Poucos meses depois de aumentar para 15 mil o número de pontos necessários para emitir trechos dentro da América do Sul (exceto dentro do Brasil, que continua com os 10 mil pontos de sempre), a TAM agora passa a cobrar mais pontos pelos trechos emitidos para a alta temporada aqui no nosso continente.
A partir de 21 de novembro, você vai gastar 20 mil pontos por trecho dentro da América do Sul para voar entre 11 de dezembro e 14 de março, e também entre 1º de julho e 14 de agosto, que são os períodos de alta temporada definidos pela cia.
Ou seja: aquela viagem a Buenos Aires que em janeiro deste ano custava 20 mil pontos ida e volta, nas férias de janeiro do ano que vem vai custar 40 mil pontos.
É possível aproveitar até o dia 20 de novembro para emitir passagens na tabela atual (15 mil pontos por trecho, 30 mil pontos ida e volta). As regras do programa Fidelidade TAM permitem a emissão de trechos com no máximo três meses de antecedência; você ainda consegue emitir pela pontuação anterior vôos até o dia 20 de fevereiro (sempre observando a antecedência de 90 dias).
Hoje a única vantagem do Fidelidade TAM para emissão dentro da América do Sul é a disponibilidade total de assentos. Basta haver um assento livre no vôo que você emite como prêmio.
O Smiles da Gol tem limitação de assentos-prêmio na tabela normal, mas em compensação você pode fazer ida e volta por 20 mil milhas. De última hora pode ser complicado achar lugar, mas com alguma antecedência está tranqüilo emitir dentro da América do Sul.
O aumento das milhas na alta temporada acaba com a única vantagem do Fidelidade para voos na América do Sul, que era a disponibilidade total de assentos pela tabela normal de pontos. O Smiles tem disponibilidade limitada assentos pela tabela normal (10.000 milhas cada trecho, metade da nova pontuação da Gol), mas permite emissão pela tabela Smiles AnyDay pelo dobro de milhas (empatando com a nova tabela normal da TAM para alta temporada).
Leia também o comentário do Rodrigo Purisch, no Aquela Passagem:
TAM piora ainda mais as regras do Fidelidade
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
39 comentários