Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uma versão atualizada do conteúdo que estava aqui pode ser encontrada neste post novíssimo e ainda mais completo:

Clique!

1380 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carolina
CarolinaPermalink

Super tutorial!

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

Riq, teus tutoriais são muito divertidos, além de super didáticos. Acho que até minha mãe iria conseguir comprar seguindo esse passo a passo smile

Clara
ClaraPermalink

Escrever um post assim como esse é coisa quase que de santo, e de santo bem humorado! Muito fôfo, amei. Super útil.

Olindo
OlindoPermalink

Ricardo boa tarde, muito boa essa dica de como comprar no Trenitalia,
gostaria de saber se nesse da Suíça, http://www.sbb.ch e, quais outros é preciso se cadastrar.Mas uma vez, meus parabéns pelo seu trabalho, remunerado ou não.
Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olindo! No site da Suíça você vai ter que se cadastrar, sim.

Olindo
OlindoPermalink

Embora um pouco tarde, obrigado pela sua atenção. Na época valeu muito.Grande abraço

Beto
BetoPermalink

Tentei simular o trecho Siena-Firenze, aparecem os horários mas a venda aparece como indisponível. É porque é trem local ou eu vou ter que pedir ajuda pra mãe do Rodrigo? mrgreen

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beto! Nas linhas regionais os preços só aparecem mais perto da hora.

Se você simular o trecho para amanhã vai encontrar os trechos a 6,40 euros grin

Andre L.
Andre L.Permalink

Boia, várias rotas regionais agora só entram no sistema no fim do 8o. dia anterior à data da viagem. Ou seja: para saber os horários e preços de trens regionais da Trenitalia, consulte sempre a viagem para a semana seguinte, no mesmo dia da semana em que pretende viajar.

Olindo
OlindoPermalink

Mamãe socorro :smile)))

Vinícius (mais do que uma viagem)

Acabei de fazer diversas viagens pela Trenitalia comprando todas as passagens no site. Não tive problema algum comprando com cartão internacional da VISA. Como comprei com 70 dias de antecedência consegui tarifas muito interessantes.
Entre as principais cidades, viajamos de Trenitalia/Eurostar, ou seja, fizemos ótimas viagens. Os trens são novos e limpos. Reservamos assento pagando um pouco mais, mas como tínhamos hoteis reservados decidimos não arriscar.
Para viagens regionais a qualidade do trem era bem inferior e chegar mais cedo é aconselhável, pois como o Riq disse, a chance de não ter assento é grande. Além disso, não é possível fazer reserva de assentos.

Ana Paula L R Amaral
Ana Paula L R AmaralPermalink

Legal o passo a passo. Ano passado viajei para a Italia e nao consegui comprar on line (outros trechos na Europa foram tranquilos...). Entao deixei p comprar na hora mesmo, na estacao Termini (Roma-Pisa-Roma e Roma-Veneza). Deu tudo mt certo, mesmo sendo super em cima das viagens, mas realmente nada de promocoes, precos em conta. Achei as passagens absurdamente caras. Pelo menos valeu a pena. A Italia ganhou meu coracao!

Maryanne
MaryannePermalink

Ric, nao sei se vcs ja tem hotel em Veneza. Ficamos no Santa Marina, que é tudo de bom. Peça um dos qtos em cima do canal e veja os gondoleiros passando pela sua janela. Tem um pierzinho onde vc se sente morador. Foi um achado e tanto.

Patricia
PatriciaPermalink

Formidável, esse site é demais, ou melhor Ric você é molto especiale.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Riq, voce e' um fofo e querido.
Espero usar este post para minha viagem a Italia ano que vem...

Olindo
OlindoPermalink

Boia mo dia. Obrigado pela dica.
Um abraço.

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Ano passado apanhei pra fazer compra neste site. Mas daí enviei um email pro pessoal da empresa, e após umas 3 respostas, acabou funcionando.
Deu trabalho, mas o desconto compensou.

Patsy
PatsyPermalink

Riq,
Eu achei meio estranho esse site da trenitalia, comprei as passagens com antecedencia, já viajamos e deu tudo certo. Mas por exemplo a tarifa Mini só aparecia para 1 passageiro, se na hora de selecionar eu colocasse 2 passageiros ele colocava 1 tarifa Mini e outra normal, fiz varias tentativas, e em outro dia estava com bug o site, eu selecionava o dia 21 de setembro, quando estava finalizando aparecia 22 de setembro, fiquem espertos com isso!

Como eu disse deu tudo certo, mas eu entrava em um dia, depois em outro e tudo mudava grin

Ah, e os trechos menores como Firenze-Pisa compramos na hora na estação mesmo nas maquinas.
E a dica, sempre convalidar o bilhete comprado na estação (pela internet náo precisa), presenciamos um casal chines que comprou a passagem e entrou no mesmo trem que a gente, mas não convalidaram - que é enfiar o bilhete nas maquininhas amarelas pela estação que coloca ali o dia e horário - bem, o fiscal passou e deu o maior rolo, falou que eles tinham que pagar multa, eles recusaram, e não entendiam se tinham comprado a passagem porque convalidar, mas é que a passagem é valida para qualquer dia... bem, depois de 3 estações o fiscal chamou a policia que entrou no vagào, nossa a viagem foi tensa até Pisa.

Cristina
CristinaPermalink

Ops, eu escolhi uma mini exatamente 4 dias antes desse post. Ainda bem que pelo rumo acertei numa Mini. Dica para quem estiver alugando carro e indo para Cinque Terre - não achei nenhuma locadora em La Spezia aberta num domingo. E tb não achei trem de Florença para lá, todos lotados. Vamos devolver o carro em Pisa e de lá vamos para La Spezia - 9 euros smile

Eneida
EneidaPermalink

Excelente o post. Estive em setembro na Italia e não comprei pelo site porque errei no início não me cadastrando e só agora entendi! Pelo menos as tarifas foram as mesmas.
Uma coisa curiosa foi que comprei uma viagem de Firenze a Sorrento. O trecho de Firenze até Napoli é pelo Frecciarossa e leva apenas 3 horas. O segundo ticket (Napoli-Sorrento) não era para um trem regional como tinha imaginado, mas para um "bus+alíscafo" sem que avisassem. Apesar do barco ser rápido o tempo total foi bem mais longo do que se tivesse usado a Circumvesuviana. Não sei se isso ocorre em outros trechos. Optei por me basear em Sorrento e de lá ir a Capri, a Costa Amalfitana e a Pompéia. Estou matando as saudades por aqui. Tks

Walter Barbalho
Walter BarbalhoPermalink

Dei uma olhada no tutorial e apesar de ser bem fácil de entender, não consegui comprar um trecho q pelo q vc ja disse anteriormente, existem vários trens para fazer milao - verona. Quando coloco no site da trenitalia, só há um trem 31/12, partindo as 12:05, só q gostaria de sair de milao mais tarde... oq vc acha?

grato!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Walter! Lá por 10 de dezembro muda o horário dos trens na Europa inteira, e muitos desses horários só entram no sistema em meados de novembro. Tente uma vez por semana até aparecerem todos os horários.

cyro
cyroPermalink

estou tentando comprar no dia 12/04/2012 de veneza para florenca e apenas aparece que não há solucao encontrada. quanto testo para a semana que vem, aparece normal. há algum prazo para as passagens entrarem no site?

cyro
cyroPermalink

pelo que entendi as passagens só estão disponíveis 70 dias antes da viagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cyro! Na Itália, 60 dias!

cyro
cyroPermalink

como viajante ansioso

Carlos
CarlosPermalink

Ótimo post, aliás excelente.

Livia
LiviaPermalink

Ricardo, você leu meus pensamentos!!! Quero fazer ano que vem alguns trajetos italianos em trem, e uma ligação pra França depois. Este trecho que vc pegou Milão a Nice vc pegou que horário? Estou querendo pegar um trajeto noturno, mas só viajei de dia nos trens. Fiquei meio insegura com relação às bagagens. E os passaportes ficam com o inspetor do trem certo? Você sabe se sai o mesmo preço se eu comprar pelo site da raileurope? Nem cogitei de comprar direto o da trenitalia, mas fiquei tentada com as tarifas (as da raileurope já soam baratas)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Aqui quem responde é A Bóia.

Todos os trens entre Milão e Nice pelo litoral requerem mudança em Ventimiglia, onde você faz transbordo para um trem local, comprando a passagem na hora. Não há trens noturnos a Nice, o mais tardio chega à 0h20.

Existem trens noturnos a Barcelona, que vão via Turim e Perpignan.

O Ricardo Freire sempre recomenda comprar direto nos sites das cias. européias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

cesar cardoso
cesar cardosoPermalink

bom dia, uma duvida, depois que eu compro os trechos pelo site trenitalia, como faço para pegar as passagens na estação? como que é o procedimento, pois irei chegar na estação com os bilhetes impressos que recebi pelo email? fico no aguardo

atenciosamente

Cesar Cardoso

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Cesar! O bilhete recebido por email (e-ticket) é o que você precisa para embarcar!

Andre L.
Andre L.Permalink

Fica a dica: a Trenitalia está reforumlando as classes de serviço de seus trens. Ao invés de 2, agora serão 4 nos "frecciarossa", à medida em que os trens forem sendo reformados e novos entregues:

- 2a Standard
- 2a Premium (poltronas mais confortáveis, wi-fi, mais espaço para malas)
- 1a Business (3 poltronas por fileira + drink + lanche frio)
- 1a Executive (apenas 8 poltronas por vagão, sala de reunião, refeição quente com vinho/drink)

Até aí nada de mais, só que tem uma "pegadinha": quando acabam as tarifas Mini na 2a Santadard, muitas vezes ainda há tarifas Mini na 2a Premium ou até 1a Business que custam menos que a tarifa sem desconto na 2a Standard.

A diferença de preço entre a 2a Standard e 2a Premium é de uns 10-15% só.

Rachel
RachelPermalink

Bom dia,

Estou comprando alguns tickets de trem através do site Trenitalia, porém gostaria de esclarecer uma dúvida:
O ticket será emitido via e-mail certo?

Vou ter trocá-lo pelo bilhte físico na estação?

Esse bilhete emitido no e-mail também tem que ser validados nas máquinas amarelas nas estações?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rachel! Selecione a opção ticketless e imprima o ticket na sua casa.

Não é preciso validar o ticket nas máquinas. O seu assento está assinalado e na itália, nesses casos, é só subir para o trem.

Fernanda M
Fernanda MPermalink

Acabamos não comprando on-line, até porque tínhamos uma certa flexibilidade de horário, onde estava bom, estendíamos mais um pouquinho, mas agora pretendemos usar sempre este post, porque o trem rápido é bem mais caro sem nenhum desconto (e melhor). Os atendentes dos guiches parece que pedem para serem substituídos pelas máquinas, pelo menos nas duas vezes que passei em Termini. A máquina da estação resolve muito bem o problema de comprar a passagem rápido. É bom porque aceita dinheiro, além de cartão.

Frederico
FredericoPermalink

Puxa... depois de muita luta e muitas simulações no site consegui comprar os bilhetes pelo menor preço possível. Inclusive com um bilhete "sabatto italiano", onde 2 viajam pelo preço de 1. Quando tentei comprar ida-e-volta, nunca consegui as melhores opções de preço. Selecionando o trechos em separado consegui os melhores preços. Ou seja, se for comprar na Trenitália, tenha paciência para simular as opções à exaustão e depois paciência para pagar.

Ricardo, já que você disse que posso entrar no trem direto somente com o e-mail impresso, vou nessa! Abraço a todos.

Nivia
NiviaPermalink

Olá Ricardo, mais uma vez um incrível post. Estou tentando comprar passagens pela trenitalia de roma a florença, florença-veneza e veneza-roma, porém não aparece nenhum trem rápido, apenas o intercity. Quando coloco na raileuropa eles oferecem pelo Frecciarossa 9401, que é metade do tempo de viagem. É seguro comprar pela rail europe? Será que estou comprando com muita antecedência (mais de 60 dias?)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nivia! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

O site da Trenitalia não funciona para viagens para além de 60 dias. Os trechos, e os descontos, só entram no sistema com 60 dias de antecedência.

A RailEurope cobra sobretaxas. Espere um pouco e compre na Trenitalia.

Nivia
NiviaPermalink

Obrigada Bóia, vou esperar sim!

Harrison Rodrigues
Harrison RodriguesPermalink

Olá pessoal ! Depois de muitas tentativas, consegui comprar meus bilhetes de trem através do site da Trenitalia usando um VTM Euro emitido no Brasil. Estou falando do cartão de crédito pré pago Visa Travel Money. Mas atenção ! O VTM tem que ter chip... eu tenho dois. Um com chip que fiz pra minha filha. Usei este e funcionou no ato ! O outro (sem chip) nem com reza forte ! Ainda consegui as tarifas MINI que dão um belo desconto para quem compra com antecedência. Agora é só desfrutar smile Abraço a todos !

Nivia
NiviaPermalink

Estou quase indo comprar um VTM, porque com o meu Visa Infinite já mandei rezar uma missa inteira... Liguei para o cartão e eles informam que não consta nem as 2 tentativas que eu fiz pelo site. Provavelmente o mesmo problema da perurail, em que, depois de testar mais de 5 cartões de crédito, o site resolveu abrir a página do verified by visa. E olha que o meu cartão possui todos os requisitos do verified, é ligado a um banco, tem chip, tem cartão de senha, tudinho...
O site da trenitalia me bloqueou agora afirmando que eu fiz muitas tentativas sem comprar, razão pela qual devo esperar mais 15 min para tentar novamente. Santa Paciência!

Nivia
NiviaPermalink

Enfim consegui!! O interessante é que não basta o cartão ter chip, mas me parece que o banco tem que ser associado do Unicredit.it que é a empresa que processa o pagamento. Razão pela qual apenas consegui com o cartão vinculado ao Itau e não vinculado ao Bradesco. Também tentei com o Banco do Brasil, sem sucesso.
A dica então para quem não conseguir passar o seu cartão de crédito é mesmo o VTM. Abs.

Lara
LaraPermalink

Ainda não consegui entender como selecionar os assentos. Chego nessa imagem que foi postada da carrozza e posto, mas não sei o que colocar aí.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lara! Deixe o site escolher para você, é mais simples grin

Esses comandos servem apenas para você tentar um assento próximo ao assento de outra pessoa que já tenha comprado passagem no mesmo trem.

Renata Boechat
Renata BoechatPermalink

Pois eu nunca consegui comprar passagens no site da trenitalia com nenhum dos meus cartões, nem Diners, nem Credicard, nem Visa, nada!!!!

Na oportunidade quero te parabenizar pelo site, aqui eu achei tudo que precisava e mais alguma coisa,

Continue assim, a gente adora!!!

simone
simonePermalink

OLA RICARDO.ALGUMAS DUVIDAS....IREI PARA A ITALIA EM FIM DE JANEIRO,QUERO COMPRAR OS TICKETS DE TREM PELA INTERNET,MAS QUEM IRA PAGAR OS MESMOS POR CARTÃO DE CREDITO, SERÁ MINHA IRMÃ(PRESENTE DELA),UMA DUVIDA SURGIU:LÁ PRECISAREI APRESENTAR O NUMERO DO CARTÃO DELA?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! É necessário que o dono do cartão esteja entre os passageiros da viagem. Se ela não estiver junto, não pode.

Igor
IgorPermalink

Olá, pessoal! Primeiramente, agradeço pelo tutorial. Está sendo de grande valia.
Ricardo e/ou Bóia, estou indo pra Itália no final de janeiro.
Estou no site da trenitalia para comprar o trecho entre Firenze e Roma.
Perguntas:
1. tem diferença entre o frecciarossa e o frecciargento?
2. vale a pena pagar mais pela 1 classe?
3. vou comprar pra mim e pra minha mulher. os lugares escolhidos automaticamente pela cia são os mais próximos? um do lado do outro, ou quase?
4. qual é a diferença entre a tarifa MINI e a BASE? só o preço? o resto é igual?

Agradeço desde já!
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Igor! Tanto Frecciarossa quanto Frecciargento são trens rápidos. Talvez um seja um pouquinho mais rápido que o outro, mas será coisa de um dígito em minutos. Não é preciso comprar 1a. classe. Não há diferença de tratamento entre quem paga tarifa inteira ou mini. O site se encarrega de colocar juntos os passageiros automaticamente. Às vezes os números não parecem seqüenciais, mas é porque a configuração é de quatro poltronas, com duas na janela e duas no corredor separadas por uma mesa no meio.

Cris
CrisPermalink

Quem está tendo dificuldade de fazer as compras pelo site da Trenitalia, eu recomendo fortemente fazer um VTM COM CHIP (sem fazer propaganda, que eu não ganho nada com isso, mas o meu é da Confidence Cambio, emitido aqui mesmo no Brasil)

Eu fiz todas as compras das passagens no FrecciaRossa e FrecciaArgenta (Roma - Firenze e Firenze - Venezia) pelo site da Trenitalia e deu tudo muito certo COM O VTM !!! Um cartãozinho muito simples, mas perfeitamente utilizável na Europa. Foi aceito em todos os lugares, e para compras de passagens de trem na Trenitalia, TGV, e nas low costs. Os únicos lugares que eu nao consegui usar foram os freeshops de dentro dos aviões da TAP e na maldita RENFE (companhia de trem espanhola). Mas na RENFE, sinceramente, nem com reza brava e muito candomblé e magia branca ou negra a coisa funciona, mesmo para quem tem cartão VIP personalité platinum ...Haha

Eu tive um pequeno contratempo mesmo no site da Trenitalia, como muita gente já sabe: na primeira tentativa, o cartão foi debitado sem que a compra tivesse sido finalizada. Depois de um dia sem receber o e-ticket, eu mandei alguns e- mails para lá e liguei para o atendimento do VTM informan do a situação e o valor foi integralmente ressarcido imediatamente (em menos de 2 horas após o informe). No mesmo dia, refiz as compras das passagens e deu tudo certo.

Bianca
BiancaPermalink

olá ricardo! Adorei o post, como sempre tirando quase todas as minhas dúvidas!!! Mas eu queria saber qual a diferença entre a primeira e a segunda classe do Trenitalia. A diferença de valor tá tão pequena que acho que vou comprar a primeira classe! Além disso, não achei no site qq especificação do tamanho da bagagem. Não sei se a minha mala é M ou G (em pé tem 73cm de altura). São duas desse tamanho (minha e do meu marido), será que tenho como levar nesse trem da Tenitalia.
Ultima pergunta, rss.. Indo de Roma para Veneza, devo saltar na estação de Santa lucia (ficarei no Hotel Locanda Salieri). Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bianca! Aqui quem responde é A Bóia.

A 1a. classe é um pouco mais confortável do que a 2a., mas a 2a. também é decente, nos trens rápidos.

73 cm está mais para grande do que para média. Não há limite de tamanho para levar bagagem em trem; mas quem sobe com a bagagem é o passageiro. Chegue cedo para conseguir pôr a mala nos bagageiros da entrada do vagão.

Bianca
BiancaPermalink

Valeu Bóia, vou procurar chegar cedo sim!!!

Filipe Lopes
Filipe LopesPermalink

Excelente tutorial! Estava com dúvidas na hora do preenchimento da reserva dos assentos e agora sou o novo dono de passagens roma-florença e florença-veneza!

Patricia
PatriciaPermalink

Oi Boia! já estou na reta final da organização da minha viagem. Só falta comprar os bilhetes de Trem. Vamos a dúvida!!! Saio de Venezia para Firenze,quero descer em Bologna para dar uma voltinha,talvez almoçar e seguir viagem. Pergunta: será preciso comprar os bilhetes por trecho Venezia/Bologna depois Bologna/Firenze ou compro direto Venezia/Firenze guardo as malas na estação dou uma gita e sigo viagem em um outro horario escolhido?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! É preciso comprar uma passagem Veneza-Bolonha e outra Bolonha-Florença.

Sinara
SinaraPermalink

Olá!!segui os passos para comprar Roma-Firenze porém na hora do pagamento (pagarei com Visa-Itaucard Internacional ) o site é direcionado para Unicard e depois para o banco Itau ,neste caso,logo depois recebo uma mensagem dizendo que não foi aceito..com meu cartoa sei que está tudo ok,vcs sabesm me dizer o que pode ser?existe algum outro tipo de pagamento?não achei...obrigada e abraços!
Sinara

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sinara! Nesses casos tudo o que há a fazer é contatar o cartão ou tentar de outro computador.

Patricia
PatriciaPermalink

Por falar em guardar as malas gostaria de saber se existem lockers na
estação de Bologna.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia!
Sim, todas as grandes estações italianas têm depósito de bagagens.

http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=65a848dd5aa4b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Patricia
PatriciaPermalink

Obrigada pelas informações. Desejo a você Boia, Ric( se me permite a intimidade)e todos os tripulantes um ótimo 2012 com ótimas viagens!!!

Adriane
AdrianePermalink

Ricardo, excelente tutorial, deu tudo certíssimo, passagens na mão!

Rafael Victor
Rafael VictorPermalink

É possível alterar uma reserva de tarifa MINI? Pergunto isso porque no site pede o PNR code e o CP code para alterações. Só que no e-mail enviado só há o PNR...

Obrigado desde já.

Rafael Victor
Rafael VictorPermalink

Localizei no site, a reserva só pode ser alterada na própria estação.

Giovana
GiovanaPermalink

Olá!!! Sou mais uma penando com o site da Trenitalia, hehe! Simplesmente não consigo ver os preços pro trecho Nápoles - Pompéia... Simulei com datas bem próximas, tipo amanhã e depois, e daqui uma semana... mas só aprece N/A na coluna de preços... Alguém saberia me ajudar a descobrir o valor dessa passagem? Muito obrigada desde já!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giovana! A Trenitalia não informa tarifas dos trens regionais, até porque não vende passagens online para esses trechos.

No caso de Nápoles-Pompéia, você inclusive nem vai usar um trem da Trenitalia, e sim da ferrovia suburbana Circumvesuviana. É baratinho, e não há venda antecipada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Giovana
GiovanaPermalink

Muito obrigada pela ajuda, Bóia!!! Poderia me ajudar mais uma vez?Estou dando uma olhada nas possibilidades de trem Roma- Veneza. Só que me hospedarei em Mestre e os trens que aparecem no site da Trenitalia chegam em Veneza Santa Lucia, mas logo abaixo escrito em vermelho aparece Mestre... O trem é o FrecciaArgento.. Sabe o que quer dizer quando vem escrito em vermelho? Significa que posso parar em Mestre também? Seria antes ou depois de Santa Lucia?

Obrigada mais uma vez!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giovana! Mestre é fora de Veneza. É a última estação antes de entrar em Veneza. A estação de Veneza é a Santa Lucia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/veneza-como-chegar-e-como-se-locomover/

cesar cardoso
cesar cardosoPermalink

boa tarde, preciso de uma dica urgente comprei as passagens de trem para diversos locais na italia, pelo site trenitalia, estou com os recibos e voucher no meu email, como que ue devo proceder para pegar o bilhete de trem nas estações? ou devo imprimir e apresentar em algum lugar, ou na propria maquina de validação, por favor viajo agora dia 17/01/2012 fico no aguardo

Atenciosamente

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cesar! Se você escolheu a opção ticketless, é só imprimir e levar com você. Não é preciso validar esses bilhetes nas máquinas.

Caso você não tenha certeza se comprou passagens ticketless, perca uma hora numa estação qualquer levando seus recibos para o atendente dizer se são suficientes ou se ainda é preciso retirar bilhetes físicos.

Lia
LiaPermalink

Boa tarde Bóia e Ricardo!!
Parabéns pelas matérias!!!
Estou lendo todos esses post e já curtindo minha viagem para o inverno italiano!! Viajo no dia 25/01 para Veneza, Florença, Siena, Cinque Terre, Roma e Milão de onde sai nosso avião de volta a São Paulo depois de 20 dias viajando!!!
Estava comprando as passagens pelo site da Trenitalia e vi que uma delas saiu com a data errada... e bem a mais cara, de Roma para Milão. Comprei com a tarifa mini. Será que consigo mudar? O código CP que é pedido para a mudança veio em branco no meu recibo por e-mail...
Se alguém souber o que posso fazer, agradeço muito!!!
Obrigada!!! Abraços a todos!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lia! Trocar uma tarifa mini é complicado. Provavelmente você vai ter que ir a uma estação e pagar a diferença para tarifa mais barata que haja disponível.

Tenha em mente que houve deslizamento de terra em Cinque Terre e as trilhas estão fechadas pelo menos até a Páscoa.