Cinque Terre: vale a pena ir em 2012?

Corniglia, Cinque Terre

Muita gente pergunta sobre Cinque Terre. Passei por lá em outubro do ano passado, uma semana antes do dilúvio que provocou deslizamentos, interrupção da linha de trem e destruição em Vernazza e Monterrosso.

Pelo que dá para apurar nas fontes confiáveis existentes (vou listar todas ao final deste post), a situação atual é a seguinte.


Visualizar Cinque Terre em um mapa maior

O que dá para visitar normalmente:

– Corniglia, Manarola e Riomaggiore não sofreram danos e estão totalmente abertas à visitação;

– O trecho mais turístico da trilha do parque, a Via dell’Amore, que é toda calçada e pode ser feita em meia horinha entre Manarola e Riomaggiore, está abertíssima sem nenhum “mas”;

– Os trens estão funcionando;

– O transporte por barco volta a operar em 12 de abril.

Onde as visitas estão prejudicadas:

– Vernazza, unanimemente reconhecida como a mais encantadora das Terre, foi muito destruída e continua em reconstrução. Pouco a pouco restaurantes e hotéis vão reabrindo, mas espere encontrar uma cidade em obras;

– Monterosso, a maior das Terre (e onde fica a melhor praia) está parcialmente em reconstrução.

– Com exceção da Via dell’Amore, as trilhas do parque mais próximas do mar permanecem interditadas. Só as trilhas mais altas, indicadas mais para trilheiros do que para turistas, estão abertas.

Vale a pena visitar nessas circunstâncias?

O chato mesmo é perder Vernazza em toda a sua fofura. Eu recomendaria adiar a passada por lá para sua próxima viagem à Itália.

Dê uma olhada, porém, no relato da querida Carmem Silvia sobre a passagem dela e da Ana Maria pelas Cinque Terre agora em dezembro. Elas sabiam que a visita se restringiria a Tre Terre, e ainda assim curtiram.

Agora na temporada, com a volta do transporte de barco — que é o jeito mais bonito de visitar as Terre, melhor que trem ou caminhada! — o passeio fica quase completo. Só fica devendo Vernazza.

.

Rick Steves vem aí

Agora no final de abril, o travel guru americano Rick Steves, que é o santo padroeiro das Terre, deve passar por lá e relatar o estado do lugar pensando com a cabeça do turista americano. Foi o Rick que pôs Cinque Terre no mapa do turismo mundial. Acredito que sua posição será: “venha e ajude a reconstruir Vernazza”.

Leia mais sobre Cinque Terre:

Vai por mim: Cinque Terre

Passeando pelas Cinque Terre (dezembro/2011), no De uns tempos pra cá

Notícias de Cinque Terre no site do Rick Steves

Blog oficial de Cinque Terre

Situação atualizada das trilhas de Cinque Terre, no site do parque nacional

Vernazza: o que está aberto, no Save Vernazza

Monterosso: o que está aberto, no Rebuild Monterosso

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


30 comentários

Trabalho em uma agência de viagens e fiquei preocupada depois que li este post, pois temos uma cliente indo para Cinque Terre em junho. Enviei, então, um e-mail ao hotel onde ela vai ficar hospedada, o Porto Roca, em Monterosso, perguntando sobre a situação da cidade e do hotel e olha o que eles responderam:

“Reconstruction is going very well. Volunteers and workers are working day and night in order to welcome the tourists for Easter.
Everything in the historical center will be new: shops, bars, restaurants ..
In the meantime we have taken the opportunity to clean and securing paths and, even, 3 or 4 more paths have been opened and tourists don’t have to pay for them. As far as the hiking trail nr 2 is concerened, we are glad to inform you that the entire path has been repaired.
The Via dell’Amore path ( between Riomaggiore and Manarola ) is ok.
We are waiting that the National Park of 5 Terre gives permission to reopen the part between Monterosso and Manarona officially. Even this will happen before Easter.
The hotel for its location, has not been touched personally by the flood so we have not had any kind of damage.
Everyone’s interest to make sure that everything gets back to normal as soon as possible because the paths are the most business for our area.
We can suggest a site constantly updated on the work http://www.rebuildmonterosso.com/“.

Agora é esperar que eles reconstruam tudo rapidinho, né? Espero que essa informação possa ajudar outras pessoas que estão querendo ir para a região também.

Estive na Itália agora, voltei no início de março. Primeiro procurei uma agência que fizesse o passeio (Cinque Terre), e todas diziam que o passeio estava indisponível. Depois quando fui à Siena, um passeio fantástico,além da cidade ser inacreditável, mas principalmente devido à guia, que nos contou tudinho, não só da região, mas muito sobre a Itália. Foi ela que me disse sobre a reconstrução, e que o passeio de barco só mesmo em abril, mesmo assim,recomendando que eu voltasse bem mais para frente, pois a impressão seria totalmente maculada. E é o que vou fazer… Tem muita Itália para descobrir e esperar só vai fazer a próxima viagem mais cheia de emoção! Prego!

Olá! Irei para Cinque Terri agora em abril, ficarei em Riomaggiori – 2 dias. Assim como questionado acima pela Patrícia, por favor, gostaria de saber a opinião/sugestão de vcs se dois dias é suficiente para conhecer a região. Obrigado!

Uma sugestão a quem for visitar a região ainda durante a reconstrução é incluir Portovenere e fazer “Quattro Terre”, mesmo que Vernazza e Monterosso fiquem de fora. Portovenere fica entre Riomaggiore e La Spezia, à beira da baía conhecida como a Baía dos Poetas Ingleses, onde o poeta inglês Percy Shelley (marido da Mary, que escreveu o Frankenstein) morreu em um naufrágio. Pode-se chegar a Portovenere de barco – fiz o passeio partindo de Gênova, é super lindo… 😉

    Bem lembrado, Carla! Todo mundo ama Portovenere! Eu fiquei em Sestri Levante, que é do lado oposto das Terre. Achei ótimo! Como fui em outubro, não havia mais os passeios de barcos. Acho que faz uma tremenda falta. Já pra quem vai na primavera e verão, com os barcos operando, independentemente das duas cidades estarem em obras, com certeza fará um belo passeio! 😉

Pessoal, vcs que já foram, quantos dias recomendariam para visitar a região?

    Olá, Patricia! Um dia inteiro é o mínimo. O melhor é dormir perto (o Ricardo Freire ficou em La Spezia) e sair no dia seguinte cedo, fazendo a ida de trem e a volta de barco, ou vice-versa. Durma uma segunda noite em La Spezia.

    Resumindo, dois dias são suficientes para conhecer a região.

Uma pena a destruição de Vernazza que tem um castelo lindo com uma vista explêndida! Das 4 (não fui a Corniglia) foi a que mais gostei. Mas a via dell’amore vale a ida até lá, a vista é bonita e o passeio é bem romântico!
bjs

Não sabia dessa destruição toda em Vernazza e Monrerosso. Que triste! estive nas Cinqueterre em setembro do ano passado e valeu cada segundo que estive por lá. É um lugar pitoresco, com boa comida e gente acolhedora. Para hospedagem em Vernazza recomendo “A Cà da Nonna”. São lofts/estúdios e quartos. Ficam bem próximos da rua principal, que tem boa variedade de quitandas e mercearias.

Oii
Visitei Cinque Terre em dezembro de 2011. Saí de trem de La Spezia, desci em Riomaggiore, circulei por la, em seguida fiz a Via dell`Amore ( muuuito linda!)até Manarola de onde retornei de trem para La Spezia.
Foi maravilhoso.Recomendo!
Beijinhos.
Mirella
milla-delapraca.blogspot.com

Nossa! Eu não sabia que Vernazza era a TOP das 5! Para mim, Riomaggiore e Manarola são as duas mais-mais! Inclusive recomendaria que fossem deixadas por último, e não como ponto de partida, de tão encantadoras que são. Achei Vernazza muito cheia de turistas, aquela coisa comercial, enquanto as outras duas são pura paz e beleza, parecem apenas “uma cidadezinha legítima do interior da Itália” pra curtir boas férias e comer muito bem. Sendo assim, fica meu incentivo para que vão sim! E deixem seu inve$$$timento na reconstrução e no progresso local.

    Eu tb curti muito Manarola que apesar de não estar com os predios
    tão bonitinhos quanto os de Vernazza é uma cidade muito mais proxima do mundo real . Retornamos varias vezes a Riomaggiori para
    caminhar sem destino e curtir as surpresas de uma cidade com um grande impacto espacial .
    Eu não deixaria de ir por causa de Manarola , que é lindinha sim ,
    mas não é indispensável neste trecho.
    Os senderos fechados são uma cosntante na região, e só afeta aos caminhantes profissionais.

Foi Vernazza o motivo de incluir as Cinque Terre na minha viagem neste mês de maio. Naquele momento eu ainda nao sabia das enchentes e destruição.
Mas fiquei tão afim de ir aquele lugar qe mesmo depois de saber eu mantive a visita por dois motivos. O primeiro é que ainda acho que vale a pena. O segundo é que algumas coisas serão reabertas entre abril e maio em Vernazza e vai valer dar uma passadinha lá e dar apoio no processo de reconstrução gastando um certo dinheiro por lá.
Esse será inclusive meu ultimo dia na Itália!
Abraço
Vinicius SS

    Opa! coloque sua impressão aqui…. estamos preocupados. Queremos ir em Set/12. Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito