TAP: greve dos pilotos de 9 a 12/dezembro e 3 a 6/janeiro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa

Não deu em nada a reunião de negociação entre a TAP e o sindicato dos pilotos da companhia aérea, realizada anteontem em Lisboa. Ao que tudo indica, haverá mesmo a greve dos pilotos, marcada para acontecer em quatro dias de dezembro (9, 10, 11 e 12) e quatro dias de janeiro (3, 4, 5 e 6).

Os pilotos exigem recuperação salarial e participação na privatização da empresa. A TAP, já em vias de privatização, não está numa situação de ceder. Perderão todos -- inclusive aí quem não tem nada a ver com o imbroglio, nós, os passageiros.

Eu tinha três passagens compradas para o dia 11. Duas intra-européias, saindo de Lisboa, para a equipe que vai me acompanhar na produção dos próximos vídeos do Visa Platinum. E a passagem de volta do Nick, saindo do Porto para São Paulo no vôo diurno (com conexão em Lisboa).

Consegui cancelar as passagens intra-européias por telefone. O reembolso será feito diretamente no cartão de crédito, mesmo eu tendo aproveitado tarifas não-reembolsáveis. O atendimento foi rápido e simpático.

Repassei o caso da passagem ao Brasil para o meu agente de viagem, pedindo que tentasse remarcar no mesmo dia por alguma cia. da Star Alliance. Era possível, só que tinha que pagar uma diferença nada palatável. Acabamos antecipando a volta do Nick para o dia 8, no vôo diurno a Campinas.


Ou seja: se você tem viagem marcada pela TAP nesses dias (9, 10, 11 e 12 de dezembro; 3, 4, 5 e 6 de janeiro) o melhor a fazer é remarcar ou pedir reembolso o quanto antes.

Quem estiver nessa situação e puder relatar aqui como procedeu e foi atendido, agradecemos muitíssimo!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


50 comentários

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Bom dia, Gostaria de incluir esta no perguntódromo:
Carnaval 2012: Quem te dicas de viagens internacionais BBB para o período de 17/02/2012 até 02/03/2012 nesta altura do campeonato? Não consigo encontrar passagens para Europa, Estados Unidos e Caribe por menos de 1700 dóláres.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! O brasileiro está querendo viajar para o exterior e não dá para fabricar mais vôos do que os que já existem -- então os assentos vão sumindo e os preços, subindo.

Pense em Santiago, Buenos Aires, Mendoza, El Calafate, Terra do Fogo, África do Sul, México. Ou encare os preços dos destinos que você tinha em mente. A hospedagem nesta época tanto na Europa quanto nos Estados Unidos é em conta. No Caribe é alta temporada.

Vanilza Xavier

As minhas passagens estão marcadas para o dia 11 de janeiro. Vocês acham que há possibilidade de um desdobramento da greve para depois do dia 11? Fiz algumas reservas da hospedagem e nem todas permitirão cancelamento sem custos...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanilza! Impossível dizer. Mas pelas características da greve -- com dias marcados com tanta antecedência -- é mais provável que a segunda fase seja abortada do que expandida.

Vavá
VaváPermalinkResponder

Valeu bóia!

Miguel
MiguelPermalinkResponder

Boa tarde,

Agradeço que corrijam a notícia.
A greve é entre 9 e 12 de Dezembro. No entanto, o título da notícia e uma parte da notícia indica que é entre 8 e 11. Assim fica confuso.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miguel! Está corrigido, obrigada!

Ernesto, o pato

Processem a empresa. Ela é responsável pelos danos materiais e morais decorrentes da greve dos seus empregados!

Vanilza
VanilzaPermalinkResponder

Só uma correção ao comentário: o meu medo é essa greve estender-se após o dia 06 de janeiro... Sou advogada, mas penso que mesmo uma ação não será capaz de reparar os prejuízos de uma viagem planejada e sonhada a tanto tempo... e possivelmente sem outra data em que poderá ser realizada no próximo ano... Lamentável a situação da TAP! Muita ansiedade e dúvidas até meados de janeiro.

Raquel Veloso
Raquel VelosoPermalinkResponder

Liguei para a TAP 3 vezes. A primeira, fui muito bem atendida por Priscila, que me explicou tudo que precisava saber.

Quando liguei pela segunda vez, uma Ana Paula muitíssimo estúpida e grossa me destratou, solicitei que outra pessoa me atendesse, ela me disse que se eu quisesse ser atendida por outra pessoa que ligasse novamente, o que eu fiz.

Na terceira vez, me atendeu muito bem a Yolanda (ou Alana).

Christiane Medeiros

Olá, gostaria de confirmar se a greve atingirá o dia 12/12 ou será até o dia 11/12? Tenho vôo marcado no dia 12/12. Agradeço se alguém souber alguma informação.

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Christiane, o seu voo vai ser afectado. É melhor contactar a TAP
http://www.tapportugal.com/Info/pt/Media/UltimasNoticias

Christiane Medeiros

Obrigada Jotapê, já estou tentando resolver. Grata pela resposta.

monica
monicaPermalinkResponder

Tinha passagem marcada para o dia 10 de dezembro para o Porto.Solicitei remarcação por telefone, para o dia 8. Foi simples e rápido. Excelente atendimento.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Deu medo agora. Tomara que isso se resolva logo, tenho viagem marcada há meses pra Londres em janeiro....

André
AndréPermalinkResponder

Eu também. Minha volta está marcada para o dia 6 de janeiro. E para estender um ou dois dias é um custo que eu não contava. Sem falar que ainda tem que ver um jeito de tentar prolongar as reservas no hotel.

Silvio
SilvioPermalinkResponder

Sei que isso é assunto para um post, mas tenho curiosidade em saber como a crise na Europa, principalmente Itália, Portugal, Espanha e Grécia, está afetando a experiência do turista (mais pedintes, muitos negócios/lojas/restaurantes vazios ou falindo, etc) ou se o efeito é pouco percebido pelo turista, essas coisas. Além da influência de tudo isso no preço, claro.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Silvio, não sei da situação na Grécia, onde a situação é mais séria e transportes sofrem constantes interrupções, vários museus e atrações reduziram drasticamente o horário de funcionamento etc.

Na Itália e Espanha, tudo continua mais ou menos como antes na maioria dos lugares. Alguns hoteis podem ter adiado planos de reforma, construção ou expansão, mas não há nenhuma "quebradeira generalizada" por assim dizer.

No caso específico da Costa do Sol, nas cidades que viviam um boom imobiliário com muitos estrangeiros do norte da Europa indo lá morar, aí sim o efeito se nota, em geral em construções de prédios abandonadas, novos restaurantes que não chegaram a abrir etc.

O efeito mais notório da crise está em museus, atrações e outros programas que não estão assim por dizer "na moda". A Itália, com enorme quantidade deles, andou cortando o orçamento, então pode-se encontrar horários de funcionamento reduzidos, visitas guiadas substituidas por audioguias, fechamento sazonal ampliado etc.

Sobre preços, o que aconteceu é que eles pararam de subir. Lembre-se que países europeus recebem muitos visitantes internacionais (a França, por exemplo, recebe mais visitantes estrangeiros por ano do que sua própria população). Já li em alguns blogs do setor e entrevistas que o turismo de massa de americanos sofreu queda notável, mas tem pessoas de outros destinos tomando o lugar.

Da minha experiência pessoal, o que noto é que os preços de hoteis e museus por aqui na Europa ao menos deram uma freada na expansão que vinham sofrendo. Desde 2009 dá pra encontrar hoteis em preços mais ou menos parecidos, enquanto entre 2005 e 2009 houve uma forte alta.

Walter Leite
Walter LeitePermalinkResponder

Tô para comprar passagens (2) para Europa TAP e com medo dessas greves, apesar de nossa viagem para Fevereiro/Março.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Tenho um voo Recife Lisboa saindo as 2300 de Recife (DIA 8 de DEZEMBRO). Será que eu decolo ou é melhor remarcar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Dia 8 não haverá greve. Chegue o mais cedo possível ao aeroporto porque esse dia deve rolar um overbookingzinho. Se puder remarcar para os dias 6 ou 7, melhor...

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Gente, considerando que essa greve, na pior das hipoteses ocorra...

Será que é provavel que os passageiros passem 4 dias sem serem remanejados de operadora aerea (star alliance) e/ou a tap mantenha um numero minimo de pilotos, ou realmente existe a possibilidade de TUDO PARAR (parar mesmo, sem nenhum aviao decolando) POR 4 DIAS?

Os voos diretos com saida do brasil no dia 8 e chegada em portugal no dia 9 serao cancelados?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Os vôos saindo do Brasil dia 8 estão confirmados.

É possível, sim, tudo parar por 4 dias.

Rosye
RosyePermalinkResponder

Gente....seguros que a greve serà nesses dias?Pq eu tenho passagem pro dia 08/12.Viajo ou nem????

Valeu.

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Rosye, faça o seu check in online 24 horas antes da partida para evitar contrariedades no aeroporto e fugir ao overbooking

Livia
LiviaPermalinkResponder

Pelo menos avisam pra galera se reorganizar. O fim da picada é greve de última hora...

Bibi
BibiPermalinkResponder

Tenho passagem para Paris pela Tap no dia 10/12 e a companhia orienta que devemos entrar em contato com a operadora, para possível transferência de vôo. Foi o que eu fiz,entrei em contato com a Decolar, e fui péssimamente atendida por uma funcionaria que disse não ter qualquer informação de greve e que se eu quisesse trocar de vôo, teria que pagar as multas.
Não sei o que fazer, pois tenho várias passagens compradas pela Europa e hoteis reservados e alguns pagos.
Não posso viajar outro dia. O que eu devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bibi! Você pode ameaçar ambas as empresas com processo. Tente mais uma vez. Informe à Decolar que a greve está anunciada no próprio site da TAP.

alex serpa
alex serpaPermalinkResponder

Nunca mais use a Decolar, um serviço inútil, que geralmente cobra mais caro do que as Cias. aéreas...Para resolver seu problema, se ainda não viajou, compre outra passagem e depois proponha ação de perdas e danos contra a Decolar e a Tap (são co-responsáveis). A ação vai demorar, mas com certeza irá receber seu dinheiro de volta, reajustado, e junto uma indenização por dano moral. Esqueça o Procon e procure o Juizado Especial mais perto de sua casa...

José Luiz
José LuizPermalinkResponder

Concordo com o Alex... já sofri com a Decolar, processei e ganhei a audiência pelo PROCON e até hj a Decolar não pagou... empresinha da pior qualidade...

Vá direto ao JEC e processe mesmo!

E a melhor dica, JAMAIS use a Decolar!

Thyago Portela

José Luiz... Permita minha intromissão!

Vou deixar uma dica: esqueça o PROCON qdo sua intenção for ressarcimento ou indenização. Este órgão nào tem poder para impor que uma empresa pague ou entregue algo ao consumidor. A sua competência é limitada a multar a empresa que tenha ferido o CDC, o que acontece na maioria dos casos. Até porque essa multa não é revertida ao consumidor, fica nos cofres do PROCON (ou seja, o órgão julga algo em que ele é o maior beneficiário da decisão)

Vá direto ao Juizado Especial, como disse o Alex

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

BIBI, vamos à prática.

Empresas que atuam no mercado de consumo não costumam se abalar com ameaças de processo. E, com a viagem já no dia 10/12, tu precisas de uma solução já!

A opção para ti é mesmo uma ação judicial, a partir de uma decisão prévia tua: ou compras todas as passagens de novo, para garantir a viagem, e depois cobras da Decolar e da TAP; ou pedes judicialmente a remarcação, via liminar (nesse caso, terás que te apressar e torcer para a decisão sair e ser cumprida a tempo).

Em ambas as hipóteses, procure um advogado hopje, já, pois a proximidade com a data da viagem é um fator decisivo para a estratégia processual a ser tomada.

Renata Luppi
Renata LuppiPermalinkResponder

Já usei por 2 vezes o serviço da decolar e não tive maiores problemas. Uma delas foi de TAP e realmente eles falam para resolver TUDO com a decolar, nem marcar assento a gente marca pela TAp, tudo pela Decolar, mas uma boa puxada de orelha pelo facebook e pelo twitter costumam sustir efeito.
Quanto ao atendimento, acho que, como em qq outro call center, sempre tem os bons e os maua atendentes.
Tenta novamente pelo telefone e reclama pelas redes socias, eles costumam responder...

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Bibi! Sempre que tenho problemas com empresas reclamo aqui: http://www.reclameaqui.com.br/indices/12552/decolar-com-ltda/ é ótimo!!! Já obtive solução com Americanas.com, Dotz, Santander, Unibanco, Editora Abril e Telefonica.
Boa sorte

Caroline Loures

NÃO ACREDITO!!! =(((

Tenho uma passagem para o dia 6 de Marrakesh para Lisboa...será que é seguro passar para o dia 07 ou é melhor trocar de cia??

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Em princípio é seguro passar pro dia 7, sim.

Caroline Loures

Tô tentando falar lá, mas não consigo...deve ter uma chuva de ligações!! Muito obrigada pela resposta!! =) Bjs

Caroline Loures

Consegui falar...
O atendente informou que está realmente confirmada a greve em primeiro momentp.

Segundo ele este meu vôo em especial não será afetado pois é operado pela Portugália e somente os pilotos da TAP farão a greve.

Obrigada pelas informações Rick!!

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Caroline, a Portugalia faz parte da TAP e para além disso a greve foi convocada pelo sindicato dos pilotos, você foi mal informada. Aconselho-a a insistir...

Caroline Loures

Oi Jotapê,

O atendente me garantiu que os pilotos da Portugália não entrarão na greve. Somente TAP está confirmada.

Vamos ver como vai ser a greve de Dezembro, se eles entrarem, eu faço a alteração...acho que quem está na mesma situação que eu, seria prudente esperar para não fazer alterações sem necessidade...

Vamos acompanhando!!! Obrigada!! =)

Diana
DianaPermalinkResponder

Tenho passagem comprada para Amsterdam partindo de Salvador no dia 23 de dezembro e retornando dia 03 de janeiro.

Como a volta cai justamente no dia em que se inicia a greve, resolvi ligar para a TAP e solicitar a mudança da data na minha volta.
O que eles me responderam??? "Senhora, não estamos autorizados a mudar nenhuma passagem sem a incidência de multa. Volte a ligar no final do mês".
Dai eu pergunto: "Senhora, acontece que minha viagem se inicia no dia 23 de dezembro, vou deixar para resolver este problema la na Holanda?"
Resposta: "A senhora retorna a ligação na semana da sua viagem, ok?" E desliga o telefone na minha cara...

Assim fica difícil, não é mesmo? O que vocês recomendam?

Att.,
Diana

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Infelizmente, até porque a greve pode ser cancelada, não há muito a fazer, senão ir para a Holanda e resolver o problema lá.

Hagata
HagataPermalinkResponder

ola!! Eu tinha uma passagem Rio/lisboa para dia 10/12, como ninguem passa um informação com total clareza, eu alterei para o dia 13/12, indico que todos façam o mesmo, para não ter uma surpresa no aeroporto.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Diana, estranho esse tratamento. Tinha uma volta para dia 3 e remarquei com muita facilidade para o dia 07. Fui muito bem atendido e prontamente atendido.
Tente novamente. Portugues, geralmente, é meio dificil de se lidar.
Mas continue insistindo!
Boa sorte
Rafael

Diana
DianaPermalinkResponder

Oi Rafael...
Então.. quem me atendeu foi uma brasileira, bem antipática!! rs! Mas vou tentar novamente, obrigada pela Dica!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Galera, desculpem ai a redundância!
É que o atendimento foi tranquilo mesmo!
Rsss

SHIRLEY CAVALCANTI DE MORAES

TENHO VIAGEM MARCADA NO VOO 12 DA TAPO HOJE, DIA 08/12/2011. NÃO TENHO DISPONIBILIDADE DE PAGAR NENHUMA TAXA PARA EMBARQUE EM OUTRA COMPANHIA AÉREA. COMO DEVO PROCEDER, ME AJUDEM POR GENTILEZA. LIGUEI PARA O AEROPORTO MAS FUI INFORMADA QUE OS FUNCIONÁRIOS DA TAP SÓ CHEGAM ÀS 18: HORAS. SOU DIABÉTICA E ENHO MEDICAÇÃO ACONDICIONADA EM GELO E NÃO POSSO DEMORAR NO AEROPORTO. PRECISO DE UMA RESPOSTA CONCRETA, QUE INFELIZMENTE ATÉ AGORA NÃO TIVE. REPITO, NÃO POSSO PAGAR TAXAS ADICIONAIS. A GREVE COMEÇA MESMO HOJE, OU SÓ A 00:00 HORA DO RECIFE?

andre linhares

sera que de londres os voos tambem sao cancelados para lisboa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andre! A greve vale para vôos intra-europeus também. As exceções estão relatadas no comunicado oficial da TAP -- clique no link indicado para ler.

andre linhares

alguem pode dar uma resposta?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar