Fotoblog: pelas estradas do Alentejo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Monsaraz visto da estrada

Precisei cortar um dia da programação para poder filmar em Lisboa, mas ainda assim deu para saracotear bastante pelo Alentejo.

Sobreiro no Alentejo

No Alentejo

Os elementos usados pelos cenógrafos aqui da área são bastante fotogênicos: oliveiras, sobreiros (as árvores de onde se extrai a cortiça), de vez em quando vinhedos, ovelhas, vaquinhas e aqui e ali um vilarejo branquinho, que ora você avista, ora passa por dentro.

Oliveiras vistas de Monsaraz

No Alentejo

(A única coisa que  não se vê da estrada são os porcos pretos, alimentados a bolota, e que fornecem os presuntos mais caros dos dois lados da fronteira. Devem ser valiosos demais para estarem à vista...)

No Alentejo

No Alentejo

O lugar é realmente lindo; aquele simples bate-volta de Lisboa a Évora não lhe faz justiça. Aguarde o post (ei, não vai ser pra já não); aposto que você vai querer voltar.

Alentejo

E agora deixo-vos com a Bóia, porque o sol brilha e Portugal está a chamar grin

Leia mais:

36 comentários

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Aiiiii que saudades...
Eu gostei muito dos dias que passei no Alentejo.
Vou querer voltar, hehe.

Flora
FloraPermalinkResponder

Que lindo! Eu quero ir...

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Na falta do paio de porco preto, vamos saborear o delicioso queijo azeitão....

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Monsaraz - vilarejo antigo, todo branco, que fica no alto de um morro - próxima a Évora - belíssima vista, lugar pitoresco, silencioso, mágico.

Erdade do Esporão - degustação de vinhos e azeites com pratos típicos da região - ótimo para almoçar desde que não esteja dirigindo, é claro, porque os vinhos produzidos ali são realmente irresistíveis.

Évora - Tasquinha do Oliveira - restaurante pequeno, simples, de comida típica da região. Os proprietários são um casalmais velho. A mulher é a cozinheira, o marido, o garçon - comida fantástica - só abre para almoço.

Gde abraço.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Lindo Alentejo! O lugar merece mais que uma visita. Adorei as fotos!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Lindas fotos e uma vontade louca de passear por aí !!!!!!

Isabel O., Portugal

De alguém que não é alentejana ou transmontada (insuspeita, por isso) - estas duas zonas são o melhor de Portugal.

E já vi muito porco preto na estrada... Onde?
http://www.parquenoudar.com/pt/modules/smartsection/category.php?categoryid=22

Parque de Noudar, Herdade da Coitadinha. Bom para quem quer campo puro e duro. Perto da fronteira.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

E Monsaraz (na primeira foto, certo?) é tão bonita quanto Óbidos.

A costa Alentejana é também muito bonita, menos explorada e consequentemente mais virgem que o Algarve.

Maria Ines Vargas

Ricardo,
Fica uma dica para uma refeição em Lisboa: Ramiro´s, na Praça Martim Muniz. Ficamos hospedados no Hotel Mundial, (que é muito bom por sinal) e jantamos lá algumas vezes. É uma marisqueria, e os frutos do mar são EXCELENTES !! Com a cerveja Sagres então .... hhuummm deu até água na boca !!
Boa Viagem !!

Clara
ClaraPermalinkResponder

O Alentejo é um lugar para curtir lentamente, de preferência. Em um ano estive duas vezes e fiquei certa de que sempre retornarei a essa região, que me encantou profundamente e tem tudo a ver comigo.

Mauro Nogueira

A paisagem do Alentejo é repousante para os olhos do viajante.
Passei por lá duas vezes e pretendo voltar.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Também quero voltar ao Alentejo, com calma.

Jose Manuel Miguel

Natural do Alentejo,saí da minha terra ainda era novo, hoje penso voltar, a minha terra pobre, mas é sempre linda!.....

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ai ai, essas paisagens bucólicas, Toscana, Provence, Alentejo, você não cansa não rsrs (#invejabranca smile

Luis Seco
Luis SecoPermalinkResponder

Eu vivo em Évora, capital do Alto Alentejo, há 37 anos (minha idade) e ainda hoje descubro pérolas nesta cidade e pelo Alentejo. Deixo algumas dicas para viagem por esta região:

- Museu do relógio em Serpa (começou pequeno por um particular e cresceu)
- Monumentos megalíticos perto de Évora
- Monsaraz e Marvão nas festas de verão
- Arraiolos, o seu castelo e os tapetes feitos à mão
- Toda a costa Alentejana, muito diferente do interior mas igualmente bonita e ainda não estragada pelos complexos turísticos mais a sul, já na região do Algarve

Todas as outras mil dicas ficam para outro dia. Boas viagens.

patricia rodin

Luis,
Aproveitando que vc é de Évora, onde indica para se hospedar, algo bom mas com preço acessível? Pretendo passar o ano novo ai, alguma dica? obrigada

Piu
PiuPermalinkResponder

Vou para Portugal em junho/julho deste ano. Como estamos com crianças pequenas queremos sempre eleger um ponto-base para explorar cada região evitando o troca-troca de hotel. O que vocês me indicam para ser nossa base para explorar o Alentejo? E o algarve? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Piu! Para o Alentejo, Évora é a melhor base. Para o Algarve, considere Albufeira.

Piu
PiuPermalinkResponder

Muito obrigada pela ajuda!

Bia Botelho
Bia BotelhoPermalinkResponder

Bóia, help!! De novo!! Quanto tempo é de viagem de Lisboa a Evora de carro? Dá para fazer este passeio que o Ricardo fez pelo Alentejo "só para ter o gostinho" indo até Monsaraz saindo de Lisboa?? Ou vai ficar muito apertado? Thanks!! Abçs. Bia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! Para calcular distâncias, use o http://www.viamichelin.com ou mesmo o http://maps.google.com .

É possível, ainda que corrido, fazer Monsaraz e Évora num mesmo dia, saindo cedo de Lisboa.

Dani
DaniPermalinkResponder

Bóia, após muit pesquisa, finalmente embarco para Portugal amanha. Minha (acredito)ultimapergunta. Qual a maneira mais rapida e barata entre Lisboa e Évora de transporte publico? Existe ônibus? Desculpe se isso já foi respondido por aqui,mas nao consegui encontrar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Existem ônibus (autocarro) e trem (comboio). O ônibus deixa você um pouco mais perto do centro histórico (o trem é 15 minutos mais rápido, porém). Pegue o ônibus no terminal Sete Rios.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Olá, vamos alugar um carro em Lisboa e viajar até Evora, de la vamos para Sevilha. Como fica muito caro passar de um pais para outro, pensamos em devolver o carro em Evora, ir de ônibus ou taxi até Badajos e de la seguir para Sevilha de carro. Ou seguir de Evora para Sevilha de ônibus. Gostaria de saber qual a melhor opção, quantos tempo e estimativa do custodio ônibus. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Veja se é possível devolver o carro em Elvas, que fica juntinho à fronteira. Para ir de ônibus a Sevilha você precisaria voltar a Lisboa. Talvez tivesse também que fazer uma baldeação no Algarve.

bete alvarez
bete alvarezPermalinkResponder

Partindo de Lisboa/Aeroporto fica muito caro um taxi ate Evora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bete! Com certeza. São 130 km.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Bóia,
Estou planejando retornar ao Alentejo, área que conheço muito pouco. Não gostaria de voltar a me hospedar em Évora. Pensei num ponto estratégico para conhecer Marvão, Monsaraz, Elvas, talvez um pulo na Espanha (que cidade após a fronteira? É só pra dar um gostinho de Espanha à minha mãe).... Enfim, estou montando um roteiro de 4 ou 5 dias no Alentejo e que peço um help.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! É tudo muito pertinho por ali. O lugar mais encantador é Monsaraz, dê uma procuradinha por lá (aqui tem o link dos hotéis do Booking.) Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Valeu, Bóia!

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Fizemos nossa base no Alentejo em Estremoz, é uma cidade muito bonita. Ficamos hospedados no Castelo de Estremoz, que é administrado pela Pousadas de Portugal (Pestana). Fica bem acessível para as outras cidades da região.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Adolfo,
Quero ficar na Pousada de Estremoz - Rainha Sta. Isabel, penso que é no mesmo local em que você ficou. Fiquei balançada pela Flor da Rosa, a Pousada do Crato. Foi lá que o Riq se hospedou e me pareceu a mais bacana do Alentejo. Mas aí a logística para conhecer o Alto Alentejo fica mais complicada, não acha? Estou evitando grandes distâncias, pois vamos levar nossa bebê de 1 ano e 5 meses : )

http://www.pousadas.pt/historic-hotels-portugal/pt/pousadas/alentejo-hotels/pousada-de-estremoz/rainha-sta-isabel/pages/home.aspx

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Eu fiquei na Pousada de Estremoz mesmo. É muito boa e tem algumas opções legais de restaurantes ao redor da Pousada (algumas, não muitas).

Realmente as distâncias são menores para visitar o alto Alentejo a partir de Crato. Mas sinceramente em Portugal nada é muito longe. Estremoz fica mais próxima da autoestrada a partir de Lisboa.

Silvio Carlos Cury

Sem dúvida a Pousada Rainha Santa Isabel é fantástica e o local tem um charme especial. Outra Pousada (da mesma rede) é a de Marvão.
fizemos um relato dessa viagem em: https://www.viajenaviagem.com/2014/03/portugal-carro-algarve-alentejo-serra-estrela-dicas/

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Oi, Silvio! Que bom que apareceu por aqui.
Já li seu relato, por sinal, muito bom.
Vc considera 4 dias muito para conhecer de Elvas a Monsaraz?

Lu
LuPermalinkResponder

Fiquei em Extremoz. Me pareceu bem central.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar