de praia, passeios e lojas de artesanato).

Não houve nenhum caso novo nas últimas 72 horas, o que seria um sinal de que o controle dos infectados estaria funcionando.

Até agora o que se sabe é que o foco da contaminação é a vila de Porto Sauípe, que fica fora dos limites de qualquer complexo hoteleiro da região. As três pessoas que morreram — e as quatro que continuam internadas — trabalhavam no complexo Costa do Sauípe, mas em funções sem contato com o público.

Não foi registrado nenhum caso da doença entre hóspedes, nem mesmo depois da realização do Sauípe Folia, no feriado de 7 de setembro.

A Eunice, que é médica, recomenda que, caso você vá ao norte da Bahia, vacine-se antes contra meningite meningocóccica C para não correr nenhum risco. A vacina tem efeito 15 dias depois da aplicação e vale por 10 anos.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


42 comentários

Eu não tenho tanta tranquilidade assim não. As autoridades escondem os fatos tanto quanto podem e quando são noticiados é porque a coisa já está feia mesmo. Já vimos isso com relação a dengue e gripes, principalmente. Quando os fatos tomam grandes proporções e ficam fora do controle é que se tomam algumas providências e nem sempre de forma eficiente. Estamos indo para Costa do Sauípe em janeiro e vamos todos vacinados. Com as autoridades públicas é assim, não dá para confiar sem desconfiar.

    Acho que a maior prova disso foi a meningite da Ivete Sangalo. Essa não deu para esconder…

Gostaria de saber se possuem noticias reais sobre os casos de miningite pois estou com viagem marcada para Iberostar ,mas estou morrendo de medo.Acho que não deveriam esconder dos turistas a real situação,pois é questão de vida e morte e com isso não se brinca,por isso os orgãos competentes deveriam ser realistas com os turistas e informar a verdade. Se alguem tiver algum comentário mais atualizado por favor me avise!!!

    Olá, SB! As notícias que vêm da Bahia são essas mesmas. Nenhum caso entre turistas, foco aparentemente controlado.

    SB, surtos de doenças são um prato cheio para imprensa. Tenha certeza de que se houvessem mais casos, e ainda mais se as autoridades médicas tentassem negá-los, estaria bem informado em jornais e (bons) sites de notícias.

13 de setembro de 2011 – Informação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria onde trabalho:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS CASOS DE MENINGITE C EM COSTA DO SAUÍPE
Com relação aos casos de meningite meningocócica C, ocorridos na semana passada no Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que todas as ações realizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica obedeceram aos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A Sesab ampliou o número de profissionais para o atendimento médico de casos suspeitos. Mais de 1.800 pessoas fizeram bloqueio com a utilização de antibióticos e uma equipe está monitorando permanentemente a situação em toda a região.
Além destas ações, as equipes da Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios envolvidos, estão desde o início das ocorrências realizando palestras e reuniões sobre a situação epidemiológica atual e adotando medidas de prevenção da doença no complexo hoteleiro e nas comunidades onde residem os pacientes afetados pela doença.
Vale acrescentar que os casos ocorreram em uma área específica e as pessoas que manifestaram os sintomas não exerciam atividades de atendimento direto ao público, não sendo necessária a interdição parcial ou total do local, nem tampouco dos eventos e atividades programadas para o complexo. Apesar disso, a Sesab orienta as pessoas que estiveram no local, caso apresentem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal e vômitos, procurem imediatamente atendimento médico. O diagnóstico precoce aumenta as chances de êxito no tratamento.
Ascom/Sesab/meningite/sauipe2

Tenho reserva paga pro próximo final de semana. Pedi reembolso para a CVC e eles querem cobrar a primeira diária, alegando que o problema é alheio a vontade deles. Não acho isso justo. Se foi identificado um problema de saúde publica, não deveria caber multas para quem quer reembolso. Alguém já passou por situação semelhante?

Sou moradora da Praia do Forte, infelizmente as autoridades incompetentes não disponibilizaram vacinas para a populacão até agora , nós estamos pagando R$50,00 pela vacina mas infelizmente nem todos estão conseguindo pagar.
Há casos de cortar o coracão … como o de uma mãe que teve de escolher qual de seus filhos iria vacinar e o de outras tantas mães que vacinam só os filhos e nãao se vacinam …
Moramos num paraíso mas como canta Roberto Carlos …¨ do que vale o paraíso sem amor¨ …
infelizmente está faltando amor às vidas das pessoas simples que aqui vivem e sempre receberam a todos os visitantes com amor e alegria.

A incompetência das autoridades neste Brasil é infinita. A gente acha que já viu de tudo e sempre vem mais. Quem foi a Bahia na época do ACM e voltou agora leva um choque. Salvador esta largada, o Pelourinho se degradando e por aí vai…

    Acho complicado politizar questões no nível partidário. O Riq criou um tópico falando da decadência do Pelourinho uns meses (ano?) atrás.

    Caro André, acredito que não. Eu era fã de Salvador, ia 2 ou 3 vezes ao ano para lá. Segurança publica é de responsabilidade do Governo Estadual. Seria mera coincidência a decadencia vir junto do governo do PT ? De qualquer modo risquei a cidade das minhas ferias, opinião compartilhada por todos os meus amigos , Maceió, Natal sao destinos mais tranqüilos ….

Olá,
Tenho reservas para o próximo fim de semana,irei com minha família e meus pais.Segundo o sesab não há riscos pois já houve o bloqueio da menigite, queria sua opinião,minha filha é vacinada,mas nós adultos não.
Um forte abraço!!
Manu Telles

Riq, mudando(nao muito) de assunto: vc nao acha melhor vc assumir a pasta do Turismo???

    Eu apoio essa idéia!!! Ministério da Bói…ooops…do Turismo!!!!:)

    Não, Riq!
    Não que não mereça, mas prefiro vc por aqui, lá a Bóia ia ter que boiar num mar de lama ….

Muito obrigada queridos!Estava em dúvida sobre qual vacina tomar e se tomar, pois há conjugadas (A+C, b+C e somente meningite C).

Riq, obrigada pelo “querida”, que você sabe que é recíproco. :o) Não é só na Bahia que estão acontecendo mais casos que a média de meningite meningoccocica, em outros estados também. Então, a vacina, que é bem segura, servirá para proteção em muitos lugares. Só para lembrar, a proteção da vacina ocorre, em média, 15 dias, após após a aplicação e perdura por muito tempo – mais de 10 anos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito