Montreal: um pé lá, outro cá

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Montreal

É normal que cidades ofereçam contrastes, mas nesse quesito fica difícil bater Montreal. Dividida entre a Europa e o Novo Mundo, o Canadá unido e a autonomia regional, o francês e o inglês, a segunda maior cidade canadense faz do seu caldo de contradições o seu maior charme. Em nenhum lugar do mundo ocidental a questão da língua é tão preponderante.

Vieux Montréal

Barcelona pode ter abraçado o catalão com desmedido entusiasmo depois do fim do franquismo, mas o fato é que ali toda a população é perfeitamente bilíngüe. Já em Montreal, segundo o censo de 2006, pouco além da metade da população se declara fluente em francês e inglês. Quem atende ao público, porém, normalmente fala inglês. Por ironia, o turista que fale francês talvez tenha mais problemas para se comunicar, já que o sotaque québecois é virtualmente impenetrável para ouvidos não habituados.

Vieux Montréal

Mais francesa que a França

Fundada por franceses em 1642, Montreal logo se tornou o principal centro do comércio de peles da América do Norte. O domínio da França, contudo, durou apenas até 1760, quando as colônias francesas do Canadá foram entregues à Inglaterra como conseqüência da vitória britânica na Guerra dos Sete Anos. Mesmo constituindo a minoria da população, os ingleses formavam a elite de Montreal, controlando a banca e o comércio. Ainda durante o período colonial britânico os anglos fundaram a Universidade McGill, a mais importante e prestigiosa da cidade – e onde até hoje as aulas são dadas em inglês.

Universidade McGill, Montreal

A dominação cultural da elite anglófona só foi seriamente contestada pela maioria québecoise a partir da década de 1970. Desde então uma legislação lingüística rigorosa regula a comunicação no serviço público (onde o bilingüismo é obrigatório), nas escolas (as aulas podem até ser em inglês, mas os trabalhos podem ser apresentados em francês, mesmo na McGill) e no comércio. Todos os letreiros de Montreal precisam estar em francês – e é por isso que você vai ler coisas como “Café Starbucks Coffe” ou “Poulet Frit du Kentucky” (em vez de Kentucky Fried Chicken).

Montreal

O purismo é tamanho que faz o francês aparecer em ocasiões em que já não é mais usado na França. A placa “PARE”, que em território francês é “STOP”, em Montreal é “ARRÊT”. Estacionamento, que em qualquer cafundó da França é “Parking”, no Québec é “Stationemment”. Vale a pena prestar atenção nesses detalhes. Em plena era da globalização, é uma experiência única estar num lugar onde a língua universal é combatida com tanto (e provavelmente inútil) esforço.

Montreal, igreja anglicana

Entenda a cidade

Montreal está situada numa ilha do rio São Lourenço, ao pé do Mont Royal (que em francês arcaico se chamava “Mont Réal”, daí o nome). O Boulevard St.-Laurent divide a cidade entre o Oeste anglófono (você percebe pelo nome das ruas: University, Peel, Mansfield) e o Leste québecois. É provável que você se hospede no leste anglo – onde estão a principal zona hoteleira, o grande comércio e a estação de trem – e faça turistagem no leste francês, região em que se encontram a cidade antiga, o porto e o parque olímpíco.

Catedral de Montreal

No eixo leste-oeste, a rua mais importante é a Sainte-Catherine, que vai mudando de cara conforme a região. No canto oeste estão as grandes lojas de departamento. Passando o Boulevard St.-Laurent a rua se torna o epicentro do Quartier des Spectacles, o bairro dos teatros e centros culturais. Continuando para leste você passa pela Universidade de Québec em Montreal (UQÀM) e pela rodoviária e chega ao Gay Village.

Gay Village, Montreal
Mont-Royal, Montreal

Fora da região turística fica o Plateau du Mont-Royal, onde predominam as casas de três andares típicas da cidade e há bons restaurantes frequentados pelos locais (o principal polo é a rua Duluth). Há também muitos enclaves de comunidades de imigrantes; o mais colorido – e mais fácil de visitar – é Chinatown, que fica próxima à cidade antiga, ao longo da rue de la Gauchetière e suas transversais.

Chinatown, Montreal

Aproveite o metrô

Quando a temperatura permite, Montreal é um bom lugar para caminhar: quase tudo é plano (na parte central, a exceção é uma subidinha entre a rue Sainte-Catherine e a Sheerbrooke, coisa de duas quadras). No frio ou debaixo de chuva, existe a famosa rede de galerias subterrâneas. Com pressa ou preguiça, porém, o metrô é uma mão na roda: fácil de entender, limpo, fluido. E é a melhor maneira de chegar a lugares como a ilha de Santa Helena, o Parque Olímpico e o bairro do Plateau du Mont-Royal. A viagem avulsa é muito cara: 3 dólares canadenses. O negócio é comprar um passe de um dia (8 dólares canadenses) ou três dias (16 dólares canadenses). O passe de um dia se paga em três viagens; o de três dias, em seis; ambos são válidos no ônibus da STM para o aeroporto (tarifa avulsa, 8 dólares canadenses).

As estações valem por um guia turístico. Na linha verde, desça em Peel para ir ao Museu de Belas Artes e aos bares das ruas Crescent e Maisonneuve; na Place des Arts para o Museu de Arte Contemporânea; em Berri/UQAM para os barzinhos da rue St.-Denis; em Beaudry para o Gay Villlage; em Viau para o Parque Olímpico, Torre de Montreal e a estufa Biodôme.

Museu de Belas Artes, Montreal

Crescent Street, Montreal

Biodôme + Torre de Montreal

Vista da Torre de Montreal

Biodôme, Montreal

Na linha laranja, Bonaventure é ligada à estação de trem; Square-Victoria leva aos bares transados da extremidade da rue McGill próximos ao porto; a Place d’Armes é o melhor acesso à cidade antiga e a Chinatown, e Mont-Royal serve para os restaurantes da rue Duluth.

Porto de Montreal

Place d'Armes, Montreal

A linha amarela é curtinha mas é o melhor caminho para a ilha Santa Helena, onde estão o museu Biosphère, dedicado ao meio ambiente, o Cassino de Montreal e o parque de diversões La Ronde, que pertence à família Six Flags. No verão também é montada uma praia fluvial. Leia mais sobre o metrô aqui.

Ilha Ste. Helène vista da Torre de Montreal

Montreal

A cidade subterrânea

Montreal tem a maior rede do planeta de passagens construídas sob a terra, a RÉSO. São mais de 30 km de túneis e galerias que tornam a cidade mais habitável durante o interminável inverno canadense. Não se trata, porém, de um universo paralelo, como muitos forasteiros imaginam. A RÉSO é apenas a interligação entre os pisos subterrâneos de shopping centers e edifícios comerciais. Na maior parte do tempo você se sente dentro de um shopping center, não de uma galeria de passagem. É preciso usar um mapinha em que os pontos de acesso à superfície (os shoppings, edifícios ou metrô) aparecem como “estações”. Para não se perder, basta ver na sinalização dos corredores a direção da próxima “estação” do seu percurso. Leia mais sobre as galerias aqui.

Bixi, Montreal

Chegar e ficar

A pouco menos de cinco horas de trem de Toronto e a três horas de Québec (com wifi a bordo!), Montreal compõe um roteiro ferroviário perfeito para quem quer explorar o leste do Canadá sem os contratempos dos aeroportos (mas para voltar de Quebec a Toronto, use o avião).

Quem chega a Montreal de trem já está muito próximo da principal região hoteleira da cidade. O hotel Fairmont Queen Elizabeth é interligado à estação; o renovado Novotel está a cinco minutos de táxi. Outro ótimo ponto para se hospedar é o início da rua Sherbrook – uma localização conveniente tanto para a cidade antiga quanto para a zona comercial. Por ali, fique no metido Hotel 10 (desde US$ 175) ou no funcional Hilton Garden Inn (desde US$ 160)

Mile End, MontrealTorre de MontrealVieux Montréal

Leia mais:

117 comentários

Patsy
PatsyPermalinkResponder

Fui para Montreal sozinha e foi uma viagem fantástica, amei a cidade, e o clima em Julho, feriado do dia do Canadá com muitas atrações e um festival de Jazz maravilhoso grátis, assisti muitos shows smile

Foi uma viagem low cost, e fiquei em um albergue que recomendo: http://www.auberge-alternative.qc.ca/?lang=en/

O pessoal não falava muito inglês, mas eu consegui me fazer entender smile

Vale muito a pena conhecer e dar a esticada até Quebec, fui de ônibus mesmo, estava mais barato do que trem, e passei 1 semana em Montreal + 4 dias em Quebec, mas ai já fui com meu irmão, encontrei ele lá mesmo + dois amigos e ficamos em um hotel que não vou conseguir lembrar o nome, mas a sensação de Quebec foi assistir ao Cirque du soleil sem nem ter programado, lembro-me que vimos em um jornal, procuramos, chegamos na hora do espetaculo e compramos, Varekai, esse que terá no Brasil agora.

beijos
Patsy

Aurenice
AurenicePermalinkResponder

Passei um mês em Montreal e, realmente, a sua descrição da cidade é perfeita...

Thiago Augusto

Nao gosto da idéia de visitar países. Gosto de visitar cidades. Acho que todas tem um "tchan" único, uma coisa que busco em qq viagem. Montreal deixa essa singularidade a vista, o que é muiito bom pra aprendermos a viajar ...

Karina Gomes
Karina GomesPermalinkResponder

Essa questão da língua em Montreal é fantástica mesmo. Eu fiz intercâmbio lá há alguns anos e quando cheguei sofri com o sotaque deles, que era bem diferente do francês que eu tinha aprendido aqui. Na família que me hospedou, apenas a "mãe" falava inglês, o "pai" não falava praticamente nada. Na noite em que cheguei, eles receberam uns amigos para o jantar e me chamaram para participar (brasileiro é sempre uma atração em qualquer lugar do mundo!) mas nenhum deles falava inglês, fiquei em pânico rsrsrsrs. Eles realmente não fazem questão nenhuma de falar inglês.

Pimenta- Fer
Pimenta- FerPermalinkResponder

A descrição da cidade realmente esta ótima , passei o mês de setembro do ano passado lá e foi muito bacana ! Uma dica, que eu so descobri no ultimo dia ( ultimo café da manha- para fechar com chave de ouro) ! Por favor, quem for a Montreal , nao deixe de tomar um brunch em um café chamado Beautys
Fica escondido em uma esquina da Avenue du Mont Royal Ouest com a Rue Saint Urban, geralmente detectado pela fila que se forma na porta sábado de manha. Vale a pena esperar um pouquinho. Panqueca inesquecível.... O lugar deve ter uns 200 anos e nao acredito que ninguém va se arrepender de começar um dia com um belo cafe de lá !!

http://www.montrealplus.ca/montreal/venues/beautys-restaurant

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá!
Qual seria a melhor época para se conhecer o Canadá? Final de Abril a temperatura ainda está fria?

Obrigado

Paulo
PauloPermalinkResponder

Tiago, estive no Canadá no ano passado em maio, as temperaturas já são altas na região de Montréal, Quebéc e Toronto. Maio/junho e agosto/setembro são as melhores épocas para visitar a região.

monica ribeiro

Vou viajar ao Canadá no período de 9 a 17 de julho.Como é a temperatura nessa época?é verão?devo levar casaco????ajudem-me,please!!!!

monica ribeiro

ajudem-me:viajo em julho...qual a temperatura q devo esperar nessa época??levo casaco,não levo,venta de noite?chove?qual a média da temperatura nessa época??obrigada.

Ricardo Freire

Monica, a única certeza é que você não pegará frio glacial. No mais, pode pegar desde um calorão (é raro, mas acontece), até friozinho de 10/12 graus.

A média mínima é de 14, a média máxima é de 27. Chove regularmente o ano inteiro em Montreal, não há estação seca.

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/wxclimatology/monthly/graph/CAXX0301

monica ribeiro

obrigada pela dica Ricardo,depois te mando fots de lá e confirmo se fez frio ou não...bjos

Felipe Vilares

Prezados,

Vou viajar agora no final de março para Toronto. Depois, irei para Quebec. Gostaria de saber se vale a pena a ida de carro, sem parar. Li que são quase 9hrs de viagem e que o trânsito passando por Montreal é bem pesado. Alguém tem alguma dica de trajeto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Distâncias assim são feitas para voar. Só valeria a pena fazer de carro se você tivesse tempo e objetivos para parar pelo caminho.

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Felipe, concordo com a Bóia! É muito longe para uma viagem de carro. Só valeria a pena caso você fosse parar em Ottawa e/ou Montreal pelo caminho e ficar em alguns dias. Eu fiz exatamente esse trecho de Westjet e não foi muito caro. Além disso, dependendo do número de pessoas, o preço do aluguel do carro com seguro e gasolina sai mais caro do que a passagem, até porque o aluguel de carro de Canadá não é muito barato.

Felipe Vilares

Bóia e Alessandro, obrigado pela ajuda. A minha pergunta ficou ruim pois não dei o contexto todo. Vamos lá: nossa idéia é ficar em Toronto 2 dias, ir até Montreal e ficar mais 2 dias e depois ir para Quebec, ficando lá mais dois dias, voltar para Toronto e voar de volta para o Rio. Ou seja, já vou alugar o carro de qualquer maneira. A volta (Quebec X Toronto) é que me preocupa. Quando comprei as passagens, só consegui vôos de Rio X Toronto (ida) e Toronto X Rio (volta). E não quero gastar mais dinheiro com duas passagens extras de Quebec X Toronto, dado que já estou com o carro. Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Você tem tão pouco tempo, é mais uma razão para não alugar carro. Voe ou vá de trem entre Toronto e Montreal; vá de trem entre Montreal e Quebec; voe entre Quebec e Toronto. Um carro vai fazer você perder metade da sua viagem na auto-estrada e só vai atrapalhar na cidade.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Só para você se dar conta da maluquice:

Toronto x Montreal: 546 km (estimativa Google Maps: 6h30 na direção)

Quebec x Toronto: 793 km (estimativa Google Maps: 9 horas na direção)

Mas como diz aquele moço da Brastemp, o dinheiro é da pessoa! grin

Felipe Vilares

Ok, Bóia! Obrigado pelas dicas!!

Forte abraço!

Benedita
BeneditaPermalinkResponder

Muito boas as dicas!
Eu estava pretendendo alugar um carro para fazer esse mesmo trajeto em final de julho e início de agosto, durante 10 dias: Toronto, Upper Canada Village, Montreal, Quebec City e Ottawa, retornando para Toronto e fechando com chave de ouro nas Cataratas do Niágara. Somos quatro pessoas, três gerações (de 16 a 72 anos!). Mas agora já estou em dúvida... Trem e ônibus seriam melhor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Benedita! São pelo menos 5 destinos (Toronto, Montreal, Quebec, Ottawa, Niagara) em 10 dias... ida e volta dá quase 2.000 km. É um roteiro difícil de fazer até usando avião.

O dieal seria voar até Quebec e de lá ir voltando, seja de carro ou trem/ônibus.

Benedita
BeneditaPermalinkResponder

Nossa! É mesmo! Parece tão lógico agora... Vou resumir a minha estadia a Toronto, Upper Canada Village, Montreal e Niagara. Assim vou poder conhecer de verdade e não só passar por lá. Também desisti de alugar um carro. Agora estou mais tranquila e com certeza vou curtir mais a viagem, sem o corre-corre que seria no meu roteiro anterior. Obrigada! Suas informações foram valiosas.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Pessoal, lendo as dicas acima gostaria, por favor, de uma opinião. Estamos pretendendo ir em dezembro (08 pessoas), por volta do dia 15 para NY, lá pegar um carro e seguir até Montreal, com paradas no caminho e dormindo em alguma cidade no interior dos Estados Unidos (gastando uns dois dias). Em Montreal pretendemos ficar uns cinco dias e depois retornar para NY por outro caminho, "fazendo uma barriga, passando por Boston (trajeto também de mais ou menos uns dois dias). Queremos ficar mais uns cinco dias em NY, para compras (já conhecemos a cidade). A quantidade de dias é viável? E como está, em média, a temperatura em Montreal nessa época? Imagino que bem frio, embora não conheça nada do Canadá.
Se alguém puder me dar um parecer, sou muito grata.
Um grande abraço a todos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Em dezembro no Canadá você vai encontrar frio que pode chegar a -10ºC. Não é uma época apropriada para grandes viagens de carro. A Nova Inglaterra proporciona roteiros belíssimos, mas programe uma viagem por lá entre a primavera e o outono.

Debora
DeboraPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta. Estive ausente e só hoje pude ler o site,com calma, e ver sua informação.
Fiquei meio desanimada com a questão da temperatura. Não pensei que fosse tão frio assim em dezembro...
Mas, se possível, por favor, gostaria de mais um esclarecimento. Quando você diz que não é uma época apropriada para grandes viagens de carro, você se refere à neve, pistas escorregadias, etc? Já está nevando nessa época? Pensei que, apesar do frio, a neve chegaria mesmo com força em meados de janeiro. Nunca dirigi num tempo assim e fiquei mais preocupada, ainda.
Obrigada. Um abraço a todos.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Debora

Chegou a -2 graus e durante o dia fazia cerca de 2 graus no ultimo fim de semana de Abril quando lá estive. Aquela regiao é bem mais fria que em NY. Se a idéia for ir para lá, vá de avião é um voo de apenas 1 hora e que ser for por LaGuardia fica ainda melhor. Eu consideraria no entanto colocar a cidade de Quebec junto.

Quanto as condicoes das estradas, é sim possivel que você pegue neve nesta época, em 2010 tivemos uma grande tempestade de neve no dia 26/Dez, em 2011 nevou no final de Outubro (mas depois o inverno foi bem tranquilo). De meados de novembro em diante é possivel nevar em NYC, em Montreal comeca muito antes. Mesmo em Boston (que eu recomendo muito) as temperaturas sao mais baixas que em NYC.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Philipp, muito obrigada pela gentileza e presteza na resposta. Vou pensar com mais calma sobre essa viagem... Um abraço.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Ola
Pretendo alugar apartamento em montreal para passar uma semana. Turismo cultural. Viagem de casal que gosta de caminhar pela cidade, visitar parques, museus, lojas, teatro. Qual a regiao da cidade seria mais adequada para eu fazer a pesquisa de aluguel de apartamento? Leste, oeste, centro? Gostamos de tranquilidade, e também de um lugar charmoso, com facilidade de deslocamento para espaços culturais. Pode me dar as dicas? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Montreal não é grande e, estando perto do metrô, os deslocamentos são fáceis. Cada região vai ter sua característica, escolha aquela que fizer mais a sua cabeça.

Menezes
MenezesPermalinkResponder

Estou programando viajar dia 16/11/2012 para Toronto (2 dias)e pretendo sair de carro para Ottawa (1 dia) depois Quebec (2 dias) e por fim Montreal (3 dias) Volto para NY de Montreal via American, estou querendo saber, se possivel, se é loucura fazer de carro mesmo tendo lido pessoas contra, porém só estarei indo de Toronto para Montreal, outro dilema é muito frio nessa epoca? já neva?

Obrigado a todos antecipadamente

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Menezes! Não é sadio. É para quem curte rali, não viagem. Tire Quebec do roteiro, está sobrando. Vá de trem.

rodrigo
rodrigoPermalinkResponder

Gostaria de saber uma opinião. Estarei indo de montreal a quebec de carro, nosso hotel é um pouco longe do centro. gostaria de saber se vale ficar com o carro em quebec, se é facil de estacionar (sem custo), ou é melhor devolver o carro assim que chegarmos

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá! Estou planejando fazer uma viagem de aproximadamente 14 dias a Montreal e Nova Iorque entre março e maio do próximo ano. Pretendo ir primeiro a Montreal, e depois a NY. A minha pergunta é: seria viável econômica/geograficamente ir de Montreal a NY por outro meio que não seja o avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Há trens; simule preço na http://www.amtrak.com .

Marco
MarcoPermalinkResponder

Olá, percebi que o pessoal aqui atende às dúvidas com muita gentiliza, eu estou indo para Montreal no inicio de janeiro até março para intercâmbio. O que devo levar em relação a vestimentas? Devo comprar aqui, ou lá mesmo? Estou um pouco receoso com essa questão do frio já que nunca peguei um inverno como o de lá, essa questão do francês também me assusta, já que eu não falo nem entendo nada.. desde já muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Comprar roupa de frio lá é mais barato do que comprar roupa de frio aqui, mas é importante que você chegue muito bem agasalhado. As médias vão de -16 a -6: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/CAXX0301

Jeanne
JeannePermalinkResponder

Ano que vem irei realizar o sonho de conhecer o Canadá. Então, querendo acumular o máximo de dicas possível, cá estou a perguntar os viajantes de plantão: Qual a melhor localização para se hospedar em Montreal, Downtown ou Vieux Montréal? Algum hotel, pousada e/ou hostel que indicam? Vale a pena ir no fim de setembro/início de outro? Por favor, qualquer dica é bem vinda. smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeanne! No final do texto do Ricardo Freire dá sugestões de onde ficar.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se há opções para ir de ônibus de NY para Montreal e vice-versa e quanto tempo leva essa viagem. Também queria saber se há outras opções, além da Amtrak, para se ir de trem entre as duas cidades, pois pela Amtrak, me parece que o trem leva 11h para chegar e a viagem ainda é feita durante o dia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Informe-se sobre ônibus no site da http://www.greyhound.com . São 600 km entre as duas cidades. No Brasil você provavelmente usaria o avião para cobrir essa distância.

Nonato Melo
Nonato MeloPermalinkResponder

Olá, estou viajando agora, final de fevereiro, para N. York, 2 dias, e então Montreal, Toronto, Niagara e de volta a N. York, onde fico uma semana. Melhor o trajeto maior de trem ou de onibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nonato! De trem é mais confortável.

cristina
cristinaPermalinkResponder

Ola

Estarei indo em Julho para Montreal e vou alugar um carro para ir ate Quebec.
Meu voo para retornar ao Brasil vai sair de NY. Acho a viajem de trem entre Montreal e NY muito
longa.Ja que vou estar com carro, voces acham uma boa ideia eu ir de Montreal ate NY de carro?
Fica muito caro devolver o carro em outro pais?

Obrigada,
Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Deve ficar, sim. Orce nos sites das locadoras, você vai saber na hora.

São 600 km. Perguntinha: se você fosse americana, estivesse em Belo Horizonte e fosse pegar seu vôo de volta em São Paulo, você alugaria um carro para ir dirigindo ou pegaria um avião?

cristina
cristinaPermalinkResponder

Boia,

Com certeza neste caso BH ate SP de aviao!!! Mas estando por la,acho que as estradas sao bem mais convidativas e tambem pensei em parar para dormir em Boston.A minha "nova"duvida e que li em um site uma pessoa que falou que para entrar nos EUA vindo do Canada de carro,e um pouco demorado na fronteira. Com varios carros,filas,tem que passar pela imigracao...Vc sabe alguma coisa a respeito da fronteira?

De qualquer maneira,estou considerando voltar para NY de aviao!
Obrigada pela sua ajuda!

Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Não há nenhuma emoção em dirigir numa auto-estrada. Os limites de velocidade não são altos, a paisagem não costuma ser bonita, um carro em Boston só atrapalharia. A fronteira americana é terrível. Nossas recomendações são sempre técnicas.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Boia !
Estou planejando passar o natal em NY e o reveillon em alguma cidade / regiao proxima . Pensei no leste do Canada ( Montreal / Quebec ) . O q vc acha de ir p la nessa epoca ? O frio atrapalharia muito o turismo? Alguma sugestao de um destino nessa regiao para o reveillon ?
Obrigado , Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O frio atrapalha bastante o turismo. O réveillon não é comemorado no exterior do jeito que comemoramos no Brasil, não se dá tanta importância. Combine Nova York com a cidade que você preferir; com exceção de Washington, Filadélfia ou Boston, para todas as outras você vai precisar pegar um avião, então a questão da distância é relativa.

Salete
SaletePermalinkResponder

Temos 1 semana, em julho, para Toronto. Como já conhecemos a cidade gostaria de sair uns 3 dias, qual seria melhor escolher : Quebec ou Montreal? Já estivemos meu marido e eu nas 2 cidades há 15 anos atrás. Avião ou trem?
Pensei em ficar 2 dias em cada uma delas, mas acho q aí é mta correria. Conselhos, por favor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Salete! Toronto está a 5h de trem de Montreal, mas a 8h de Québec. Montreal é uma metrópole, Quebec uma cidade pequena de interesse histórico. Não há hierarquia entre destinos, escolha o que oferecer a experiência que você está buscando neste momento.

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Caros

Alguém pode me dizer se existe alguma restrição para atravessar a fronteira (NY-Monteal-NY) com o carro alugado...???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miguel! Ao alugar o carro você precisa comunicar isso à locadora. A fronteira é bem chatinha, você vai ter perrengues extras.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Ola Boa noite...irei em Setembro para Montréal e tenho algumas duvidas comoeek comércio é caro? a cidade em si é cara? nao vou ter custo com hospedagem pois tenho conhecido que mora por la...vou com intuito de conhecer a cidade e passarei 12 dias...mas claro, gostamos sempre de uma comprinha basica Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Seu amigo, como morador da cidade, deve ter as manhas de como economizar; vá por ele.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, existe a possibilidade de ir com minha família morar em Montreal por um ano. Tenho duas filhas, de 6 e 10 anos. Gostaria de saber qual idioma praticado nas escolas, francês ou inglês? Pela sua experiências as crianças vão voltar falando as duas linguas ou n?o? Vocês conhecem e poderiam me indicar brasileiros que moram em Montreal ou já moraram que pudessem me ajudar com suas experiências? Desde já muito obrigada por sua atenção.

Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! O Brasileiros em Montreal é um site que existe desde 1999, provavelmente a partir dali você chegue a outros blogs quentes.

http://www.brasmontreal.net/

vania
vaniaPermalinkResponder

ola, estou precisando de ajuda.Gostaria de ir a Mont Tremblant ,Canada, por minha conta. Estou em Montreal. Achei excursao de onibus, mas sempre q faco excursao acabo sem tempo de "curtir" a cidade. Alguem pode me ajudar? alem de locacao de carro existe outra forma de ir ( sem ser excursao??!!)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! Tem um ônibus. Leva pouco menos de 3h, há três horários diários em cada sentido.

Saindo às 7h40 você chega às 10h30. Voltando às 17h20, você chega às 20h.

http://www.autobusgalland.com/wp-content/uploads/2012/06/Horaire-Juillet2012.pdf

Ariadne
AriadnePermalinkResponder

Olá pessoal... vou para Montreal em setembro/2013 e gostaríamos de tirar 1 dia para conhecer Ville du Quebec. Verifiquei que existe uma agencia de viagens local chamada Wondertravel que faz excursões diárias para lá, levando aos principais pontos turísticos. Alguém já ouviu falar sobre esta agência? Será que vale a pena o custo/benefício... segundo o site sairia algo em torno de CA 40,00 por pessoa. Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariadne! Dá quase 3 horas para ir, 3 horas para voltar. O ideal é fazer um pernoite. De todo modo, a cidade é pequenininha, em uma tarde se vê tudo.

Júnior Kurahara

Olá.
Minha viagem já está marcada, vou ficar 25 dias em Montreal em agosto na casa em um parente.
Pensei em visitar Ottawa (ficar por volta de 2 dias) viagem de ônibus ou trem (se houver) e ir para Nova York (Ficar por volta de 3 dias também) de trem, depois volto para Montreal e retorno ao Brasil.
Acha que é uma boa rota ou posso ter algum problema?

Atenciosamente,

Júnior K. Kurahara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júnior! 3 dias em Nova York é pouco tempo, mas se você tiver visto americano não haverá problema.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

De Montreal a Nova Iorque de trem sao quase 11 horas e nao ha trem noturno. De aviao cerca de hora e meia. Eu nao faria de trem.

O procedimento de imigracao para os EUA e' feito ja em Montreal.

Júnior Kurahara

Sabe se eu posso Comprar uma passagem de ida para Montreal e a de Volta ser por Nova York?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júnior! É possível. Compre uma passagem multidestinos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Valdir
ValdirPermalinkResponder

Prezado Ricardo, acompanho e utilizo suas dicas há muitos anos e em varias viagens. Porem, surgiu uma duvida. Estou indo para o Canada, aqule pacotinho tradicional, Costa Leste e Nova York.
Pegunto:- Há necessidade de comprar dolares canadenses, ou posso uitilizar os dolar americanos para fazer compras, pagar restaurante, e outras coisas.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valdir! A moeda do Canadá é o dólar canadense.

Use cartão de crédito, habilite seu cartão de banco para saques internacionais, leve cartão de débito tipo Visa Travel Money.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Dayane
DayanePermalinkResponder

Estou indo para Montreal em Dezembro para fazer um curso de 5 dias. Terei um domingo e uma segunda feira inteiros e 3 dias a partir das 16 horas parA o turismo. O que voc? me aconselha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dayane! Em dezembro vai ser bem difícil fazer turismo ao ar livre, com o frio de Montreal. Às 4 da tarde já estará noite, seus colegas canadenses saberão levar você a lugares bacanas na cidade subterrânea. Nos seus dias livres, pense num passeio ao Mont Tremblant, uma estação de esqui que dá para ir e voltar no mesmo dia desde Montreal.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Qual o melhor roteiro: Toronto - Quebec - Montreal ou Toronto - Otawa - Montreal?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Leia sobre Ottawa e sobre Québec e veja qual das duas te atrai mais. Esse vai ser o melhor roteiro.

Maine
MainePermalinkResponder

Olá,

estarei em NYC com o meu namorado em outubro e estamos planejando pegar um voo até Toronto, onde passaremos 2 dias e depois ir de trem até Montreal, onde ficaremos mais 2 dias e depois trem até Quebec para mais 2 dias. De onde pegaremos voo de volta pra NYC.
Vale a pena ficar 2 dias em cada cidade ou deveria reservar mais dias para uma dessas? Final de outubro vale a pena fazer esse roteiro?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maine! O ideal seria um mínimo de 3 dias inteiros, sem contar o dia da chegada, tanto em Montreal quanto em Toronto. Você perderá pelo menos meio dia em deslocamento, o que resultará em apenas um dia e meio líquido em cada uma das metrópoles, o que é insuficiente.

Maine
MainePermalinkResponder

Bóia obrigada pela resposta. Você acha que valeria mais a pena fazer só Toronto e Montreal então? Só tenho 6 dias mesmo, mas Quebec me parece um destino bem apropriado para se fazer em casal.
E quanto ao clima em outubro? Gostaria de ver as cidades ainda com cara de outono! hahaha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maine! Outubro será outono, sim.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Bom dia!!

Gostaria de presentear algumas pessoas no Canada,e não sei o que levar sou de São Paulo-SP Aceito algumas sugestões..

Grata

Cassandra Tomich Sena

Ola, Boia

Estou planejando uma viagem iniciando em Chicago e terminando em Boston, passando pelo Canadá, seria de 16/12/13 a 03/01/14 com o seguinte roteiro: 04 noites em Chicago, 04 em Toronto, 02 em Ottawa,02 em Montreal, 02 em Quebec e 03 em Boston, nesta ordem, e gostaria de fazer todo percurso entre as cidades de trem, é possível? Senão for possível o que você me sugeri?

Obrigada.

Cassandra

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassandra! Voe de Chicago a Toronto e depois de Quebec a Boston. Ande de trem no Canadá. Aumente os dias em Montreal, dois dias não dão para nada.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Olá Boia,
Pretendo sair de carro de NY e ficar 02 dias em Montreal, 01 em Quebéc, descer até Ottawa onde ficarei mais 01 dia e depois ir para Toronto ficar outros 02 dias e de lá conhecer Niágara Fall e voltar de carro para NY. Sei que será uma loucura, pois só tenho 07 dias... Mas vc acha possível??? Caso eu goste de algum lugar volto um dia com mais tempo. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Ponha o roteiro no Google Maps. Você vai ver que vai passar metade do tempo na estrada. Essa é uma bela maneira de torrar seu tempo e suas férias.

Viajar com essa idéia de que "volto depois se gostar" é o pior investimento que se pode fazer. Viaje para gostar de primeira, é assim que se faz.

Cassandra Tomich Sena

Obrigada Bóia, vou segui suas sugestões.

Abçs. Cassandra

Ana Lucia S. Pezoti

Oi, estou indo com meu marido e meus dois filhos (20 e 18 anos) no dia 26/12 e voltaremos em 04/01.
Nossa intenção é chegar em Toronto ficarmos 3 dias, pegarmos o trem para Ottawa para passar o Ano Novo e irmos para Montreal tbm de trem. Vc acha o trajeto muito "puxado"? Qual q melhor área para nos instalarmos em Montreal? Acha pouco tempo para ficarmos em cada cidade? Vc acha que o frio dificultará nossos planos?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! O roteiro é factível. Em Montreal, fique numa região com acesso à cidade subterrânea; você vai precisar no frio de janeiro.

O Fairmont Queen Elizabeth é uma boa escolha.

daniella
daniellaPermalinkResponder

Olá, eu, meu marido e meus dois filhos adolescentes estamos indo a Toronto no dia 21 de janeiro/14 e pensamos em fazer o roteiro: Toronto, Niagara Falls, Montreal e Quebec via Trem. Teremos 07 dias para fazer esse trajeto, depois vamos de avião a Vancouver onde ficaremos mais alguns dias. Você acha muito puxado fazer esse roteiro em 07 dias? seria melhor deixar Quebec de fora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniella! Em 7 dias não dá. Deixe Québec de fora.

maria
mariaPermalinkResponder

oi, gostaria de viajar de nova york para montreal de carro no início de dezembro. alguem sabe dizer se é inviável?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Não é inviável, mas... por que não vai de avião?

Lais
LaisPermalinkResponder

Olá, estou planejando uma viagem no leste canadense e pensei num roteiro com 3 dias em Montreal (onde chego via voo AA), 2 dias em Quebec, 2 dias em Ottawa e 3 dias em Toronto, andando sempre de trem.
Depois de Toronto, pensei em ir até as Cataratas de trem e cruzar pros EUA de onibus, como feito pelo Ric e relatado aqui em outro post.
Pretendo ficar 1 dia em Buffalo, seguir via JetBlue a Washington, onde fico 1 dia inteiro, ir até a Philadelphia (de ônibus?) onde fico mais 1 dia e finalizar em NY, com uns 3 dias (já conheco, seria só pra compras e uma passada mesmo). Pergunto: a quantidade de dias em cada local parece razoavel?
Muito obrigada desde já!

Mirella (@mikix10)

Oi Lais,
Moro em Toronto e achei seu planejamento bem legal, até me surpreendi pelos 2 dias em Ottawa, mas acho que com o translado daria somente um dia inteiro, né? Fiz aqui um post com 14 dias pelo leste que pode te ajudar http://bit.ly/XGxRgL
Acho que Washington merece mais dias, pelos menos 2 para aproveitar os museus e até uma saidinha pelos arredores.
Adorei sua viagem... em Buffalo aproveite que vai ficar um dia para conhecer a catarata do lado americano, e se der ver um pouco da arquitetura historica da cidade smile
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada pela ajuda, Mirella!!!! grin

Lais
LaisPermalinkResponder

Obrigada Mirella!
Já tinha acessado seu blog durante o meu planejamento. Bem legal! smile

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Olá! Estou montando um roteiro de viagem em outubro pelo Leste do Canadá! Vou sozinha em outubro. Chegarei no final da tarde (perto das 17h) em Montreal. Quero conhecer Montreal, Quebec, Ottawa e Toronto. Meu voo de volta para SP sairá de toronto às 23h do dia 17/10. Pensei ficar 2 dias em cada cidade, com exceção de ottawa 1 dia. Esse roteiro é viável? Sei que será bem corrido, mas gostaria muito visitar esses lugares. Pensei fazer trajeto montreal-quebec-ottawa-toronto. A outra dúvida é: qual é o melhor meio de transporte? pensei fazer tudo de trem. Desde já agradeço a ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Tenha em mente que o dia de deslocamento é praticamente um dia perdido. Montreal e Toronto são metrópoles. Menos de três dias para cada só vai dar para fazer o city-tour. Veja horários de trem em http://www.viarail.ca .

Sergio
SergioPermalinkResponder

Estive em Montreal visitando amigos e gostaria muito de voltar...
Alguém sabe qual a época do ano com passagens mais em conta saindo de SP?
Ou talvez saindo de outro lugar do Brasil... dependendo, pode compensar...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Sabemos as épocas mais caras: julho, Natal/Ano Novo e feriados. No resto do ano, acompanhe as promoções das cias. aéreas e você pode conseguir uma pechincha. Normalmente a menor tarifa nesta rota é com a panamenha Copa, que sai de 7 destinos no Brasil (SP, RJ, BH, POA, BSB, Recife e Manaus).

Virginia
VirginiaPermalinkResponder

Olá!
Estou planejando uma viagem a dois para NYC em setembro, mas gostaria de conhecer outras cidades, mas em dúvida quanto ao roteiro e a viabilidade do mesmo… pensei em 5 dias inteiros em NY, 2 inteiros em Washington DC e 3 em Montreal. É viável? Qual a melhor forma de deslocamento? São poucos dias?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virginia! A viagem parece viável sim, considerando sempre dias inteiros nesta divisão. O deslocamento entre Nova York e Washington você pode fazer de trem. Você pode ler o "daqui pra onde", neste post: https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/
Já para Montreal, o melhor é ir de avião.

Humberto
HumbertoPermalinkResponder

Tenho convite para passar o natal de 2014 em Toronto, a qual já conhecemos. Nossa intenção seria ir a Quebec e Montreal. Quantos dias são necessários para cada uma destas cidades nesta época? Melhor deixar alguma de fora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Humberto! Pense em dois dias paa Québec e três para Montreal. É uma boa época para a estação de montanha de Mont Tremblant (pense em dois a três dias).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar