Itália: a moça da locadora nem olhou pra habilitação internacional

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Este Toyota Auris, meu até dia 22

De vez (mas beeeeeeeem de vez em quando) aparece por aqui o depoimento de alguém que teve problemas na Itália ou na França para alugar carro sem a carteira internacional (ou PID, Permissão Internacional para Dirigir). O perrengue normalmente vem relatado com a informação de que "agora é lei" na França ou Itália a apresentação da PID para alugar carro.

Eu nunca tive PID e a vida inteira aluguei carro com a minha carteira brasileirinha mesmo. Mas como minha última locação na Europa tinha sido em 2008, vá lá, a coisa podia ter mudado.

PID: permissão internacional para dirigirTanto que fiz este post recomendando a feitura da carteira (não só para evitar problemas com locadoras, mas principalmente para apresentar em caso de algum tête-à-tête com a polícia rodoviária) -- e, aleluia: aproveitei que precisava renovar a carteira nacional e já fiz a internacional junto.



Pois bem. Saí de Capri ontem de manhã e cheguei pimpão à Avis de Sorrento para retirar meu carro. Voucher da Mobility na mão, meu nome na listinha das reservas do dia, meu carro do grupo B (que se revelou um Toyota Auris), para devolver em Florença dali a 16 dias, 865 dólares (665 euros) com tooodos os seguros, me esperando no estacionamento.

Entreguei os documentos -- passaporte, PID, habilitação brasileira, cartão de crédito para bloqueio de garantia. E... quem disse que ela NOTOU a PID? A coitadinha foi solenemente ignorada.

Da janela do passageiro...

Mas ainda assim, continuo recomendando fazer a PID. Quanto menos dor cabeça, melhor, concorda?

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do /#viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Habilitação internacional: precisar, não precisa (mas é bom fazer) por Ricardo Freire

8 coisas que você não deveria esperar sua próxima viagem para providenciar por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


118 comentários

viviane
vivianePermalinkResponder

Olá Ricardo, estou pretendendo ir à Itália em dezembro e me surgiu a vontade de ir de carro, mas como é minha primeira vez lá, confesso que estou com um pouco de medo, rs, de dirigir de Milão, passando por Veneza, Florença até Roma. Você acha que é tranquilo fazer esse roteiro de carro pra quem nunca foi? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Para ir de uma cidade a outra, use trem. O carro é bacana para explorar regiões.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Boa noite,
vcs conhecem a economycarrentals.com ?
Vou para Itália e ao fazer pesquisa de preços os valores neste site são bem melhores/menores que nos outros como autoeurope.com e mobility.
Alguém já utilizou o serviço deles?
Obrigada
Fabíola

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabíola!

Veja como verificar a reputação online das cias.:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Vou fazer agora em junho proximo uma viagem em que alugarei um carro na França pela Avis. Qual é mais ou menos o valor bloqueado no cartão de crédito no mento da reserva?
Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Depende do número de dias da locação. Deve ser o valor total mais uma margem de segurança para reparos, algo como 1.000 euros a mais.

Virginia
VirginiaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Gosto muito de ler os comentários em seu blog.São muito úteis!
Eu irei para Florença em junho com mais duas pessoas e nós vamos alugar um carro para explorar a Toscana. Teremos 2 bases: 4 dias em Florença e 4 em Siena. Iremos de carro para Siena onde devolveremos o carro. Mas ainda não encontrei nenhuma locadora com preço legal e estamos em dúvida em relação ao número de malas pois como somos 3 levaremos no mínimo 3 malas. Se alugarmos um carro para 5 pessoas poderemos levar 3 malas?Qual a locadora que você indica? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Virginia! Recomendamos nosso parceiro Rentalcars, que faz cotação entre diversas locadoras de carro com desconto.

Quando você pesquisa os carros no site, ele te informa quantas malas cabem no porta malas. wink

Levi
LeviPermalinkResponder

Ricardo, irei viajar final de setembro até começo de outubro para a região de Bolzano (Nova Levante)no norte de Itália, bem como para Sestriere, próximo a Turim. São regiões de montanha, com paisagens magníficas. Queria saber se vale a pena alugar um carro ou ir pelos passeios dos hotéis, porque a região tem pouca mobilidade pública? Queria saber também,se se fosse alugar o carro, como eu falo pouquíssimo inglês e nada de italiano, seria isso um problema? É mais seguro alugar um carro pela rentalcars ou diretamente pelo site da locadora?

Agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Levi! Quem responde é A Bóia. Não temos conteúdo sobre esta região, que nunca foi visitada pelo Ricardo.

Mas estar de carro em lugares assim, em época em que não há neve, como setembro, é uma boa idéia, sim.

Familiarize-se com a sinalização européia antes de alugar o carro.

Irene Barretto

Oi, Ricardo. Td bem? Eu e uma amiga estamos indo para a Itália próxima semana e nosso último trajeto lá será de Sorrento a Bari. Tentei comprar o ticket do trem pela trenitália, mas não consegui, então pensamos em ir de carro, mesmo. Alugaríamos em Sorrento e devolveríamos em Bari. Vc acha que seria uma boa opção ou não indicaria? Agradeço desde já. Beijão!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Irene! Quem responde é A Bóia. Sorrento não é atendida por trens nacionais, apenas pela rede local de Nápoles. Você pode ir de trem de Nápoles a Bari.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar