Esta imagem vem de Florianópolis, mas acredito que não tenha sido tirada por lá, não
Na verdade fiz meu dever de casa. E descobri coisas incríveis sobre este palácio.
Ele foi erguido num país, e hoje está em outro.
Já ficou totalmente desativado. Foi ocupado por diferentes famílias nobres. Já foi hospital. Já foi escola. E agora, vejam só, virou charada.
Precisamos saber onde fica isso. Ah, sim: só serão aceitos chutes com o nome do país em português.
Valendo!
RESPOSTA:
[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="GABE BRITTO"][/caption]
Começando a decifrar o enigma pela origem: quem mandou a imagem, entre várias de lugares exóticos aonde nunca pisei, foi o Rapha de Floripa.
Trata-se de uma charada auspiciosa, porque graças a ela vemos o matador profissional Gabe Britto de volta ao pódio. (Sempre lembrando que o Gabe já está há um tempinho de blog novo, o Gabriel quer viajar.)
Sim, conforme o Gabe matou de primeira, o palácio em questão é o de Rundale, no país a que em português chamamos Letônia, mas que em inglês é Latvia, o que costuma causar um nó no meu cérebro (tudo o que consigo decorar é que tem um país cujo nome em inglês não corresponde ao nosso, e na hora em que preciso nunca estou certo se é a Letônia ou a Estônia).
Graças à camaradinha Wikipedia, fiquei sabendo que o palácio foi fundado quando o país ficava na antiga Rússia, manteve o uso como residência de nobres durante a primeira fase da Letônia independente, mas logo foi reaproveitado para diversos fins durante a anexação à União Soviética. A Nelma, que visitou o lugar agora em setembro, traz mais uma informação: foi o uso de parte do palácio como silo de cereais que permitiu a sua conservação, já que os grãos absorviam a umidade das paredes. Menção honrosa pra ela!
Parabéns, Gabe! Obrigado, Rapha! (Manda o endereço pra eu enviar o livro autografado quando voltar) Semana que vem tem mais!
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
18 comentários