Maceió: balneabilidade das praias

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ponta Verde, Maceió

Maceió tem a orla mais bonita do Nordeste. Alguém discorda? Acho que a do Recife chega perto, mas a ocupação da orla de Maceió é mais bonita: não há arranha-céus, e a única sombra que pode atrapalhar é a dos coqueiros. Na parte de baixo da Ponta Verde, inclusive, o sol vai até mais tarde, porque a curva deixa a orla voltada para o sul.

Sabemos, porém, que em Maceió a limpeza da água nem sempre está à altura da beleza da praia. Na época das chuvas (abril/julho), e mesmo na época seca, depois de chuvas fortes ocasionais, línguas negras levam esgoto a diversos pontos da praia.

Felizmente, o IMA, Instituto do Meio Ambiente alagoano, publica regularmente relatórios de balneabilidade. A página que traz estes relatórios é esta aqui. Vale a pena consultar antes de entrar n'água.

De uma maneira geral, Ponta Verde e Pajuçara costumam estar próprias para banho durante todo o verão. Já a praia da Jatiúca está normalmente imprópria o ano inteiro.

Veja: Balneabilidade das praias de Maceió no site do IMA

Leia mais:

49 comentários

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq,
Excelente a dica do IMA! Não conhecia!
E pra quem não sabe, não tem nenhum jabá na indicação do Vila Chamusca! Nem na forma de macarajé wink

Milena Ribeiro

Êita que esse macarajé da Vila Chamusca é "tudibom"!!!!!

Deise
DeisePermalinkResponder

Eu cheguei a morar em Maceió por um tempo e o boato que rolava era esse mesmo. E eu sempre desconfiei se isso era verdade mesmo.

Karla Alves Leal

Oi, Riq! Que bom que dividimos a mesma opinião! Para mim, Maceió é capital mais interessante do Nordeste e tem a orla mais bonita também.
Estou escrevendo uma série de posts sobre minha mais recente passagem pela cidade, que eu adoro voltar sempre.
Bom saber que Ponta Verde está própria para banho. Sexta estou indo pra lá novamente!
Beijos,
Karla
www.cariocandoporai.blogspot.com

Walter Leite
Walter LeitePermalinkResponder

Nosso Líder Ricardo Freire, realmente a Orla de Maceió é das mais bonita do Nordeste. Agora, tratando-se de uma Praia isoladamente, nós do VaConferir estivemos visitando a Praia do Gunga e nada melhor mostrar aqui um pouco do que curtimos, vejam:www.vaconferir.com/2012/01/paradisiaca-praia-do-gunga-alagoas.html

Ludmila
LudmilaPermalinkResponder

Super oportuna a dica! Eu estava com uma reserva para uma pousada em Jatiúca e diante do post acabei de pegar um quarto no Gogó da Ema (que você inclusive indica, mas que quando eu reservei, em dezembro, não tinha vaga)! Muito obrigada por me livrar de um mal maior: como todo brasiliense, eu não posso ver mar, mesmo em dia de chuva, que já estou correndo pra água!

Mit
MitPermalinkResponder

Triste pensar que um mar tão lindo se torne impróprio mesmo em apenas alguns meses do ano.

Nem Maragogi salvou. sad

Quando fui a Maceió em outubro de 2008 fiquei 10 dias, a orla ainda estava em obras, mas grande parte já estava pronta.
Simplesmente linda, mas me lembro de ter amado a orla de Aracaju com seus restaurantes, parquinhos, bancos de praça e completa tranquilidade para passear por ela a noite. Enfim...

Como estava em Ipioca na casa de uma amiga, não frequentei as praias do centro, fui apenas um dia nas piscinas naturais da Pajuçara, no mais só passeava na orla do entardecer ao anoitecer e ia comer tapioca nas barracas da Jatiúca, andar pela Ponta Verde ou visitar as feirinhas na Pajuçara.

E foi por lá que um dia comprei um tour para Porto de Galinhas - 3h de viagem.
Doideira eu sei, mas foi legal! Lá eles querem te vender passeios, mas eu quis só curtir a praia e ver as lojinhas do centro comercial.
Valeu a pena porque aí que fiquei sabendo que tenho que voltar para conhecer a praia dos Carneiros-PE razz

Em Ipioca, a praia não tinha estrutura parece que é só para os moradores locais.
Ficávamos nas piscinas naturais e depois pegavamos o barco quando a maré começava subir.
E ela sobe muito rápido. Aliás é importante ficar atento a isso para não vacilar.
O mar espumou, se estiver sem barco ou guia para alertar a hora de ir embora, dá um jeito de começar a voltar.
Com a maré 0 você pode se empolgar com a água nas canelas e andar, andar mar adentro e voltar com a maré subindo é perigoso.

Como estávamos de carro e uma nativa (minha amiga) era quem nos levava para conhecer os lugares foi tudo perfeito.
Eu quis mudar pra lá. grin

Acho que vale a pena sair das praias da Avenida explorar os aredores da capital ainda mais se for em época de mar impróprio.

O jeito é ir para as praias:

* Do Francês - bem estruturada, gente bonita e mar delicioso para banho,

* Gunga e Barra de São Miguel - Beleza incontestável e praias mais vazias, no Gunga dá até pra ficar sozinho na praia é só se afastar das barraquinhas,

* Ipioca - Bom, eu ficava na parte deserta da praia, só tinha uma barraquinha de um morador local rs, então não conheci o restaurante da Silvana Chamusca (https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/comment-page-7/#comment-189821)

* Japaratinga - Caminho de Maragogi, quase deserta e bem raza, água quente como eu nunca vi smile (Minha amiga disse que era pra gente virar canja. Não entendi! ¬¬ rsss)

Esqueci... fiz o passeio das 9 ilhas, Pontal da Barra, não gostei muito não, viu?! http://www.overmundo.com.br/guia/passeio-das-9-ilhas-pontal-da-barra

O barco agarrou num banco de areia que eu fiquei com medo a embarcação teve que fazer até contrapeso, depois na junção rio-mar outro medo, achei que o barco ia pegar vôo de tanto que pulava, credo!
O Almoço incluido no restaurante filiado, não-bom. :/
A paisagem é bonita, mas não gostei da organização e não me senti segura.
O que salvou foi o pôr-do-sol que é espetacular e o cara do barco ainda colocou na vitrola: "nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas ... "

Da próxima vez quero ir ao Delta do Rio São Francisco, mas vou pesquisar muitas opiniões antes. grin

Tenho que ir antes que poluam tudo!
Salvem os mares, Amém!!!

Viajante Oficial

O melhor paseio de barco é no trimarã CAIO PORTO que sai da Barra de São Miguel e vai até o Gunga com parada pra banho. A bordo tem música de boa qualidade e comidinhas excelentes. O visual nem precisa falar. acho que custa umas 80 pratas com quase tudo incluido - MENOS BEBIDA.

PS.:
A Praia do frances é muito TURISTICA.

Rafael Victor
Rafael VictorPermalinkResponder

Com certeza você não terá qualquer arrependimento ao visitar a foz do Velho Chico, coisa linda demais.

Nos arredores de Maceió também indico a praia de Carro Quebrado, que achei estonteante e possui um banho de mar espetacular.

Abraço

O Guia de Portugal

Excelente post para alertar os banhistas, sou de Maceió mas fico sempre insegura de entrar no mar na orla, pouco tempo atrás ainda tinham bocas de esgotos por toda a praia, mas agora não tem mais nenhuma, isso é ótimo. E é bom saber que não tem que ter medo! Na época de chuva sempre soube que não era bom mesmo, até a cor da água fica estranha.
Mas concordo que a orla de Maceió é a mais bonita do Brasil! Um mar desse não existe em lugar nenhum do Brasil na frente de casa. A orla de Recife é feia, a cor do mar não tem comparação, fora os tubarões... totalmente IMPRÓPRIA para banho! Ui!

http://www.oguiadeportugal.com/

Érika Marques - Outros Ares

Também não conhecia a dica do IMA! Muito preciosa!

Em relação a orla mais bonita do Nordeste, ainda não conheço Maceió mas acho que ganha mesmo smile Sobre a orla de Boa viagem em Recife , não é uma das minhas preferidas, quiçá uma das mais bonitas, prefiro a de Aracaju e da minha amada Fortaleza smile

Com Jatiúca e Pajuçara são impróprias, o que dizer das piscinas naturais das mesmas?? Também são?

Até

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Érika! Não sabemos de piscina natural na Jatiúca, não grin

As da Pajuçara há muito tempo são um programa de índio, não apresentam mais transparência devido à visitação sem cuidado.

O catamarã da Lopana leva na maré baixa a piscinas de Ponta Verde, onde tampouco há muita transparência mas o banho é gostoso e sem muvuca.

Érika Marques - Outros Ares

Opa Bóia.. me confundi então.. smile

Então a dica certeira é: Quer piscinas naturais, saia da orla urbana de Maceió, confere? A não ser pelo banho gostoso de ponta verde, como você mesma referiu..

Ah! Ontem publiquei no blog sobre a Praia do Patacho, gente que coisa linda, linda,linda e gostosa smile Só não tive tempo para aproveitar as dicas do VnV sobre São Miguel dos Milagres . Terei que voltar, e conhecer de fato a rota ecológica.

Segue o link: http://respirandooutrosares.blogspot.com/2012/02/patacho-al-praia-cinco-estrelas-no.html

Gracias...

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Tentei entrar no mar na linda Ponta Verde, mas os potes de margarina, as garrafas d'água, as bitucas de cigarro, os sacos de salgadinho e as garrafas quebradas não deixaram.

vera maria
vera mariaPermalinkResponder

Sempre tive problemas com Maceió por causa da infausta presença daquelas figuras, com aquilo roxo, que fizeram do Estado de Alagoas uma capitania de seus desmazelos - sou do tempo da passeata pelo impeachment e da ojeriza à casa da Dinda. Enfim, acho que afinal está na hora de conhecer uma terra que pertence a todos nós, e não é feudo de corrupto nenhum, não é mesmo? Assim como Salvador, sob a égide dos Magalhães, sempre foi sentida como uma capital de todos os brasileiros. Então, sem mais delongas, vou conhecer essa orla mais linda do NE.
abraços,
vera

Ed
EdPermalinkResponder

Situaçao parecida vive boa parte da orla urbana de Fortaleza, onde os relatórios da Semace indicam boa balneabilidade ao longo do período seco ano, mas o preconceito de clase social afasta muitos frequentadores...
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2012/01/13/noticiafortaleza,2469944/semace-aponta-23-pontos-proprios-para-banho-nas-praias-de-fortaleza.shtml

Érika Marques - Outros Ares

Ed, não entendi a sua colocação...

Os principais locais para banho dentro da orla de Fortaleza estão adequados para banho...

Ed
EdPermalinkResponder

Exato, muitos não frequentam por considerarem ser local de classes economicamente menos privilegiadas, a despeito da beleza local e da facilidade de acesso.

Viajante Oficial

classe economicamente menos privilegiada = FAROFEIRO, PERIFÉRICO, MUNDIÇA.

Alline
AllinePermalinkResponder

Fico orgulhosa em ver a minha cidade tão bem comentada pelo Ricardo Freire, pessoa de quem a opinião sempre me importou e sempre me orientou em muiiiittassss viagens.
O site do IMA realmente é um achado. Concordo quando falas de ficar longe do mar no inverno. É preciso ser realista. Esse é um grande problema que Maceió ainda não conseguiu resolver.
Gosto da Praia do Saco (sairá um post sobre ela amanhã no meu blog) mas é lamentável aquele paredão de casas que impede que nossos olho observem a total beleza daquele paraíso.
Um abraço
Alline - Roteiro Baby Maceió

silvia
silviaPermalinkResponder

Entrei no site do IMA e fiquei com uma duvida
Na praia de Jatiuca os coliformes analisados são da ordem de 130 e considerada impropria
Em seguida a praia de cruz das almas com coliformes a 230 foram consideradas proprias
Qual será o criterio?

silvia
silviaPermalinkResponder

corrigindo a praia de cruz das almas foi considerada propria

Rodrigo Almeida

Adoro Maceió, mas o que tá pegando mesmo por á agora é a violência, e a sensação de insegurança.

Uma pena!!!

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Ah, desculpa, mas eu discordo! Embora Maceió seja linda, Natal tem a orla mais linda do Nordeste, sem contar que as praias são limpas. O caminho de Natal até Pipa é coisa de cinema! Para mim, não existe lugar melhor para passar férias, já fui trÊs vezes e pretendo voltar mais e mais. Sem falar da hospitalidade do povo, e daqueles camarões imensos e de ótimos preços (pelos menos pra quem é de Sampa, como eu!). É sem comparação...

Rilder Medeiros

Cláudia, sou de Natal e também considero nossas praias "coisa de cinema"!!! Estou programando uma viagem em família pra Maceió no carnaval e vou poder fazer uma comparação - embora não inteiramente imparcial!!!

Nana
NanaPermalinkResponder

Ricardo, super interessante esse post. Mas o comentário da Silvia é pertinente. Esses "230" da praia de Cruz das almas estão totalmente fora de questão pra banho. Em dezembro estava super imprópria pra banho. Tanto que em todos os dias que estava frente a ela (hotel) só surfistas entravam.
Acho que o critério a olho nu vale muito.
No mais vc está certíssimo. Maceió tem a orla mais linda do nordeste, própria ou imprópria pra banho.
Ps; Fui a Maragogi da última vez e a sujeira estava pior que a da Ponta Verde.

Silvana Chamusca'

Eita coisa boa. Essa deve ser a página mais visitada de viagem. Bem, acabo de voltar de uma viagem por algumas praias do Nordeste, tirei 10 dias de férias do restaurante e saí por aí de carro. Definitivamente, o Nordeste é muito lindo. Mas a Orla de Maceió, é a orla mais bonita. Basta atravessar uma rua e vc está numa bela praia. Olhe, não sou alagoana, sou baiana.
Vai umas dicas de viagem:
Meu roteiro:
Tamandaré - Praia de Carneiros - Olinda (PE)
Praia de Pipa - Timbau do SUl (RN)
João Pessoa - Jacuma - Carapibus - Coqueirinho e Tambaba (PB)
Porto de Galinhas (PE)

O Litoral mais caro e não se come tão bem é o de Pernambuco. Mas tem lugares lindos para ver e relaxar.
A CIdade mais limpa João Pessoa e Segura e ver o Por-do-SOl na Praia do Jacaré ouvindo o Bolero de Ravel seria muito legal se não tivesse uma poluição sonora dos Bares, com uma música, no meu gosto, nada agradável. Mas vale comer uma Carne de Sol no restaurante Tábua de Carne (praia de Tambaú), a decoração não é lá essas coisas, parece uma churrascaria, mas tem uma excelente carne-de-sol de cordeiro, com paçoca e pirão de queijo.
A tranquilidade da Pousada Bem-te-vi, que tem uma limpeza impecável, um atendimento Maravilhoso e um preço excelente, fica na praia de Tabatinga, entre Jacumã e Tambaba. Os donos Ton (Holandes) e Cesar (gaúcho), fazem de tudo para nos sentirmos bem. Não hospeda crianças.
Logo em seguida, tem a praia de Coqueirinho, a impressão que temos é que estamos numa Ilha ainda virgem.
Pipa, apesar de não ser a mesma tranquilade de 17 anos atrás quando estive lá, continua um charme e com exceletes restaurantes indico comer o Filet de Robalo Tailandês no restaurante AQUI na rua da Gameleira e o delicioso FIlet de Atum com crosta de gergilim do TAPA'S, Pipa tem um preço muito bom. Tem uma pousada simples e aconchegante com um excelente preço chamada Cavalo Marinho.
Fui a Olinda para jantar e dormir. Claro que fui a Oficina do Sabor do Chef Cesar Santos. O Mix do Chef, uma uma entrada super completa, tem um pouqinho de tudo. Ele é famoso pelas Morangas, mas gostei muito mais do risto de camarão com molho de manga, delicioso.
Passei apenas um dia em Porto de Galinhas, é linda, a cor do mar, as piscinas, mas virou uma Praia do frances bem mais cara.
Matei a saudade de praias, minahs duas ultimas viagens foram para Patagônia, que adoro.
Estou de volta ao batente. Mas como cozinheira, adoro provar a comida dos outros.
Abraços

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá Rique e Bóia, primeiro agradeço pois graças a vcs minha ida pra Argentina e Uruguai foi perfeita.

Estou indo pra Maceió, o que posso conhecer na cidade além das praias?

Valeu mais uma vez, Beijos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Maceió se caracteriza por lindas praias, na cidade e no entorno, e também pela oferta gastronômica diferenciada.

A cidade histórica mais próxima é Marechal Deodoro, a 30 km (é a sede do município onde está a Praia do Francês).

Penedo, a 150 km, pode ser combinada com uma visita à Foz do São Francisco (desde que você pernoite por lá).

Leia sobre Maceió aqui:
https://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire

lu
luPermalinkResponder

Oi, vou passar uma semana em Maceió com minha familia, em final de outubro, três adolescentes. Pelo que entendi, não é aconselhável tomar banho de mar em Ponta Verde e nem fazer o passeio para as piscinas naturais de Pajuçara. E para a praia do Gunga, que tal. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Leia sobre as praias de Maceió aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

jarmuth andrade

VOLTA DE RICARDO FREIRE - VIAJE NA VIAGEM NA BAND NEWS FM

Seja muito bem vindo caro Ricardo Freire, sua presença é muito importante para todos nós!

Mantenho há 4 anos e 09 meses um blog voltado aos recursos hídricos, com quase 6 milhões de visitas,
mais de 10 mil postagens, 1629 seguidores e uma média de visitas atual de 10.200/visitas-dia.
Todos os anos, no período do verão realizo uma campanha, com apoio de grupos e fóruns ambientais de
vários estados, ORIENTANDO OS INTERNAUTAS SOBRE A QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS E PRAIAS.

Convido Ricardo Freire a ajudar a ALERTAR E ORIENTAR os radiouvintes para evitar estragar as suas férias de verão e de seus familiares, enfrentando filas nos hospitais e prontos socorros, por problemas de saúde
causados por águas poluídas e contaminadas.

Visite o blog e veja a campanha (ÁGUAS POLUÍDAS, TÔ FORA!) e as orientações para que o ouvintes internautas possam programar as suas
férias em praias e localidades com rios que tenham boa BALNEABILIDADE em suas águas.

Veja: QUALIDADE DAS PRAIAS NO BRASIL - BALNEABILIDADE DAS PRINCIPAIS PRAIAS BRASILEIRAS

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/02/qualidade-das-praias-no-brasil.html

Mais sucesso ainda, se for possível, com sua esperada volta à Band News FM

Saudações ecofluviais,

Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOSRiosBr

kETRYN
kETRYNPermalinkResponder

Vou viajar para maceió em agosto será que chove muito essa época??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ketryn! Veja a média de chuvas no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

lissandro
lissandroPermalinkResponder

Já fui várias vezes a Maceio (sempre no verão), e a praia de ponta verde sempre estava própria para banho. Agora consultando o site do IMA a praia de ponta verde está sempre imprópria. Alguém sabe o que está acontecendo? Pois estamos numa época tradicionalmente seca na cidade!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lissandro! Provavelmente porque este ano o segundo semestre tem sido bem mais chuvoso do que o normal.

lissandro
lissandroPermalinkResponder

Olá Bóia!

Ultimamente comecei a acompanhar a meteorologia de Maceio, e choveu pouco nas 2 ultimas semanas. Só que na medição do IMA de ontem 06/12 ponta verde está com 16.000 coliformes por 100 ml de água, sendo que o aceitável é de no máximo 1.000.

Acho que deve estar acontecendo algum problema muito grave com relação ao esgoto em ponta verde! Pois o número de coliformes fecais está muito acima do tolerável!

lissandro
lissandroPermalinkResponder

Obrigado Bóia! Como moro no RS não sabia que este ano o segundo semestre está sendo mais chuvoso no nordeste! Espero que quando eu for pra Maceio em janeiro a praia de ponta verde esteja própria para banho.

Daniel de Souza Xavier

Olá, em pesquisas de locais para passar a Lua de Mel, optei em um resort Villas do Pratagy. Pelas fotos não me pareceu ser um resort, mas sim um apart hotel com chalés. Levando em consideração que o visual Mata / praia faz um pouco meu estilo, a a distância do centro de Maceió não é muito grande, fiquei na dúvida sobre as melhores praias e o roteiro que eu poderia estar fazendo num raio de até 60Km.
A minha estada será do dia 11/12 (após as 18:00) até 14/12 (o dia inteiro). Logo imaginei que a cidade apresenta passeios diversos. Ainda não aluguei carro ou tenho em mente o melhor tour a se fazer, o que me recomendaria para o dia e para a noite neste balneário maravilhoso?

Fui a Barreirinhas num período de pouca chuva, infelizmente não pude desfrutar da beleza daquele lugar em sua totalidade, mas o lugar é lindo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Veja dicas neste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/praias-alagoas-maceio-frances-barra-sao-miguel-gunga-coruripe/

O Villas do Pratagy fica no litoral norte.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Alguém poderia nos dar uma informação recente da balneabilidade, pois estou querendo ir para Maceió em março.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! O link do Instituto do Meio Ambiente alagoano está no texto. É só pesquisar. wink

Jessica Hermas

Ola vou estar fazendo uma viajem a Maceio do meio pro final de maio, e fiquei sabendo que é época de chuvas, gostaria de saber de quem mora ai compensa ?

Rosa Nascimento

Olhando agora a balneabilidade das praias Jatiuca/Pajuçara, não existe um trecho próprio para banho. O que é isso???? Vergonha!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! É inverno.

Karen
KarenPermalinkResponder

Gente, estou apavorada. Vou pra Maceio de 3 a 10 de Setembro de 2016 evou me hospedar no JTR na praia de Jatiuca. Mais todos falando que a praia eh impropria pra banho e agora? Ja estou pagando a hospedagem, vou com 3 crianças e de que me adianta estar frente a uma praia que nao posso usar????Nao quero ficar pegando taxi ou onibus todo dia pra pegar praia..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karen! Bom. Nesse caso, você pode requerer uma audiência com o governador de Alagoas e o prefeito de Maceió e exigir a despoluição do trecho da Jatiúca em frente ao seu flat. Ameace com o cancelamento da sua reserva, e certamente o Estado dará um jeito de resolver a situação até a sua chegada.

Nivaldo
NivaldoPermalinkResponder

Se no principal atrativo da cidade,as praias, o saneamento é assim, imagine no restante da cidade, que vai tudo pra Lagoa de Mundaú. Isso tudo fruto de um provincialismo que insiste em eleger '' Coronéis Bandidos '' do tipo do Pres. do Senado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar