Secretaria de Saúde da Bahia: “surto em Sauípe está bloqueado”

Costa do Sauípe

A queridíssima Sandrissima, que trabalha na Secretaria de Saúde da Bahia, postou um comunicado tranqüilizador sobre o surto de meningite C no litoral norte da Bahia.

A nota é de 13 de setembro, assinada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde da Bahia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS CASOS DE MENINGITE C EM COSTA DO SAUÍPE

Com relação aos casos de meningite meningocócica C, ocorridos na semana passada no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que todas as ações realizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica obedeceram aos critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A Sesab ampliou o número de profissionais para o atendimento médico de casos suspeitos. Mais de 1.800 pessoas fizeram bloqueio com a utilização de antibióticos e uma equipe está monitorando permanentemente a situação em toda a região.

Além destas ações, as equipes da Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios envolvidos, estão desde o início das ocorrências realizando palestras e reuniões sobre a situação epidemiológica atual e adotando medidas de prevenção da doença no complexo hoteleiro e nas comunidades onde residem os pacientes afetados pela doença.

Vale acrescentar que os casos ocorreram em uma área específica e as pessoas que manifestaram os sintomas não exerciam atividades de atendimento direto ao público, não sendo necessária a interdição parcial ou total do local, nem tampouco dos eventos e atividades programadas para o complexo. Apesar disso, a Sesab orienta as pessoas que estiveram no local, caso apresentem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal e vômitos, procurem imediatamente atendimento médico. O diagnóstico precoce aumenta as chances de êxito no tratamento.

Desde o dia 9 não apareceu nenhum novo caso de contaminação.

Segundo notícia de hoje do G1, já começou a vacinação dos funcionários do complexo da Costa do Sauípe.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


4 comentários

Pessoal

De qualqier forma, um pouco de cautela e esseencial,ano passado estive no Iberostar um pouco depois de noticias acerca de um surto similar e qua do voltei par o RS estava com miningite.E uma doenca muito seria, e as consequencias podem ser gravissimas.Confesso que fiquei com umpouco de receio em frequentar lugares com tantan gente hospedada.

Acho que, sendo viajantes e não sabendo o que vamos encontrar por aí, devemos utilizar as vacinas recomendadas no calendário regular do Ministério da Saúde, as exigidas para casa país e as demais disponíveis no mercado (procurar uma clinica confiável), prevenindo-se de surtos como aquele de Saúipe e de Porto Seguro (neste último, um tempo atrás, a meningite e, também, a gripe suína trazida por nossos “hermanos”). Vale o investimento, incluído no planejamento de viagem. Saúde para todos nós!

Aqui em Salvador, surto de meningite não é algo assim tão inusitado, infelizmente! Mas vacina, cautela e caldo de galinha nunca é demais!

Pelo sim, pelo não, como a doença é grave e tem vacina, acho que todos os que vão para a Bahia, como eu, devem se vacinar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito