1380 comentários

Também comprei passagens nesse valor…Milão x Roma e Roma x Florença em Maio!
Com isso fiz uma economia de 120 euros em passagens para mim e para minha esposa.

Ricardo e Bóia,
Graças a esse post comprei duas passagens Veneza-Florença por 9 euros cada na tarifa mini!!! Eu havia reservado 86 euros para esse trecho (valor cheio da tarifa de 2a classe). Uma economia de 68 euros!
Como as passagens são para 10/05, somente hoje a Trenitalia abriu os horários. Fiquei na última semana todos os dias entrando até que encontrasse. Valeu a pena!
Abraço,
Vinicius SS

O que é essa tarifa MINI? Por que é tão mais barato assim? É seguro comprar por essa tarifa?

    Acredito que é seguro sim, são apenas tarifas promocionais para quem compra com antecedência e pela internet. Já comprei tarifas promocionais de trens da Europa (TGV, Eurostar…) e nunca tive problemas.

    Olá, Caio! Como a Juliana disse, são apenas tarifas descontadas. Siga em frente 😉

Para quem vai viajar pela Itália de trem, a Trenitalia está com uma promoção de trechos a 9 euros! Já achei trechos (Milão x Roma e Roma x Florença) neste valor do final de abril até a primeira semana de Maio.

    Eu achei essa promoção hoje entre Firenze e Roma: Base 45EUR, MINI 9EUR 🙂

    Qual a antecedência aos horarios escolhidos vocês sugerem que cheguemos nas estações?

    Farei pernoite em Padova, Firenze e Roma, saindo desses hoteis 11hs para pegar trem logo depois.

    Idem em Malpensa Aeroporto: Meu voo do Brasil está previsto chegar 14:05. Seria arriscado eu adiantar a compra da passagem de trem para 16:22 com destino para Padova? Dá tempo ou melhor comprar para mais tarde um pouco?

    Obg mesmo pelas dicas!
    Sou marinheira de 1a viagem para Itália!

    Sds/Elianete

    Olá, Elianete! O Ricardo Freire recomenda nunca fazer conexões apertadas entre passagens que não têm vínculo. Não dá para prever quanto tempo seu vôo vai atrasar, nem quanto você vai ficar na alfândega.

    O ideal seria comprar a sua passagem AÉREA de ida até Veneza. Isso teria sido possível comprando uma passagem aérea multidestinos.

    Leia:
    O maior erro ao comprar passagens internacionais

    Agora você está num dilema: ou compra num horário apertado e corre o risco de perder a sua passagem e ter que comprar uma com preço cheio na hora (se houver lugar no trem!), ou compra uma passagem num horário seguro mas se arrisca a ficar mofando na estação de trem depois de uma viagem de noite inteira no avião.

    Entre o desembarque em Malpensa e a chegada à estação central de Milão você vai levar no mínimo três horas, por causa de imigração, bagagem e deslocamento.

    Não dá para pensar em comprar essa passagem de trem com um intervalo menor do que 5 horas.

    O ideal seria dormir em Milão e ir no dia seguinte.

    Leia também:
    Como montar seu roteiro de viagem à Europa

    Como enxugar seu roteiro

    Olá, obrigada pela orientação.
    Naquele dia que os consultei, fiz contato com o aeroporto e me disseram que 2hs são suficientes para desembaraço e translado até a estação de trem em Malpensa, então comprei para 16:43, pois tive receio de deixar para comprar na hora e não ter. Fiquei com a maior duvida, pensei nisso tudo o que vocês disseram, mas eu já tinha o hotel de Padova fechado, e ficar em Milão para seguir dia seguinte não aliviará a viagem e não conheceremos Milão.
    Todos os dias tenho monitorado o voo e tem saido de SP no horario e chegado em Milão no horario. E lá, pegaremos o trem na estação do aeroporto para Padova (tem baldiação em Milão mas com mesmo bilhete).
    Ah! As passagens foram compradas em Janeiro, pela TAM, que tem voo apenas para Milão, e a partir daí montamos o roteiro.
    Riscos: no dia da nossa chegada ocorrer algo que possa nos atrasar e perdermos a passagem, mas… a reserva nos dá direito a mudar UMA VEZ o que nos permitirá pegar um trem mais tarde se perdermos o das 16:43. Inclusive já enviei email para o hotel em Padova avisando que chegaremos à noite, pois o checkin deles é até 17:30
    Muito obrigada!!! Tenho fé em DEUS que seremos muito felizes, eu e minha sobrinha, nestes 11 dias na Itália.
    Abs, Elianete

Oi!
tentei fazer isso, mas não sei que que tem nesses dias que o preço ficou absurdo, eu não entendi.
Obrigada

Bóia!

Quero comprar um trecho Veneza – Munique
Quanto a opção de bilhete aparece a opção self service e receber em casa.
Esse self service posso retirar na estação quando chegar em Veneza? ou até em alguma outra antes??
É muito caro ir de avião então vou fazer um “passeio”de trem.
Obrigada

    Sim eu sei 100% disso, mas pagar € 92,00 por 7h35 de trem, ou $770,00 de avião, fico com os € 92,00. Avião é muuuito caro.
    Obrigada

    Olá, Kely! O erro está em primeiro comprar a passagem internacional, e só depois ir resolver o roteiro.

    O negócio é incluir os trechos intra-europeus na passagem internacional saindo do Brasil. Normalmente aumenta entre 100 e 150 dólares por trecho, é um ótimo negócio.

    Olá, Kely! Selecionando a opção “ticketless” você imprime sua passagem em casa. 😉

    Oi!
    Sim eu selecionei essa opção nos outros três trechos, mas nesse trecho não aparece essa opção. Só a de selfservice e a de receber em casa

    Oi!
    to vendo trecho Roma – Firenze 18/04
    Firenze – Milano 25/04
    Milano – Venezia 28/04
    e esses todos apareceram a opção ticketless por email.
    a de Venzia – Munchen do dia 01/05 só aparece na self service. Não sei se é por causa da data ou do trecho.
    Ah e Bóia deixa eu te explorar mais um pouquinho (sorry) o trecho de Milano para Venezia ele aparece 4 opçoes de preço
    Flexible …
    Base 32,5
    Carta Freccia day 16,30
    Mini 29
    Tentei descobrir o que é essa Carta Freccia day que é bem mais barato mas não tive sucesso. Por acaso vc conhece essa tarifa?
    Obrigada

    Olá, Kely! “Carta Freccia” é um cartão de passageiro freqüente que dá descontos. Fique com a Mini.

    O trecho deve ser disponível apenas na estação porque é internacional. Leve o cartão de crédito usado na compra. Se não conseguir imprimir na máquina, vá ao guichê internacional.

Ola,
Tentei reserva trem de Firenze para Pisa e todos horários estão com ND no lugar do preço. Q pena, só alugando carro…
Obg.

    Isso não quer dizer que não existam vagas, apenas que o preço não está disponível!!!

    André e Bóia, obrigada pela orientação. Já tenho todos percursos definidos, foi ajudar as reservas dos hotéis e comprar as passagens de trens. Pelos cálculos que fiz, não compensará eu comprar o Eurail Global, pois ficará mais caro do que comprando um a um pela Trenitalia.
    Duvida: Será que tem onde guardar bagagem em Siena?
    Vi que a viagem de trem entre Siena e Assisi leva mais de 4h. Pela duração das viagens compensam mais fazer bate-volta para cada uma a partir de Napoli, mas, se Siena tiver onde guardar-bagagem, poderei fazer Napoli-Assisi-Napoli em um dia e no outro fazer Napoli-Siena-Roma, guardando bagagem para conhecer a cidade antes de prosseguir viagem.
    O que vocês acham?
    Obg pela atenção.

    Nossa! Desculpa, eu pensei uma coisa e escrevi outra…. eu quis dizer Firenze 🙂
    Minha dúvida naquele dia era como fazer em 1 dia Firenze-Siena-Assisi-Firenze e vi que não dá porque não achei trem rapido entre Siena e Assisi, então pensei em visitar Assisi a partir de Firenze, e no dia de viajarmos com as malas para Roma, pegar o trem até Siena, deixar guardadas as bagagens e depois seguir para Roma.
    Acabei decidindo por não ir à Siena, e já comprei as passagens para dia 18/03 de Firenze direto para Roma, onde ficaremos por 5 noites, para conhecermos Roma, e ainda, fazermos bate-volta para Napoli/Pompei dia 22/03 seguindo uma dica de vocês. E dia 23/03, pegaremos trem de Roma para Aeroporto MPX onde voaremos de volta para o Brasil.
    Já comprei as passagens de trem principais, faltando apenas os trechos Firenze-Pisa-Firenze e Firenze-Assisi-Firenze.
    Muito obrigada por todas dicas de vocês. Na volta contarei td o que fizemos que deu certo ou não para ajudar os próximos viajantes.
    Abraços.
    Elianete

ahhhh de novo, que maravilha ter descoberto suas dicas… eu já havia entendido como comprar 2a clase e base, mas não havia entendido o MINI como você bem descreveu. Achei que teria que usar o base. Mas entendo que apos comprar não posso mais alterar certo? Então tenho que pensar bem no roteiro que farei antes de comprar. Ah! Vale a pena usar a 1a classe para conhecer? Ou o valor a mais não compensa a diferença?
Irei para Italia de 12 a 23/03, e farei Milano/Padova/Vicenza/Padova/Venezia/Padova/Firenze/Pisa/Firenze/Siena/Assis/Firenze/Roma/Napoli/Roma/Milano.
Viagem de sonho, pois sou bisneta de italianos e quero conhecer a terra dos meus bisavós: Vicenza e Padova.
Parabéns pelos detalhes e explicações bem didáticas.
Abraços,
Elianete

Consegui comprer, mas no email fala que o papel nao serve como ticket e que apenas devo informar o codigo da reserva a um funcionario já a bordo. Contudo, já li que a passagem deve ser validade na maquina da estação para não sermos multados, então o que faço? Preciso validar esse ticket, que não se diz ticket?

    Olá, Simone! Não há como validar o seu papel na maquininha. Você sobe com o seu recibo impresso, apresenta ao cobrador quando ele passar, e ele então vai emitir o ticket definitivo para você na maquininha dele.

Olá, com quanto tempo de antecedência consigo comprar as passagens de trem na Itália? Pelo TGV eu sei que são 03 meses…
Vou de Milão para Roma dia 15/05 e de Roma para Florença dia 19/05 e ao tentar comprar no site da trenitália não aparece opção nenhuma…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito