2012: que viagem você pediu pra Papai Noel?

La Grande Roue, ParisPessoal, temos informações de fonte segura dando conta de que o mundo não vai acabar em 2012!

De minha parte eu fiquei especialmente feliz, porque seria uma pena o mundo acabar sem eu ter conseguido pôr no ar os mais ou menos 18 meses de viagens feitas mas não-publicadas…

Com tanto conteúdo estrangeiro para pôr no ar, este ano eu vou desacelerar nas viagens ao exterior e focar mais no Brasil — mas só daqui a alguns meses.

E você? Quais são os seus planos viajadoiros para o ano que vem?

Já tem viagens mais ou menos certas? Já tem viagens reservadas e compradas? Ou está só na lista de desejos?

Está com medo da crise atingir o Brasil? Ou quer aproveitar o real forte até o último instante?

Conta pra gente! É importante não só como termômetro, mas também para orientar o que vamos pôr no ar.

Feliz Natal!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


172 comentários

Olá,

Estou com planos de ir à Europa neste ano, embora esteja em dúvida entre um cruzeiro pelo Mediterrâneo (que não é caro) ou ir para a França somente. Minha dúvida é com relação a quanto eu teria de levar para os gastos com alimentação (embora o cruzeiro seja no sistema tudo incluído, passa-se praticamente o dia todo fora do navio). Coisas simples, sem frescura.

Obrigada.

    Pois é… Minha grande dúvida é se faço o cruzeiro pelo Mediterrâneo ou se vou para Paris e faço um passeio até o sul da França (Nice ou Marselha). O que me sugere?

    Olá, Agnes! O Ricardo Freire só recomenda cruzeiros a lugares aonde se chega por outros meios se a pessoa realmente curtir navio. O tempo em terra é mínimo e satisfaz apenas aos que normalmente se limitam ao city-tour.

    Obrigada pelas dicas. Vou planejar com carinho minha viagem para a França. Pretendo ir em setembro, vc acredita que é uma boa época? Frio ou calor?

    Olá, Agnes! Setembro é uma ótima época para Côte d’Azur e Provence. Ainda é verão mas as multidões já voltaram pra casa.

Oi gente!

Eu já tenho como certeza uma viagem para um destino bastante… diferente! Vou para Gana (!) em Março, para um congresso, com uma escala de um dia em Johanesburgo. Se nem aqui no VnV dá para encontrar informações sobre Acra (capital de Gana), imagino que lá não seja exatamente um bom local para se passear!

Fora isso, viajo para Juiz de Fora, Ibitipoca e cidades históricas de Minas, e talvez para Fortaleza no fim do ano.

Abraços de um fã desse site!

Tenho dois pedidos ao Papai Noel: Londres e Paris via Mont Saint Michel ou Costa Amalfitana. Tenho vontade também de viajar com os filhos, Buenos Aires ou Orlando. Mas, a depender dos fatores, outras possibilidades não estão descartadas, no melhor estilo “o que aparecer”.

Malas prontas para Turquia, Escócia e Londres em Junho, Patagônia em Setembro!

OI lucas, a expressão sudoeste asiatico é bem ampla. Não sei o que vc tem em mente, mas Camboja, Laos e Nepal são destinos que me encantam e baratos. Conheci uma pessoa que viajou para londres e depois para kuala lampur numa low fare.

Para simular preços das passagens, areas, uso, entre outros o site kayak, https://www.kayak.com/flights e compro com a propria companhia.

    Concordo, é uma das melhores opções para pesquisa de preços. Tente também o http://www.skyscanner.com.br.
    Considerando o valor, acho difícil Sudeste Asiático por conta do preço da passagem. Acho que Canadá também fica complicado neste valor por conta do custo de hospedagem + passagem, embora no quesito tempo pareça ser uma boa opção.
    Por este preço talvez seja melhor considerar África do Sul ou Riviera Maia (mas neste caso acho que 20 dias seria muito tempo – que tal juntar algum outro lugar, tipo Costa Rica ou Panamá?); ou ainda Yellowstone.
    Concordo com a Sylvia, uns US$ 100/dia é a conta ideal na maioria dos destinos.

Oi Lucas, Feliz Ano Novo!

Planejo viagens, tendo em mente mais de um destino, como vc está fazendo. Adoro este dilema, a viagem fica mais rica, mais curtida, sem contar que se aprende sobre os outros lugares.

Meu primeiro passo é simular preços das passagens aereas e cotar +- dia a dia o custo da viagem, utilizando guias do lonely planet. Já aconteceu de um destino menos cotado inicialmente se transformar na “menina dos olhos”, por apresentar um excelente custo beneficio e por eu descobrir muitos lugares interessantes para ir.

Assim, primeiramente eu, nao seu lugar lugar, faria uma cotação de preços de passagens aereas para estes destinos para as datas desejadas, simulando tambem em dias proximos para encontrar o melhor preço.

Eu e o meu marido escolhemos nossas opções de destinos após verificar se a epoca para viajar para eles lugares é favorável (principalmente sem ou com pouca chuva).

Nunca viajei com a Nomads, especializada em tour pela Africa, mais morro de vontade. Os preços desta companhia são bacanas. Há opção de hospedagem em hoteis e camping (+ barato), segue o link o https://www.nomadtours.co.za/camping_tours_2012.html. Se te interessar, vc pode solicitar o folder que eles enviam para vc.

Meu amigo já viajou com a Intrepid para a China https://www.intrepidtravel.com/ e gostou muito. Eles tem muita opção de tours, inclusive para a africa.

Como vc já está indo para o Estados Unidos (Chicago), eu, no seu lugar, tentaria ir para outros lugares, com boas condições de climáticas. No site do lonely, https://www.lonelyplanet.com/, vc consegue obter os comentários dos autores sobre a melhor epoca para viajar.

    Fiz ano passado um safári acampado pela Nomad (Joanesburgo-Okavango-Victoria Falls), por um preço bem em conta. Superou todas minhas expectativas.

    Como vc tem 20 dias, pode pegar um passeio mais longo, como o “Cape to Vic” ou algum passeio pela Garden Route, mas lembre-se que alguns dias nesses tours maiores se perdem dentro do caminhão de safári – as distâncias percorridas podem chegar a 600km em um dia.

    Outra opção na África do Sul é o BazBus – o site é https://www.bazbus.com/, que não está abrindo agora, mas eles têm uma página no Facebook. É um ônibus hop-on-hop-off que passa por todo o litoral sul-africano (de Cape a Durban) e depois “sobe” até Suazilândia e Joburg, oferece diversas opções de passes e pára em albergues credenciados por todo o caminho.

    (Complementando meu comentário anterior)
    O BazBus oferece o transporte entre um albergue e outro na África do Sul, não os passeios. Os passeios, cada mochileiro contrata por sua conta. Não é difícil, os bons albergues costumam oferecer todos os passeios nas proximidades, mas sempre se fica sujeito a pegar um dia em que o parque não abre, ou a excursão já está lotada…

Para a Riviera Maia, a LAN estava com preços interessantes para o período.

Preciso de uma ajudinha, boia e trips:

Começo a planejar minhas grand-férias deste ano, que serão em maio ou junho. Ainda não sei para onde ir — e é justamente na escolha do destino que queria uma mãozinha de vocês. Primeiramente, deixe-me descrever-lhes o que quero: depois de viajar a Europa (pela primeira vez! foi lindo!) em maio passado, decidi que não quero, neste ano, ouvir falar em prédios históricos. Quero mato e bicho. Vou com um orçamento meio curto (uns R$ 5 mil para uns 20 dias, mais ou menos), mas curto mesmo uma viagem simplesona, sem muitas compras e no esquema albergue (mas sem passar perrengue, claro). Daí pensei no seguinte:
1) Canadá — tem alguns dos melhores parques de vida selvagem do mundo, e Toronto, Vancouver e Montreal devem ser cidades bacanas. Além disto, deve ter infraestrutura para receber bem turista que não quer esbanjar. Mas dizem que é meio entediante.
2) África do Sul — meu atual sonho de consumo. Queria muito fazer um safari. Mas deve ser impossível fazer este passeio in a budget, não?
3) Índia/sudeste asiático — uma viagem fenomenal, tenho certeza, mas, novamente, tenho medo de passar aperto com um orçamento curto.
4) Riviera Maia — o último post do Riq me deu muita vontade de ficar em Playa del Carmo… Mas tenho medo de ser muito superlotado em maio (eu não tava afim de ver muita gente).
5) Yellowstone/appalachian trail — dois passeios que certamente vou fazer em algum momento da minha vida. Só que acho que terei muitas oportunidades de ir a estes lugares no futuro.

E aí, quem já foi a algum destes lugares? Quem tem sugestões/pitacos?

Respondendo a pergunta do comandante neste post, devo ir, em 2012, a Chicago, Detroit e NY, além da grande viagem que expliquei acima. No Brasil, certamente irei a Búzios sempre que der, a Salvador e Maceió.

Ótimo ano para todos nós!

    Lucas, numa viagem digamos assim economica , podes pensar em investir em torno de uns 100 USD por dia com despesas de hospedagem, alimentação, ingressos e transporte interno.
    Para 20 dias, pense em 2 mil dólares americanos.
    Passagens aéreas e terrestres não estão incluidas.

    Olá, Lucas! Numa viagem mochileira, o preço da passagem é que será o maior gasto. Os dois destinos mais fáceis para mochilar da sua lista são o Sudeste Asiático e a Riviera Maia. É mais fácil conseguir uma passagem em conta para Cancún do que para a Ásia.

    Quero mato e bicho? Vai para a Amazônia. Aproveita que tem 20 dias e faz uma viagem de barco regional entre duas cidades, depois dá uma volta pela Amazônia de algum país vizinho. Não tem lugar melhor para isso, meu! =) Abraço e boa sorte.

    Olha o ato falho aí! Escrevi “QUERO mato e bicho” ao invés de “QUER mato e bicho”!

    =)

    Acho que preciso voltar para a Amazônia…

    Lucas,

    Com esse orçamento e essa vontade, eu tentaria a Africa. Voce pode contratar um tour pela Namibia, eu já cotei uma vez e o preço era bom, ele sai da Cidade do Cabo e cruza a Namibia pelo deserto, passa por canions até chegar no Etosha para o safari. A Namibia é bem mais barata que a Africa do Sul. Cota pela Nomad Adventures, o atendimento é ótimo. Outra opção que sugiro é o Atacama, esticando até o Salar da Bolivia, pode ser uma boa também.

    Além da Nomad, outra empresa do mesmo tipo é a Kumuka. Já viajei pelas duas e são muito boas!
    O tour acampado sai mais barato, mas não muito, caso isso seja um sacrifício para vc. Outra vantagem é já ter as refeições incluídas, assim vc não tem muitas surpresas.
    E as opções são várias. Com 20 dias vc consegue incluir Moçambique ou Namíbia ao seu tour pela África do Sul.

    Lucas, Yellowstone é bem caro!! Fui em julho de 2011 e para curtir legal o parque a melhor coisa é se hospedar dentro dele. O melhor e quase único jeito de rodar por lá é alugar carro. O aéreo também não é barato. Eu deixaria Yellowstone para uma próxima viagem!!
    Boa sorte!

    oi, Lucas

    e que tal a região de Huaraz no Peru? fomos eu e meu noivo com milhas e R$3,5mil, passamos 23 dias no Peru, esquema albergue com quarto privativo, restaurantes top, conhecendo tudo a que tínhamos direito. Até umas comprinhas, mas basicamente artesanato e roupas.

    Huaraz, Caraz e toda a região é simplesmente linda… voltaria tranquilamente e é super barato

    dá uma olhada aqui: https://cuorecurioso.wordpress.com/2011/06/26/huaraz-quem-ama-o-feio-bonito-lhe-parece/

    Lucas. Vc já conhece a Chapada Diamantina? Com esse tempo e esse orçamento você poderia fazer uma viagem muito bacana por lá, atendendo ao seu desejo de viagem na natureza.

    Pessoal, muitíssimo obrigado a todos que deram seus pitacos. Obrigado também ao comandante, que me colocou lá no perguntódromo. 🙂

    Já estou quase fechando uma viagem pela Nomad Adventures. Os preços dos caras são inacreditáveis. Obrigado a quem me colocou no rumo certo.

    Joga tuas fichas na Africa do Sul. Sugiro ir direto para Cidade do Cabo e ficar 5 dias inteiros. Calcula mais 9 dias para a Rota Jardim, parando em Knysna (praias com montanhas-parque de elefantes), Ourdshoorn (cavernas e fazenda de avestruzes), Pletensberg (praia), Jefreys (praia-surf)e Port Elizabeth. Faça esse roteiro de bazbus, uma empresa que te pega no hostel em Cidade do Cabo e te larga em hostel no caminho, passando uma vez por dia, tu vais economizar com estada e transporte. Uma vez em Port Elizabeth, vá ao Addo Park, que é barato e tem trilhas para quem vai sem guia ou para quem vai com seu carro alugado. Pegue um voo doméstico para Joburg e fique mais 5 dias, sendo 2 em Pilansberg, onde há um parque público que também tem um safari bom e barato. Na volta, coma no restaurante Carnivore um assado de zebra, girafa, kudu e springbook, além de outros animais. Tirei os safaris do Kruger Park porque são caros e longe de Joburg. Só mais uma coisa: se tiver milhas fidelidade, África do Sul é o destino, pois só gasta 40mil (ida e volta). Liga pra Tam e pede pra emitir os trechos separados da tua cidade, é uma técnica que uso e sempre dá certo. Ex.: quando vou aos EUA, não peço uma passagem POA-Washington, nunca fecha. Peço GRU-qualquer cidade americana pela United, depois emito os trechos nacionais. Qualquer dica que precisar, é só dar um grito!

Bom ano p/ todos!!!
Arrumando as malas, e os hotéis…rs, para Espanha – Andaluzia! Porém, louca de vontade de visitar o Pantanal ou Amazônia mas sem referência significativas…uma pena!

Sempre de olho no VnV!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito