"Consulado dos EUA em SP + greve dos Correios = caos total"

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Visto dos EUANão dá pra não registrar este comentário do Philipp, que veio de Nova York a São Paulo para renovar seu visto mas não consegue voltar aos Estados Unidos por causa da greve dos Correios.

Com a palavra, o Philipp:

Estou no Brasil para renovar meu visto. Acreditava que duas semanas seriam suficiente para receber nossos passaportes e voltarmos para NYC, mas depois de 14 dias ainda nada.

Ligo nos Correios e eles informam que o consulado ainda está com o passaporte e que o prazo de liberação está em 10 dias úteis!!! No consulado não há possibilidade de contato telefônico (o número que informam só dá ocupado), e por email a resposta não tem data prevista -- dizem apenas que os vistos estão sendo processados e que é para esperar pelos correios nos próximos dias??!?!?!?!?!?!



Alguém está na mesma situacao? Alguém recentemente recebeu o passaporte pelos correios? Alguma luz? Quanto tempo demorou para vocês?

Sensação horrível de não poder voltar para casa, além de estar preso no Brasil por não ter meu passaporte em mãos…

Fica também o alerta aos que estao pensando em tirar visto para os EUA, deixem para ter a viagem BEM depois da entrevista.

Por outro lado...

O Gabriel Dias relata que no consulado americano do Rio está tudo funcionando bem. Ele renovou recentemente seu visto e recebeu o passaporte em casa em 5 dias. O relato completo está aqui.

Para quem está interessado em agendar o visto americano, existe um aplicativo interessante, o Visto Já, que funciona em iPhone e Android e informa em quantos dias você consegue agendar sua entrevista nos consulados de São Paulo, Rio, Brasília e Recife. Custa R$ 2,99 e pode ser baixado aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


188 comentários

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Que absurdo.

Jayme
JaymePermalinkResponder

Infelizmente tirar ou renovar visto no consulado de SP é caótico
( você pensa que eles não tem o mínimo interesse em receber visitantes nos EUA mesmo nessa enorme crise que estão passando, ou então, brasileiro é considerado perigoso demais para facilitar sua entrada no país). Demorei mais de 4 horas, sem precisar de entrevista e ainda passando por duas filas preferenciais ( idoso ) e uma outra fila normal ( nao distinguem ). E ainda estava agendado.
Mas recebi o passaporte com o visto em 10 dias mesmo com a greve. Portanto deve estar chegando....

Clara
ClaraPermalinkResponder

Quando renovei o meu visto, em 2008, o consulado americano no Rio usava um correio particular que ficava dentro do consulado e que tornava o processo rápido e facílimo. Minha filha renovou o dela mais para o fim de agosto de 2011, o correio ainda não estava em greve, e ela recebeu o passaporte por Sedex no dia seguinte.

Jayme
JaymePermalinkResponder

Apenas como consolo, renovei o visto há 15 dias em Sampa e já recebi o passaporte mesmo durante a greve. Deve estar chegando…

Mas vale o alerta que é lamentável o tratamento e o processo de obtenção do visto americano. Demorei mais de 4 horas sem precisar de entrevista e utilizando duas filas preferenciais, uma terceira não permitia distinção.
Ou o Brasil e seus cidadãos são considerados perigosos, subdesenvolvidos, ignorantes ou realmente não dá para entender como nós somos tratados e como o processo é tão complicado, começando da dificuldade de se preencher os formulários com perguntas totalmente desnecessárias e com o programa caindo a todo o momento,tendo que entrar novamente no site, digitar senha e número de protocolo. Muito desagradável e triste os EUA estarem nessa decadência em termos de tratamento a um futuro visitante de seu país.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Jayme

Eu ja havia utilizado 4 vezes nos ultimos 4 anos o consulado dos EUA em Lisboa (onde eu morava antes) e tirando uma confusao que ocorreu uma vez o atendimento tinha sido super rapido, com o passaporte ja em maos no dia seguinte. Como os Portugueses não necessitam visto de turismo no entanto, o fluxo de pessoas é bem menor.

Fiquei assustado com a quantidade de pessoas no consulado dos EUA em Sao Paulo, acredito que o servico la esteja mal dimensionado e o pior era ver gente de até do Rio Grande do Sul tendo que ir até SP para tirar o visto. É realmente necessário redimensionar os servicos lá, abrir outro consulado no Brasil, ou entao extender o waiver do visto para brasileiros (que acredito não irá acontecer tão cedo).

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Philipp, gente to RS no consulado em São Paulo não é nada... quem mora em Manaus, Boa Vista, Porto Velho etc. tem de viajar no mínimo 2.100km até Brasília ou Recife para tirar o visto. Dependendo da época, a passagem aérea do Acre, Amazonas ou Roraima até uma cidade com consulado custará mais do que a passagem aérea para os EUA.

Lucas Senger Jacobus

URGE a necessidade de, pelo menos, mais um consulado em Manaus e outro em POA. Isso se mantiverem a exigência de visto.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Além dos custos da viagem para o visto ( passagem, hotel ) há o custo de parar de trabalhar.

juliana
julianaPermalinkResponder

Ola Pessoal
Fiz a entrevista dia 29/09 e meu passaporte ainda nao chegou, os correios falam exatamente a mesma coisa que o relato acima.Jayme, quanto tempo demorou para chegar o seu passaporte?

Cadu Assad
Cadu AssadPermalinkResponder

Juliana, fiz a entrevista no mesmo dia que você e tbm não recebi ainda.

O seu chegou?

juliana
julianaPermalinkResponder

Oi Cadu, nao chegou!Ja liguei no correio e me disseram que o meu passaporte nao esta la ainda pq nao saiu do consulado.
Vamos combinar de quem o passaporte chegar primeiro avisa o outro por aqui?

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Olá Juliana,

Para qual correio você ligou? Como conseguiu essa informação de que seu passaporte ainda não saiu do consulado? Eu estou com mesmo problema. Fiz minha entrevista dia 03/10 e até agora nada. Viaja daqui dois dias e estou desesperada!!!

Obrigada

juliana
julianaPermalinkResponder

oi caroline, quando vc foi pagar o sedex nao te deram uma folha branca com alguns telefones?
vc tem q ficar tentando 11 2532 7583
é so passar o protocolo que eles acessam se ja foi para o correio ou ainda esta no consulado!

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Oi Juliana,
Obrigada. Insisti nesse número de telefone e consegui o número de rastreio. Me falaram que foi postado hoje. Minha data de entrevista foi dia 03/10. Deve chegar amanhã ou depois. Acho que conseguirei embarcar na data. Ufa!
Obrigada

juliane
julianePermalinkResponder

Oi Caroline, fui no mesmo dia que vc no consulado, e tb nao chegou meu passaporte aqui, estou tentando ligar em tds os numeros da folinha branca que os correios entregaram e só da numero acupado, fico feliz com a sua informação que o passporte deve chegar em 2 dias mais, tenho viagem paga e marcada para a semana que vem, estou com medo.

Adriano de Paula

Juliane e Caroline!
Qual a cidade de vocês? Só para ter uma ideia do envio dos correios, fiz minha entrevista num dia depois de vcs (dia 04/10) moro em Curitiba.

juliane
julianePermalinkResponder

eu moro em Barueri na grande SP, quando chegar aqui eu informo.

juliane
julianePermalinkResponder

juliana vc foi dia 29/09 no consulado, chegou o seu passaporte e visto?

Adriano de Paula

Boa noite Juliana!
Que bom que vc conseguiu falar com alguém nesses números, viajo quarta feira, meu vôo sai de Curitiba as 16 horas para Guarulhos e depois NY, estou desesperado porque até agora nada do meu passaporte.
Fiz minha entrevista no dia 04 desse mês de outubro e teve feriado no Brasil dia 12 e nos EUA dia 10.
Não consigo falar de nenhum jeito algum nesses números, mas com o seu depoimento, vou ficar na torcida que o meu de sinal de vida amanhã.

juliane
julianePermalinkResponder

meu passaporte chegou hoje

juliane
julianePermalinkResponder

ida ao consulado sp 03/10
chegada do visto em barueri 18/10

validade do viato ate 2021

boa sorte a tds

juliana
julianaPermalinkResponder

Nada ainda pessoal, ligo todos os dias no correios e informam que ainda esta no consulado
E o de vcs, alguma novidade?

juliane
julianePermalinkResponder

http://comprascremesviagens.blogspot.com/2011/10/dica-renovacao-visto-usa-consulado.html

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Fizemos a entrevista no dia 5/10 e nao recebemos o passaporte ainda sad
Vou ligar no telefone amanha.
Temos viagem marcada para o dia 22 :S

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

Tirei o visto de minha filha menor no consulado do Rio, que não precisa de entrevista. Você manda pelo correio o passaporte e recebe pelo correio. Mandei pelo correio que fica do lado do consulado e o processo todo durou uma semana (de sexta a sexta). Isto contando o prazo para ir do correio ao consulado, para ser emitido o visto e do consulado para minha casa. Não tenho do que reclamar e ainda troquei email com uma pessoa muito simpática, chamada Mariza. Serviço nota 10, mas não sei se dei sorte ou se por aqui está tranquilo mesmo...

Maurício
MaurícioPermalinkResponder

Como assim não precisa de entrevista? no Consulado do Rio não se precisa agendar entrevista?

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

Para menores de 13 não precisa de entrevista, desde que os dois pais tenham visto. Veja aqui:
http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/minors.html

alexandre medeiros

É engraçado como os brasileiros gostam de fazer comparações com países de 1mundo , onde as leis funcionam e os políticos vivem realmente sob leis constitucionais. O real problema das greves em nosso se deve à má partilha de distribuição de renda, onde os politicos ganham como se seu país desse condições humanitarias tais como;uma prestação boa de saude,uma boa educação etc... Enfim,em se tratando de greve sempre os vilões são aqueles que reinvindicam melhores condições de trabalho e de igual modo salário. É injusto viver em um país onde os politicos votam para aumentar seus próprios salarios .vale salientar que seus vencimentos são comparáveis a politicos de países de 1mundo. A solução é atrelar o aumento do minimo ao do político para tentar diminuir essa disparidade.

Luciana Bordallo Misura

Phillip, nao sei como funciona exatamente porque nunca tive que fazer isso, mas meus colegas brasileiros de trabalho na epoca que eu morava em Seattle iam sempre renovar o visto no consulado americano no Canada ao inves de ir ao Brasil. Eles gastavam uns dias em Vancouver que era a cidade mais proxima com consulado e pronto, num instantinho estavam de volta a Seattle. Nao sei se no seu caso teria sido mais rapido e facil renovar em Ottawa ou outra cidade do leste canadense.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Sim, eu poderia ter ido para Toronto, mas ja tinha que vir ao Brasil mesmo. Se as condicoes nao mudarem certamente vou fazer isto da proxima vez (felizmente agora vou ter 3 anos).

Como disse, acreditava que 2 semanas seriam suficientes, nao foram, ja remarquei nossas passagens e se hoje o consulado nao despachar os passaportes certamente terei que remarcar novamente.

Joyce
JoycePermalinkResponder

Realmente, só existem 4 cidades no Brasil para renovar o visto: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Eu que sou do RS tenho que ir ao Rio ou SP. Por isso a demanda é tão grande nos consulados...

Denise Mustafa

acabei de preencher o formulário do visto. engraçado que o meu não caiu nenhuma vez. várias pessoas me falaram pra ir salvando tudo pq o sistema caiu. preenchi 2 formulários (falta só incluir a foto) e deu tudo certo. Mas vou em Recife. Não sei se tem alguma coisa a ver.
Vou dia 17 de novembro e espero que não tenha o mesmo problema do Phillip. É triste!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Recife é super-tranquilo, Denise. O problema aqui está em pagar na agência do City. Com a greve deos bancos, só uma agência, a do Comércio, está com atendimento parcial. Uma de minhas sobrinhas pegou a senha 168 e "mofou" a tarde toda lá.

Denise Mustafa

Que bom saber, Eunice. Vou pagar a taxa aqui em Fortaleza mesmo. Como a entrevista é só em novembro, ainda tenho um tempo pra esperar a greve acabar. Deve estar provocando uma confusão mesmo!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Denise. Lá mesmo no consulado tem um posto do banco. Mas, se você chegar com sua taxa paga, agiliza o processo.

Denise Mustafa

ah, vou com tudo pago logo. pra não correr risco nenhum!!! brigada!!!

Denise Mustafa

E ONDE EU IMPRIMO O BOLETO DE PAGAMENTO DO VISTO? terminei de preencher o formulário e não acho. Precisa disso ou é só chegar no city?

Schnaider
SchnaiderPermalinkResponder

É so chegar no citi e dizer o tipo de visto que é o seu p a pessoa do caixa, eles te darao um comprovante de pgto que devera ser apresentado no consulado no dia da sua entrevista.

Schnaider
SchnaiderPermalinkResponder

Ah, se nao me engano, leve o num do seu passaporte pois acho q eles colocam no comprovante....

Denise Mustafa

Obrigada, Schnaider!!!

Eunice
EunicePermalinkResponder

Denise. Basta levar seu passaporte para a agência do banco ( não precisa ser você necessariamente a levar ).

Denise Mustafa

ótimo! obrigada, gente!

Vitória
VitóriaPermalinkResponder

O meu irmão foi no consulado do Rio de Janeiro tirar o visto no dia 30 de setembro, mas por com sorte logo depois de 5 dias ele recebeu o visto.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Nós aqui do centro-oeste acabamos indo à Brasília, uma coisa que estava dando uma mão de obra braba no dia da entrevista é que estavam exigindo uma foto 5x5 ou 5x7, em papel, foto mesmo, além daquela que é enviada junto com o formulário, via upload. Muita gente tendo que sair da embaixada esbaforido para tentar ir até um shopping (ou até a rodoviária de BSB) para tirar a foto e voltar a tempo de entrar novamente e ser entrevistado. Para quem não é de BSB ou foi para lá de avião somente para a entrevista era um perrengue total...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Isso está nas regras. É culpa de quem não leu com atenção.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Gabriel, essa regra mudou há três semanas, contadas retroativa a partir do dia 30.09.2011. Falo porque tive o meu visto negado e levei a foto impressa e não era exigível por isso não levei. Quando perguntei a desde quando era exigida ela falou desde três emanas atrás. Então pode ter certeza que as regras mudaram. E me pergunto o motivo, porque ela é devolvida a você na mesma hora.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Marcelo, quando foi a sua entrevista? O seu passaporte já chegou?

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Eu fiz entrevista o dia 27/09 e ainda nao chegou nada. A situacao e realmente caotica, pois os telefones provisionados estao ocupados.

Minha situacao e ainda mais dramatica, pois tinha comprado a passagem para viajar neste final de semana. No consulado me falaram que a greve nao atingia o consulado e eles tinhan servico proprio, me enganaram!! agora vou pagar a multa para cancelar a viagem, mas o prejuico do hotel.

Esse visto so deu azar.

MôSQR
MôSQRPermalinkResponder

Eu fiz a entrevista dia 19/09 em Recife e até agora não chegou o passaporte tb. Pior que o comprovante que eles dão não tem o n° do sedex para rastrear no site. O negócio é esperar, fazer o que!!

Aroldo Silva
Aroldo SilvaPermalinkResponder

Bem faz o Canadá, que usa a DHL para transporte de vistos. Bem que os EUA poderiam fazer a mesma coisa.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Boia e Ricardo,

Sei que estou meio "fora" da discussão, mas preciso saber de algumas dicas de Palm springs, na California. Alguém já foi? Qual um "hotelzão" tipo resort bom .
Obrigado.
Roberto
obs: vou no Natal e ano-novo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Roberto! Para a gente arquivar as respostas no local certinho, você pode repetir a sua pergunta em um post sobre a Califórnia?
https://www.viajenaviagem.com/category/california/page

Obrigada!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Meus pais fizeram a entrevista para o visto na Embaixada Americana em Brasilia no dia 05/10 e em 10/10 receberam os passaportes em Fortaleza, entregues via sedex.

Ana Silvia Mota

Fui hoje ao Consulado no Rio de Janeiro para a entrevista. Entre a chegada e saída do prédio foram apenas 60 minutos. Tudo muito organizado, sem atropelos. A equipe de atendimento (terceirizados) orientando a todos sem problemas. A entrevista durou, se muito, 10 minutos. Perguntas básicas: onde reside? Onde trabalha? Viajará com quem? Conhece outros países? Certamente feitas para conferir o formulário encaminhado. Ao final desejou boa viagem.
A entrega será via Sedex, prazo 10 dias úteis. OBS: a greve dos correios foi encerrada.
Ana Silvia

Queli
QueliPermalinkResponder

Pessoal, renovei meu visto no dia 20/09 em SP e até hoje (14/10)nao recebi meu passaporte. Minha sogra estava junto comigo e adquiriu o visto pela primeira vez e o passaporte dela já foi entregue no dia 06/10. Náo sei o que eu faço, viajo para San Francisco na proxima sexta-feira. O passaporte da minha sogra nao foi entregue pelos correios. Era uma perua-kombi branca, sem nenhuma logo dos correios... Náo sei mais o que fazer, já tentei falar em todos os telefones. Help-me

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Olá. Tb fiz minha entrevista em 29/09 e até agora nada. Sequer consigo falar com os Correios.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

O sedex funcionou normalmente durante a greve (com ligeiro atraso), não sei porque os passaportes não estão sendo enviados...
Na minha empresa tudo que enviamos e nos foi enviado chegou via sedex ...

FH
FHPermalinkResponder

Essa de Recife é super tranquilo é meio forte, hem? Não sei os outros, mas perdi umas boas 4 horas lá, sendo uma delas debaixo de sol forte. Na verdade, reputo isso uma humilhação mesmo. Tomara que acabe logo essa exigência, e os brasileiros sejam recebidos como cidadãos de nível melhor. Mas, pra quem quer ir, não tem jeito. E pelo menos ficamos livres dessa exigência por 10 anos.....

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Meu filho e minha nora fizeram entrevista no consulado de SP no dia 29/09 e não receberam o passaporte até hj (14/10), perdendo a viagem que estava marcada para hj a tarde.O que mais revolta é o descaso com o cidadão, pois os telefones que dão de contato são um deboche..Vc fica absolutamente impotente, porque não tem a quem recorrer, nem sequer sabe ONDE está seu passaporte.É uma vergonha que nós brasileiros sejamos tratados desta forma...ou os dólares que deixamos lá nos EUA tem menos valor?????Não vi até hoje NENHUM terrorista brasileiro entrando nos EUA, no entanto os outros( que são EFETIVAMENTE suspeitos) entram lá quando querem sem ter que passar pelas humilhações que nós passamos aqui.Além é claro de registrar que moramos no RS, mas aparentemente, para os americanos o Brasil se resume a quatro locais... os demais não existem...

Fabio de Rezende

Por estes motivos que eu, por enquanto, não irei à terra do Tio Sam. Quando eu já tiver conhecido todo o resto do mundo (o que vai demorar), eu vou pensar em ir pra lá. O assunto é polêmico, mas me recuso a passar dificuldades, e muitas vezes humilhações, para fazer turismo. Se nós não gritarmos tudo vai continuar assim (lembram do que era feito no aeroportos da Espanha, assim que começou a pipocar na imprensa daqui, e provavelmente menos brasileiros passaram a viajar pra lá, a questão se acalmou). Se não me engano, o argentino, o chileno e o uruguaio (exemplos próximos) não precisam de visto como nós, o que não faz o mínimo sentido. Alguém com voz ou muitos sem voz precisam levantar essa questão, já chega. Podemos não chegar a lugar algum, mas algo deveria ser feito. ENQUANTO DURAR O VISTO, IR PARA OS EUA EU NÃO INSISTO!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Durante algum tempo os argentinos puderam viajar aos EUA sem visto, mas agora precisam também. Uruguaios e chilenos sempre precisaram, como nós.

Fabio de Rezende

Que bom que eu disse "se não me engano", pois me enganei, hehehehe.

Fabio R
Fabio RPermalinkResponder

Desculpe, mas na minha opinião essa de "se precisa de visto não viajo p/ os EUA" não ajuda em nada o problema. Se todos se resignarem com essa exigência, haverá uma demonstração de aceitação do processo. Eu acho que as pessoas tem que continuar viajando, enfrentar as exigências, para mostrar que nós não baixamos a cabeça. Só com o volume alto de viagens para os EUA é que teremos argumento para que eles derrubem essas regras absurdas e a falta de respeito que eles tem com as pessoas nos consulados.

carmen
carmenPermalinkResponder

Comigo idem, fiz a entrevista em são paulo dia 29/09, moro em São paulo e até agora nada. Minha sobrinha que fez no dia 28/09, ou seja um dia antes, já recebeu !!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Xará, tem outra cristina no blog, bota a 1a letra do seu nome p diferenciar, êh assim que fazemos aqui. Beijos a todos da toscana

Suzane
SuzanePermalinkResponder

Ué, eles pararam de enviar o passaporte via TNT?
Ano passado eu e meu namorado tiramos o visto aqui no RJ e ambos os passaportes seguiram por encomenda da TNT... chegaram em três ou quatro dias úteis...

Suzane
SuzanePermalinkResponder

Ah, deveria ter um consulado em Curitiba ou Porto Alegre... a região sul é a única que não conta com um consulado dos Estados Unidos. Demanda pra isso não falta...

Wilian Delatorre

De total acordo!

Fabio R
Fabio RPermalinkResponder

Se não me engano já houve Consulado em POA.

Eduardo Hennemann Silva

Sim. Havia um consulado americano em um edifício entre a Borges e a Coronel Genuíno. Emitia cerca de 3.000 vistos por mês, mas foi "temporariamente" fechado no início de 1997 e nunca mais reabriu. Perdemos para a geografia: como o RS é muito mais próximo de SP e do RJ do que Recife, fecharam o consulado daqui. Uma pena.

Gustavo Lima
Gustavo LimaPermalinkResponder

Olá. Trabalho em um escritório que presta assessoria consular e, no começo do ano, tivemos uma reunião com David Meron, então responsável pelo setor de vistos do consulado-geral dos Eua em SP. O cara informou que, em breve, os Eua abrirão um novo posto para emissão de vistos. Embora o mesmo não tenha dado maiores informações sobre o assunto, disse que seria no sul. Então, acho que gaúchos, catarinenses e paranaenses já podem aguardar com ansiedade. Paranaenses, um pouco menos: pela lógica, o novo consulado ou posto de emissão de vistos deverá ser aberto em Porto Alegre.

juliane
julianePermalinkResponder

Gustavo, vc tem alguma informação sobre essa demora para recebermos os passaportes e vistos? ninguem consegue falar no numero de telefone que deram na folinha branca dos correios e muitas viagens marcadas estamos precisando de informações.
obrigada.

Gustavo Lima
Gustavo LimaPermalinkResponder

Oi, Juliane. Bom ver que já recebeu seu passaporte. Mesmo assim, cito nossa experiência: o Consulado de SP trabalha no limite, emitindo cerca de 30% a mais de vistos do que a sua capacidade. Logicamente, neste processo, atrasos são naturais. Acredito que, com a greve dos Correios, o problema tenha sido um pouco agravado. Há, ainda, o fato de o Consulado de SP estar sem um cônsul-geral, e, durante essas transições, todos os serviços costumam ser um pouco mais lentos. Conforme escrevi no post anterior, há a informação de que o consulado de SP abrirá outro posto de emissão de vistos, muito provavelmente em Porto Alegre. Consultei uma fonte do próprio consulado e obtive a informação de que a nova estrutura deve estar em funcionamento no começo de 2013. Então, só nos resta esperar e torcer para que esta medida alivie um pouco o nosso já sobrecarregado consulado de SP. Espero ter ajudado.

fatima
fatimaPermalinkResponder

Pessoal tambem fiz a entrevista dia 29/09 e ate agora não recebi meu passaporte, estou aflita. Mas tenho certeza que vai da tudo certo pra todos nós.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Bom, tivemos que novamente alterar nossa volta. Aparentemente devo receber ate'terca-feira, que sera 3 semanas depois da data que fui ao consulado. Porem por um contato que fiz, os vistos ja estao pronto desde dia 05/Out, assim sinceramente nao sei se o problema e' do consulado ou dos correios, mas por via das duvidas e como tenho a possibilidade, eu provavelmente nao utilizarei mais os servicos do consulado dos EUA em SP.

Volto depois para contar o final desta historia.

Fabio R
Fabio RPermalinkResponder

Sou do interior do RS e estou com a entrevista agendada há meses para o dia 21/12 no Rio. Passagem comprada, hotel reservado c/ parte do pagamento adiantado, etc. Há duas semanas recebo ligação do Consulado, dizendo que não haverá mais atendimento naquele dia, que eu poderia re-agendar com a mesma taxa já paga de R$ 38. E lá se vão taxas de remarcação de passagem aérea para 4 pessoas, por sorte consegui a mesma tarifa em janeiro e simples mudança de data no hotel (rezando para que não mudem a data novamente). Falta de respeito total, aliado à falta de organização, pois se não poderão atender naquela data, porque estava disponível para agendamento do site? Se o Ministério das Relações Exteriores realmente se preocupasse com os cidadãos brasileiros em seu tratamento pelas autoridades internacionais, possivelmente teria interferência, buscando um melhor atendimento, e principalmente, RESPEITO.

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Oi, tenho entrevista marcada em SP para a próxima terça dia 18/10, mas com a greve dos bancários não consegui pagar a taxa do visto. Alguém sabe informar se há um posto de atendimento do citibank dentro do consulado??? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kátia. Infelizmente não tem não.

carmen
carmenPermalinkResponder

Kátia. Em São Paulo dentro do consulado não há posto de atendimento algum, parece que antigamente havia, mas ali por perto ( umas 4 quadras) tem uma agência do Citibank funcionando normalmente. O pessoal que fica por ali (tentando vender fotos, estacionando carros, etc..) te ensina o caminho direitinho. paguei a minha taxa lá. Fiz a entrevista dia 29/09 e meu visto ainda não chegou, me informaram que estão processando mais de 3.500 passaportes por dia em SP. Uma loucura!!! Vá preparada!!!

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta!

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Obrigada Carmen e Bóia pela resposta anterior!! Li em algum site que está podendo pagar a taxa na hora da entrevista, será que isso procede???? Me ajudeeeemmmmm!!!

juliane
julianePermalinkResponder

segue local da agencia do citibank mais proxima do consulado,
no dia que fui pagar fui em outras 2 agencias e tb estavam em greve, só essa que estava aberta, fica atenta a questao da greve nos bancos, tem o telefone da agencia ai embaixo pra confirmar se vai estar aberta.

Chácara Santo Antônio - 0069 Ver mapa Como Chegar
Rua Verbo Divino, 1.105
CEP: 04719-000
Telefone: (11) 4009-0951
Câmbio: das 10h às 16h
Horário Autoatendimento: 24 Horas

juliane
julianePermalinkResponder

na hora vc nao consegue pagar nada dentro do consulado, tem que estar com toda a documentaçao em ordem, alem disso nao pode entrar com chave de carro que tem controle, e eletronicos, fica sem celular tb.

va com tudo certinho pra nao cair no desespero e cair em alguma conversa dos carinhas que ficam la fora do consulado

juliane
julianePermalinkResponder

Conforme combinado retorno para dizer que minha historia acabou hoje

ida ao consulado SP 03/10
chegada do passaporte barueri 18/10

visto valido ate 2021

boa sorte e boa viagem a todos!!!

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Fiz minha entrevista dia 30/09 e até agora nada do passaporte , mas descobri que teve feriado americano , então só resta esperar =/

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Pessoal, fiz minha entrevista no consulado americano em SP dia 30/09;
e até agora nada tambem!!!! To começando a fica desesperado.

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Bruno e Vinicius onde foram a entrevista de vcs fiz a minha no dia 30.09 em Brasília...e até hoje o passaporte não chegou

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Pessoal,

Estou com o mesmo problema de vocês. Tenho viagem marcada para daqui dois dias e nada do meu passaporte e visto. Fiz a entrevista no dia 03/10.
Estou indo representar o Brasil em um festival de cinema em Chicago e já estou com a minha passagem comprada pelo governo brasileiro para essa quinta feira. Só que se não for terei que devolver esse dinheiro com juros para o governo. Estou DESESPERADA!
Alguns falaram que ligaram para os correios para saber se o passaporte já havia chegado lá? Para qual número vocês ligaram? Liguei para a informação dos correios e eles falaram que não tem esse dado.
Alguém conseguiu uma forma de comunicação diferente dos telefones da ME Express que só dão ocupado? Mandei um e-mail também para mesedex@ig.com.br mas não tive resposta.
Preciso de ajuda!

Obrigada

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Minha entrevista foi dia 20 de Setembro e nada do visto ainda, a viajem é quinta feira estou desesperada, mando emails , ligo e nada adianta

Tarso Mastella

Jéssica, recebeu seu passaporte? eu fiz a entrevista dia 21/09 e nada tbm. sou de POA.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Hoje dia 17/Out 20 dias apos minha "entrevista" o consulado liberou nossos passaportes e ja tenho o tracking do Sedex, segundo eles amanha eu poderei retira-lo.

Minha passagem esta marcada para quarta pela manha, sera uma correria.

Adriano de Paula

Meu caso está ficando grave, gostaria de uma ajuda, tirei meu visto no consulado americano em SP no dia 04 de outubro e hoje é dia 17 de outubro e nada do meu passaporte, minha viagem para NY é no dia 19 de outubro, no caso daqui a menos de 48 horas e nada do passaporte com o meu visto, ligo no correio e o mesmo me pede o codigo para localizar e o único número que eu tenho é o do Protocolo do dia do visto, que é entregue como recibo e comprovante de envio.
Realmente os diversos números do consulado, não servem para nada.
Alguém sabe o que devo fazer?, não posso mudar a data da viagem, porque estou indo para um congresso da empresa que eu trabalho.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Adriano

O unico numero que consegui contato foi no 11 2532 7583. Todas vezes que consegui contato fiquei ligando por pelo menos 30 minutos, e mesmo quando conseguia ficava por cerca de 5 minutos pendurado. Esta complicado mesmo. Neste numero eles vao pedir o protocolo e vao dizer se ainda esta no consulado ou se o consulado já liberou, darão o número de rastreamento do Sedex.

Boa sorte

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Estou desesperada perdi o numero do protocolo pra conseguir o codigo de rastreamento e agora o que fazer?

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Após 21 dias (13 dias úteis) recebemos nossos passportes. Um stress desnecessário. Além disto o custo total do visto aumentou muito com as remarcações das passagens que tivemos que fazer.

Entendo que a função principal dos consulados é de atender os cidadãos de seus países, mas o consulado dos EUA em SP tem que redimensionar os serviços, e as pessoas aqui apenas confirmaram que meu caso não foi isolado.

Boa sorte aos que ainda estão esperando.

juliana
julianaPermalinkResponder

Pessoal ainda nada, ligo no correio todo dia e eles sempre me dizem que o passaporte ainda está no consulado.
Não sei mais o que fazer, ja vai fazer quase 1 mes que meu passaporte esta com eles...

juliane
julianePermalinkResponder

Boa tarde. Conforme combinado voltei para avisar que minha historia acabou hoje.
ida ao consulado SP dia 03/10
visto chegou em barueri 18/10

visto b1/b2 valido ate 2021!!!!

boa sorte a todos e boa viagem!!!!!!

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Oi pessoal, volto aqui pra contar que hoje (18/10) depois de 3:30hrs de filas consegui o tão esperado VISTO!!! Ufa, q alívio!! Agora é só alegria, hehe. Boa sorte aos q tbém vão tentar.

Claudio O'Grady Lima

Eu fiz a entrevista dia 30/09/11 em São Paulo, e até agora também não recebi, portanto há 19 dias, e até agora nada. preciso ainda tirar o visto do Canadá, que também demora muito, e já estou ficando desesperado. É um absurdo, e não adianta fazer nada. já mandei vários e-mail e eles não respondem.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá fiz minha entrevista no dia 05/10/11 e até agora não recebi meu passaporte. Ligo nos números informados pelo consulado mas só dá ocupado! Estou desesperada viajo dia 24/10 e preciso do passaporte. Quem faz a entrega dos passaportes é o correio mesmo ou a ME express?
Alguem tem alguma informação? obrigada....

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Tambem fiz a entrevista no dia 5 e viajamos dia 22. Desesperado total :S

Vinicius
ViniciusPermalinkResponder

Meu passaporte chegou , depois de 19 dias finalmente chegou. Tomara que daqui dez anos nao precise mas de visto , ou que o atendimento melhore muitooooo.

Prado
PradoPermalinkResponder

Fiz minha entrevista em 5/10/11 e até agora nada...
consegui falar hoje na ME Express e me informaram que estavam dispachando os vistos/passaportes dos dia 3 e 4/10
boa sorte para nós que temos viagem marcada...

juliana
julianaPermalinkResponder

O meu ainda nao chegou!Fiz a entrevista em 29/09

Jurema
JuremaPermalinkResponder

Juliana o meu tbm não chegou ainda, fiz a entrevista no dia 30/09, mandei um e-mail lá pergunte o consul hoje, vc já tentou fazer isso? E pior é que a minha entrevista foi em Brasília e eles riscam o lugar que fica o telefone, e o mais estranho é que a minha colega que vai comigo fez a entrevista no dia 13/10 após feriado e já chegou o dela com menos de 3 dias utéis ela fez na quinta feira e chegou na terça-feira da outra semana. Aí procuro no site, e vejo que se estiver demorando é assim mesmo, que o processo é demorado. Estou apreensiva porque a minha viagem está marcada para daqui um mês.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

Hoje completa 21 dias da entrevista em São Paulo (30/09) e nada. O mais estranho é que o da minha mulher já chegou. Fizemos juntos a entrevista, mas com envelopes separados, uma vez que ela não adotou o nome de casada e, nesta situação, eles exigem que sejam envelopes separados. Não sei mais o que fazer.

Valmir
ValmirPermalinkResponder

Olá Pessoal !
Também fiz dia 05/10 e nada,..
Bom que foi que disse que esses telefones da certo? (Vixiii)
Boa sorte a todos, e qlq coisa posto aqui ok!
Abraços!

Valmir
ValmirPermalinkResponder

Pessoal eu novamente,..
Conseguir ligar no primeiro número: 2532-7583 e fui informado que ainda o consulado ainda não liberou para postagem
Agora fiquei preocupado,..
=S
#tenso

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Renovei dia 28/09/2011, me chamaram para refazer as digitais em 03/10/2011. Até hoje (21/10/2011) ainda não chegou.

Tarso Mastella

entrevista e visto aprovado em São Paulo dia 22/09/2011, até agora nada. Moro em Porto Alegre, estou apavorado!!! A diferença é que SP é via correios, e em RJ é via transportadora TNT.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar