Como escolher sua pousada em Los Roques

Pousada Natura Viva, Los Roques

Estive duas vezes em Los Roques. A primeira foi em 2003 — quando os únicos brazucas que já tinham ouvido falar no arquipélago eram mergulhadores. (Foi quando tirei a foto da bóia que veio a ser o símbolo da nossa seita.) A segunda vez foi em junho deste ano.

Em termos de ocupação da ilha, não senti grandes mudanças, não. A cidadezinha de Gran Roque não cresceu (até porque não tem pra onde crescer). As construções continuam baixas (o solo não agüentaria prédios) e o visual permanece o mesmo.

O sistema das pousadas — como já vinha sendo atestado por todos os que comentavam sobre o lugar — continua aquele que conheci em 2003. A maioria das pousadas inclui na diária o café da manhã, o jantar e um traslado por dia, de lancha rápida, a uma ilhota próxima (Francisquí, Madrizquí ou Crasquí), com um almoço-piquenique acondicionado numa geladeirinha (e serviço de montagem e desmontagem de guarda-sol).

Uma coisa, porém, mudou: a ilha já tem eletricidade suficiente para que as pousadas ofereçam ar condicionado e banho quente. Isso já faz bastante diferença.

–> Não é barato

Para ir a Los Roques você tem que entrar naquele pique de Noronha. Precisa saber que vai pagar caro por acomodações simples. Com a alta do dólar, Los Roques vai parecer até mais caro do que Noronha. Mas leve em conta que as diárias são quase-all-inclusive; seus únicos gastos extras serão com bebidas e eventuais passeios fora das ilhas próximas (recomendo muito Cayo de Agua).

Em termos de infra-estrutura, eu diria que Noronha, a partir do pelotão intermediário, oferece mais conforto e mais espaço do que as pousadas intermediárias (e mesmo as tops) de Los Roques. E nenhuma pousada em Los Roques, nem mesmo a mais cara, sequer chega perto do luxo das pousadas top de Noronha. Em compensação, as pousadas de Los Roques são, no geral, bem mais charmosinhas — certamente por causa da “colonização” italiana (foram os italianos que descobriram o lugar para o turismo internacional). Outro detalhe pró-Los Roques: a comida também é melhor do que em Noronha.

–> Três categorias

As pousadas em Los Roques podem ser classificadas em três níveis. As hiperbasiquinhas são em conta (tipo 100 dólares o casal) e só oferecem café da manhã. Só vá nessas imbuído de espírito mochileiro. Você vai ter que contratar todos os passeios à parte e levar Cheetos para as ilhotas.

A categoria intermediária é de pousadas que cobram em torno de 230 dólares a diária por casal com pensão completa e um traslado diário a uma ilhota. Essas vão oferecer acomodações básicas mas com algum charme e boa comida.

A categoria top cobra em torno de 400 dólares a diária por casal com pensão completa e um traslado diário a uma ilhota. Os quartos tendem a ser mais espaçosos e bem decorados, e as refeições serão superiores.

Vale cacifar as mais caras? Se você pode, vale. Mas se a diferença de preço entre as intermediárias e as top inviabilizar a sua viagem, então fique numa intermediária sem receio (mas tendo como parâmetro uma pousada básica em Morro de São Paulo, não uma pousada de luxo em Jericoacoara).

–> Minha experiência

Em 2003 fiquei na La Cigala, que na época tinha quartos espartanos. Mas achei a pousada simpática e a comida ótima. Não consegui visitar a pousada desta vez, mas dando uma espiada por fora achei que estava mais bonita. O feedback dos leitores é bom.

Agora em 2011 fui de carona com o Renato Carone da Turnet, que estava terminando de montar sua (interessantíssima) operação de Los Roques.

A estada foi dividida entre duas pousadas, a Acquamarina (uma “intermediária”) e a Natura Viva (uma “top”).

Pousada Acquamarina, Los Roques

Acquamarina, Los RoquesAcquamarina, Los RoquesPousada Acquamarina, Los Roques

Achei as áeras sociais da Acquamarina mais bacanas do que o meu quarto, que era um pouco acanhado e lembrava pousadas simples do Nordeste. Mas é a relativa simplicidade das instalações que permite que a pousada cobre menos do que as do nível superior. Uma vantagem da Acquamarina é que o proprietário é também dono da ChapiAir, a mais ponta-firme das cias. aéreas que fazem a ligação  entre o arquipélago e o continente. Já fica tudo em casa.

Natura Viva, Los roques

Vista da Natura Viva

Natura Viva, Los RoquesNatura Viva, Los Roques

Maior pousada da ilha, a Natura Viva foi construída (naquele 2003 em que estive lá), e não adaptada a partir de casas existentes. É confortável, mas um tiquinho desalmada. A vista do seu terraço, no entanto, é um arraso.

Pousada Acuarela, Los Roques

Pousada Acuarela, Los Roques

Pousada Acuarela, Los RoquesPousada Acuarela, Los Roques

Consegui visitar apenas uma única outra pousada (o tempo era curto, e foi dedicado a fazer todos os passeios). Pois esta pousada eu cacifaria sem pestanejar: a Acuarela. Não chega a ser luxuosa, mas tem charme de sobra. O dono é pintor e expõe seus quadros nas paredes. O chef é excelente.

–> Em resumo

– Não recomendo ficar nas pousadas mais econômicas (até 100 dólares por casal, só com café); o barato pode sair caro

– Se você vai numa intermediária (230 dólares por casal, pensão completa com passeio), tenha em mente que o charme será maior do que o conforto, sobretudo do quarto;

– Caso você possa cacifar uma pousada top (400 dóalres por casal, pensão completa com passeio), tente um lugar nas pousadas de autor, como a Acuarela, a Piano y Papaya ou a Malibu.

Leia também:

Pousadas em Los Roques: os relatos dos leitores

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

44 comentários

Ola Ricardo,

Seu site é realmente muito bom – Parabéns! ….Estou querendo passar minha lua de mel (03/06/2012) em Los Roques. Pensei em ficarmos em uma pousada intermediária e passar uns 6 dias.
Gostaria de recomendações. Como é esta época lá? tempo, alta/baixa temporada… etc.
Obrigada!
Abs,

Muito bom o post, o que mais claro que li até agora!

Aproveito para saber um pouco mais a respeito.
Estou planejando ir para Los Roques em fevereiro 2012 (antes do carnaval) e apesar da baixa temporada não achei os preços muito em conta. Consigo descontos para esta época? Fora isso as pousadas estão demorando um pouco para responder aos e-mails sobre reservas. é normal? Por fim… gostaria de fazer kitesurf mas nem por lei acho uma indicação de preço na internet, alguma referencia?

    Olá, Eduardo! Los Roques não é um destino barato. Você está procurando na alta temporada. Se já mandou seus emails chorando um desconto, é possível mesmo que as boas pousadas nem respondam.

Ok, Muito obrigada, vou correr p fazer as reservas…pois ja estou com as passagens compradas…

Pessoal gostaria da saber se e muito arriscado eu ir direto para los roques sem reserva? E estava pensando em ficar uns 4 días ña venezuela e depois pegar voo para los roques, será que consigo fazer isso ña época de Janeiro, ou estará muito cheio?

    Olá, Beatriz! É uma loucura completa, réveillon e janeiro são altíssima temporada.

Estou em Los Roques no momento na pousada Movida e recomendo muitissimo. A comida é mto mais que maravilhosa,atendimento otimo, os quartos sao simples e bem limpinhos.

Recomendo tb visitar Careneiros (para mim mais bonito que Cayo de Agua).
Ficamos na pousada Mediterraneo e achei bem charmosa, serviço ótimo e os empregados beemmmmmm receptivos.

Fiquei na Sol Y Luna, que é a pousada do Fabio Blinder (que me vendeu o pacote completo pela agência dele, a Venebrasil) e recomendo muitíssimo. Ela está nas intermediárias. Sim, as instalações são simples, o quarto é muito pequeno, mas a comida é simplesmente maravilhosa, de primeira linha mesmo e o atendimento (dele e dos queridos Antonio e Mayra) é fantástico. Enfim, só coisa boa (e vamos combinar, ninguém fica muito tempo no quarto mesmo…).

Riq,
Ameeeeeiii LR e fico feliz em saber que continue igualzinho a 2003. Estive la em 2006 para mergulhar e me impressionei com a beleza de Cayo D’agua!!! Linda de viver, tao bonita quanto o Tahiti. Aiiii que saudades!!!!!
Bj
L.

Adorável e bem charmoso para gozar de Los Roques, certo!(…sem levar um susto)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito