Toscana de carro: um dia pelo Val d'Orcia (Pienza, Montalcino & cia.)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pienza

Se você só tem um dia para rodar pelo interior da Toscana, programe esse dia no Val d'Orcia.

Val d'Orcia

A região do vale do rio Orcia, ao sul de Siena, entrega (embrulhada para presente!) aquela Toscana que você tem na cabeça.


Visualizar Val d'Orcia em um mapa maior

 

O Val d'Orcia é puro deleite visual, sem intervalos comerciais. Entre uma cidadezinha e outra você não passa por nenhum arrabalde industrial. Não tem que cruzar nenhum bairro novo para chegar a qualquer centro histórico.

MontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

(Não que isso seja um problema em outras áreas da Toscana -- mas quando você se dá conta de que passou um dia inteiro sem passar por absolutamente nenhum lugar feioso, não dá pra não valorizar.)

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

Montepulciano

MontepulcianoMontepulcianoMontepulciano

Montepulciano

Mas não só sou eu, ou quem me deu as dicas da região (obrigado, Lu Gomes! obrigado, Renato Carone!), que acha isso. A Unesco chegou um pouquinho antes -- e desde 2004 classifica o Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d'Orcia como patrimônio da humanidade.

MontichielloMontichielloMontichiello

Monticchiello

Espalhados pelo vale -- e sempre a uma distância fotogênica um do outro -- os vilarejos ou são pequeninos (Pienza, Montalcino, Montepulciano) ou minúsculos (tutti gli altri).

(A bem da verdade, porém, é preciso deixar claro Montepulciano vai incluído aqui por licença poético-geográfica; a cidade pertence na verdade a outro vale, o Valdichiana; mas entra muito redondinho num itinerário pelo vale vizinho.)

pienza-3

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

PienzaPienzaPienza

Pienza

Não existe uma fórmula para explorar a região. O mais bacana pode ser simplesmente seguir qualquer placa marrom (que indica lugar de interesse histórico-artístico-turístico) para ver no que vai dar. Você dificilmente vai se decepcionar.

Castiglione d'Orcia

Castiglione d'Orcia

Roteiro Montepulciano-Pienza-Montalcino com desvio

Como eu só tinha um dia para passar na região (e precisava ter certeza de que o passeio daria um post, hehe), bolei um roteirinho super papai-mamãe: basicamente, fiz o eixo Montepulciano-Pienza-Montalcino, passando por Montichiello (um bibelozinho de cidade, e de onde se tem as melhores vistas de Pienza -- aquela do alto do post) e fazendo um desvio até Castiglione d'Orcia (que ocasionou lindos pit stops em Bagno Vignoli e San Quirico d'Orcia).

Bagno Vignoli

Bagno Vignoli

Bagno VignoliBagno VignoliBagno Vignoli

Bagno Vignoli

Não se deixe enganar pelas distâncias. Este roteiro aí de cima tem menos de 60 km (incluindo o desvio!), e levou um dia inteiro para ser percorrido. Isso que a gente nem almoçou de verdade: como em todas as saídas desta viagem, lanchamos panini de mercearia feitos com crudo fatiado na hora e mozzarella fresquinha.

Val d'Orcia

Fale com qualquer pessoa que tiver feito esse passeio, e ela virá com uma lista diferente de lugarejos -- e sobretudo com um "ponto alto" próprio (normalmente, um lugar de que nunca tinha ouvido falar, e que causou a melhor surpresa do trajeto). O que todo mundo vai dizer, e com razão, é que você não deve deixar de passar por Pienza, uma cidade inteiramente remodelada por Pio II, e por isso tida como o berço do urbanismo renascentista.

Piazza dei Miracoli
Toscana e Pisa, dobradinha esperta

San Quirico d'OrciaSan Quirico d'OrciaSan Quirico d'Orcia

San Quirico d'Orcia

MontalcinoMontalcinoMontalcino

Montalcino

O Val d'Orcia é um passeio mais cômodo de fazer a partir da região de Siena, mas fica puxado se você sai de Florença.

Roteiro basiquinho do Val d'Orcia a partir de Siena

Um bom roteiro circular é pegar a E 78 (Raccordo Siena-Bettolle) e sair da auto-estrada em Sinalunga, voltando de Montalcino por dentro. Dá 180 km no total.

(Vindo de Florença o trajeto percorrido quase dobra.)

Val d'Orcia

O Val d'Orcia também é excelente como base para uma viagem mais tranqüila, com hospedagem de charme, almoços demorados e passeios esparsos para descobrir os lugarzinhos onde nossos coleguinhas turistas não vão...

Val d'Orcia

Esta viagem teve o apoio de Pestana, Pousadas de Portugal, Accor, Mobility e Mondial.

277 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Viviane
VivianePermalink

Minha nossa, isso é um sonho... estou indo para a Itália em maio, e vou ficar hospedada dois dias em San Giminiano! Acontece que toda hora descubro mais coisas interessantes nessa região e estou super na dúvida do que escolher. Tinha decidido por Arezzo e Cortona, e uma passada por Chianti na ida (de carro) mas agora já não sei mais... Afeeee essa Itália é um problema!

Philipp
PhilippPermalink

Sim, a Itália é um problemao!

Cortona é super bonita e vale muito a pena. E eu diria que a principal dica deste belo post é que cada um terá um ponto alto e normalmente algo fora dos guias.

Cristina
CristinaPermalink

Viviane, em Outubro fiquei 1 dia rodando pela região de Chianti, 1 dia rodando por Siena, e no dia que fui a Arezzo e Cortona, fui também a San Giminiano. Cortaria Arezzo fácil, se alguém tivesse me dito que Cortona dá de 10 a 0. Já essa região do Val D´Orcia vai ficar para a próxima mesmo, Riq! Naquela não dava rsrs

Helder
HelderPermalink

Belíssimo post. Deu vontade demais de fazer algo parecido. Está na lista.

Parabéns !

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Excelente Post Riq...
Enquanto nossa vida (próximo destino) não se define.. Só me resta aguardar os próximos capitulos.. Mas se acabarmos indo pra zoropa.. Uma viagem dessas pela Itália é uma das prioridades numero 1.
Bom final de semana

Flavia Kaiser-Nykjær
Flavia Kaiser-NykjærPermalink

Relatei nosso passeio de um dia entre Casole d'Elsa, Montepulciano e Montalcino passando por Pienza (comprem muuuito Pecorino!!!) no meu blog. Eu amei o roteiro, mas honestamente não sei dizer se preferi um lugar a outro - achei a Toscana simplesmente fenomenal, principalmente de Florenca pra baixo smile Tudo lindo, tudo cheira a lavanda, os girassóis que dão um show em junho. Imperdível.

Carlos
CarlosPermalink

Muito oportuno. Passarei 6 dias na Toscana em maio. Aproveitando, estou em dúvida onde ficar (San Giminiano, Siena, etc.). Qual seria a recomendação em termos de localização/facilidade de locomoção (estarei de carro)? Obrigado

Raquel barbosa
Raquel barbosaPermalink

Carlos, mesmo me antecipando à opinião do Ricardo, se quiser ver meu relato sobre viagem de carro pela Toscana, fique à vontade para visitar meu blog (tag toscana): http://saladagrega.blogspot.com/search/label/Toscana

abraços, Raquel

Carlos
CarlosPermalink

Obrigado Raquel

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! O Comandante recomenda montar base nos arredores de Siena. Ali você fica bem localizado para explorar tudo, menos Florença, Pisa e Lucca, que são melhor visitadas sem carro (de trem), com base em Florença.

Em breve teremos aqui mais posts sobre a Toscana, compondo o mosaico completo. Por enquanto, consulte:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Carlos
CarlosPermalink

Obrigado. Lerei os novos posts com muita atenção

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Fiz um roteiro parecido com este, em abril de 2011, montei base em Montepulciano por dois dias e fiz um giro até Montalcino.

Acho difícil dizer qual é o ponto alto, achei tudo muito legal, as vinícolas - a Cantina Contucci em Montepulciano tem mais de 1000 anos, com uma figuraça que te acompanha na visita/degustação, o Adamo - achei as estradas lindas, enfim, é um passeio fantástico.

Ah, em Montepulciano gostei demais do restaurante La Pentolaccia, ótima comida, atendimento super atencioso e um dos melhores tiramisus que já provei...

Leandro
LeandroPermalink

Pessoal,

irei para Italia em maio e dado os elevados custos de hotel em Firenze vou ficar alguns dias em Siena.

gostaria de saber se eh possivel conhecer Montalcino, Montepulcciano e a regiao de Chianti sem carro, usando algum transporte local?

obrigado,
Leandro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! É possível, sim, desde que você reserve um dia para cada uma dessas cidades.

Role a página para localizar os horários de cada linha:
http://www.trainspa.it/train04/extraurbano.pdf

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Lindo post e com dicas perfeitas. Obrigado mais uma vez!!

Minha dica seria passar umas noites na região ao invés de se fazer o típico bate-volta desde Siena. Fiquei 4 noites no verão passado na Villa Nottola http://www.villadinottola.com próxima a Montepulciano (5 minutos de carro). É uma localização perfeita para explorar a região e poder curtir a noite nas pequenas cidades, quando o fluxo de turistas diminui imensamente.

Tre giorni in Umbria | Siamo Arrivati

[...] e cara Toscana. Uma das explorações que faremos no futuro será baseada no excepcional post do Ricardo Freire no VnV sobre um dia de carro na Toscana no Val d’Orcia, claro que ficaremos mais que um dia [...]

Sanchez
SanchezPermalink

Leandro,
Em setembro de 2010 estivemos na região e ficamos em Siena e fomos de ônibus para San Geminiano e Montalcino. Tem vários horários durante o dia. Não conseguimos alugar carro pois não reservamos com antecedência. A passagem é muito barata e se quiser pode comprar ida e volta. Não tem como descrever esses lugares, só indo lá mesmo

monica
monicaPermalink

HELP!!! Para três noites na Toscana devo fincar base em Castelnuevo Berardenga ou Pienza??? A proposta é explorar as regiões de Chianti e Val d'Orcia. Dúvida cruel, dois hoteis super charmosos com o mesmo custo (Castel Monastero X La Bandita). As outras três noites deixarei para Florença de onde pego o trem para Milão, pois terei um congresso lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Monica! Castelnuovo está mais próxima do Chianti. Fique no hotel que lhe parecer mais charmoso.

Em Florença aproveite para devolver o carro e aproveitar as ligações ferroviárias.

Maria Rita
Maria RitaPermalink

Oi, gente!

Estou indo com meu marido para Itália em maio. Chegaremos por Veneza, de onde iremos para Florença e em seguida para Roma. Num roteiro semelhante ao post "Itália para a aluna da Carla", porém um pouquinho reduzido.

Tínhamos programado ir de Florença para Roma de trem, mas quando vi este maravilhoso post pensei em alugar um carro em Florença, fazer o Val d’Orcia, dormir por lá e seguir de carro para Roma, onde o carro seria devolvido.

Alguém já fez isso?

Bóia e Riq, isso é factível?

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Rita! Completamente factível, sobretudo programando o pernoite por lá.

Alugue em Florença ao sair, entregue em Roma ao chegar.

Carlos
CarlosPermalink

Oi Bóia, vou estar em Florença e quero fazer este passeio pelo Val d’Orcia. O que é melhor, sair de carro de Florença ou pegar um trem até Siena e pegar o carro em Siena? Neste caso o ideal é devolver o carro em Siena mesmo ou em Florença?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Como está escrito no texto, é um passeio puxado desde Florença; é mais recomendável desde Siena. Ir até uma agência para tirar o carro já comeria um naco importante do dia. Alugue o carro desde a véspera (veja uma agência que funcione à noite; as do aeroporto devem funcionar) e saia cedinho pela auto-estrada A1.

Florença serve melhor como base para passeios de trem (Pisa, Lucca, Arezzo, Cortona).

Lívia Nogueira
Lívia NogueiraPermalink

Em junho de 2011 estive na região e dormi em San Quirico d' Orcia, fiquei encantada com a cidadezinha, um charme e para minha sorte havia uma festa tradicional, com desfile nas ruas, as pessoas com vestes medievais e jogando bandeira !!! adorei! Foi no primeiro fim de semana de junho. Almocei um dia no Castelo Banfi, adorei!

Lu
LuPermalink

De nada, Riq, é sempre um prazer poder colaborar! Realmente, cada um tem o "seu" lugar de encantamento nessa região. E o meu, como vc já sabe, foi Pienza! Mas o q nos dá essa sensação é justamente ficar na cidade e "vivê-la" um pouco, conversar c/os locais, sem pressa, flanar nas muralhas, ou fora delas, tirar fotos belíssimas, enfim, "parar" um pouco p/ver a beleza q está a sua volta!

Claúdia
ClaúdiaPermalink

Olá , vou para a Toscana em Maio . Adoreis os posts. Pretendo explorar o Val d'Orcia por 4 dias , Florença 2 dias e Roma 4 dias. Gostaria de indicação de Hotel em Florença e Roma. Alguma dica a mais para este roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia! As sugestões dos nossos leitores para hotéis em Roma e Florença estão nesses dois posts:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-roma-os-relatos-dos-leitores/
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/hoteis-em-florenca-os-relatos-dos-leitores/

Mais sobre Roma a partir da página-guia da cidade:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

Tudo já publicado no site sobre Florença:
https://www.viajenaviagem.com/category/florenca/

Lidia
LidiaPermalink

A Toscana embrulhada pra presente é a descrição perfeita para essa
região,linda demais!!!
O destaque pra mim foi Pienza que achei absolutamente encantadora e
que surpresa quando voltando pra Siena passamos em frente daquela fazenda com a fileira de ciprestes.Acho que seria uma boa ideia fixar uma base em uma cidade do Val d Orcia e explorar melhor a região.

Claúdia
ClaúdiaPermalink

Obrigada pelas indicações. Resolvi fixar a base em San Quirico e Roma.
Reservei para almoçar no Castelo de Banfi. infelizmente não consegui reservar degustação na vinícola Biodi Santi. Alguma indicação de outra vinícola?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo, vamos ver se alguém indica. Mas não se preocupe, há muitas vinícolas na região, e a partir do seu hotel ou das lojas de vinhos de cidades como Montalcino e Montepulciano você chegará às vinícolas que promovem degustação.

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Cláudia,
Fomos na vinícola Poggio Antico, em Montalcino.
Tem site. Adoramos o local. É simplesmente lindo!
Na época, não foi possível almoçar lá, pois estavam trocando o chef. Daí, almoçamos no Boccon Divino, em Montalcino mesmo. Simplesmente maravilhoso!
Dá uma olhada no site e vê o que acha. É possível fazer a reserva pelo site mesmo.
A Toscana é maravilhosa!
Ab,
Cinthia.

Claúdia
ClaúdiaPermalink

Olá Cintia,
obrigada pelas dicas .Adorei o site do local! Vou tentar reservar.
Abraço, Cláudia

Flavia Kaiser-Nykjær
Flavia Kaiser-NykjærPermalink

Castelo di Verrazzano, recomendo altamente! Uma degustacão de vinhos e especiarias (salamis diversos, azeite, visita guiada do castelo) e um visual imperdível!!!

http://www.verrazzano.com/

Daniel Chaves
Daniel ChavesPermalink

Eu fiz um roteiro bem semelhante, saindo de Siena, onde me hospedei (no excelente Aia Matonatta, que recomendo enfaticamente). Só acho o roteiro um pouco corrido para fazer em um único dia. Melhor mesmo é ir no ritmo da Toscana, curtindo com calma as cidades e aproveitando as degustações de vinhos, como no Castello Banfi em Montalcino.

Claudia
ClaudiaPermalink

Eu, meu marido e um casal de amigos passamos uma semana na Toscana em junho de 2011. Alugamos uma casa em Montespertoli, casa da Fattoria di Poggio Cappone - recomendadíssima. (http://www.poggiocapponi.it/en/farmhouse_tuscany.php) De lá, todos os dias partíamos para explorar uma região diferente - e LINDA!!! Os relatos podem ser vistos no blog http://planodeviagem.wordpress.com/2011/06/18/buongiorno-toscana-buongiorno-san-girminiano/

Roberto
RobertoPermalink

Dica para degustação de vinho: Le Cantine di Greve in Chianti. É onde nosso grupo de bike parou para uma degustação (www.thechaingang.co.uk). Várias estações onde você insere um cartão pré-pago para a degustação do vinho escolhido. Meio turístico, mas tem uma variedade incrível. E é possivel inclusive provar uns Brunellos.

http://www.lecantine.it

Marcello Pignataro
Marcello PignataroPermalink

Eu e minha esposa ficamos na Toscana em 2010 e escolhemos ficar 3 noites em Florença e 3 noites em Siena, aluguei um carro no dia que fui de Florença pra Siena (fomos pela Via Chiantigiana, passa por várias estradas lindas cheia de vinículas por todos os lados) e para nossa alegria estava tendo um festival, que por sorte descobrimos, exatamente nestes dias que ficamos na Toscana, é o Festival do Chianti Classico http://www.classico-e.it/
Recomendamos para todos, é muito legal, várias cidades abrem tendas dos produtores de vinho da região e você paga geralmente 10 euros e ainda leva uma taça pra provar os vinhos. Acredito que foi uma das melhores experiências que tivemos na viagem, pois estavam todos muito felizes, acho que pelo vinho hehehe. Abraços para todos.

Leandro
LeandroPermalink

Acabei de escrever sobre a minha rápida estada em Pienza.
https://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2012/05/14/pienza-tamanho-nao-e-documento/

Gabriela
GabrielaPermalink

Ola bóia e ricardo, pretendo ir à italia no início de novembro e tenho parente em perugia. Tenho uns 12 para ficar lá e queria me concentrar na toscana. Tenho 7 diárias de hotéis a escolher e Teria os demais dias para aproveitar, preferencialmente em lugares interessantes que possa ir de carro tomando perugia como base. Você poderia me dar algum norte? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Aqui quem responde é A Bóia.
Leia nosso conteúdo organizado sobre a Toscana aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Pense em Perugia como base para explorar a Úmbria e Le Marche.

Cassiana
CassianaPermalink

Riq,
Volto hoje para agradecer pelas dicas, principalmente a deste post, fiz este roteiro e achei o maximo. Fomos a Monticchiello, que realmente é uma cidade "fofuchinha". Chegamos lá por volta das 13 horas e todos estavam dormindo......a cidade estava deserta......foi muito legal! Montepulciano, Pienza, Montalcino.....todas lindas e aconchegantes......dormi em Montalcino e recomendo muito um jantar no restaurante do Hotel Giglio. Enfim, adoramos explorar as cidades do interior da Itália. mais uma vez, obrigada.

CarolBSB
CarolBSBPermalink

Riq / Bóia / Trips,

estou pensando em alugar um carro ao final de minha estada em Florença e gostaria de saber se é viável ou se fica muito puxado:

1) Sair de Florença de carro, passar por San Gimignano para conhecer e seguir para Siena, onde montarei base.

2) No dia de ir embora de Siena, sair cedinho e fazer o roteiro pelo Val D'Orcia para depois seguir de carro até Roma, entregar o carro no aeroporto (para não pegar o trânsito da cidade) e chegar no hotel só para dormir - e explorar a capital italiana a partir do dia seguinte.

Qualquer ajuda e pitacos são bem vindos! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Se você for dormir duas noites em Siena, faça o passeio do Val d'Orcia no dia seguinte. Deixe para visitar os lerês de Siena no terceiro dia (dá para matar até o começo da tarde), e daí sim ir a Roma para entregar o carro. Se você usar o mesmo dia para zanzar o Val d'Orcia e seguir para Roma, vai perder duas a três horas preciosas na estrada.

CarolBSB
CarolBSBPermalink

Bóia, obrigada pela dica! Realmente, do jeito que você sugeriu, ficaria bem mais tranquilo; o problema é que acho que só vou dormir uma noite em Siena... sad

Será que mesmo perdendo essas horas preciosas o roteiro seria factível?

Pensei em aproveitar o Val D'Orcia até o final da tarde e, quando começasse a anoitecer, seguir para Roma (a propósito, tem algum problema pegar essa estrada à noite?).

Mais uma vez agradeço a ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! O Ricardo Freire sempre diz que fazer viagens corridas de carro com compromisso no mesmo dia não é bacana. Essa é a nossa recomendação técnica. Se você só tiver esses dois dias, não terá tempo de visitar Siena...

CarolBSB
CarolBSBPermalink

Humm, entendi, Bóia!
Obrigada pelos toques, vou repensar meu roteiro e ver se tem como colocar mais um dia em Siena ou se é melhor deixar o Val D'Orcia para uma próxima viagem... wink

CarolBSB
CarolBSBPermalink

Bóia, graças à sua ajuda, acho que consegui chegar a uma solução satisfatória sem precisar aumentar a quantidade de dias na Toscana (já que isso comprometeria outros pontos do meu roteiro)! Vejamos se você aprova smile

Minha ideia inicial era fazer o bate-e-volta de trem para Pisa e Lucca a partir de Florença e, no outro dia, alugar o carro para ir pra Siena, passando por San Gimignano no caminho.

Mas se, em vez de um bate-e-volta, eu for de Florença a Pisa de carro e, de lá, for direto para Siena, dá pra passar duas noites nesta cidade. Nesse caso, eu teria que ver se há tempo para visitar Lucca e/ou San Gimignano no meio do caminho, mas, se não for possível, tudo bem.

Daí em diante, dá pra fazer do jeitinho que você recomendou: no dia seguinte, Val D'Orcia, voltando para pernoitar em Siena. E, no outro dia, lerês de Siena e depois Roma.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Esta solução parece mais legal mesmo grin

Tati Mendes
Tati MendesPermalink

Olá, estou programando a viagem pela Toscana segundo as ótima dicas que consegui aqui. O único problema é que só conseguirei ir no final do ano quando é inverno. Vocês acham que vale a pena ir no inverno???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tati! Você vai encontrar muita gente dizendo que é ótimo, que vai estar tudo vazio. Mas o Ricardo Freire acha que no inverno os vilarejos perdem o seu encanto, porque hibernam. A maioria dos agriturismo fecha, o que é um bom indicador de que a época não é das melhores.

No inverno o Ricardo Freire recomenda ou cidades grandes, ou estações de esqui.

Priscila Oliveira
Priscila OliveiraPermalink

Olá! Estamos pensando em ir em família para a Itália em julho de 2013 e as dicas deste site estão sendo uma mão na roda! Mas estou com a seguinte dúvida: como o Ricardo fez para estacionar o carro durante as paradas desse passeio (Montepulciano e Montalcino)? É fácil estacionar na região?
Nossa idéia é ficarmos baseados em Siena para fazer esse passeio em um dia. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Sempre há estacionamentos pagos fora dos centros hostóricos. Em julho prepare-se para esperar por vagas.

Isabel
IsabelPermalink

Olá, irei para a Itália em Janeiro de 2013. Vou alugar um carro em Milão e descer para a Toscana e depois Roma. Nesta época tem neve? Sabe onde posso alugar um carro 4x4? Entre Milão e Roma gostaria de fazer 2 bases, terei 10 dias para o percurso. Onde você recomenda ficar?

roberto
robertoPermalink

Vou ficar com a familia (2 filhos de 3 e 8 anos) na Italia em fevereiro de 2013 por 8 dias. Pretendo ficar 3 dias em Roma e os demais viajando por florença e arredores (Toscana). Talvez passar por Veneza.
O que voces acham? qual seria a melhor programação com as crianças? Não gostaria de deixar de conhecer algumas viniculas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! O inverno não é a época ideal para visitar povoados do interior. Muita coisa estará fechada e as cidades estarão com jeito de hibernação. Atenha-se às cidades grandes, é mais jogo.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Andrea
AndreaPermalink

Olá, boa tarde!
Em novembro, eu e meu marido iremos para Itália. Vamos chegar por Milão, iremos á Veneza (de trem), depois partiremos para Florença, onde ficarefmos três dias (um deles para ir a Pisa e Lucca), faremos isso de trem. Depois alugaremos um carro partindo de Florença rumo a Arezzo e Cotorna. Pretendo pernoitar uma noite em uma dessas duas cidades.Depois partiremos para Siena, para fazermos os arredores (Montepulciano, Pienza e Montalcino) onde pretendo dormir. No dia seguinte partimos de volta para Florença para devolver o carro, aí passaremos por San Gimgniano e Monterregioni. O que acha do roteiro, é viável? Dá para fazer tudo? O que mudaria? Gostaria da sua ajuda, pois é a primeira vez que fechamos uma viagem sem operadora.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Não mude toda noite de hotel, é contraproducente.

Saia de carro de Florença, passe por Arezzo e Cortona e já durma em Siena. De Siena faça o Val d'Orcia e volte. Dedique um dia a Siena. Saia de Siena para Monteriggioni e San Gimignano e devolva o carro em Florença conforme o plano.

Iris Cavalcanti
Iris CavalcantiPermalink

Olá,

Estamos programando viajarem abril/2012, pretendemos ficar de 5 dias na região da Toscana, depois seguiremos para Paris. Na região da Toscana estamos programando assim:
. Base em Florença (ficar no 1º dia em Florença dps no 2º dia fazer Pisa/Lucca e retornar a Florença. Depois pretendemos visitar Siena,Montalcino e San Gimignoni, temos 2 dias para esse passeio, onde devemos estabelecer base? Em Florença mesmo? pq depois devemos retornar a Florença (ainda temos 1 dia) para seguir para Paris, tb estamos em dúvida se devemos fazer essa viagem de trem ou avião.
Aguardo resposta anciosamente

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iris! Vá de avião a Paris, saindo de Florença ou Pisa (o aeroporto é mais importante do que Florença) ou mesmo Roma (você pode entregar o carro lá).

Florença = base para passeios de trem

Siena ou arredores = base para passeios de carro

Junte todos os dias em que vai fazer passeio de trem e acrescente à sua estada em Florença. Fique em Siena ou arredores nos dias em que for passear de carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Iris Cavalcanti
Iris CavalcantiPermalink

Olá,

Agradeço pela atenção em responder-me e pelas dicas, se possivel gostaria que me disesse qual desses passeioa deve-se de trem ou ônibus, pois não estávamos pensando em carro, ficamos inseguros em dirigir por não conhecer a região...nios disseram que seria interessante ir a Paris de trem, que a estrada é linda e que os trens são super confortaveis e ainda que o aeroporto de chegada em Paris é muito distante...o que vc acha? o que acha tb das cidades que escolhi pra passear na Toscana? por onde começo? Bjoo

Leonardo Marzullo
Leonardo MarzulloPermalink

Acabo de chegar da Toscana e fiz o roteiro sugerido pelo Ricardo. Fui além (e acho que exagerei um pouco), incluindo San Gimignano e Siena no roteiro.Tudo isso em um só dia. E minha base ainda era Florença. Sai às 10h e voltei a Florença às 23h. O roteiro foi San Gimignano, Montalcino, Pienza, Montepulciano e Siena. Por ser muito mais medieval que Florença, gostei muito mais de Siena. San Gimignano, das menores, é a mais interessante. Depois gostei de Pienza. Montalcino apesar de muito pequenina, tem todo o encanto de ser o local dos "Brunellos". E é possível avistar inumeros vinhedos na estrada que leva ate ela. Montepulciano me pareceu a menos interessante, com longa caminhada em aclive para se chegar ate o centro do vilarejo, e com suas ruas quase que desertas.

Caren
CarenPermalink

Oi, Boa Noite,
Estou em Roma, sairemos para a região da Toscana amanhã as 12:00, pensei em fazer o Vale D´Orcia e seguir para Siena, dormir em Siena e após continuar viagem para San Giminiano e Florença.
Minha dúvida é se haverá tempo suficiente de Roma a Siena, para conhecer o Vale D´Orcia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caren! Não dá. Se você sair ao meio dia de Roma, poderá no máximo ter um gostinho de Siena.

Para fazer o Val d'Orcia você precisaria estar em Siena, ter visto Siena e então sair cedíssimo.

Da próxima vez, vá com mais calma. Quem viaja rápido demais não vê nada.

Joel
JoelPermalink

Olá,

Em fevereiro de 2011 fizemos uma viagem de carro pela Tosacana que está descrita no nosso blog, www.reviajar.net . Boas viagens!

Natalia
NataliaPermalink

Olá!
Eu e meu noivo queremos passar a lua-de-mel na Itália. Chegaríamos em 25 de novembro. A Itália é o meu sonho, e gostaria de ir na lua-de-mel, mas acha que essa época ainda é boa para a viagem? Estou com muito receio de que não seja a melhor época.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! Estará frio e um pouco chuvoso. Se for nessa época, melhor se ater a cidades grandes e médias. Os pequenos vilarejos do interior estarão parados.

Rosangela
RosangelaPermalink

eu e meu marido estamos pensando em ficar uma noite em Montepulciano, por ocasião de nossa viagem pela toscana no final de março 2013.
Será que vale a pena pernoitar, ou seja dormir lá para fazer o vale todo?
Sabem se estará muito frio nesta época?
obrigada rosangela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosangela! Estará frio. Montepulciano é uma boa base, sim. Cuidado apenas para não picar muito a hospedagem. Veja se esta ou outra base não justifica dois dias de permanência, para não perder tempo saindo e entrando em hotel, arrumando e desarrumando mala.

carlos Alberto de Oliveira

Bom dia.

Tenho 4 dias na Toscana para conhecer Siena,Val d Orcia ,San Gimigano região do Chianti e Volterra. Como dividir os dias e onde basear? Fiz reservas para 2 dias am Siena e penso em ficar os outros dois dias num agriturismo só não sei onde.De lá parto para Pis para entregar carro e trem para La Spezia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Alberto! Tente basear-se todos os dias num lugar só.

A região de Colle di Val d'Elsa está mais bem posicionada para todas essas viagens.

albino mota
albino motaPermalink

eu sou apaixonado pela italia,um dia quero conhecer todo este pais maravilhoso.

Sheila Nara
Sheila NaraPermalink

Olá a todos
Estou indo para a Itália em Junho, e graças a este blog construi meu roteiro. Vou ficar três dias em Roma, dois dias e meio na região da Ùmbria (Perugia, Assis, Spoleto, Todi e Orvieto), cinco dias e meio na Toscana (Cortona, Lucignano, Montepulciano, Pienza, Florença, Sangimignano, Monteriggioni, Siena, Lucca, Pisa) e três dias na região do Vêneto (Verona e Veneza). Meu roteiro original incluia Arezzo e não contemplava Montepulciano e Pienza, mas depois de ler este blog resolvi fazer esta substituição.
Tenho dúvidas se estou sendo muito ambiciosa em colocar tantos lugares neste período de tempo?? Será que vai ser tranquilo este roteiro??
Obrigada a todos e parabéns pelo blog Ricardo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sheila! O importante é montar as bases. Uma vez na base, priorize o que tem mais vontade de ver, e comece seus dias por estes lugares. Assim, se o dia se revelar curto demais para tudo o que você tinha em mente, o que você deixar de ver será o menos importante.

Montepulciano e o Val D’Orcia | Siamo Arrivati

[...] nesta obra prima aqui, havíamos reservado um dos dias para visitarmos o Val d’Orcia uma das mais belals regioes da [...]

Analu
AnaluPermalink

Olá! Este roteiro me parece incrível!!! Pretendo passar 04 dias na Toscana em abril, montando base em Florença (depois vou a Roma) ... Li q algumas cidades possuem alguns aclives ...como viajarei com um idoso, quais vcs me indicariam para visitá-la (de preferência, as mais planas)?..Pensei em Lucca/Pisa, Siena e o roteiro acima ou o Cortona/ Arezzo ...seriam cidades viáveis? Alguma outra sugestão? Obrigada e parabéns pelo site! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Analu! As cidades toscanas normalmente estão no alto de montes, terão sempre algum aclive, mas também terão zonas planas.

Geane
GeanePermalink

Olá!!
Meu marido e eu vamos para Itália agora em abril e ainda estamos em dúvida onde montar a base. Pretendemos ficar 3 dias inteiros em Florença para curtir a cidade e também Lucca/Pisa. Teremos ainda mais 6 dias. Qual seria a sugestão, hospedar-nos em Siena ou em algum vilarejo para conhecer os vinhedos? Pretendemos fazer as coisas com calma e curtir os locais, com aluguel de carro. Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geane! Florença é uma base ideal para fazer viagens de trem. Siena e seus arredores é um lugar ideal para fazer passeios de carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

https://www.viajenaviagem.com/2012/03/interior-da-toscana-onde-voce-se-hospedou/

Analu
AnaluPermalink

Bóia, obrigada!!! Mas, nessas cidades, é possível a circulação de carros? Assim poderia evitar os aclives..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Analu! São zonas de tráfego restrito, con multa por câmera.

Analu
AnaluPermalink

Puxa vida.. obrigada!!