Obama na Disney: o que os jornais NÃO destacaram

Jornais de 20 de janeiro de 2012

Incrível: viajar pros Estados Unidos está tão na ordem do dia que a promessa do Obama de facilitar vistos para brasileiros foi manchetona dos três principais jornais brasileiros.

É bacana ouvir isso do homem mais poderoso do planeta, mas a verdade é que não há absolutamente nenhuma novidade no discurso do presidente.

Os consulados no Brasil já vêm se readequando para atender aos solicitantes num prazo menos absurdo do que os que vinham/vem sendo praticados.

Já deixamos de ser recebidos nos consultados como um bando de visitantes indesejados. Hoje já fomos mais ou menos promovidos à categoria clientes-indo-fazer-cadastro-para-crediário-nas-Casas-Bahia-num-sábado-de-manhã-no-começo-do-mês. É um progresso.

Além disso, hoje a negação do visto é a exceção. Os consulados sabem que a Flórida nos quer MUITO por lá.

A tal dispensa de entrevista para renovação de visto já é praticada há anos. Dispensar crianças e idosos da entrevista é, sim, uma novidade, mas foi anunciada de maneira vaga.

Uma medida muito mais eficiente — a proposta de permitir a realização de entrevistas por videoconferência — já foi ventilada pela imprensa, mas não apareceu no discurso obâmico.

A frase é curta e não foi transcrita por nenhum jornal. Mas pode ser lida aqui no Huffington Post.

Olhaí:

“O turismo é o serviço número 1 que exportamos, e isso significa empregos.”

Simples assim, Brasil. O presidente da nação mais rica do mundo, em ano eleitoral, usa o estímulo ao turismo como argumento de campanha.

Enquanto isso, no Patropi,o turismo internacional é tratado com preconceito, desconfiança e desprezo.

Mas semana que vem eu volto ao tema, com mais consistência…

Leia também:

Por que o Brasil não deveria esperar os EUA para mexer no visto

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


45 comentários

A dispensa de crianças e idosos já vem sendo praticada há mais de 1 ano. E não podemos nos esquecer de que para um americano visitar o nosso país, ele vai precisar de visto para entrar no Brasil. É a tal política de reciprocidade.

Quem não deve estar gostando desta história é o Min. Guido Mantega…. Não duvido nada ele anunciar um novo aumento do IOF sobre compras no exterior com o cartão de crédito…. 🙁
É sempre essa a solução adotada pelo nosso (des)Governo: mexer com impostos ou taxa de juros… Melhorar a infraestrutura que é bom, necas!

É parabéns ao Tio Sam que vai abocanhar novos bilhões de dóllares com o melhor turista já visto, enquanto isso o turismo doméstico permanece com sua qualiade pífia e a cada dia perdendo mais dinheiro para os visitantes internacionais, ou seja deixe agente reenviar para os americanos todos nossos minerio-soja-café-dolláres, mas não devemos nos preocupar porque a copa do mundo esta ai, serão 45 dias que compensarão os nossos 65bilhões investidos mais os 20bilhões que gastamos só este ano fora do país!!

    muito melhor torrar nossa grana nos States do que nessa possilga de Brasil, já viu quanto custa ir para os lugares mais paradisiacos que nos temos, TRES VEES MAIS DOQ EU IR PARA FORA, aprender cultura diferente, ver gente diferente, com cabeça diferente e de quebra traer uma pá de bugiganga legal que vc até achapor aqui custando 10 X mais, ntão quem é o “otario” quem vai para fora ou quem fica aqui alimentando essa industria de turismo alida e corrupta, acorda pro mundo, Brasil já era, esta tudo abandonadono estive em São Luiz no ano passado com a familia e só tenho a lamentar o centro da cidade que deveria sr eferencia esta largada as traças, praticamente aindo, e não por que é “patrimonio tombado não, é por que é PATRIMONIO LARGADO MESMO!!! Brasil , para mim chega, se pudesse voava deste lodo de lugar podre que é!!!

Tambem não vislumbrei grandes mudanças em relação ao que já ocorre hoje…
De concreto, teremos um maior numero de funcionários para dar maior vazão ao processamento de pedidos e entrevistas. Quem sabe, talvez, uma dispensa do comparecimento ao consulado para a entrevista, para aqueles cidadãos que já possuem o visto e querem/precisam renová-lo (seriam estes os visitantes de”baixo risco”? Não ficou claro quem seria este público…). Beneficiaria, principalmente, quem não mora em SP, RJ, Brasilia e Recife, para não ter que fazer uma viagem só para isso…

Achei muito mais significativa a mudança ocorrida no ano passado, quando o visto passou a ter validade de 10 anos ao invés dos 5 anos !!

Caro Riq,eu sou mais um que não vai a esse país enquanto tiver que ir pessoalmente a algum consulado ” pedir para deixarem eu gastar o meu dinheiro lá “.

O mais sensato seria mandar o passaporte e os documentos por SEDEX e ,para aqueles que o consulado julga ser necessário,convocar para entrevista

    Se vc acha isso então blz. Eu fui e voltarei aos EUA. Melhor lugar para fazer compras!!!

    Nossa, que legal. Vá conhecer a Ásia, a África, O Atacama.. outros povos, outras culturas. Pense menos em compras. Faz bem.

Mas turismo aqui é levado tão a sério que ninguém nem sabe quem é o responsável… ainda que é melhor não saber quem é do que saber que o chefe da área tem mais de 80 anos e usa dinheiro público prá pagar orgia.

Como é que um cara neste estilo ia fazer alguma coisa pelo país?

Tem razão , não mudou nada !!!

* para agilizar já estão fazendo os mutirões aos sábados (2100 vistos/dia)
* isenção de entrevista não quer dizer agilidade , por exemplo menores de idade o responsável vai ao consulado e passa por tudo , formulários , pagamentos , sedex , etc… menos as filas de digitais e o guichê de entrevista… agiliza o que? uma hora ou duas !? pra quem é do interior (SC) como eu , é a mesma coisa !!!

poderíamos voltar como antes (do WTC) , despachantes enviam todos os doc´s e ele chamam quem precisa de entrevista… os outros recebem em casa o passaporte/visto… seria mais barato para quem não mora em cidades com consulado…

Acho que a expectativa de uma medida diferente dessa é alimentar aquele sonho de que ‘somos tão bacanas quanto eles’. Mas, não: o Brasil é interessante e conveniente apenas neste momento. Eles precisam fazer um esforço e sorrir pra foto, fazer de conta que está tudo legal.
Pudemos ouvir um discurso semelhante do Chanceler britânico William Hague, só que com maior entusiasmo.

É o preço que se paga em colocar políticos sem nenhum traquejo em turismo para ser ministro do Turismo !

    Haha,
    Só para contrariar a grande nação mandatária do mundo, agora que eles estão precisando da minha grana, irei para CUBA!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito