Cerqueira (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

Jardim Santa Adélia

Entrei no Google Maps para ver o melhor trajeto saindo da minha casa para algum lugar que já esqueci qual era, e levei um choque. Segundo os cartógrafos sabichões do Google, não moro em Higienópolis, como informam as contas que ainda chegam pelo correio. Moro entre o Jardim Noronha e o Jardim Santa Adélia.

Não é que eu more num arrabalde de Higienópolis. Já morei lá, e sei que se chama Santa Cecília – a propósito, um bairro sensacional. O fato é que os cartógrafos do Google situaram o Jardim Noronha bem em cima da Praça Buenos Aires, no coração daquilo que, no mundo offline, chamamos de Higienópolis. E o Jardim Santa Adélia está sobreposto à rua Mato Grosso, atrás do cemitério, na região que este Guia talentosamente batizou de Consoleta – numa alusão à zona de restaurantes atrás do cemitério da Recoleta, em Buenos Aires.

Será que os nomes foram inventados por algum gaiato do Google? Não acredito. Em algum ponto do Mesozóico esses devem ter sido os nomes oficiais da região. Ainda bem que não vingaram. Acho Higienópolis um nome tosco, mas Jardim Santa Adélia consegue ser pior.

Podíamos ter tido o mesmo azar dos que vivem nos trechos que os mapas chamam de Cerqueira César. Não me entenda mal — são lugares ótimos de morar: a região da Paulista, a parte alta da Angélica, a vizinhança do Hospital de Clínicas. Só que Cerqueira César só existe nas fichas de cadastro. Na vida real você mora na região da Paulista, na parte alta da Angélica ou nas Clínicas. É um nome tão artificial, que não tem nem apelido. Ninguém mora “em Cerqueira”. Num mundo cartograficamente correto, o bairro seria dividido irmãmente entre Baixo Augusta, Higienópolis e Pinheiros, sem deixar saudades.

Tá bom, extrapolei – comecei reclamando que estão querendo mudar o nome do meu bairro e já estou querendo mudar o nome do bairro dos outros. Se bem que… e se o nome lá do Google Maps for uma armação dos meus vizinhos contrários ao metrô para unir Higienópolis aos Jardins? Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e… Jardim Santa Adélia.

Ops, não ia dar certo. Tem Cerqueira César no meio.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


20 comentários

Sou carioca mas achei que esse era um problema só meu. Eu passava férias com minhas primas no Jd Sta Adélia quando era criança e não sabia! O Google Maps quebra um galhão até na Europa, mas outro dia inseri um pedido simples, para um amigo aprender a chegar na minha casa e ele me deu como retorno uma volta desnecessária.

Mas o Google Maps é doido mesmo. Eu trabalho no Paraíso e no mapa do Google consta o endereço como Moema ??!!!

Cartografar não é uma tarefa muito fácil, comandante, ainda mais se for pra representar limites de BAIRROS, que quase nunca são bem definidos (não é exclusividade de SP) 😉

Pois é, Riq, nao sabia que eu havia crescido no Jd Sta Adelia, para mim sempre sera Higienopolis. E hj moro na Vila Suzana, que todos conhecem como Morumbi! Rsrsrs

O editor do Guia da Folha deve usar o Google Maps. Acho que ele não quer que ninguém encontre os restaurantes.

Fora os Empreendimentos Imobiliários que transformam Ipiranga em Aclimação, Lauzane Paulista em Santana, Vila Sonia em Morumbi e por aí vai…

    Os do Morumbi são os piores!! Como de do lado de lá do Rio Pinheiro fosse TUDO Butantã ou Morumbi!

Peço desculpas aos amigos paulistanos, mas ninguém sabe bairro certo em São Paulo. Pergunte a um paulistano e ele diz “Eu moro em ____, mas chamam de _____”. Pergunte a um taxista e ele diz “Ah, essa rua é em _____, mas chamam de _____”. Eu acho caótico a localiazação de bairro em SP. Tem o oficial da prefeitura, tem o Google Maps, tem o que as pessoas acreditam e tem o “chamam de____”…

    Meu bairro é Bela Vista para os Correios, Liberdade para a Prefeitura, Paraíso para as imobiliárias e Bixiga para os vizinhos. Para mim? Bixiga.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito