5 lugares para ver o pôr do sol em Salvador

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto da Barra, Salvador

Em Salvador um dia bem aproveitado de verão ainda vem com um brinde: o pôr do sol na Baía de Todos os Santos. O pedaço mais tradicional da cidade está voltado para o oeste. Você pode passar uma semana na cidade assistindo ao pôr do sol todo dia de um lugar diferente.

Farol da Barra

Farol da BarraO mais tradicional camarote da cidade para assistir ao entardecer. O gramado ao lado e atrás do forte fica lotado (repare nos casais de namorados).

É como uma cerimônia de troca da guarda. Como já cantavam os Novos Baianos: quando o sol se põe vem o farol / iluminar / as águas da Bahia.

Querendo assistir aos dois espetáculos -- o ocaso do sol e a iluminação do farol -- pegue um lugar na varanda do Barravento (Av. Oceânica, 814, tel. 71/3247-2577).

Porto da Barra

Porto da Barra, SalvadorNa mais carismática das praias de Salvador, o pôr do sol funciona como a saideira. Tem gente que só chega à praia no meio da tarde, para poder ficar até o final.

Dá para assistir não só da areia, como também apoiado na muretinha ou, por que não, dentro d'água -- o mar do Porto da Barra é tão calminho que você pode ficar o tempo que quiser olhando o horizonte.

Se a cerveja gelada, os espetinhos de camarões ou o queijo de coalho não forem o suficiente para você, garanta sua mesa no terraço do Pereira, um neobotequim da melhor qualidade, mais adiante na avenida (Av. 7 de Setembro, 3959, tel. 71/3264-6464).

Museu de Arte Moderna

Pôr do sol do MAMOs bairros centrais de Salvador oferecem vistas fantásticas para a Baía de Todos os Santos -- isto é, para quem tem a felicidade de ter uma janela voltada para o mar.

Há poucas brechas à disposição do olhar do forasteiro. Entre elas, o Largo da Vitória, no alto da Ladeira da Barra, o Largo dos Aflitos, mais ou menos atrás do Campo Grande, e o MAM, na parte alta da Avenida do Contorno .

De terça a sexta, o MAM funciona até as 18 horas. Mas a pedida aqui é vir aos sábados, quando ao entardecer acontece a Jam no MAM -- uma consagrada sessão de jazz que está em cartaz há 18 anos. Confirme o horário pelo site.

Cidade Baixa

Pôr do sol visto da Cidade BaixaAqui o cenário é mais completo: ao cair, o sol lança uma luz dourada sobre píers, barquinhos, armazéns, o Elevador Lacerda, eventualmente um navio de cruzeiro ao longe.

Durante o ano inteiro, o lugar para ver o pôr do sol por ali é o Acqua Café (Av. Lafayete Coutinho, 1010, tel. 71/3358-1635), que tem um concorridíssimo happy hour ao entardecer.

Agora com a volta do horário de verão, em janeiro o sol só vai se pôr às 19h30. Aproveite para marcar um jantar cedo em algum dos baladíssimos restaurantes da área, como o Amado (Av. Lafayete Coutinho, 660, tel. 71/3322-3520) e o Soho (Bahia Marina, tel. 71/3322-4554).

Santo Antônio Além do Carmo

Santo Antônio Além do Carmo. Foto: Adriane LimaAtravesse o Pelourinho, suba a Ladeira do Carmo, passe pela Igreja do Carmo, continue -- pronto, além de chegar, você entendeu por que o lugar se chama Santo Antônio Além do Carmo.

O pôr do sol é visto daqui com a Calçada e o porto de Salvador em primeiro plano, o que dá ao conjunto da obra um sabor diferente.

Você pode ir até o fim da rua, para apreciar do largo propriamente dito, junto ao forte; pode parar no meio do caminho, no muvucado bar Cruz do Pascoal (Rua Direita do Santo Antônio, 2, tel. 71/3243-2285); ou pegar uma mesa no terraço do bom italiano Al Carmo (Rua do Carmo, 42, tel. 71/3242-0283).

Leia mais:

19 comentários

Eunice
EunicePermalinkResponder

As dicas estão ótimas, Riq.

nedjma
nedjmaPermalinkResponder

o mais bonito (pra mim) não foi citado: o da Ponta do HUmaitá, logo depois do Forte de Montserrat, na Boa Viagem ( mais ou menos perto da igreja do Bonfim). a vista é muito melhor do que todas as citadas acima

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Riq, inclua aí a vista do por-do-sol que se tem da ponta do Humaitá tomando uma cervejinha perto do forte e também a Ribeira ao sabor de um sorvete daquela tradicional sorveteria que há por lá.

Sandríssima
SandríssimaPermalinkResponder

Lista ótima! Ia sugerir, também, a região do Monte Serrat, Humaitá e botecos de cima na Pedra Furada (contraponto ao Amado - amo!) na Cidade Baixa. O jardim do museu de Sta Tereza (perto do Lgo 2 de Julho) e atenção para não ficar de bobeira à pé na região do MAM. A praça de alimentação do Shopping Liberdade está virando point de vans com turistas, para ter uma idéia da Baia de Todos os Santos e do por do sol.
Mas, para mim, a velha Barra é campeã, com todos os doidos aplaudindo...

Hosana
HosanaPermalinkResponder

Nossa!! Esqueceram o melhor de todos: De cima do Forte São Marcelo, imbatível!!!
Lindooooo o por do sol de lá. Quem não conhece, não deixe de conhecer!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

No Forte de São Marcelo é inesquecível: à frente o mar e atrás a vista da Cidade Baixa à Cidade Alta. Para chegar ao Forte, atravessa-se numa barquinha no Centro Náutico, em frente ao Mercado Modelo. Chegue por volta das 17h para aproveitar a luz e tirar boas fotos do skyline.

A Marina da Contorno tem boas opções de restaurantes e bares, além de estacionamento e o belo pier para contemplar o mar aberto.

Outro lindo pôr do sol é em Itaparica, a cidade histórica, seja na Fonte da Bica ou no Largo da Quitanda. Que o diga João Ubaldo...!

Denise Mustafa

meu lugar preferido pra ver o pôr-do-sol, no mundo inteiro, é no Porto da Barra. um dos mais bonitos que já vi na vida. e olha que de pôr-do-sol eu entendo! smile
e o segundo é no Solar do Unhão (onde tem o MAM), ouvindo um Jazz no sábado, final de tarde.
e já sinto mais saudade da Bahia hj do que sentia ontem.

Christiane
ChristianePermalinkResponder

Se quiser acrescentar um pouquinho de Glamour como uma taça de champagne geladinha para brindar a noite que se inicia, pode escolher um dos bares da "Bahia Marina" na Av. Contorno, eu escolho sempre o ACQUA CAFÈ ! Axé!

Erica
EricaPermalinkResponder

Quem for ao MAM ver o pôr do sol pode aproveitar o conforto do Solar Café, tomando um vinho ou degustando um crepe maravilhoso. Sou fã do local. Pena que o pier esteja quase todo isolado. Mas ainda há 2 mesas disponíveis ao ar livre. Todo o staff do café é muito simpático!

Adja
AdjaPermalinkResponder

O por do sol mais lindo, sem dúvidas: ponta de Humaita! A vista e' perfeita!

Martha
MarthaPermalinkResponder

Esse ano vai ter horário de verão em salvador? Como saber? Em novembro que horas o sol se põe, caso nao tenha horário de verão? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Martha! É preciso acompanhar o noticiário. Veja: http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/empresarios-querem-o-horario-de-verao-na-bahia-1619693

No site Time and Date você pode ver o horário do pôr do sol na data da sua viagem: http://www.timeanddate.com/worldclock/sunrise.html

Tereza Cristina

Estarei passando o Ano Novo em Salvador, resolvemos ir para lá, depois de ler as dicas aqui...rsrsr...Ficaremos no Pestana Bahia Hotel, no Rio Vermelho. Lá eu encontro lugares para ver o pôr-do-sol? Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tereza! O mais próximo é a Pedra de Sereia, no limite de Rio Vermelho e Ondina.

Joao L. DeSousa

Salvador é tudo de bom, seja no amanhecer ou no por do sol, a opções desta cidade, são imconparáveis com o resto do Brasil. A Praia da barra é a minha favorita. e a sua qual é?

Diego D.
Diego D.PermalinkResponder

O Barravento esta fechado para reforma ha alguns meses. Nao sei quando/se volta a funcionar.
Eh bom mesmo frisar: para chegar ao MAM e sair dele, melhor ir de taxi. Uma corrida do Campo Grande nao chega a custar 15 reais.
A Jam do MAM ainda acontece, mas, por falta de verbas, esta em modo intermitente. Eh bom se informar se vai acontecer antes de incluir na programação.

Isael
IsaelPermalinkResponder

O Pôr do sol visto do Farol da Barra é algo que emociona, eu me emocionei muito!

Milton Esteves

Excelente dica (Santo Antônio Além Carmo) fui ver o pôr do sol do Bistro Psyco. Simplesmente Maravilhoso. Obrigado.

Ljorge
LjorgePermalinkResponder

O por do dol mais lindo de Salvador, n foi citado. É o de HUMAITÁ, no Mont Serrat.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar