Com o meu cordial buona sera, direto de Cinque Terre

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Manarola, Cinque Terre

Assim estava o fim de tarde em Manarola, a única das Cinque Terre a que não conseguimos chegar caminhando, hoje.

A foto foi tirada do vilarejo imediatamente ao norte, Corniglia. O trecho da trilha entre os dois está temporariamente interrompido.

Com isso, caminhamos apenas 3 horas e meia -- uma hora e meia entre Monterrosso e Vernazza, uma hora e meia entre Vernazza e Coniglia (ambos trechos com muito mais degraus do que o arquiteto da igreja da Penha jamais poderia imaginar) e meia hora entre Manarola e Riomaggiore. (De Coniglia a Manarola fomos de trem.)

Chegamos de volta às sete da noite, saímos para jantar e agora, crianças, estou quase tão acabado quanto esse saudoso cidadão de Corniglia com quem topamos esta tarde.

Corniglia, Cinque Terre

A idéia era publicar uns quantos posts ainda à noite mas, sorry aê, hoje só amanhã. Omeprazol e cama.

Amanhã à tarde voltamos a Riomaggiore, de onde quero pegar um barco a Portovenere para seguir a dica do André Lot. (Vi fotos e me parece que chegar no fim da tarde pelo mar deve ser o máximo.)

Então tá. Buonanóte, arrivedêrtchi, tantiauguri e tchau mrgreen

Leia mais:

 

38 comentários

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Ouxi, que lindeza Cinque Terre! Eis aí cidadezinhas pras quais quero muito voltar, inclusive pra fazer o passeio a Portovenere!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

As fotos estão incríveis! Parabéns!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Dilicinha!

Sandríssima
SandríssimaPermalinkResponder

Descansem em paz! (Mas não tanto, viu!)

Christina - Fui e voltei prá contar

Que maravilha! Sua viagem é de causar inveja, no bom sentido...TENHO de fazer tudo igual um dia, senão...(inveja mata!).

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Riq, amanhã te peço que faça um esforço em Riomaggiore (em minha homenagem e também daqueles que ainda não conhecem aquele pedacinho de paraíso):
1- No botequim logo na descida da ladeirinha à esquerda, coma uma pizza de massa alta na lanchonete (manjericão que parece uma folha de espinafre).
2- Para irritar qualquer cristão, desça uns 20 metros e deguste a massa olhando aquela água irritantemente cor de esmeralda do Mar da Ligúria.
3- Caminhe mais um pouco pela Via dela Amore (reparando na quantidade de cadeados que os casais estão deixando por lá), para fazer a digestão.
4- E na subida (do outro lado da rua, quase em frente a lanchonete) entre na pousada (estou sem o nome dela pois é claro que estou aproveitando o feriado), pois o dono adora um bate papo e me afirmou que recebe muitos brasileiros.
Abraços invejosos e saudosos de quem está seguindo toda esta saga pela terrinha que chamam de "bota" (que tem tanto brilho que nenhum primeiro ministro trapalhão vai ofuscar).

netto
nettoPermalinkResponder

Portofino, a riviera dos chiques e famosos; a charmosa Santa Margherita Ligure e a exótica Camogli com o Cristo do abismo podem todos ser feitos com bilhetes de barco. Cps de Portugal.

gabriela temer

Ueba! Amo muito esse pedacinho da Itália! Quando fui, os hotéis estavam todos cheios, então nos hospedamos em Levanto. Valeu tb. Pegava aquele trem ultrasônico e em dois estava nas vilas.

Lu
LuPermalinkResponder

Pois é, Riq, já começou por aí: qdo fui, o caminho a pé estava interditado,o único trecho permitido era o de Riomaggiore a Manarola, cheio de gente. A minha intenção era fazer (quase) todo o caminho entre as Terre a pé. Mas gostei mto de fazer o trecho de volta, de Monterosso a Rio Maggiore de barco: foi a única coisa que me encantou por lá. BoaBom passeio até Portovenere.

Igor
IgorPermalinkResponder

Que saudades de Cinqueterre!! Estive aí em julho deste ano... q engraçado, sem saber acabei fazendo todas as dicas da Silvia.. só não conversei com o senhorzinho da pousada.. hehehehe.. no meu último dia, fui a Portovenere e comi uma salada deliciosa de frente pro mar...

Carla
CarlaPermalinkResponder

Por curiosidade: foi na Baía dos Poetas Ingleses, em Portovenere, que morreu o poeta Percy Shelley (o maridão da Mary, que escreveu o Frankenstein), em um naufrágio. A cidade tem um montão de referências também a Lord Byron, que costumava freqüentar o lugar...

Anna Francisca

Silvia,

Você quer ver o Riq morto pela segunda vez.

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq,

lollol Morrendo de rir com o funeral!

Por coincidência, estive em Cinque Terre nesta mesma semana do ano passado. Só que ao contrário de vocês, peguei dias bem nublados. Que maravilha que deram sorte, assim a gente fica babando nas fotos wink
Quando cheguei em Sestri Levante (que foi minha base e é lindinha), era o último domingo do Mercado de rua que acontece durante o verão, com todos os produtores locais. Achei demais!

Outros lugares próximos indicados durante a minha pesquisa, mas que não pude visitar foram Lerici (do outro lado da baía de La Spezia) e Camogli, de onde dizem que tem uma trilha para Portofino ainda mais linda que as das 5Terre.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Lena, existe, sim, a trilha, ela é bem mais exigente em termos físicos e não tão bem sinalizada. Fica perigosa com terreno molhado.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Adorei!

M.Elisabete
M.ElisabetePermalinkResponder

Estive em Cinque Terre em abril de 2011.Ficamos 3 dias passeando pelas Terre.Nossa base foi em Portovenere.Fomos de barco até Riomaggiore,daí caminhamos pela Via dell Amore até Manarola,a paisagem é lindissima! A cor do mar é maravilhosa! Voltamos de barco para Portovenere.No dia sgte fomos até La Spezia e pegamos o trem até Monterosso ,Vernazza e Corniglia,pois as trilhas estavam interditadas.Almoçamos em Corniglia num restaurante,ao ar livre,com vista para o Mediterraneo...que mar...Ahh!!! E o melhor 3 dias de sol e lua cheia.No ultimo dia curtimos Portovenere! Valeu muinto.Adoramos!!!

Ze
ZePermalinkResponder

Riq, hoje fiquei sabendo que a chuva forte que caiu nas Cinque Terre na semana passada arrasou com Vernazza e Monterosso. Triste de ver:

http://www.youtube.com/watch?v=rPtVoqCUDS0&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=wVtGHvg6X1A

http://www.youtube.com/watch?v=3GgnXMpMZw8

You guys take care and travel safe mrgreen

Fernando Galvão

Olá. Estou programando passar 3 dias em Monterosso e só agora soube das chuvas de outubro. Alguém tem notícia recente de como estão as 5 cidades? Abs e parabéns pelo blog

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A coisa ainda está feia. Há previsão de reabrirem a trilha só em na Páscoa.

Acompanhe a situação neste blog:
http://www.come-to-liguria.com/wordpress/cinque-terre/reopening-of-vernazza-railway-station/

Rosemarie
RosemariePermalinkResponder

Olá Ricardo!
Olá Bóias!
Ricardo, você ficou de dizer pra gente a "comparação" entre Cinque Terre e Positano. Então, como foi a estadia em Cinque Terre?
Sobre Positano, já li bastante a respeito e agradeço imensamente todas as dicas e experiências que adquiro com vocês. Aliás, sobre todas as viagens. Faz tempo que me recorro a vocês.
Sairei de Veneza dia 2 de junho e volto para o Brasil dia 8, de Milão.
Queria muito conhecer a Costa Amalfitana, porque o período não poderia ser melhor, mas quero incluir ir Pompéia, Ercolano, Capri, Positano e arredores. Muita coisa, né?
Me diz,dá pra fazer? Estou tentando trocar minha passagem para o dia 11, porque sei que seria o ideal. Mas tá difícil.
Pensei em cinque terre, mas depois do que houve, não sei mais...
Sei que é lindo também, mas você ficou de falar pra gente. hehe
Desde já, obrigada pela atenção.
Rosemarie

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosemarie! Aqui quem responde é A Bóia.

O Ricardo Freire tem mais de 150 posts a fazer. Não podemos prometer quando cada um vai sair.

As trilhas de Cinque Terre não serão reabertas antes da Páscoa.

Você pode acompanhar a situação das Cinque Terre neste site:
http://www.come-to-liguria.com/wordpress/

Para planejar sua viagem à Costa Amalfitana, use estes posts:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/

https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-ir-de-roma-a-capri/

Rosemarie
RosemariePermalinkResponder

Obrigada Bóia, pela resposta. Mas já li e reli tudo que vocês postaram sobre a Costa Amalfitana. Como sempre, muito bom. É que estava curiosa pra saber o que o Riq tem a dizer sobre cinque terre em relação à Costa Amalfitana. Como estava querendo mais a Costa e o tempo estava curto, cinque terre passou a ser uma boa opção. Mas gora tá resolvido, consegui esticar mais uns dias então vai dar bem. Sabe, nesse roteiro entra Pompéia, Ercolano, Capri, como falei. De qualquer forma a curiosidade continua, como ele mesmo disse, ele tem essa demanda dos internautas. Vou continuar acompanhando vocês. A-do-ro ler tudo que vocês escrevem. É super útil, sincero, inteligente, divertido, perfeito. Abços.

Aline F
Aline FPermalinkResponder

Olá Bóia e viajantes,

Irei para Itália no final de maio (espero que a situação de Cinque Terre esteja melhor) e pensei nesse roteiro:
- Veneza
- Cinque Terre
- Toscana (cidades pequenas de carro, como: Siena, San Gimignano, Montalcino, etc)
- Firenze
- Roma

Minha dúvida é exatamente para onde ir a partir de Veneza; qual a ordem das cidades. Vamos sair de Veneza de trem e a última cidade precisa ser Roma, pois vontamos por lá. É melhor ir a Cinque Terre e depois Toscana, ou o contrário? Ou mais, ir primeiro a Firenze?

Obrigada desde já! wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Dê uma olhadinha neste post, ele vai te ajudar: https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Aline F
Aline FPermalinkResponder

exatamente meu roteiro!

obrigada Bóia! wink

Milena
MilenaPermalinkResponder

Olá Ricardo/Bóia!

Estarei indo com meu marido à Itália na segunda quinzena de maio, mas só ficaremos 6 dias... É a minha primeira ida à Europa, e, como qualquer marinheira de primeira viagem, estou louca para conhecer tudo quanto possível. Mas sei que temos pouquíssimo tempo e quero conhecer as coisas com qualidade.
Pensei em passar por Roma, Veneza e Cinque Terre, mas pelo que tenho lido, este parece ser um grande roteiro para poucos dias, é isso? Acham que vale a pena tentar este roteiro, ou tem outra sugestão melhor para nós?
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena! Se você só tem seis dias (quatro inteiros?), fique em Roma! Você não vai querer passar sua viagem toda se deslocando de um lugar para o outro smile https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

milena
milenaPermalinkResponder

Sééério, Bóia???? rsss Bom, na verdade são 6 dias livres, já sem os deslocamentos de chegada e saída (por Roma mesmo)...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Milena!

É um erro programar a chegada e a saída pelo mesmo lugar. A cada deslocamento você no mínimo meio dia da sua viagem. O ideal teria sido chegar por Roma e voltar por Veneza, por exemplo.

Roma está a 1h15 de trem de Florença e 3h50 de trem de Veneza. Escolha uma das duas para ficar dois dias.

Milena
MilenaPermalinkResponder

Valeu pela dica, Bóia!!! Vai ficar para a próxima viagem... rsss
E muito obrigada pela atenção!

Abs

Vera
VeraPermalinkResponder

Bom dia Bóia,
Dá para fazer cinque-terre e costa amalfitana em 10 dias, ou fica muito corrido?
Como chegar em Cinque-terre? Sabe como está a situação por lá?
Vou 28 ou 29 de maio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! A previsão de reabertura do parque era a Páscoa. Duas cidades se mantêm fechadas ao turismo, Vernazza e Riomaggiore. É mais aconselhável esperar uma próxima oportunidade. E Cinque Terre e Costa Amalfitana na mesma viagem é um pouco redundante; em 10 dias de Itália você pode fazer uma viagem mais diversa.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Vera
VeraPermalinkResponder

Oi Bóia, obrigada pelas informações. Cinque terre vai ficar para uma próxima viagem.
Abs

Frank
FrankPermalinkResponder

Vernazza está em processo de reconstrução, duvido que fique em bom estado de vistiação antes do fim de 2013 dada a escala da destruição. Riomaggiore funciona na parte nova, a velha continua se recuperando.

Posso dar uma sugestão alternativa: dê uma pesquisada sobre o Promontorio del Gargano.

Vera
VeraPermalinkResponder

Frank, obrigada pela sugestão é um lugar lindo.

Vera
VeraPermalinkResponder

Olá Bóia, obrigada pelas informações. Cinque Terre vai ficar para uma próxima viagem.
Abs

Eliane Anjos
Eliane AnjosPermalinkResponder

Voces tem informacao sobre a situacao atual das Cinque Terre.Sera que ate inicio de julho/2013 todas as trilhas ja estarao liberadas para turistas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Todos estão fechados, em manutenção. Devem reabrir para o verão. Acompanhe no site:

http://www.parconazionale5terre.it/mobile/sentieri_elenco.asp?sez=sentieri&id_categoria=4&id_lingue=1

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar