Adoro cidades entonadinhas. Sempre são fotogênicas. Não é por acaso que os vilarejos branquinhos façam tanto sucesso, seja na Espanha, em Portugal, na Grécia ou no Brasil.
E o que dizer do azul-clarinho de Jodhpur, na Índia? Ou o tom avermelhado de Roussillon, na Provence?
Já estive de passagem uma vez pela cidade desta foto, mas não me lembro de ter clicado nada parecido.
O ângulo é inspirado: a mureta antiga e trabalhada serve de moldura e empresta nobreza à parte nova da cidade.
E o que é melhor -- no Google Images, pelo menos do jeito que eu pesquisei, a resposta não está evidente.
E aí? Onde será que é isso?
Valendo!
RESPOSTA:
[caption id="attachment_28567" align="alignleft" width="118" caption="DIOGO A."][/caption]
Essa foi das boas: mesmo decifrada no início, ainda rendeu palpites diferentes o dia inteiro.
A foto pertence ao álbum da Josie (manda o endereço pra eu te mandar o livro, pufavô!) de uma viagem de 2009 a Jordânia e Síria. Escolhi uma foto da Jordânia porque a coisa na Síria tá meio conturbada.
Como o Diogo A. cravou, trata-se de Amman, na Jordânia. Mas a explicação completa só veio com o Claudio Motta, meia hora mais tarde: Amman vista da Cidadela.
Uma hora depois do palpite vencedor, veio a confirmação factual: o Igor achou na internet outras fotos tiradas do mesmo local.
E o trabalho dos sherloques só terminou com a Sylvia, que desconfiou que a mureta seja uma relíquia da ocupação romana e, junto com o Rubens, explicou o porquê do tom das construções -- o material disponível no deserto e a facilidade de limpeza e conservação.
Parabéns, Diogo! Belo trabalho, sherloques! Obrigado, Josie! Semana que vem tem mais!
(E um P.S. aos vencedores das últimas semanas: nesta semana envio os livros do mês, e também os atrasados de dezembro -- incluindo o seu, Walter!)
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
47 comentários