Sierra Nevada: as dicas dos leitores

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Sierra NevadaA apenas 30 km de Granada, na ensolarada Andaluzia, Sierra Nevada é uma estação de esqui que tem tudo para agradar ao brasileiro que quer incluir um contato com a neve na suas férias de fim de ano, mas não quer morrer de frio o tempo todo.

Eu nunca fui; mas pelo que entendo dos relatos, a coisa se dá meio que no mesmo esquema Santiago x Valle Nevado, só que ainda mais simples. Há ônibus de linha que fazem o trajeto (de apenas 40 minutos) durante a temporada (compra-se os bilhetes na estação de ônibus de Granada, de preferência de véspera). São três horários em dias de semana, e quatro horários aos sábados, domingos e feriados. Também dá para subir de carro, ao que parece, sem maiores grilos.

Outra facilidade de Sierra Nevada é a língua, e não estou falando apenas do espanhol. Sierra Nevada é a estação de esqui favorita dos portugueses, uma espécie de Bariloche tuga.

Granada, que está ao pé da serra, oferecerá um friozinho respeitável à noite e em dias nublados. Se você seguir para Ronda, outra cidade serrana, também precisará se agasalhar. Mas a parte baixa da viagem -- Málaga, Sevilha -- pode permitir um ou outro dia em mangas de camisa.

Vindo de Barcelona ou de Madri, o melhor meio para chegar a Granada é de avião. Dentro da Andaluzia, ande de carro (é o meio mais indicado) ou de ônibus; o trem só é veloz entre Sevilha e Córdoba.

E aí? Quem é que já deu uma chegadinha em Sierra Nevada no inverno e pode contar pra gente como foi a experiência? Valeu a pena? Tem algum macete pra passar adiante, ou alguma roubadinha que dá para evitar? Dizaí! Gracias!

Leia mais:

41 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

yara xavier
yara xavierPermalink

Estive lá há muitos anos. Fui de carro, dá para chegar numa boa e estacionar em uma área reservada para isso. Detalhe: do estacionamento até o "centrinho" há que se encarar uma bela subida. O curioso é que, apesar de ser inverno e a Serra estar realmente Nevada, eu senti um calorão (tenho uma foto, não sei onde, em que apareço com as luvas penduradas na calça e as mangas da camiseta arregaçadas - acho que foi a subida). Por ser temporada, estava bem cheio, mas como eu não sei esquiar, fiz ponto em um restaurante com vista para as pistas. Nenhum problema para se conseguir uma mesa. Como passeio de um dia, acho que vale a pena, sim. É tranquilo.

Philipp
PhilippPermalink

Estive lá em 2008, fui de carro com amigos tugas e espanhóis, assim estava tudo já "arreglado".

Subir de carro de Granada leva um tempo, mas pelo que lembro, menos que de Santiago ao Valle Nevado/El Colorado. Se o dia estiver ensolarado, é possível sim esquiar sem muito casaco, mas isto acontece em todo canto. Na época os preços eram bem melhores que na França e Suiça, e a neve de qualidade respeitável. Além disso, há pistas para todos os níveis, e em dias claros, pode-se ver o mediterraneo lá de cima.

Se a idéia é visitar a Andaluzia e esquiar, acredito ser um lugar conveniente. Porém para férias de esqui/Snowboard, há muitos lugares melhorese mais proximos a aeroportos principais.

Samira
SamiraPermalink

Estivemos lá em dezembro/2010. Fizemos um bate-volta desde Granada, com o ônibus que sai da rodoviária (são poucos horários durante a semana). Foi nossa primeira vez na neve, não sabemos esquiar, mas a experiência valeu demais. O lugar é lindo, a neve havia caído dias atrás e tivemos um dia ensolarado. Fazia frio é claro, mas foi bem agradável. Trouxemos fotos lindas e ótimas lembranças. O lugar ferve de gente por todos os lados, muvuca total, então sempre tem alguma fila nos restaurantes/lanchonetes e banheiros.
Ah, Ricardo, o trem de Málaga para Córdoba/Madri, agora também é rápido.

Aline
AlinePermalink

Eu fiquei numa pousada (ótima) no caminho de Granada para lá. Ia de carro sem problemas. Eu não esquio mas adoro ir para as vilas de esqui (na Suiça, França ou mesmo menores e menos famosas na Espanha). Nesse contexto, fiquei muito decepcionada. Não tem charme, tem camelô vendendo luva pra tudo que é lado, não tinha lugar gostoso para fazer caminhada e na época ainda fumava-se no interior dos restaurantes o que me fez ficar o dia inteiro numa mesa exterior com um frio danado esperando o maridão snowbordar. Já ele gostou, mas se tem neve e ele pode subir na prancha, ele está sorrindo...

Minha opinião é: se você já vai praquelas bandas e ama esquiar ou nunca esquiou ou nunca viu neve, é uma oportunidade legal. Mas se você tem referências melhores, pode ficar "aburrida" como eu.

Espero ter ajudado.

Beijos.

Aline

Leonardo Moura
Leonardo MouraPermalink

Eu estive lá em fevereiro de 2011. Meu pacote era só para Madrid. Mas como queria conhecer neve, pois nunca tinha visto, resolvi ir para lá.

Reservei um hotel em Granada e aluguei um carro em Madrid e fui para Granada. No total, são umas 4h de viagem andando tranquilo. A estrada é muito bom. A grande maioria do trajeto é feito em rodovias. Não tem pedágios até lá. Pode ir numa boa de carro para Granada. Cheguei em Granada de tarde. Rodamos pela cidade e só fomos para Sierra Nevada pela manhã. Eu até iria de noite, mas fiquei com medo de pegar uma nevasca na estrada e sofrer um acidente.

Fui de manhã cedo para lá. Existem vários avisos de que a estrada pode fechar caso as condições do tempo e que talvez seja necessário usar corrente nos pneus e em que trecho tem que usar. A estrada estava super tranquila. Dizem que tem mts radares na Serra. A velocidade lá é de 40 km/h. Procurei andar na velocidade correta na serra.

Chegando lá, você pode estacionar na rua ou em estacionamento privado. Não lembro o preço exatamente. Eu acho que foi uns 15 euros para ficar umas 5 horas.

Na parte baixa, tem bastante lojas e lanchonetes. É possível pegar um teleférico para a parte alta, mesmo que você não vá esquiar. O teleférico custava por volta de 15 euros tb. Lá em cima, tem outro teleférico, mas nesse, são vão as pessoas que vão esquiar. Nessa região mais alta tem poucos restaurantes.

Quando eu cheguei no estacionamento, eu senti muito frio. Eu só tenho casacos finos. Já estava disposto a comprar um casaco grosso para aguentar o clima lá. Mas quando fui para a rua, aconteceu a mesma coisa que a Yara. O clima estava tranquilo. Tirei as luvas e um dos casacos finos (eu estava com 2 casacos).

Como fiquei poucas horas, não deu para tentar arriscar no esqui. Agora em janeiro, irei para a França. Uma das cidades que vou conhecer é Grenoble. Lá eu vou tentar esquiar, rs.

Recomendo visitar Sierra Nevada, principalmente quem nunca viu neve. É muito tranquilo de chegar lá.

Se alguem quiser, eu coloco umas fotos no megaupload e mando os links.

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Também fui só de bate-volta desde Granada na véspera dum Reveillon (30 ou 31 de dezembro/2010). Recomendo sem sombra de dúvidas para curtir um bocado de neve no sul da Espanha. Já que todo o resto do sul da Espanha não tem neve, é um ótimo jeito de mudar um pouco a cara da viagem para uma paisagem branca.
A estrada desde Granada é super tranquila. Só tenho uma dica de estacionamento para contar: tem um estacionamento descoberto antes da cidade, que parece ser o final da linha para carros e que tem que andar bastante pra chegar na cidade, mas se dirigir um pouco mais chega-se a um estacionamento coberto que fica embaixo da cidade, e economiza-se uma pernada boa.

É uma cidade gostosa para curtir, pois tem muitas lojas, cafés e restaurantes. Porém, se não for pra esquiar, algumas horas são suficientes por lá, o que justifica o bate-volta desde Granada.

Claudia
ClaudiaPermalink

Estive no começo desse mês. O frio estava completamente suportavel. Fiquei no Ibis de Granada que fica proximo a saída da estrada para Sierra Nevada, otimo custo x beneficio. Nunca havia esquiado e contratei um professor particular com meu noivo. Alugamos roupas e equipamentos para o dia, quanto mais longe do teleferico a loja estiver, melhor os preços. Dá para negociar também!

Dica: o forfait (ingresso) para subir, estava custando 31 euros. Porém encontramos pessoas vendendo os proprios proximo à bilheteria, pois estavam indo embora cedo. Conseguimos por 20 euros cada um.

Lívia
LíviaPermalink

Estou indo para Espanha e Portugal no ínicio de novembro.
Vou ficar três dias em Sevilha, 3 em Porto e 3 em Lisboa.
Gostaria muito de conhecer Sierra Nevada.
Seá que dá pra fazer um bate volta Sevilha - Granada, conhecer Sierra Neva e voltar no mesmo dia?
Qual melhor meio de transporte para chegar em Sierra Nevada? ônibus ou pegar um táxi?
Somos três adultos.
Quem puder me ajudar...
Lívia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Há ônibus da Alsa.
http://sierranevada.es/estacion/la-estaci%C3%B3n/c%C3%B3mo-llegar.aspx

Verifique ao chegar se a estação já terá aberto. A temporada não costuma começar antes do finzinho de novembro.

60º Domingão de Twittadas | Espanha | Domingão de Twittadas

[...] 3. @dicadadri | hotel cortijo el papudo | LINK 4. @viajenavagem | sierra nevada: quem já foi? | LINK 5. @viajenaviagem | andaluzia de carro: de granada a málaga | LINK 6. @viajenaviagem | um bom dia [...]

CarlaZ
CarlaZPermalink

Pra quem quer esquiar/ter contato com neve "em português" uma outra boa opção é Andorra. Não apenas muitos portugueses vão esquiar lá como muitos moram lá, da pra falar portugues o tempo todo. Inclusive é possível fazer aulas de esqui em português nas estações.
Para chegar em Andorra é só pegar ônibus ou van no aeroporto de Barcelona ou de Toulouse? São 3 horas até lá vindo de uma dessas cidades.

Lílian
LílianPermalink

Oi, gente!

Estou indo pra granada no comecinho de abril e gostaria de saber se ainda há neve na sierra nevada nesse período ou é só no inverno mesmo??

Agradeço muito o retorno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lílian! A estação continua aberta até meados de abril. Torça para ter neve.

Rafael
RafaelPermalink

Subi Sierra Nevada de taxi partindo de Granada. Como só queria conhecer o lugar, combinei um valor com o taxista para me levar, ficar um pouco lá e depois descer. Pra quem vai e volta sem se demorar muito lá em cima é uma opção, embora muito mais cara do que o ônibus.
Na boa, em razão do custo acho melhor a pessoa se organizar para ir e voltar de ônibus, a não ser que esteja com o horário apertado, como era o meu caso.
Pra quem quer esquiar aconselho ficar pelo menos dois dias. Acho complicado subir, esquiar e descer a montanha no mesmo dia, ainda mais considerando os poucos horários de ônibus disponibilizados. A pessoa vai aproveitar pouco e ainda vai ficar naquele estresse de controle de horário num momento que seria de diversão e relaxamento. O que não falta lá no alto são hotéis.
Um aviso: quem vai de carro alugado deve ter cuidado e atenção, pois a estrada é perigosa.
Última dica: apesar de ficar numa montanha e de ter muita neve, no dia em que fui a temperatura na estação de esqui não era muito diferente da que estava fazendo em Granada. Na verdade, nem fazia muito frio. Arrependi-me de ter usado roupa térmica para subir a serra.

Rita de Luziete
Rita de LuzietePermalink

Olá,
Pretendo conhecer Sierra Nevada em Maio apenas para passear, indo a partir de Granada. Alguém conhece uma agência que faça passeios? Sabem o que se pode fazer fora de temporada de sky?
A opção por excursão é por conta de fora da temporada só haver um ônibus indo pela manhã (9h) e retornando ao final da tarde. Receio não haver o que fazer por lá fora de temporada e ficar "presa" todo o dia...

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Não há motivos para ir a Sierra Nevada sem neve...

Giselle
GisellePermalink

Olá, estamos indo para a Europa em 15 de outubro para ficarmos 30 dias ( espanha frança e suiça )a ideia é irmos para granada e serra nevada subir para a ciudad real seguindo para toledo, avilla e madri e de la para paris em 28/10 e de paris para Zermatt ou interlaken em 7/10. Alguma sugestão???
Como faço para ir do aeroporto de genebra para uma dessas cidadesZermatt ou interlaken.
Obrigada,

Ricardo De Marchi
Ricardo De MarchiPermalink

Há neve metade de dezembro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! O início da nova temporada está previsto para 30 de novembro. Acompanhe novidades através do site: http://sierranevada.es/

FLAVIA SA
FLAVIA SAPermalink

Olá, é possível fazer Serra Nevada e Alhambra no mesmo dia: Isso considerando que na Serra Nevada não esquiaremos, mas apenas conheceremos a neve! Estaremos com carro próprio.. Se for possível, é melhor ir primeiro onde, na Serra ou na Alhambra?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Os dias no inverno são curtos. A recomendação técnica é escolher um dos passeios ou ficar dois dias em Granada.

Ricardo De Marchi
Ricardo De MarchiPermalink

só existem estas opções de onibus saindo de sierra nevada? os horarios são ruins e nao tem alternativa?? nao é possivel!! vi que taxi custa quase 100 euros!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Veja todas as possibilidades no site da estação: http://sierranevada.es/estacion/la-estaci%C3%B3n/c%C3%B3mo-llegar.aspx

Ana
AnaPermalink

Olá, Bóia! No site oficial de Sierra Nevada tem uma página com os eventos da temporada 2013/2014, que prevê várias competições até o final do mês de abril (http://www.sierranevadaeventos.com). Não entendo de esportes de inverno, mas será que esse calendário significa que eles contam normalmente com neve em abril? Gostaria dessa informação porque, se houver neve, vou programar um ou dois dias a mais em Granada durante a minha viagem à Andaluzia, na primeira quinzena de abril.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Não somos especialistas nem no assunto, nem no destino. Se existem esses eventos, é porque existe a expectativa de neve. Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

NelsonRB
NelsonRBPermalink

Revisando minhas anotações, verifiquei que estivemos em Sierra Nevada no final do dia 3 de abril (de 2004) e, conforme as fotos que tiramos, tinha bastante neve e gente esquiando. Mas, como diriam os filósofos do futebol, "neve é uma caixinha de surpresas!...

-- A.L. (Dois Mapas)
-- A.L. (Dois Mapas)Permalink

A Sierra Nevada é um dos pontos mais altos da Espanha. Mas só lá em cima, a cerca de 3000 metros de altitude, e frequentemente na modalidade neve artificial.

Ana
AnaPermalink

Obrigada, A.L.! Bacana o seu blog, já acrescentei aos meus favoritos.
Mas voltando à Sierra Nevada, será que essa coisa de neve artificial significa que somente as pistas estarão branquinhas e o resto do lugar sem aquela atmosfera de uma estação de neve? Não sei e não pretendo esquiar, meu propósito é curtir essa tal atmosfera. Será que vou encontrar isso por lá no início de abril?

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Ana, já está nevando por aqui e em quotas super baixas, tipo a 600 metros, e os especialistas dizem que teremos neve (quase com certeza) até Semana Santa que cai na época que vc pretende vir, tipo 14 a 19, ou algo assim. E esta semana é super forte em termos de turismo, assim se programe com bastante antecedência!

A Serra Nevada já abriu para os esquiadores!

Ana
AnaPermalink

Valeu, Patrícia! Onde posso encontrar essas previsões de temporada de neve?
PS: Turomaquia favoritado. Muito bom!

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Ana, dá para acompanhar como está a estação neste site: http://sierranevada.es/estacion/en-pista/meteo.aspx

Victor
VictorPermalink

Eu estava pensando em ir para Sierra Nevada esquiar pela primeira vez. Eu pegaria o primeiro ônibus das 08h e chegava lá às 09h, então esquiava até cansar e pegava o último ônibus das 18h30.

Vocês acham que é possível ou estou sendo nutro sonhador achando que conseguirei curtir com um só dia para aprender a esquiar? Já esquiei na água que dizem ser mais difícil então devo conseguir sem muita dificuldade, eu imagino.

Obrigado por que puder ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Victor! Aprender a esquiar é algo que leva pelo menos uma semana de sessões diárias. Você poderá contratar uma aula para ver como é. Você cansará rápido, não ache que você teria disposição para fazer isso por muitas horas seguidas.

raquel ribeiro
raquel ribeiroPermalink

Oi, Ricardo. Ótimas as infs publicadas! Acabo de voltar de Sierra Nevada, onde o bilhete agora custa 48 euros. Salgado, claro, mas rende um inesquecível dia de esqui. Há pistas de vários níveis de dificuldade, são seguras e bem sinalizadas. Eu não esquiava desde 1989 e peguei o jeito rapidinho! Minha sobrinha de 11 anos, após uma aula de duas horas e três dias de pratica, tb se divertiu. No ultimo dia encarou a pista que desce para Borreguiles numa boa.

Ana
AnaPermalink

Olá, Bóia! Para um bate-volta de carro no começo de abril, é necessário fazer alguma reserva de ingresso em Sierra Nevada? Como é que funciona?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Você pode comprar o bilhete lá na hora. Acompanhe no site oficial se a estação ainda estará funcionando na data de sua viagem: http://sierranevada.es/

Ana
AnaPermalink

Olá, Bóia! Decidi fazer o bate-volta a Sierra Nevada de ônibus e alugar carro somente no dia da saída de Granada para Ronda. Mas parece que não é mais possível comprar o bilhete do ônibus de véspera, como recomenda o Ricardo Freire.
Segundo o site http://www.granadadirect.com/transporte/autobuses-sierra-nevada/, os bilhetes são vendidos exclusivamente na estação e não podem ser adquiridos com antecedência.
Como tenho apenas dois dias em Granada, sendo o primeiro para Sierra Nevada e o segundo para La Alhambra (ingressos comprados), fiquei preocupada com essa coisa de comprar o bilhete do ônibus no próprio dia e eventualmente não encontrar. Será que alguém passou por essa experiência recentemente? Podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Se só estão vendendo na hora é porque não tem problema grin

Elisabete Pires
Elisabete PiresPermalink

Olá Bóia, Irei pela primeira vez à Espanha e visitarei por Madri, Barcelona, Andorra, Toledo e depois desço para Granada. Gostaria de saber se no final de abril seria uma boa época para visitar Sierra Nevada, ou aproveitaria melhor a viagem se seguisse direto para Marbella a fim de conhecer a rota do sol.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisabete! Já não haverá mais neve em Granada e ainda não será época de praia em Marbella.