Diário do blogueiro: uma passagem-relâmpago por Barcelona

El Pez, Barcelona

Barcelona entrou no roteiro apenas como ponto de apoio: o lugar onde pegar o vôo a Granada, ponto de partida para a etapa andaluz do périplo, de carro novo.

Eu poderia ter programado chegar de trem da França e já ir direto para o aeroporto — mas, como vocês sabem, não sou fã de conexões desvinculadas. O trajeto do dia já era suficientemente complicado: a gente tinha dormido em Carcassonne e precisaria rodar 120 km até Perpignan, onde devolveria o carro (lerês: abastecer, encontrar a agência da locadora) e pegaria o trem a Barcelona (lerês: ir da agência à estação — no caso, ficava ao lado — e emitir o bilhete físico no guichê com o cartão usado na reserva). Incluir mais uma perna (com traslado entre a estação de trem e o aeroporto, check-in e outras mumunhas mais) aumentaria bastante o stress de toda a operação. Resolvi seguir a receita que dou para todo mundo nesta situação: dormir uma noite na cidade da baldeação, curtindo o tempo livre sem, ahn, obrigações turísticas.

Hotel Pullman, Barcelona

Hotel Pullman, BarcelonaHotel Pullman, BarcelonaHotel Pullman, Barcelona

Aproveitei para experimentar o hotel Pullman, uma nova bandeira cinco-estrelas business da Accor. (Estou usando o apoio da Accor a esta viagem para testar todo o leque de bandeiras da companhia, de Etap a MGallery — só não fiquei em Formule 1. No final faço um post abrangente.) Gostei muito. O apartamento era grande, moderno e aconchegante (três adjetivos bem difíceis de juntar num mesmo quarto), com vista para o Peixe, a escultura modernosa da Barceloneta. A 200 euros com café da manhã para dois e internet, foi um ótimo negócio.

(Aqui vale um parênteses sobre tarifas: sempre que menciono tarifas que consigo no Hoteis.com ou, nesta viagem específica, em hotéis da Accor, vale lembrar que se tratam de tarifas públicas, conseguidas nos sites. Tenho uma verba para administrar, mas estou sujeito às mesmas tarifas de todo mundo, e também preciso ir atrás do melhor custo x benefício para fazer a viagem caber no orçamento.)

Calçadão da Barceloneta

O sábado estava quente (para a época) e ensolarado, e me surpreendi com o movimento na Barceloneta. Restaurantes e chiringuitos abertos, e vários malucos na areia, como se fosse verão (um ou outro até dentro d’água!).

Barceloneta

Barceloneta

Ao longe, envolvo pela névoa do contraluz, dava para ver a silhueta dubaína do W Barcelona.

W Barcelona

À noite, um encontro com a querida Carmen, nossa corresponsal barcelonesa, e o não menos querido Manolo. Passeamos pelo calçadão e depois demos um pulinho no Born, minha parte preferida da cidade. Fiquei impressionadíssimo com a muvuca em pleno novembro (de todo modo, era sábado à noite).

Riq, Carmen, Manolo

Tapas em BarcelonaTapeo BornAlmôndegas com lulas!!!!

Comemos ótimos tapas no Tapeo, um bar em frente ao Xampanyet e depois demos uma última volta, para passar em frente ao apartamento que alugamos há três anos (saudades!). Ficava perto dessa pracinha:

El Born, Barcelona

Na manhã seguinte, a nossa passagem-relâmpago trouxe… chuva e trovoadas. Aproveitei o wifi do hotel até o meio-dia e… táxi pro aeroporto.

Nos próximos posts já deve rolar alguma Andaluzia…

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


35 comentários

Barcelona é o tipo de cidade que merece nem que seja uma visitinha rápida.

Amo Barcelona e seu milhares de restaurantes de tapas e pintxos (ou pinchos)!!! Conheci vários restaurantes muito legais lá, mas estou doida para voltar e conhecer o Tickets, do Ferran Adrià…

Opa, Granada! Vou licença para um off topic e para repetir uma pergunta. Bom, já aluguei a bóia um pouco e espero não levar puxão de orelha pela mesma pergunta em posts diferentes.

Estou montando meu roteiro portugal-espanha para fevereiro e quero incluir na analuzia dois dias de esqui na sierra nevada. Só que tá difícil de conseguir informações mais espefícas sobre a estação. Não encontro relatos em lugar nenhum. Gostaria muito de saber se existe algum empresa tipo a chilena ski total em granada. E também como funciona os acessos às pistas de esqui na montanha, pois pelo que vi são vários hotéis diferentes lá.

Obrigado e um abraço

Ricardo, em janeiro vou visitar Paris, Roma e Barcelona, e tenho duvidas sobre o seguro viagem que é obrigatório na Europa. Como faço para comprar? Tenho que informar todos os destinos? Alguma recomendação?

    É muito simples. Clique no link Mondial Travel ao pé do texto e você verá o formulário.

    Se vc tiver o Visa Platinum e comprou as passagens por ele, o seguro sai free pelo cartão, é só solicitar o seu certificado via serviço de conciergie.

Um comentário à parte … O Peixe Olímpico é lindo !
2012 rumo à Barcelona !!
Quando chegarás à Portugal ?!
Forte Abraço !

    No sábado estive em Monsaraz e pensei em si a calcorrear brevemente aquelas terrinhas brancas maravilhosas do Alentejo. Espero que apanhe bom tempo (até porque a nossa Arrábida sem sol não tem metade da graça por causa do contraste gritante entre o verde e o mar).

Será que no final poderia ser feito um post sobre os custos totais desta viagem? Fiquei curioso com os custos do périplo pelos EUA e Caribe e gostaria muito de saber quanto custaria ficar este tempo todo na Europa!

    Haha, 90 dias na Europa custam exatamente o que custa um dia seu na Europa multiplicado por 90 — somadas as despesas de transporte interno 😀

    No meu caso, meus dias estão custando uma média de 120 euros em hotel com café da manhã (já fiquei em hotéis de 60 a 250 euros, mas na média dá isso), mais um lanche ao meio dia de 5 a 10 euros por pessoa, mais um jantar de entrada, prato e vinho entre 30 e 35 euros por pessoa em restaurantes sem pretensão gastronômica. Gastos com gasolina e estacionamento são bem variáveis.

    Acho que o Riq tá falando em custos para 2 pessoas para hotel.

    Quanto a carro, ele é em geral “caro” para uma pessoa, custa menos que o equivalentes em trens para 2 pessoas (mesmo com estacionamento) e quase sempre sai mais barato, mesmo com estacionamentos caros, para 3 ou mais pessoas do que alternativas como trens, táxis etc.

    A vantagem de estar de carro, e acho que o Riq vai explicar isso muito melhor do que eu, é que vc pode escolher um hotel com localização estratégica em uma região mais ampla que vc está cobrindo, sem precisar depender da única linha de ônibus que passa a cada 2 horas na porta dele e só te leva a uma estação de trem.

Eu estava louca para saber mais desta etapa de sua viagem. Carcassonne – Perpignan – Barcelona. Ficarei aguardando mais detalhes.

Boa viagem!

    Tania, de Perpignan só vi a estação 😀

    Na verdade Carcassonne já não pertence ao roteiro original, por não estar na Provence. Apenas aproveitei que teria que devolver o carro em algum lugar da França e tomei isso como desculpa para ver do que se tratava. Só deu pra ter noção das distâncias na vida real, para ajudar a montar roteiros que envolvam Espanha + França. Mas não vai sair nenhum guia sério dessa parte não…

Hoje quarta-feira ainda chove. É um outono chuvoso, mas não é incomum no outono europeo.

Adore a reunião, apesar de estarmos todos muito cansados ??… Sempre um prazer falar com vocês. As histórias e anedotas de viagens surgem constantemente em nossas conversas e eu tenho nostalgia de minhas viagens e feriados.

Eu poderia continuar por horas falando com vocês, porque Brasil está sempre presente em meu coração.
Bjs

    Carmencita, tem uma legião de Bóias esperando por vocês no Brasil! Tá na hora de marcar essa viagem 😀

    Carmen, eu confundi e achei que vc morava em Madrid, se não vc tinha encontrado meu marido e eu há algumas semanas 🙁
    Riq, que encontros legais hein! Tô te devendo a foto do nosso, mas vou pedir para o meu Rick ok? Voltamos na loucura….

    Olá Riq, ola Carmen,
    Resolvi passar meu aniversário de 50 anos na costa do Mediterrâneo, mais especificamente ali pela região de Málaga ou Torremolinos… em meados de agosto. Entretanto não estou conseguindo me decidir por um hotel. Será que alguém de vocês (a Carmen talvez) poderia me dar alguma sugestão de hotel que tenha, ou uma fantástica vista para o mar, ou que seja numa casa daquelas típicas da Andaluzia, com terraço em cima, pátio interno, sei lá!!!?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito