A melhor notícia para quem planeja ir no inverno a Bariloche não vem da Argentina, mas de Maryland.
No dia 7 de março, o Observatório da Terra, uma divisão do Goddard Space Center da NASA, divulgou uma foto de satélite do vulcão Puyehue, acompanhada da explicação que “a erupção do complexo Puyehue-Cordón Caulle, começada em junho de 2011, pode finalmente estar em declínio”.
A imagem mostra “uma nuvem de cinzas relativamente pequena e difusa”. Este é o primeiro boletim com tom decididamente otimista desde que o vulcão acordou.
Outra boa notícia é que já faz dois meses que o tráfego aéreo entre Buenos Aires e Bariloche não é interrompido por causa do vulcão. Leia o boletim da NASA em migre.me/8oi8a.
E como a confirmar o que parece ser o começo do fim da fúria do vulcão, agora no dia 23 o Serviço de Geologia e Mineração do Chile baixou de nível o alerta de cinzas: o alerta vermelo agora é alerta laranja. O site AN Bariloche resumiu: "a emissão de partículas é mínima, e a coluna eruptiva não alcança mais de 400 metros de altura. Dependendo das condições meteorológicas, a nuvem não atinge mais de 30 km. A possibilidade de novos eventos explosivos, porém, permanece".
#oremos
Originalmente publicado na minha coluna Turista Profissional, no suplemento Viagem do Estadão.
Leia também:
Bariloche, bonita até sem neve
Hotéis de Bariloche comentados por leitores
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
18 comentários