Itália: a moça da locadora nem olhou pra habilitação internacional

Este Toyota Auris, meu até dia 22

De vez (mas beeeeeeeem de vez em quando) aparece por aqui o depoimento de alguém que teve problemas na Itália ou na França para alugar carro sem a carteira internacional (ou PID, Permissão Internacional para Dirigir). O perrengue normalmente vem relatado com a informação de que “agora é lei” na França ou Itália a apresentação da PID para alugar carro.

Eu nunca tive PID e a vida inteira aluguei carro com a minha carteira brasileirinha mesmo. Mas como minha última locação na Europa tinha sido em 2008, vá lá, a coisa podia ter mudado.

PID: permissão internacional para dirigirTanto que fiz este post recomendando a feitura da carteira (não só para evitar problemas com locadoras, mas principalmente para apresentar em caso de algum tête-à-tête com a polícia rodoviária) — e, aleluia: aproveitei que precisava renovar a carteira nacional e já fiz a internacional junto.

Pois bem. Saí de Capri ontem de manhã e cheguei pimpão à Avis de Sorrento para retirar meu carro. Voucher da Mobility na mão, meu nome na listinha das reservas do dia, meu carro do grupo B (que se revelou um Toyota Auris), para devolver em Florença dali a 16 dias, 865 dólares (665 euros) com tooodos os seguros, me esperando no estacionamento.

Entreguei os documentos — passaporte, PID, habilitação brasileira, cartão de crédito para bloqueio de garantia. E… quem disse que ela NOTOU a PID? A coitadinha foi solenemente ignorada.

Da janela do passageiro...

Mas ainda assim, continuo recomendando fazer a PID. Quanto menos dor cabeça, melhor, concorda?

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Habilitação internacional: precisar, não precisa (mas é bom fazer) por Ricardo Freire

8 coisas que você não deveria esperar sua próxima viagem para providenciar por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


122 comentários

Pessoal,
Estve na Flórida nesse final de ano. Não tenho PID e loquei um carro com a CNH.
Levei uma nulta por aestacionamento proibido. Estava no para brisas e imaginei que acertava com a locadora na entrega do carro.
Me disseram que não poderiam fazer nada pois er deveria ter pago no municipio da infração(Key West).Me disse para procurar uma agencia do City Bank no aeroporto que faria o pagamento. Como estava em cima do voo deixei para faze-lo no Brasil. Aqui a agencia do City ignorou e falou para procurar o Detran e ainda me disseram que se não pagar posso perder o visto americano. O Detran desconhece o procedimento e ainda levei um puxão de orelha por digigir sem PID. Alguem saberei me dizer como proceder para pagar essa multa?

    O Detran brasileiro não tem bulhufas a ver com multas de trânsito no Exterior.

    Procure o site da administração municipal de Key West, lá deve ter instruções de como pagar.

    Edson

    Acho praticamente impossivel voce perder o visto por causa de uma simples multa. A legislação americana só permite a revogação do visto no caso de crime, trablaho ilegal, extensão ilegal ou fraude, o que não é seu caso. Mas, siga o conselho do Andre, procure o site da prefeitura, e veja se consegue fazer o pagamento.

Tive uma péssima experiência com a PID e concluí que ela mais atrapalha do que ajuda…

Da primeira vez que fui alugar carro no exterior, em maio/2008, li sobre a PID e achei que fosse fundamental. Pois bem, fiz a bendita, mas caí na asneira de achar que ela bastava, já que era a carteira internacional, e na inocência nem levei a brasileira… Ia alugar 3 carros na viagem, na Escócia, Inglaterra e Noruega e reservei todos os carros na ocasião pela easycar (que por sua vez reservou com a Alamo). Aliás, easycar é a maior roubada!! Não recomendo.

Enfim, na Escócia, apresentamos a PID, passaporte e cartão de crédito. A mulher pediu a CNH brasileira, eu disse que estava no Brasil, e ficou por isso mesmo. Pegamos o carro. Já na Inglaterra (Gatwick airport), o cara exigiu mesmo a brasileira… Dei a PID pra ele, mas ele disse que aquilo não servia pra nada, que eles só precisavam da brasileira. Aliás, pra quem nunca viu, a PID sequer é uma carteira. Lembra mais uma caderneta de escola, com todas as informações na página principal escritas em – pasmem – português… lá no fim tem umas páginas em que traduzem aquelas informações para outras línguas, mas a má vontade do funcionário londrino não permitiu que se desse ao trabalho de ver as traduções… resultado: não conseguimos alugar o carro. E as outras locadoras não tinham carro para alugar, pois era início de um feriadão. Fui frustadíssima para Londres e no diz seguinte conseguimos alugar com a PID numa Avis no centro e partimos pro interior. Na Noruega, conseguimos alugar, sem maiores problemas.

Desde então, a PID vai no fundo da mala e nunca mais nos pediram a mesma. Aluguei carro só com a CNH brasileira em Portugal, Espanha, Italia e Nova Zelândia (um na Ilha Norte e outro na Sul) sem nenhum problema. Ninguém nem menciona a dita cuja.

Resumo da ópera: se quiser fazer a PID, faça, mas SEMPRE LEVE A BRASILEIRA, pois é a única que eles exigem.

    Olá, Mariana! A PID sozinha não resolve. Sem a carteira brasileira não vale nada.

Olá!
Estou indo para Italia em março e irei alugar um carro em Veneza com destino a Florença pela Auto Europe, porém no site eles informam que a apresentação da Carteira de Habilitação Internacional é obrigatória. Alguem já alugou com a Auto Europe, realmente é obrigatória a apresentação da PID, ou apenas proform do site?
Aprofeitando se alguem tiver dicas de cidades da região Emilia Bologna que vale a pena visitar (que esteja na rota de Florença) me deem algumas dicas.
Muitissimo obrigada.

    Olá, Andressa! A “AutoEurope” não existe; é um (ótimo) consolidador de locadoras. Você aluga no escuro e só fica sabendo a locadora depois que a reserva é feita. Logo, as exigências seriam as da agência da locadora onde você vai retirar o carro — pode ser Europcar, Avis, Hertz, Sixt… A Mobility também funciona assim, só que você sabe qual é o carro antes de fechar o negócio.

    O Ricardo Freire retirou carros agora em outubro e novembro na Avis, na Europcar e na Hertz, em quatro países diferentes, e em nenhum dos lugares lhe pediram a carteira interancional.

    Mas, ainda assim, ele recomenda que você faça a sua PID. Pode, sim, haver uma agência mais cri-cri, e também será útil caso você seja abordada pela polícia na estrada.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

    Veja:
    https://www.viajenaviagem.com/2011/12/vai-por-mim-habilitacao-internacional-precisa-ou-nao-precisa/

    Muito obrigada pelas orientações! Agora é decidir se faço ou não a bendita PID, afinal vou locar para apenas uma dia…mas enfim…muitissimo obrigada.

    Discordo de vc, a Auto Europe apesar de ser uma onsolidadora de locadoras ela mostra sim a empresa com quem vc esta contratando, desde no inicio da reserva, logo abaixo das informações do carro tem o banner da locadora. Fiz uma reserva no site do UK https://www.auto-europe.co.uk/car.cfm e não tive problema algum. Eles são super transparente e o atendimento excelente!

Riq, um casal de amigos acabou de voltar da italia e tiveram um problemao na avis. Eles exigiram a carteira de habilitacao nacional e eles so tinham levado a internacional!!! A avis nao aceitou!!!!

    Olá, Fabi! Aqui quem comenta é A Bóia. A Avis estava certa; a habilitação internacional só vale com a nacional junto!!!! (Vai entender, mas é assim…)

    Fabi,

    A PDI é apenas uma tradução padronizada em formato internacional do documento original (a CNH, no caso), e só vale em presença deste.

Riq,
Acho válido além das dicas sobre CID e seguro, informar sobre os locais e preços de estacionamentos. Em Florença, por exemplo, morri numa grana preta. Uns 40 euros por noite, no estacionamento indicado pelo hotel. Fora o necessário pedido ao pessoal do hotel pra tirar a multa que lhe é aplicada quando vc entra no centro histórico daquela cidade.
Abraços,
Leo.

    Olá, Leonardo! O Ricardo Freire vai informar os gastos com estacionamento, sim.

    De todo modo, ele não aconselha carro em cidades grandes! No caso de você não conseguir entregar o carro ao chegar, a dica é ficar num hotel mais afastado do centro, que tenha estacionamento próprio.

    O hotel não tira multa nenhuma. O que ele faz é autorizar sua passagem com a placa. Tem um estacionamento gigantesco em Firenze perto da estação de trem, fora da ZTL.

    André, pretendo pegar o carro no aeroporto de Nápoles e ir para o hotel, onde irei pernoitar para no dia seguinte seguir para Positano. Dias depois estarei desembarcando de ferry em Palermo com o carro e indo pernoitar num hotel localizado no centro histórico. Estou preocupada com o fato de nao poder circular de carro no centro histórico de algumas cidades da Itaila. Como fazer para chegar e sair do hotel? O hotel pode autorizar a passagem? Vc falou em placa??? Na chegada tenho que ir do Porto ao hotel. O que devo fazer para evitar as multas, que tiram qq um do serio.

    Olá, Aline! A placa que limita a entrada no centro histórico tem um círculo. Informe-se com cada hotel sobre a região onde está instalado. Provavelmente se oferecer estacionamento não estará numa zona restrita.

Boa notícia Riq. Vamos arriscar. Vou refazer minha carteira nacional a partir de Dezembro e vc me deu uma boa idéia – fazer a PID.

Esse ano aluguei em Orlando e a atendente da AVIS devolveu a PID sem nem olhar e perguntou se eu não tinha levado a do meu país mesmo …

Também não olharam minha PID em Milão (outubro 2010), mas o que me intrigou foi receber no início deste ano uma cartinha da Budget me avisando da cobrança de 42,00 (não sei se euros ou dólares) no meu cartão de crédito (que eles tinham o número) por infração contratual. Está em italiano mas entendi que era por alguma multa de trânsito. Se foi isso onde está a multa? Será cobrada na minha próxima entrada (ou aluguel) na Itália? Entro em contato com a Budget no Brasil e eles deslindam o problema? Alguém tem uma dica?

    Ligue na loja onde vc alugou o carro na Itália. Mesmo que macarrônico, sempre vão falar inglês.

    André
    a idéia não é boa. O inglês macarrônico atrapalha mesmo olhando a cara do atendente. Não tinha a BMW que eu tinha escolhido no Brasil e levamos uns 40 minutos para ele me mostrar a diferença entre a BMW e o Lancia que ele tinha (beeemmmm maior para passar naquelas ruazinhas das cidadezinhas pequenas – não recomendo para quem quer sair da auto pista). Além do que já faz 1 ano e ele vai ter que consultar registros e arquivos… olha a fortuna em reais que vou gastar para descobrir se estou devendo algo na Itália em multa de trãnsito…

    Bóias de plantão – não seria melhor fazer um post só com comentários e dicas sobre o que fazer com as multas internacionais? Please!!! Devo, não nego e quero pagar para não ter aborrecimentos na próxima locação….

    Silvia
    Aconteceu o mesmo comigo em São Francisco. Chegou uma correspondencia da locadora avisando do debito da multa no cartão dado como garantia. Paguei a multa no cartão e ficou por isso mesmo. Vc nunca verá a multa . Na correspondencia havia o endereço da multa somente . Depois disso ja entrei varias vezes no Estados Unidos sem problemas.
    Acho que vc não deve se preocupar
    Trata-se de um problema entre quem aluga e a locadora somente
    Agora se vc não pagar o cartão , ai sim pode haver algum impedimento na entrada na proxima viagem pois seu nome pode ficar sujo no sistema de imigração
    Espero ter ajudado

Muito boas as dicas do Andre L, aluguei um Renault Scenic na Itália em abril, na Europcar, a diesel (vale muito a pena), e também não me pediram a PID, mas costumo pensar algo do tipo “é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter”…

De todo modo o que mais estranhei foi devolver o carro à Europcar, em Roma, na estação Termini, eu havia alugado com o combustível pago, daí não precisava encher o tanque para devolver, não conseguia estacionar de jeito nenhum, deixei o carro em fila dupla, com o pisca alerta ligado (aliás como estavam fazendo vários motoristas) e entrei na estação, já que o quiosque da Europcar fica dentro da estação. O funcionário olhou o meu contrato e disse, ok, pode me entregar a chave! Eu falei que o carro estava do lado de fora, estacionado em fila dupla. Ele disse que tudo bem. Eu insisti que estava em fila dupla, com o alerta ligado, ele disse apenas que nem havia necessidade de ligar o alerta! Me deu o recibo de entrega do carro (onde constava que estava tudo ok) e nem se levantou da cadeira!

    Eu também aluguei em Nápoles e devolvi em Roma no Termini. Não pediram a PID. Na hora de devolver guichê fechado e uma placa com o endereço de um estacionamento próximo, lá chegando, você deixava o carro em uma vaga, punha a chave em uma caixinha de madeira e tchau! Ficamos desconfiados , mas era isto mesmo e sem xabú! !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito