Hotéis em Ushuaia e em El Calafate: você tem um pra indicar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Glaciar Perito Moreno, El CalafateO verão está se aproximando -- e com ele, a alta temporada na Patagônia austral.  Nada mais natural que aumentarem as perguntas sobre hospedagem na região. Vamos compartilhar dicas?

Começando pelas duas cidades mais procuradas da Patagônia austral argentina -- Ushuaia, na Terra do Fogo, e El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno.

(Em seguidinha vou botar um post sobre o lado chileno -- Punta Arenas e Puerto Natales; calma no Brasil!)

Em Ushuaia me hospedei no Alto Andino e gostei muitíssimo: um quatro-estrelas confortável na medida, com localização central (mas com uma ladeirinha de duas quadras da rua da muvuca até ele). Como já saí no dia seguinte para fazer o cruzeiro Australis, não consegui investigar muito sobre outros hotéis, mas acho que não abriria mão de ficar no centro da cidade.

Em Calafate, ao chegar fiquei no chiquetérrimo Los Notros, o único que está dentro do parque nacional. A vista para a geleira e o charme rústico do hotel compensam a distância do centro (é perfeito para lua de mel, mas não para quem queira sair à noite na cidade). Na volta de Puerto Natales fiquei no Alto Calafate, muito confortável, que fica a 5 minutos de carro do centro mas oferece trânsfers grátis em diversos horários. Superconsideraria ficar no Esplendor El Calafate, que fica bem central (mas também com uma ladeirinha respeitável) e costuma ter bons preços, ou no Design Suites Calafate, que é bem recomendado por leitores.



E você? Já se hospedou em Ushuaia ou em El Calafate? Tem um hotel para recomendar? Ou para desrecomendar? Mande ver!

(E por favor guarde suas indicações de Punta Arenas e Puerto Natales para o próximo post, que vai subir na terça-feira! Obrigado!)

Leia também:

Todas de Ushuaia no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

Ushuaia n'A Mala da Menina

Ushuaia no De uns tempos pra cá

Ushuaia no De viaje a la Patagonia

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem por Ricardo Freire

El Calafate no De uns tempos pra cá

El Calafate no De viaje a la Patagonia

Ushuaia e El Calafate por Carlinha Z., no Filigrana

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


128 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Iris
IrisPermalink

Ushuaia- Hotel Ushuaia: é necessário pernas preparadas para chegar até ele...que fica bem no alto! mas não é impossível...
Não tenho reclamações...quartos grandes, bom café, janta com preços acessíveis...

El Calafate: Hotel Sierra Nevada. Com boa localização e sem reclamações...

LuI
LuIPermalink

Olá, Em outubro de 2010 ficamos em El Calafate também no Alto Calafate e adoramos.
Em Ushuaia ficamos na Hostería Via Rondine,situada na Hipólito Irigoyen 797- acastellanos@viarondine.com.ar, no caminho do aeroporto para a cidade, mas como estávamos de carro foi excelente.
A hosteria é simples, mas muito confortável, limpa e os quartos localizados nas extremidades possuem uma vista espetacular, tanto para a Cordilheira quanto para o Canal de Beagle.

Carmem
CarmemPermalink

Ficamos no Esplendor e gostamos muito.
http://www.esplendorelcalafate.com/
Fica no alto, mas dá pra caminhar bem até a cidade.
E a vista compensa tudo.
Olha o que víamos da nossa janela: https://picasaweb.google.com/lh/photo/qgiXf7d7D4NHliK_LA2sgg?feat=directlink

vitor
vitorPermalink

Eu fiquei no Rincon del Calafate. Preço justo, super limpo e confortável, café da manhã muito bom e funcionários bastante prestativos . Fica em Calafate, bem na entrada da cidade, ha 10 minutos a pé do Centro e dos Restaurantes. Resumindo : ótimo custo beneficio ... !!!

Isabella
IsabellaPermalink

Em Ushuaia ficamos no Hotel Canal Beagle, bem localizado, com quartos bons, com vista para o canal ou para os cerros. http://www.hotelcanalbeagle.com.ar/
Em El Calafate a escolha foi o Imago Hotel, o melhor de toda a viagem, quartos maravilhosos, café da manhã delicioso e infraestrutura de spa. Não fica perto do centro da cidade, mas oferece vans de graça para lá, com horários de ida e volta marcados. http://www.imagohotelspa.com/

Juliana
JulianaPermalink

Fui para Ushuaia 2 vezes no inverno, para esquiar. No ano passado fiquei no Alto Andino por uma semana e adorei. Esse ano tentei ficar no mesmo hotel, mas qd fiz as reservas ja estava lotado. Fiquei então no Cilene del Faro e também gostei muito. Recomendo os dois, mas ainda prefiro o estilo do Alto Andino, apesar dos quartos do Cilene serem bem mais espaçosos e a localização melhor.

Lúcia
LúciaPermalink

Fui no outono e me hospedei no "El Calafate Hostel", seguro, limpo, tem circuito interno de monitoramento, perto de centro, e staff atencioso, e preço acessível.

renata de toledo
renata de toledoPermalink

Oi, tenho uma recomendação fresquinha, do mês passado! Hotel Albatros, bem na frente do porto de Ushuaia, muuuito bom, com um Spa discreto mas tudo o que você quer ver depois de ficar horas em voos atrasados das Aerolineas... A cama chega a ser um exagero, café da manhã para quem não pretende almoçar, e fica no meio de tudo.

Rochele
RochelePermalink

Concordo, Renata! Escrevi meu comentário abaixo recomendando o mesmo hotel, porém alertando que tinha ido em 2007. Que boa notícia saber que ele continua sendo uma excelente opção!
Bjo

Dani
DaniPermalink

Eu fiquei no Mil810 hotel excelente, bem localizado e preço adequado para o serviço prestado. Tenho algumas dicas no meu blog http://gostodoquegosto.blogspot.com onde comento sobre passeios e alguns serviços prestados pelas agências de turismo receptivo.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Fui esse ano e fiquei no Hotel Lennox em Ushuaia. O hotel é bem no centro, perto de tudo, muito bem localizado. Tem conforto necessário. A cama é boa, o serviço é bom, a calefaçao funciona e o café da manha razoável. Aconselho mandar um e-mail para o hotel e pedir um quarto de frente, vc ficará de cara para as motanhas nevadas e ainda terá uma varandinha. Todos os quartos tem o mesmo preço, portanto nao há motivos para ficar de meio ou de fundos. Ele fica perto de todas as lojas e bons restaurantes. Ricardo, quando estava organizando minha viagem senti falta de informaçoes sobre Ushuia por aqui, se precisar de alguma informaçao é só falar. Fui na temporada de esqui e gostei muito.

Carmem
CarmemPermalink

Eu também fiquei no Lennox - http://www.lennoxhotels.com/ - e achei apenas razoável. O staff foi bem antipático. Mas a localização é imbatível. Do nosso quarto víamos o Martial com um restinho de neve. Olhaí: https://picasaweb.google.com/lh/photo/RVymmbz49815fNDyfRKCng?feat=directlink

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Com base na sua foto, posso falar mais duas coisas. Aluguei roupas na Jumping, achei bem melhor que no Cerro Catedral. Mais opcoes e melhor preco. E comprei varios passeios na Canal Fun. Paguei tudo pelo cartao antecipado aqui do Brasil. Eles sao numero 1 no trip advisor. O passeio 4×4 e muito bom.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Recomendo as cabans Tierra Mistica http://www.tierramisticaush.com.ar/

Fiquei lá há 4 anos, e pelo que vi no site deram uma melhorada. Atendimento muito simpatico, localização central,e preço bem razoável de 400 pesos, um pouco menos de 100 dólares por casal.

Um grande diferencial é ter cozinha, algo muito util numa cidade de comida cara e sem grande qualidade.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Com base na sua foto, posso falar mais duas coisas. Aluguei roupas na Jumping, achei bem melhor que no Cerro Catedral. Mais opcoes e melhor preco. E comprei varios passeios na Canal Fun. Paguei tudo pelo cartao antecipado aqui do Brasil. Eles sao numero 1 no trip advisor. O passeio 4x4 e muito bom.

Claudia
ClaudiaPermalink

Em Ushuaia fiquei no hostel La Posta. Fica um pouco afastado do centro, mas dá pra ir a pé. O hostel é ótimo. Limpo, muito bem organizado, os funcionários extremamente gentis. Opção para quarto compartilhado ou privativo. Banheiros muito limpos. Café da manhã 10! Fiz uma grande viagem pela América do Sul e esse foi, definitivamente, o melhor hostel da viagem. http://www.laposta-ush.com.ar/

Alexandre Chagas
Alexandre ChagasPermalink

Era exatamente o que eu estava precisando.

Nana
NanaPermalink

Riq e Bóia,

Esse post está tudo de bom!Obrigada pelas dicas e esse post vai me ajudar muito.
E aí pessoal? quem foi pras 2 cidades nao deixem de me ajudar enviando dicas inclusive restaurantes e descobertas diferentes dos passeios e comis e bebes convencionais.
Valew

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Em El Calafate fiquei em um B&B chamado Casa de Grillos(www.casadegrillos.com.ar), muito bom, relação custo benefício excelente, fica perto da laguna Nimez. E nele tem a opção de ficar em uma casinha, tipo chale, com cozinha e quarto, foi o que fizemos. Fizemos compras no supermercado e preparávamos lanches para os passeios e o jantar na volta dos passeios que normalmente duram o dia todo.

Helo
HeloPermalink

Ola a todos, em Ushuaia, hospedamos no Aldea Nevada. Adoramos. www.aldeanevada.com.ar. As cabanas são muito acolhedoras. Em El Calafate, alternamos a Hospedaria Los Noutros (dorminos uma noite lá), com um hostel Albergue Lago Argentino, no centro da cidade, que nos atendeu bem

Carolina Gomes
Carolina GomesPermalink

Oi pessoal!!!

Para quem gosta ($$$) de hostel, indico o Che Lagarto, em El Calafate! Ótima localização (cerca de duas/três quadras da avenida mais movimentada da cidade), preço justo e ótimo atendimento. O hostel disponibiliza também quartos de casal com banheiro privativo e uma boa cozinha no último andar. Recomendamos!!! Segue o site: http://www.chelagarto.com.
Abraços!

Carol
CarolPermalink

Em Ushuaia fiquei no Vila Brescia Hotel (http://www.villabresciahotel.com.ar), fica na rua prinicipal.
Em El Calafate fiquei no Hosteria Posta Sur (http://www.hosteriapostasur.com.ar/), este não era exatamente na rua principal, mas era próximo a ponto de poder fazer o trajeto a pé, sem problemas.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

eu também fiquei na Posta Sur e achei ótima a relação custoxbenefício.

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Em El Calafate fiquei em um B&B bem bacana chamado Casa de Grillos, como todo b&b o atendimento era dos donos e toda noite eles ofereciam chá, biscoitos e licor de calafate, ficavamos até tarde trocando idéias com eles e outros hospedes. Neste B&B tinha a opção de ficar em um dos quartos da casa ou em uma casa anexa, ficamos na casa e lá foi possível fazer algumas refeições e preparar os lanches que levamos nos passeios que por lá dura normalmente o dia todo. Fica localizado próximo a Laguna Nimez e o custo benefício é muito bom. Segue o site: www.casadegrillos.com.ar

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Quem quiser boas dicas de passeio da nossa viajem a Ushuaia, é so clicar aqui http://aturistaacidental.wordpress.com/2008/06/13/a-migracao-do-pato-economico-ushuaia/

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Minhas indicações para El Calafate, Ushuaia e El Chaltén estão aqui: http://maladamenina.blogspot.com/2011/05/onde-me-hospedei-na-patagonia-argentina.html (com fotos)

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

No Reveillon 2009/2010 ficamos em El Calafate na Hosteria Las Dunas. Fica a uns 3 km do centro mas estavamos de carro e isso não representou problema. Eles também tem um transporte grátis. Por ficar mais deslocado vc fica muito mais perto da natureza (muitos pássaros e lebres selvagens frequentam o jardim) e da janela viamos passar os pequenos icebergs descolados do Perito Moreno (fora uma lua cheia refletida na água que nos deixou babando). O restaurante é simples mas a comida é muito bem servida. Dica 1 - escurece depois das 22:00 hs. (o ano novo foi 1 hora depois do por do sol). 2- mesmo sendo verão levem casacos tipo winsstopper (corta vento), pois o vento frio e cortante (no centro e no Perito Moreno), pode estragar a caminhada ao ar livre.

Helenice Figueiredo
Helenice FigueiredoPermalink

Em El Calafate fiquei no Hotel Michelangelo, a duas quadras da rua principal. Super bem localizado. É simples, mas extremamente aconchegante, com um staff muito atencioso. O restaurante do hotel também é um dos melhores da cidade.
Em Ushuaia fiz a mesma hospedagem que o Ernesto, o pato. São cabanas rústicas, mas bem aconchegantes, com uma calefação excelente e uma localização ótima, pois, saindo da rua principal, não se pega muita ladeira para chegar até ele.

Elisabm
ElisabmPermalink

Em Calafate ficamos no hotel Esplendor Calafate. Ótimo, muito bem decorado e com uma vista maravilhosa. O café da manhã era bom. O staff era prestativo e até imprimiu um material de trabalho que meu marido havia recebido por e-mail. Nosso quarto era muito bacana. Não fica exatamente no centro, mas sim a uma distância de 05 minutos de caminhada. Adoramos e recomendamos.
Em Ushuaia ficamos no Tierra de Leyendas, um pequeno hotel (acho que tem no máximo uns 06 quartos) à beira do Canal de Beagle. Adoramos tanto o hotel quanto os proprietários, os quais cuidam pessoalmente de todos os detalhes da hospedagem. O Sebastian (dono) trabalhou como chef em um grande hotel em Buenos Aires e as refeições que ele prepara são divinas. Não fica no Centro e é preciso pegar um táxi para chegar até lá. A corrida dura no máximo 05 minutos e o táxi não era caro. O próprio hotel chama o motorista. Achamos que a distância compensou o fato de todo o dia acordamos com aquela vista maravilhosa!

Josie Lins
Josie LinsPermalink

Também me hospedei no Tierra de Leyendas quando fui a Ushuaia. Era recém-inaugurado e a proprietária estava esperando bebê.
Fico feliz em saber que a hospitalidade, a cozinha e a paisagem continuam impecáveis.

Jose
JosePermalink

Estive em El Calafate duas vezes. A última no verão de 2009 e fiquei no Hotel Kosten Aike. Bem central, duas quadras da rua principal, quarto excelente, café da manhã muito bom, assim como o restaurante, pessoal atencioso. Preparavam lanches para picnic. Aliás recomendo, se o tempo permitir, um picnic na Laguna Capri, em El Chaltén, tomando vinho e curtindo a vista do Fitz Roy.

Sylvia
SylviaPermalink

No Calafate ,ficamos numa hosteira super uber bem localizada
http://www.losglaciares.com/kaukaleshen/html/cuerpoe.html

Junior (JRviajando)
Junior (JRviajando)Permalink

Em Ushuaia fiquei no Cilene del Faro e achei excelente!
É um apart hotel próximo do centro da cidade e bem pertinho da prisao que virou museu. Tem quartos espaçosos (com quarto e sala), inclusive com uma pequena cozinha equipada. Fiquei num quarto com vista para o Canal de Beagle e para mim foi um grande diferencial. A vista é hipnotizante.
Recomendo!
Link do hotel: http://www.cilenedelfaro.com
Relato da minha viagem: http://jrviajando.blogspot.com/2010/01/reveillon-2010-sossego-no-fim-do-mundo.html

Annabelle
AnnabellePermalink

Em setembro de 2010 me hospedei no Hotel Austral Ushuaia ( http://www.hotel-austral.com.ar/ ), muito próximo à Avenida principal, enquanto em El Calafate fiquei na Hosteria Puerto San Julián ( http://www.hosteriapsanjulian.com.ar/home.htm ), a uma pequena caminhada da rua principal. Como fui sozinha, procurava por hotéis econômicos, familiares e charmosos. Adorei ambos... possuem quartos amplos, com calefação individual e proprietários atenciosos! Recomendo sempre!!!

BethN
BethNPermalink

Eu também fiquei na Cabana Tierra Mistica em Usuhaia e adorei. Passamos o ano novo lá, fizemos nossa própria ceia, foi muito divertido. Principalmente porque viajamos em família e a cabana é bastante confortável.
Em El Calafate recomendo muito o Santa Monica Apart. Confortável, perto do centro, do supermercado e posto de gasolina, os funcionários são uns amores, tem um jardim lindo, é tudo de bom. Para completar, eu tinha feito a minha reserva com antecedência e poucos dias antes da minha viagem eles me mandaram um e-mail dizendo que a diária tinha baixado de preço!!!!

Daniela
DanielaPermalink

Estou com esta viagem programada para janeiro, e reservei em Ushuaia o Aldea Nevada, que me recomendaram, principalmente para famílias. Me falaram muito bem, quando voltar coloco aqui minha opinião.
A propósito, sei que não é o tópico do post, mas se puderem me ajudar a decidir, agradeço: vale a pena alugar carro em Ushuaia, para percorrer com mais liberdade o parque, o cerro martial, etc? Estou indo com duas crianças, e não gosto de ficar presa a horários muito rígidos de excursões. Riq, poderia subir a minha pergunta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Aqui quem responde é A Bóia. Vamos subir a sua pergunta, mas o fato de pouca gente mencionar ter alugado carro é um indicativo de que não é assim tão útil. Brasileiro adora alugar carro em qualquer lugar... Note que em lugares de ecoturismo e turismo aventura a maioria dos passeios é feita em grupo e inclui transporte. Ushuaia também tem uma boa rede de ônibus que passam pelos pontos mais importantes.

Daniela
DanielaPermalink

Olá, Bóia! Obrigada pela resposta. Li varios blog e vi que o carro é realmente dispensável, mas alguns amigos que já foram alugaram... queria saber se realmente vale a pena. Mas a dica de que a rede de onibus é boa já me ajuda. Obrigada!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Olá Daniela, fui em Ushuaia em setembro/2009, e não vi necessidade de alugar carro. Os passeios de barco saem do centro da cidade, para ir ao parque nacional pegamos um taxi que fez o mesmo roteiro das excursões pelo mesmo preço e parando em mais lugares, o cerro Marcial, fui de taxi também. Como era inverno para ir aos centros de atividades de neve existe vans que partem do porto a todo momento.

Elaine
ElainePermalink

Apesar de não ser propriamente assunto do post, alguém pode comentar sobre compras em Ushuaia, principalmente roupas de frio; estarei lá no final de novembro e gostaria de saber se encontro roupas adequadas para compra lá e também se vale a pena compras para o Natal.

Rochele
RochelePermalink

Oi, Elaine! Comprei minhas primeiras roupas de esqui em Ushuaia, e ao que eu saiba, trata-se de uma zona de livre comércio, ou seja, zona franca! Na ocasião adquiri um casaco de neve, calças, meiões, touca e luvas por um preço excelente. Muito melhor do que alugar, isso, lógico, se pretendes continuar a visitar lugares frios e praticasr esportes de inverno. O nome da loja em que fiz essas comprars chamava-se Popper e ficava na rua principal, bem fácil de achar!
Bjo,
Rochele

PêEsse
PêEssePermalink

Em Ushuaia, eu fiquei no Hotel Cap Polonio - http://www.hotelcappolonio.com.ar/ . Hotel bem simples, com excelente localização. O único relativamente decente em que consegui vaga de última hora (quinze dias de antecedência) na alta estação (última semana de dezembro). Minhas demais impressões sobre o Hotel Cap Polonio, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g312855-d304295-r60942643-Hotel_Cap_Polonio-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html

PêEsse
PêEssePermalink

Em El Calafate, eu fiquei no Hotel Alto Calafate - http://www.hotelaltocalafate.com.ar/

O hotel é extremamente confortável, mas não é o ideal para o meu estilo de viajar. Como passo o dia inteiro na rua, não usufruo desses confortos extra-quarto que os hotéis oferecem (piscinas aquecidas, saunas, academias etc.). E aí a relação custo-benefício termina não sendo boa, porque esses hotéis são caros justamente por conta dos extras que eu não uso. Eu só terminei no Alto Calafate porque não precisei pagar (havia reservado um outro hotel BEM mais simples mas deu overbooking e terminei transferido para o Alto Calafate, que é dos mesmos donos).

Seja como for, eu procuraria ficar em um hotel mais próximo do centro, que é onde as coisas acontecem quando não se está nos passeios.

Não recomendo o restaurante do Alto Calafate. Caro e com comida básica. Pelo mesmo valor você como bem melhor na cidade.

Minhas demais impressões sobre o Hotel Alto Calafate, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g312851-d607408-r60995539-Alto_Calafate_Hotel_Patagonico-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

Flavia HC
Flavia HCPermalink

Fiquei hospedada no Cilene del FAro no centro e gostei mto. Sao peq aptos com sala e cozinha separados do quarto, e localizacao conveniente no centro.
Qto alugar carro, posso dizer sobre a minha experiencia; fui no inverno e é mto perigoso dirigir na neve, o hotel q fiquei era no centro e pude fazer tudo a pe, inclusive ir ao passeio no canal de beagle, pois o porto era proximo ao hotel. Outros passeios incluem o transfer na porta do hotel. Para esquiar havia um transfer do hotel ao cerro castor e utilizei sem problemas, um unico dia quis voltar mais cedo e peguei um taxi com meu filho do cerro ao hotel, quase morri de medo: o carro estava caindo aos pedacos e nao tinha cinto de seguranca para meu filho nos bancos de tras, o motorista dirigia feito louco na neve e falava ao celular !! Vim rezando um terco durante o trajeto, pois so isso p/ nos proteger!!

Rochele
RochelePermalink

Oi, pessoal!
Quando fui a Ushuaia para esquiar em agosto de 2007, fiquei hospedada no Hotel Albatroz. Super bem localizado, fica entre a rua principal e a que dá no Porto. O Hotel é bem acolhedor, os quartos bons e limpos, café da manhã estilo buffet e com um adicional, um spa com hidromassagem, sauna e massagem sem custo adicional. Pelo custo/benefício da época foi uma ótima opção que eu recomendo.
Já em El Calafate, na mesma época, hospedei-me no Hotel Mirador. Estilo da região, com bastante madeira e vidros, quarto bom e limpo, café da manhã excelente e na rua principal. Bastavam alguns minutos para se chegar aos restaurantes e lojas, sem perder a vista para ma lagoa!!!

LuI
LuIPermalink

Olá Daniela!
Se você estiver sozinha, não vale a pena alugar carro, mas se estiver com mais alguém vale muito.
O aluguel do carro não é caro e se for somar quanto pagaria pelos passeios(Parque Nacional, Lagos Escondido e Fagnano,Glaciar Martial, Paso Garibaldi,etc) e o preço de um hotel mais central, você verá que compensa muito.
Sem contar a liberdade que terá.

Daniela
DanielaPermalink

Lul, obrigada!
A minha questão é esta: vou eu, meu marido e nossos dois filhos. Comecei a somar os preços dos passeios terrestres por pessoa e vi que realmente ficava bem puxado. A questão principal é também a liberdade. Com crianças, poder ir e vir sem horário rígido é o melhor esquema.Vou pesquisar o preço de aluguel de carro, então. Você tem alguma indicação de agência?
Valeu, mesmo.

Rosane
RosanePermalink

Em El Calafate ficamos hospedados no Hotel Kempinski. É muito bonito,o quarto é maravilhoso, todo em preto e branco, a vista é perfeita e quando chegamos, fomos recepcionados com taças de champanhe.

LuI
LuIPermalink

Daniela, em El Calafate alugamos por uma operadora local, com um preço muito bom(agora não me lembro o nome) que fica dentro do aeroporto e em Ushuaia alugamos pela Hertz, que também possui um guiche dentro do aeroporto, situado quase em frente ao portão de saída do desembarque.

AMoraes
AMoraesPermalink

Olá.
Sempre sorvo informações dos sites e fico com peso na consciência de nunca publicar as experiências... desta vez resolvi compartir...
Viajamos eu e meu marido em janeiro de 2010 e depois disso indicamos a amigos q tb gostaram.
El Calafate: Hosteria Austral, http://www.hosteriaaustral.com.ar/, mto bem localizada, café continental mas bem simpático, perto da rodoviária - um adianto para ir a Cafayate. Detalh: Não se hospede no primeiro piso. O ir e vir dos hospedes não é muito agradável (nada que inviabilize!). O restaurante LA TABLITA é o que há! Sofisticado, agradável...
Fizemos o Big Ice na HIELO Y AVENTURA, foi um excelente atendimento e um inesquecível uísque com gelo da geleira, na volta.
El Chalten: Cabana AUSTRAL. http://www.cabaustral.com.ar/ CabanaS de dois pisos com cozinha, logo atras de uma mercearia e de frente para o Parque. Não tem café mas é mto linda e bem central. Não deixe de provar as pizzas e empanadas de SHELTER LA PIZZERIA e aproveite para conversar com o simpático dono, Claudio, que estará pilotando o forno.
Ushuaia: Las Aguilas http://www.lasaguilasushuaia.com.ar/ Atendimento impecável! Não é muito central, mas os taxis são mto baratos e eles chamam para vc. O cafe da manhã é servido na cabana, um mimo! Não deixem de comer no Bodegon Fueguino a comida é impecável e a sobremesa indescritível! Não abre as segundas! No Ushuaia alugamos um carro na Renault e fomos conhecer os arredores: Lagos, Parque. No qto do hotel tem uma pasta de dicas e roteiros. Vá despreocupado!
Espero ajudar...

Willian
WillianPermalink

Pretendo ir à Calafate no próximo ano e pesquisando na internet me deparei várias vezes com a informação de que "no hay alquiler de indumentaria de nieve em El Calafate". Procede esta informação? Caso seja verdade, alguém estaria disposto a abri um negócio destes por lá? he he he

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Willian! Temos a impressão de que algum leitor já disse ser possível alugar roupas no Calafate. Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo, just in case. Podem ter dito Ushuaia e eu estou confundindo. Se você encontrou tantos avisos assim, não há por que duvidar.

Tenha em mente que El Calafate não é uma estação de esqui. Você só precisa de um bom casaco e gorro para fazer o passeio do minitrekking. Seus calçados vão estar um pouco protegidos pelos grampones que precisará calçar (estes são cedidos no passeio). Se tiver calçados impermeáveis, melhor.

Ney Cerqueira Junior
Ney Cerqueira JuniorPermalink

Tem loja em baixo do teleférico da estação de esqui, porem se for para as geleiras andar sobre elas, as operadoras locais incluen os calçados e sobretudo. Nos outros paaseios não há necessidae.

Ruy Neuber
Ruy NeuberPermalink

Willian, pesquisei no google " aluguel de roupa em el calafate" e achei um bloque onde no relato daviagem tinha a seguinte frase:

Vá para o tour com roupas apropriadas para o frio e o vento. Você pode alugar roupas e acessórios na loja La Barraca, na rua Emílio Amado 833, no centro de El Calafate. As tarifas cobradas são por dia. Para obter informações, o e-mail da loja é: labarracacalafate@hotmail.com

Espero que ajude.

Ruy Neuber

Annabelle
AnnabellePermalink

Willian, já aluguei roupa em El Calafate, sim... há algumas lojas na rua principal, não se preocupe. O aluguel é por dia, mas em conta. Eu já tinha jaqueta impermeável e fleece, mas para não sair nas fotos com as mesmas roupas que havia usado antes em Ushuaia (risos), aluguei para o minitrekking a calça e jaqueta. Se quiser, há também botas impermeáveis para aluguel (se você tiver, pode usar aquelas estilo Timberland), pois são indicadas para o trekking. Para a navegação nos glaciares, eu também usava o 'kit' completo impermeável, era formidável para o vento/respingos/chuva. Boa viagem, vá sem preocupação!

nedjma
nedjmaPermalink

EL CALAFATRE
aluguel de roupas: na rua princinpal de El Calafate há pelo menos duas lojas de aluguel(uma se chama Chicos, se não me engano). não sao nenhuma beleza, de qualidade inferior às de Bariloche, mas dá pro gasto. salvo engano, bota, calça e casaco saía 110 pesos ao dia, quanto mais dias vc pega, mais dá pra negociar descontos.
no passeio do minitrekking tinha gente de calça jeans(o big ice só funcionaria a partir da segunda semana de setembro, e sao os passeios totalmente IMPERDIVEIS de El Calafate, embora sejam caros (minitrekking 540 ppesos com o transfer) . no passeio "todos glaciares", de barco, tem horas que dá muito frio, por causa do vento.mas vc pode escolher ficar na parte coberta, o barco é muito confortável. daí , vai do frio da pessoa, alugar calça pra neve também ou não.

HOTEL: fiquei no Boutique La Cantera, achei excelente custo beneficio na reserva do booking.com saiu a 120 dolares, com impostos. pagando em dolar, o preço é melhor ainda. fica no alto de uma ladeirona, do lado de um grande supermercado, ótimo pra comprar coisas por um terço do preço que vendem nas lojas turisticas. vc pode tentar pegar um quarto com vista para o lago, tem quartos com hidromassagem, excelentes amenidades, serviço simpatico, otimo café da manhã,serviço de taxi à noite(exceto segunda feira, eu acho), gratuito, pra te levar e pegar pra cidade, embora seja só uns5 minutos de caminhada até o centro.pra quem vai ficar sem carro, melhor ficar perto do centrinho. mas quem estiver com carro, há hotéis já saindo do centro, mais perto do lago, com vistas maravilhosas. nao gostei da localização do Esplendor Calafate.

ALERTA:pra quem quer fazer o passeio EL CHaltén, cuidado, pois fui em setembro, e só tinhas saídas regulares às segundas, quartas e sextas. como eu só poderia ir no domingo, tivemos de pagar um tranfer privado, na agencia Criollos, tres vezes mais caro do que o passeio regular. logo na saida de el chaltén para ver uma cachoeira e fazer um pouco de trilha, o carro quebrou. voltamos a pé para o centrinho e esperamos umas 4 horas até consertarem, e voltamos seem ter visto o principal do passeio. se fizeram de tontos, e quando voltamos À agencia para reclamar só nos devolveram 20 % do valor. FUJAM.tb tivemos um probleão:por falta de comunicação e cuidado do motorista e do recepcionista do hotel,uma van errada nos pegou no hotel e nos levou pra um passeio pelo qual nao tinhamos pago (o todo glaciares) ,e depois ainda queriam que pagassemos , hahahha. e eu odeio passeio de barcos, fiquei lá umas 6 horas, mas nãoposso negar que foi válido e lindo. só que depois tivemos de pagar uma grana pra mudar a passagem, pagar o minitrekkink de novo, mais uma noite de hotel, um gasto extra de 500 dolares. mas valeu a pena, pois andar no Perito Moreno é inesquecível

RESTAURANTES : de noite funciona La Cantera um restaurante que achei muuito bom, a melhor refeição de el calafate, 90 pesos entrada, prato principal, sobremesa e surpresinha do chef.
Fuja também do Casimiro Biguá na rua principal, carísisimo e comida apenas passável. o Don Pinchón oferece tranfer , tem vistas otimas, bom preço, bom pra ir comer o cordeiro patagônico, .Comi tb no Pura Vida resto bar, e é um lugar romantico, onde o forte são as tortas de cordeiro.

A região de El Calafate é incrível, muito mais bonita do que eu pensava, pra mim é o Caribe na Patagônia, pelos diversos tons de azuis dos lagos. queria ter tido oportunidade de fazer os trekkings de El Chaltén, mas fica pra próxima.

e faça um favor a si mesmo, não compre Aerolineas, pois o risco de melar suas viagem é de 50%, pelos cancelamentos injustificados e abusivos. mas isso é outra estória....

nedjma
nedjmaPermalink

USHUAIA:

ROUPAS: Jumping foi o local indicado para alugar roupa. roupas melhores e com melhores preços do que em El calafate.

HOTEL: Alto Andino: perfeito, novo, banheira, aquecimento, atendimento excelente, vc pode pagar os passeios com cartão, a recepcionista arranja tudo, tem um café com vista panoramica pra a baía, e fica no centrinho , na parte mais alta. Peguei diarias em setembro em torno de 100 dolares. claro que há hotéis mais caros e mais bonitos, só que vc vai ficar dependente de táxi ou transfer pra tudo.

RESTAURANTE: para comer mariscos e centollas por preços camaradas: o Chichos (não confundir com o Chicos). fomos também no numero um do tripadvisor, o Kalma Resto, que é muito bom, mas caríssimo.

PASSEIO: de manhã,fizemos um tour que ia no trenzinho (é bobo, mais pra crianças), e depois lagos no parque nacional da terra do fogo, achei bonito.(360 p)

à tarde , um passeio de barco pelo Canal de Beagle (180 p). é bonito. há diversos tipos de barco, com mais ou menos emoção. tente pegar algum que faz uma pequena caminhada em uma das ilhas, nem todos fazem.

de noite, o passeio d e motonieve (volta da fogueira) com trenó de cachorros (ida para a fogueira), 10 minutos cada trecho. na fogueira, te dão uma sopa de carne com vegetais, espetinhos de frango, vinho, maça em calda de vinho, café lenhador, e fica um "animador" chato falando besteiras e cantando musicas como La Bamba e Ilariê.400 pesos cada pessoa. Vc decide então, eu nao faria de novo.

COMPRAS: tive pouco tempo pra olhar, mas os preços não pareceram grande coisa, acho que até em São Paulo se acha coisa mais barata.

resumindo: já que não fui pra esquiar, ushuaia valeu pela curiosidade de estar "no fim do mundo". o que mais me intrigou foi a estória dos índios que viviam pelados por lá. o museu penitenciário estava fechado por falta de luz.

Willian
WillianPermalink

Obrigado a todos pela informações sobre Calafate.

Camila F.
Camila F.Permalink

Olá!

Voltei de El Calafate há 10 dias e fiquei hospedada no La Cantera.

Eu e meu namorado gostamos muito do hotel. Ficamos num quarto com vista, muito confortável, muito limpo, quentinho e cheiroso. A cama era super confortável, calefação individual no banheiro e no quarto, o banheiro era super limpo e tinha secador de cabelo, tinha TV de LCD com DVD (e filmes para pegar na recepção), não tinha frigobar, mas diariamente tinha 2 garrafas d'água no quarto.
Todos os dias à noite eles arrumavam a cama (e deixavam um chocolatinho), trocavam as toalhas, organizavam o banheiro e ligavam a calefação para deixar o quarto quentinho.

Todo o staff era gentil e educado, sempre atenciosos e solícitos. Wi fi grátis no lobby e nos quartos, além de 2 computadores no lobby, para serem usados quando quiser.

O café da manhã era muito gostoso e bem servido. Jantamos um dia no hotel e o cardápio era ótimo. Além disso, eles preparam o almoço para quem quiser levar nos passeios (nós não provamos).

Para ir ao centro, 10 minutos de caminhada numa descida, super tranquilo. Voltamos apenas um dia a pé e "o último quarteirão" é uma subida mais puxada, mas demoramos 15 minutos.
De qualquer forma, o hotel oferece transfer das 20h a meia-noite, e te deixa e te busca no local que você marcar. Fora deste horário, uma alternativa são os táxis, que são bem em conta (no máximo 10 pesos).

Enfim, recomendo muito o hotel. Não esperava tanto, pelo o que vi na internet durante minhas pesquisas.

Vania Wong
Vania WongPermalink

Preciso muiiiito da ajuda. Vc começa o post falando "Verão, alta temporada na Patagônia austral..."
É uma boa pedida pro Carnaval??? Seriam 7 dias suficientes u clima adequado? Vou com uma criança de 8 anos (mas q adora viajar!)
Valeu!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Sempre faz bastante frio em Ushuaia -- espere pegar temperaturas próximas do zero à noite.

Sua filha verá gelo e, nesta época, ainda pegará o finzinho da temporada dos pingüins.

Mas veja que o lugar não é Bariloche: há muitos passeios a fazer, mas ainda não há concessões ao turismo de massa.

Valmir
ValmirPermalink

No final de junho,

ja ha neve em abundancia em Ushuaia ?

Pretendo ir pra la nessa epoca.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valmir! É bastante provável que sim.

Daniela
DanielaPermalink

Olá, Vania1
Acho que posso te ajudar. Acabo de voltar de Ushuaia e El Calafate, viajamos com duas crianças, de 6 e 8 anos. Desde que voltamos, os dois só pedem para voltarmos a Ushuaia.
O verão foi ameno, pegamos temperaturas variando (durante o longo dia) entre 5 e 20 graus. Na maioria dos dias, temperaturas comparáveis com a das serras cariocas no inverno. Bem tranquilo.
Faz mais frio nos passeios (pinguineira, navegação), por conta do vento. NEstes é necessário mais abrigo, casaco apropriado (corta-vento), luvas, gorros, botas, e tudo se resolve.
Sugiro que procure um hotel tipo apart-hotel ou cabans (muito comuns por lá), que tenha uma cozinha disponivel. Além da variedade da comida não ser tão grande, a maioria dos restaurante fecham entre 14:30/15:00h e 19:00h, não sabíamos disto e foi ruim, principalmente porque as crianças estavam cansadas e com fome, e nada estava aberto. O que nos salvou foi o Tante Sara (duas filiais na Av. San Martin), aberto o dia todo, mas serve refeições mais frugais (saladas, sanduíches...). ~
O gelo estava muito no alto do Glacial, as crianças não conseguiram chegar até ele. TAmbém não vimos neve. Fez sol todos os dias, com rápidas pancadas de chuva que não atrapalharam em anda. Os pinguins, os passeios 4x4 e no parque valeram muito a pena.
Ficamos no hotel Aldea Nevada Cabanas, lindo, bem cuidado, equipe atenciosa, a cabana era uma perfeita casa, com cozinha, dois quartos, decoração caprichada, super-limpa. Só o que é fraco é o café da manhã, eles deixam uma bandeja de noite para você se servir na cabana mesmo, no dia seguinte. Mas precisamos complementar comprando frios, iogurte, achocolatado e frutas no mercado.
Realmente não há turismo de massa, e ainda bem que não há. Lá respira-se tranquilidade e a maravilhosa sensação de estarmos no fim do mundo, em lugares que foram o obejtivo, e mesmo a obsessão de muitos exploradores.
Em resumo, adoramos. Se puder, vá, não vai se arrepender.

Maristela
MaristelaPermalink

Olá pessoal, acabo de chegar de Calafate. Amei o lugar...
A cidade mais parece um vilarejo do que cidade, mas é super charmosa. O mini-trekking no Perito Moreno é imperdivel, custou 680 pesos que forem super bem pagos.
Fiquei hospedada no hotel Rochester, sinceramente nao recomendo,imagino que devem existir outros bem melhores. Achei o quarto super apertado, ninguem para te ajudar com as malas, funcionarias da recepçao e do café da manhã muito mal educadas. A Internet era paga e cara, mesmo a wi-fi.
A calefação nao funcionava no nosso quarto...
Além de estar localizado fora do centro,3 km, porém existem vans que transportam os hóspedes até as 22h.

Fernanda sodre
Fernanda sodrePermalink

Olá Ricardo! Oi Bóia! Eu e meu marido estamos pensando em ir para ushuaia e el calafate em março. É uma boa época? Ainda conseguiremos fazer os passeios ? E o minitrekking? Você recomendaria alguma outra cidade próxima para incluir no nosso roteiro? O que acham de Puerto Madryn? Ainda é época de baleias? São muitas perguntas, eu sei... Também estamos considerando a possibilidade de fazer o cruzeiro mencionado por você entre o chile e a argentina. Bom, é isso! Valeu!! Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Aqui quem responde é A Bóia.

Março é uma boa época. Você vai pegar o finzinho da temporada de pingüins. Ainda há minitrekking no Calafate.

A época de baleias em Puerto Madryn é vai de junho a dezembro.

Leia sobre a península Valdez no De viaje a la Patagonia:
http://www.deviajealapatagonia.info/peninsulavaldes.html

Fernanda sodre
Fernanda sodrePermalink

Obrigada bóia! Acho que vou deixar puerto madryn para outra oportunidade. Andei pesquisando e quero conhecer Ushuaia, El calafate, Torres del paine e fazer o cruzeiro que o Riq mencionou do Chile para Argentina. Será que vocês conseguiriam me disser por onde eu deveria começar a viagem? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! O mais racional é chegar por Ushuaia, fazer o cruzeiro a Punta Arenas, ir de ônibus a Puerto Natales, ir de ônibus ao Calafate e voltar de avião de lá.

O roteiro mais bonito (para aproveitar a Avenida das Geleiras) é chegar por Punta Arenas, fazer o cruzeiro a Ushuaia, ir de avião ao Calafate, ir de ônibus a Puerto Natales, voltar de ônibus a Punta Arenas e voltar de avião de lá. Lembre-se de fazer a Isla Magdalena estando em Punta Arenas, porque no sentido Punta Arenas-Ushuaia o barco não passa por ela.