Rio para fãs do Metallica

Barraca do Paulo Sérgio na Feira Hippie

Texto e fotos | A Bóia

Caríssimo fã do Metallica: eu não vou tentar enganar você. O samba enredo de 1993 da Acadêmicos do Salgueiro foi bastante preciso: “Chego ao Rio de Janeiro, terra do samba, da mulata e futebol”. A letra não citava heavy, trash, doom, grind ou industrial. Apesar disso, não desanime! Talvez nossos headbangers sejam mais coradinhos que os headbangers dos outros, mas eles não deixam de ter onde sacudir a cabeleira.

 

 

 

 

 

RIO PARA FÃS DO METALLICA

Hard n Heavy, Flamengo, Rio de JaneiroHard n Heavy, Flamengo, RioHard n Heavy, Flamengo, Rio

Perdida no bairro do Flamengo, no fundo de uma insuspeita galeria, existe uma loja onde dez entre dez pequenos metaleirinhos já gastaram todo o dinheiro da merenda em sua juventude, comprando CDs importados. A Hard n’ Heavy (R. Marquês de Abrantes, 177/106) está há 20 anos no mesmo lugar, e resiste bravamente, mesmo agora que se baixa de tudo pela Internet. Talvez o estoque impressionasse mais nos velhos tempos, mas ainda dá para encontrar camisas, DVDs, CDs e bandeiras de muitas bandas. (Fã que é fã compra o original!) Além disso, é bastante divertido ver a coleção de ingressos e fotos dos donos da loja, posando ao lado de ícones como Tom Araya, do Slayer, e Tarja Turunen, ex-Nightwish e um tantinho mais fotogênica do que seu companheiro de mural.

Barraca do Paulo Sérgio, Feira Hippie de Ipanema

Outra surpresa é a barraca do Paulo Sérgio, na Feira Hippie de Ipanema. Sim, eu falei “Feira Hippie”. Quem diria que entre berimbaus, mandalas e cestas de palha haveria uma tenda como esta?

Tudo bem, concordo que a época de pendurar aquela cruz grandona no pescoço já tenha passado. Mas os cintos e as munhequeiras de couro são da melhor qualidade. Você encontra o Paulo Sérgio na Praça General Osório, aos domingos, no trecho em frente à Rua Teixeira de Melo.

Exit light, enter night: se James, Lars, Kirk e Robert subirão no Palco Mundo do Rock in Rio apenas no domingo, aproveite os dias anteriores para praticar o pogo pelas noites cariocas. O tradicionalíssimo Heavy Duty (R. Ceará, 104) continua sendo o mais conhecido bar de metal da cidade. O “esquenta” para o show do Metallica já está agendado, com banda cover e tudo. Praça da Bandeira, tremei.

Calabouço, Vila Isabel

O Calabouço (R. Felipe Camarão, 130) deve levar à Vila Isabel alguma programação especial pré-Rock in Rio também. A noite de karaokê é hilária e Sad But True, Fade to Black e Master of Puppets estão no menu musical para quem quiser brincar de James Hetfield. Por melhor que seja a performance, porém, acredito que a verdadeira estrela será sempre o Dimmu Burger (um ótimo sanduíche e, sobretudo, um excelente trocadilho).

Dimmu Burger, Calabouço

Playlist

Parque Lage, RioParque LageParque Lage, Rio

Trilha sonora para se embrenhar no matagal do Parque Lage (quase não bate sol, dá até para ir de preto!):
1. One (… And Justice for All) / 2. Nothing Else Matters (Metallica) / 3. Enter Sandman (Metallica)

Uma música e um lugar

Puebla Café, Cobal do Humaitá, Rio

Fuel (ReLoad): Puebla Café (R. Voluntários da Pátria, 448). O shot El Diablo, de tequila e Blue Curaçao, chega em chamas à mesa. So gimme fuel, gimme fire, gimme that which I desire!

Leia também:

Rio para fãs do Elton John

Rio para fãs do Red Hot Chili Peppers

Rock in Rio: ônibus comum x ônibus especial

13 praias no Rio (e em Niterói)

Pequeno guia rangonômico: onde comer durante o Rock in Rio

Página-guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

Rio de Janeiro: sites úteis e posts relevantes

Breve:

Rio para fãs de Stevie Wonder, Shakira, Colplay e Guns n’Roses

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


 

 

 

Leia também:

Página-índice do Rock in Rio no Viaje na Viagem

Rio para fãs do Elton John

Rio para fãs do Red Hot Chili Peppers

Rio para fãs de Stevie Wonder

Rio para fãs da Shakira

Rock in Rio: ônibus comum x ônibus especial

13 praias no Rio (e em Niterói)

Pequeno guia rangonômico: onde comer durante o Rock in Rio

Página-guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

Rio de Janeiro: sites úteis e posts relevantes

Breve:

Rio para fãs de Coldplay e Guns n’Roses

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


 

 

 

3 comentários

Sem dúvida uma Boia que entende todas as tribos. Já faz muito temo que desisti de ir a shows. Hoje em dia, só se o Metallica fosse tocar na sala lá de casa para que eu animasse de assistir ao vivo. Mas as dicas ficam para uma próxima visita à cidade maravilhosa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito