Tela a tela: como comprar passagens de trem com desconto na Trenitalia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uma versão atualizada do conteúdo que estava aqui pode ser encontrada neste post novíssimo e ainda mais completo:

Clique!

1380 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Silvia
SilviaPermalink

Olá, adoro este site.
Somos um grupo de 6 pessoas e vou comprar todos os trens. No site da Trenitalia só aparece "até 5". Tem algum modo de fazer uma compra só para os 6 ou vou ter que efetuar duas? Posso fazer duas compras no meu nome?
Agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Estando no grupo ao pegar o trem, pode fazer as duas compras no seu nome, sim.

tati
tatiPermalink

Olá! Um conselho antes de sair comprando trem para todos os lugares de uma olhada no flixbus (ônibus). Lembre trem não espera, trem tem dois degraus que são horríveis para subir com mala, se está com mala grande é MUITO RUIM subir no trem. Tem vários lugares que o trem é só uma hora ou igual o trem, sem contar que em vários países como Portugal, Espanha e Itália que vários destinos o ônibus é quase metade do preço, então pense bem nos pos e contras antes de comprar.

Marcelo
MarceloPermalink

Olá! Peço uma ajuda! Efetuei a compra de 3 trechos no site da Trenitalia de uma só vez, adicionando viagem. Ao final, preenchi meus dados como passageiro e comprador e o da minha noiva como passageira tb. Tudo ok até receber os cartões de embarque em que consta nosso nome como passageiro apenas no último trecho. Os dois primeiros trechos não aparece nome de passageiro algum, apenas o meu como comprador. O bilhete não permite alterações nos dados dos passageiros. Posso ser impedido de embarcar? Agradeço desde já a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Está tudo certo.

Flavia Nascimento
Flavia NascimentoPermalink

Olá, tudo bem?
Adoro o blog de vocês!!
Gostaria de tirar uma dúvida por gentileza, vi que há um site da Trenitalia do Brasil (https://www.tremitalia.com.br/) todo em Português e com as tarifas em reais.
Achei ótimo, mas como li aqui que o site era em Italiano fiquei na dúvida.
Podem me esclarecer se é confiável?
Muito obrigada, Flavia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! É um revendedor autorizado e cobra sobretaxa de emissão. Verifique se oferece as mesmas tarifas promocionais do site italiano para os trechos que você procura.

Gustavo Girardello
Gustavo GirardelloPermalink

Olá Boia, viajo com minha esposa em Dezembro e uma duvida esta me matando!!

Faremos um Stop-over em Paris antes de chegar em Roma, porém nossa primeira diária na Itália é em Florença. Como nosso voo chega em Fiumicino as 16:50, preciso pegar um TREM até Florença e ai surgem as duvidas!!

Pelo site da Trenitalia simulando a viajem para mes que vem pude notar que ele nos leva para Tiburtino através do Regionali para então fazermos uma baldeação para um FRECCIA que nos levara até Florença, a duvida é:

É muito dificil achar a plataforma do FRECCIA assim que chegarmos em TIBURTINO tendo em vista que nao falamos ITALIANO NEM INGLES?

O tempo de baldeação entre a chegada do REGIONALI e a saida do FRECCIA é de 15 minutos segundo o site da TRENITALIA, é suficiente?

Obrigado desde ja!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Não haverá a menor dificuldade de localizar a plataforma. É possível até que o trem saia da plataforma em frente. Tudo é feito para facilitar o escoamento nas baldeações mais comuns.

Compre passagem com 4 horas de intervalo entre a chegada do vôo e a partida do trem.

Gustavo Girardello
Gustavo GirardelloPermalink

Boia muito obrigado pela ajuda, me alivia muito saber que nao terei dificuldades na baldeacao tendo em vista que estaremos com as malas etc... Porém voce me gerou mais uma duvida kkk

Como assim 4 horas de intervalo? Estava pensando em comprar a passagem do TREM saindo do aeroporto para as 18:27 chegando em TIBURTINO AS 19:14 e saindo o FRECCIA as 19:29. Acha que das 16:50 ate as 18:27 nao ha tempo habil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Desculpe, pensei em 4 horas de intervalo desde a hora prevista para a chegada do vôo e o embarque na Tiburtina. Mas como a sua passagem tem origem no próprio aeroporto, o ideal seriam umas duas horas e meia de intervalo, para dar tempo de passar na imigração, recolher as malas e encontrar a estação de trem. Ter 1h40 é factível, mas vai rolar algum stress. (Se não houver passagem pela imigração, porém, já fica sossegado -- desde que o avião não atrase muito.)

O ideal mesmo é nunca fazer essa conexão entre meios de transporte não-vinculados. No caso entre avião e trem, ou você arrisca a tensão de lutar contra o relógio, escolhendo o horário mais conveniente, ou garante por um chá de banco chatíssimo nesse momento da viagem, escolhendo um horário com margem de segurança máxima. Sua viagem ficaria mais agradável pegando um hotel simples perto da estação Termini e saindo à noite para um passeio sem obrigações turísticas e uma pizza na área histórica de Roma, seguindo viagem na manhã seguinte.

Bia Hoepers
Bia HoepersPermalink

Boa tarde!

Estou com dúvida em relação as paradas. Para ir de Milão a Florença no itinerário diz que há uma parada em Bolonha... nesse caso terei que descer do trem e fazer uma baldeação para outro trem ou permaneço dentro do trem que estou?

Obrigada e parabéns pela dicas! Estão me ajudando bastante.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bia! Trens fazem diversas paradas ao longo do percurso. Esse como deve ser expresso deve parar só em Bolonha entre Milão e Florença. O mesmo trem deve continuar a Roma, quem sabe até a Nápoles. Quando há baldeação isso vem bem explícito na passagem.

Edelvira
EdelviraPermalink

Olá!
Preciso de uma ajuda para comprar passagens na Trenitalia! Estou tentando comprar para o trecho Milão-La Spezzia, mas quando chego na etapa que escolho a tarifa aparece para preencher um campo chamado "LOYALTY CODE Passenger". E se eu não escrever nada não consigo continuar. O que faço?
Tentei fazer meu cadastro no site mas esbarrei também em um "Tax Code/VAT" que não sei do que se trata.
Podem me ajudar!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edelvira! Isso é para passageiros italianos que têm programa de fidelidade ou estão comprando passagens na pessoa jurídica.

Frederico
FredericoPermalink

Dúvida sobre passagens em promoção.
No post do Ricardo Freire, informa que obtém-se melhores tarifas entre 90 e 120 dias em relação a data da viagem. Também informa que quanto maior a antecedência maior a chande encontrar desconto.
Só que vi em outro post do Ricardo falando sobre as tarifas mini que aparecem com 60 dia de antecedência ou mais.
Então é melhor comprar com 120, 90 ou 60 dias de antecedência? Há tarifas promocionais mais baratas que a super economy?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Originalmente eram 60 dias. Mas as promoções podem começar a aparecer a partir de 120 dias.

Marcelo
MarceloPermalink

Bom dia, vou viajar agora em setembro e quero comprar a passagem de trem entre roma e veneza e preciso colocar o número do passaporte, mas eu irei tirar um passaporte novo em julho. Sabes se tem problema de colocar um número de passaporte para compra e na hora de embarque ter outro número?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O que vai ser conferido é o nome.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Marcelo. Acho que você está comprando as passagens de trem no site errado, e provavelmente mais caro, pois nem a Trenitalia nem a Italo pedem o número do passaporte no momento da compra. Compre direto nos sites oficiais! Como falou a Bóia, o único que importa é o nome, e na verdade o fiscal do trem costuma verificar as passagens sem pedir identidade.

SANDRA
SANDRAPermalink

ola,
gostaria de deixar um relato sobre o que aconteceu comigo na compra de passagens pelo site da trenitalia. comprei varios trechos para mim e minha cunhada, todos separadamente. em uma das compras, quando recebi o email com o bilhete, vi que eu estava na 1 classe e minha cunhada na segunda classe. o meu bilhete saiu como economico e o dela como super economico. como essas tarifas nao tem reembolso, nem modificaçao de classe, tive que morrer no prejuizo de 20 euros. nao sei como isso aconteceu, porque fui comprar outro trecho para nós duas e percebi que é impossivel selecionar classes diferentes quando voce está comprando para 2 pessoas. voce só tem a opçao de clicar ou na 1 classe ou na 2 classe, e tambem ou na super economy ou economy. portanto, prestem muita atençao antes de efetuar o pagamento. abraços, Sandra

Andre L.
Andre L.Permalink

Sandra, não entendi porque você "perdeu" 20 Euros. Não poderiam ter viajado no mesmo trem, mas separadas, por algumas poucas horas? É o mesmo trem, apenas vagões diferentes.

Quanto à sua observação, está correta: a Trenitalia não permite comprar passagens por classe separada na mesma operação, e também não permite dois perfis tarifários (se houver menos lugares na tarifa mais descontada, é preciso desmembrar a compra em 2, anote o número do trem e repita a operação de novo para a outra compra).

Procedimento parecido se aplica a várias outras ferrovias.

Adriana
AdrianaPermalink

Olá!
Não sei se podem me ajudar...comprei passagens para diferentes trechos na Trenitalia mas esqueci de selecionar os assentos. Tem como entrar no sistema agora e escolhe-los? Tentei mas não consegui ainda...Nem aparece quais são os automaticamente escolhidos pelo sistema...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Se forem trens regionais, não há reserva possível. Se forem trens InterCity ou Freccia, os assentos foram assinalados automaticamente.

wagner
wagnerPermalink

Ola.
Vamos viajar em setembro, iremos de Milão para Veneza de Trem, porem queriamos parar em Verona, passar algumas horas lá visitando e depois irmos para Veneza.
Tem como fazer isso comprando um unico trecho direto de Milão para Veneza que de direito a pararmos em Verona, ou tenho que comprar Milão - Verona e Verona - Veneza?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Como são trens de alta velocidade em que o horário é definido e o assento é marcado obrigatoriamente, você precisa de duas passagens, uma para cada trecho.

Nelson
NelsonPermalink

Por favor. Viajaremos em dois, somos um casal.Por descuido, não escolhi os dois assentos juntos, de Florença/Nápoles e Nápoles/Roma, ambos Freccia. Assim, viajaremos separados. Posso alterar os assentos para viajarmos juntos ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nelson! Numa mesma reserva, o sistema aloca assentos próximos. Às vezes parece que estão longe, mas estão um em frente ao outro, por exemplo, com uma mesinha no meio. Se estiverem separados, é só pedir para trocar com os outros passageiros.

FERNANDA
FERNANDAPermalink

Obrigada pelo post salvador de vidas ! Comprei as passagens ...Tarifa Super economy! Amém!

Carlos
CarlosPermalink

Boa noite. Gostei muito dessas explicações. Quero comprar minha passagem de trem de Bolonha para Roma mas não tenho cartão de crédito. Minha dúvida é se tem algum problema em comprar no cartão de outra pessoa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Se aprovavarem a compra com um cartão diferente do nome do passageiro, tudo bem. (Na Alemanha não pode: o cartão de crédito é pedido como identidade).

Flavio Paiva de Oliveira

Posso comprar ida e volta no site da trenitalia numa mesma operação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! Sim.

Joana
JoanaPermalink

Olá Flávio

Comprei 4 bilhetes de Veneza para Milão e consegui pôr os nomes dos passageiros. No entanto, o último passageiro tem um erro no último nome (em vez de Candido está Candida). Há problema?

Li em vários sites que apenas precisamos de apresentar a folha do bilhete com o código. Mas na folha diz que pedem ID para confirmar a pessoa. Devo tentar alterar o bilhete?

Obrigada pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joana! Não tem problema.

Juliana
JulianaPermalink

Tbm aconteceu isso comigo, veio somente o segundo trecho da viagem com os nomes dos passageiros, o primeiro trecho de Milão a Verona não veio o nome dos passageiros, será q tem algum problema? Onde posso verificar isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Não tem problema.

Bruno
BrunoPermalink

Olá! Eu e minha esposa estamos um pouco inseguros com relação a bagagem nos trens, principalmente na Trenitalia, que não deixa muito claro se há ou não limite de tamanho. A princípio, estaremos com uma bagagem G (75 x 47 x 30), uma M (67 x 37 x 27) e talvez uma mochila cada. Existe algum limite de tamanho de mala?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Com exceção da Renfe e do Eurostar, não há limite de bagagens. O limite é o que você consegue carregar para dentro do trem e encontrar um lugar para armazenar. E acredite no que já dissemos inúmeras vezes em todos os posts de trens: NÃO LEVE MALA G PARA TRENS. Leve mala M no máximo. Mala G é um trambolho que vai atrapalhar muito a sua viagem. Não se viaja à Europa em roteiro picado com mala G.

Anquises Lisboa
Anquises LisboaPermalink

Parabéns! Belo trabalho, esclarecedor e bastante didático.
Abraços.

Marcia
MarciaPermalink

Como faço pra reaver o valor gasto numa compra online que fiz na trenitalia e não utilizei o ticket?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Cada tarifa tem suas regras de reembolso. Você precisa conferir as regras da sua tarifa. Passagens promocionais normalmente não dão direito a reembolso. Depois da data, então, acho que nem as passagens mais caras permitem reembolso -- mas de todo modo, dê uma olhadinha no que diz o seu bilhete.

Saulo
SauloPermalink

Boa noite,

Muito obrigado por esse passo a passo! Com ele consegui comprar passagens direto no site da Trenitalia sem dificuldades. Jamais teria conseguido sem a ajuda de vocês e também graças a esse blog viajo cada vez mais de forma independente.

Grande abraço.

Andressa Klein Ferreira

Boa tarde, efetuei a compra de uma passagem, fiz todo o procedimento do pagamento mas depois fui encaminhada pra página inicial do Banco do Brasil, e não havia instrução nenhuma de verificação. Não entendi, não apareceu a tela final de confirmação mas coloquei todos os dados do meu cartão, poderia me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andressa! Talvez o seu cartão não esteja alinhado aos sistemas Verified by Visa ou MasterCard SecureCode.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas

Paula
PaulaPermalink

Boa tarde. Preciso urgente de ajuda. Comprei bilhetes da Trenitalia hoje, e quando iria aparecer a tela com os dados da compra houve um problema na internet e a pagina nao carregou. So q fui cobrada. Como fiz a compra sem me cadastrar, não tenho acesso aos bilhetes pois nao recebi e-mail nenhum. Sera q perderei a compra?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Peça estorno junto ao seu cartão de crédito.

Jackson Lincoln
Jackson LincolnPermalink

Olá. Boa noite.
Tenho uma dúvida. Eu sei que tem o trem leonardo express do aeroporto a Termini. OK!
E vi que tem tipo um trem regional do aeroporto a estação de Tiburtina... Alguém já usou este trem por aqui?
É praticamente a metade do preço do Leonardo e é possível comprar pelo site da TrenItalia, pois estou pesquisando sempre.
Obrigado pelo passo a passo. É muito fácil, já comprei varios trechos para janeiro. Chega tudo no email bem certinho. Ainda bem que aceitam paypal, pois a Caixa está de brincadeira em ter cartões sem a tecnologia security...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jackson! É um trem regional como qualquer outro que você pegará na Itália nos lugares não servidos por trens de alta velocidade.

Jackson Lincoln Lopes
Jackson Lincoln LopesPermalink

Obrigado!!!
Só esqueci de fazer mais uma pergunta. É sabido que os tens regionali atrasam até meia hora e os freccia, pouca coisa.
Eu estou para comprar uma passagem (uma compra só na mesma passagem, mas dois trechos) de Ímola a Firenze, com baldeação em Bologna. No entanto, de Ímola a Bologna é regionali e de Bologna a Firenze é freccia. O tempo na estação de Bologna Centrale é de 30 minutos. Se caso eu compro esse bilhete de trem de Ímola a Firenze, e o primeiro trem (Ímola/Bologna) atrase muito e chego em Bologna e perco o trem de Bologna a Firenze, a Trenilita é responsável pelo problema e me realocar? Funciona como as operadoras de voo? Espero que tenha sido claro na explicação do meu futuro problema.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jackson! Em 13 anos de blog nunca vieram aqui reclamar de alguma situação como a que você descreve. Com certeza a Trenitalia abonaria um outro trem, mas se acontecer é melhor passar no guichê antes de subir em qualquer Freccia.

SERGIO ALBERTO DE QUADROS

Excelente site para tirar as dúvidas sobre a Itália e seus transportes ferroviários. Iríamos gastar R$2000 reais com uma agência de turismo, e graças e este site compramos as mesmas passagens por um quarto do valor.
Agradecemos muito ao "boia" pelas várias dicas.
Um forte abraço!!
Sérgio e Daniela

Luiz
LuizPermalink

Boa tarde, estou comparando passagens no Trenitalia e Italo, entretanto o Italo tem que se cadastrar e somente aceita moradores da Italia, esta correto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Não era assim não... talvez você tenha clicado em algum programa de milhagem da cia.

Katia
KatiaPermalink

Boa tarde
Comprei minhas passagens ontem de Roma para Veneza no site da Trenitalia, só que não escolhi os assentos, ou não apareceu e não vi ou não tinha mesmo, meus assentos são 5d e 6d Freccioarossa, não acho nenhuma imagem de lugares desse trem, minha dúvida é, estamos de frente um para o outro ou um atrás do outro.
Brigada
Amo suas dicas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Não dá para saber. Provavelmente são de frente um para o outro. O sistema aloca automaticamente o que há de mais perto.

JULIO
JULIOPermalink

Bom dia!
Excelente passo a passo, meus parabéns! Pesquisei vários blogs e não encontrei nada neste nível.

Caroline
CarolinePermalink

Olá!
Gostaria de dicas para ir de Siena para Roma de trem. Pesquisei e vi que a opção seria fazer uma conexão em Florença, comprando duas passagens. É isso mesmo ou teria outra dica melhor?
Parabéns pelas sempre ótimas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Roma-Siena é um trecho para fazer de ônibus. Sai da estação Tiburtina. Florença-Siena também é para fazer de ônibus. Destinos da Toscana aonde é interessante ir de trem: Pisa, Lucca, Arezzo, Cortona. Bolonha, na Emilia-Romagna, e Assis, na Úmbria, também têm boas ligações de trem. San Gimignano pode ser visitada, a partir de Florença, tanto de ônibus quanto de trem (baldeação para ônibus em Pongibbonsi). O Chianti e o Val d'Orcia devem ser explorados de carro ou em tour.

Caroline
CarolinePermalink

Olá! Desculpe insistir mas o trecho que preciso mesmo fazer é de Siena para Roma. Temos reservas nessas duas cidades, Roma na sequencia de Siena e havíamos planejado ir de Siena para Roma de trem mas as opções são apenas de viagens passando por Florença, o que estamos considerando perda de tempo e dinheiro. Então pergunto, como é a viagem de ônibus de Siena para Roma? Recomendam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Se o trecho Roma-Siena é para ser feito de ônibus, o trecho Siena-Roma também é... Você chegará à estação Tiburtina do metrô.

Caroline
CarolinePermalink

Obrigada pela dica! smile

Angelica
AngelicaPermalink

Olá, Bóia! Eu e meu marido vamos para a Itália em maio/18. É a primeira vez e viajamos sozinhos. Vamos chegar em Roma e ir direto para Florença.É melhor ir de trem ou ônibus? Qual é a melhor opção de trem É possível comprar as
passagens na hora? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! Não complique a sua viagem. Já é suficientemente cansativo fazer a viagem transatlântica. Chegar numa cidade depois de uma noite maldormida no avião e ainda ter que se entender com trem, aumentando a duração da viagem até o destino final, é exigir demais da cabeça e do corpo. Além do quê, é muito difícil determinar o intervalo necessário entre a chegada no aeroporto, com trâmites de imigração e bagagem, e o horário de pegar o trem, numa outra estação. Fique os dias que você ficaria em Roma na ida, ou divida os dias entre a ida e a volta. Passagem na hora custa sempre a tarifa cheia, se você comprar com antecedência consegue descontos de até 70%.

Angelica
AngelicaPermalink

Ok. Obrigada pela "dica"

Cristina Leivas Marchi
Cristina Leivas MarchiPermalink

Quando os trechos dentro da Itália são servidos pela Italo Treno, prefira esta empresa, pois costumam ser bem mais baratos e os trens são até nelhores que o da Trenitalia. Instale o aplicativo, pois eles enviam constantemente promoções de até 50desconto. Valem muito a pena!

Marcio
MarcioPermalink

Vou fazer o trecho Milao x Veneza, mas estou com duas duvidas:
1. O trem da Eurocity internacional é o mesmo que o trem Intercity?.
2. O Eurocity internacional é quase bom quanto o trem da Frecciarossa? pergunto pois o preço é bem menor.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Esses Eurocity são trens que vêm da Suíça. Não são tão modernos quanto os Freccia ou os Italo, mas são melhores que os Intercity italianos.

Nara Busarello
Nara BusarelloPermalink

Olá! Muito obrigada por compartilhar informações tão valiosas!

Tenho dúvidas quanto às formas de pagamento.

1 - Comprando com cartão de crédito internacional são cobrados 6,38 IOF?

2 - Comprando com Paypal quais são as taxas?

Basicamente, gostaria de saber qual método é o mais vantajoso!

Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nara! Nas duas há a cobrança de 6,38% de IOF. O que é pouco tendo em vista a economia de 30% a 70% que você pode conseguir. Se você deixar para comprar na Itália com dinheiro vai precisar enfrentar fila na bilheteria. Mesmo se você for fazer apenas trechos regionais, que têm preço fixo, perder seu tempo na fila a cada viagem vai sair mais caro que o IOF.

Derossi Mariz
Derossi MarizPermalink

Estou viajado para Italia, estou comprando as passagens no site www.trenitalia.com.br. No final da compra esta aparecendo uma taxa gestão de gastos no valor de R$ 20,00 por passagem O que significa isto

Resumo da Reserva
Save your trip plan
1 ⍜ Journey 147.36 R$
Gastos de gestao 80.00 R$ icons/235 on day 22-02-2018 4 Adultos Origem Verona Porta Nuova Destino Veneza S. Lucia Depart at 10:21 arrives at 11:48 ORDINARIA: REGIONAL 2nd Class
Esvaziar carrinho
Subtotal 227.36 R$
Tax value 9.40 R$
Valor Total 236.76 R$

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Derossi! A Tremitalia, com m, é uma agência brasileira. Por isso cobra encargos.

Fabiano
FabianoPermalink

Boa tarde! Há isenção do pagamento da tarifa para bebês? Minha filha terá 1a 4m na data da viagem à Itália. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano!

Crianças até 3 anos não pagam se conduzidas no colo ou em pé. Entre 4 e 12 anos (nos trens regionais) e 4 e 14 anos (nos trens nacionais) pagam 50%. Crianças de até 3 anos que viajem sentadas no próprio assento pagam 50%. Selecione "ragazzi" no motor de busca.

Fabiano
FabianoPermalink

Selecionei, por ex., dois adultos e coloquei 01 ragazza. A tarifa cobrada foi maior. Ex.: Milano Centrale até Bergamo fica 13,80 nessa opção. E com apenas com dois adultos fica 11,00. Está correto?
No momento da compra eu preciso colocar no site 01 ragazza (mesmo que ela vá no meu colo)? Ou coloco apenas os dois adultos?
Obrigado, novamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano! Se viajar no colo, não precisa colocar. Se você colocar 1 ragazzo, será cobrada uma meia-passagem.

Fabiano
FabianoPermalink

Grazie.

Michelli
MichelliPermalink

Bom dia Ricardo!

Adorei as dicas e o passo a passo. Consulto sempre seu site para programação de viagens e indico: o melhor! Parabéns!

Tenho uma viagem programada e gostaria de sugestões: Em maio/18 levarei meus pais para a Europa. Será a primeira viagem deles para lá. Chegaremos em Paris dia 02/05 e, dia 07/05, iremos para Roma, até dia 14/05, quando iremos para Amsterdã e fecharemos o roteiro em 18/05.

O sonho da minha mãe é conhecer o Vaticano, e do meu pai Veneza. Não comprei inicialmente aéreo que incluía Veneza porque estava muito caro. Pensei em alugar um carro e fazer o trecho (Roma-Veneza) entre os dias 08 e 12/05, conhecendo algumas cidades, com retorno de trem.

A opção trem ida e volta ou mesmo avião, voo interno, não está descartada, mas me preocupa o leva e trás de malas. O que sugere? Ah...eles estão com 66 anos e, por mais que são animados, não queria algo muito cansativo, visto a quantidade de dias de viagem.

Meu marido e eu fizemos Paris - Veneza - Roma, todos os trechos de avião. Nunca dirigi por lá.

Obrigada!!!

Mi

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelli! Ao alugar um carro você arranja mais um 'idoso' para cuidar. Carro é só para transitar por regiões delimitadas, onde o trem não chega. Dá um trabalho danado entrar e sair das cidades, encontrar hotéis com estacionamento, encontrar estacionamento. Sem falar no custo de estacionar, combustível, pedágio e as multas que inevitavelmente chegarão. (Pesquise multas na Itália, você verá que não há quem escape.) Trem é muito mais civilizado. Se precisar, contrate carregador nas estações e ande de Uber entre hotel e estação. Sairá mais barato e será mais confortável do que cuidar de um carro durante todo o percurso.

Se quiser alugar um carro para fazer a Toscana, alugue ao sair de Florença -- depois de passar dois ou três dias na cidade -- e monte base nos arredores de Siena. Dali você consegue fazer boas viagens de carro. Entregue o carro de volta em Florença e chegue em Veneza de trem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/toscana

Paulo Modesto
Paulo ModestoPermalink

Bom dia!

Por favor, fui fazer a compra para o trecho de Roma para Florença do representante brasileiro tremitalia e não tinha a opção de escolha dos acentos. E isso mesmo não e possível escolher? Somente é possível pela trenitalia?
Obrigado e parabéns pelo conteúdo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não temos experiência na Tremitalia. Mas o que acontece na Trenitalia é a alocação automática de assentos nos trens rápidos. A rota Roma-Florença é feita por trens rápidos que, na Itália, não carregam passageiros em pé, então a toda passagem vendida corresponde um assento.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalink

Não vale a pena comprar pelo site em português. A taxa é abusiva , principalmente se for para vários locais. Melhor comprar na estação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Luiza! Só vale a pena comprar na estação se for trem regional, que não varia de preço. Se você deixar para comprar na estação um trem de alta velocidade, Freccia ou Intercity, vai pagar tarifa cheia e vai arriscar não ter sobrado lugar. Compre com descontos de 30 a 50% no site italiano da Trenitalia.

adriano
adrianoPermalink

Ei Pessoal tudo bem?! Compramos duas passagens na categoria Premium do Frecciarossa (Milao - Padua). Os assentos são 10B e 11B. Mas nos mapas dos assentos da internet parece nao existir o assento 10B. O que acham? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Se o assento está marcado na sua passagem, ele existe.

Maiza Guerreiro Vasconcelos

Acabei de emitir passagem de Como S Giovani para Firenze S M Novella, através do site trenitalia.com. Observe que o Google lhe direciona para o tremitalia.com.br. Post continua atual.

Silvio
SilvioPermalink

Olá! Se eu comprar com com 90 dias de antecedência bilhete (MIlão/Belluno) sendo o primeiro trecho freccia e o segundo(cambio) regional, já será emitida as duas passagens?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvio! Acredito que sim. Mas simule a compra separadamente para ver se não sai mais barato.

Lívia
LíviaPermalink

Olá,
Estou fazendo simulação de compra para o trecho Berna x Milão. Li em algum lugar que o Swiss Pass só é válido para viagens dentro da Suiça, porém no site da Trenitalia aparece uma opção de passagem com um bom desconto que é a "Ga Switzerland" que diz o seguinte : Holders of: Swiss general Abonnment, Swiss Pass, Swiss Flexi Pass, Swiss Card, Swiss Transfer ticket or Abbonamento Arcobaleno on the routes Italy-Canton Ticino.
Será que posso escolher essa opção de passagem? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lívia! Aparentemente, sim.

Augusto Silva
Augusto SilvaPermalink

Comprei duas passagens de Savona para Roma mas esqueci de colocar os nomes das pessoas. A compra foi realizada com sucesso. Será que terei problemas na hora de viajar, pois não tem os nomes escritos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Augusto! Problema nenhum.

Maria Cristina
Maria CristinaPermalink

Boa tarde,

No processo de comprar as passagens, após colocar meu nome, email e telefone, aperto para prosseguir para o pagamento mas aparece um erro: Codice di errore: 23 I dati inseriti non corrispondono con quelli del titolare registrato. O que pode estar acontecendo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cristina! Primeira pessoa que relata essa intercorrência. Desculpe, mas sei o que pode ter acontecido. De repente vale a pena tentar do zero com outro navegador.

Maria Cristina
Maria CristinaPermalink

Consegui fazer a compra, mas somente quando não coloco o nome dos passageiros. Há algum problema se as passagens não tiverem com nome?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cristina! Sem problema.

Andressa
AndressaPermalink

Olá.
A trenitalia está 19,90 EURO, Milão-Veneza.
Como você deu uma ótima dica, entrei no site da Italo, e está 9,90EURO.
É a mesma estação, somente empresas diferentes correto?? Estação central de Milão, para Veneza Santa Lucia como consta na compra.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andressa! Olhei agora no site da Italo e o resultado da busca é bastante claro: traz o nome da cidade e da estação. Se estiver escrito Milano Centrale e Venezia S. Lucia no resultado da sua busca, é porque você sai de Milano Centrale e vai a Venezia S. Lucia.

Myriam
MyriamPermalink

Olá! Somos um casal de idosos querendo ir com a cara e a coragem para Itália e Suiça. Não contratamos agência, vamos comprar os bilhetes de trem e reservar hoteis etc sozinhos, com a ajuda de um filho. Como já tivemos uma mala roubada em Barcelona no onibus de conexão do aeroporto (descuidamos) e extravio de bagagem pela Lufthansa, numa só viagem, somos super preocupados com nossas malas. Para ficar de olho nelas, qual a dica pra ficar nas cadeiras próximas ao guarda-malas? Estou apavorada!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miriam! Você pode levar um cadeaso de bicicleta para usar no gradil.

Myriam
MyriamPermalink

Excelente dica! Obrigada!