Como foi a sua última reserva em pousada?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pousadas no BrasilSemana passada a grande Dri Setti desabafou no Twitter e depois fez um post no Achados sobre a dificuldade de se reservar pousada no Brasil.

Para ela -- e para boa parte da torcida do Flamengo e dos demais associados do Clube dos Treze -- é incompreensível que as pousadas não informem preços nos sites, e que demorem tanto para responder emails com tarifas e disponibilidade.

Na caixa de comentários do post da Dri aparecem alguns argumentos que explicam um pouco a situação: a dificuldade dos pousadeiros em mudarem as informações nos sites, a extrema variação de preços durante o ano, e o costume nacional da choradinha antes de fechar negócio.

Seja quais forem as razões, resulta que fazer uma reserva em pousada é uma novela para brasileiros e praticamente uma impossibilidade para gringos.

Vamos montar um dossiezinho? Conte aqui como foi o processo da última reserva que você fez numa pousada do Brasil.



Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


82 comentários

val
valPermalinkResponder

Pousada da Foca,Barra do Sahy...super tranquilo e organizados.

Alessandro Salvador

Pousada Kiriri-Ete (http://www.kiririete.com/) em Urubici, na serra catarinense respondem rápido por email, além de contar com tarifário por períodos e feriados na página de tarifas.

Karla Gê
Karla GêPermalinkResponder

Pousada Jara, em Conservatória. Liguei para lá e foram muito simpáticos, mas realmente através do site é impossível saber qualquer informação mais consistente. Se vc está fora do Brasil vai pagar uma boa grana em ligações internacionais.

Também reservei recentemente o Hotel Elite em São Lourenço (embora tenha nome de hotel é mesmo uma pousada) e fiz tudo pela internet. Nesse caso eles me responderam bem rápido e os trâmites todos puderam ser feitos por email em menos de 4 dias.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Pousada Victor Hugo, em Santo André - Bahia. Reservei por e-mail. O processo foi rápido , esclarecedor e simpático.
Mas concordo que em geral é bem difícil. E sinto muita falta do preço no site e de um mecanismo de. Reserva on line.

Rogério Bueno

Pousada Vila dos Pássaros, em Itacaré. Super tranquilo. Feito pela internet.

Rogério Bueno

Pousada Vila dos Pássaros, em Itacaré. Super tranquilo. Feito pela internet.

Marta
MartaPermalinkResponder

TODAS as pousadas de Boipeba: as poucas respostas que recebi me passaram preço em EUROS ou DOLAR (viram pelo meu e-mail que eu estava fora do BR). UM HORROR!!!! Acabei indo sem fechar nada e fiquei numa pousada que me cobrou um terço do preço que tinha me passado por e-mail!

liliana
lilianaPermalinkResponder

tambem concordo! prefiro ir quando nao tem feriado, sem reserva e quando chego escolho a pousada. Os precos para quem entra e pergunta geralmente sao muito mais baratos do que o passado pelo e-mail

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Mandei 3 e-mails (desde setembro) para a Pousada Alcobaça, em Correas (RJ), perguntando sobre tarifas para meio de semana e estou esperando até agora..

Adriana Pessoa

Foi na Pousada Mundo Verde em Trancoso: preferi ligar e negociar diretamente com o proprietário. Recomendo muito a pousada: perto de tudo e um bolo de cenoura no café da manhã que sofro até hoje só de lembrar: delicioso!!

Sílvia Oliveira

Minha última experiência com pousada foi em Tiradentes, com a Pousada 21 de Abril. Responderam rápido ao e-mail e o processo foi tranquilo. Mas durante minha pesquisa de hotel/pousada nas Cidades Históricas quase nenhuma colocava preços no site. Por outro lado, o que mais me irritava é que a maioria tocava música. :roll:

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Como se diz por aqui, música em site de pousada é o "ó do borogodó".

José Luiz
José LuizPermalinkResponder

Diria mais, tocar música ao abrir uma página é o fim para qualquer site!!!

Gustavo - Viajar e Pensar

Minhas últimas reservas em pousadas foram cotadas por Email, mas na hora do pagamento o bicho pega, fax com comprovante, você envia eles falam que não receberam e etc. Gostaria de ver uma operação desta com um Gringo, como eles querem que os gringo depositem e mandem fax de contas Brasileiras?
Mas todas as estadias foram boas e compensaram o embróglio inicial.
smile

zuzu
zuzuPermalinkResponder

A última foi o Toque, tudo por email , na época 2009/10. Depósito em conta corrente, etc.

Claudia Chow
Claudia ChowPermalinkResponder

Chapada dos Guimarães foi bem complicado, só a Paraíso do Cerrado (http://www.wix.com/paraisodocerradomt/chapada#!) foi super eficiente em responder prontamente o e-mail e me ligar para fechar o negócio por conta de disponibilidade de datas. E tem preço no site. Mas é mesmo raridade maioria delas nem respondem e-mail, tem q ligar.

Karina Pacheco

Pousada Vila Alferes - Tiradentes, eles são extremamentes burocráticos, além dos comprovantes de praxe ainda têm um formulário imenso que eles obrigam a preencher, informando todos os documentos, identidade, cpf, placa do carro e etc de todos os hóspedes!!!
O chato de não ter tarifa nos sites é que não dá nem para ter uma idéia de preço, para saber se a pousada é para o meu bico ou não.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Mandei e mail pedindo cotação pra duas pousadas no norte da Bahia,
não me responderam e resolvemos ir para o Rio de Janeiro.
Perdem os pousadeiros e perde o Estado com a desinformação da web.

Marcia Palhares

Já reservei por e-mail na Pousada do Caju, em São Miguel dos Milagres, sem problemas, e em Búzios, na Maria Maria. Sempre reservei por tel. em Tiradentes, no Pouso das Gerais (ótima). Da última vez, como não haviam vagas, resolvi tentar pelo booking. Consegui um quarto na Pousada do Ó e reservei. A princípio tudo certo. Minutos depois, me ligam dizendo que não havia mais a vaga, foi um engano, etc. Eu deveria ligar para o booking (???) para cancelar. Liguei. A pessoa que me atendeu disse que eu já havia passado do prazo de cancelamento!! Minutos (mesmo) depois!! Sendo que nem havia sido eu que cancelei, foi a própria pousada que se enganou. Achei o fim!! E, por fim , o atendimento do booking pelo 0800 foi extremamente grosseiro!

Ana Paula L R Amaral

Eu li esse post do Achados e concordei total. Ontem, para se ter uma ideia, tive q ligar meu skype para telefonar para 4 pousadas em Buzios para saber o preco das diarias. Elas ja estao com os valores (bem gordos por sinal) dos chamados "pacotes" de reveillon e carnaval, mas os valores da diaria em algumas nao aparece... Chato demais isso. E para saber se ha disponibilidade de quartos, tb temos q telefonar. Poxa, ate os hoteizinhos pequenos de Buenos Aires cotam as tarifas pelo proprio site!!!
Minha ultima experiencia foi com a Pousada Jeriba, em Jericoacoara. Apesar de maravilhosa, tive q solicitar os valores por telefone, eles me responderam por email e eu tive q pagar 50% por deposito bancario e os outros 50% do check out.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Eu não entendo como um site ao estilo do Venere ou Booking.com, que trabalha com hoteis independentes e de pequeno porte também, ainda não apareceu com força no Brasil. Até existem sites que listam pousadas, mas em geral com preços muito acima do que se consegue ligando diretamente no estabelecimento, diferente do que ocorre aqui.

Maria Cecilia
Maria CeciliaPermalinkResponder

A última reserva foi em Tiradentes, pelo Booking.com
Tudo muito tranquilo.

Nathália C
Nathália CPermalinkResponder

É muito estranho mesmo essa situação no Brasil! Principalmente depois que a pessoa se acostuma a resolver tudo pela internet nos hotéis e hostels internacionais..
Minha última experiência foi com a pousada Côte Sud, em São Miguel dos Milagres. Como o site não continha as tarifas, tive que ligar. O atendimento foi ótimo e simpático, e a troca de emails foi bem eficiente também. Maaas, seria bem mais fácil fazer tudo online, né?

Lena
LenaPermalinkResponder

Quando fui para Alagoas há 4 anos, a Côte Sud era uma das poucas, se não única, que tinha preço no site. Agora não tem mais. Entraram no esquema da região...

Fabio de Rezende

Eu mando de 20 a 30 e-mails para as pousadas da região que tem e-mail no site. Ou melhor, eu mando único e-mail igual para todas. No dia seguinte eu já tenho aproximadamente 10 orçamentos, nos próximos dias mais uns 5 ou 10. Aí vou negociando e tirando dúvidas por e-mail. As pousadas que respondem os e-mails tem minha preferência, pois se elas se preocupam com esta importante e gratuita forma de comunicação devem ser mais cuidadosas como um todo. Em poucos dias resolvo o problema. Fiz isso recentemente para Mauá e Bonito.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Fabio,
Faço exatamente como vc. Saiu copiando e colando o texto das mensagens e mandado para todas as pousadas selecionadas do destino.

Lena
LenaPermalinkResponder

Também faço isso. Às vezes preencho os formulários dos sites, mas na maioria das vezes envio um único email para todas.

Acredito que as pousadas com tarifário no site são poucas. Recentemente fiz uma reserva na Ilhabela, na Pousada Canto da Praia. Não tem tarifário e me me enviaram os valores por email. Algumas pousadas da Ilha disponibilizam o tarifário no site; até as mais sofisticadas, como a Maison Joly.

Fiquei também uma noite em Juqueí. Mesma coisa: umas com tarifário, outras não, mas em geral respondem os emails. Ex: Juquehy Praia com tarifário; Chez Louise et Louis, sem.

Mas tenho que concordar: muitas vezes oferecem tarifa melhor na negociação e às vezes até no próprio momento do check in, quando o quarto escolhido não agrada e oferecem o quarto melhor pelo mesmo preço.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Excelente idéia! Como nunca pensei nisso? Em Mauá quase nenhuma pousada mostra os preços na internet, com exceção dos preços abusivos dos feriadões. Então tem de passar email e negociar, porque cobram por cima.

Nicalle
NicallePermalinkResponder

A última foi a pousada Laguna Blue em Paraty. Foram muito eficientes por email, mas concordo que seria muito mais fácil pela internet.
E também tive que depositar 50% e mandar comprovante por fax... o que fica inviável para estrangeiros.

Mariana - Querido Bed&Breakfast Buenos Aires

Nossa, pura verdade. É algo sem explicaçao. O mais engraçado é que no site do Querido a gente colocou todas as tarifas, bem explicadinhas e visíveis. Ainda assim, eu te diria que 99% dos emails de brasileiros interessados em se hospedar conosco nos pergunta quanto é a tarifa. Nunca entendi bem o porquê: nao sei se já é o costume, se nao olham o site todo, se preferem ter uma resposta nossa por escrito confirmando as tarifas publicadas.

Mas, como dona de hotel, afirmo com toda certeza: é fundamental para agilizar o processo de reservas (e para ter a confiança do cliente informar) a tarifa no site.

Merél
MerélPermalinkResponder

Toda vez que vou viajar para algum lugar, mando email para mais ou menos umas 5 a 10 pousadas para conferir/perguntar as tarifas, disponibilidade de quartos, etc. Invariavelmente, acabo ficando com alguma das que responde mais rápido -- bom atendimento é primordial para mim, e isso começa no ato da reserva.

(Tendo a sentir profunda antipatia por pousadas que não colocam preços em seus sites.)

DOM ÂNGELO - PARATY-RJ
Na última vez que fui a Paraty, entre o Natal e o Ano Novo de 2010, uma das pousadas que me respondeu primeiro nessa rodada de consultas foi a Dom Ângelo. Os preços das diárias e pacotes constavam no site, mas escrevi para saber quais suítes estariam livres. Depois voltei a falar com eles por telefone e e-mail, para acertar reserva e pagamento, e sempre fui prontamente atendida. A Dona Ângela, proprietária, é uma figuraaaaaaaaaça.

Outras pousadas em que fui muito bem atendida desde o momento da reserva: Pousada Encantada (Trancoso-BA) e Pousada Coqueiros (Arraial d'Ajuda-BA).

Claudia Bertoni

Pousada do Caju, em São Miguel dos Milagres: excelente a presteza e atenção dos proprietários desde o primeiro contato. Minha última hospedagem foi em outubro/2011.

Karina Pacheco

Pousada Vila Alferes - Tiradentes, eles são muito burocráticos além do comprovante de deposito eles ainda pedem um formulário por hospede com CPF, ID, placa do carro e muito mais. Parece um teste para ser aceito como hóspede.
Não ter preço no site é ruim pois não dá uma base para saber se a pousada é compatível com meu bolso ou não.
Também uso a estratégia de mandar vários emails e depois só continuar a pesquisa com as que respondem. As outras já perdem o cliente ali mesmo.

Rodrigo Barneche

Nossa última foi a Pousada Fazenda Monte Negro, em São José dos Ausente - RS. Não tem preço no site, o contato foi por telefone e o comprovante da caução enviado por e-mail.

Foi tranquila a reserva,

Rodrigo Barneche

(continuando).. podemos dar um desconto pra esse pessoal pois a pousada não tem internet, os e-mail foram respondidos à noite, provavelmente por alguém que voltava todo os dias para a cidade. Mas sempre foram muito atenciosos, seja por telefone ou por e-mail.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Mas o que custa ter um sistema online de reservas com cartão de crédito? Uma simples busca no Google revela vários softwares em português que cuidam disso. É coisa de R$ 5 mil no máximo para uma pousada pequena.

O que me preocupa, em geral, é a mentalidade: se o hoteleiro está preocupado com gastar dinheiro com software e site (classificando isso de "bobagem"), como será que pensa em outros serviços na pousada (não me refiro a lugres ultraeconômicos de mochilheiros)?

Essa obsessão do depósito-comprovante-fax/email me irrita profundamente como consumidor no Brasil de serviços hoteleiros. É a mesma história desde quando a Internet não exisita, ou quase. O mesmo sistema de 1996-8.

Rodrigo Barneche

Mas é esse o tipo de pensamento que muito empreendedor tem, de que "internet, computador,..." é segundo plano. Principalmente aqueles dos setores que não prescindem de alta tecnologia (como o turismo).

No twitter o Riq disse tudo: O nosso mercado interno aquecido faz com que os proprietários de pousadas "não pensem" em turistas estrangeiros. Com isso o investimento em tecnologia, como um programinha para gestão de reservas e/ou um site atraente e sempre atualizado, é visto como "bobagem".

Ernesto, o pato

Em regra eu só acho que vale a pena reservar pousada pequena em feriados ou alta temporada. No mais, é ir nas recoemdnadas, conversar com o dono, e sempre verficar a possibilidade de um desconto pelo pagamento em dinheiro.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Ernesto, eu discordo respeitosamente. O tempo perdido nessa operação é grande, o local que você quer pode estar lotado ou fechado, e, se o destino for longe, a última coisa que eu quero é chegar em um lugar sem saber onde vou dormir. É a mesma história do "ir com fome ao supermercado": depois de algums centenas de km na estrada, a tendência de fechar logo negócio é grande. Prefiro decidir isso do conforto da minha casa.

Ernesto, o pato

Andre

Eu sempre gosto dos seus comentários, e já aprendi muito com eles.
Mas, rarissimante tive problemas desta maneira. Em Geral pego 2 ou 3 endereços, sempre de casa muitas vezes por recomendação dos trips,e as vezes pelo guia lonely plent, trip advisor, ou 4 rodas, e sempre foi tranquilo. E claro que estou falando da baixa temporada.
A maior vantagem é o desconto, que muitas vezes chega a 40% sobre o preço inicialmente pedido, como na minha última viagem para o Morro de São Paulo, durante dois dias úteis da semana,em outbro.
Mas, é claro que cada um tem seu modo de pensar.

Lena
LenaPermalinkResponder

Nunca tentem ir sem reserva para o litoral de São Paulo em final de semana, mesmo de baixa temporada. Se a metereologia indicar tempo bom, o risco é grande e o stress, ídem!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Minha última experiência foi em Pirenópolis, em Goiás, e tive que ligar para praticamente todas as que me interessaram! Os (poucos) sites que tinham preço, ressalvavam que a tarifa não valia para feriados. Os emails que mandei demoravam demais a ser respondidos. E o que mais me chateou foi que para reservar a pousada que mais me interessou (Cavaleiro dos Pirineus) era preciso: 1) autorizar o débito do valor total das diárias, em quatro vezes no cartão; ou 2) depositar o valor total das diárias antecipado, para ganhar um desconto que não chegava a 10%; ou 3) depositar 50% do valor para garantir a reserva e pagar o restante no ato do check-in (isso mesmo, na chegada, não na saída!). Achei abusivo e até discuti com eles por telefone, porque acho que o normal é depositar um valor pra garantir a reserva e pagar o resto no check-out, até porque o cliente pode não gostar da hospedagem e querer sair antes da hora. Mas eles argumentaram que não tinha jeito e que essa é uma praxe consagrada nas pousadas. É isso mesmo?

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Minha última experiência foi em Pirenópolis (GO). Tive que ligar para praticamente todas as que me interessaram. Os (poucos) sites que tinha preço, ressalvavam que a tarifa não valia para feriado (justamente quando eu queria ir). Os emails que mandei demoraram muito pra ser respondidos. E o que mais me chateou foi que a pousada que me interessou (Cavaleiro dos Pirineus) tinha as seguintes opções para reserva: 1) autorização de débito do valor total das diárias no cartão de crédito; ou 2) depósito antecipado do valor total das diárias, mediante mísero desconto de 10%; ou 3) depósito de 50% do valor e pagamento dos outros 50% no check-in (isso mesmo, na chegada, não na saída!). Achei abusivo e até discuti com eles por telefone, pois não gosto de pagar antecipadamente e já tive experiências "roubada", que requereram troca de hotel no meio do período. Mas eles foram inflexíveis e disseram que essa é a praxe nas pousadas. Não sei, nunca paguei assim antes. É isso mesmo?

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Pousada do Vale, Fernando de Noronha, com preços no próprio site. Depois, contato sempre por email, inclusive acertando parcelamento com a própria pousada, mediante depósitos bancários mensais. Tudo bem certinho, tranquilo, organizado.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Pousada da Espera, Itacimirim. Telefone, depósito na conta, envio de comprovante do depósito. Na Bahia, litoral ou interior, sempre telefono. O tempo para responder e-mail é longo. Acho, às vezes, que não abrem o correio eletrônico.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Bom, na Pousada do Toque, sem stress, Nilo responde rapidamente os e-mails sempre.

Quando quero outro lugar, sou ansiosa, entao costumo telefonar e tratar inicialmente assim e a seguir por e-mail, como na Pousada Beijo do Vento em Arraial d'Ajuda.

Gosto muito de fazer reservas pelo site da Splendia. Quando a pousada desejada faz parte das opcoes do site, para mim e' a melhor forma de reserva, tanto no Brasil como fora.

Guta
GutaPermalinkResponder

Foi uó! Em Boipeba, começo do ano, muitos e-mails depois sem nenhuma resposta...dai foi entrar no booking e reservar uma por lá mesmo, mais garantido, rápido...

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Na nossa ultima viagem ao Brasil eu quase desisti da viagem toda por causa das dificuldades para organiza-la, atè escrevi um post desabafo sobre isso: http://arquivodeviagens.wordpress.com/2011/05/09/turismo-no-brasil/ . Se o problema se limitasse a pedir o preço da diaria por email, eu ficaria bem feliz!

O duro è quando vc tem que fazer um deposito para garantir a reserva (Pousada Maravilha em Noronha e Pousada Baguà na Chapada dos Veadeiros), quando o hotel manda um preço para um email ".com.br" escrito em portugues e manda outro preço para um email ".it" escrito em ingles (Atlante Plaza em Recife)

E o pior: depois de ter virado a internet do avesso para achar algum contato eletronico do hotel Serra da Capivara em Sao Raimundo Nonato - PI, nao encontrei nada, nem site, nem email, nem facebook, nem nada. Mas acabei relevando - afinal a internet deve ser um luxo no interior do Piaui - e telefonei para fazer a reserva. Imagina a minha cara quando cheguei no hotel descobri que nao sò ninguem sabia da existencia da minha reserva telefonica, mas o hotel todo tem wi-fi gratis disponivel!

E como o assunto do post è reserva em pousadas, nao vou nem comentar sobre as dificuldades de se comprar uma passagem aerea com cartao de credito emitido fora do Brasil, sobre a diferença de preço no aluguel de carro para brasileiros e gringos (diferença de quase R$1000 reais na Avis por 10 dias de aluguel se o carro ficasse no meu nome em vez de ficar no nome do marido), sobre o fato de que um estrangeiro sò consegue tirar dinheiro de caixas eletronicos ligados com a rede Banco 24 horas, pq os outros caixas eletronicos nao possuem circuito internacional... A lista è longa...

Andrea Battoni

Minha última experiência foi com a Pousada Terra em Juquehy-SP. Super fácil! Site claro e organizado e todas as tarifas detalhadas, com pacotes de feriados e diárias diferenciadas - meio e final de semana. Atendimento sempre cordial e rápido!
http://www.pousadaterra.com.br/

Fernanda M
Fernanda MPermalinkResponder

Pousada dos Ofícios - Ouro Preto, tudo on-line, rápido e certo.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

A ultima reserva foi fácil, pelo booking.com na pousada Luxor Ouro Preto, mas fiz questão de reservar uma pousada pelo booking , e era a que tinha.

A tentativa anterior foi de reserva em Fernando de Noronha e foi terrível! Até comentei no post da Dri Setti. Mandei email para várias pousadas, poucas respostas, confusão com o booking.com , afinal segundo a atendente do booking as pousadas tbm não respondem aos emails deles... (é o booking teve que me ligar porque uma pousada fez uma confusão)

No fim teve que ser por telefone, pagar metade antecipado e mandar comprovante...

A outra coisa das pousadas brasileiras são os pacotes de feriado e até de final de semana. É quase impossível conseguir uma ou duas noites no meio de um feriado grande. E Búzios, Mauá, Petrópolis para um final de semana, só consegue duas noites. Pra conseguir só a noite de sábado só tentando na hora, com antecedência não rola, nem por email, nem por telefone, nada!

É triste essa dificuldade de marcar pousadas no Brasil.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Não lembro de ter tido muitos problemas, comom viajo muito com meus filhos, geralmente acabo ligando para perguntar detalhes do tamanho do quarto, bercinho, banheiro, etc...

Na pousada do toque , tem que ligar, mas não acho um problema. Em Trancoso, fiquei na Capim Santo e não lembro de ter tido nenhum problema.

No fim do ano vou para o nordeste. Como reservei com antecediencia, demorou para algumas das pousadas terem a tarifa de Ano No e em uma delas, achei uma tarifa no hoteis.com mais barata do que no telefone.

Talvez seja mais complicado do que fora, mas eu não tinha me dado conta disto. Sinceramente, gasto amis tempo conseguindo emitir as passagens no horario que eu quero, no dia que eu quero, do que com as pousadas.

Malu
MaluPermalinkResponder

Nos hospedamos na Pousada Alcatrazes por 5 dias, Juquey-SP, e foi tudo muito bom. Não tive problemas na reserva e cumpriram tudo que foi oferecido. Aliás, a pousada é o máximo: pé-na-areia, muito conforto, serviço impecável e no check in vc escolhe o que gostaria para o café da manhã e o jornal. Não faltou nada.

Malu
MaluPermalinkResponder

Completando a resposta acima, a Pousada Alcatrazes tem preços no site e a reserva foi por e-mail. Tem ótimo WIFI grátis em todas as dependências.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

"... costume nacional da choradinha antes de fechar negócio"?
Então quer dizer que eu não sou o único cara de pau??? grin

Ernesto, o pato

Claro que não.... E, hospedgem, especialmente em pousada, é um dos ítens mais negociáveis de qualqer viagem...

Tiago dos Reis

É verdade, Ernesto!
O engraçado é que na maioria das vezes em que eu choro a pousada abaixa o preço.
Tá certo que eu costumo viajar fora de temporada.
Mas já é uma economia e tanto!

Lilian
LilianPermalinkResponder

Minhas duas útimas experiências foram com a Pousada Mauá Brasil em Visconde de Mauá e na pousada Don Quijote em Búzios. Ema ambas a reserva foi super tranquila e não tive o menor problema. As reservas foram feitas pela internet e recebi a confirmação em menos de 24 horas.
Nunca tive nenhum problema com as minhas reservas feitas por telefone ou e-mail.

Adriana Setti
Adriana SettiPermalinkResponder

Achei engraçado como aqui muitas pessoas consideram "tranquilo" e "normal" precisar fazer uma ligação interurbana (ou mesmo enviar emails) para saber o preço de uma diária -- sendo que o Brasil é o único país do mundo que funciona sistematicamente assim. A pessoa que atende o telefone pode até ser um AMOR. Mas gente, lembra dos tempos em que as lojas não colocavam o preço nas etiquetas??? É a mesma coisa! Evoluir é preciso! Riq, valeu por levar o tema adiante. Juntos chegaremos lá!

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

A grande maioria das pousadas está na idade da internet lascada. A última reserva que fiz foi para um feriado em Visconde de Mauá, nem me lembro do nome. Mas a lenga-lenga é igual: 50% de depósito bancário, fax!!! do comprovante e pagamento em dinheiro na saída. O banco tinha que ser o Itaú - não havia outra possibilidade. Ou seja, se eu não tivesse uma conta no tal banco, teria que ir até uma agência e depositar no caixa eletrônico. Ou pagar 12 reais por um DOC. Imagino um gringo tendo que procurar uma agência do banco Itaú para fazer um depósito lá na Itália ou em qualquer outro lugar. E pior, depois disso, agendar uma visita a um museu da tecnologia para poder usar um fax.

Alice
AlicePermalinkResponder

Como me sinto ingênua! Não sabia dessa praxe de barganhar não...

Silvia Andrade

O post é enorme.. são muitos os problemas...
Alguém concorda que em Brasília tem muita gente dormindo no Ministério do Turismo? (ou acordado e fazendo coisa pior)
Falta incentivo e qualificação...
Se o exemplo não vier de cima fica difícil e o Brasil será sempre uma aventura tropical para nós (e tb para os estrangeiros) quando se tentar sair do eixo principal.
Infelizmente hoje é mais fácil reservar em Ushuaia lá no finalzinho da Argentina, do que encontrar um site que cumpra seu objetivo d fazer reservas em qualquer cidade do litoral deste imenso país.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Hotel Pousada Morada do Sol, em Maceió, outubro/2010 http://www.hotelmoradadosol.com.br/ Mandei email e o atendimento foi rápido e simpático. Melhor de tudo, o site tem os preços para baixa/média/alta temporada. É preciso mandar um sinal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar