Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

A mala idealNinguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.

Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.

Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.

E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática 1

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

 

 

167 comentários

Na primeira viagem longa q fiz, 30 dias em Toronto e num mês de transição de estações (setembro/2006, verão-outono), levei uma mala enorme de roupas, outra só de sapatos, uma frasqueira de mão com produtos de higiene, mais uma mochila nas costas e a minha bolsa. Na volta quase paguei excesso de bagagem além dos 32kg (não paguei pq IMPLOREI no balcão da Air Canada pois não tinha um tostão pra pagar), pq ainda voltei com MAIS coisas do q fui. Até hoje não acredito como pude levar tanta coisa pra 30 dias de viagem…

Hoje em dia meu lema é semelhante ao seu, Riq. Tento levar poucas roupas e acessórios grandes (bolsa, sapato) q combinem entre si já pensando nas combinações pra cada dia, a única coisa q levo em sobra é roupa íntima. Também faço como um colega disse acima, procuro viajar com o sapato mais volumoso nos pés. Casaco sempre na mão. E procuro também levar tudo em uma mala q seja possível ir como bagagem de mão, pra evitar extravio, roubos e etc.

Nestes anos todos viajando eu aprendi, sim, uma coisa: eu não sou uma pessoa basic! 😉

Todas minhas roupas combinam entre sí, o que ajuda bastante. Mas não consigo viajar, por exemplo, com menos de 3 pares de sapatos. E eu não levo “modelitos para sair à noite”, porque se levasse…

Não é que eu não seja capaz de “viajar sem despachar” (® Sylvia!), mas eu sofro um pouquinho.

E quanto a trazer coisas…quero lembrar-lhes de que até uma lata de lixo eu já trouxe numa viagem.
E nem vou mencionar os pelicanos que comprei mundo afora…

Entenderam? 😆

    Se não me falha a memória, o primeiro post do AoB que li foi sobre uma determinada lixeira (laranja?) trazida de Paris.

    Lixeira? rsrs boa hein! Eu tb não resisto a trazer não. Mesmo no mochilão trouxemos várias coisas. Exatos 5 kgs rsrs. Fomos com 20 kgs e voltamos com 25 kgs. Mas em mala mesmo já trouxe até lustre hehehe Por isso eu gosto de ir leve tb, pq aí dá pra trazer mais =)

    Minha mãe é quase como você… Já trouxe um enorme jogo de porcelana da Inglaterra, plantas de Brasília entre outras coisas…
    Ela fala para meu pai levar no colo ou coloca no pé, tudo pertinho dela para não ter o risco de sumir…

    Se ela gosta de alguma coisa, ela leva.

Bem, eu aprendi q independente do tempo q se vá ficar, roupa p 2 semanas é sempre suficiente. Para mto frio o mais importante é a camiseta manga comprida segunda pele, luvas e cachecol. Ocupam mto menos espaço q casacoes enormes e sao mto mais efetivos. Prefira tenis d trilha às botas d cano alto, ocupam mto menos espaço, mais confortaveis para caminhar horas pelas cidades e dá p usar c qq roupa (até em jantar chique ja usei hehehe).. Evite roupas brancas q só duram uma utilizacao. Nao economize no numero de peças de roupa d baixo e meias pq vao ser bem exigidos (eu levo sempre uns 10 d cada). E sempre, sempre faça suas malas com tempo e no dia anterior da viagem, p dobrar mto bem as coisas (ganha-se quase o dobro do espaço) e nao esquecer nada.
Claro q digo td isso depois d errar em cada um desses itens hehehe

Bem a cada viagem minhas malas ficam mais bem arrumadas e consequentemente mais leves, já cheguei a conclusão se são 7 dias na praia 3 biquínis no máximo, prefiro levar vestidos porque ai uso uma única peça fico arrumada então levo uns 5, levo umas 3 camisetas , 1short jeans pq aí posso usa-lo 2 vezes, 1 calça jeans e 1 casaco fino tipo meia estação, 2 cangas e 1 saída de praia, com os sapatos mao estresso 1 havaiana e 2 rasteiras sempre de cor meutra pq assim posso usar com tudo. Bem se ainda assim falta roupa não abro mão da lavanderia. Se vou para lugares frios aí ñ tem jeito 7 dias 2 calças jeans escuras, 2 segunda pele, 3 blusas finas de malha manga comprida, 3 blusinhas caso o frio ñ seja tanto e aí eu vou com o sobretudo na mão, a bota levo no pé, e uma havaiana e uma sapatilha pra bater perna. Até hoje deu certinho!

Desapego, sim. Não apenas dos itens carregáveis e abandonáveis, mas também da própria aparência. Convivo bem com certo desleixo em viagens. Não que eu ande desgrenhada, mas aceitei o fato de que, viajando, nunca estarei tão impecável quanto ao me arrumar na minha casa. Até porque, como turista, vivo passando por situações de roupa errada na hora errada: seja porque não quis perder tempo voltando ao hotel antes de ir jantar ou porque decidi mudar de planos no meio do dia, ou o dia decidiu por conta própria não seguir meus planos. Uma vez, ganhei um par de ingressos para uma avant premiére do Cirque du Soleil a dez minutos do início do espetáculo. Eu, que até então estava a caminho de um museu, cruzei com meu all star o mesmo tapete vermelho por onde passavam celebridades e peruagens de longo e maquiagem. Não doeu nadinha

    Nossa, Monica. Falou tudo: exercitar o desapego é o mais importante. Também penso assim. Já fui a um concerto em Praga com todo mundo na pinta e eu com meu modelito calça jeans, bota e jaqueta. Foi nessa que também pensei que não doeu nada, ninguém estava nem aí.

Faço tudo como você, Riq. Se o voo tiver conexões misturo as roupas com meu companheiro de viagem.
Na ida viajo levíssima, pouquíssima roupa, mas se o destino for bom para compras levo também uma mala dentro da outra.
Para destinos na América do Sul, que permitem só uma mala de 23 kg, coloco tudo o que é mais pesado e valioso na mala de mão.
No inverno, uma bota (Timberland) e uma havaiana.
No verão, uma sandália (4×4 todo terreno 🙂 ) e uma havaiana.
E toda a roupa é preta, bege e branca. As fotos ficam ótimas!

    pois eu acho que roupa colorida é que dá charme às fotos… será que foi ironia, ou o gosto varia mesmo???

O principal que eu aprendi foi que a mala pode ser extraviada (principalmente em épocas como festas de fim de ano). Portanto, levo o máximo que eu puder na bagagem de mão. Pelo menos uma calça reserva, o pijama, duas camisetas, um casaco leve (se for para viajar no frio, o casacão vai literalmente na mão, e entram na bagagem de mão duas segundas peles, o “gorro” e as luvas).

Outra coisa, sempre vou calçando o sapato ou bota mais volumoso que eu vou usar.

E quando eu vou pedalar na viagem, o capacete e as luvas de ciclismo também vão na bagagem de mão.

Na volta muda tudo. Nenhuma roupa na bagagem de mão (exceto se eu for fazer conexão em Lisboa).

Nesse carnaval bati meu recorde em mala pequena e super aproveitamento de roupas. Os 7 dias que fiquei no cruzeiro, levando um biquini pra cada dia (o q ainda foi mt) e uma peça de roupa pra cada dia, já separadas com apenas algumas a mais foi a melhor coisa que fiz. Nada de malão!

Recomendo o uso do Space Bag. Não para caber mais roupas, mas por questão de segurança: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=287&t=3028

    Mas a roupa não fica muito amarrotada com esse Space Bag? A idéia de ganhar mais espaço é boa, mas acho que as camisas vão chegar super amassadas…

    Carlos, geralmente chegam um pouco amassadas sim, principalmente se vc chegar a utilizar o aspirador (ou então vc mesmo ‘sugar’ o ar do pacote depois de sentar em cima – meu noivo fez isso, coitado, quase teve um treco).

    Até esse momento eu só havia pensado no uso delas na volta da viagem, quando as roupas já não estão mais passadas e ocupam mais espaço. Qdo fui a Buenos Aires com meu noivo, a salvação na volta foram essas Space Bags q levamos do Brasil já prevendo esses problemas. Agora, realmente pensando nessa questão da segurança acho q faz sentido tb, ainda mais com todos os roubos q andam acontecendo nos aeroportos no Brasil (e os já conhecidos nos aeroportos do exterior). Dependendo do trecho, acredito a segurança extra compense a necessidade de passar a roupa depois, seja usando o ferro do hotel, seja levando um daqueles passadores portáteis.

    Eu uso mais na volta, quando a mala está mais cheia, então tanto faz. Mas se quiser usar na ida a roupa vai amassar um pouco sim.

    Se alguém abre sua mala e vê o Space Bag, vai desistir. É mais fácil procurar outra mala, sem ele, para roubar.

    Realmente, Gabriel e Naiani, na volta é muito importante ganhar espaço: é quando voltamos mais carregados com as compras. Já passei alguns sufocos violando a lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.. Esse Space Bag deve me ajudar. Valeu pela dica!

Aqui em casa estamos orgulhosos do nosso progresso. Em nossa primeira viagem longa, em 2009, levamos quase a casa nas malas pra 18 dias de férias. Agora em janeiro levamos os dois 20 quilos de bagagem pra 19 dias de mochilão. E ó que ainda dava pra ser menos hein?
Realmente é desapego e planejamento: tentar levar roupas adequadas pro que vc vai fazer. E lavanderia, ne? Ainda mais em destinos baratos como a America do Sul, usar lavandeira.
Eu fiz um post lá no blog com a lista do que levamos pro mochilão, pq deu bem certo. E ó, me senti mt livre de ter pouca coisa. Já estou planejando usar mochila na próxima viagem e levar bem menos coisa.
Ah, pra completar, alguns itens de viagem sao bem uteis: sacos que tiram volume (especialmente pra casacos), toalhas super absorventes, etc
abraços!

    Ah, lembrei: SEMPRE levo as coisas mais valiosas e roupas pra dois dias na mochila de mão. Nunca precisei, mas vai que… né?
    abs,

    Jackie, eu faço isso e já precisei. Foi ótimo, minha mala chegou 2 dias depois mas não senti falta nenhuma. Só tive que comprar um condicionador.

    Vc deve ter se sentido super bem de ter levado, né? Meu marido sempre diz: ah, não precisa. Mas eu sempre levo. Pra mim e pra ele. Mas espero nunca precisar mesmo rsrs
    abs,

    E ainda lembrei de mais um facilitador de bagagem leve: o ipad e o Kindle. Livros, comprovantes de reservas (que antes enchiam uma pastinha com vários papéis, roteiros, guias de viagem, vai tudo nesses dois =)
    Abs,

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito