Como foi a sua última reserva em pousada?

Pousadas no BrasilSemana passada a grande Dri Setti desabafou no Twitter e depois fez um post no Achados sobre a dificuldade de se reservar pousada no Brasil.

Para ela — e para boa parte da torcida do Flamengo e dos demais associados do Clube dos Treze — é incompreensível que as pousadas não informem preços nos sites, e que demorem tanto para responder emails com tarifas e disponibilidade.

Na caixa de comentários do post da Dri aparecem alguns argumentos que explicam um pouco a situação: a dificuldade dos pousadeiros em mudarem as informações nos sites, a extrema variação de preços durante o ano, e o costume nacional da choradinha antes de fechar negócio.

Seja quais forem as razões, resulta que fazer uma reserva em pousada é uma novela para brasileiros e praticamente uma impossibilidade para gringos.

Vamos montar um dossiezinho? Conte aqui como foi o processo da última reserva que você fez numa pousada do Brasil.

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


82 comentários

É muito estranho mesmo essa situação no Brasil! Principalmente depois que a pessoa se acostuma a resolver tudo pela internet nos hotéis e hostels internacionais..
Minha última experiência foi com a pousada Côte Sud, em São Miguel dos Milagres. Como o site não continha as tarifas, tive que ligar. O atendimento foi ótimo e simpático, e a troca de emails foi bem eficiente também. Maaas, seria bem mais fácil fazer tudo online, né?

    Quando fui para Alagoas há 4 anos, a Côte Sud era uma das poucas, se não única, que tinha preço no site. Agora não tem mais. Entraram no esquema da região…

Eu não entendo como um site ao estilo do Venere ou Booking.com, que trabalha com hoteis independentes e de pequeno porte também, ainda não apareceu com força no Brasil. Até existem sites que listam pousadas, mas em geral com preços muito acima do que se consegue ligando diretamente no estabelecimento, diferente do que ocorre aqui.

Eu li esse post do Achados e concordei total. Ontem, para se ter uma ideia, tive q ligar meu skype para telefonar para 4 pousadas em Buzios para saber o preco das diarias. Elas ja estao com os valores (bem gordos por sinal) dos chamados “pacotes” de reveillon e carnaval, mas os valores da diaria em algumas nao aparece… Chato demais isso. E para saber se ha disponibilidade de quartos, tb temos q telefonar. Poxa, ate os hoteizinhos pequenos de Buenos Aires cotam as tarifas pelo proprio site!!!
Minha ultima experiencia foi com a Pousada Jeriba, em Jericoacoara. Apesar de maravilhosa, tive q solicitar os valores por telefone, eles me responderam por email e eu tive q pagar 50% por deposito bancario e os outros 50% do check out.

Já reservei por e-mail na Pousada do Caju, em São Miguel dos Milagres, sem problemas, e em Búzios, na Maria Maria. Sempre reservei por tel. em Tiradentes, no Pouso das Gerais (ótima). Da última vez, como não haviam vagas, resolvi tentar pelo booking. Consegui um quarto na Pousada do Ó e reservei. A princípio tudo certo. Minutos depois, me ligam dizendo que não havia mais a vaga, foi um engano, etc. Eu deveria ligar para o booking (???) para cancelar. Liguei. A pessoa que me atendeu disse que eu já havia passado do prazo de cancelamento!! Minutos (mesmo) depois!! Sendo que nem havia sido eu que cancelei, foi a própria pousada que se enganou. Achei o fim!! E, por fim , o atendimento do booking pelo 0800 foi extremamente grosseiro!

Mandei e mail pedindo cotação pra duas pousadas no norte da Bahia,
não me responderam e resolvemos ir para o Rio de Janeiro.
Perdem os pousadeiros e perde o Estado com a desinformação da web.

Pousada Vila Alferes – Tiradentes, eles são extremamentes burocráticos, além dos comprovantes de praxe ainda têm um formulário imenso que eles obrigam a preencher, informando todos os documentos, identidade, cpf, placa do carro e etc de todos os hóspedes!!!
O chato de não ter tarifa nos sites é que não dá nem para ter uma idéia de preço, para saber se a pousada é para o meu bico ou não.

Minhas últimas reservas em pousadas foram cotadas por Email, mas na hora do pagamento o bicho pega, fax com comprovante, você envia eles falam que não receberam e etc. Gostaria de ver uma operação desta com um Gringo, como eles querem que os gringo depositem e mandem fax de contas Brasileiras?
Mas todas as estadias foram boas e compensaram o embróglio inicial.
🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito