Rio para fãs de Stevie Wonder

A Bóia
por A Bóia

Queremos Miles, em exposição no CCBB até 28 de setembro

Texto e fotos | A Bóia

Não precisa ser fã de Stevie Wonder para ser fã de Stevie Wonder. Cantor, compositor e multi-instrumentista, é um personagem admirável. São cinqüenta anos produzindo as mais cantaroláveis melodias, que há gerações embalam desde festas de bodas de prata àquelas cruéis esperas no consultório do dentista. Quem resistiria, afinal, ao bom astral de Sir Duke? E ao molejo de Superstition? Por tornar momentos de nossa vida mais especiais, ou até menos torturantes, celebremos Stevie Wonder!

 

 

RIO PARA FÃS DE STEVIE WONDER

Um roteiro pela cidade inspirado neste grande artista não poderia ter outro tema senão a música. Para apreciadores de qualquer gênero ou ritmo, a exposição Queremos Miles, em homenagem ao trompetista Miles Davis, é um programaço. São fotos, vídeos, instrumentos, roupas, e muita, muita música em uma mostra estonteante que carrega a assinatura da Cité de La Musique. A exposição fica em cartaz no CCBB (R. Primeiro de Março, 66) até 28 de setembro, véspera do show de Stevie Wonder no Rock in Rio.

Bossa Nova & Cia., no Beco das Garrafas

Outro espetáculo é a Bossa Nova & Companhia (R. Duvivier, 66), um charme de lojinha no Beco das Garrafas, bem onde Copacabana viu nascer a bossa nova. Por ali se apresentaram Nara Leão, Baden Powell, Elis Regina e outras lendas da música brasileira. Hoje, os LPs, songbooks e móveis de pé palito transportam diretamente ao final dos anos 50. Vai dizer que You Are The Sunshine Of My Life não tem tudo a ver com um banquinho e um violão?

Copacabana

Copacabana, aliás, musa de inúmeras canções, merece um passeio desapressado. Em um domingo, a Avenida Atlântica é um convite a flanar. Peça a bênção de Caymmi ali pelo Posto 6 e siga pelo célebre calçadão do bairro. Será um desfile de curiosos personagens e de ícones da mais autêntica carioquice.

Copacabana

Copacabana

Copacabana

Très, Copacabanasw-copa-v-quiosquetres2Très, Copacabana

Estique a caminhada até o Très (Av. Atlântica S/N, na altura da rua Siqueira Campos), recém-inaugurado quiosque de ares franceses e precinhos muito camaradas. O frozen daiquiri de banana é bastante bom, mas ao tal pastel pissaladière, com recheio de cebolas e anchovas, eu seria inclusive capaz de dedicar My Chérie Amour. Lalala lalala...

Biscoito Globo

E se jazz e bossa não parecerem suficientes para os fãs da fase menos romântica e mais soulman de Stevie Wonder, recomendo uma visita a Madureira no sábado à noite. Há 20 anos o baile charme sob o viaduto Negrão de Lima presta o mais espontâneo e verdadeiro tributo à cultura negra na cidade. As coreografias dos freqüentadores são tão elaboradas que chamar de "passinho" seria injustiça. Vale a pena também ficar de olho no calendário da Soul Baby Soul, festa mensal de black music que revive o groove da década de 70 e costuma lotar as pistas por onde passa.

Playlist

Bar Urca

Trilha sonora para constatar, na mureta do Bar Urca, que Stevie "Wonder" e a Cidade "Maravilhosa" têm tudo a ver, enquanto você traça uma bela sardinha frita com Antarctica Original: 1. Signed, Sealed, Delivered I'm Yours (Signed, Sealed & Delivered) / 2. For once in my life (For Once in My Life) / 3. Isn't She Lovely (Songs in the Key of Life)

Uma música e um lugar

 

Museu da Telecomnicação, Rio

I Just Called to Say I Love You (The Woman in Red Soundtrack): Museu das Telecomunicações (R. Dois de Dezembro, 63). Para matar as saudades das fichas telefônicas e constatar que o seu antigo Nokia tijolão já virou item de acervo!

Leia também:

Página-guia do Rock in Rio no Viaje na Viagem

Rio para fãs do Elton John

Rio para fãs do Red Hot Chili Peppers

Rio para fãs do Metallica

Rock in Rio: ônibus comum x ônibus especial

13 praias no Rio (e em Niterói)

Pequeno guia rangonômico: onde comer durante o Rock in Rio

Página-guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

Rio de Janeiro: sites úteis e posts relevantes

Rio para fãs da Shakira

Breve:

Rio para fãs de Coldplay e Guns n'Roses

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


 

9 comentários

juliana clark
juliana clarkPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Hj pela manhã recebi uma mensagem de uns amigos que me viram aqui no seu blog! Vim conferir e fiquei mto feliz! Eu estava com uma amiga minha em uma tarde muito gostosa pelo meu bairro! Obrigada, bjos!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Aaaaaaai,amei este post! Amo Stevie Wonder!

Luciana Sgarbi

Eba, nesse eu vou!

Beto
BetoPermalinkResponder

Dá-lhe Bóia! Dicas anotadíssimas para a próxima visita. Rio e Stevie são igualmente adoráveis.

Anna Francisca

Essa bóia nada muito bem. E não deixa nada nem ninguém morrer na praia.

Maria
MariaPermalinkResponder

Ricardo Freire, sou muito sua fã. Adoro seu "bom gosto" e sua bela descrição do mundo. Sempre te consulto em minhas viagens, foi por sua causa que eu conheci o Bar Central no Recife e o Mocotó em SP! Sou simplesmente apaixonada pelo Rio e pelo Stevie Wonder, e quando abri esta página, com essa idéia linda que vc teve de relacionar os lugares do Rio e as músicas do Stevie, me emocionei quando vc reservou Isn’t She Lovely para ser lembrada na mureta do Bar da Urca: respectivamente minha música predileta e meu lugar predileto no RIO! Parece que vc lê a minha alma, hehehe. Muito Obrigada por seu trabalho, ele me faz muito feliz!

Ricardo Freire

Maria, fico superfeliz pelos elogios! Ainda mais porque não são pra mim: quem selecionou os lugares, criou essas seçõezinhas adoráveis, escreveu o texto e bateu as fotos foi a minha super-assistente A Bóia.

Eu também curti a série de montão mrgreen

Maria
MariaPermalinkResponder

Ricardo, então transmita, por favor, "A Bóia" meus elogios e agradecimentos pelo lindo trabalho! Mas, não retiro elogios que foram feitos diretamente a vc! Sou mesmo muito sua fã e deste site! Bjs, Maria.

Raphinadas Blog

Eu estava pesquisando sobre o tema playlist e achei esse texto. Várias conexões maravilhosas. Obrigada, Bóia, você fez o dia!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar