Zermatt a St Moritz no Glacier Express, o mais famoso trem suíço

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Glacier Express

"O mais lento trem expresso do mundo" -- sim, o Glacier Express é um trem com slogan. Em sete horas e quarenta e cinco minutos, percorre vales alpinos entre dois dos mais cobiçados vilarejos de montanha suíços: a democrática Zermatt e a metidíssima St. Moritz.

É uma viagem que pode ser feita em trens regionais (em três etapas: de Zermatt a Visp; de Visp a Disentis ou Chur; e finalmente de Disentis ou Chur a St. Moritz), comprando bilhetes na hora ou usando um Swiss Pass sem necessidade de suplemento.

A rota do Glacier ExpressEm alguns horários do dia, porém, a rota é feita sem baldeações, num trem megapanorâmico, com serviço de bordo especial. Este é o Glacier Express -- e para subir nele você precisa reservar e, mesmo com Swiss Pass, pagar um extra (falo dos preços ao final).

De todos os trens panorâmicos suíços, o Glacier Express (diga: glêixar) é o que tem mais pedigree. Bora embarcar?

Glacier Express

Tínhamos reserva no Glacier das 9h53, que nos entregaria em St Moritz às 17h51.

Glacier Express

Tivemos sorte com o tempo. O dia estava lindo. (Já pensou, oito horas num trem num dia de tempo fechado, com névoa?)

Glacier Express

Tirando a loteria do tempo, o único inconveniente dos trens panorâmicos suíços são os reflexos na janela. Descobrir ângulos para fotografar que reflitam o mínimo de elementos torna-se um passatempo oficial a bordo mrgreen

O primeiro trecho, até Visp (Viège, em francês) é o mesmo que tínhamos feito na ida, em trens menos luxuosos (veja aqui).

EntradinhaPorco e spätzli

Umas duas horas -- e muitas montanhas impressionantes, riachos branquinhos, pastagens idílicas, vaquinhas e vilarejos -- depois, começam a servir o almoço. É providencial: mais ou menos quando chega o prato principal, o trem entra num túnel de 42 km, o Túnel de Base de Lötschberg.

(O almoço, por sinal, é muito bom; a comida é totalmente preparada na cozinha do trem -- não é comida de avião, não.)

Quando emergimos do túnel, mais montanhas -- agora branquinhas --, mais rios, mais vilarejos cercados por pastos que já dispensam contraste adicional no Photoshop.

Glacier Express

Glacier Express

Glacier Express

Glacier Express

Mais ou menos na metade do caminho -- 4 horas e 20 minutos depois de sair de Zermatt -- o trem faz uma paradinha de meia hora em Disentis/Munstér, o vilarejo que é a maior cidade da Suíça onde predomina o reto-romance, o quarto idioma oficial do país.

Eu adoraria ter tido mais tempo para sair da estação e ouvir o idioma na rua... mas aproveitei para fotografar umas plaquinhas na estação mesmo. Não parece uma versão pirata do catalão?

Placa em Munstér/Disentis

Munstér (Disentis)

Munstér (Disentis)

Visto da estação de Munstér (Disentis)

Munstér/DisentisMunstér/DisentisMunstér/Disentis

De lá o trem continua a Chur, a cidade mais importante da região, e então inicia o trecho mais vertiginoso da rota.

Nas três horas e pouco de Chur a St. Moritz, o Glacier Express (ou qualquer trem regional na rota) segue pela Passagem de Albula, o trecho da Ferrovia Rética classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Os viadutos em curva são uma obra de arte.

Glacier Express

Glacier Express

Glacier Express

Glacier Express

E então, com os olhos embotados de Suíça, chegamos a St. Moritz...

Quanto custa

O bilhete de ida Zermatt-St. Moritz (ou vice-versa) custa 136 francos suíços (123 euros) na segunda classe; 226 francos suíços (205 euros) na 1a. classe. Quem tem Swiss Pass não precisa pagar a passagem. Crianças até 6 anos não pagam; até 16 anos pagam meia.

Mas atenção: além da passagem -- ou de um Swiss Pass válido -- é preciso fazer uma reserva de assento para os horários diretos e trens panorâmicos do Glacier Express. A reserva custa 33 francos suíços no verão, e 13 francos suíços no inverno. Crianças e adolescentes também pagam pela reserva de assento.

O almoço não está incluído. O prato do dia custa 30 francos suíços; a refeição com entrada, prato e sobremesa sai 43 francos suíços.

Sem Swiss Pass, o trajeto Zermatt-St. Moritz custa 145 francos suíços + a taxa de reserva (33 francos suíços no verão, 13 francos suíços no inverno).

Os trens convencionais (que rodam em outros horários e requerem baldeações) também custam 145 francos suíços, mas dispensam a reserva de assento.

(Veja todos os preços aqui.)

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

203 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

LINDO! Esse ficou me faltando!

Paulo Gaeta
Paulo GaetaPermalink

Muito legal, adorei tudo, os comentarios a fotos e dicas!
Estive na Suica em Fevereiro e fui no Bernina Express desde Zurich a Chur, St. Moritz terminando em Tirano na Italia. Eh um trem panoramico com vidros ate o teto tambem. Agora me deu vontade de fazer o Glacier Express na proxima viagem a Suica.

Merél
MerélPermalink

UOU!!! Que visual absurdo!

Joao Hollerbach
Joao HollerbachPermalink

Em maio fiz o trajeto Tirano a Chur no Bernina Express e achei as paisagens belíssimas. O trecho de Lugano a Tirano feito de ônibus(que faz parte do Bernina Express) é igualmente lindo, passando pela região do Lago di Como. Realmente para realizar as fotos é necessário algum malabarismo para driblar os reflexos nos vidros. De Chur é possível ir de ônibus(com belas paisagens também) até Bellinzona.

Gleiber Rodrigues (@Andarilho_Mundo)

Fiz o passeio pelo Glacier, mas no sentido Chur-Zermatt. Usei o Swiss Pass e paguei só a reserva (baratíssima!) de CHF 13,00 (eu nem acreditava que não precisaria pagar mais nada!). O passeio é realmente incrível. Me chamou a atenção que o staff do trem era quase todo de Portugueses! Nos sentimos em casa! Muito atenciosos e serviço de primeira para o almoço! Está sendo muito bom revisitar as Suíça através dos seus olhos! (no blog eu tb tenho alguma coisa sobre o Glacier: http://www.andarilhosdomundo.com/2011/03/cruzando-suica-de-trem-glacier-express.html )

Fe costta - viaggio mondo

Uau! Marilhosa experiencia! 8 horas eh pouco tempo para ficar curtindo as paisagens e testando os melhores angulos para fotografar! Acho que eu ia querer ficar 1 semana so neste trajeto! Hehehe wink
Lindo, lindo, lindo!
Bjs

Andre L.
Andre L.Permalink

Excelentes fotos!

Só uma correçãozinha de menor relevância. O Lötschberg Base Tunnel tem 34.572m de extensão, não 42km.

Durante o verão, entre Oberwald e Realp opera uma ferrovia turística a vapor sobre a Furkapass. O túnel que todos os outros trens usam tem 11km de extensão e foi aberto em 1980.

Angela - Alemanha! Por que não?

Lindo demais!Realmente é devagar, mas passa rápido. Para fotografar também tivemos dificuldades por causa do reflexo do vidro.
Lindas fotos,Riq! Agora bateu aquela saudades.A paisagem é deslumbrante.
Beijos e divirta-se!

olindo
olindoPermalink

Ricardo bom dia. Parabéns pelo seu trabalho. Uma pergunta: Qual o melhor lado para se escolher de Zermatt a St Moritz.Um abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Olindo, não me pareceu que algum lado fosse superior ao outro, não. As montanhas aparecem dos dois lados. O viaduto mais famoso faz curva pela direita (esse da foto), mas todo mundo fica de pé pra ver, então acho que mais ou menos tanto faz...

Guta
GutaPermalink

Nossaa!!! Esse passeio é o que eu tenho mais vontade de fazer voltando para a Suiça! Lindo demais!

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Linnnnnnndo!

olindo
olindoPermalink

Ricardo bom dia. Obrigado pela dica, ela é importante.
Boa viagem e, um grande abraço.

Andre L.
Andre L.Permalink

A principal observação é vc não fazer esse passeio em horário de pouco sol. Em novembro, por exemplo, 18h já está escuro por lá. Se vc pegar um trem 14h em Zermatt, vai passar boa parte do trajeto sem uma visão boa da paisagem, escondida na penumbra das montanhas,

Lu
LuPermalink

Sempre ouvi falar desse trajeto e tinha mta curiosidade. Agora já vi que tem q entrar na minha lista!! Visual incrível!! Realmente, o tempo faz toda a diferença num programa como esse!!

Leandro
LeandroPermalink

Rick, tô adorando a série! Até que enfim você resolveu/conseguiu empreender uma boa temporada na Europa. Parabéns! Enquanto isso, eu também vou registrar, a partir desta semana, minhas impressões das férias que tirei na Itália em setembro, às segundas-feiras, no meu blog. Quando tiver um tempinho...

Márcia Marques
Márcia MarquesPermalink

Ricardo,
Qual é a melhor forma para ir de Milão à Zermatt ou Chur para tomar o Glacier Express ?
Vou estar em férias na Itália em Janeiro e já estava pensando em ir à Suiça também!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Aqui quem responde é A Bóia. Ao final da série o Ricardo Freire vai fazer um superpost com todas as possibilidades de acesso.

São duas horas de trem de Milão até Visp, de onde você pode subir a Zermatt (mais 1h15).

De Milão a Chur dá entre 3h35 a 4h, via Lugano, com baldeação em Belinzona, de onde você segue de ônibus.

Olindo
OlindoPermalink

Boia você tem ideia aproximada quando o Ricardo vai fazer esse superpost?
Um abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Olindo, eu estou fazendo à medida das minhas possibilidades. Não posso prometer prazos.

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Sonho de viagem.. No tempo de estudante não dava para cacifar uma viagem dessas.. Mas essa é uma das minhas viagens de sonho na Europa!!!

Maria Assunção
Maria AssunçãoPermalink

Olá pessoal gostaria de tirar uma duvida, se alguém puder me ajudar. Vou a Suica em marco e pretendo fazer o Glaciar Express , optei por Lucern e Bern como base, mas vou ter que passar uma noite em Zermatt ou St Moritz uma vez que o trem chega muito tarde.. Será que consigo me deslocar de uma destas cidades, no caso Bern ou Lucern para pegar o trem antes das 10 da manha em Zermatt ou em St Moriz?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Assunção! O sistema de bases é útil para aproveitar o que está nas redondezas da base. Se você precisa cruzar o país para começar um passeio, então você não está usando o sistema de bases, você está apenas complicando a sua vida.

De Berna é fácil subir a Interlaken, uma viagem superpanorâmica. De Lucerna você pode também pode ir a Interlaken, pelo Golden Pass, ou a Lugano pelo Wilhelm Tell Express.

Como a sua viagem é em março, recomendo que você espere o Ricardo Freire terminar a série da Suíça. Vai haver um post só com recomendações de itinerário.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Maria Assunção, o Glacier Express não se presta a bate-voltas. Ele precisa estar inserido dentro de um itinerário.

Como a Bóia disse, aguarde mais algumas semanas até eu conseguir terminar a série.

Ou, como ela também já recomendou, concentre-se em aproveitar o que estará perto da sua base. A Suíça é toda linda. Temos que refrear a nossa tendência a achar que só o que está longe de onde estamos é que vale a pena ver.

Maria de Assunção
Maria de AssunçãoPermalink

Oi Ric e Bóia, realmente voces estão com razão, vou repensar este trajeto, uma vez que sai um pouco fora da minha rota. É por isto que sempre dou uma viajada aqui pois as dicas são valiosíssimas. Quanto ao novo post, estarei esperando ansiosamente.

fernanda
fernandaPermalink

Ricardo, tenho uma dúvida. Se tenho um passe para utilizar por 6 dias em um mês e uso para obter descontos nos outros trens da montanha que não são englobados pelo passe, conta como 1 dia de utilização?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Aqui quem responde é A Bóia. A resposta é sim.

fernanda
fernandaPermalink

By the way, não vejo a hora desse post com os roteiros... Minha lua de mel em maço está nas suas mãos! rsrsrs

Cecilia
CeciliaPermalink

Olá, pretendo fazer o passeio do Glacier Express em maio12. Uma dúvida, neste passeio o que vc fez com a mala? Levou no trem ou utilizou o fast baggage?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cecilia! O Ricardo Freire estava num grupo que usou o Fast Baggage, sim wink

Neusa
NeusaPermalink

Mas dá pra levar no trem tranquilamente.

Miguel
MiguelPermalink

Olá
Quem faz esse passeio no Glacier, deverá ficar hospedado, ao menos, por uma noite em St. Moritz, não é mesmo? Ou o trem volta em seguida?
Caso precise ficar hospedado, vocês teriam alguma sugestão de local?
Grato!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Miguel, os trens panorâmicos são interesantes para fazer em apenas um sentido, não vale a pena voltar o caminho.

Ir até St Moritz vale a pena se você for curtir a cidade (esqui, badalação, no inverno) ou se continuar até a Itália.

Fui meio fora de temporada e passei só uma noite, antes de pegar o Bernina Express a Lugano. Mas me encantei com o Romantik Hotel, que tem acesso apenas por funicular, nos arredores da cidade.

http://www.muottasmuragl.ch/en/

Tina
TinaPermalink

Chegarei em Zurique em 24/3/2012 e voltarei por Berlim dia 07/4/2012, minha intençao a principio é viajar de trem, entao gostaria de pitacos para fazer um roteiro conhecendo a suiça e depois a alemanha.

(desculpe se nao estiver fazer a pergunta no post certo, mas no perguntodromo os comentarios estao fechados, entao se nao estiver correto por favor transfira para lá!)

Tina

Andre L.
Andre L.Permalink

Tina, Alemanha é muito grande, vc precisa decidir onde quer ir!

Uma sugestão, sem saber mais dos seus gostos, do que vc pretende visitar, de que tipo de passeio te atrai, é vc dividir suas 14 noites assim:

- 3 em Luzern
- 2 em Montreaux
- 3 em Interlaken
- 1 em Chur (visite Liechtenstein)
- 5 em Berlin, mas voando desde Zurich para lá (e não andando 8h30 de trem)

Mas esse é um mero pitaco.

Angela- Alemanha, por que nao?

Olá Tina, sugiro Zurique, Luzern e a regiao sul da Alemanha em torno de Munique.Uma regiao maravilhosa que sempre recomendo aos meus clientes quando faço os roteiro personalizados é a regiao de St. Gallen. Visitar o Bodensee deste lado é incrível.

Vladimir
VladimirPermalink

Vou ficar 5 dias em Munique e está incluído passeios à Salzburg e Innsbruck em dias diferentes. Também tem as opções de castelos em Füssen (Neuschwanstein) e Landshut (Traunitz). Esse de Landshut ficamos com vontade de ir depois de ver no Blog "Alemanha, por que não?", da Angela, que já deu a opinião dela acima!!! Em Munique também tem bastante coisa para ver e visitar!

Tina
TinaPermalink

Tks Andre e Angela,
Eu peço pitacos porque pretendo fazer o trajeto de Zurique>Berlim de trem (comprando um passe que abranja os dois países, e pq fica mais barato (?)), mas fazer um roteiro que eu vá parando nas cidades/lugares que valem a pena conhecer, mesmo que eu me desvie um pouco da trajetória, pq realmente não tenho idéia de onde ir ou conhecer! Só gostaria de encontrar coma vaquinha da Milka pastando numa relva verdejante com uma margaridinha na boca! Eheheh

Quem já foi, por favor me ajudem.....podem pitacar a vontade....mandar roteiros prontos....qq dica!
Kisss tina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tina! Os únicos passes de trem que valem a pena são os passes internos, Swiss Pass e German Pass. Passes combinados são caros e restritivos. Você encontrará vaquinhas pastando em todos os trajetos suíços -- isto é, desde que não viaje no inverno, quando elas ficam confinadas em estábulos.

Para entender a Alemanha, dê uma passadinha no Alemanha por que não:
http://www.alemanhaporquenao.com

Angela- Alemanha, por que nao?

Olá Tina, nao se desespere!Passa lá no Alemanha! Por que nao? que faço um super roteiro completo para vc. Nos meus roteiros tem muita vaquinha da Milka e muitas cidadezinhas dos sonhos onde vc pode parar e desfrutar na rota entre Zurique-Berlim. Sua viagem vai ser inesquecível.

Bernadete
BernadetePermalink

Gostaria de viajar no trem Glacier..mas preciso de uma agencia de viagem que me oriente e faça o roteiro para mim, reserve hoteis etc me sujira um roteiro legal pela Suiça, de uns 15 a 20 dias.
Preciso de alguma dica de alguma operadora que possa me ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bernadete! Somos um site voltado para viajantes independentes! Infelizmente não temos agências na manga para indicar não.

Benicio
BenicioPermalink

Oi.Inicialmente parabens pelo trabalho e obrigado pelos posts da suiça...
Estou precisando de ajuda.
Vou para Genebra em julho, pretendo conhecer lausane, montreaux que esta proximo e fazer viagens em trens panoramicos.

Como o Golden sai de montreaux e e perto, pensei em viajar nele e parar em Luzern e ficar uma noite para conhecer.
E bom ficar em interlaken uma noite em vez de ir ate luzern?

porem dai para frente não sei o que seria bom.
Opção 1 - Chegar em Chur e pegar o Bernina
para depois prosseguir a viagem na europa indo para a italia
Opção 2 - Dar um jeito de pegar o Glacier e depois que chegar em zermatt não sei...

Dentro destes roteiros de trem todos da suiça qual,(is) seriam mais viaveis viajo com criança 4 anos e esposa, quero conhecer locais bonitos e fazer trecho em trem panoramico para depois prosseguir ou para italia ou para a frança...

Sei que são muitas perguntas mas ficarei grato pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Benicio! Faltam poucos posts para o Ricardo Freire acabar a série da Suíça. Como você só vai em julho, espere mais umas semanas, e tudo ficará totalmente claro na sua cabeça.

Ivete Alves Sotero.
Ivete Alves Sotero.Permalink

Primeiramente meus parabéns.

Estou com viagem marcada para Suiça e gostaria de saber.

1) o Glacier Express opera durante todo o ano? Soube que só a partir de 16 de maio. E o Golden Line de Lucerna a Montreux ?

2) Saindo de Zermatt como chego a Lausane ou Montreux de trem? Agradeço a informação. Ivete.

Fabio Marcelo
Fabio MarceloPermalink

Ola! Ja fiz a reserva para o glacier express, agora como faço para comprar a passagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! A reserva avulsa é para quem tem ou terá o Swiss Pass.

Quem não tem o Swiss Pass deve comprar por este caminho:
http://www.glacierexpress.ch/EN/spezial_offers/Pages/GlacierExpressStep1.aspx?catalog=GlacierExpress&productId=1001
Só que, pelo que simulei, você pagaria a reserva de novo.

Se você já pagou a reserva avulsa, tente comprar só a passagem ao chegar na Suíça, numa estação. Leve a sua reserva.

Marcelo Gonçalves
Marcelo GonçalvesPermalink

Olá Bóia! Eu já fiz a reserva avulsa para o Glacier Express e comprei o Swiss Pass. Para embarcar no trem, basta ter a reserva e o Swiss Pass validado na mão? Não preciso emitir mais nenhum bilhete/ticket de passagem na estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Basta que o seu Swiss Pass esteja na validade e que a reserva, já paga, seja para aquele horário.

Marcelo Gonçalves
Marcelo GonçalvesPermalink

Obrigado Boia! Mais uma perguntinha rápida: para trens comuns que não precisam de reserva basta embarcar no trem desejado com o Swiss Pass válido ou preciso ir ao guichê com o Swiss Pass para emitir um bilhete?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Basta ter um Swiss Pass válido. O fiscal passará pelo trem para ver as passagens; você mostrará seu passe.

Marcelo Gonçalves
Marcelo GonçalvesPermalink

Ricardo e Bóia, mais uma vez, obrigado. Vcs são DEZ! Parabéns pelo site!! E boas viagens para todos nós!!! wink

Viajando de trem « Paola Mirele

[...] ao longo da ferrovia, isso se você não estiver viajando num trem panorâmico, como o Glacier Express na Suíça, em que a paisagem é o ponto alto da viagem. Se Deus quiser e a Air France colaborar, [...]

Euler
EulerPermalink

Olá, pessoal. Li os comentários e dicas sobre a viagem de zermatt a st moritz, que pretendo fazer em abril/2012, após participar da maratona de paris em 15/abril. Gostaria de sugestões e informações sobre:
- onde é melhor adquirir os passes de trem, no brasil ou já na suiça?
-saindo de zermatt, é necessário ir até st moritz, ou com um trecho menor já é possível ver tudo que vale a pena?
-o passeio pode ser feito em trens alternativos, com menor custo ou só no glacier express? se existem alternativas, vale a economia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Euler! Conforme está bem explicado no texto, é possível fazer o roteiro inteiro nos trens convencionais. A diferença dos vagões panorâmicos é o tamanho das janelas.

O Swiss Pass pode ser comprado na Suíça, se você preferir. O preço é o mesmo.

Faça esta rota se você tem intenção de visitar St Moritz. Senão, o panorama que você terá nos passeios a partir de Zermatt será mais impressionante do que qualquer coisa que você avistará do trem.

Fernando Wanderley
Fernando WanderleyPermalink

Prezada Bóia, que dicas espetaculares.
Uma pergunta: que passeios são estes de Zermatt que você se refere neste post? O de ir ao Gornergrat, ou você está se referindo em fazer apenas um trecho de trem?
Obrigado!

Janice
JanicePermalink

Olá! Este blog está ajudando tanto!!!
Gostaria de saber se posso descer em outro ponto quando estiver no Glacier Express ou se tenho que seguir viagem até St Moritz. É que a hospedagem lá está muito cara...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janice! Pode descer em qualquer estação onde o trem pare.

Leia sobre hospedagem em St Moritz:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

Andrea
AndreaPermalink

Ola adorei o comentario e as fotos. Tenho uma viagem marcada de 13/05 a 30/05 onde tenho ja marcado 2 dias em praga Tenho 10 dias livres p/ conhecer alguns lugares que quero muito (budapeste, viena, suiça, munique, berlin e chegar em amsterdã onde ja tenho mais 3 dias marcado. Entao gostaria de fazer 2 a 3 dias em cada lugar e me interessei muito por esete post pois é um dos destino que quero fazer. Estarei vindo de viena p/ a Suiça para pegar o glacier express, terei 3 dias p/ desfrutar da Suiça incluindo o dia do glacier, por que aeroporto vcs me sugerem ir saindo de viena, qual o destino que devo fazer, pois terei 3 dias na suiça e de lá irei p/ Munique, como ir do destino final a munique? O que vcs me conselham a fazer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Sua viagem está muito corrida. Estabeleça prioridades, senão boa parte do tempo das suas férias você estará em deslocamento. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Maria
MariaPermalink

Bom dia!!

Socorro! Estou planejando 7 dias na Suiça e com tantas cidades belas e tantas rotas panoramicas estou perdida!!!! Gostaria de sugestões de roteiro para conhecer ao maximo e aproveitar ao maximo! Obrigada! E parabéns pelo site nota 10!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Você encontra todas as resenhas a partir deste caminho:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica/

O Comandante comenta que é complicado escolher mesmo mrgreen

Adelaide Brunilde Dornbusch Ender

gostaria de saber a hora de volta St Morits-Alemanha no dia seguinte ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adelaide! Consulte os horários no site oficial do Glacier Express: http://www.glacierexpress.ch/

Tania Viegas
Tania ViegasPermalink

Ola! Adorei as dicas. Foram essenciais para a minha programacao pela Suíça e me deixaram certa de que estou fazendo um roteiro maluco..... Farei a viagem com meu filho de 15 anos. Faremos : Milão (2 noites) - Lugano (2 noites) - st.Moriz (2 noites)- zermatt (2 noites)- geneva (3 noites) e mais 3 noites em amsterda... Acho que o certo seria ir subindo para Zurik.... Mas como queríamos descer no Glacier....

Gostaria de fazer alguns trechos de carro, mas a facilidade do trem me parece tao grande que estou em dúvida. O que acha de eu ir de Milao pra Lugano? Carro ou trem? Comprei onibus de Lugano a tirano e o bernina até st. Moritz. Depois desço para zermat no glacier ( vc acha "trem" demais?) ...

Já comprei o bilhete do berlinda.... Vc acha que ainda vale comprar o swiss pass?

Obrigada pelas dicas e pela clareza de sugestoes.

ABRS,

Tania

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tania! O Swiss Pass é o melhor investimento. Não há porque pegar carro na Itália e devolver na Suiça, você vai pagar caro por devolver em outro país.

Maria Eva
Maria EvaPermalink

Viajei hoje no Glacier Express e fui surpreendida do fato que apesar de ter um eurail pass para suiça e frança deveria pagar 75 por cento da passagem pois, segundo me contaram, o eurail pass é algo bem diferente do swiss pass... E, com cara de tacho, lá fui eu desembolsar 105 CHF pela passagem para nao ter que descer do trem, pode isso?!?!?! Aliás, acho que podemos montar a série " desempacotando os trens suíços"... Bonito é, mas... "CVC total"... Rsrsrsr

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Eva! Todo o trajeto do Glacier Express pode ser feito nos trens convencionais. Para entrar nos vagões panorâmicos é preciso reserva. Quem tem passe precisa pagar a diferença relativa a esse passe. Não recomendamos Eurailpass, porque são cobradas sobretaxas na maioria dos trens da Europa. Recomendamos o Swiss Pass.

Fatima
FatimaPermalink

Ricardo, sou sua fã.
Estou com algumas dúvidas depois de tudo o que li.
Pretendo pegar o glacier em St. Moritz e descer em Zermatt. Não tenho europass, pois venho de carro e vou devolver na locadora em St. Moritz.
1. Dá pra entrar com mala média no glacier? Alguma taxa extra?
2. Vou dormir em Zermatt duas noites e no dia seguinte vou para Interlaken. Algum trem barato de Zermatt pra Interlaken? E de Interlaken a Zurique, algum trem barato?
Abraços, Fatima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! Os trens panorâmicos carregam malas exatamente como qualquer outro. Recomendamos viajar com uma mala tamanho M de quatro rodinhas e uma mochila de mão.

Não há tarifas descontadas de trem na Suíça. Compre um Swiss Pass em St Moritz.

Para não pagar sobretaxa em trem panorâmico, tome os trens comuns que fazem as mesmas rotas. Está tudo explicado nos posts dos panorâmicos.

Fatima
FatimaPermalink

Valeu pelas dicas. Abraços.

Flavia
FlaviaPermalink

Oi Ricardo,
Vamos para Suiça dia 26 esta super em cima e tenho muitos duvidas
O que vc acha deste roteiro
26jul Zurique
27jul Zurique - Moritz (trem)
28jul trem Glacier Express (saida pela manha..tem esse horario
29jul Zermatt
30jul Zermatt- Interlaken (carro)
31jul Interlaken - Berna
01ago Berna - Lucerna - Zurique
02ago Zurique
03ago Zurique - Sao Paulo

Minhas duvidas o que mais vale a pena carro ou trem, esse roteiro vai ficar muito corrido, o tempo e curot vale mais apena fazer tudo de carro, help me

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Aqui quem responde é A Bóia.

Não é preciso fazer todas as estações de esqui sobre as quais você leu. Elas acabam sendo repetitivas. Monte base em Lucerna, faça os passeios de barco, visite Berna. Mude-se para Interlaken, faça todos os passeios. Siga a Montreux para experimentar um balneário suíço no verão, visite Lausanne de lá. Volte a Zurique.

Flavia
FlaviaPermalink

Oi boia,
Obrigado pela dica, mas sera que e melhor fazer tudo de carro ou trem, temque ter carteira de habilitaçao internacional, ouvi dizer que para periodos de ate 90 dias nao precisa de carteira internacional, isso procede...
O trem de chocolate vale a pena..
Obrigadao

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Recomendamos o Swiss Pass. Se quiser fazer de carro, sua carteira deve bastar, mas uma locadora mais zelosa pedirá a habilitação internacional.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Flavia
FlaviaPermalink

Oi Boia,
Fazendo esse roteiro que vc recomendou ficaria assim
26jul Zurique
27jul Zurique –Lucerna
28jul Lucerna - Berna
29jul Berna - Interlaken
30jul Interlaken - Zermatt
31jul Zermatt
01ago Montreux - Lausanne
02ago Lausanne - Zurique
03ago Zurique – Sao Paulo

Esse roteiro ~e bom, sei que vc nao colocaou zermatt mas acho qu da ne, o que vc acha
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Não pule todos os dias de cidade. Fique e volte, por isso recomendamos o Swiss Pass.

Chegue em Zurique e vá direto a Lucerna, são 50 min. Fique em Lucerna para fazer o passieo a Berna. Escolha entre Interlaken e Zermatt, não é preciso fazer as duas.

Lucerna está a meia hora de Montreux, não é preciso trocar de hotel.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/suica-interlaken-x-zermatt-x-st-moritz/

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Karen
KarenPermalink

Olá Ricardo
Sairei de Veneza e irei à Suíça, onde quero fazer este passeio no Glacier. Reservei um dia para ficar em st motriz, um em zermatt e um para o glacier. É melhor começar este passeio por zermatt ou st. Motriz? (após continuo para a Alemanha). Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karen! Aqui quem responde é A Bóia.

Fazer o Bernina (de Tirano a St Moritz), mais St Moritz, mais o Glacier (de St Moritz a Zermatt), mais Zermatt vai ser redundante, cansativo e de logística chata.

Você vai precisar ir de Veneza a Milão, fazer baldeação a Tirano, dormir em Tirano, pegar o Bernina no dia seguinte a St Moritz, então o Glacier no dia posterior a Zermatt, e não ficará em Zermatt o tempo suficiente para fazer os passeios.

Duas alternativas mais enxutas: durma uma noite em Milão e vá de lá a Zermatt via Visp ou Brig, ficando duas ou três noites em Zermatt; ou durma em Tirano, pegue o Bernina Express no dia seguinte e fique uma ou duas noites em St Moritz, seguindo de lá a Zurique.

Karen
KarenPermalink

Obrigado Bóia !
vou comprar o Eurail pass para usar na Alemanha, Itália e Suíça. Sabe como funciona para usar no Glacier Express?
Obrigado,
Karen

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karen! É preciso fazer reserva e pagar o suplemento.

Não recomendamos Eurailpass.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Fatima
FatimaPermalink

Olá Ricardo,
Parabéns pelo post! Sempre leio antes de montar o meu roteiro. Pelo que li 1 mês para a Suiça é pouco! São muitas possibilidades. Em janeiro/2013 estarei em Portugal a trabalho e terei 1 semana de férias. Gostaria de ir com o meu filho (13 anos) a Suiça. Gostaríamos de conhecer uma estação de esqui e/ou cidades da Suiça. O que você sugere?
Obrigado,
Fátima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! Lucerna é uma base ótima, de lá você vai a Berna. Depois vá à estação que você achar mais interessante: Interlaken ou Zermatt; quanto mais dias você ficar (tipo no mínimo 3), mais vai aproveitar.

Fatima
FatimaPermalink

Olá Boía,
Eu pensei no seguinte roteiro:
(Tenho que começar por Zurich pois a TAP não voa para Bern ou Lucerne)
1.dia Porto – Zurich
2.dia Zurich
3.dia Trem para Lucerne
4.dia Ida a Bern e voltar para Lucerne
5.dia Trem para Zermatt
6.dia Zermatt
7.dia Trem para St Moritz
8.dia St Moritz
9.dia Trem para Zurich
10.dia Volta para Portugal
O que acha de roteiro? Em relação aos dias em cada lugar está legal? Nesse caso o Swiss Pass não seria aconselhável?
Obrigada,
Fátima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fatima! Num tempo tão exíguo, Zermatt e St Moritz é pouco produtivo. Fique mais um dia em lucerna e mais um dia em Zermatt e passeie mais. Os trechos de trem já serão suficientemente panorâmicos.

Hugo
HugoPermalink

Olá!Pretendo fazer o Glacier Express em novembro,para isso vou comprar o swiss pass,porém não quero pagar a taxa de entrega para comprá-lo na net. Você acha que é perigoso deixar para comprar o passe e reservar o Glacier Express no dia anterior ao dia que pretendo fazer o trajeto?Será que tem perigo de ficar sem assento?
Muito grato,
Hugo

A. L.
A. L.Permalink

Em novembro só há 3 horários que te permitem fazer a viagem toda Zermatt-St. Moritz com luz do sol. É improvável que os trens turísticos estejam completamente lotado por ser inverno. Improvável, mas não impossível. Em último caso, vc pode ter de viajar com os trens regionais que fazem o mesmo percurso mas nào tem janelas panorâmicas.

Karine
KarinePermalink

Olá, estou planejando uma viagem de 15 dias para Alemanha e Suíça. Já fui para a Suiça, porém fiquei apenas em Bern e fiz o passeio para Schilthorn. Fiquei com muita vontade de fazer o Glacier Express. A viagem será em Novembro, será que corro risco de não conseguir ter uma vista boa das montanhas no inverno?
Vocês teriam uma sugestão de roteiro? Pensei em iniar pela Alemanha e ir de trem até a Suiça... estou vendo as opções do Eurail Global Pass, pois utilizaria na Alemanha também...
Enfim, ainda são muitas as dúvidas! rsrs
Aguardo sua ajuda!!! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karine! Não recomendamos Eurail. É melhor comprar passes intranacionais na Alemanha e na Suíça. É impossível garantir visibilidade em qualquer época do ano. Leia o que temos sobre a Suíça:

https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Karine
KarinePermalink

Olá, muito obrigada pela resposta. Já defini melhor o roteiro... na Suíça, minha base será em Lucerna, porém gostaria de fazer o Glacier Express e passar 2 noites em Zermatt. No entanto, vi que o Glacier não operará em Novembro! =(
Estou tentanto ver a opção de fazer o mesmo percurso em trens regionais, mas quando procuro os horários na Raileurope.com.br não consigo localizar opções de Chur a Zermatt, por exemplo (nem até Brig, Visp). Você saberia me informar se realmente é possível fazer o mesmo percurso por trens regionais?
Mais uma vez, obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karine! Não procure na Raileurope, o banco de dados não é completo, não traz trens regionais.

Procure na ferrovia alemã ( http://www.bahn.de/international ) ou direto na suíça ( http://www.sbb.ch/en ).

roseni
roseniPermalink

OLÁ! GOSTARIA DE SABER SE NO TRECHO DA VIAGEM MAIS VERTIGINOSO NÃO ACONTECE DE FICAR COM NÁUSEAS E ENJÔO?

Fatima
FatimaPermalink

Olá,
Existe alguma diferença entre o trecho Zermatt-St Moritz? O trajeto é o mesmo, ou seja, não faz diferença onde pegarmos o trem Glacier Express?
Abraços,
Fátima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fatima! A diferença é que o Glacier Express tem vagões panorâmicos. Nos trens regionais a janela é menor. Mas o trajeto é o mesmo.

Cristiane Mutri
Cristiane MutriPermalink

Olá!
Estarei perto de Chur no final do ano e quero fazer uma viagem nos trens panorâmicos. Glaciar ou bernina? Qual a melhor opção? Obrigada

A. L.
A. L.Permalink

O trecho mais interessante to Glacier Express 'e jsutamente o que fica entre Chur e St. Moritz. Dá pra ir e voltar até Tirano em um mesmo dia, só que a volta será quase toda na penumbra/noite.