Fidelidade TAM na América do Sul: emita já ou pague mais pontos

Puerto Madero, Buenos Aires

Poucos meses depois de aumentar para 15 mil o número de pontos necessários para emitir trechos dentro da América do Sul (exceto dentro do Brasil, que continua com os 10 mil pontos de sempre), a TAM agora passa a cobrar mais pontos pelos trechos emitidos para a alta temporada aqui no nosso continente.

A partir de 21 de novembro, você vai gastar 20 mil pontos por trecho dentro da América do Sul para voar entre 11 de dezembro e 14 de março, e também entre 1º de julho e 14 de agosto, que são os períodos de alta temporada definidos pela cia.

Ou seja: aquela viagem a Buenos Aires que em janeiro deste ano custava 20 mil pontos ida e volta, nas férias de janeiro do ano que vem vai custar 40 mil pontos.

É possível aproveitar até o dia 20 de novembro para emitir passagens na tabela atual (15 mil pontos por trecho, 30 mil pontos ida e volta). As regras do programa Fidelidade TAM permitem a emissão de trechos com no máximo três meses de antecedência; você ainda consegue emitir pela pontuação anterior vôos até o dia 20 de fevereiro (sempre observando a antecedência de 90 dias).

Hoje a única vantagem do Fidelidade TAM para emissão dentro da América do Sul é a disponibilidade total de assentos. Basta haver um assento livre no vôo que você emite como prêmio.

O Smiles da Gol tem limitação de assentos-prêmio na tabela normal, mas em compensação você pode fazer ida e volta por 20 mil milhas. De última hora pode ser complicado achar lugar, mas com alguma antecedência está tranqüilo emitir dentro da América do Sul.

O aumento das milhas na alta temporada acaba com a única vantagem do Fidelidade para voos na América do Sul, que era a disponibilidade total de assentos pela tabela normal de pontos. O Smiles tem disponibilidade limitada assentos pela tabela normal (10.000 milhas cada trecho, metade da nova pontuação da Gol), mas permite emissão pela tabela Smiles AnyDay pelo dobro de milhas (empatando com a nova tabela normal da TAM para alta temporada).

Leia também o comentário do Rodrigo Purisch, no Aquela Passagem:

TAM piora ainda mais as regras do Fidelidade

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


39 comentários

O programa de milhagem não é apenas um adicional. Hoje, ele é um argumento da companhia para que optemos por ela. A cultura da milhagem está estabelecida. E o que já foi um bônus, hoje é o mínimo que se espera de uma companhia que não seja low cost. Ou seja, se quer cobrar caro, ofereça alguma vantagem em troca. Quem tem o melhor programa, acaba ganhando o passageiro frequente. A TAM tem de fato o direito de modificar o que ela quiser. Só não pode depois ficar de chororô porque as outras companhias vão crescendo em cima dela.

E não é só isso, a TAM aumentou a quantidade de pontos necessárias para a emissão de bilhetes para os Estados Unidos e Europa, que na baixa temporada, a partir de novembro, serão necessários 30 mil por trecho (para a América do Norte) e 40 mil por trecho (para a Europa). Isso sem contar que a emissao da tarifa restrita é bem difícil. Eu sempre fui um grande fã do programa TAM Fidelidade mas depois desse respeito estou seriamente pensando em passar a acumular meus pontos no SMILES.

    Vinícius, onde você conseguiu essa informação sobre o aumento de pontos na baixa temporada? Procurei no site da TAM e só encontrei a tabela que saiu em Julho, com os valores de 20 mil por trecho para os EUA e 30 mil por trecho para a Europa.
    A única tabela que encontrei que fala sobre as mudança em 21 de novembro se refere apenas à alta temporada.

    Obrigada,
    Amanda

O Programa de acúmulo de pontos no programa fidelidade é um adicional (bônus) oferecido pela TAM. O acúmulo de pontos não faz parte do contrato adquirido pelo passageiro ao comprar e utilizar a passagem. O contrato é levar o passageiro do ponto A ao ponto B em segurança.
A TAM, como qualquer outra companhia aérea, tem o DIREITO de remanejar e mudar as regras do programa quando bem entender. Está nas regras do programa fidelidade (que você leu e aceitou ao se cadastrar). Não há injustiça alguma o fato da TAM aumentar a quantidade de pontos exigida para uma viagem bônus.
A TAM tem o direito também de restringir e limitar a quantidade de assentos disponíveis para viagens bônus. Isto não pode ser considerado injustiça.
É ela que dita as regras e você não tem o direito de dizer a ela o que fazer.
Você tem a opção de voar com qualquer companhia e de aderir aos programas de qualquer empresa.

    Fabiano, acho que a discussão aqui não é sobre DIREITOS ou OBRIGAÇÕES. É só com a forma de saber GANHAR mais clientes de uma forma bacana. Eu sou cliente Fidelidade da TAM e já tirei várias passagens. Mas não é INTERESSANTE para a empresa que ela fique mudando as regras em um espaço curto de tempo, APESAR de ela ter ESSE DIREITO. Se a gente for pensar em termos de DIREITOS e OBRIGAÇÕES, os clientes estão todos lascados, porque em todo e qualquer contrato as empresas vão conseguir se eximir de seus atos.
    Aqui no Brasil já não temos as companhias de baixo custo, como na Europa e nos EUA. Já pagamos uma fortuna por qualquer passagem, qnd não é promoção (quando preciso ir de Fortaleza ao Rio de Janeiro, normalmente, tem-se que desembolsar uns 800 reais). Já é um suplício conseguir comprar passagens, inclusive nas promoções. NÃO CUSTAVA NADA a companhia aérea facilitar a vida e ganhar mais clientes. Até pq, quanto mais se facilita a troca de pontos, mais esse cliente e viaja e fideliza à marca.
    Faltou ai um trato melhor com o cliente e de fidelização. Faltou uma estratégia de Marketing. E faltou bom-senso.

    Voce é advogado da TAM?

    Se for, entendo que o colega está fazendo seu trabalho, e expondo o ponto de vista da empresa, o que faz parte do mundo do direito.

    Se não for, por favor estude o CDC, e veja uma opinião mais hoensta, que considera como não válidas as clausulas unilateriais que prejhudicam o consumidor, como o aumento de mlhas, prejudicando as milhas já acumuladas. Estes novos valores só deveriam valer a partir das milhas acumuladas agora.

    Infelizmente, o valor é muito pequeno para, na maioria dos casos, inclusive o meu,para jusitifcar uma ação.

    Ernesto e demais leitores,

    Sua pergunta, se o Fabiano Torres é advogado da TAM, é deveras pertinente.

    Fuçando no site reclameaqui, verifiquei um usuário com este nome que faz defesas imensas da TAM, sem usar o nome dela.

    Fica claro que é um setor da TAM destinado a fazer a defesa da empresa sem usar o nome dela, como que tentando resgatar a imagem.

    Verdade seja dita, o programa de fidelidade da TAM realmente teve grande queda de qualidade em todos os aspectos, é só observar os níveis de reclamação em diversos meios.

    Ainda acredito que a melhor resposta do consumidor é mudar de companhia. Simples assim. A concorrência, ainda que apenas às vezes, funciona.

Eu tb prefiro o Smiles, so acho q ‘e uma LUTA conseguir q eles creditem nossas milhas. Ja me aborreci mt com eles por isso.

    Sou mais uma que prefere o Smiles .

    Stress t-o-t-a-l investir no programa de milhagem da Tam.
    Sem falar na lentidão, burocracia etc que são reflexos da governança ultrapassada da Tam #prontofalei

Tá na hora da GOL lançar uma promoção: Transfira para o SMILES seus pontos TAM FIDELIDADE.

Acho que daria perto de 100% de adesão.

E, para quem leu as regras, são 4 meses de alta temporada!!

No meu entender, esta alteração viola o Codigo de Defesa do Consumidor…

É como o “assento conforto” que é cobrado, mas dão algum desconto para o infeliz que viaja no “assento desconforto”, que não reclina e tem o fundo musical e cheiral das aguas do banheiro?

É o segundo aumento da TAM em poucos meses, assim é inevitável a migração pro Smiles.
De qualquer forma, é bom sempre pesquisar. Ontem mesmo eu encontrei Maceió – Lima – Maceió por 8 mil pontos cada trecho, para viajar em novembro.

Por essas e outras que há muito tempo sequer olho passagens na TAM.

Prefiro muito mais a GOL, que tem mostrado mais respeito e consideração por seus clientes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito