Los Roques: vá antes que Chávez não deixe mais você entrar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Los Roques estatizado?

Deu ontem em vários lugares, a partir de uma notícia da Reuters: em pronunciamento por telefone (!) à TV venezuelana, o coronel Hugo Por Qué No Te Callas Chávez anunciou que expropriará as "pousadas ilegais" de Los Roques, que serão subseqüentemente aproveitadas num programa de "turismo popular".



Chávez alega que o lugar foi "privatizado" pela "burguesia internacional". Devolver essa jóia ao "povo venezuelano" pega bem nesse momento de campanha para reeleição -- mostra que a quimioterapia não afetou o ímpeto do presidente para a implantação do socialismo do século 21. Pa'lante, Comandante!

Não ficou claro como o povo venezuelano caberá nas 60 pousadinhas da ilha, nem como chegará até lá (ainda não se falou em estatização das cias. de teco-tecos, e por mar só se botarem um super ferry-boat). Chávez tampouco disse por que não começou o seu programa de turismo popular estatizando os resorts da Ilha Margarita.

Mas veja pelo lado positivo: você, que até ontem se considerava bem classe média, já foi promovido a Zelite Internacional apenas pela sua vontade de gastar seu rico dinheirinho na Venezuela.

Muitos brasileiros devem ir agora no feriado de 12 de outubro para a ilha -- entre eles estão trips de carteirinha (né, Carla? Certo, JB?). Vamos ver o que eles relatam na volta.

Vamos acompanhar os acontecimentos. #oremos

Leia mais:

Todas de Los Roques no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


64 comentários

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Esse Hugo Chavez é um fanfarrão...Populismo que só leva a mais miséria...

Igor
IgorPermalinkResponder

Ih! vou ficar de olho nisso. Ja marquei pra ir a Los Roques no carnaval de 2012. Já reservei os voos de teco-teco e até a pousada (com a ajuda daqui!). Espero que a pousada guaripete não seja uma destas ilegais... hehehehe

JB
JBPermalinkResponder

Sim, comandante. Estaremos a postos para trazer um report atualizado.

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

¡Hasta la playa, compañeros!

¡Siempre!

Flavia (@ladyrasta)

Eu não curto tiozinho, mas daria um beijo na boca do Juan Carlos fácil só por ele ter inventado esse "por que no te callas"

Carla
CarlaPermalinkResponder

O VnV precisa de um botãozinho de "like"... Eu ia curtir esse seu comentário umas mil vezes, Flavia! wink

Natália
NatáliaPermalinkResponder

voltei de lá tem uma semana, e fiquei na pousada do queridíssimo Fabio Blinder, a Sol y Luna. Engraçado que, antes desse anúncio, o pessoal de lá estava falando que o que o Chávez ia fazer era transformar o arquipélago num estado, ou algo assim, o que traria mais investimentos pro lugar - então estava todo mundo achando que ia ser bom, ia trazer mais infra pra ilha (sem descaracterizá-la, é claro). Enfim, para quem tiver indo para lá, só digo que estou morrendo de saudade e é tudo aquilo que o Riq mostrou aqui. smile

Lena
LenaPermalinkResponder

"Hugo Por Qué No Te Callas Chávez" é a melhor! smile

A quimioterapia não tem como afetar nada naquele cérebro já bem doente há muito tempo!

No mínimo ele pretende que o povo vá de barco para a ilha, para poder bombardeá-los via área, como fez seu amigo e modelo Fidel Castro. sad

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

Só falta um convênio com a CVC para um cruzeiro ecodestruidor por lá!

Fernando Piracicaba

Chama o Sr. Milton, ele deve estar na escuta!!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

like-like-like-like p/ Amelia. grin

Luciana Bordallo Misura

Hahaha adorei!

Iara
IaraPermalinkResponder

Mas que maldade Amélia! Preconceito é feio e nao pega bem!

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Curti Amélia! É verdade, turismo massivo é o que nunca deveria acontecer em Los Roques.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Caramba!!! grin Pois então viajaremos imbuídos do mais nobre espírito jornalístico - e assim que o "trio elétrico" voltar, faremos os relatos da situação. Sem brincadeira, antes mesmo de ir já dá pena de pensar no que pode acontecer...

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Hoje tem uma matéria sobre o assunto na Folha. Não acrescenta muito, mas o brasileiro Fábio dá uma entrevista: http://migre.me/5Rtwk

Marcos Vinicius

A notícia do Correio Braziliense de hoje dá conta de que "iates e lanchas tomados de banqueiros que deixaram o país, ou que trabalhavam para instituições financeiras colocadas sob intervenção do Estado, seguirão pelas "rotas turísticas sociais" que o governo de Caracas pretende finalizar em breve".
Ou seja, pode ser pior do que imaginamos!

marina valle
marina vallePermalinkResponder

Mandou muito bem na foto de ilustração, Riq! ALL RED..

Abç

Rafael M.
Rafael M.PermalinkResponder

Puxa, essa noticia me deixou preocupado. Estou planejando ir pra la ano que vem no feriado do dia do trabalho e já estou vendo a pousada.

Estou considerando a Acquamarina, sera que corro o risco dessa pousada ser afetada nessa historia toda?

Thaís Zundt
Thaís ZundtPermalinkResponder

Los Roques com certeza é um dos lugares mais lindos que já vi na vida...e pretendia voltar pra lá assim que possível. Vamos ver como as ooisas acontecem. www.proximosdestinos.com

Germano JS
Germano JSPermalinkResponder

O Ministério do Turismo da Colômbia agradece.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Deslumbrante!
Quanto tempo ficar? Que destino juntar? Qual melhor época para visitar?
Estou pensando em programar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Se há uma época a evitar, seria de outubro a dezembro, pois existe alguma chance de pegar chuva (embora em Los Roques chova bem pouco). O tempo para ficar é o que você "agüentar" de sombra e água fresca. wink Você pode ir a Los Roques via Bogotá, sem pernoitar em Caracas (as conexões são convenientes), e de repente esticar por lá a sua viagem.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Haha "sombra" não é bem palavra...e sim o quanto vc aguentar de SOL. haha Foi difícil acostumar com o sol tão forte, mas a hora que acostumei já não queria mais voltar.rs

Eugenio Dantas

Só falta o Chavez fazer uma parceria com o Milton Sanchez, diretor da Pullmantur, para lotar o paraíso do Los Roques com navios da CVC.

Afinal, grosseria por grosseria, ou dois são craques... (https://www.viajenaviagem.com/2011/10/nao-vamos-levar-1-000-passageiros-por-navio-a-noronha-afirma-diretor-da-pullmantur/)

(novamente afirmo que não sou contra o turismo de massa. Prezo, apenas, pelo melhor ordenamento das visitas)

Fabi
FabiPermalinkResponder

Los roques eh realmente incrivel. Fui para la em 2008 e agora no carnaval 2011. As 2x foram maravilhosas! Espero q nada estrague aquele paraiso!

Huguinho zezinho Luizinho

A Embratur vai realizar o Salao de Turismo do Mercosul, Porto Alegre, final de março na FIERGS. Será que o Hugo porque no te calas virá para apresentar o case? Acho que aproveitarão o RS para vender Santa Catarina para a Argentina e os hermanos para levar mais brasileiros para lá. Tudo culpa do Rick que excluiu o RS de sua palestra no Salão Brasileiro!!!!!!!

moacir sampaio

Deixa eu entender.O pessoal está bravo pq o presidente de um país quer decidir o que fazer com suas praias.Se ele quer que o povo dele vá pra las roques ele não pode.Aqui nós não queremos mais ninguém em fernando de noronha (só o luciano huck).
Acho o chavez um idiota fanfarrão mas ficarmos bravos pq o ele quer controlar as praias de seu país é estranho pra mim.È burrice dele e tem muito mais coisas pra se preocupar mas estamos parecendo americanos que querem estar a frente dos outros sempre.

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

Tinha que ser o Chávez!

Mari
MariPermalinkResponder

e não foi sem querer querendo!!! hahahah

jb
jbPermalinkResponder

Riq,

Voltamos (eu, Carla e Paulinho)de lá na semana passada. As notícias que corriam era que o Chavéz já havia começado seu plano desapropriando algumas construções em Madrisquí, com a alegação de que eram irregulares.

Colhi alguns depoimentos meio óbvios: o responsável pela organização dos passeios no porto acha que esse plano vai ser muito pior para os seus negócios.

O atendente da pousada, vindo de uma cidade chamada Portuguesa, idolatra o comandante e, portanto, não tinha muito a acrescentar.

Havia um venezuelano hospedado na pousada, mas morava em Madrid e nem sabia dos movimentos chavistas.

Na nossa pousada havia 2 militares hospedados, mas obviamente não estavam de férias. Não conseguimos descobrir o que faziam por lá.

Enfim, o sentimento é de que as coisas ainda estão incipientes e se espera o próximo movimento do governo para ver o tamanho do prejuízo.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bóia e Pessoal,

Fui a Los Roques há 3 anos e realmente é uma jóia rara no Caribe. Gostaria de saber se alguém conhece e sugere algum lugar parecido a Los Roques para visitar(mesmo porque igual acho que não há, apesar de nosso amigo Chaves). Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Los Roques têm características únicas -- é um parque nacional no Caribe, não há resorts, a cultura pousadeira é italiana.

Veja se algum outro lugar te apetece neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

É. Eu já havia lido este post... Talvez Cayo Largo se aproxime mais de Los Roques. Ou até mesmo Tulum. O que voce acha? Obrigado pela resposta!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Alguma atualizacao sobre este assunto?

Estou pensando em ir em Fevereiro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Philipp! Leva jeito de ter sido falastronice. Nenhuma novidade no front grin

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Otimo. Se conseguir uns dias de ferias com o chefe será a primeira trip do ano!

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Terei 3 ou 4 noites em LR, muito pouco? O que considerariam como # de noites/dias minimos para conhecer os highlights?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Philipp! Vá a Madrizquí num dia, a Cayo de Água no outro, e nos outros dias escolha entre fazer outros passeios ou voltar a Madrizquí.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá Bóia!
Estou pensando em conhecer Isla Margarita e Los Roques em fevereiro ou Março de 2012, queria dicas de aeroporto, pousada e os passeios.
Qual e o melhor caminho para chegar nas Ilhas, fico em Bogotá ou Caracas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Não recomendamos Ilha Margarita, é um lugar com praias como as que temos no Brasil, não vale a viagem.

O jeito mais comum de chegar a Los Roques é via Caracas, com pernoite. Se você for via Bogotá e souber comprar direitinho a passagem, evita o pernoite em Caracas (a viagem fica Brasil-Bogotá-Caracas-Los Roques-Caracas-Bogotá-Brasil).

Leia sobre Lo Roques aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/los-roques

Leia sobre Caracas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/caracas

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Oi...Bóia, muito obrigada pela ajuda!
O melhor e ir para Caracas, pois o vôo de Los Roques, saiem de lá?
Você pode me indicar, um lugar seguro para comprar a passagem para Los Roques?
Estou pensando em me hospedar no Sol Y Luna, pois ouvi, bons comentarios....você tem mais alguma opão?
Será que todas as pousadas,não tem chuveiro quente? Ou são apenas comentarios...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Você só consegue ir a Los Roques via Caracas: https://www.viajenaviagem.com/2011/06/chegando-em-los-roques-no-teco-teco/
Consulte os depoimentos dos nossos leitores sobre pousadas em Los Roques: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/pousadas-em-los-roques-os-relatos-dos-leitores/
Veja tudo já publicado sobre o arquipélago no site: https://www.viajenaviagem.com/category/los-roques/

Paulo
PauloPermalinkResponder

Bóia,
Pesquisei nos posts do Ricardo, mas não achei: qual a melhor época do ano para ir a Los Roques?

Cinco dias são suficientes ou é preciso ficar a semana?

Grato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Evite ir entre outubro e dezembro, que é quando chove, embora não chova muito.

O número de dias depende de quanto tempo você se propõe a ficar lendo um livro ou descansando ou tomando sol... smile

Elton
EltonPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Você saberia me informar se em Los Roques é válido utilizar o Visa Travel Money ou similares??? Ou é melhor mesmo fazer o câmbio dos dólares para a moeda local para se pagar tudo em dinheiro?
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elton! A Venezuela é um país à parte na economia mundial. Meios de pagamento eletrônico não valem a pena para estrangeiros, porque trabalham com o câmbio oficial, que é desvantajoso.

Para a Venezuela leva-se dinheiro vivo e troca-se no câmbio negro. É horrível, mas é assim.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/caracas-chegada-cambio-taxi/

Elton
EltonPermalinkResponder

Muito obrigado pela informação! Forte abraço.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Caros,

Estou indo com minha esposa para LR em abril. Alguém sabe me dizer se é obrigatória vacina contra febre amarela?

Obrigado.

Abraços,

Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Paulo! A vacina pode ser exigida em Caracas, apesar de a fiscalização nem sempre estar atenta a isso. Dê uma olhadinha: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-lima-panama-caracas-bogota-pediram-vacina-para-voce/

Paulo
PauloPermalinkResponder

Obrigado!

Maria Cristina

Olá a todos,

Alguém sabe dizer se o tema desta matéria foi levado adiante?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Aparentemente não deu em nada.

Alice
AlicePermalinkResponder

Olá! Estou indo para los roques no próximo dia 25 de fevereiro mas estou muito preocupada com a situação em Caracas, diante da repercussão violenta das manifestações que estão ocorrendo. Gostaria de saber se vocês possuem algum meio para verificar como está a situação no aeroporto e seus arredores, se está tranqüila ou se há alguma movimentação diferente, se os voos estão partindo normalmente e se los roques é afetada por isso. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! As manifestações ocorrem no centro da cidade. O aeroporto é zona militarizada, fique tranqüila. Em Los Roques você só saberá da inquietação política se puxar assunto com os moradores.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Olá queridos,
tudo bom?
Vou a Los Roques no início de abril. Fechei tudo com a Pousada La Cigala, onde o Riq Freire hospedou-se pela primeira vez. Também estou com receios sobre a situação política da Venezuela.
A resposta aqui em cima confortou-me bastante, mas algo me ocorreu e gostaria de pedir um conselho: se ocorrer um golpe de Estado, as pessoas que estão no aeroporto (que é zona militarizada e também internacional) podem sofrer com isso de que formas, além de possíveis cancelamentos de voos? Eu me lembrei do filme do Tom Hanks em que ele fica morando no aeroporto aguardando a situação política do país dele regularizar-se.
Outra dúvida é sobre a conexão entre Caracas e Los Roques. Queria fazer com a Chapi Air, pois muitos relatos informam que essa cia aérea cumpre melhor os horários e não cancela tanto os voos. Não precisarei dormir em Caracas, se tudo correr bem. Chegarei às 07h da manhã e voltarei à 21h da noite. Pedi para a La Cigala providenciar tudo para mim qto à conexão. Mas até hoje não consegui fechar isso porque a Liana, representante da La Cigala, disse que a Chapi Air está operando em local longe do aeroporto e a Aerotuy ainda não liberou os voos de abril para aquisição.
Eu devo aguardar? Há algo que eu possa fazer neste momento além de esperar?
Desculpem-me pelo longo texto. A situação da Venezuela está assustando todo mundo. Torço pela paz e por condições de vida melhores para o povo venezuelano.
Obrigada pela atenção.
Bjos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! Se você está preocupada, deixe para ir em outra oportunidade. Apesar de não ser provável, o pior cenário é possível, sim.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Olá Bóia,
A questão é que já estou com tudo pago: passagens aéreas do Brasil a Caracas, hospedagem em La Cigala (50%). Desistir de ir significa um prejuízo alto no momento. São 8 diárias.
A Liana, da Pousada La Cigala, voltou a se comunicar comigo (a comunicação com o pessoal em Los Roques é devagar rsrs). Ela me disse que lá na ilha está tudo bem. A resposta dela foi assim: "tranquila en los roques esta todo tranquilo solo partes de la ciudades hay problemas , chapia ir esta volviendo hace unos vuelos de aeropuerto internacional asi que voy a reservar ahora le hago saber hoy mismo".
Entonces, preocupada é impossível não ficar. Prejuízos eu terei se não for ou se for e acontecer algo grave. Ou posso arriscar e ter uma viagem linda, no melhor estilo lua de mel, sem estresses.
Complicado, não?
O que vocês fariam? Arriscariam?
Saberiam informar o que pode acontecer com turistas em trânsito no aeroporto em situação de golpe de Estado?
Ainda, sabem me dizer como andam os voos entre Los Roques e Caracas? Os voos de conexão estão sendo honrados?
Muito obrigada.
Bjos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lili! O tempo todo nos perguntam: mas não vai chover, né? Mas não vai ter furacão, né? Mas não vai ter terremoto, né? Olha, o risco de dar uma zebra total é bastante remoto. Mas infelizmente não temos bola de cristal.

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Claro que entendo rsrs... quem me dera ter bola de cristal e acertar na Mega Sena acumulada! rsrs... =)) Mas é que de repente, por terem contato com tantos viajantes, poderiam ter noção de alguém que pudesse ter enfrentado situações de crises políticas em outros países, considerando que há tantos países no mundo vivenciando uma política instável e sensível, como o Egito, que tem fluxo grande de turistas, ou outros países da África mesmo.
Sei que o risco existe, embora não seja tão latente assim.
E, com certeza, cabe a mim escolher aceitá-lo ou não, certo?
Em todo caso, se tiverem conhecimento sobre a situação dos voos de conexão entre Caracas e Los Roques, se estão sendo operados com a normalidade esperada deles, ainda que com eventuais atrasos e cancelamentos (o que já é o normal de lá), eu ficaria grata em saber.
Obrigada pela atenção.
Abs.
Lili

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Olá!
Soube hoje que a Aerotuy não está voando porque passa por uma fase de manutenção de suas aeronaves. Não sabem me informar quando ela voltará a voar.
Estou buscando alternativas que não seja ir com a Chapi Air pelo outro aeroporto, aquele que fica a 1:30 de Maiquetia.
Pedi ajuda ao pessoal da VeneBrasil e também estou analisando a possibilidade de voo fretado.
Se puderem me ajudar, com alguma novidade sobre os voos ou até mesmo com algum contato sobre voo fretado ou outra agência de turismo a quem eu possa recorrer para me ajudar, eu super agradeço.
Abs
Lily Pestana

Lili Pestana
Lili PestanaPermalinkResponder

Olá,

A Aerotuy informou que voltará a voar para Los Roques a partir do dia 17 de março de 2014.

A novidade é que a Gol está cancelando vários voos para Caracas e pretende suspender por um tempo a rota.

Fiquem atentos, principalmente os que têm passagens com a Gol, pois é bom confirmar se o seu voo foi ou não cancelado.

Obrigada pela atenção.
Bjs
Lili

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá Lili ,
Gostaria de saber como foi sua viagem para Los Roques , pois assim como vc a situação venezuelana me preocupa e , estarei visitando o arquipélago no feriado de primeiro de Maio.

Ocorreu tudo bem ? Vc foi de chapi ou aerotuy ? Infelizmente , terei que dormir uma noite em caracas , o que é motivo de grande tensão . Conversei com a equipe do nosso hotel , que nos tranquilizou , porém o receio existe .

Grata pela atenção ,

Paula

cialis
cialisPermalinkResponder

Hello!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar