#Linkódromo | Creta na carona da Carmen

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Creta

Edição | Bóia Paulista

A Carmen é uma simpática habituê das caixas de comentários aqui do VnV e dona do blog En busca de la cuadratura del círculo. Todo verão ela deixa a muvuca da sua Barcelona e vai explorar alguma região de praias paradisíacas. Ano passado ela andou pela costa sul de Creta, que ainda está livre das multidões que zanzam pelas ilhas mais batidas.

Se você está pensando em viajar para Grécia, que tal aproveitar essa série de posts? São relatos para ler, suspirar e sonhar grin

Creta

Vai pela Carmen:

Creta meridional

Creta

Comer en Creta

Fotolog: Creta ortodoxa

Chania

Elafonisi beach

Falasarna beach

Balos beach

El noroeste de Creta

Triopetra beach

Matala

Festos

Preveli Beach

Agia Galini

Creta

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

67 comentários

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

A série tá mesmo show de bola, já tinha falado pra ela. Além de tudo isso aí que a Boia falou, a Carmen ainda é, simplesmente, a espanhola mais legal da história da Espanha. Como diz o Riq, a Carmen não existe!!! mrgreen

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Mari, você é incrível... eu já estou querendo saber se eu existe ou não existe...

Muito obrigado ao viajenaviagem para deferência.

Vocês são bons demais. São OK (e isso e assim, porque eu sei que há páginas sobre o turismo em todo o mundo e em todas as línguas, mas as sites e blogs mais interessantes, divertidos e criativos, sempre tendem a ser as sites e blogs brasileiros)

Jurema
JuremaPermalinkResponder

A Carmen existe, sim!!! Eu garanto, comprovei! Não só existe, como é uma graça de pessoa!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Jurema, eu posso dizer o mesmo de você! Saludos e bjs

roberto costa
roberto costaPermalinkResponder

estive em creta pela terceira vez no verao do ano passado, fiz promessa para voltar mais vezes. alias, estou planejando outra viagem para a grecia no ano que vem, estou pensando em pelo menos tres semanas e viajar de carro pelo continente.

Márcia Maia
Márcia MaiaPermalinkResponder

Passei dez dias em Creta, uns anos atrás, exatamente nessas praias e cidadelas com mais gregos que turistas. Foi um sonho. Pretendo voltar ano que vem. Carmem me deixou com mais saudade. wink

Viagem para Mulheres

Nossa que maravilha!

Nunca estive em Creta, mas estou me deliciando com as infos da Carmen. Agora deu vontade.

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalinkResponder

Nossa, me bateu uma saudade agora!!!! Passei um verão inteiro na ilha de Creta em 2005, 4 meses trabalhando 3 horinhas por dia e curtindo a cidadezinha de Chania, com varios bate-voltas às praias do sul da ilha visitadas pela Carmem! RECOMENDO muito!

VAL
VALPermalinkResponder

Olá! Não sei se este é o lugar correto para minha pergunta, mas não encontrei outro...
Minhas férias deste ano serão entre maio e junho e a princípio vou para Grécia e Turquia, com direito a alguns dias em Amsterdam. A dúvida é sobre a crise europeia, principalmente na Grécia, que está prestes a declarar moratória das dívidas. Acham que isso afetará o turismo de alguma forma negativa. Será que é o caso de se pensar num plano B? Agradeço se puderem dar pitacos...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Val! Em não havendo calamidade pública, nós aqui do Viaje na Viagem entendemos essas crises como oportunidades. Tem mais gente evitando a Grécia, logo, quem vai aproveita mais. Mas que existe a possibilidade de perrengues, existe. De todo modo, sempre é pior pela televisão.

Mariana Pulaski

Val, acho melhor voce pular a Grecia. Estive la em julho de 2011 e tinha muita policia na rua, a praca da syntagma estava toda destruida, suja e cheia de gente protestando, alem disso pegamos greve de taxista na ilha de rodes, nao dava para fazer muita coisa e tinhamos pouco tempo na ilha. boa sorte.

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Valeu, pessoal! Eu não gostaria de pular a Grécia...acho que vou esperar até o fim de março pra ver como ficam as coisas por lá...

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Carmem, pelo visto, vc é a entendida sobre assuntos de praias paradisíacas e pelo que vi, sua última aventura foi na ilha de Creta. Eu e meu esposo estamos querendo ir em julho/2012 para Grécia e Turquia, em torno de 20 dias, mas pelo que anda aparecendo nos noticiários a situação econômica da Grécia tá mesmo bem complicada, com muitas confusões por lá. Como será que anda o turismo por lá e isso pode atrapalhar a viagem? Quais as dicas que vc pode nos dar?

Muito obrigada.
Bjos

Alice Matteoli

olá!
estou de férias em agosto e estou pensando em ir pra Grecia com uma amiga, alguém tem notícias de como anda o turismo por lá esse ano? digo em relacao a crise. ja vi q vcs entendem crises como oportunidades, seria no sentido dos preços estarem melhores?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! O Ricardo Freire diz que pela TV sempre é pior. A vida continua.

Fernanda maria

Olá Bóia
Uma dúvida: março/abril~ saõ meses ruins para conhecer a Grécia?Nao sou muito fã de calorzão...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! O problema de ir fora de temporada às ilhas é que muita coisa vai estar fechada; pode dar deprê. Se não quer pegar muito calor, vá em maio.

Fernanda Maria

Valeu, boia!

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Olá, estou pensando em ir pra Grecia este ano em meados de julho. Gostaria de saber qual a melhor rota para chegar por lá, caso tenha que passar por outro país antes. Tipo: SP - Barcelona - Atenas? SP - ?? - Grecia.
Quando pergunto "melhor", quero dizer melhor custo x beneficio. E também porque gostaria de aproveitar algum outro lugar antes de chegar na Grecia propriamente.

Obrigada,
Ivana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! A Grécia pode ser combinada com o país europeu da sua preferência. É isso que deve influenciar a sua escolha, e não uma economia de 200 dólares na passagem.

Se procura uma viagem econômica, não leve em consideração apenas o preço da passagem, mas também o custo do destino: Portugal, Espanha e Alemanha são bem mais baratos em terra do que França, Itália e Suíça.

Veja como comprar passagens multidestinos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Ola, estou planejando conhecer Grecia e suas ilhas em janeiro assim como a Turquia e queria saber se o clima é bom e se vale a pena ir em Janeiro para esses dois destinos.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Oi Anderson , janeiro é inverno no hemisferio
norte , e na grande maioria das ilhas gregas
n?o há nada a fazer , faça uma busca por
hospedagem e vais ver que até os hotéis
fecham as portas.
Vá na primavera, outono ou ver?o ( de maio
a setembro).Mas evite julho, pois o calor
é infernal .

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá,

Vou para a Grécia em julho. Sei que é a época mais procurada mas é a única época do ano que tenho para essa viagem. Fico lá por 14 dias e pensei no seguinte roteiro: Atenas (4 noites), Mykonos (4 noites - com uma passada por Delos), Naxos (3 noites - com uma passada em Koufonissi e Paros) e Santorini (3 noites). Vcs acham um bom roteiro para primeira viagem a grécia? Não encontrei muitas informações atualizadas de blogs falando de ilhas além de mykonos e Santorini e pelo que vi Creta fica um tanto distante das outras ilhas... Obrigada de ajuda!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Parece um roteiro redondo.

OCTAVIO METZ
OCTAVIO METZPermalinkResponder

Pretendemos viajar na 1ª quinzena de set.14 (3 casais), durante 18 dias:
PoA até Istambual - escala Lisboa (TAP), fazendo Turquia(4d), Grécia (4d) e Croácia(4d), e utilizando carro de Zagreb até Split, passando por Primosten, após utilizando Blue Line (ferry boat) até Ancona. De lá, ainda sobrariam alguns dias na Itália, retornando por Roma.
Pergunto:
- a atual situação economica da Grécia, tem influenciado negativamente no turismo, especificamente no relacionamento e na segurança ?
- este roteiro não é muito corrido, e o q vcs sugerem na Itália,
próxima a Ancona ?
Agradeço, novamente, a atenção .... tenho sempre consultado e indicado o VnV para meus amigos.
Grato,
Octávio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Octavio! A Grécia é perfeita para o turismo. Mas 4 dias por país é uma conta que só dá certo no papel. Vocês perderão um dia precioso de viagem a cada deslocamento.

O equivalente desta viagem na América Latina seria "4 dias na Argentina, 4 dias no Chile, 4 dias no México".

Não pense em países. Pense em lugares.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Alguém tem dica de hotel bem próximo do Aeroporto de Atenas, que não seja o Sofitel (muito caro)?
Procuro um hotel econômico e estou tendo dificuldade.
Obrigada a quem puder ajudar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Você consegue pesquisar por hotéis próximos ao aeroporto de Atenas em sites de reserva como o Booking.

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Alguém sabe me informar se os voos da Aegean Airlines, trajeto Atenas-Santorini-Atenas, cobram para transportar bagagem no porão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Depende da tarifa. Entenda as regras da cia. para transporte de bagagem aqui:
http://en.aegeanair.com/travel-information/baggage/baggage-allowance/

Mariana Ferreira

Olá Bóia,

Estou com uma super dúvida, talvez você, ou alguém por aqui, possa me ajudar: vou a Mykonos, Santorini e Milos agora em Julho, e gostaria de saber qual o melhor meio de transporte para circular por estas ilhas: Scooter, ATV (quadriciclo) ou carro??

Vi muita gente falando que as scooters e ATVs são muito lentos, e as ladeiras das ilhas podem ser um problema, mas também vi gente falando que de carro é complicado visitar algumas praias mais reclusas... Aí fiquei sem saber o que fazer!

Muito obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Não alugue carro, é um inferno para estacionar. Use táxi, ônibus ou alugue moto ou ATV.

Mariana Ferreira

Obrigada smile

Suzana Leite
Suzana LeitePermalinkResponder

Estou com viagem marcada para a Grecia no mês de junho. Vou ficar uns 15 dias viajando pelo continente e pequeno cruzeiro de 3 dias.
Minha dúvida é se vale a penas descer no navio com guia (é meio caro)ou se a pé nós conseguimos visitar as ilhas. Não quero alugar carro nem nada porque vou apenas com a minha filha. Vamos para Mikonos, Kusadasi, Patmos, Creta e Santorini pela Louis Cruise. Alguém conhece? Sabem se as cidades são próximas do porto. Nas paradas podemos retornar ao navio a qualquer momento ou é preciso aguardar um barco para transporte até o navio.

Suzana Leite
Suzana LeitePermalinkResponder

* vale à pena

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Suzana Leite, Creta é uma ilha grande.
Chania é uma cidade bonita, mas eu acho que você vai ver Heraklion, a capital e Knossos 8centro arqueológico). É o típico cruzeiro.
Na parte ocidental da ilha há 3 belas praias: Balos, Falasarna e Elafonisos. Mas eu acho vocês não vai ter tempo para conhecê-las.

Suzana Leite
Suzana LeitePermalinkResponder

Carmen

Obrigada. É isso mesmo Heraklion.
Nesse caso vou optar pela visita com guia em Creta, já que terei apenas 3h30 para a visita.

Suzana

Luiz
LuizPermalinkResponder

Boa noite!

Estou no início do planejamento de uma viagem à Grecia. Pretendo Creta, Santorini e Mykonos. Avião de Athenas a Creta e descer de Ferry fast para as demais. Neste trajeto teremos tempo para incluir algumas noites em outra ilha. Agradeço por sugestoes. E ainda qual seria a melhor cidade fazer base em Creta (serão 4 noites). E por fim, como somos casal com uma criança, acredito que a melhor opção seria alugar um carro para deslocamentos, certo?

Desde já agradeço pelo apoio de sempre.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Oi, Luiz!
Chania é a mais bela grande cidade de Creta, mas é muito turística. A parte ocidental da ilha é muito bonita. Há muitas praias de areia branca fina ideal para ir com uma criança: Falasarna, Elafonisis e Balos. Em Elafonisos Falasarna e há apartamentos para alugar e bom camping, mas nenhuma cidade para passeios à noite ou jantar fora. São praias tranquilas. É essencial para o carro para ir para Creta, porque as melhores praias são longe das cidades. O aluguer de carros em Creta é barato. Eu estava alojada em uma casa rústica com piscina e eu gostei. Estava tranquilo e era próximo das melhores praias.

À noite fomos para uma caminhada e jantar a cidade de Kolimvari (Kolimbari) era muito próximo. É uma pequena cidade costeira, mas boa para o turismo.Tem bares, restaurantes e hotéis.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Luiz, boa noite
Acabo de voltar da Grécia, e uma ilha que adorei foi Folegandros. Ela não está no caminho entre Mykonos e Santorini, mas é bem perto desta última (40 min de ferry rápido). É uma ilha menor, não tão turística, melhores preços e perfeita para descansar.
Quanto a Atenas, se você se interessa por arqueologia e Grécia Antiga, 4 dias são o mínimo para visitar todos os sítios arqueológicos e os principais museus.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Luiz, eu foi a Elia Traditional hotel ( http://www.elia-crete.com.gr/hotel/crete/ ) em área rural e muito escondido, mas gostei dele. São bonitos: hotel Kaliviani, mais também és rural e não tem piscina ( http://www.kaliviani.com/ ); Aretaki Villas ( http://www.aretakivillas.com/ )um hotel-hotel Chryssana beach ( https://chryssanahotel.reserve-online.net/hotel.cfm )Corali villas (http://www.coralivillas.gr/ )

Eu pesquisei dicas dos hotels em a site: http://www.i-escape.com/crete/boutique-hotels . Gosto muito da site.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Muitíssimo obrigado, Carmem! As praias são lindas em fotos do google. Impossível deixar de ir. Adorei muito saber que o aluguel de carro não é caro. Se lembra ou teria dicas de operadoras que aluguam na ilha?

Mais uma vez agradeço.
E parabéns pelo seu blog.

Abs

Luiz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Não sabemos se a Carmen vai ver o seu comentário aqui. Deixe uma mensagem no blog dela! smile

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Luiz, cheguei hoje da Grécia!!! Meu roteiro incluiu Amsterdan (5 noites), Atenas (2 noites), Mykonos (6 noites), Santorini (5 noites) e Atenas (1 noite). Nossa intenção era viajar slow e ficar mais tempo em cada lugar.
Bem, vc não mencionou qdo vai, de modo que sugiro junho ou início de setembro. Nós pegamos quase todos os dias bons, com exceção de 2 em Santorini.
Fiz apenas o trajeto Mykonos-Santorini com ferry rápido. Os demais de avião. Eu não recomendo o ferry não! Mesmo tomando remédio enjoei muuuuuito e achei embarque e desembarque confusos e barulhentos.
Atenas é bacana, mas 2 dias são suficientes. Mykonos é fantástica! Ficaria ainda mais. Dica de um hotel espetáculo que vale o investimento: Cavo Tagoo. Já Santorini é linda, mas as praias não são tão bacanas e não tem tanta coisa para fazer, de modo que 3 noites são suficientes. Carro em Mykonos é indispensável. Em Santorini também, mas não todos os dias, dependendo de sua programação de passeios.
Em Mykonos as praias que mais gostamos foram: Psarou (Estrutura de praia e restaurante do Namos), Ornos (estrutura e restaurante do Kuzina), Kalo Livadi (estrutura e restaurante do Solymar) e Panormos (estrutura mais simples do restaurante Panormos).

Luiz
LuizPermalinkResponder

Muito obrigado, Fabiana!

Iremos em junho sim. Seu roteiro já me adiantou muito, pois tinha previsto mais tempo em Atenas e menos em Santorini. Vou reequilibrar.

Me deixou preocupado o Ferry causar enjoo. Me pareceu o desenho perfeito, evitar aeroportos, etc.. Balançam muito? É isso? Pelo menos são confortáveis?

De toda minha mulher não costuma resistir muito.
Pena.

Mais uma vez te agradeço

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Vou humildemente discordar - com ressalvas - da recomendação de uso de taxi e ônibus em Mykonos.
São apenas 31 táxis na ilha, de acordo com a informação dos próprios taxistas e dos hotéis, e por conta disto vimos várias vezes filas de espera pelo veículo. Para as praias mais distantes ir e voltar de taxi custará mais que a tarifa de aluguel de carro (estou considerando os preços vistos em junho/13).
E os ônibus não atendem todas as praias, principalmente as menos movimentadas.
Minha ressalva é que na alta temporada (julho e agosto) o trânsito deve ser pesado e difícil encontrar vaga. Mas os táxis e ônibus nesta época também estarão complicados.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Mais uma vez agradeço. Já estava decidido pelo carro. Sua informação foi muito valiosa. Se lembra ou teria para indicar operadoras nestas ilhas? Foi caro?

E obrigado também pelas dicas e praias e restaurantes.

Maravilha

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá,Luiz!

Fui a Grécia ano passado!Viagem fantástica!

Fiz Atenas,Milos,Santorini,Ios e Mykonos
Recomendo a ilha Ios no caminho entre Santorini e Mykonos.Essa ilha é incrível
Carro em todas as ilhas é indispensável.Eu alugava na hora,por intermédio do hotel

Bjs e boa viagem!!

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ah,eu enjoo muito em barco,Luiz....sempre tomo remédio antes portanto nao enjoei em nenhum deles....o trajeto entre Santorini e Mykonos foi o único que balançou....

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Luiz, tem diversas locadoras de veículos na ilha, desde aquelas presentes no aeroporto até em alguns hotéis, como o caso do Cavo Tagoo. Fique tranquilo que você não terá dificuldade para encontrar. Os preços vão de 10/15 euros o quadriciclo (registro que existem algumas subidas íngremes onde vi o pessoal de moto passar sufoco), 30/40 euros o carro compacto e 60/70 euros o smart conversível. O único estacionamento pago - que me lembro - foi em Psarou (5 euros). Para o centro o nosso hotel ofertava transfer grautito, de modo que não sei o preço de estacionamento neste local.
Bons restaurentes no centro: Kounelas Fish Tavern (simples, mas ótimo em peixe e frutos do mar), Interni (especial o prato de carne), Aqua Taverna (em Litle Venice, quase nos Moinhos) e Meet.

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Esqueci de dizer quanto aos barcos: São grandes e confortáveis. O balanço depende das circustâncias do mar aliada à sensibilidade de cada pessoa. Mas seguramente faria este trajeto de avião ao invés de barco. Não há conforto que compense o quanto passei mal. Agora, se vocês têm mais tolerância, pode ser uma boa idéia. O preço da passagem em barco rápido é em torno de 45/60 euros.

iara
iaraPermalinkResponder

Meu principal interesse é por cultura e história, além de Atenas quais locais você recomendaria. Grata

livia
liviaPermalinkResponder

Fiquei com vontade de conhecer a Ilha de Samos.Li muitos comentarios de viajantes que foram da Turquia para lá.Qual seria o melhor roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Há um ferry boat desde Kusadasi. A travessia leva 1h30.

http://www.feribot.net/feribot/?lang=en

Camilla Mota
Camilla MotaPermalinkResponder

Olá. Adoro o site e sigo as dicas, que nunca me decepcionam. Não existe uma página guia da Grécia? Nao estou encontrando material suficiente aqui pra planejar a viagem, como faço de costume. Obrigada, Camilla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camilla! Desculpe, ainda não temos! Consulte o guia da Grécia no The New York Times:
http://www.nytimes.com/travel/guides/europe/greece/overview.html

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Luiz, considere visitar Milos. A praia de Sarakiniko é algo sem explicação!
Veja meus relatos no meu blog:

http://viciosdeviagem.com/categoria/grecia/milos/

susana
susanaPermalinkResponder

oi, Bóia! estou planejando meu roteiro pela Grécia, a partir de 03/05, me ajuda?

- 5n em Athenas (serão 4 dias inteiros)
- 2n em Mikonos
- 3 em Santorini
- 3 em Creta ou Rhodes...
- 4 em Paris (já conheço)

planejo ir às ilhas de barco rápido e voltar de avião para athenas/paris, a partir de Creta/Rodhes. pelo que li, Rodhes é lindo, mas o acesso de barco é demorado... grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Susana! Não há ligação direta entre Santorini e Rhodes.

Faça seu planejamento pelas ilhas numa ordem crescente de expectativa.

Consulte ligações aéreas em http://www.skyscanner.com.br .

susana
susanaPermalinkResponder

hum, neste caso, vou tentar voltar por Creta... achas que a distribuição dos dias está ok? brigs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Susana! Pense em pelo menos 3 dias por ilha. Para Creta, pelas dimensões, pense em até 5 dias.

susana
susanaPermalinkResponder

valeu, Bóia, vou tentar acomodar o cobertor curto... obrigadão!!

Magno
MagnoPermalinkResponder

Ola Boia. Vou fazer uma viagem de 12 dias para Europa ano que vem e, apesar de ler os post aqui no VnV, estou na duvida entre Grecia e Turquia. O que voce me indica? Qual vale mais a pena. Obrigado e parabens pelo site

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Magno! A gente não decide por leitor. Se você vai para a Grécia e quer ir a ilhas, vá entre junho e setembro e evite agosto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar