Torres del Paine, dia 2: passeio de barco ao Glaciar Serrano

No segundo dia no Tierra Patagonia, acabamos fazendo um passeio que não estava no cardápio de atividades do hotel. Por causa do incêndio no parque nacional de Torres del Paine, naquela semana o passeio ao Glaciar Grey ainda não estava operando (hoje já está). Um grupo de hóspedes resolveu por fazer um passeio terceirizado — e por isso não-incluído — ao Glaciar Serrano, de barco.

Glaciar Serrano

Texto e fotos | Lu Malheiros, enviada especial

A saída de Puerto Natales

Saímos do hotel às 6h, sem café da manhã — o motorista da van nos deu cookies, barra de chocolate e damasco — em direção a Puerto Natales. Paramos numa agência de turismo para comprar os ingressos para o passeio (US$ 134 para adultos; crianças pagam meia). Eles aceitam pesos chilenos, dólares e cartão de crédito ou débito. Havia uma única atendente para as quase 40 pessoas que já estavam no local. Foi um pouco tumultuado, mas nada que tirasse o bom humor.

Preço de 2012.

Zarpamos às 8h. Não há lugar marcado e dá para circular pelo barco sem problema. Só o vento, às vezes, bate forte na proa.

Durante toda a viagem a tripulação serve chá e café de graça umas quatro ou cinco vezes. E vendem batata frita, chocolate, amendoim e outras guloseimas.

Fiorde Última Esperanza

A viagem pelo fiorde Última Esperanza é bonita e o barco pára em diversos pontos do trajeto. O melhor é se guiar por um folheto explicativo (gratuito) indicando as paradas. Elas são anunciadas pelo alto falante, mas o som não é bom e nem sempre se compreende o que está sendo dito.

Cormorões

A colônia de cormorões estava bem animada!

Glaciar Balmaceda

O barco chega bem pertinho do Monte e Glaciar Balmaceda.

O barco no Puerto Toro
Puerto Toro
Caminho ao Glaciar Serrano

Depois de 4h de viagem, atracamos em Puerto Toro.  Caminhamos por 1,2 km por uma trilha fácil até avistarmos o glaciar Serrano.

Glaciar Serrano
Fiorde Última Esperanza
Glaciar Serrano
Glaciar Serrano

Ele não me pareceu tão imponente quanto havia imaginado, mas gostei da paisagem que ficou ainda mais bonita com a presença de uma nuvem de formato peculiar.

Estância onde acontece o almoço
Sopa de tomate
Parillada

Na volta – já eram 14h30! – o barco atracou na Estância Perales para almoçarmos. As opções eram parillada (tinha pedaços de peito de frango) com batatas cozidas ou omelete de queijo. O cordeiro e a omelete receberam elogios, mas o peito de frango não agradou. De entrada, sopa de tomate, salada de alface com tomate e, de sobremesa, uma metade de pêssego em calda. O almoço já está incluído no preço do passeio.

Barco na estância

Chegando a Puerto Natales tivemos pouco tempo para ver a cidade, estávamos cansados e ainda teríamos 100 km pela frente até chegar ao hotel. Jantar era melhor que passear!

Na hora de decidir o passio seguinte, o grupo se dividiu: parte optou por fazer a caminhada até a base das Torres del Paine (dia inteiro) e parte faria o passeio da Lagoa Azul pela manhã e cavalgada à tarde.

Após bombardear os guias com perguntas (Tem alguma parte de escalada? Minha bota é adequada? Será que chove amanhã?!), optei por fazer a caminhada até a base das Torres. Gostei da forma como o Felipe, guia do Tierra Patagonia, nos apresentou o passeio e de como ele se comprometeu a nos levar. Eu seria a mais velha do grupo.

(E agora? Como terá sido a caminhada da Lu? Resposta amanhã!)

Viagem a convite do Tierra Patagonia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    31 comentários

    Olá. Tudo bem?

    Em outubro/novembro planejo um roteiro Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate-Puerto Natales-Buenos Aires. Esse trecho final deveria fazer como?

    -Puerto Natales-Punta Arenas-Buenos Aires?

    – Ou retornar de Puerto Natales para El Calafate e seguir para Buenos Aires?

    Muito obrigado!!!

      Olá, Junior!

      Orce essas duas passagens múltiplos destinos:
      – Brasil-Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate-Brasil
      – Brasil-Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate//Punta Arenas-Brasil

      95% de chance da número 1 ser mais em conta.

      Caso você não queira ficar uns dias em Buenos Aires, tire Buenos Aires da passagem, pesquise direto Brasil-Ushuaia-etc.

    Se eu visitar o Glaciar Perito Moreno,vai ser repetitivo esse passeio?

      Olá, Jack! Se você não fizer passeio de barco na área dos glaciares na Argentina, será uma experiência diferente.

    Estivemos na Patagônia Chilena em 2017 e fizemos o passeio de barco aos Glaciares Serrano e Balmaceda. Indico a todos que coloquem esses passeios no roteiro, pois as paisagens são lindas e a experiência de chegar até o parque Parque Nacional Bernardo O’Higgins de barco é muito boa! Na época, nos indicaram uma agência chamada COMAPA e a experência com eles foi muito boa.

    Olá Lu Malheiros,
    Parabéns pelas fotos e relato!
    Estou indo para Puerto Natales e Torres del Paine em dezembro. Estou na dúvida de qual passeio de barco escolher, Glaciar Serrano ou Lago Grey (não dá pra fazer tudo). Estou com duas crianças de 5 e 7 anos e gostaria de saber se a caminhada até o Glaciar Serrano é tranquila e se chegando lá ficamos pertinho do gelo (dá pra pegar umas pedrinhas de gelo? as crianças iriam adorar!!!)

    abços

    Keila

      Keila,
      O passeio para o glaciar Serrano sai de Puerto Natales pela manhã. Acho que é suportável para uma criança de 7 anos, mas tenho dúvidas se é ok para uma criança de 5, principalmente, pq não há entretenimento à bordo e a viagem é longa. Ao atracar, é preciso caminhar por 1 hora para ver o glaciar Serrano.A trilha é fácil, mas, de novo, acho complicado para uma criança de 5 anos. A de 7, se estiver acostumada a caminhar, aguenta. Dá para pegar umas pedrinhas de gelo que em alguns pontos do caminho, mas não dá para andar no glaciar ou colocar a mão nele.
      Infelizmente, não estive no Glaciar Grey.

    Lu,
    As fotos estão lindíssimas. Sempre tive vontade de conhecer e agora estou com mais vontade ainda!!!

      Carlinha,
      Me lembrei muito de você no dia em que fiz a trilha até a base das torres 😉

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito