POST PATROCINADO -- É possível encontrar brasileiros que fogem do Carnaval, mas não há notícia de um compatriota que não goste de Réveillon. Não é exagero dizer que a virada do ano é a festa mais importante do nosso calendário. Por isso fazemos tanta questão de estar num lugar auspicioso na noite do dia 31 de dezembro.
Quem não quer estar á beira-mar, vestido de branco, para zerar tudo e iniciar o ano no maior astral?
Veja onde curtir o Réveillon, de norte a sul, nas cidades litorâneas para onde a GOL leva você. Todas as capitais têm festas populares com grandes atrações. E as melhores festas fechadas costumam anunciar em outdoors que você certamente vai perceber ao chegar.
Vai para o exterior com a GOL? Role a página, e saiba também onde passar a virada nos principais destinos internacionais.
Não perca também a página de ofertas e promoções da GOL: clique aqui.
O Réveillon oficial da cidade acontece na avenida Litorânea, na praia do Calhau, em palcos que recebem grandes nomes da música nacional. Na Praia do Meio rola uma rave improvisada com som dos carros. Já a praia do Olho d'Água é a escolhida para quem quer comemorar o ano novo com os rituais umbandistas. Para ouvir sons maranhenses, como tambor de crioula, vá à Praça do Pescador. Há também festas fechadas nos melhores hotéis e em barracas de praia.
A festa da virada acontece no aterro da Praia de Iracema. Este ano a atração principal já está confirmada: é Ivete Sangalo. Entre os hotéis, a festa mais badalada é a do Marina Park, que é aberta a não-hóspedes. Todos os resorts também fazem réveillons de arromba, mas reservados aos hóspedes.
A queima de fogos e os shows populares são na praia de Ponta Negra, que fica tomada pela multidão. Os hotéis da Via Costeira também promovem grandes festas, que são abertas a não-hóspedes: basta comprar o convite. A 90 km, a praia da Pipa também tem um Réveillon fervidíssimo.
Todo ano tem show no centrinho da praia de Tambaú que atrai as multidões. Acontecem também grandes festas fechadas, com convites vendidos. As mais disputadas são a Enchanté e a Privilege, animadas por grandes nomes do forró e do axé.
Assim como acontece no Carnaval, o Réveillon é festejado em diferentes polos. Você pode curtir a virada no Marco Zero, em pleno Recife Antigo, ou então na areia da praia de Boa Viagem. Na região de Porto de Galinhas, o réveillon mais badalado é o da Vila de Todos os Santos, na vizinha Maracaípe.
A festa popular é na areia da praia de Ponta Verde, onde é montado um grande palco. Rolam também megafestas superbadaladas, a Absoluto e a Enchanté, organizadas em grandes terrenos próximos ao mar nos bairros de Ponta Verde e Jatiúca. Este ano a novidade é um prometido grande réveillon GLS na Vox Room, um clube em Jaraguá, comandado por Preta Gil.
A festa na orla da Atalaia vai ser comandada pela diva Daniela Mercury. Um palco alternativo vai ter música eletrônica. Os hotéis Aruanã, Parque dos Coqueiros, Mercure, Celi e Boa Luz (este, próximo a Laranjeiras) promovem os Réveillons fechados de maior prestígio. Entre as barracas de praia, destacam-se as festas do Com Amor Beach Bar, do restaurante Parati e da Ashanti.
O Réveillon oficial de Salvador acontece no Farol da Barra. Este ano, além da belíssima queima de fogos, a festa vai ter muito rebolation: a atração principal será o grupo Parangolé. Para ver a queima de fogos sem se espremer na multidão, dá para se espalhar pela avenida Oceânica -- ou cacifar a festa do Forte São Diogo, no Porto da Barra. O tradicional réveillon de Licia Fabio este ano está mais exclusivo: apenas 500 ingressos serão vendidos para a festa Amado D'Licia, no restaurante Amado. No litoral norte, duas festas pagas concorridíssimas: o Réveillon do Forte próximo às piscinas do Papa Gente, na Praia do Forte; e o Réveillon Guarajuba Beach, no hotel Canto do Mar, em Guarajuba.
VITÓRIA, VILA VELHA E GUARAPARI
As prefeituras de Vitória e Vila Velha organizam grandes réveillons populares, respectivamente, nas praias de Camburi e da Costa. As festas privadas mais cotadas acontecem em Vitória, no Iate Clube (Praia do Canto Ilha de Shows (Ponta do Camburi) e Clube Álvares Cabral (Bento Ferreira). A moçada costuma tomar o rumo de Guarapari, para festas como as do Multiplace Mais (com som mais comportado) e Clube Siribeira (música eletrônica).
Assim como todo muçulmano precisa ir uma vez na vida a Meca, todo brasileiro precisa passar um Réveillon da vida nas areias de Copacabana. Acredite, o importante não são os fogos nem os shows, mas as boas vibrações de quase dois milhões de pessoas vestidas de branco. Não inventaram lugar mais mágico para pular as sete ondas... Todos os hotéis da orla promovem festas (e muita gente aluga suítes para fazer festas particulares). No Posto 6, o Clube Marimbás, localizado no Forte de Copacabana, oferece uma das visões mais privilegiadas da festa. Fora de Copacabana, a novidade do ano é a festa do clube Sirena na Urca.
A queima de fogos é na Beira-Mar Norte, no centro da ilha; quem quiser emendar numa festa fechada por lá mesmo, pode ir ao El Divino Lounge. Os Réveillons fechados acontecem no norte da ilha, com epicentro em Jurerê Internacional, onde os lounges de praia disputam quem traz o DJ mais famoso. Num ambiente mais natural, sem civilização à vista, rola a virada da Praia Mole (o Première). Pertinho de Balneário Camboriú, a festa do Warung, na Praia Brava de Itajaí, atrai a moçada num raio de Curitiba a Porto Alegre.
Montevidéu oferece uma queima de fogos modesta na praia de Pocitos; a festa mais animada ocorre na tarde do dia 31, no Mercado del Puerto, onde os montevideanos vão para comer churrasco e dar banho de espumante uns nos outros. Punta del Este tem o Réveillon mais fervido da América do Sul fora do Brasil. Há festas para todos os bolsos. As tops são as do hotel Serena (La Fiesta) e o Réveillon da Laguna Escondida, pra lá de José Ignacio.
Os brasileiros se encontram em Puerto Madero, para jantar (reserve com antecedência; nem todos os restaurantes abrem), assistir á queima de fogos e de repente até emendar num dos clubes de lá. Prepare-se para o fato de os táxis sumirem da rua até o amanhecer. Uma boa solução logística pode ser alugar o carro para a noite -- ou então passar a virada num show de tango, que são animados e sempre incluem traslado de ida e volta.
As ruas dos bairros de Providencia e Bellavista ficam cheias de chilenos animadíssimos, muitos deles agitando bandeiras do país. Quem pode vai às cidades litorâneas (e vizinhas) de Viña del Mar e Valparaíso, onde rola uma espetacular queima de fogos e a festa continua madrugada afora.
Você vai estranhar que os turistas de outros países vão se produzir para esta noite, mas com tantos brasileiros indo a Aruba, Punta Cana, Barbados e Curaçao, o seu grupo não será o único a vestir branco. É certo que o seu hotel vai fazer uma grande festa; aproveite por ali mesmo.
Leia também:
Miniguia inteligente: Belo Horizonte
Miniguia inteligente: Buenos Aires
Miniguia inteligente: Curitiba
Miniguia inteligente: Montevidéu
Miniguia inteligente: Porto Alegre
Miniguia inteligente: Punta Cana
Miniguia inteligente: Santiago
Miniguia inteligente: São Paulo
Para mais informações relacionadas à tarifas imperdíveis, promoções e conteúdo exclusivo, acompanhe os canais GOL nas redes sociais:
8 comentários