Reviravolta: aeroporto de Bariloche reabre :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bariloche, 13 de janeiro de 2012

Depois de sete meses cobrindo o vaivém das cinzas do Pueyhue, eu já devia ter aprendido que nenhuma notícia sobre Bariloche é definitiva.

Mas semana passada, ao informar que o aeroporto de Bariloche não tinha reaberto na data prevista (dia 20 de dezembro), eu acabei embarcando no pessimismo que permeava o noticiário local, e que acenava com remotas chances de o aeroporto reabrir antes do fim de verão. O acesso de avião durante a temporada de inverno parecia ameaçado, e eu achei importante prevenir o pessoal antes que 2012 repetisse a novela aflita de 2011.


Avisei não só aqui, como na minha coluna desta semana no Estadão.

E eis que hoje de manhã, PAF!, o furo voltou para me pegar, feito um bumerangue. O leitor Victor Santos (muito obrigado, Victor!) repassou a notícia que tinha lido no Clarín: do nada, na quinta-feira, a Lan anunciou que retomaria os vôos. A Aerolíneas não ficou atrás e informou que seguiria a decisão da concorrente.

E eis que hoje, aleluia!, as duas companhias pousaram em Bariloche, como informa a AN Bariloche, de onde gentilmente surrupiei a foto que ilustra o post.

A boa notícia já foi distribuída ao mercado pela Agaxtur, que tinha um representante no vôo e que, diga-se, foi a empresa que teve a postura mais correta na novela Bariloche em 2011, recusando-se a cozinhar seus clientes até a última hora.

De todo modo, vou continuar acompanhando o noticiário barilochense, na torcida de que não precise mais corrigir esta notícia mrgreen

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


45 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Natália M Gastão - Ziga da Zuca

Põe novela nisso hein? De qualquer forma espero que o aeroporto reabra definitivamente e que as cinzas aliviem o lado de Bariloche.
Estive lá semana passada (fui de bumba, conforme você me recomendou) e a coisa estava feia! Não vi o Cerro Tronador ou nenhum outro na frente do Lago, as cinzas tapavam tudo! Muito triste mesmo!
Torço para que as coisas fiquem claras, e quem sabe daqui a 1-2anos eu não volto para conhecer essa cidade tão bonita que ficou escondida de mim?!
Quero aproveitar para agradecer toda sua acessoria na minha súbita mudança de planos pré viagem!
Beijinhos!

zeza
zezaPermalink

Tomei um susto com a noticias de cinzas. Fui em Bariloche em 2010 e estava programando a volta para junho agora, mas agora fiquei com medo de nâo encontrar mais aquelas lindas paisagens.... Alguém pode me dar mais detalhes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zeza! A paisagem continua a mesma. De vez em quando, porém, a nuvem de cinzas se reaproxima e traz um fog espesso que pode durar horas ou dias.

Fafá Roque
Fafá RoquePermalink

Vou para San Martin de Los Andes via Neuquen dia 30/01. Não consigo confiar na total reabertura do aeroporto, tenho receio que feche daqui uns dias e novamente ficar refém da cia aérea.
No retorno, dou notícias!!!

Gianna Soares
Gianna SoaresPermalink

Viajandões, acabamos de voltar de Bariloche e pensei que daria essa notícia em primeira mão...qual nada, o pessoal da VnV foi mais rápido que o voo da Pluna que me trouxe de Buenos Aires!

Riq, fica frio, não teria como você saber mesmo, saimos de Bariloche um dia antes desse voo e ninguém na cidade tinha sequer ideia de quando sairia um voo para lá; estivemos no escritório da Lan um dia antes do embarque e ninguém falou nada sobre isso. Só soubemos da "novidade" pelo Clarín, no dia 14.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que o VnV deveria ser declarado serviço de utilidade pública para todos os viajantes desse imenso Brasil: foi graças a uma consultinha rápida ao site, no meio de uma viagem de 3 semanas pelo Chile, que descobrimos que a Lan não havia retomado os voos desde Bariloche e que nosso bilhete aéreo, comprado em nov/2011, seria convertido em um bilhete rodoviário-aéreo...a Lan, além de não mandar um e-mail informando da alteração, não postar nadinha sobre isso no site, também não fez a realocação dos passageiros no voo que saia de Neuqúen, tivemos que ir até a loja para fazer a mudança. Se não fosse pelo VnV, não sei o que teria acontecido!

Fiz a viagem de Bariloche para B.Aires no dia 12: 6 horas num ônibus horroroso, sem ar condicionado, até Neuquén, com espera de 3 horas para o voo até B.Aires, maior perrengue! 12 horas de viagem!

Pelo que vi na região de Bariloche, especialmente na de Vila Angustura, não ponho muita fé que o aeroporto vá permanacer aberto ininterruptamente: são muitas cinzas. Li no jornal que só da pista do aeroporto tiraram mais de 1000 (!) caminhões de cinzas. Na região de Vila Angustura a vegetação está totalmente coberta de cinzas, parece areia. Tenho umas fotos com as cinzas na estrada do Passo Cardenal Samoré, é sinistro!

Cheguei em Bariloche dia 9, o céu estava totalmente cinza, como que nublado, sem visibilidade nenhuma do lago. Como os estudos geológicos mostram que o vulcão permanecerá em atividade por mais, pelo menos, 6 meses, eu não recomendaria a ninguém programar viagem para aquela região antes de 2013 (como o próprio Riq já havia dito num post).

Quem quiser saber de mais alguma coisa sobre o assunto, avisa que eu procura ajudar, Gianna

Waleska Pires
Waleska PiresPermalink

Olá Gianna,

Fiquei preocupada depois do seu relato. Tenho viagem marcada para março/2012, fazendo o roteiro de travessia dos lagos andinos, sentido Chile --> Argentina (Bariloche). Vou de Santiago a Puerto Montt/Puerto Varas para iniciar o trajeto.
Em Bariloche eu ainda pretendia ficar uns 3 dias e depois zarpar para Buenos Aires.
Como está a situação no "centrão" de Bariloche?
Vou me hospedar na Nahuel Huapi, Moreno 252 e estou pensando seriamente em mudar completamente meu planejamento depois do que li. Ir até lá para não ter sequer visibilidade do lago é furada...

E você bóia, alguma sugestão/recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Waleska! As cinzas não são permanentes. Vêm e vão. A região tem também muitos dias nublados em que não se vêem as montanhas. As cinzas são só um perrengue meteorológico a mais.

Heliomar Lunz
Heliomar LunzPermalink

Acho que a situacao na regiao na esta boa. Hoje recebi um e-mail do Hotel El Faro, o qual eu tinha um credito em funcao do cancelamento, que o mesmo esta fechando as portas. Ainda bem que eles foram corretos e estornaram o valor pago no cartao. Em funcao do cancelamento da viagem a Barilhoche e regiao, eu fiz uma viagem a Africa do Sul e ao Quenia. No primeiro pais eu fui a cidade do Cabo e no segundo eu fiz um safari em tres reservas diferentes, sendo uma na Tanzania. Foi maravilhoso, mas isso e uma outra historia.

Gianna Soares
Gianna SoaresPermalink

Waleska, é como a Boia falou: a situação "nos céus" de Bariloche dependem dos ventos; quando eles trazem as cinzas, o céu fica nubladinho, quando ele muda de direção, levando as cinzas embora, o céu fica limpinho. Nós chegamos num sábado e na 2ª a coisa começou a melhorar, dai choveu durante uma noite todas, o céu limpou (até nevou no Cerro Catedral) e na 4ª feira o tempo estava lindo; o passeio de barco até Puerto Frías rendeu lindas fotos! É questão de sorte. Quanto ao centro de Bariloche, nem se preocupe, está tudo normal, nem cinzas tem.

A grande questão, no meu ponto de vista e na minha experiência recente, é a incerteza sobre a saída de voo direto de Bariloche; se você topar, sabendo que a viagem até B. Aires pode durar 12 horas, dá para ir. Só evite a região de Villa Angustura, pois dá até um aperto no coração de ver tudo aquilo, deixe para uma próxima viagem até a região.

Gianna

Waleska Pires
Waleska PiresPermalink

Pessoal, (A Bóia, Gianna e Heliomar)

Muito obrigada pelos comentários.
Decidi mudar o destino, ficando alguns dias em Santiago e depois "zarpando" para o norte - Atacama.

Abraços,

Waleska

Willian
WillianPermalink

Tenho viagem marcada para Bariloche no dia 29/08/2012. Diante da notícias da situação na cidade, decidi cancelar minha passagem Buenos Aires / Bariloche, pela LAN, comprada via DECOLAR. Para minha surpresa, a passagem áerea que custa U$256,00, para ser cancelada, tem uma multa de U$300,00, cobrada pela LAN da Decolar, mais U$50,00 de multa cobrada pela própria Decolar, ou seja, U$350,00 no total. Mais barato não dar as caras no aeroporto, não é verdade? Consultando o site da LAN, contudo, a taxa que eles cobram pelo cancelamento é bem menor, só U$30,00. É isto mesmo, não há nada que eu possa fazer? Se sim, porque mesmo é melhor comprar as passagens pela Decolar?

Carol Aguiar
Carol AguiarPermalink

Olá Ricardo e viajantes!

Gostaria de registrar uma dica para quem for para Bariloche! Eu e uma turma de amigos fomos no final de agosto do ano passado e ficamos hospedados em uma casa incrível! Muitos brasileiros não tem o hábito de alugar casas no exterior, principalmente em Bariloche, já que os hotéis apresentam preços acessíveis. Mas o nosso objetivo era uma viagem de amigos, portanto mesmo a casa tendo o mesmo preço dos hotéis, optamos por ficar nela e o resultado está no blog que escrevemos durante a viagem http://barineves.blogspot.com/! Cada dia era um amigo que escrevia. Colocamos algumas dicas e tem fotos da casa! No início do planejamento da viagem ficamos com receio pois achamos o site na internet, mas super recomendamos, afinal o atendimento foi de primeira e a casa era deslumbrante. O site é da imobiliária é http://www.apartmentsbariloche.com/.

Abraços!

Adriana
AdrianaPermalink

Em julho, acompanhei e vivi todo o perrengue dos turistas indo pra bariloche/villa la angostura aqui com vocês. A Aerolineas cancelou meu voo no portao de embarque e tivemos que ir e voltar de ônibus. Entramos na justiça e a sentença saiu ontem. vamos receber 4 mil reais de danos morais da Aerolíneas, além dos 3.600 de danos materiais...
Como sempre vamos para Bariloche/angostura, TODOS OS ANOS, temos que entrar na justiça contra a Lan e Aerolineas pelo PÉSSIMO serviço que essas duas prestam.
Dessa vez, foram 4 mil reais de danos morais. O único ano em que não precisamos entrar na justiça foi na vez em que fomos de TAM, num voo direto SP/BARILOCHE.
Quer saber o que aconteceu? http://atravessarfronteiras.blogspot.com/2011/08/bariloche-cenizas-aerolineas-angostura.html

Fernando Lincoln
Fernando LincolnPermalink

Estive em Bariloche de 7 a 12 de janeiro. Vim de Puerto Varas, pelo Cruce de Lagos. A metade da viagem Chile-Argentina deu até para ver alguma coisa; a outra metade não víamos um palmo adiante do nariz, de tanta cinza. No dia anterior, em Puerto Varas, os vulcões Osorno e Calbuco passaram o dia encobertos. Pensamos que era tempo nublado, mas era mesmo cinza. Mas tivemos sorte em Bariloche e pegamos uns dois dias de tempo limpo. Villa La Angostura é isso mesmo que Gianna falou: só chuva e cinza, muita cinza. Muitos hotéis e restaurantes em Bariloche e Villa fechando as portas. A famosa chocolateria Mammuschka, sempre lotada na alta estação, agora estava às moscas. Mas nos dias de sol aparecem turistas, embora nada que se aproxime do que era. Tive azar, saindo na véspera do aeroporto abrir e tendo que pegar às 3 da madrugada um ônibus viajando 6 horas para Neuquém e só então, depois de 4 horas de espera, pegar o avião da Aerolíneas para El Calafate.

Marcelo
MarceloPermalink

Boa Noite Boia,
Sabe dizer quanto tempo eu levo de carro de Neuquen até San Martin de Los Andes? San Martin também esta sendo atingido pelas cinzas?
Estou pretendo ir para Bariloche em agosto, mais vou pensar em um plano B.
Obrigado.
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! São 430 km, é bastante chão. Os vôos a San Martín voltam em março, promete e Aerolíneas. Acompanhe a situação pela imprensa local:

http://www.patagonia-news.com.ar/

http://www.sanmartinadiario.com.ar/home/index.php

Ana
AnaPermalink

Bom Dia!
Estou chegando em Puerto Varas no próximo dia 12/02, domingo. A minha idéia era fazer o Cruce para Bariloche. Contudo, ao ler relatos aqui, de pessoas que estiveram lá em janeiro, sobre as cinzas do vulcão, fiquei um pouco receosa de não poder usufruir de toda a beleza daquela cidade Argentina. Já li o que a Boia comentou sobre as idas e vindas das cinzas.
Sendo assim, gostaria de saber se alguém voltou recentemente de lá ou se poderia me indicar alguma outra forma de pesquisa sobre a cidade, já que consultei os dois jornais de Bariloche e nada encontrei sobre o assunto.
Obrigada.
Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Não encontrar nada sobre o assunto é sinal de que nos últimos dias não houve evento de cinzas.

Nâo haver cinzas, porém, não significa visibilidade total.

Note que a região dos lagos é chuvosa o ano inteiro, e que em qualquer ocasião é provável que você não contemple toda a paisagem do Cruce em seu esplendor. O Ricardo Freire recomenda fazer os passeios lacustres de cada lado em dias favoráveis, e fazer a travessia de ônibus, poupando o investimento no Cruce em um dia ruim.

Marcelo
MarceloPermalink

Acho que a reabertura é para Inglês ver.
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=26319.
Tem cancelamento toda hora.
Um abraço.
Marcelo

Geórgia
GeórgiaPermalink

Tenho um credito que vai vencer em um hotel em villa angostura. Surgiu a oportunidade de ir agora em março. Até me animei com a retomada dos vôos mas gostaria de algum testemunho recente sobre cancelamentos, cinzas e situação na região!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geórgia! O melhor é acompanhar pela imprensa local:

http://www.laangosturadigital.com

http://www.anbariloche.com.ar

Luis Fernando Carvalho
Luis Fernando CarvalhoPermalink

Tenho planos de levar minha família para Bariloche em Agosto .Não estou conseguindo boas informações nos sites locais ( ANB , etc ) sobre a real situação das cinzas vulcânicas na região.

Alguém tem notícias recentes ??/!!!!

Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Fernando! Não haver notícias é uma boa notícia. Quando voltam as cinzas ou o aeroporto é fechado, a notícia aparece.

Marilia
MariliaPermalink

Ai, que dúvida! Preciso programar minhas férias com certa antecedência. Será que vale a pena arriscar Bariloche em agosto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilia! Foi o que o Luis Fernando perguntou aí em cima wink

Marilia
MariliaPermalink

É, Ricardo, eu vi. Meu comentário foi só um desabafo!
Até mesmo porque não dá pra prever o futuro, né?
Ai, ai... smile

Ingrid
IngridPermalink

Fui a Bariloche em setembro de 2011, a viagem já estava toda programada antes do problema com o vulcão, inclusive com hotel comprado.Decidi encarar o desafio e tive muita sorte! Peguei dias lindos, com total visibilidade da paisagem. A volta no entanto foi desastrosa! Embora o aeroporto estivesse "funcionando",a AA cancelou o voo em cima da hora e nos mandou para Neuquen,descaso total e cheguei com 10 horaas de atraso em Buenos Aires!
Bariloche é maravilhosa mas,sinceramente,já estamos em março e o vulcão continua ativo.Não acho prudente programar viagem para temporada de 2012, pretendo voltar no inverno de 2013 quem sabe...

Leila
LeilaPermalink

Olá! Alguém sabe, qual e a media de preço do aluguel de roupas ( casaco, calça , luva e bota) em Bariloche, em agosto, só para ter uma idéia, essas roupas eu preciso para todos os dias ou só para quando for passear ( circuito chico, piedras blancas, vila angustura , roca negra, cerro otto, cerro catedral e ski nórdico eiras), detalhe eu e meu marido sentimos muito frio, apesar de gostarmos . Aguardo dicas, obrigado. Leila.

Willian
WillianPermalink

Você só precisa quando for fazer passeios na neve. Preços nos link abaixo:

http://www.taosbariloche.com.ar/sis/index.php?option=com_content&view=article&id=46

Adriana
AdrianaPermalink

Oi Pessoal!!!! Vamos a Bariloche na primeira semana de Setembro: eu,esposo e 3 cças de 8 anos.Preciso da ajuda de vcs....Alguem sabe do hotel Kumelka,no centro de Bari,é um apart hotel na rua Moreno,se é bom,etc!!???Vcs acham que posso não ver neve nesta época do ano!!???Qto aos passeios,qual consideram imperdiveis!!!!!???Preciso de todas as dicas possiveis pessoal!!!
Qto ao hotel,não temos tanta escolha por ser 5,eles querem que a gente pague por 2 qtos e ai acaba ficando caro!!Porisso preferi apart hotel.Ano passado no Chile fiquei assim e gostamos!!!
Quem puder me ajudar....desde ja agradeço!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Ainda haverá neve, sim.

Leia comentários sobre hotéis e falts em Bariloche neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Renata
RenataPermalink

Oi Adriana,

Caso alguem te de um retorno por favor me repasse. Pois não consigo mudar a ideia do meu filho de 10 anos de ir para la. E vamos na mesma epoca que vc. Primeira semana de setembro.
Um abraço

Adriana
AdrianaPermalink

Renata,pode deixar....estou vendo quase tudo que preciso por meio de blogs!!!!Acabamos fechando no Kumelka mesmo....fica no centro e é um apart hotel.Vc ja foi pra la!???Nós ja fomos a 10 anos atrás!!!! Mas não tinhamos as cças ainda!!!!!!Viagem magnificaaaaaaaa!!!!!Muito bom la!!!!!Amamos na época!!!!!Qq coisa me fale!!!!A gente vai se falando!!!!!Abc!!!!

Luciana
LucianaPermalink

Pessol,

Fiqeui preocupada com as noticias sobre as cinzas. Alguma novidade?
Estou com viajem marcada para julhos de 2012.
obrigado,
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! O vulcão ainda não apagou, mas já faz um tempinho que não apronta nenhuma travessura. Parece que já está a caminho de aquietar-se.

A última notícia, boa, é de 12 de março:
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=26920

Acompanhe o noticiário da AN Bariloche. Falta de notícias, neste caso, é boa notícia.

Marcelo
MarceloPermalink

Oi Pessoal,
A notícia parece ser boa mesmo.
Vamos acompanhar. Também estou com passagem comprada para agosto pela LAN.
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=27202

Adriana
AdrianaPermalink

Eu sou praticamente uma especialista em Bariloche/Villa la Angostura (as seis vezes que já fui lá devem me capacitar para me tornar expert em algo). E a primeira coisa que falo para quem me pergunta qualquer coisa é: tenha paciência, porque as companhias aéreas argentinas não são nada confiáveis (para falar um palavreado fino). Já processamos 3 vezes companhias aéreas argentinas na justiça brasileira, e ganhamos todas as vezes. Quer saber como foram nossos perrengues aéreos argentinos? http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2012/04/cias-aereas-argentinas-ai-que-medo.html

Emmanuelle
EmmanuellePermalink

Ola !!
Estou com passagens marcadas para Bariloche em maio e me esqueci totalmente da erupção e de todos os problemas que causaram a cidade. Sera que as atrações estão abertas e as pousadas e comercio estão ativos .

Agora estou preocupada sera que desmarco , vc poderia me ajudar ?!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emmanuelle! Leia últimas notícias neste thread:
https://www.viajenaviagem.com/category/bariloche

rosi santos
rosi santosPermalink

Vou a Bari em Agosto e ficarei no hostel EL QUIJOTE Alguem tem dicas sobre este lugar....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosi! Não é muito central, não.

Veja as notas dadas ao albergue no Hostelworld:
http://www.portuguese.hostelworld.com/hosteldetails.php/El-Quijote/Bariloche/55949/comentarios

Deise
DeisePermalink

Olá pessoal,
Pretendo ir para Bari em Agosto, já esquiei uma vez no Chile e amei!
Alguém teria uma idéia de quanto gastamos por dia para locação de equipamentos e roupas? E para acessar as pistas são preciso tickets, quanto custam em média?
Para alimentação vi em alguns fóruns que a galera gatava entre 50 a 70 pesos por refeição.
Outra coisa que tenho pesquisado e não encontrado, como é feito o transporte para as estações, vi que tem ônibus, mas é possível pegar táxi ou Van, alguém tem uma idéia de preço para esse transporte?
Como nunca fui pra lá ainda estou bem perdida em relação a quanto levar de grana...
Valeu galera!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deise!
Ainda não temos esse conteúdo organizado.

Um leitor contou os preços do Cerro Catedral no ano passado:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/bariloche-aerolineas-meio-que-se-organiza-decolar-enrola/comment-page-2/#comment-152791

Emmanuelle
EmmanuellePermalink

Muito obrigada !!!!

Tomara que de tudo certo smile)!!!

bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia o post mais recente sobre o assunto:

Nasa vê diminuição de atividade do vulcão Puyehue