Hotéis em Punta Arenas, Puerto Natales e Torres del Paine: você tem alguma indicação?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Torres del PaineDepois do post sobre os hotéis que a Tripulação recomenda em Ushuaia e El Calafate (clique aqui), chegou a hora do lado chileno da Patagônia austral.

Você tem recomendações de hospedagem a fazer em Punta Arenas, Puerto Natales ou Torres del Paine?

Em Punta Arenas eu fiquei algumas horas no clássico Hotel Cabo de Hornos, entre a chegada e a partida do meu Cruzeiro Australis, que fiz a ida e a volta. É um hotel superconfortável, reformado há pouco tempo, na praça principal da cidade. Se você e$tiver podendo, vale a pena.

Já em Puerto Natales fiquei num hotel simplesinho, o AquaTerra. Na época (início de 2010) a quantidade de hotéis da cidade que podiam ser reservados pela internet era bastante limitada, e este me pareceu interessante. Só que no site os quartos são muito maiores e mais confortáveis do que na vida real.

Lá em Natales saímos uma noite para jantar no Indigo e morri de amores pelo hotel. Trata-se de um exemplar dessa nova geração de hotéis patagônicos que poderiam estar na Escandinávia; a diferença é que este fica no centrinho da cidade, perfeito. Se eu voltasse é lá que me hospedaria.

Passei apenas um dia, e de ônibus, pelo parque de Torres del Paine, então não cheguei a visitar os refúgios (pousadas simples para andarilhos) nem os hotéis (caríssimos, mas ao que tudo indica excelentes) que existem dentro do parque.



E você? Quando foi à Terra do Fogo e à Patagônia austral chilena, ficou em que hotel? Conta pra gente! Gracias!

Leia também:

Hotéis de Ushuaia e El Calafate: as indicações dos leitores por Ricardo Freire

Entre Ushuaia e Punta Arenas, pelos fiordes da Terra do Fogo por Ricardo Freire

De El Calafate a Torres del Paine: como chegar por Ricardo Freire

De ônibus em Torres del Paine: city-tour de parque smile por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


28 comentários

Simone
SimonePermalinkResponder

PUERTO NATALES
Fiquei num hostal, simples mas bastante agradável e confortável

http://www.casaceciliahostal.com/

Dani Sousa Reis

Fui em 2006; em Punta Arenas fiquei no Cabo de Hornos, pegamos um quarto que tinha vista para o estreito e para a cidade, amammos.

Em Puerto Natales fiquei no Remota, que tinha aberto naquele ano, o hotel é incrível, é do tipo all inclusive que inclui tudo mesmo, até as idas ao Torres de Paine, passeio de barco, etc. as refeições eram MUITO boas, quartos muito confortáveis, jacuzzi ao ar livre, etc. e quando saíamos para passeios durante todo o dia o guia se encarregava de levar o almoço, o lanche, o vinho, as bebidas, etc.

http://www.remota.cl/

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Eu fiquei no Hotel Rio Serrano - http://www.hotelrioserrano.cl/home.html . Não confundir com a Hostería Rio Serrano, que na verdade é uma pousada BEM simples, com quartos coletivos, que usa o mesmo nome do hotel na tentativa de angariar clientes. A localização é ótima. Minhas demais impressões sobre o Hotel Rio Serrano, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g670171-d1024058-r61184030-Rio_Serrano_Hotel-Torres_del_Paine_Patagonia.html

Quando estava pesquisando sobre em que hotel ficar, li em algum lugar que a Hostería Pehoe não seria boa porque o viajante tinha que atravessar uma ponte carregando suas próprias malas, que poderia estar chovendo etc. Hoje, depois de ter visto por fora como é, sem dúvida seria uma opção que eu consideraria, a depender do preço. A Hosteria Pehoe é muito bem localizada dentro do Parque e é literalmente arrodeada de paisagens belíssimas. Não sei como é por dentro (conforto, comida, atendimento, preços etc.) mas por fora ela está aprovadíssima. Aliás, se eu um dia voltar a Torres del Paine tentarei ficar lá.

Para quem estiver viajando de maneira independente, isto é, sem a ajuda de guias, agências etc., recomendo vivamente que esteja em seu próprio carro. O Parque é enorme e não dá mesmo para ir caminhando de uma atração para outra. As vans demoram muito a passar e vai gerar uma dependência e uma perda de tempo enormes. Quando você pagar a entrada (que vale por três dias) vai receber um mapa bem detalhado que mostra onde estão e como chegar nas principais atrações. Ler antes a respeito do Parque também ajuda, para você saber o que faz questão de ver e para se situar melhor. E aí, já garantido, se você quiser, depois pode aderir a um ou outro passeio específico por meio do hotel. Sugiro reservar com bastante antecedência o passeio para o Glaciar Grey. Dependendo da época, costuma lotar com um mês de antecedência.

LuI
LuIPermalinkResponder

Em outubro de 2006, reservamos em Punta Arenas, o Hotel Plaza, mas quando chegamos ele estava em reforma e não havia quarto disponível(ainda bem, porque tinha uma escadaria imensa para entrar no lobby).
Nos acomodaram por uma noite em um hostel simples, mas muito simpático- Hostal Oro Fueguino- Fagnano 356, a algumas quadras do centro da cidadee e depois fomos para o Hotel Tierra Del Fuego,Avenida Colon 716, bem localizado e confortável.
Em Puerto Natales, ficamos Hotel Juan Ladrilleros - Pedro Montt 161,um graça de hotel, com apenas 14 quartos, parece mais com casa de avó: roupas de cama com bordado inglês, pessoal simpático, apenas a calefação que demorou para esquentar.
Eles prepararam também o lanche-box para o passeio a Torres Del Paine.

viagensetc
viagensetcPermalinkResponder

Oi, Pessoal,
Em Puerto Natales, ficamos no Indigo, referido no post. Os quartos são muito legais e o atendimento da recepção é impecável (nos deram várias dicas das redondezas). Apesar de não termos ficado em Torres del Paine, almoçamos na Hotel Lago Grey, antes do passeio para o glaciar. Vimos que os quartos, apesar de simples,possuíam visual nota dez, sem falar no restaurante, que era ótimo. Punta Arenas tem poucas opções de hoteis, ficamos no Best Western Finis Terrae (sem reclamação, mas nada de excepcional a registrar). Ouvimos dizer, recentemente, de um hotel novo que se chama Dreams del Estrecho. Boa viagem.

Ernesto, o pato

Alguem ficou em algum lugar bom e barato próximo de Torres del Paine?

Fernando e Karina

Em julho estivemos numa expedição na América do Sul de carro - 13800Km e 32 dias.

Punta Arenas:
Lugar onde ficamos em um dos melhores hotéis da viagem, o nome do hotel é Ilaia, novo, pessoal receptivo café da manhã ótimo e decoração de bom gosto.
http://www.ilaiapatagonia.com/

Puerto Natales ou Torres del Paine
Em Torres aconselhamos ficar em um hotel que fica dentro do parque nacional em frente ao Lago Grey (glaciar).
http://www.lagogrey.cl/http://www.lagogrey.cl/

Boa viagem.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Em Punta Arenas já fiquei no Plaza e no Cabo de Hornos - foi só uma noite em cada, em duas viagens diferentes. Achei o Cabo de Hornos bem legalzinho mas o Plaza muito simples; os dois têm localização excelente, em frente à praça principal. Em Puerto Natales, fiquei no excelente Remota, que super recomendo - um dos meus prediletos em todo o Chile. Mas também fui xeretear o Indigo e achei o hotel gracinha pura! Em Torres del Paine, fiquei no Patagonia Camp e também adorei.

José
JoséPermalinkResponder

Faz muito tempo que estive naquelas bandas. Em Punta Arenas, fiquei em lugares que não devem existir mais, como a Casa del Deportista e o Exército da Salvação. Em Puerto Natales, a forma de hospedagem mais comum eram os residenciais, ou seja, as casas dos moradores. No Torres del Payne, muita caminhada até chegar às áreas permitidas para camping. Fora barraca só a Hosteria Pehoe. Como podem imaginar, eu não tinha grana, apenas a coragem, a saúde e a cara de pau da juventude. Voltei lá no Torres del Payne em 2009, mas foi em um bate e volta a partir de Calafate, o parque continua lindo com várias possibilidades de acomodação, inclusive os refúgios melhoraram muito, mas o grande barato do lugar continua sendo a caminhada e o acampamento.

marcos navarro

olá, estive a um ano atrás em Punta Arenas e fiquei no Hotel Finis Mundi. Hotel confortável e agradável, com excelente localização e uma tarifa boa.
Abs

Juliana Milagres

Fiquei na Hostería Grey, em Torres del Paine, em janeiro de 2008.
Gostei muito.
Eles têm guias dentro do hotel que organizam caminhadas e passeios pelo parque, dão dicas e etc. Para nós, que queríamos explorar o local, mas com um lugar quentinho e confortável para passar a noite, foi perfeito.
O Hotel tem um restaurante ótimo, jantamos lá todas as noites. Têm também um bar para lanches rápidos.
Gostei muito.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Em Punta Arenas, fiquei no Hotel Best Western Finis Terrae. Nota 7. Funcionários muito cerimoniosos. Restaurante e o hotel em geral um pouco frescurento demais pelo que ofereciam. Mas é de fácil acesso.

Ana
AnaPermalinkResponder

Agora em dezembro será inaugurado o Tierra Patagonia, da rede Tierra Hotels, que já possui uma unidade no deserto de Atacama. O projeto é deslumbrante: www.tierrapatagonia.com

Karla Alves Leal

Estive em Punta Arenas 3 vezes: em novembro/ 2009, dezembro/2009 e março/2010. Na primeira vez fiquei hospedada no Hotel Plaza.

Hotel Plaza -> É um dos hoteis mais antigos da cidade e não tem elevador, ou seja, é preciso encarar uma escadaria logo na entrada, com mala e tudo. É um hotel simples, antigo mas sem ser velho. Café da manhã razoável, quarto limpo e confortável, equipe simpática e pronta para ajudar. Localização excelente, em frente à Plaza de Armas.

Na segunda vez que fui fiquei hospedada no Hotel Rey Don Felipe.

Hotel Rey Don Felipe -> Ná época estava novinho em folha. Achei a equipe um pouco antipática e sem paciência. Quarto confortável, café da manhã simples e sem variação. Localização boa também, mas um pouco "mais pra cima" da rua principal, do comércio.

Na terceira vez fiquei hospedada no Hotel Cabo de Hornos.

Hotel Cabo de Hornos -> sem dúvida o melhor hotel dos três, e também o mais caro. Equipe eficiente, café da manhã farto e variado, localização excelente em frente à Plaza de Armas. Quartos super confortáveis e alguns mimos para os hóspedes, como água mineral e frutas como cortesia. Tem uma festa de Réveillon super animada e concorrida, com banda e buffet típico (mas chegue cedo pois eles retiram o balcão da comida para dar início à festa).

Havia um hotel novinho e bem bonito, com mais opções de laze, cassino e o Sky Bar (aberto ao público), um bar no último andar com vista maravilhosa que, apesar de não ter me hospedado lá, parecia ser muito bom. O hotel se chama DREAMS, e fica localizado na recém reformada orla do Estreito de Magalhães. Fica um pouco mais distante do centrão, mas como Punta Arenas é bem pequena, nada que uma boa caminhada não resolva.

Amo Punta Arenas! É uma cidadezinha aconchegante, limpa, com povo educado e que adora brasileiros. Tem bons restaurantes e uma culinária típica e inesquecível.

www.cariocandoporai.blogspot.com

Joao Hollerbach

Alguém sabe se o "Free Shop" de Punta Arenas vale a pena? Tem eletrônicos?

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Vale a pena ir na Zona Franca.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

O free shop de Punta Arenas nao eh nada demais, mesmo preco de Santiago ou Buenos Aires por exemplo. Um pouco mais barato do que no Brasil, mas ainda bem caro. Tem tudo o que se imaginar, mas acho que nao compensa a visita.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Fui lá em 2008, então estou desatualizado, mas quando fui o que valia mesmo a pena era roupa, especialmente de frio.
Eletrônico até tinha DVD Player e Televisão a bom preço, comprei um relógio também - mas trazer prá casa era impensável no momento... já roupas de frio, este acho que vale a pena comprar, sim.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Punta Arenas: Hotel Carpa Manzano. Bom e barato. Instalações novas, mas o wi-fi não pega bem nos quartos. Boa localização e atendimento médio.

TDP: Las Torres. Sensacional! Tudo....

Helouise
HelouisePermalinkResponder

Fui com meu marido em abril de 2012 para o parque Torres del Paine e ficamos no hotel LAS TORRES. Posso dizer que foi uma experiência incrível! Pegamos o sistema all-inclusive que é super completo e tem o preço bem mais camarada que os demais que ficam dentro do parque. Indicariamos de olhos fechados, o quarto é ótimo (calefação perfeita e sem televisão, pois não há necessidade alguma), principalmente o com vista para a montanha, a comida é excelente, os guias (Lallo, Cristian, Jorge) são extremamente simpaticos e atenciosos. Os passeios são ótimos, os recepcionistas e motoristas tambem foram demais. Os cavalos são muito bem cuidados. Sem falar de toda atenção que recebemos na Estância Cerro Negro! Simplesmente DEMAIS!!!! Voltamos apaixonados pelo parque e pelo hotel!!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, irei em dezembro para Punta Arenas e Puerto Natales. Penso ficar 02 dias em Punta Arenas e 03 dias em Puerto Natales. Gostaria de saber se é melhor se hospedar no centro de Puerto Natales ou em algum hotel dentro do Parque Torres del Paine.
Outra dúvida, vale a pena alugar um carro no aeroporto de Punta Arenas e ficar com ele os 05 dias ?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Fica-se no parque se 1) você vai fazer todos os passeios a pé ou 2) você vai ficar num dos hotéis superchiques com passeios incluídos.

Caso você não seja andarilha, é melhor ficar em Puerto Natales e fazer os passeios organizados.

Um carro não é muito útil na região, você teria que saber exatamente para onde está indo no parque, e pode não ter noção de quanto tempo vai precisar para sair ainda com luz.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Valeu a dica.
Mais uma vez, muito obrigada.

Luciana L.
Luciana L.PermalinkResponder

Oi pessoal, acompanho muito o blog, mas quase nunca comento. Fico sabendo de todas as peripécias do Riq, do PêEsse, do Pato, CarlaZ e etc. Eu e meu marido vamos para Torres del Paine em janeiro e o hotel mais interessante que encontramos foi o Patagoniacamp. Queria saber se alguém já esteve lá no esquema NADA inclusive e se vale a pena. O preço do ALL In é proibitivo... Nesse caso, como fazer o tranfer Puerto Natales - Hotel? De taxi? Alguém tem idéia do preço? O transfer do hotel sai por 150Euros o casal. Obrigada!!

marcia
marciaPermalinkResponder

Oi, pessoal do VnV! Adoro o site de vocês e tenho prazer em compartilhar minhas dicas. Fiquei no Las Torres, em Torres del Paine. Escolhi o hotel por causa da vista linda aos pés das montanhas e no início da trilha para a base de Torres del Paine. O hotel é rústico mas aconchegante. Oferece excursões, tem programa all inclusive, café da manhã sortido e muito bom incluso na diária. Estábulo, horta, spa, gift shop, bar e restaurante. Wi-fi rápido e incluso. Não tem TV ou frigobar e este último fez falta por causa do calor (eles não estão habituados a isso!) Acordei às 6h para ver o sol deixando a montanha cor de laranja. Inesquecível! Da janela de meu quarto, vi uma raposa e meu marido cruzou com ela também a caminho do estacionamento. Lebres brincam no gramado. E que céu estrelado à noite! O único ponto negativo é o custo da diária. O valor cobrado pelo jantar com serviço de buffet também desgradou. Comi no restaurante do Hotel Pehoe e paguei a metade! Quem quiser mais detalhes, estou escrevendo post no meu blog http://mulhercasadaviaja.com/

Graziele
GrazielePermalinkResponder

Pretendo conhecer Torres del paine e tenho uma dúvida. Ao ler os posts percebi que mesmo os hotéis localizados no parque estão fora dele , e além do valor elevado não parecem oferecer o conforto que encontramos em san Pedro (Atacama). É viável se hospedar em natales e de lá partir para os passeios ou em razão das distâncias dou preferência aos próximos ao parque?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graziele! A cidade está a 80 km da entrada do parque; dependendo de onde você quer chegar, ainda tem que rodar bastante lá dentro. Vale a pena ficar na cidade se você pensa em fazer apenas um passeio ao parque, em tour organizado; nos outros dias, pode fazer passeios a outros glaciares e fiordes. Caso a sua intenção seja ir todos os dias ao parque, hospede-se nas redondezas ou dentro do parque (sim, há hotéis dentro também).

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/torres-del-paine

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Super recomendo o hotel Costraustralis http://www.hotelcostaustralis.com/pt-br/. Eles atendem muito bem, são muito simpáticos. Fiz todos os passeios com a Nova Operadora http://novaoperadora.com, que também foram muito atenciosos. Fui sozinha a Patagonia com TODOS os passeios, hospedagens, onibus e transfers comprados. Fui super atendida pelo pessoal da VAN também e tudo correu perfeitamente. Exceto pelo fato de que a capitania dos portoso suspendeu todos os passeios marítimos por mal tempo. A operadora não hesitou em devolver rapidamente o dinheiro. A-MEI!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar