Bariloche: NASA vê diminuição de atividade do vulcão Puyehue

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Imagem: Earth Observatory da NASA

A melhor notícia para quem planeja ir no inverno a Bariloche não vem da Argentina, mas de Maryland.

No dia 7 de março, o Observatório da Terra, uma divisão do Goddard Space Center da NASA, divulgou uma foto de satélite do vulcão Puyehue, acompanhada da explicação que “a erupção do complexo Puyehue-Cordón Caulle, começada em junho de 2011, pode finalmente estar em declínio”.

A imagem mostra “uma nuvem de cinzas relativamente pequena e difusa”. Este é o primeiro boletim com tom decididamente otimista desde que o vulcão acordou.

Outra boa notícia é que já faz dois meses que o tráfego aéreo entre Buenos Aires e Bariloche não é interrompido por causa do vulcão. Leia o boletim da NASA em migre.me/8oi8a.

E como a confirmar o que parece ser o começo do fim da fúria do vulcão, agora no dia 23 o Serviço de Geologia e Mineração do Chile baixou de nível o alerta de cinzas: o alerta vermelo agora é alerta laranja. O site AN Bariloche resumiu: "a emissão de partículas é mínima, e a coluna eruptiva não alcança mais de 400 metros de altura. Dependendo das condições meteorológicas, a nuvem não atinge mais de 30 km. A possibilidade de novos eventos explosivos, porém, permanece".

/#oremos


Originalmente publicado na minha coluna Turista Profissional, no suplemento Viagem do Estadão.

Leia também:

Bariloche, bonita até sem neve

Hotéis de Bariloche comentados por leitores

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


18 comentários

Nelma
NelmaPermalinkResponder

Que boa noticia para uma região que foi duramente afetada. Espero que este inverno seja com muita neve e muitos turistas!

Patricia Esses

Estou querendo ir para Bariloche em julho/2012 e queria saber sobre o vulcão. A cidade já se encontra totalmente limpa das cinzas? Aguardo uma resposta. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Parece que o vulcão está acalmando. A última notícia que recebemos é de meados de março:
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=26920
Acompanhe o noticiário da AN Bariloche.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Uhuuuuu!
E se você pensa em ir à argentina, especialmente à Patagônia, não deixe de ler no meu blog as agruras que já passei com as companhias aéreas de lá. Você deve se perguntar: por que essa louca continua indo pra lá? Por que vale muito a pena!
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2012/04/cias-aereas-argentinas-ai-que-medo.html

isabel
isabelPermalinkResponder

como saber se vale a pena ir pra bariloche em julho. Tive q cancelar uma viagem já paga em julho de 2011 pra lá, devo ir agora em julho ou mudo o roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabel! Ao que parece este ano o vulcão não vai atrapalhar como ano passado. No entanto, o ideal para ir em julho a Bariloche é confirmar mais perto, depois de ter certeza de que já começou a nevar. Quanto mais tarde no mês, mais garantido.

Ana Assis
Ana AssisPermalinkResponder

Também fui vítima do vulcão em agosto/2011, estava tudo pago e reservado, no fim, só consegui meu dinheiro de volta agora em fevereiro/2012, mas sou brasileira e não desisto nunca (rs). Espero este ano conseguir fazer a tão sonhada viagem pra neve mas, realmente estou receosa em comprar com tanta antecedência... O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! No caso de Bariloche vale a pena esperar para ver se a neve começa efetivamente a cair em julho. É uma aposta, e na última hora pode ser que não haja mais vôos/hotéis disponíveis, mas pelo menos você não perde a viagem se não houver neve.

Ana Assis
Ana AssisPermalinkResponder

Então, mas lá pra agosto é bem certo de ter neve, não é?
Mesmo que não aconteça de never enquanto eu estiver lá, acredito que teria neve nos Cerros... ou não??
Ai, ai! Que dúvida cruel! rs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Em agosto tem neve.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Oi Ricardo, oi Bóia! As agências de viagens estão oferecendo pacotes para Bariloche a todo vapor, mas não encontro notícias concretas sobre a situação por lá. O aeroporto continua fechando conforme as condições do vulcão? E a situação da cidade, inclusive a Villa La Angostura, como está? Ainda estão cobertas por cinzas? Obrigada, sou fã do trabalho de vocês, parabéns!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Certeza é impossível ter. As apostas indicam que a temporada será boa.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/aeroporto-de-bariloche-esta-mais-moderno-que-ezeiza/

Manoel
ManoelPermalinkResponder

Estou querendo ir para san martin de los Andes. Como esta a situação por lá? A cidade ta limpa. O cerro chapelco funcionara este inverno. Já da pra reservar vôo e hotel desde agora ou e melhor esperar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manoel! A única cidade que sofreu de verdade com as cinzas nas ruas foi Villa la Angostura. A Aerolíneas retomou os vôos para Chapelco.

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/regiao-de-bariloche-chapelco-volta-a-receber-voos/

Uma estratégia para não tomar decisões precipitadas é esperar até a temporada e, em vez de hotel, ficar em cabaña.

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Olá, acho que a previsão dos meteorologistas, de um inverno mais rigoroso que os anteriores, está se confirmando. As camaras ao vivo do site bariloche.org já mostram neve no Catedral. Minha única dúvida é Angostura, ano passado, em Bariloche, havia quem dissesse que demoraria anos para Angostura se recuperar do estrago das cinzas; quem tiver notícias mais atualizadas e concretas por favor mande, gostaria de sair daqui já mais ou menos com um roteiro.

Obrigada.

adriana
adrianaPermalinkResponder

vou pra bariloche dia 23/08/2012 ate 27 é provavel ter neve jáaaa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Só nos resta torcer.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá, Como peguei varias dicas neste site, decidi postar algumas informações. Estou em Bariloche hoje. Nevou pouco este ano, mas há neve nos cerros. Hoje e amanha deve fazer sol, de tal forma que derrete a neve, mas nao prejudica as atividades sói, trineo. Fui a Piedras Blancas hoje sem problemas- 90 pesos de taxi. Roupas de neve a 100 pesos/3 dias (macacão/bota/luva), óculos 75 pesos/3 dias - talvez consigam por menos, mas nao quis perder muito tempo procurando. Estou no Hotel Cristal, na Rua Mitre- muito bom, padrão 4 estrelas no Brasil - nada a reclamar. Amanha irei ao Catedral e depois Otto e Campanário, sempre de Remise. Viajando com esposa e 2 chd 7 e 10 anos. Viemos pela Aerolineas Argentina, partndo de Iguazu-Argentina, sem nenhum problema. Nao há sinais do vulcão e nos falaram que Angostura esta normal, mas nao fui nem irei para la.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar